You are on page 1of 59

1

Jlio Csar da Silva Corra Marilia de Melo Costa

Metodologia da Pesquisa I e II

Jlio Csar da Silva Corra1 Marilia de Melo Costa2


Revisado pela Prof Dd Isabel R. Blaskovsky. IEPA. Belm, 2012.

Graduado em Pedagogia com Hab. Adm. Escolar pela UNAMA; Especialista em Psicopedagogia e Educao Inclusiva pela UCB; Especialista em Educao Ambiental. Escrevente Datilografo SEDUC de 1987a2000; Diretor da Escola Liberdade Para Aprender 1997/1999; Consultor Pedaggico Creche Escola Espao Criativo Serra dos Carajs; Consultor Pedaggico CEMED Belm; Secretrio Acadmico do Curso Bacharelado em Musica da UEPA/Conservatrio Carlos Gomes, Coordenador Pedaggico Colgio Elite em Barcarena PA, Coordenador / Diretor Pedaggico Colgio Elite de Belm, Prof. Tutor do Curso de Ps-Graduao em Gesto Escolar, Psicopedagogia e Educao Inclusivada UCB, Prof. Tutor Curso de Pedagogia da ULBRA 2006/2010; Prof. do Curso de Graduao em Pedagogia Instituto mega de Educao para os Polos Ipixuna, Santana do Capim, Aurora do Par e So Domingos do Capim. Membro da Ordem Pachakuty OPUC.
2

Graduada em Letras/Ingls pela UFPA; Especialista em Gesto Escolar pela UCB; Mestra em Lingustica pela UFPA; Doutoranda em Lingustica pela USP; Professora de Lngua Portuguesa no Ensino Fundamental e Mdio do Colgio Elite em Barcarena e Belm.

Apresentao
A nossa inteno com este livro texto no realizar um check-up ou triagem das metodologias nem dos tipos existentes de pesquisa, mas sim de oportunizar aos graduandos de Pedagogia, Licenciatura em Letras, Sociologia e afins condies bsicas para iniciarem sua busca do conhecimento e da (re)construo deste a partir do ato de pesquisar. Assim, o presente livro texto tem a pretenso de subsidiar e instrumentalizar o aprendiz acadmico na escolha da metodologia adequada a seu problema de investigao, bem como de possibilitar a feitura dos trabalhos acadmicos seguindo as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, que toma por base as normas estabelecidas pela Organizao Internacional de Normalizao (International Organization for Standardization ISO), estando este na graduao ou ps-graduao. Vale ressaltar que a Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT foi fundada em 1940 e o rgo responsvel pela normalizao tcnica no pas, fornecendo a base necessria ao desenvolvimento tecnolgico brasileiro, instrumentalizando o pesquisador na (re)construo do conhecimento cientifico. Neste sentido, o pesquisador pode ser comparado a um mdico, que na viso de Vernon Coleman (2007) deveria pesquisar no intuito de oferecer a seu paciente o melhor tratamento unindo o melhor que a medicina, seja tradicional, seja alternativa, tem para oferecer de melhor. Escolha o melhor e descarte o resto (COLEMAN, 2007, p.7), assim deve ser o iniciante na pesquisa. E o orientador dever indicar os passos que devem ser percorridos, mas sempre deixar o aprendiz livre para questionar e criar o conhecimento cientfico. O presente material apresenta-se dividido em trs captulos. No primeiro captulo, intitulado Conhecimento e Cincia, discorremos acerca do conhecimento, dos tipos de pesquisas realizadas nas cincias humanas e sociais e de como se d o fazer cincia. No segundo, Projeto de Pesquisa: construo passo a passo, conceituamos e apresentamos dois modelos de projetos de pesquisa. No terceiro e ltimo capitulo, Textos Cientficos: tipos e apresentao normativa evidenciamos as regras contidas na ABNT e como realizar citaes em um texto de cunho cientfico. O aprendiz no fazer cincia pode a partir de este material lanar-se na (re)construo do conhecimento cientfico e na elaborao de trabalhos acadmicos exigidos no espaotempo de sala de aula.

1. CONHECIMENTO E CINCIA
1.1 - Discutindo acerca do Conhecimento A sociedade em que vivemos, segundo Giddens (1991), a sociedade da informao e do consumo, e a mxima de Bacon (apud. Correa; Aviz, 2002), saber poder, ainda uma verdade inconteste. Nossa sociedade hoje valoriza o conhecimento. Segundo Prestes (2003) conhecimento pode ser conceituado como a apreenso intelectual de um fato ou de uma verdade, como o domnio terico ou prtico de um assunto, uma arte, uma cincia, uma tcnica, dentre outros.

1.1.1 - Tipos de conhecimento: - Conhecimento do Senso Comum ou Popular: podemos afirmar que o conhecimento espontneo e natural, ou seja, aquele adquirido por intermdio da experincia de vida este assistemtico, acrtico, sensitivo, superficial (LAKATOS apud CORREA; AVIZ, 2002)
O conhecimento popular se baseia em opinies no comprovadas ou resultantes apenas das expresses do dia-a-dia. valorativo ( fundamentado em emoes e em estados de animo), ametdico, assistemtico, acrtico e impreciso (PRESTES, 2003, p17)

Neste sentido, o conhecimento denominado de senso comum ou popular pode ser considerado como sendo prtico, estando diretamente relacionado ao cotidiano das aes humanas. Podemos citar como exemplo algumas situaes da Amaznia Paraense: criana quando fura o p em prego para no inflamar, s colocar cebola na ponta do prego, mulher grvida no coloca chave no bolso pois o beb nasce com a marca da chave na cabea.

Conhecimento

Filosfico:

conhecimento

filosfico

encontra-se

intimamente ligado pelo uso da razo pura, no sentido de questionar os problemas humanos habilitando o ser humano a realizar a distino entre o certo e o errado. Neste sentido, o mtodo utilizado na construo desse tipo de conhecimento racional, no qual predomina o processo dedutivo que precede a experincia, no exigindo confirmao experimental, mas apenas coerncia lgica (PRESTES, 2003, p.21).

O conhecimento filosfico baseia-se no idealismo e no materialismo, originados respectivamente no pensamento de Plato e Aristteles. Vale ressaltar, que a filosofia (conhecimento filosfico), antes de mais nada, tem a finalidade de compreender a realidade e fornecer contedos reflexivos e lgicos das mudanas e transformaes dessa sociedade, em outras palavras, filosofar; e este ato engendra a reflexo critica da sociedade, da poltica e da educao dentre outros. Trujillo (1974) afirma que as hipteses filosficas baseiam-se na experincia, conseqentemente esse conhecimento surge da experincia e no da experimentao.

- Conhecimento Religioso: denominado de Teolgico ou mtico, o conhecimento religioso parte da premissa de que as verdades de que trata so infalveis ou indiscutveis (verdades acabadas), pois trazem em seu bojo revelaes de divindade(s) (ao sobrenatural). A aceitao do conhecimento religioso se constitui em um ato de f, haja vista a viso sistemtica do mundo, que discutida como resultado da ao divina (do criador), cujas evidncias no se colocam em discusso, tampouco procuram-se verificar.
A postura dos telogos e cientistas diante da teoria da evoluo das espcies, particularmente do homem, demonstra as abordagens diversas: de um lado, as posies dos telogos fundamentam-se, nos ensinamentos de textos sagrados; de outro, os cientistas buscam, em suas pesquisas, fatos concretos capazes de comprovar (ou refutar) suas hipteses. (MARCONI e LAKATOS, 2005, p79).

Neste sentido, a verdade de um Cristo Catlico ser diferente da de um Protestante, que por sua vez se diferencia da de um Evanglico. Assim sendo, as grandes religies do mundo: Cristianismo, Hinduismo, Budismo, Judasmo, Islamismo dentre outros apresentaram verdades diferentes e incontestes por que vo ao encontro das verdades contidas em seus textos sagrados. - Conhecimento Artstico: Segundo Prestes (2003), este conhecimento baseia-se na intuio, produzindo emoes, tendo como objetivo maior o sentir e no o pensar. Conhecimento Sua Cientfico: ocorrncia todo conhecimento sistematizado aos e

comprovado.

evidentemente

ope-se

demais

conhecimentos citados acima, pois, segundo Marconi e Lakatos (2005, p.80), o conhecimento cientifico constitui-se em conhecimento falvel, em virtude de

no ser definitivo, absoluto ou final e, por este motivo, aproximadamente exato: novas proposies e o desenvolvimento de tcnicas podem reformular o acervo de teoria existente Para Koche (1997), o conhecimento cientfico surge da necessidade do homem de no assumir mais uma postura meramente passiva, de testemunha dos fenmenos, sem poder de ao ou controle. Assim cabe ao homem, utilizando seu potencial de raciocnio, propor uma forma sistemtica, metdica e crtica da sua funo de zelar pelo estar no mundo e com o mundo, compreend-lo, explic-lo e domin-lo. Os tipos de conhecimentos listados acima engendram o fazer cincia no espao-tempo de sala de aula na academia, propondo discusso de temticas do dia-a-dia social, ou, ainda, apontando solues ou minimizaes de problemas de uma determinada realidade. 1.2 - O Fazer Cincia: pesquisa, mtodos e instrumentos Para que possamos entender ou fomentar a pesquisa no espao-tempo de sala de aula, ou ainda, fomentar ensino-pesquisa-extenso, trade base da academia, temos que entrever o conceito de cincia.
Em sentido amplo, a palavra cincia pode significar, simplesmente, conhecimento, qualquer tipo de saber. Em sentido restrito, cincia no se refere a qualquer tipo de conhecimento, mas aquele que aprende ou registra os fatos, demonstra-os por suas causas constitutivas ou determinantes (PRESTES, 2003, p.23) Sistematizao de conhecimentos, um conjunto de proposies logicamente correlatadas sobre o comportamento de certos fenmenos que se deseja estudar (MARCONI; LAKATOS, 2005, p.80) A cincia todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemtico conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido verificao (TRUJILLO,1974, p8)

Os autores apontam para um tipo de conhecimento, que tem como base a identificao das operaes mentais e tcnicas que possibilitem sua verificao/reproduo, ou seja, possibilitem pesquisar o fato, fenmeno ou situao, conseqentemente fazer cincia. A cincia construda e mediada por conhecimentos de diferentes reas do saber humano, logo, podemos definir cincia como um conjunto de conhecimentos, objetivo, racional, sistemtico geral, verificvel e falvel. A priori

a cincia busca chegar veracidade dos fatos. Neste sentido, caracteriza-se pela verificao; neste ponto diferencia-se dos outros tipos de conhecimentos. Para Kuhn (1996), a cincia rene em sua trajetria histrica fatos, teorias e mtodos que fazem parte de seu arcabouo terico, em que o ato de pesquisar ou investigar a base do conhecimento cientfico, sendo cada passo sistematizado. Pesquisar um procedimento reflexivo sistemtico, controlado e crtico que permite descobrir novos fatos ou dados, relaes ou leis em qualquer campo do conhecimento (ANDER-EGG apud CORREA; AVIZ, 2002, p.17). Assim, pesquisar indagar, investigar, inquirir, tendo como objetivo a obteno de respostas mediante a utilizao de mtodos cientficos. Podemos definir mtodo como o caminho para se chegar a determinado fim, e mtodo cientfico como o conjunto de procedimentos intelectuais e tcnicos adotados para se atingir o conhecimento. As cincias possuem os seguintes componentes em seu bojo:
A) Objetivo ou Finalidade: preocupao em distinguir a caracterstica comum as leis gerais que regem determinados eventos; B) Funo: aperfeioamento, atravs do crescente acervo de conhecimentos, da relao do homem com o seu mundo; C) Objeto: subdividido em: - Material: aquilo que se pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar, de modo geral; - Formal: o enfoque especial, em face das diversas cincias que possuem o mesmo objeto material. ( MARCONI; LAKATOS, 2005, p 80-81)

A cincia, em decorrncia de seus componentes, promove em seu interior classificao e divisa. Em decorrncia da diversidade de fenmenos que se deseja estudar ou explicar, surgiram e surgem novos ramos de estudo e cincias especficas. A classificao e a diviso da cincia levam em considerao: objeto de estudo e diferena de enunciados e metodologia empregada. Para um melhor entendimento dessa diviso, organizamos essa diviso no organograma abaixo.

Organograma n. 01 Classificao e Diviso da Cincia

Cincias Formais
Lgica

Factuais Naturais
Fsica sociais Antropologia Cultural Direito Economia Poltica

Matemtica

Qumica Biologia e outras

Psicologia Social Sociologia e outras


Fonte: Adaptado de Prestes (2003) e Marconi e Lakatos (2005).

O organograma propicia ao iniciante no vo do ato de (re)produzir conhecimento uma viso panormica da cincia e assim a possibilidade de escolha do ramo do saber cientfico que deseja adentrar e investigar. Vale ressaltar que as cincias formais so as que se preocupam com os enunciados, com os estudos das idias, ao passo que as factuais voltam-se para o estudo dos fatos, tratando de objetos empricos, de coisas e de processos. tambm possvel classificar as cincias em conformidade com a sua finalidade. Neste sentido, elas podem ser organizadas em bsicas, aplicadas ou tcnicas: a primeira tem como finalidade aumentar o conhecimento acerca das leis que regem a natureza, enquanto a segunda engloba as cincias que pretendem compreender fenmenos especficos, objetivando uma maior utilidade prtica; e a terceira e ltima engloba cincias direcionadas produo humana ou melhoria da qualidade de vida (PRESTES, 2003).

1.2.1 Pesquisa e Mtodos no Fazer Cincia A cincia encontra-se intimamente ligada pesquisa, aos mtodos utilizados na construo ou constatao de um fenmeno ou fato observado, estudado e investigado. Segundo Tozoni-Reis (2006, p.7) pesquisa significa investigao e estudo, minudentes e sistemticos, com fim descobrir ou estabelecer fatos ou princpios relativos a um campo qualquer do conhecimento, ou ainda, designa conjunto de atividades que tem como finalidade descobrir novos conhecimentos, seja em que rea ou em que nvel for (PRESTES, 2003, p.24). Assim, a pesquisa cientfica investigao realizada de forma minuciosa com a finalidade de obter conhecimento especfico e estruturado acerca de um determinado assunto ou problema, resultado de observao direta ou indireta de fatos, do registro de variveis presumidas relevantes para futuras anlises. O ato de pesquisar ou de promover uma pesquisa um processo reflexivo, sistemtico, controlado e crtico que conduz o pesquisador descoberta de novos fatos (conhecimentos) e percepo de relaes estabelecidas entre as condies que determinam o surgimento ou ausncia desses fatos. Mas, para se realizar uma pesquisa, temos que, antes de mais nada, escolher um mtodo a seguir. A palavra mtodo provm do latim methodus, methodos que quer dizer estudo metdico de uma cincia, caminho, procura, investigao. Toda pesquisa ser construda passo a passo por intermdio do mtodo escolhido. Outro termo que engendra a pesquisa cientfica a palavra epistemologia que significa estudo da cincia do grego episthme = conhecimento, cincia, e logoV = estudo, discurso). utilizada com duplo sentido: para indicar o estudo da origem e do valor do conhecimento humano em geral (e neste sentido sinnimo de gnosiologia ou crtica); ou para designar o estudo das cincias fsicas e humanas), dos princpios sobre o qual se fundam, dos critrios de verificao e de verdade, do valor dos sistemas cientficos.

10

H trs enfoques de pesquisa em Cincias Sociais: o Positivismo, a Fenomenologia e o Marxismo. Os autores Horn; Diez (2005) sintetizaram as pressupostos bsicos de importantes. - Positivismo: Foi fundado por Auguste Comte tendo como base a Lei dos Trs Estados que marcou o desenvolvimento do pensar humano: teolgico, metafsico e positivo. Os nomes de Littr, Spencer e Mill tambm so ligados ao Positivismo. Caractersticas principais:
- (...) considerar a realidade como formada por partes isoladas, de fatos atmicos, segundo a expresso de Russell & Witgenstein (Atomismo Lgico); - O positivismo no aceita outra realidade que no sejam os fatos, fatos que possam ser observados; - um dos traos mais caractersticos do positivismo est representado por uma rejeio ao conhecimento metafsico, metafsica; - Precisamente foi o positivismo lgico que formulou o celebre principio da verificao (demonstrao da verdade). Segundo este princpio, ser verdadeiro aquilo que empiricamente verificvel, isto , toda afirmao sobre o mundo deve ser confrontada com dado; - O positivismo estabeleceu distino muito clara entre o valor e fato. Os fatos eram objeto da cincia. Os valores, como no eram dados brutos, e apenas expresses culturais, ficavam de fora do interesse do pesquisador positivista, nunca podiam constituir-se num conhecimento cientifico. (HORN; DIEZ,2005, p. 41-44)

cada enfoque,

e apresentaremos os mais

- Fenomenologia: A fenomenologia o estudo das essncias, de todos os problemas, tendo como representantes Husserl, Heidegger, Sartre, MerleauPonty, dentre outros.

Caractersticas principais:
- Trata-se de descrever, e no de explicar nem de analisar; (p49) - Questionabilidade do conhecimento; - a fenomenologia exalta a interpretao do mundo que surge intencionalmente nossa conscincia. Por isso, na pesquisa, eleva o ator, com suas percepes dos fenmenos, sobre o observador positivista. (HORN; DIEZ, 2005, p. 49-55)

- Marxismo, materialismo dialtico e histrico: tem como fundador Karl Marx, seguido por Engels. A idia do Marxismo compreende precisamente trs aspectos principais: o materialismo dialtico, o materialismo histrico e a economia poltica.

11

Caractersticas principais:
- O materialismo dialtico a base filosfica do marxismo e como tal realiza a tentativa de buscar explicaes coerentes, lgicas e racionais para os fenmenos da natureza, da sociedade e do pensamento; - talvez uma das idias mais originais do materialismo dialtico seja a de haver ressaltado, na teoria do conhecimento, a importncia da prtica social como critrio de verdade; - materialismo histrico a cincia filosfica do marxismo que estuda as leis sociolgicas que caracterizam a vida da sociedade, de sua evoluo histrica e da prtica social dos homens, no desenvolvimento da humanidade (HORN; DIEZ, 2005, p. 58 -60)

Os trs enfoques supracitados do base pesquisa em Cincias Sociais, dando originalidade investigao, e subsidiando o pesquisador com instrumentos e tcnicas diferenciadas. 1.2.2 Tipos ou Modalidades de Pesquisa A pesquisa segundo Prestes (2003) pode ser classificada em conformidade com o objetivo, com forma de estudo, ou ainda, em decorrncia de seu objeto de estudo. Neste sentido ns temos: Pesquisa quanto aos objetivos:

Pesquisa Terica: a pesquisa terica aquela que se dedica a estudar teorias; Pesquisa Metodolgica: a pesquisa metodolgica preocupa-se em estudar os modos de se fazer cincia; Pesquisa Emprica: a pesquisa emprica aquela dedicada a codificar o lado mensurvel da realidade; Pesquisa Prtica, Pesquisa-ao ou Pesquisa-ao-participante: esta modalidade de pesquisa aquela voltada para a interveno de uma realidade social, ocorrendo uma interao efetiva e ampla entre pesquisadores e pesquisados. Assim seu objeto de estudo se constitui pela situao social e pelos problemas de naturezas diversas encontrados em tal situao, buscandose resolver, minimizar, esclarecer a realidade observada (investigada). Levando para o campo educacional esta modalidade de pesquisa, segundo Tozoni-Reis (2006) a metodologia da pesquisa-ao-participante articula, radicalmente, a produo de conhecimentos com ao educativa, isto , por um lado investiga, produz conhecimentos sobre a realidade a ser

12

estudada e, por outro lado, realiza concomitantemente um processo educativo para o enfrentamento desta realidade. Outro fator importante a ser lembrado que este tipo de pesquisa engendra a pesquisa qualitativa. Pesquisa quanto forma de investigao: Pesquisa Exploratria: este tipo de pesquisa configura-se como a que acontece na fase preliminar, o que antecede o planejamento formal estruturado do trabalho de pesquisa. Ela tem como objetivo inventariar mais informaes acerca do assunto que ser estudado, facilitar a delimitao do tema que ser pesquisado, orientar na fixao dos objetivos e no elencamento das hipteses, ou ainda, viabilizar um novo enfoque para o estudo do assunto da investigao. Pesquisa Descritiva: Neste tipo de pesquisa o pesquisador observa, descreve, analisa, classifica e interpreta os fatos sem sua interferncia, logo o pesquisador investiga os fenmenos do mundo fsico e humano sem o manipular. Pesquisa Explicativa: este tipo de pesquisa mais densa, pois extrapola o registro, da anlise, da classificao e da interpretao do fenmeno estudado (em estudo). Procura identificar os fatores determinantes do fenmeno, tendo como objetivo o conhecimento profundo da realidade estudada. Pesquisa quanto ao Objeto: Pesquisa Bibliogrfica: este tipo de pesquisa pode ser realizado independentemente ou como parte de qualquer outra pesquisa. Para se efetivar uma pesquisa do tipo bibliogrfica, o pesquisador faz um levantamento dos temas e tipos de abordagens j trabalhados por outros estudiosos, assimilando e explorando os aspectos j estudados e publicados, tornando-se relevante levantar e selecionar materiais (fonte bibliogrfica) tais como: livros, jornais, revistas, material on line, internet, panfletos, fita de vdeo, DVDs, dentre outras fontes de registro.
Esta modalidade de pesquisa muito comum na rea de cincias humanas e sociais, dada a natureza do estatuto epistemolgico que compe esta rea. Seu objetivo buscar compreender as principais contribuies tericas existentes sobre um determinado tema-problema ou recorte, considerando-se a produo j existente (HORN ; DIEZ, 2005, p.73)

13

Na pesquisa bibliogrfica, embora seja uma modalidade muito particular de pesquisa, no vamos ouvir entrevistados nem observar situaes vividas, mas ouvir, conversar e debater com os autores atravs de seus escritos. (TOZONII-REIS, 2006, p.30)

Pesquisa Experimental ou de Laboratrio: neste tipo de pesquisa, que difere dos citados acima, o pesquisador manipula uma ou mais variveis independentes (causas) sob um controle adequado, com finalidade de observar e interpretar as reaes e as modificaes ocorridas no objeto de estudo. Vale dizer que o pesquisador interfere diretamente na situao ou fato de estudo.
Experimentar ou realizar experimentos significa exercer positivo controle sobre as condies presumivelmente relevantes, relativas a determinado evento; significa reproduzir, repetir fenmenos dentro de um plano de modificaes sistemticas das variveis independentes, relativamente a determinado evento, com objetivo de descobrir as condies antecedentes responsveis pelo evento subseqente, ou efeito, ou varivel dependente assumida como objeto de pesquisa (RUIZ, 1982, p.52)

Pesquisa de Campo: desenvolvida principalmente nas Cincias Sociais. Neste tipo de pesquisa o pesquisador lana mo de questionrios com perguntas fechadas ou abertas, entrevistas estruturadas ou semi-estruturadas, dirio de campo, protocolos verbais, captura de imagens dentre outras. Na pesquisa de campo o pesquisador investiga o pesquisado em seu meio. Tem como finalidade recolher, registrar, ordenar e comparar dados coletados em campo de investigao. comum este tipo de pesquisa ser utilizada em Sociologia, Psicologia, poltica, Economia e Antropologia. Tozoni-Reis (2006), cita tambm outro tipo de pesquisa que no se enquadra na classificao acima, que a pesquisa documental, em que a fonte de coleta dos dados se dar em um documento que pode ser: histrico, institucional, associativo, oficial dentre outros. Ainda temos Pesquisa do Tipo Histrica e Histria Oral que engendra instrumentos e tcnicas especificas em sua construo. Alguns autores apontam a pesquisa histrica partindo da Documental, ou ainda, sendo ratificada com a Oral (THOMPSON,1992). Para reconstruir a memria ou a histria, o historiador pode lanar mo da fotografia (imagem), podendo ser preto e branco ou colorida esta a materializao da experincia vivida, doce lembrana do passado, memrias de uma trajetria de vida, flagrantes sensacionais, ou ainda, mensagem codificada em signos tudo isso ou nada disso a fotografia pode ser (MAUAD,

14

1997, p.314). A fotografia marca uma cultura de um determinado momento da histria, seja ela individual seja coletiva, um documento material que revela a vida material de algum lugar do passado, para o historiador a fotografia deve ser ponto de anlise minuciosa que busca relao e interpretao da realidade investigada. Vale dizer que o historiador possui alm de fontes documentais e viva outro recurso que so, segundo Jacques L Goff (apud MAUAD, 1997), as fontes noverbais: pinturas, mveis, indumentrias, fotografias, filmes dentre outros. Todo este universo de significao cultura material denomina-se de iconografia, e auxilia na construo da histria oral. Ambas possibilitam a formao de memrias coletivas. Podemos afirmar que a pesquisa, seja ela em qual ramo do conhecimento ou modalidade que for realizada, auxilia na mudana qualitativa e quantitativa da realidade social em qual se insere. Como exemplo de pesquisa que revela a realidade, podemos citar a avaliao realizada no Ensino Bsico brasileiro que revelou que apenas 0,5% das escolas de 1 a 4 sries do Ensino Fundamental possuem nota acima de 5,0. Isso corresponde a 166 das 55 mil instituies de ensino do Pas, e apenas cinco das aprovadas encontram-se na Regio Norte e Nordeste, os estados de Pernambuco e Amazonas no tm nenhuma escola bem avaliada. Vale enfatizar que o estudo oficial, medido pelo ndice de Desenvolvimento da educao IDEB Parmetro da ONU em diversos paises. (RANGEL, 2007) Outro dado de pesquisa que podemos citar como modificador de paradigma social foi o descoberto pela equipe do cientista americano Alan Templeton (bilogo) que afirmou que no h raas entre os humanos, pois as diferenas genticas entre humanos de diferentes etnias so insignificantes para serem tidas como diferena de raas, indo de encontro viso tida no contexto social de pretos, brancos e amarelos. A cincia levar anos para derrubar este paradigma do universo social que diferencia e posteriormente discrimina
Em minha primeira visita ao Brasil em 1976, eu descobri que a classificao racial usada pelos brasileiros no era a mesma usada nos Estados unidos; que a mesma pessoa poderia ser classificada de forma bem diferente em dois paises (...) Aquela experincia me ensinou ento que o conceito de raa no necessariamente biolgico (TEMPLETON apud NORTON,1998, p.2)

15

Assim, a pratica da pesquisa arraigada como prtica do desenvolvimento e produo do conhecimento no espao-tempo de sala de aula seja na academia seja na Educao Bsica, deve ser encarada como vnculo primeiro do processo de ensino-aprendizagem. Outro fator que deve ser levado em considerao no momento da pesquisa a abordagem que o pesquisador pretende escolher no momento da feitura da mesma. Neste sentido temos:

Pesquisa Quantitativa: A pesquisa quantitativa um mtodo de pesquisa social que utiliza tcnicas estatsticas, e normalmente implica a construo de inquritos via questionrio em que se contactam muitas pessoas. A pesquisas quantitativas so mais adequadas para apurar opinies e atitudes explcitas e conscientes dos entrevistados (pblico alvo). Temos como exemplo deste tipo de abordagem as pesquisas realizadas dentro do universo poltico no intuito de prever intenes de votos de um determinado poltico ou partido, no lanamento de um novo produto produo de marketing, no censo populacional, dentre outros. A pesquisa quantitativa trabalha com amostra, ou seja, parcela de uma populao, que deve ser representativa das caractersticas deste universo com um mnimo de discrepncias; e tambm com amostragem, que vem a ser a tcnica utilizada para obteno de amostras representativas com amostragem de uma determinada realidade.

Pesquisa Qualitativa: a abordagem qualitativa surge no final do sculo XIX, diante da indagao dos cientistas sociais se o mtodo de investigao utilizado nas cincias fsicas e naturais com sua viso positivista poderia realmente dar conta de estudar os fenmenos humanos e sociais. Gnther (2006) citando Dilthey que afirma que explicamos a natureza, compreendemos a vida mental (p.212), Hofsttter aponta essa compreenso como sendo ponto de partida para diferenciar a pesquisa qualitativa da pesquisa quantitativa.
Dilthey, que era historiador, foi um dos primeiros a fazer esse tipo de indagao e a buscar uma metodologia diferente para cincias sociais, argumentando que os fenmenos humanos e sociais so muitos complexos e dinmicos, o que torna quase impossvel o estabelecimento de leis gerias como na Fsica ou na Biologia (...) sugere que a investigao dos problemas

16

sociais utilize como abordagem metodolgica a hermenutica, que se preocupa com a interpretao dos significados contidos num texto ( entendido num sentido muito amplo), levando em conta cada mensagem desse texto e suas inter-relaes. Weber tambm contribuiu de forma importante para a configurao da perspectiva qualitativa de pesquisa ao destacar a compreenso (verstehen) como o objetivo que diferencia a cincia social da cincia fsica. Segundo ele, o foco da investigao deve se centrar na compreenso dos significados atribudos pelos sujeitos s suas aes. Como Dilthey, ele argumentar que para compreender esses significados necessrio coloclos dentro de um contexto. (HORN; DIEZ, 2005, p.76).

Assim, a idia de investigar um fenmeno sob o ponto de vista qualitativo transpor as barreiras explicativas da viso positivista de conhecer, os estudiosos das cincias humanas e sociais denominam a idia de Dilthey e Weber como sendo idealista subjetivista, ou ainda, de naturalstica e, claro, de qualitativa. A abordagem qualitativa tem suas razes tericas na Fenomenologia, em que se encontram presentes as idias do interacionismo simblico termo criado por Herbert Blumer em 1969, da etnometodologia e da etnografia. A fenomenologia enfatiza os aspectos subjetivos do comportamento humano permitindo a penetrao no cotidiano desses, entrevendo/entendendo quais os sentidos/significao que atribuem a seu universo de vida, podendo assim perceber a realidade socialmente construda. A etnometodologia uma corrente da Sociologia que tem como um dos representantes mais significativos Harold Garfinkel. A etnometodologia no se refere ao mtodo que o investigador utiliza, mas ao campo de investigao. o estudo de como os indivduos compreendem e estruturam o seu dia-a-dia (HORN; DIEZ, 2005, p.78). Neste caso, o pesquisador investiga os mtodos que os pesquisados utilizam para entender e construir as realidades que os cercam. A etnografia tem como principal preocupao o significado que as aes e os eventos tm para um determinado grupo social investigado. Etimologicamente falando, a etnografia significa descrio cultural. Para os antroplogos, a etnografia assume dois sentidos: 1 - um conjunto de tcnicas que eles usam para coletar dados sobre os valores, os hbitos, as crenas, as prticas e os comportamentos de um grupo social; e 2 - um relato escrito resultante do emprego dessas tcnicas (HORN; DIEZ, 2005, p.84).

17

Temos ainda mais dois tipos de pesquisa qualitativa, que so: Estudo de Caso enfatiza a pesquisa ou conhecimento do particular, o pesquisador seleciona uma determinada realidade para estudo; e Pesquisaao/pesquisa-ao-participante caracteriza-se por um estudo/investigao cientfica de problemas com o intuito de corrigi-los, (re)orient-los por intermdio de seu estudo. Bressan (2007), com base em outros autores conceitua o mtodo Estudo de Caso como sendo:
(...) no uma tcnica especfica. um meio de organizar dados sociais preservando o carter unitrio do objeto social estudado" (GOODE; HATT, 1969, p.422). De outra forma, TULL (1976, p 323) afirma que "um estudo de caso refere-se a uma anlise intensiva de uma situao particular".YIN (1989, p. 23) afirma que "o estudo de caso uma inquirio emprica que investiga um fenmeno contemporneo dentro de um contexto da vida real, quando a fronteira entre o fenmeno e o contexto no claramente evidente e onde mltiplas fontes de evidncia so utilizadas (BRESSAN, 2007, p.5).

Vale ainda enfatizar que na abordagem qualitativa a fonte direta de dados o ambiente natural, constituindo-se o investigador em instrumento principal: os investigadores introduzem-se em campo em perodos de tempo longos como fez o antroplogo cultural Bronislaw Malinowski que o foi primeiro a passar longos perodos de tempo numa aldeia nativa (observao direta) e estabeleceu as bases da antropologia interpretativa com dados colhidos em campo - de posse de instrumentos de gravao de vdeo e udio e sempre acompanhados de um bloco de notas para realizao de anotaes (dirio de campo). (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Para melhor entendimento da diferena entre as abordagens qualitativa e quantitativa podemos tecer algumas concluses acerca da abordagem qualitativa: - O estudo e interpretao dos fenmenos sociais tem como objetivo os significados que os sujeitos estabelecem em seu contexto; - Os dados so coletados no contexto em que ocorre o fenmeno; - A anlise dos dados colhidos realizada de preferncia concomitantemente ainda com o pesquisador em campo; - As investigaes ou estudos apresentam-se quase sempre de forma descritiva, com enfoque na compreenso e interpretao luz dos significados dos prprios sujeitos e de outras referncias afins da literatura;

18

- Na pesquisa qualitativa a priori o pesquisador no estabelece teorias prconcebidas que venham a explicar o fenmeno antes da anlise e da interpretao dos dados; - Na investigao qualitativa deve ocorre uma interao perfeita entre pesquisador-pesquisado em decorrncia da entrevista e da observao participante, que so tcnicas primordiais no desenvolvimento da abordagem qualitativa de pesquisa; - O pesquisador qualitativo no pode desprezar a utilizao dos dados quantitativos e a unio deste com os qualitativos. 1.2.3 Tcnicas e Instrumentos de Pesquisa Para que se possa realizar uma pesquisa em cincias humanas e sociais ou reas afins, o pesquisador dever saber escolher e aplicar a tcnica e os instrumentos na coleta de dados de sua investigao. Mas vale lembrar que em uma investigao a criatividade do pesquisador deve ser levada em considerao o tempo todo. Minayo (1998) denomina essa criatividade de sopro criativo do pesquisador. Vale lembrar ao pesquisador que h um rigor acadmico que deve ser seguido na execuo de uma pesquisa, principalmente quando essa na rea educacional, pois cada tipo de pesquisa exige uma literatura especializada, bem como tcnicas e instrumentos especficos que vo contribuir para a produo de conhecimentos cientficos. Para Tozoni-Reis (2006), o primeiro passo leitura, anlise e interpretao de textos que vo auxiliar o pesquisador na execuo da investigao, seja ela de que modalidade ou tipo de pesquisa for, e esse passo exige habilidade, disciplina e competncia. A leitura deve ser encarada como uma tcnica de pesquisa. Para tanto, faz-se necessrio sistematiz-la em sua execuo. A leitura, a anlise e a interpretao de textos como leitura analtica e interpretativa de mtodos de estudos tem como objetivo:
- Fornecer uma compreenso global do significado das idias dos autores; - Treinar a compreenso e a interpretao critica; - Treinar o desenvolvimento do raciocnio lgico; - Fornecer instrumentos para o trabalho intelectual desenvolvido nos seminrios, no estudo dirigido, no estudo individual e em grupos, na

19

confeco de resumos, resenhas, sumrios etc. (SEVERINO apud TOZONIREIS, 2006, p.42)

A leitura de textos de cunho terico que vo ao encontro da investigao realizada dar ao pesquisador uma viso mais abrangente do problema investigado. Severino (1985) nos chama a ateno para que na posterior leitura de textos tericos, o pesquisador realize uma sntese pessoal da leitura feita, propondo assim uma anlise reflexiva do texto, dando-lhe uma interpretao sob sua tica. A tcnica de Observao: Observao no-participante e

observao participante. A observao uma das tcnicas mais utilizadas na pesquisa de campo, mas faz-se necessrio que o pesquisador sistematize sua observao, ou seja, antes de ir a campo para realizar a observao o pesquisador deve listar os comportamentos a serem observados, dentre outras observaes que far em campo, como forma de no se perder nos seus registros. Segundo Prestes (2003), na observao no participante o pesquisador no interfere na realidade observada, toma o sentido de ser apenas um telespectador que registra os fatos e procedimentos observados, enquanto na observao participante o pesquisador participa da realidade estudada de forma natural, havendo um acolhimento do pesquisador no grupo ou comunidade observada. A entrevista como tcnica / mtodo de pesquisa de campo exige um roteiro previamente sistematizado para que quando o pesquisador esteja diante de seu entrevistado no ocorram erros e nem tampouco deixe-se de perguntar informaes importantes para a investigao. Outro fator importante, a escolha do aparelho que ser usado na gravao da voz, imagem, imagem-voz do entrevistado onde a marca, tamanho, cor e tambm como ser o registro: VHS, DVD, CD, fita cassete etc... A entrevista pode ser entrevista estruturada aquela que possui perguntas fechadas a serem feitas aos entrevistados, tornando-se assim um questionrio (instrumento de pesquisa em anexo modelo). Em contrapartida, na entrevista semi-estruturada o pesquisador faz apenas um roteiro de

20

entrevista a ser apresentado ao entrevistado, conseqentemente estabelece um dialogo entre o pesquisador e o entrevistado. Barros; Lehfeld (apud CORRA, 2005) nos chama a ateno para o fato de que no h um nico mtodo para realizar determinada investigao. A metodologia reflete as condies histricas do momento em que o conhecimento foi construdo. Assim o pesquisador pode lanar mo da metodologia que melhor se adapte ao seu problema de estudo. Neste sentido Bunge (apud PRESTES, 2003), nos remete a seguinte observao: seja qual for o mtodo cientifico utilizado, a pesquisa deve seguir as etapas:
a) descobrimento do problema ou lacuna em um conjunto de conhecimentos; b) colocao precisa do problema ou, ainda, a recolocao de um velho problema luz de novos conhecimentos; c) procura de conhecimentos ou instrumentos relevantes do problema (dados empricos, teorias, aparelhos de medio, tcnica de medio etc.); d) tentativa de uma soluo (exata ou aproximada) do problema com auxilio de instrumento (conceitual ou emprico) disponvel; e) investigao da conseqncia da soluo obtida; f) prova (comprovao da soluo, isto , confronto da soluo com a totalidade das teorias e das informaes empricas pertinentes); g) correo das hipteses, teorias, procedimentos ou dados empregados na obteno da soluo incorreta. (BUNGE apud PRESTES, 2003, p.29)

As colocaes de Bunge denotam os critrios rigorosos que o pesquisador deve assumir no momento de promover a sua pesquisa, seja em qualquer campo do conhecimento cientfico. Vale ressaltar que h pesquisas em que h a necessidade de capturar imagens (fotos) como forma de ilustrar o campo de investigao. Essa prtica muito utilizada em trabalhos antropolgicos. Outros mtodos que engendram o fazer cincia so os mtodos: indutivo aquele que se utiliza a induo, processo mental em que, partindo-se de dados particulares, devidamente constatados, pode-se inferir uma verdade geral ou universal no contidas nas partes examinadas e dedutivo a racionalizao ou combinao de idias em sentido interpretativo tem mais valor que a experimentao caso a caso, ou seja, utiliza-se a deduo, raciocnio que caminha do geral para o particular.

21

2 PROJETO DE PESQUISA: CONSTRUO PASSO A PASSO


claro que para ser realizar uma pesquisa de cunho cientfico temos que, antes de tudo, programar, esquematizar, planejar e isto se fazem construindo um projeto de pesquisa, que dar os contornos da (re)produo do problema que queremos investigar. No projeto, elenca-se o problema que se deseja investigar, justifica-se esse problema, elaboram-se os objetivos que devero ser atingidos na execuo da investigao, faz-se uma discusso prvia - base terica - de alguns estudos que existam sobre o tema que ser abordado, fecha-se a metodologia, detalhando-se os instrumentos que faro parte da pesquisa e monta-se um cronograma de execuo. O pesquisador no pode ser esquecer que a feitura do projeto deve seguir rigorosamente as normas tcnicas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT. O projeto de pesquisa inicia-se com:
a) a caracterizao do problema (que fazer?) delineado em dimenses tcnicas e operacionais viveis, delimitadas e objetivas; b) o estabelecimento de um conjunto de afirmaes conjeturais (hiptese) sobre a relao existente entre as variveis, na forma de supostas e plausveis respostas ao problema ou de explicaes do fenmenoproblema, em proposies que podem ser testadas, nunca demonstradas ou provadas, a partir de dados e observaes levantadas pelo pesquisador para servir como setas indicadoras da definio de objetivos, isto , respostas de para que fazer? (objetivo geral) e para quem fazer? (objetivos especficos); c) esses objetivos sero atingidos mediante a execuo de aes planejadas e desenvolvidas conforme uma metodologia cientfica que responde o como fazer?, de forma consistente com os cenrios da pesquisa, os recursos disponveis para sua execuo e a finalidade ou aplicao esperada dos resultados.(TEIXEIRA, 2007, p.3)

Na feitura do projeto de pesquisa alguns elementos so obrigatrios e outros no, tambm h casos de determinadas instituies adaptarem ou criarem um modelo de projeto para sua instituio. Assim ns iremos representar aqui na ntegra os elementos exigidos por cada autor na feitura de projeto de pesquisa. Projeto de Pesquisa Modelo n 01 a) Dados de identificao, contendo: - Titulo (subttulo) da pesquisa (ainda que em carter provisrio); - Tema;

22

- rea de conhecimento; - Subrea (consultar conveno CNPq http://www.cnpq.br); -rgo responsvel *; - rgo executor *; - rgo financiador*; - rgo interveniente (caso haja)*; - Durao da pesquisa; - Local de realizao (da pesquisa); - Custo do projeto*; - Coordenador do projeto* (ou orientador, se for o caso), com suas credencias; - Pesquisador(es), com suas credenciais*; b) Resumo (informativo); c) Justificativa: motivos de ordem terica que levam realizao da pesquisa, envolvendo a delimitao espacial e temporal do problema (dificuldade proposta que exige delimitao precisa, a fim de que se proponha uma soluo, atravs de mtodos e tcnicas de pesquisa), bem como a descrio da situao ou realidade a ser pesquisada; d) Embasamento terico, ou reviso bibliogrfica, ou reviso da literatura; e) Delimitao do problema; - Objetivos: geral delimitao clara do que o pesquisador pretende conseguir atravs de sua indagao; e especficos derivados do objetivo geral, apresentam as distintas aes que se devem desenvolver para atingir o objetivo geral. Podem ser imediatos (os que se quer alcanar at o termino da pesquisa) e mediatos (os que se pretende alcanar em um prazo maior, que se estende mesmo aps a pesquisa terminada); - Hipteses: suposies provisrias que servem para tentar explicar o problema; - Variveis: elementos ou caractersticas que variam em um determinado fenmeno; f) Procedimentos, - Amostragem,

23

- populao: totalidade de indivduos (no necessariamente seres humanos, podem ser objetos, por exemplo) que possuem as mesmas caractersticas para um determinado estudo; - amostra: uma parte da populao, selecionada de acordo com regra ou plano. - Instrumentos, - descrio dos instrumentos: caracterizao dos objetos utilizados para coleta de dados, como questionrios, entrevistas, etc. - aplicao dos instrumentos: detalhamentos sobre o modo como sero empregados os instrumentos e quem far. - Levantamento e anlise dos dados: modo como sero coletados e interpretados os dados; - Tratamento dos dados: procedimentos para tabulao (processo pelo qual se apresentam os dados obtidos em tabelas); g) Cronograma: indicao do tempo necessrio para a realizao de cada etapa da pesquisa; h) Referncias. OBS.: Os itens com assinalados com asteriscos (*) se referem a projetos institucionais, sendo desnecessrios em projetos relativos a investigaes que resultam em trabalhos de concluso de cursos, monografias, dissertaes ou teses. Fonte: PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A Pesquisa e a Construo do Conhecimento Cientifico: do planejamento aos textos, da escola academia. So Paulo: Rspel, 2003, p. 36-37

Projeto de Pesquisa Modelo n 02 Todo projeto de pesquisa possui capa com identificao do autor e instituio, curso e rea de conhecimento a qual se destina, mas, como j enfatizamos, h diferenciaes de itens exigidos, neste caso iremos nos respaldar nos autores Horn & Diez (2005) que ao nosso ver so mais didticos na explicao da elaborao de um projeto de pesquisa.
Um projeto de pesquisa uma espcie de carta de inteno, de explicao da proposta do estudo que se pretende realizar; o esboo que permite prever o lanamento para diante de uma busca terica que se constitui em condio para qualquer nvel de ps-graduao. Assim, configura-se como

24

o planejamento da pesquisa, enquanto a monografia a sistematizao (relatrio) do processo e resultado da investigao. (HORN; DIEZ, 2005, p.69)

Titulo: nome da pesquisa que ser realizada. Tema: Esse item descrever o objeto de estudo. Dever evidenciar qual a pesquisa pretendida, elucidando o assunto a abordar, delimitando-o segundo o desgnio de um curso lato senso. Alm disso, o tema deve ser redigido com objetividade, exprimindo globalmente a proposta. Dessa forma o tema mais extenso do que o titulo, pois seu mister esclarecer a inteno do estudo como sinopse prvia da monografia. Problematizao: Problematizar especificar um ponto para ser resolvido, aquilo que significa contenda, desavena, discusso ou conflito em relao temtica escolhida; portanto, uma questo, um enunciado que interroga sobre como chegar a uma boa concluso. Neste sentido, a problematizao antnimo da soluo descreve o aspecto negativo que a realidade mostra, e para modific-lo resolvendo-o ou minorando-o, busca-se respaldo acadmico atravs de um aprofundamento terico. Justificativa: constituda pela argumentao sobre a relevncia do estudo. Destarte, na justificativa retomam-se problematizao e objetivo geral, mostrando a importncia da abordagem para encontrar o rumo pensado como soluo da questo identificada. Objetivo Geral: De modo lato, o objetivo geral manifesta o rumo do conhecimento acadmico desejado, abraando pesquisa e monografia como proposta ampla. Objetivos especficos: Para o cumprimento do objetivo geral, os especficos devem manifestar as etapas previstas para complementar a finalidade almejada. Deve-se planejar um objetivo para cada segmento captulo, parte ou seo da monografia. Objetivo: Manifesta-se objetivo como rumo do estudo, ou seja, do conhecimento acadmico desejado. Uma vez que Projeto de Monografia, seu objetivo deve refletir-se ao saber. Por isso so adequados os termos pesquisar, estudar, perquirir, investigar, inquirir, indagar, questionar, esclarecer, explicar, etc no lugar de melhorar o desempenho do aluno, alfabetizar, formar ou educar.

25

Reviso de literatura (ou suporte terico): Neste item que posteriormente ser ampliado e aperfeioado para construir o corpo de texto da monografia deve-se elucidar a temtica segundo os vrios autores, relacionando-os. Uma reviso bem elaborada mostra as vises das autoridades sobre o assunto, as convergncias e divergncias dessas vises, como se fosse uma mesa redonda a simulao de um colquio entre os tericos aos quais se teve acesso. Metodologia: O sentido da metodologia facilitar o cumprimento dos objetivos. preciso descrev-la, esclarecendo quais os caminhos escolhidos para o estudo e sua sistematizao, ou seja, projetando as possibilidades da travessia pretendida. A opo metodolgica decorre do prisma sob o qual se observa o objeto e respalda a pesquisa. Assim, para uma pesquisa de campo, deve-se elucidar, com fundamentao terica, sobre o universo que lhe pertinente, os critrios de amostragem, os instrumentos de pesquisa, etc. Uma pesquisa documental deve prever as diversas fontes, categorizando-as segundo autores especficos. Cronograma: Este, em forma de texto ou tabela, consiste no planejamento das etapas de trabalho necessrias construo do texto monogrfico, distribudas no tempo previsto para o estudo. Assim, uma previso do agenciamento das tarefas que permitir alcanar os objetivos propostos, desde a escolha temtica at a redao final. Referncias: Todos os autores ou documentos aqui listados devem ter sido evocados no texto. Da mesma forma, todos os autores citados no texto devem estar aqui referenciados.

Fonte: HORN, Geraldo Balduino & DIEZ, Carmem Lcia F. Metodologia da Pesquisa. Curitiba: IESDE, 2005, p 69 -71 Tonzoni-Reis (2006) acrescenta ao projeto de pesquisa o item hiptese(s) que vem logo aps a formulao do problema (problematizao). A autora conceitua hipteses como sendo indagaes a serem respondidas na investigao, isto , so respostas provisrias aos problemas de pesquisa e tm como funo principal nortear as investigaes (p64).

26

Luna (1999) afirma que qualquer que seja o referencial terico ou metodologia empregada na pesquisa, essa dever apresentar os seguintes requisitos bsicos:
1- a formulao de um problema de pesquisa, isto , de um conjunto de perguntas que se pretende responder, e cujas respostas mostrem-se novas e relevantes tericas e/ou socialmente; 2- a determinao das informaes necessrias para encaminhar as respostas s perguntas feitas; 3- a seleo das melhores fontes dessas informaes; 4- a definio de um conjunto de aes que produzam essas informaes; 5- a seleo de um sistema para o tratamento dessas informaes; 6- o uso de um sistema terico para interpretao delas; 7- a produo de respostas s perguntas formuladas pelo problema; 8- a indicao do grau de confiabilidade das respostas obtidas( ou seja, por que aquelas respostas, nas condies da pesquisa, so as melhores respostas possveis ?); 9- finalmente, a indicao da generalidade dos resultados, isto , a extenso dos resultados obtidos; na medida em que a pesquisa foi realizada sob determinadas condies, a generalidade procura indicar 9 quanto possvel) at que ponto, sendo alteradas as condies, podem-se esperar resultados semelhantes.(LUNA,1999, p. 16-17)

O autor nos d condies de entender a dinmica que envolve a pesquisa ou ato de pesquisar, pois traz tona uma reflexo acerca: do problema que ser investigado, da metodologia que ser utilizada na produo da investigao, e ainda, se os resultados obtidos so satisfatrios. Da a necessidade de planejar as aes que envolveram a pesquisa em si. Planejar significa projetar, elaborar um projeto de pesquisa. Outro ponto vista que deve ser levado em considerao na feitura de uma pesquisa, seja na graduao, seja na ps-graduao, por um estudante (aprendiz), faz-se presente em dois aspectos fundamentais:
1 - o tpico da pesquisa deve cair diretamente no mbito cultural de sua graduao (secundariamente no da especializao); 2 - o assunto deve surgir da pratica quotidiana que o pesquisador realiza como profissional. (TRIVIOS, 1987, p.93)

Quando se elabora um projeto de pesquisa deve-se pensar em sua aplicabilidade e em sua viabilidade, logo no h como pesquisar algo a que no se tem acesso ou conhecimento de causa, ou ainda, realizar uma pesquisa partindo sem nenhuma base terica que refute a necessidade de investigao. Outro fator que deve tambm ser considerado na feitura da pesquisa que enfoque o pesquisador (estudantes aprendizes) deseja seguir em sua investigao.
Enfoque Positivista

27

Tema: O Fracasso Escolar Delimitao do Problema: O fracasso escolar nas escolas estaduais de 1 grau da cidade de Porto Alegre, RS. Formulao do Problema: Existem relaes entre o fracasso escolar das escola estaduais de 1 grau da cidade de Porto Alegre RS e o nvel scio econmico da famlia, escolaridade dos pais, lugar onde est situada a escola, centro ou periferia, sexo dos educandos, anos de magistrio dos professores e grau de formao profissional dos mesmos? Enfoque Fenomenolgico Tema: O Fracasso escolar Delimitao do problema: O fracasso escolar nas escolas estaduais de 1 da cidade de Porto Alegre,RS. Formulao do Problema: Quais so as causas, segundo a percepo dos alunos repetentes, dos pais e dos professores, do fracasso escolar e o significado que este tem para a vida dos estudantes que fracassaram, segundo estes mesmos, os pais e os educadores das escolas de 1 grau da cidade de Porto Alegre RS? Enfoque Dialtico Tema: O Fracasso Escolar Delimitao do Problema: O fracasso escolar nas escolas estaduais de 1 grau da cidade de Porto Alegre RS Formulao do Problema: Quais so os aspectos do desenvolvimento do fracasso escolar a nvel local, regional e nacional e suas relaes com o processo da educao e da comunidade nacional e como se apresentam as contradies, primordialmente, em relao ao currculo, formao e desempenho profissional dos professores e a situao de lugar da escola, centro ou periferia, dos alunos que fracassam, e especificadamente nas escolas estaduais de 1 grau de Porto Alegre RS ? (TRIVINOS,1987, p. 96-97)

As colocaes de Trivinos (1987) elucidam e norteiam a escolha e a elaborao de um projeto de pesquisa na rea de cincias humanas e sociais, em que encontram-se mais pesquisas de cunho dialtico do que positivista e fenomenolgico (GAMBOA, 1999). Vale lembras aos aprendizes do fazer cincia, que h casos que os resultados de pesquisa viabiliza a feitura de um projeto de interveno pedaggica ( no caso de ambiente os situaes que envolva a aprendizagem) e interveno social, mas vale ressaltar que tambm a casos que a feitura de projetos de interveno vai ao encontro da soluo ou minimizao de problemas que fazem parte do cotidiano educativo ou social. Neste sentido o projeto contem as seguintes partes: Corpo do Projeto: Capa contendo a identificao dos autores e titulo do projeto Identificao: titulo, autor(es), biografia do autor(es), local e endereo completo, perodo de execuo, legalidade qual a legislao que

28

ampara a execuo do mesmo, no caso de pessoa jurdica CNPJ dentre outros documentos, parceiros quando h parceria com instituies publicas e particulares nomes de todos e endereo, publico alvo; Introduo: fazer um pequeno prembulo acerca do projeto e sua viabilidade junto a comunidade alvo; Justificativa / Problema: deixar bem claro como surgiu a idia da feitura do projeto e qual a sua utilidade junto a comunidade escolar, do bairro X, da instituio Y, bom colocar dados oficiais ( resultados de pesquisas de cunho qualitativo ou quantitativo do MEC, IBGE, Fundao Getulio Vargas, Fundao Airton Sena dentre outros ) que venham comprovar a elaborao e aplicao do projeto; Objetivos: geral e especficos que se pretende alcanar na execuo do projeto junto a clientela alvo; Metas: qual o objetivo do projeto a curto e a longo prazo; Suporte Terico: importante discorrer sobre a problemtica que se deseja intervir e a possvel soluo ou minimizao do mesmo, para que se saiba da intimidade do(s) autor(es) no tratamento do problema; Metodologia: o autor(es) deve(m) expor os passos de execuo do projeto de forma didtica, para que se entenda sua operacionalizao; Recursos Materiais e de Servios : aqui deve-se dividir em recursos: financeiros, didticos, servios, material de expediente etc..., contendo planilha de custo a ser gasto do inicio ao fim do projeto; Cronograma de Execuo; Avaliao: o autor(es) deve(m) construir um ou vrios instrumentos de avaliao do projeto como um todo como forma de registro de sua aplicabilidade junto a clientela alvo; Referencial: livros, peridicos dentre outros materiais utilizados na elaborao do projeto em alguns caso monta-se um portfolio do projeto.

29

3 TEXTOS CIENTFICOS: TIPOS E APRESENTAO NORMATIVA.


O fazer cincia no espao-tempo da academia engloba alguns aspectos normativos que auxiliam o aprendiz a (re)produzir conhecimentos cientficos. Neste intuito nos respaldamos em Rother & Braga (2001), Pestes (2003), Conduru & Moreira (2004), Rangel et al (2005), Horn & Diez (2005), Corra & Aviz (2006), Tozoni-Reis (2006), Normalizao de Trabalhos

Acadmicos (2006) e Teixeira (2007). 3.1 - Tipos de textos cientficos Fichamento: a transcrio dos trechos mais importantes de um livro. Sugere-se para se fazer um fichamento ler pelo menos duas vezes o livro para marcar o que for mais importante, buscando destacar sua essncia, seu objetivo principal. Aps a leitura, deve-se transcrever os trechos marcados sem, contudo, alterar nenhuma palavra. Os trechos marcados devem ser copiados exatamente como o autor escreveu. O fichamento utilizado na construo de textos cientficos, pois permite que o pesquisador faa o levantamento de bibliografias e de autores que discutem sua temtica de investigao, conseqentemente montando um acervo bibliogrfico. A apresentao do fichamento feita em ficha de leitura.

Resenha: A resenha compe o grupo de metodologias de estudo adotadas na academia para assegurar as idias contidas em uma obra acompanhada de uma anlise sobre a mesma. Definir o autor e analisar suas idias so condies necessrias para se elaborar uma resenha. O cabealho de uma resenha deve estar contido na parte superior da pgina. Resumo O resumo se constitui da mesma maneira do fichamento, e traz somente as idias do autor do livro. Porm, no resumo deve-se escrever com as prprias palavras as idias do autor de forma sucinta. Temos o resumo informativo que tem a finalidade de difundir informaes contidas em livros, artigos ou outros documentos dando condies ao possvel leitor a viso geral do livro, do relatrio de pesquisa dentre outros.

30

Artigo cientfico Este instrumento utilizado na e pela academia, e apresenta tambm um referencial cientfico por conter alguns pr-requisitos necessrios que asseguram a cientificidade da argumentao utilizadas no mesmo. Por este motivo, o artigo indicado para ser utilizado em revistas e peridicos especializados. Em sua construo o mesmo segue os seguintes pr-requisitos: 1- Tema / ttulo; 2- Nome do autor(es) do artigo; 3- Resumo e palavras chave em portugus e ingls (abstract); 4- Na primeira pgina faz-se uma nota de rodap indicando a procedncia do artigo e identificando as credencias do autor(es) do artigo; 5- O texto do artigo seguido e contm introduo temtica que ser discutida, desenvolvimento dessa temtica e concluso. Pode o texto ser separado com sub-itens obrigatrio embasamento terico com citaes curtas ou longas seguindo as normas de citao da ABNT; 6- No final do texto, fazem-se referncias do material bibliogrfico utilizado, seguindo as normas da ABNT.

Paper: um pequeno artigo cientfico, embora no apresente subdivises, constituindo-se em um texto unitrio que no deve ultrapassar dez pginas. Destina-se apresentao e comunicao em congressos, simpsios, reunies cientficas dentre outros, sujeitos aceitao por julgamento.

Ensaio: Neste o(s) autor(es) desenvolve(m) uma proposta pessoal (viso) sobre um determinado assunto, partindo de pressupostos j existentes no meio cientifico. A finalidade de expressar a independncia com relao ao assunto discutido na elaborao.

Relatrio tcnico-cientfico: um tipo de relatrio (documento) que relata formalmente os resultados obtidos ou progressos alcanados em uma pesquisa ou que descreve a situao de uma questo tcnico-cientfica dessa pesquisa.

Dissertao: Destina-se obteno do titulo de mestre, tendo como principal caracterstica o aprofundamento, a sistematizao de conhecimentos j

31

apresentados e argumentados com imparcialidade; o tratamento e o fechamento de uma questo cientifica.

Tese: Uma tese deve identificar, situar, tratar e fechar, de maneira aprofundada, uma questo cientifica indita. Destina-se obteno do titulo acadmico de doutor.

Monografia: um texto resultante de uma pesquisa cientfica, uma monografia traz a identificao, o posicionamento, o tratamento e o fechamento de um tema (problema) discutido com embasamento terico aprofundado. Sua produo orientada por um professor (orientador) com o ttulo acima de seu orientado, ou seja, na graduao o professor dever no mnimo ter o titulo de especialista na rea de discusso do trabalho que ser orientado, na psgraduao (especializao) o titulo de mestre, no mestrado, doutor, no doutorado ps-doutorado, para que assim o orientador possa contribuir na feitura e formao da pesquisa de seu orientando. Nos cursos de graduao comum de se utilizar o termo trabalho de concluso de curso TCC, que se entrega no final do curso, sendo um prrequisito para a obteno do grau de Pedagogia, Licenciado Pleno em Letras, Bacharel em Cincias Sociais com nfase em Sociologia dentre outras reas do conhecimento cientifico.

Portflio: O portfolio uma seqncia estruturada e sistematizada de imagens (fotos), figuras, grficos, tabelas, idias, textos. Deve ser constitudo apenas por um foco (cincia) para que haja uma vinculao e uma seqncia lgica entre as partes (textos e etc) nele contidas. O portflio apresenta a seguinte estrutura: consideraes iniciais, desenvolvimento e consideraes finais. 3.2 - Apresentao Grfica de Textos Cientficos Formao Bsica 3.2.1 - Impresso

32

O papel de impresso das monografias de concluso de curso e demais trabalhos acadmicos deve ter o tamanho 210x297mm (modelo A4), ser branco e apresentar boa qualidade de absoro da tinta. H casos de cursos (universidades) que aceitam outra cor de papel em tom claro (papel tipo verg) A impresso deve ser feita somente em um dos lados do papel, com exceo da folha de rosto cujo verso deve conter a Ficha Catalogrfica. A impresso do texto principal deve ser feita em tinta preta, podendo serem empregados tons de cinza na formatao dos ttulos; outras cores, mormente as mais vivas, devem ser de uso restrito s eventuais ilustraes, fotos e tabelas contidas no texto. Toda tabela, ilustrao, figuras, fotos (imagens) devem conter ttulo, serem numeradas e conter fonte bibliogrfica, no caso de pesquisa de campo cita-se o locus de investigao e o perodo de realizao. As tabelas apresentaro numerao seqencial desde a primeira at a ultima contida no texto cientfico. Vale lembrar ao pesquisador iniciante que as possveis ilustraes que utilizem em seu texto (tabela, grfico, foto, figura dentre outras) precisam de numerao especifica. Exemplo: caso o texto contenha 5 tabelas, durante o texto todo a contagem ir at cinco, claro, as fotos em numero de 7 so numeradas de forma independentemente, logo tero a numerao at sete.

- Listas de grficos, ilustraes etc. As listas so sumrio elementos que no os ttulos dos captulos, tais como grficos, mapas, tabelas, ilustraes etc; evidentemente, a necessidade de uma lista vai estar condicionada existncia desses componentes.

3.2.2 - Encadernao A encadernao serve para facilitar o manuseio e a conservao das laudas da monografia e deve ser feita, preferencialmente, com mola espiral e com o emprego de capas plsticas, sendo a primeira branca e transparente, e a ltima, preta e opaca, ou ainda, encadernao em capa dura (tipo livro) quase sempre solicitada em cursos de ps-graduao. Depois de aprovada a monografia, o aluno dever depositar um volume da verso definitiva em disquete ou CD no formato Word e entregar junto com

33

o material impresso e encadernado coordenao de curso ou ao professor orientador que a encaminhar biblioteca da instituio.

3.2.3 - Margens Adotam-se as seguintes margens-padro na visualizao da

configurao da pgina do Word: lado esquerdo 3cm, lado superior 3cm, lado direito 2cm e lado inferior 2cm. No caso da fonte deve ser utilizada, para o corpo da monografia (ou qualquer outro trabalho cientfico), as fontes Times New Roman ou Arial , estilo normal, tamanho 12.

- Espaamento Usar preferencialmente espao 1,5. O fim de uma seo e o cabealho da prxima so separados por 2 espaos de 1,5 entrelinhas. As citaes de mais de 3 linhas, as notas de rodap, as referncias, as legendas das ilustraes e tabelas, a ficha catalogrfica, a natureza do trabalho, objetivo, o nome da instituio a que submetida, a rea de concentrao devem ser digitadas em espao simples. As referncias, que ficam no final do trabalho devem ser separadas entre si por dois espaos simples. 3.2.4 - Paginao As pginas so contadas a partir da folha de rosto, mas no so numeradas. As numeraes comeam a partir do inicio do texto, ou seja, da Introduo ou Consideraes Iniciais e sempre comeando com um nmero mpar. Os nmeros da paginao ficam no canto superior do lado direito da folha em algarismos arbicos. Referncias, anexos, apndices, glossrio e ndice devem ser includos na numerao seqencial das pginas do texto principal, ou seja, as pginas que compem o trabalho seguem duas numeraes: - os elementos pr-textuais recebem numerao em algarismos romanos, colocada no centro da margem inferior das pginas. Tal contagem iniciada com a folha de rosto, mas esta, por questo de esttica, no recebe nmero; - o texto principal recebe numerao em algarismos arbicos, colocada na margem superior direita (junto ao cabealho, se houver). A numerao ir aparecer a partir das Consideraes Iniciais (introduo).

34

- Numerao Progressiva - Captulos e Sees A diviso da monografia em captulos, sees, dentre outras, tem por objetivo facilitar a identificao de partes do texto integral, quer para despertar a ateno do leitor para a idia central do trabalho, quer para facilitar a sua localizao. Sendo assim, no existem regras fixas para sua determinao dividese um texto em captulos (apresentao em negrito, fonte 14) e sub-captulos (apresentao em negrito, fonte normal do texto - 12) quando o autor entender necessrio, conforme perceba que o tema merea destaque. No se nomeiam como captulos a introduo e a concluso. As sees so classificadas como: Sees primrias: Principais divises de um texto (denominadas captulos) e so formatadas em caixa alta, negritadas. Por serem as principais divises de um texto, devem iniciar em pginas diferentes. As sees primrias podem ser divididas em sees secundrias; as secundrias, em tercirias; as tercirias, em quaternrias, etc. Sees secundrias: diviso do texto de uma seo primria. So formatadas em caixa alta sem negrito. Sees tercirias: diviso do texto de uma seo secundria. So formatadas em caixa baixa com negrito. Sees quaternrias: diviso do texto de uma seo terciria. So formatadas em caixa baixa sem negrito. Sees quinrias: diviso do texto de uma seo quaternria. So formatadas em caixa baixa com negrito. Os ttulos dos captulos e de suas sees (tantas quantas houver) so apresentados em pargrafos com alinhamento justificado, espaamento entre linhas simples, com recuo especial de deslocamento, fontes e espaos variados conforme seu nvel, recebendo numerao em algarismos arbicos. 3.2.5 - No tocante ao uso de aspas, negrito, itlico e sublinhado 1- o emprego de aspas para destacar transcries de textos;

35

2- o uso do itlico para destacar palavras ou frases em lngua estrangeira; 3- o emprego do negrito para destacar o nome de uma monografia ou um de um captulo ou subttulo, bem como palavras de efeito e expresses principais contidas em um pargrafo; 4- o uso do estilo sublinhado somente para destacar links (vnculos) empregados em informtica. 3.2.6 - No caso dos pargrafos - Normal: o pargrafo normal deve apresentar a seguinte formatao: - citao no corpo do texto As citaes de fontes de consulta com at 3 linhas ho de ser lanadas no mesmo pargrafo em que so referidas e so identificadas por aspas, sem alterao na dimenso e na apresentao da fonte. No final da citao colocase a fonte bibliogrfica da citao utilizada. Exemplo: (CORRA & COSTA, 2007, p. 22), coloca-se a pagina da citao, pois esta se encontra com parte do texto idntico ao do autor. Sendo as citaes mais longas, acima de 3 linhas, no devem ser inseridas no texto normal, mas destacadas em pargrafo especial, em fonte ou ponto menor que a do pargrafo normal (fonte 10), com recuo de 4cm do texto normal e no final da citao identificar a fonte bibliogrfica (autor (es), ano: pgina). - notas de rodap Empregam-se notas de rodap para a incluso de textos e explicaes de importncia no essencial para a compreenso do texto principal, remisses a outras partes do trabalho (referncias cruzadas), advertncias, bem como para indicaes bibliogrficas, transcries e idias contidas em outros trabalhos. A citao em nota de rodap apresentar numerao seqencial desde a primeira at a ltima, com apresentao da fonte bibliogrfica, com fonte 10 e espaamento simples.

36

3.2.7 - Ttulos Ttulo a designao que se pe no comeo da monografia de suas partes, captulos e sees, e que indica o tema-objeto do texto a seguir, servindo para facilitar a identificao do trabalho ou de parte dele. - Ttulo da monografia O ttulo da monografia inserido na folha de rosto, na seguinte formatao:

Pargrafo: centralizado verticalmente; espaamento entre linhas: um e meio sem recuos;

Fonte: tamanho 16 ou 14, negrito, todas maisculas e subttulo quando houver em letra minscula. O ttulo da monografia, evidentemente, no recebe qualquer numerao,

pois nico.

3.2.8 - Estrutura da Monografia (como sugerida pela ABNT para apresentao de Trabalhos acadmicos e cientficos) Quadro n 01 - Elementos Pr-Textuais
Proteo externa, que reveste o trabalho, geralmente padronizada pelos cursos / universidades, ou seja, a capa deve ser do mesmo tamanho das pginas do corpo do trabalho (A4), de plstico transparente branco, para melhor proteger o documento e para permitir ao leitor a visualizao da folha de rosto. Uma capa tambm deve ser posta aps a ltima pgina do trabalho, com o mesmo escopo de proteo e manuseio; esta, todavia, deve ser de cor escura, de preferncia preta, e opaca. Informaes externas do autor, ttulo. Contm elementos essenciais ao trabalho: ttulo e subttulo da obra; autor; cidade e ano. Contm todas as informaes da folha de rosto juntamente com nome da instituio, tipo de trabalho acadmico, cdigo de catalogao, etc. Elemento eventual, uma lista das folhas e linhas, onde ocorreram erros seguidas das devidas correes Contm os elementos da folha de rosto; data de aprovao e nome dos membros da banca examinadora. Contm o oferecimento do trabalho a determinada pessoa ou pessoas, a critrio do autor.

Capa (obr.)

Lombada (op.) Folha de rosto (obr.)

Ficha Catalogrfica (verso da folha de rosto) Errata (op.)

Folha de Aprovao (obr.)

Dedicatria (op.)

37

Agradecimentos (op.) Epgrafe (op.) Resumo Nacional (obr.)

O autor faz agradecimentos a pessoas e/ou instituies; O autor inclui uma citao ou pensamento; a apresentao concisa do texto, destacando os aspectos de maior interesse e importncia;

Resumo Estrangeiro (obr.)

a verso do resumo em portugus para um idioma internacional (ingls Abstract, em francs Resume,...) Recomenda-se a elaborao de lista prpria para cada tipo de ilustrao (quadros, fotografias, grficos, etc.) Elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto. Consiste na relao alfabtica das abreviaturas e siglas

Lista de ilustraes (op.)

Lista de Tabelas (op.) Lista de abreviaturas e siglas (op.) utilizadas no texto. Lista de smbolos (op.)

Elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado. Inclui as sees e partes em que se divide o trabalho, facilita consulta ao documento.

Sumrio (obr.)

Fonte: Teixeira (2007) e Normalizao e Estrutura de Trabalhos Cientficos (2006: p.8)

Quadro n 02 - Elementos Textuais


Introduo ou Consideraes iniciais Parte inicial do texto, que apresenta os objetivos da obra, o mtodo de trabalho ou de pesquisa, etc. Recomenda-se uma breve descrio das partes de que se compor o desenvolvimento. Parte principal do texto, que contm a exposio ordenada do tema enfocado. O desenvolvimento do trabalho, divisvel em captulos, a parte principal da monografia. ali que o autor faz uma retrospectiva da situao problemtica, como ela vem sendo tratada pela comunidade cientfica (doutrina, jurisprudncia etc.), elabora sua crtica e apresenta suas teses, explicando, detalhadamente, suas concluses. No corpo do texto principal, podem ser inseridos elementos grficos, fotos, ilustraes etc., desde que sejam essenciais para a sua compreenso; caso contrrio, estes devem ser inseridos como anexos. Parte final do texto, contendo as consideraes finais de impresso do pesquisador. A concluso da monografia destinase memorizao e fixao das principais partes do trabalho ou articulao delas com o propsito inicial da pesquisa. usual que o autor faa uma sntese das concluses parciais a que chegou, podendo apresent-las por meio de tpicos concisos.

Desenvolvimento ( discusso da temtica em captulos e sees)

Concluso ou Consideraes Finais

Fonte: Teixeira (2007) e Normalizao e Estrutura de Trabalhos Cientficos (2006:p9)

38

Quadro n 03 - Elementos Ps-Textuais


Relao das pesquisas realizadas sobre o tema abordado em ordem alfabtica. Em caso de repetio de nomes de autores ou de monografias com edies diferentes, o texto repetido deve ser substitudo por um travesso de 5 espaos seguido de um ponto: Lista em ordem alfabtica de palavras pouco conhecidas com os seus devidos significados. Matria adicional, acrescentada no fim da monografia a ttulo de esclarecimento, que pode servir de apoio ao mesmo: questionrio de pesquisa, roteiro de entrevista etc... Material adicional no final do texto. Relao detalhada no final do trabalho incluindo as listas de autor, ttulo ou assunto. Normalmente os ndices somente so empregados em trabalhos de maior corpo, com mais de 50 laudas.

Referncias

Glossrio (op.)

Apndices (op.) Anexos (op.)

ndices (op.)

Fonte: Teixeira (2007) e Normalizao e Estrutura de Trabalhos Cientficos (2006, p.9)

3.2.9 - Citaes em Documentos a forma de fazer meno em um texto de uma informao colhida em outra fonte (livro, peridico, jornal, vdeo, etc.). Os dados da publicao citada devem identificar a obra de modo a facilitar sua localizao. As citaes podem aparecer no texto, ou em notas de rodap. As regras gerais de apresentao so: - Quando a citao for no corpo do texto, o sobrenome do autor, a instituio responsvel ou ttulo includo na sentena devem ser em letras maisculas e minsculas e, quando estiverem entre parnteses, as letras so maisculas; - Quando a citao for direta, preciso especificar, aps a autoria, o ano seguido de vrgula e a pgina da citao. Na citao indireta a indicao da pgina opcional; - As citaes diretas de at trs linhas devem vir entre aspas duplas no texto. As aspas simples indicam citao dentro de outra citao; - As citaes diretas, no texto, com mais de trs linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm de margem esquerda com letra menor que o texto e sem as aspas;

39

- Quando os dados obtidos forem por informao verbal (palestras, debates, entrevistas) preciso informar entre parnteses a expresso informao verbal, mencionando-se os dados disponveis em nota de rodap.

Citaes Diretas So transcries extradas do texto consultado, respeitando-se as caractersticas formais. Exemplos: Para Bogdan & Biklen (1994, p. 30), a investigao qualitativa a fonte direta de dados o ambiente natural, constituindo o investigador o instrumento principal. Bronislaw Malinowski foi o primeiro antroplogo cultural a passar longos perodos de tempo numa aldeia nativa observao direta (BOGDAN ; BIKLEN,1994, p.25)
As experincias educacionais de pessoas de todas as idades( bem como todo o tipo de materiais que contribuam para aumentar o nosso conhecimento relativo a essas experincias), tanto em contexto escolar como exteriores escola, podem construir objeto de estudo. A investigao qualitativa em educao assume muitas formas e conduzida em mltiplos contextos. (BOGDAN; BIKLEN,1994, p.16).

Citaes Indiretas Texto baseado na obra do autor consultado, reproduzindo-se idias e informaes do documento, sem, entretanto, transcrever as prprias palavras do autor. Exemplos: Para Vianna (1976, p. 27), a alocao de que a hegemonia nasce nas fbricas pode ser confrontada com o conceito de Marx de submisso real do trabalhador ao capital. Moreno (1997) nos mostra que a origem desses ncleos de interesse pode ser encontrada na cultura grega clssica. Citao de Citao Transcrio direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original, ou seja, retirada de fonte citada pelo autor da obra consultada. preciso indicar o autor da citao, seguido da data e pgina da obra original, a expresso latina apud, o nome do autor consultado, a data e pgina da obra onde consta a citao. Exemplo:

40

[...] Autonomia no apenas a liberdade de se fazer o que se quer, mas a responsabilidade em decidir sobre seu prprio comportamento, identificando e assumindo seus direitos e deveres, incorporando o relacionamento social como recproco. Os princpios e valores morais ganham assim importncia para o desenvolvimento da autonomia. (NOGUEIRA, 1998, p. 23 apud SOUTO, 2002, p. 13)

Segundo Gomide (apud COSTA, 2004, p. 16) no uma habilidade que todo mundo tem, preciso gostar de pesquisar e de ler, ser curioso e especulativo.

Citao Em Notas de Rodap Aparecem no p da pgina do prprio texto. As notas so numeradas seqencialmente em algarismos arbicos, sobrescrito (acima da linha). O tamanho da letra e a entrelinha so menores que o texto. Exemplos: No processo ensino-aprendizagem os professores devem estimular seus aprendizes a leitura. 3 _________________
3 Entrevista de Corra e Costa, transcrita do Jornal o Abelhudo, n. 277, p. 45.

[...] cada aprendiz possui sua forma de apreender particular. Assim a metodologia docente deve se adaptar a necessidade do mesmo ou da turma. (CORRA e MELO, 2006, p. 7).4 __________________
4 CORRA, J.C. e COSTA, M. M. Contornos da Didtica Critica. Belm: EMA / OPUC, 2006.

- Citao Enfatizando Trechos Para enfatizar trechos da citao, deve-se destac-los indicando esta alterao com a expresso grifo nosso entre parnteses aps a chamada da citao, ou grifo do autor, caso o destaque j faa parte da obra consultada. Exemplos: Nos dias atuais a internet uma aliada no processo de pesquisa escolar: o grande problema a superabundncia de informaes nela vinculada. (CORRA; SANTOS, 2005, p. 82, grifo nosso).
As bibliotecas como elementos do sistema educacional necessitam participar ativamente deste processo, buscando caminhos inovativos e criativos para apoiar a aprendizagem a distncia e principalmente oferecer aos estudantes que optarem por essa modalidade de ensino oportunidades iguais de acesso s fontes informacionais como oferecidos aos estudantes

41

do ensino presencial. (BLATTMANN 2001, apud SOUTO, 2002, p. 16, grifo do autor)

3.2.10 - Elaborao de Referncias a representao dos documentos efetivamente citados no trabalho. Fixa a ordem dos elementos das referncias e estabelece convenes para transcrio e apresentao da informao originada do documento e de outras fontes de informao.

1. Livro - um autor
LEO, Carneiro. Panorama Sociolgico do Brasil. Rio de Janeiro: INEP, 1958

- dois autores MARCONI, Marina de A. e LAKATOS, Eva M. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 6ed. So Paulo: Atlas, 2005. BOGDAN, Robert e BIKLEN, Sari. Investigao Qualitativa em Educao: uma introduo teoria e aos mtodos. (Trad.) Maria Joo Alvarez et al. Porto Portugal: Porto,1994. - mais de dois autores ANDERY, M. A. et al. Para compreender a cincia - uma perspectiva histrica. Rio de Janeiro: Espao e Tempo, 1988. RANGEL et al. Orientaes Para Produo do trabalho de Concluso de Curso. 2ed. Curitiba: IESDE, 2005. - coletnea de vrios autores COSTA, M. de M. (Org). Linguagem oral e escrita sob a perspectiva holstica: sala de aula em discusso. Belm: EMA, 2001. CORREA, Julio C. (Coord.). Caminhos e Descaminhos da Ao do Mestre aprendiz em sala de aula. Belm: EMA, 2001 2. Capitulo de Livro SAFFIOTI, Heleieth I. B. Estar ou Ser Socilogo In: BARREIRA, Csar (Org.). A Sociologia No Tempo: memria, imaginao e utopia.So Paulo: Cortez, 2003. p 146 - 170

42

3. Folheto FERREIRA, Mrio. Manual de Xadrez Para Iniciantes. Belm, Grfica Elite, 2004. 50f. 4. Folder UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR. Biblioteca Central: atividades. Belm, 2002.1 folder. 5. Catlogo MUSEU DA IMIGRAO (So Paulo, SP). Catalogo. So Paulo, 1997. 16p 6. Trabalhos Acadmicos COSTA, Carlos F.C. da S. A Construo do Conhecimento Construtivista Interdisciplinar na Educao Infantil. 1997. 70f. Trabalho de Concluso de Curso (Graduao em Pedagogia) Universidade da Amaznia, Belm, 1997. MACIEL, Carlos Alberto Batista. Rito, poder e socializao nos programas de atendimento aos meninos e meninas de rua. 2000. 112f. Dissertao (Mestrado em Antropologia Social) Departamento de Antropologia, Universidade Federal do Par, Belm, 2000. JUSTO G. Z. Biodisponibilidade e Atividade Antineoplstica de Novo Modificador da Resposta Biolgica, 1996. 218p. Tese ( Doutorado em Qumica Orgnica) Departamento de Qumica Orgnica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 7. Trabalhos Apresentados em Eventos - Considerados no todo CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 11., 2004, Fortaleza.

43

Anais... Fortaleza: CFESS, 2004. 368p. - Considerados em parte PETRELE JUNIOR, Miguel. Pesca na Amaznia. In: SEMINARIO INTERNACIONAL SOBRE O MEIO AMBIENTE, POBREZA E DESENVOLVIMENTO NA AMAZNIA, 5, 1993, Belm. Anais... Belm: Governo do Par, 1992. p. 72-78. 8. Publicao Peridica - Revista no todo CAMINHOS DA TERRA. So Paulo: Peixes, 2006. Mensal. ISSN 0104 1541. - Artigo de Revista Assinado GNTHER, Hartmut. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa

Quantitativa: Esta a Questo?. Psicologia: Teoria e Pesquisa. vol. 22, n. 2, p. 201-210. mai. / ago. 2006. GENTILI, P. A Indisciplina Como Aliada. Nova Escola, So Paulo, n.149,p16-19, jan./fev.,2002. No Assinado VICIO liberado. Veja, So Paulo, n.1710, p. 75-76, 25 jul.2001.

- Artigo de Jornal Assinado PALACIOS, Fernando. O Retrocesso Anunciado. O Liberal,Belm, 7 ago. 2003. Atualidades,p.4 ALMEIDA, Jaqueline. Violncia est diretamente ligada falta de perspectivas dos Jovens.O Liberal. Belm, 05 fev.007. Policia, p.6 OBS.: Segue as mesmas regras de citao livro no caso de mais de um autor. No Assinado

44

BIOSSEGURANA mudou aps Rio 92. Correio do Povo, Porto Alegre, 30 jan.2002. Geral, p6. 9. Documento Jurdico - Constituio BRASIL.Constituio da Republica Federativa do Brasil. Senado Federal. Braslia,1998. BRASIL. Lei 8.069/90. Estatuto da Criana e do Adolescente. Braslia, 1990. - Emenda Constitucional BRASIL. Constituio (1988). Emenda constitucional n 45, de 30 de dezembro de 2004. So Paulo: Saraiva, 2005. - Legislao BRASIL. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. LEX: coletnea de legislao e jurisprudncia, So Paulo, v. 60, p. 3719-3739, dez. 1996. - Medida Provisria BRASIL. Medida provisria n 1.569-9, Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Poder Executivo, Braslia, 14 dez. de 1997. Seo 1. p. 29514. 10. Documentos em Meios Eletrnicos CHAGAS, Anivaldo T. Questionrio na Pesquisa Cientifica. Disponvel em ;http://www.fecap.br/adm_online/art11/anival.htm.Acessado: 10/06/07. 11. Evento em Meio Eletrnico SOUSA, Thiago Lincka de. Biblioterapia: divulgando o profissional da informao. In:ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAO, GESTO E CINCIA DA INFORMAO, 28., 2005, Belm. Anais... Belm: [s.n], 2005. Disponvel em:<http://www2.ufpa.br/enebd/home.htm>.Acesso em: 20 fev. 2006. 12. Textos Recebidos Por E-Mail

45

CORRA,J. A Arte de Educar Crianas (mensagem pessoal). Mensagem recebida por < Correa-julio2004@ig.com.br> em 15jul.2007. 13. Internet pagina MEIO ambiente. Disponvel em: < http://www.meioambientehp.hpg.ig.com.br/>. Acesso em :24 fev.2005. 14. CD-Rom / DVD / Fita de Vdeo BALDASSARINE JUNIOR, Srgio. A arte na pr-histria e na antiguidade. So Paulo: SBJ Produes, 1997. v.1. (Educao Artstica Brasileira e Universal). 1 DVD. VIEIRA, Cssio Leite; LOPES, Marcelo. A queda do cometa. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n. 2, 1994. 1 CD-ROM. MARAVILHAS da natureza. Produo de Readrs Digest. (S.I.,1998?) videocassete (70min), VHS, son.,color. ( As Grandes Maravilhas do Mundo) 15. Filmes Filme Longa metragem A MMIA. Direo: Stephen Sommers. Produo: James Jacks e Sean Daniel. Interpretes: Brendan Frase; Rachel Weisz; John Hannah; Arnold Vosloo e outros. Roteiro: Lloyd Fonvielle, Kevin Jarre e Stephen Sommers. Los Angeles: universal, c1999. 1 bobina cinematogrfica (124 mim), son.,leg.,color.,35mm. Filme Longa metragem em DVD BLADE Runner. Direo: Ridley Scott. Produo; Miichael Delley. Itrpretes: Harrison Ford; Rutger Haver; Sean Young; Edward James Olmos e outros. Roteiro: Hampton Faacher e David Peoples. Msica: Vangelis. Los Angeles: Warner Brothers, c1991. 1 DVD (117 min), widescreem, color. Produzido por Warmer Vdeo Home. Baseado na Novela Do androids dream of eletric sheep ? de Philip K. Dick. 16. Entrevista SOBRENOME DO ENTREVISTADO, Nomes. Ttulo da entrevista. Meio de divulgao.Local, data. Nota de entrevista. 17. Dicionrio

46

CARVALHO, J. Mesquita. Dicionrio Nacional.5ed.So Paulo:Globo,1955. 18. Documentos Iconogrficos. - Fotografia em papel:

Prtico

da

Lngua

CARDOSO, C. Pedra de Itapuca, 1989. 3 fotografia, color. 18cm x 24cm - Fotografia publicada em jornal ( peridicos) GUERRA, C. Brincadeira Criminosa, Zero Hora, Porto Alegre, 7dez.2001. p80. 1 fotografia, color LOBATO, Paulo. O Aa. Nosso Par: sabores selvagens. Belm, v.7, p94, dez.2000. 1 foto, color. 12cm x 29cm. - Pintura a leo FAHRION, J. Nu com Curvas,1955. 1 original de arte, leo sobre tela, 77,6cm x 62,5cm. Acervo do museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 19. Documento sonoro e musical - Coleo de CD com vrios compositores e interpretes: BRAVO! Manaus: Som Livre, p2001. 3CD (s. durao total) - CD com um interprete e vrios compositores CHAVES, R. Ricardo Chaves ao Vivo. Direo artstica: Jorge Davison. Produo: Ricardo Chaves. Barueri: Globo BMG, p 1998. 1 CD (ca. 51min 3s) - LP (Long Play) com um interprete e vrios compositores KLEYTON E KLEDIR. Kleyton e Kledir. Direo artstica: Mazola. Produo: Kleyton, Kledir e Wellington Luiz. (So Paulo): Ariola, p 1983. 1 disco sonoro (39 min 6s), 33 1/3 rpm, estereo.,12 pol. - Somente faixa de LP e CD RETAMAZO, J.H; FERREIRA, E. Poncho Molhado. Interpretes: Os Serranos. In.: OS SERRANOS. Isto ... Direo e produo: Airton dos Anjos. Direo musical e arranjos: Os Serranos. So Paulo:

47

Chantecler, p 1988. 1 disco sonoro (s.durao total), 33 1/3 rpm, estreo., 12 pol. Lado B, faixa 2 (4min 39 s). ONASSIS, P; BARBOSA, S. Clareia. Interprete: Ricardo Chaves. In.: CHAVES, R. Ricardo Chaves ao Vivo. Barueri: Globo BMG, p.1998. 1CD. Faixa 12. - Partitura FOUR, Gabriel. Dolly: 06 original pieces. New York: International Music Company, (19 ___?). 1 partitura (41p.). Piano. VILLA-LOBOS, H. Coleo de Quartetos Modernos: cordas. Rio de Janeiro: (s.n.), 1916. 1 partitura (23 p.). Violoncelo.

Vale ressaltar, ao principiante na metodologia da pesquisa que h materiais impressos que no possuem local ou editora neste caso deve-se proceder da seguinte forma: - Quando a cidade no consta no documento e identificada em outra fonte, esta colocada entre colchetes, assim utiliza-se a expresso sine loco de forma abreviada [s. l.] - Quando no h editora utiliza-se a expresso sine nomine de forma abreviada entre colchetes [s. n.] Exemplo: CORRA, Jlio Csar da Silva. Introduo a Metodologia da Pesquisa. [s. l.]: Absoluto, 2007. COSTA, Marilia de Melo. Introduo a Metodologia da Pesquisa. Belm- Pa: [s. n.], 2007.

Assinalamos aqui as citaes (tipos) mais utilizadas em trabalhos acadmicos (monografia, dissertao, teses, publicaes em peridicos etc...), pois ainda h outras formas de citar mas agora cabe ao principiante na pesquisa buscar informaes que venham contribuir em sua busca do conhecer.

48

5- CONSIDERAES FINAIS
Todos os anos, centenas de alunos terminam o Ensino Mdio e passam a fazer parte dos quadros discentes das universidades, pblicas e particulares. Em quase cem por cento dos casos, esses alunos nunca ouviram falar em Metodologia do Trabalho Cientfico, esta mais uma lacuna do processo ensino-aprendizagem seja de escolas publicas ou particulares. A consequncia se d quando este se v diante de algo que nunca viu no decorrer de sua escolaridade, logo no consegue absorver o saber fazer pesquisa, ou seja, se sentir um pesquisador. Concomitante a isso, nos quadros das universidades j consta que alunos que no conhecem as minudncias, as regras, e o contentamento de se envolver em pesquisa. Nosso objetivo foi mostrar a esses alunos (graduandos ou psgraduandos), incipientes na arte do trabalho cientfico, os caminhos iniciais para o domnio dessa arte. A pesquisa cientfica, a produo e a reproduo de conhecimento, as regras para a publicao desse conhecimento visto e revisto, os passos para a realizao do saber fazer nos interessavam sobremaneira. E nossa contribuio para esses alunos esta: essa publicao. Como pesquisadores e professores e cidados, nos sentimos na obrigao de organizar, sistematizar e explicitar caminhos que levem ao surgimento de novos pesquisadores sejam esses jovens universitrios ou no. Queremos que este livro texto se torne um manual. No porque contm regras, mas porque contm elucidaes, pistas, conhecimento sobre conhecimento. Nossa inteno que isto se torne um tira duvidas, e que seja consultado sempre que necessrio. E que seja necessrio sempre. Temos aqui os passos bsicos para o pesquisador iniciante e metodologia que cabe a todos os pesquisadores, iniciantes ou no. Uma ltima considerao, realmente final: faam uso deste material. Que ele seja o andaime de suas pesquisas e os ajude a construir mais e mais conhecimento.

49

Referncias ANDERY, M. A. et al. Para compreender a cincia - uma perspectiva histrica. Rio de Janeiro: Espao e Tempo, 1988. BLALOCK, H. M. Introduo pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar, 1973. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigao Qualitativa em Educao: uma introduo teoria e aos mtodos.(Trad.) Maria Joo Alvarez et al. Porto Portugal: Porto,1994. BRANDO, C. R. Pesquisa participante. 2. ed. So Paulo: Brasiliense, 1982. BRUYNE, P. et al. Dinmica da pesquisa em cincias sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. BRESSAN, Flvio. O Estudo de Caso Tem Que Mostrar Suficientes Evidencias. Disponvel:http://www.fecap.br/adm_online/art11/flavio.htm.Acessado: 22/07/2007 CARVALHO, A. D. de. Epistemologia das cincias da educao. 2. ed. Porto: Afrontamento, 1988. CHAGAS, Anivaldo T. R. Questionrio na Pesquisa Cientifica. Disponvel: http://www.fecap.br/adm_online/art11/anival.htm. Acessado:10/06/07. CONDURU, Marise T. & MOREIRA, Maria da Conceio R. Produo Cientifica na Universidade: normas para apresentao. Belm. ADUEPA, 2005. COLEMAN, Vernon. O Seu Corpo Sabe. Disponvel: WWW.taps.org.br.Acessado: 05/07/2007. DEMO, Pedro. Pesquisa e construo do conhecimento: metodologia cientfica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994. ECO, U. Como se faz uma tese. So Paulo: Perspectiva S.A., 1983. FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 7. ed. So Paulo: Cortez, 2001. GAMBOA, Silvio A. Sanchez. A Dialtica na Pesquisa em educao. In.: FAZENDA, Ivani (Org,) Metodologia da Pesquisa Educacional. 5 ed. So Paulo: Cortez,1999. GNTHER, Hartmut. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta a Questo?. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Vol. 22 n. 2, p. 201-210, mai./ago. 2006. GODOY, Norton. Somos Todos Um S. Disponvel http.www.zaz.com.br/Isto/cincia/132038.nun.Acessado: 14/11/1998. em:

HORN, Geraldo Balduino & DIEZ, Carmem Lcia F. Metodologia da Pesquisa. Curitiba:IESDE,2005. pp 69 -71 KAPLAN, A. A conduta na pesquisa. So Paulo: Herder, 1969.

50

KERLINGER, F. N. Metodologia da pesquisa em cincias sociais. So Paulo: EPU, EDUSP, 1980. KCHE, J. C. Fundamentos de metodologia cientfica. 20. ed. Petrpolis: Vozes, 2002. LE VEN, Michel Marie et al.Histria oral de Vida: o instante da entrevista.In: SIMSON,Olga Rodrigues de Morais Von ( org.) Os Desafios Contemporneos da Histria Oral.So Paulo: UNICAMP,1997. LUNA, Sergio Vasconcelos. Planejamento de Pesquisa. So Paulo: EDUC, 1999. LUCKESI, C. et al. Fazer universidade: uma proposta metodolgica. So Paulo: Cortez, 1984. MAUAD, Ana Maria.Histria,Iconografia e Memria. In.: SIMSON,Olga Rodrigues de Morais Von ( org.) Os Desafios Contemporneos da Histria Oral.So Paulo: UNICAMP,1997. MARCONI, Marina de Andrade & LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 6ed. So Paulo: Atlas,2005. NORMALIZAO E ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADEMICOS. Belm Pa.:UNAMA, 2006. O QUE EPISTEMOLOGIA. Disponvel http://www.rsmar.hpg.ig.com.br/005/txt003.html.Acessado:2008/2003. em:

PESQUISA QUALITATIVA. http://www.pesquisaquantitativa.com.br/pesquisaquantitativa.htm. Acesso em : 15/04/2006 PESQUISAQUALITATIVA. Disponvel:http://www.ibope.com.br.Acesso:17/07/07. PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A Pesquisa e a Construo do Conhecimento Cientifico: do planejamento aos textos, da escola academia.So Paulo: Rspel, 2003. p 36-37 POPPER, K. A lgica da pesquisa cientfica. So Paulo: Cultrix, EDUSP, 1975. RANGEL, Natalia. Ensino Bsico Reprovado no Brasil - A Semana.Isto . n1965,ano 30, p.20-22, 27 de junho,2007. RANGEL et al. Orientaes Para Produo do trabalho de Concluso de Curso. 2ed. Curitiba: IESDE,2005. RUIZ, J. A. Metodologia Cientifica: guia para eficincia nos estudos. So Paulo:Atlas,1982. RUMMEL, F. J. Introduo aos procedimentos de pesquisa em educao. Porto Alegre: Globo, 1972. RICOEUR, P. Interpretao e ideologias. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. SALVADOR, A. D. Mtodos e tcnicas de pesquisa bibliogrfica - elaborao e relatrio de estudos cientficos. Porto Alegre: Sulina, l971.

51

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Cientifico. So Paulo: Cortez,1985 SCHRADER, A. Introduo pesquisa social emprica. Porto Alegre: Globo, 1974. SIEGEL, S. Estatstica no-paramtrica. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, Ltda, 1975. THOMPSON,Paul.A Voz do Passado: histria oral.Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1992 TONOZI REIS, Marilia F. de C. Metodologia da Pesquisa. Curitiba:IESDE, 2005. _____________. Metodologia da Pesquisa. Curitiba,IESDE,2006. TRIVIOS, Augusto N. S. Introduo Pesquisa em Cincias Sociais. So Paulo:Atlas, 1987. TRUJILLO, Alonso Ferrari. Kennedy,1974. Metodologia da Cincia. 2 ed.Rio de janeiro: Disponvel:

TEIXEIRA, Gilberto. O Que Pesquisa. www.serprofessoruniversitario.pro.br.Acessado:07/07/07.

52

Anexos Modelos de Trabalhos Cientficos


Fichamento Henrique. Administrao escolar: introduo crtica. 10ed. So Paulo: PARO, Vitor Cortez, 2001. O que venho procurando fazer abordar a administrao em seus elementos mais simples e abstratos, os quais tem validade para toda forma de organizao social. (p.31)

Fonte: AVIZ, Mrcia A. e CORRA, Jlio C. da S. Introduo a Metodologia da Pesquisa. Belm.SUPEX / UNAMA, 2003

Resumo PARO, Vitor Henrique. Administrao escolar: introduo crtica. 10.ed. So Paulo: Cortez, 2001. Aborda elementos abstratos e simples da administrao para que seja vlido em outras formas de organizao social.
Fonte: AVIZ, Mrcia A. e CORRA, Jlio C. da S. Introduo a Metodologia da Pesquisa. Belm.SUPEX / UNAMA, 2003

Resenha
Modelo n 01 PARO, Vitor Henrique. Administrao escolar: introduo crtica. 10ed. So Paulo: Cortez, 2001. O que venho procurando fazer abordar a administrao em seus elementos mais simples e abstratos, os quais tem validade para toda forma de organizao scia(p.31) A tomada de conscincia poltica reveste-se, assim, de importncia fundamental para a participao dos componentes da classe operria no processo de criao de um novo sistema hegemnico (p. 99)
Aps a seqncia dos pargrafos faz-se a anlise da obra. Fonte: AVIZ, Mrcia A. e CORRA, Jlio C. da S. Introduo a Metodologia da Pesquisa. Belm.SUPEX / UNAMA, 2003

53

Modelo n 02 PARO, Vitor Henrique. Administrao escolar: introduo crtica. 10.ed. So Paulo: Cortez, 2001. Segundo PARO (2001), o que venho procurando fazer abordar a administrao em seus elementos mais simples e abstratos, os quais tem validade para toda forma de organizao social, observa-se ento que o autor procura adequar a administrao aos vrios setores sociais (...)

54

PROJETO DE PESQUISA MODELO 1

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO DE ESPECIALIZAO EM PSICOPEDAGOGIA

ADRIANA DA CUNHA SIQUEIRA JULIO CSAR DA SILVA CORRA LUCILA SOARES GONALVES

Homossexualidade Masculina Frente ao Preconceito e Discriminao Promovendo a evaso no espao tempo escolar

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de especializao em Psicopedagogia, Universidade Castelo Branco parceria IESDE / ELITE. Orientado pela Tutoria.

Belm Par 2006.

55

1-Titulo:

Homossexualidade Masculina Frente ao Preconceito e Discriminao: promovendo a evaso no espao tempo escolar

2- Tema:

Discorreremos acerca da homossexualidade masculina no espao-tempo como sendo um dos motivos que levam um aluno a evadir da sala de aula no Ensino Mdio.

3- Problema:

Temos 21 anos de exerccio no magistrio do Ensino Fundamental e Mdio, e durante todo este tempo percebemos que os alunos que apresentavam ser homossexuais, ou ainda, que chegavam assumir perante os colegas de turma sua sexualidade, quase sempre no concluam seus estudos ou levavam o dobro do tempo necessrio para terminar, mas no apresentavam dificuldade de

aprendizagem. O fato que as brincadeiras e as cobranas por parte tanto do alunado como do corpo docente era grande, ou seja, discriminao e preconceito tomavam propores absurdas que ocasionava ao nosso ver a evaso do aluno, s retornando depois que X ou Y pessoa j no faziam parte do universo escolar. Neste sentido, a investigao pretende responder as seguintes indagaes: - Qual(s) o(s) efeito(s) que atos homofnicos aprendizagem? - Atos de preconceitos e discriminao estimulam a evaso escolar? - O que leva o jovem ter atos de discriminao e preconceito diante do ser homossexual( homofobia)? provocam processo ensino

4- Justificativa: As relaes de afetividade estabelecidas no espao tempo escolar promovem a estabilidade do processo ensino aprendizagem, e at certo ponto a

56

continuao do alunado no espao escolar, o que a experincia de anos nos d a perceber. No Ensino Mdio, o aluno encontra-se aproximadamente entre 14 a 16 anos de idade, perodo em que as relaes afetivas tomam novos significados. O ficar pratica do jovem desta idade, e conseqentemente a atividade sexual fica mais intensa e quase sempre perceptvel aos olhos dos colegas. Quando um aluno se faz perceber que se sente atrado por algum do mesmo sexo, no caso menino, as coisas complicam no universo social a discriminao e o preconceito tomam propores alarmantes, e produz feridas profundas naquele que assume sua homossexualidade, ou ainda, somente a suspeita faz com que o mesmo seja alvo de srias brincadeiras e chacotas bem desagradveis. O fato que com o passar do tempo o aluno vem a abandonar o espao escolar por no encontrar apoio nos atores que promovem a dinmica da escola (gestor escolar, servio tcnico e professor). A ausncia de apoio podemos atribuir ignorncia de dados cientficos acerca da homossexualidade, ao pr-conceito, ao preconceito dentre outros. Assim, acreditamos que o referido projeto poder subsidiar um novo olhar para o fato da homossexualidade na escola, dando todos o direito de fato de se incluir no universo social. 5- Objetivos: Geral - Promover uma analise critica da aceitabilidade ou no da homossexualidade masculina no espao tempo escolar do Ensino Mdio, e qual o reflexo da discriminao e preconceito na permanncia / concluso dos estudos.

Especficos

Conhecer as dificuldades de aceitao da homossexualidade masculina no espao tempo escolar do Ensino Mdio; Identificar atos de discriminao e preconceito de alunos, professores , tcnicos e gestor da escola com relao ao aluno homossexual; Reconhecer quais os motivos que levam o aluno homossexual a abandonar os estudos.

57

6- Suporte Terico: O homem vive dramas profundos de identidade, a mulher se depara com novas formas de se expressar no papel feminino e a sociedade se escandaliza e reage chocada ao descobrir o que classificado como perverso sexual. Todos esses so temas presentes na histria do cotidiano e, mesmo com a "liberao" da prtica sexual que encontra facilidades no mapeamento das cidades grandes, onde as pessoas sabem onde comprar drogas e onde encontrar garotos e garotas de programa para uma noite de prazer, h tabus que permanecem e que jogam os homens ao fundo do poo dos conflitos quando sexo entre iguais ainda permanece como uma prtica negativa. A homossexualidade, se que no existe em todas as sociedades humanas e animais, uma experincia muito recorrente. Mas, como todos os comportamentos humanos, normatizado pela sociedade e profundamente influenciado pela cultura. Por essa razo, manifesta-se de formas diferentes, vista de modo bastante diferente nas diversas sociedades estudadas, e varia de poca para poca. A comparao de diversos contextos scio-culturais mostra que, alm da freqncia da homossexualidade variar de sociedade para sociedade, em algumas pode ser mais encontrada no sexo masculino, em outras pode ser mais visvel entre pessoas do sexo feminino. Em algumas sociedades muito estigmatizada e o homossexual objeto de discriminaes, zombarias e de atrocidades, que podem levar sua morte, por suicdio ou por homicdio. Em outras sociedades, se no encorajada ou desejada, tende a ser olhada com certa naturalidade.

(FERRETTI,1998) A homossexualidade segundo Corra (2004), define-se pela atrao emocional, sexual e esttica por pessoas do mesmo sexo. O termo homossexual foi criado em 1869 pelo escritor e jornalista austro-hngaro Karoly Maria Kertbeny. Deriva do gr. homos, que significa "semelhante", "igual". Em 1870, um texto de Westphal intitulado "As Sensaes Sexuais Contrrias" definiu a homossexualidade em termos psiquitricos como um desvio sexual, uma inverso do masculino e do feminino, em suma, uma espcie de loucura. A partir de ento, no ramo da Sexologia, a homossexualidade foi descrita como uma das formas emblemticas da degenerao. Nos cdigos penais, surgiram leis que proibiam as relaes entre pessoas do mesmo sexo. Alguns historiadores da cincia afirmam que a

58

homossexualidade uma inveno recente, um termo que busca dar um nome pseudo-cientfico para uma forma de amor socialmente perseguida de forma sistemtica a partir de fins do sculo XIX. A partir dos movimentos de liberao homossexual e, sobretudo aps o incidente de Stonewall em Nova York, em junho de 1969, emergiu o termo gay como meio para apagar o teor psiquitrico por trs da palavra homossexual. Assim, gay um termo politizado e menos estigmatizador. Um homem homossexual costuma ser chamado de gay, enquanto uma mulher, chamada de lsbica. Embora algumas vezes gay seja usado como denominador comum entre homens e mulheres homossexuais e bissexuais, tal uso tm sido constantemente rejeitado por implicar na invisibilidade ante a lesbianidade e bissexualidade. Desde os Estudos de Kinsey, em 1949( apud CORRA,2004) que se popularizou a afirmao de que 10% da populao humana teria uma orientao homossexual. No entanto, outros estudos indicaram valores diferentes, tais como 4% e 14%. A principal razo para a dificuldade na obteno de um valor credvel est no facto de muitos homossexuais continuarem a esconder a sua orientao sexual por motivos diversos, alm de ser difcil classificar e quantificar de forma cientfica o grau de homossexualidade / heterossexualidade de algum. Mas, mesmo tendo todo um arcabouo de trabalhos acerca da temtica homossexualidade, ainda hoje jovens sofrem preconceitos e muitos abandonam o espao escolar, tornando-se vitima de toda uma ignorncia da tolerncia do permitir que o outro viva a sua sexualidade. 7- Metodologia: A temtica em questo nos imputa a necessidade de realizarmos uma pesquisa do tipo pesquisa-ao, onde esta produz conhecimento com os dados da investigao realizada ao mesmo tempo que viabiliza um novo olhar educativo acerca do objeto da pesquisa ( CORRA; AVIZ, 2003; TONOZI REIS, 2006) Teremos como lcus de investigao uma Escola de Ensino Mdio da Rede Pblica Estadual de Ensino, de porte mdio, sito no Centro Comercial de Belm, nos turnos manh, tarde e noite, pois estes turnos apresentam clientela diferenciadas. A coleta de dados envolver os seguintes atores: 1 gestor escolar; 1 supervisor escolar; 1 orientador educacional; professores das disciplinas: 3 Lngua Portuguesa, 2 Ensino das Artes, 2 Filosofia, 3 Sociologia, 1 Biologia, 1 Geografia e 3

59

Histria. 5 alunos da 1 srie, 5 alunos da 2 srie e 5 alunos da 3 srie ( perfazendo 15 por turno). Os professores e servio administrativo e tcnico da escola comum a todos os turnos. A investigao percorrer os seguintes passos metodolgicos: - levantamento bibliogrfico acerca do tema; - fichamento do material bibliogrfico; - Visita no lcus de pesquisa; - aplicao de questionrio ( alunos, professores e tcnicos); - Entrevista semi-estruturada; - tabulao dos dados de campo; - feitura do texto do TCC. 8- Cronograma de Atividades
levantamento bibliogrfico acerca do tema fichamento do material bibliogrfico visita no lcus de pesquisa aplicao de questionrio (alunos, professores e tcnicos) entrevista semi estruturada tabulao dos dados de campo redao do texto final do TCC.

perodo de agosto a maio

9- Referencias
CECCARELLI, Paulo Roberto.Sexo, Eterno Enigma. Revista http://www.oliberal.com.br/troppo/entrevista.html. Acessado: 10/10/06 Troppo. Disponvel:

CORRA, Jlio C. da S. e AVIZ, Mrcia A. Iniciao a Metodologia Cientifica. Belm. SUPEX/ UNAMA, 2003. FERRETTI, M. Homossexualidade um olhar antropolgico: Pesquisa em Foco: UFMA. v.6, n.8, jul./dez. 1998, p.121-127. MILLOT, Catherine. Felicidade e Tirania do Sexo. Folha de So Paulo. Caderno Mais, 10 jan, 1999. SALUALAGGIO, Vernica de F, Educao Sexual. Curitiba; IESDE, 2006. TOZONI-REIS, Marilia F. de C. Metodologia da Pesquisa. Curitiba: IESDE,2006.

You might also like