You are on page 1of 16

Revista Geogrfica de Amrica Central Nmero Especial EGAL, 2011- Costa Rica II Semestre 2011 pp.

1-16

GEOPROCESSAMENTO NO MAPEAMENTO DAS NOVAS PAISAGENS DO DISTRITO DA MOOCA NA CIDADE DE SO PAULO


Amanda Ramalho Vasques1 Magda Adelaide Lombardo2

Resumo A reconverso de reas tradicionalmente industriais desativadas em benefcio de novos usos tm se tornado uma prtica recorrente nas reas metropolitanas, podendo ser analisada pelo estudo das alteraes morfolgicas e funcionais das formas e estruturas intra-urbanas. Esta pesquisa prope o uso de tcnicas de geoprocessamento para a elaborao do mapeamento das demolies, verticalizaes e refuncionalizaes no distrito da Mooca, visando o diagnstico dos antigos espaos fabris em transio na metrpole paulista. Por meio do desenvolvimento de dois mtodos de anlise da informao geogrfica: a classificao digital automtica e a classificao digital analgica de sries temporais de e de imagens de satlite de alta resoluo espacial, objetiva-se compreender os processos modificadores da paisagem urbana e de revalorizao de reas fabris. A escolha do distrito da Mooca, na cidade de So Paulo, para esta anlise justifica-se pela sua funo industrial histrica, estruturada pelo eixo ferrovirio da Estrada de Ferro Santos-Jundia e pelas recentes mudanas no uso do solo industrial. A importncia de reconhecer estes espaos incide no futuro aproveitamento dos mesmos, bem como s avaliaes de renovao, de substituio das tipologias edificativas, alteraes de cunho demogrfico, e outras caractersticas imprescindveis compreenso do processo de refuncionalizao e revalorizao de antigas reas industriais.

Palavras chave: geoprocessamento; reas industriais desativadas; refuncionalizao

Ps-doutoranda Universidade Estadual Paulista / UNESP. Rio Claro/So Paulo/Brasil. E-mail: amanda.ikonos@gmail.com 2 Professora Titular/Orientadora Universidade Estadual Paulista / UNESP. Rio Claro/So Paulo/Brasil. Email: lombardo@rc.unesp.br Presentado en el XIII Encuentro de Gegrafos de Amrica Latina, 25 al 29 de Julio del 2011 Universidad de Costa Rica - Universidad Nacional, Costa Rica

Geoprocessamento no mapeamento das novas paisagens do distrito da mooca na cidade de So Paulo Amanda Ramalho Vasques, Magda Adelaide Lombardo.

----------------------

Introduo A refuncionalizao dos antigos imveis industriais tem um importante alcance histrico por caracterizar a fase de transio de uma sociedade industrial para a atual sociedade ps-industrial. Este processo, segundo Berger (2004, p.139), inicia-se na Europa, na primeira metade do sculo XIX, com a reconverso de uma mo-de-obra campesina e artesanal em trabalhadores fabris e mineiros. A partir da dcada 1950, e mais intensamente, na dcada de 1970, as grandes mudanas tecnolgicas na forma de produzir, no uso de novas fontes de energia, no uso da automatizao, da informtica, e das redes, levaram gradualmente muitas firmas falncia ou reestruturao. Pardo Abad (2004) analisando a transformao das paisagens urbanas, discute como as dinmicas econmicas e os perodos de crise favoreceram o desenvolvimento do fenmeno do esvaziamento industrial, que levou muitos bairros que dispunham de antigas instalaes fabris substituio das funes produtivas por uma presena massiva de funes residenciais. O uso residencial de antigas instalaes fabris, segundo Zukin (1989, p.1), comeou no incio da dcada de 70. Segundo a autora do livro Loft Lifving, era fashion viver em antigos espaos industriais reconvertidos. Este novo estilo de morar emergiu nos canais centrais de Amsterd, nas proximidades das docas londrinas e em antigos distritos novaiorquinos. No demorou muito para que cidades como Boston, Filadelfia, Portland, entre outras que ansiavam uma Manhattan em seus distritos industriais, adotassem a reconverso residencial de algumas de suas fbricas. A refuncionalizao concebida como a alterao da funo de uma determinada coisa/elemento, atribuindo-lhe um novo valor de uso, confrontando variveis novas e antigas atravs de acomodaes que produzem novos contextos (EVASO, 1999, p.34-35): Tais acomodaes requerem, s vezes, adequaes por parte do espao construdo: demolies (supresses), reformas (superposies) e acrscimos (acumulaes). A necessidade da refuncionalizao ocorre tambm com a fadiga do conjunto tcnico e com a decadncia das formas. Em contrapartida, se no h refuncionalizao, vigora a desvalorizao de reas produtivas, tambm responsvel por transferncias,
2
Revista Geogrfica de Amrica Central, Nmero Especial EGAL, Ao 2011 ISSN-2115-2563

Geoprocessamento no mapeamento das novas paisagens do distrito da mooca na cidade de So Paulo Amanda Ramalho Vasques, Magda Adelaide Lombardo.

----------------------

abandono e o encerramento de estabelecimentos, levando estes locais degradao fsica imposta pelo passar dos anos, transformando-os em brownfields3. A permanncia e/ou resistncia dos brownfields se d pelo comportamento especulativo de seus proprietrios. Estes ficam merc das flutuaes de mercado, esperando que novos investimentos valorizem estas reas a fim de que a venda ou a transformao fsica do local seja rentvel. O setor privado, por sua vez, se interessa pelas reas de brownfield quando estas so economicamente lucrativas, deixando aquelas reas menos privilegiadas ao contnuo abandono, o que coloca a questo da necessidade de interveno governamental e parcerias pblico-privadas para que seja possvel recuperar as reas menos favorecidas. Estas reas englobam locais que frequentemente sofrem de um estigma negativo, caracterizados por serem espaos inseguros, relacionados criminalidade, ilegalidade, falta de empregos e servios, marginalidade e aos atos de vandalismo. Alm disso, o fator ambiental agrava a situao das reas que sofreram com usos nocivos da terra, seja pelo depsito ilegal de lixo e resduos txicos, ou pela negligncia das responsabilidades na esfera da sade e segurana. Bowman e Pagano (2004, p.24), ao discutir a questo dos terrenos vagos, explicam que estes estoques de terra podem ser os ltimos recursos urbanos, e desta forma, o espao vazio pode representar a esperana, ou pode em outros casos simbolizar o desaparecimento, conforme o nvel de ateno que as esferas governamentais deem a estes locais. Existe uma necessidade de reintegrar estas reas ociosas e degradadas ao ciclo econmico, buscando um planejamento racional e sustentvel. A reciclagem de superfcies compreende no apenas o conjunto de atividades (preparao, saneamento, revitalizao, valorao e comercializao do local) que conduzem a reintegrao destes locais, como tambm a liberao de capital que havia sido imobilizado pela explorao do terreno.
3

Instalaes (edifcios/terrenos) industriais abandonadas, ociosas e subutilizadas cuja reutilizao dificultada devido a contaminao real ou percebida, mas que se apresentam com potencial para reuso. Apesar do enfoque no setor industrial, podem abarcar tambm reas comerciais e infra-estruturas de transporte (portos, ferrovias, aeroportos) desativados.

3
Revista Geogrfica de Amrica Central, Nmero Especial EGAL, Ao 2011 ISSN-2115-2563

Geoprocessamento no mapeamento das novas paisagens do distrito da mooca na cidade de So Paulo Amanda Ramalho Vasques, Magda Adelaide Lombardo.

----------------------

Esta pesquisa prope colaborar nestas questes desenvolvendo um estudo do processo histrico de formao e transformao urbana a partir do mapeamento e monitoramento dos espaos fabris construdos, alterados e vacantes do distrito da Mooca na cidade de So Paulo.

Mudanas na paisagem urbana do distrito da Mooca

Demolir, construir, preservar, reaproveitar, so palavras recorrentes para explicar as mudanas que as antigas reas industriais vm sofrendo. As manchetes4 avisam que galpes podem virar vilas, que haver menos indstrias e mais condomnios de luxo, que os arranha-cus esto invadindo a Mooca, valorizando o metro quadrado e encarecendo o bairro, e que o futuro de So Paulo caminha para a Zona Leste. Os galpes de antigas fbricas aparecem como locais a serem explorados para novas possibilidades. As torres residenciais que esto sendo lanadas e a atrao de populao para esta rea deve fazer com que novos empreendimentos

comerciais/servio instalem-se tambm. A recente verticalizao e a valorizao dos terrenos destacam a Mooca como local para novos investimentos, fazendo uma prospectiva que em poucos anos este bairro operrio tender a ser tornar residencial. Saem os galpes e em seu lugar erguem-se lanamentos imobilirios de alto padro. Neste sentido, Carlos (2003, p.78) explica que a transformao das atividades econmicas, na metrpole, apontam para a diminuio da importncia do setor industrial tanto na produo, quanto no emprego. Em bairros consolidados a produo do novo espao representa uma nova centralidade feita a partir da destruio de reas construdas, mudando seus usos e suas funes (CARLOS, 2003, p.81). Lencione (1991), Sampaio (2009), Diniz e Campolina Diniz (2004) entre outros autores discutem e apontam uma So Paulo em transio, onde o processo de desconcentrao produtiva e conseqente queda no emprego industrial levaram
3

Reportagens: A Mooca no mais a mesma, Revista poca, 19.08.2008 / Antigas fbricas vo virar prdios, Estado de So Paulo, 19.07.2009 / Moradias surgem no lugar de fbricas, Estado de So Paulo, 20.04.2007 / Mooca cresce e muda de vocao, Estado de So Paulo 07.09.2007 / Prefeitura aposta em operaes urbanas na orla ferroviria de SP, Estado de So Paulo, 11.01.2009 / Cidade caminha para a Zona Leste, Estado de So Paulo, 20.04.2007.

4
Revista Geogrfica de Amrica Central, Nmero Especial EGAL, Ao 2011 ISSN-2115-2563

Geoprocessamento no mapeamento das novas paisagens do distrito da mooca na cidade de So Paulo Amanda Ramalho Vasques, Magda Adelaide Lombardo.

----------------------

reestruturao, re-espacializao e novas funes, que reforaram seu papel como centro financeiro e de negcios, concentrando na metrpole uma parcela significativa dos servios especializados e a sede das principais empresas nacionais e multinacionais situadas no pas. A subprefeitura da Mooca (que engloba o Brs, Pari, Mooca, Belm, gua Rasa e Tatuap) confirma no seu website5 que dezenas de empreendimentos no param de crescer, uma vez que as incorporadoras vm investindo em torres residenciais para a classe mdia e mdia alta, bem como em supermercados, academias, comrcio de rua, shopping etc. Ela estima que nos prximos trs anos 12.000 novos moradores cheguem ao bairro da Mooca. Figura 1: Localizao do Bairro da Mooca So Paulo/Brasil

Brasil

Regio Metropolitana de So Paulo

So Paulo / Mooca

Elaborao da autora

A tabela 1 confirma estas transformaes, com destaque para a Mooca, em comparao aos bairros vizinhos do Brs e Belm:

Disponvel em: <http://portal.prefeitura.sp.gov.br/subprefeituras/spmo>. Acesso em 2009.

5
Revista Geogrfica de Amrica Central, Nmero Especial EGAL, Ao 2011 ISSN-2115-2563

Geoprocessamento no mapeamento das novas paisagens do distrito da mooca na cidade de So Paulo Amanda Ramalho Vasques, Magda Adelaide Lombardo.

----------------------

Tabela 1: Unidades Lanadas em Edificaes Verticais (Residenciais) 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 Total 2004 Brs 0 112 954 180 668 602 68 219 324 620 128 1.360 436 4.423 376 1999-

Mooca 108 Belm 0

Fonte: EMBRAESP/Observatrio do Uso do Solo e da Gesto Fundiria do Centro de So Paulo (2006)

Muitos destes novos lanamentos residenciais vo ocupar o espao do que j foi uma indstria, anos atrs. Souza (1994, p. 173) explica que no h como negar que a geografia da verticalizao corresponde a uma geografia da valorizao, nitidamente acoplada, no seu processo de expanso, s disponibilidades de infraestrutura, em decorrncia das quais os pobres vo sendo permanentemente rechaados. Ainda segundo a autora, mltiplas alianas entre os donos da terra e os incorporadores so intermediadas pelo Estado que no s libera o solo para a verticalizao (lei de zoneamento e uso do solo) como promove a sua valorizao atravs da implementao das polticas pblicas (SOUZA, 1994, p. 196). Em muitos casos neste tipo de processo, o grau de abertura para a participao popular restringido, contudo, todos os contribuintes pagam a conta das inverses em infra-estruturas, e estas, no atendero s necessidades da maioria. Para Benito del Pozo e Gonzlez (2008, p. 25), muitas vezes se perde a oportunidade de uma reconverso funcional mais prxima dos valores da herana edificada em favor de transformar o solo em mercadoria, que oferece rpidos e substanciosos ganhos. Existe a necessidade de conhecer melhor a dinmica atual dos antigos espaos fabris, visando intervenes que revertam o estado de abandono, degradao e contaminao que muitas vezes est atrelado a estes locais. A importncia de reconhecer estes espaos incide no futuro aproveitamento dos mesmos, enquanto estoque de terra que servir como base para o planejamento objetivando restituir qualidade socioeconmica e ambiental destes locais.
6
Revista Geogrfica de Amrica Central, Nmero Especial EGAL, Ao 2011 ISSN-2115-2563

Geoprocessamento no mapeamento das novas paisagens do distrito da mooca na cidade de So Paulo Amanda Ramalho Vasques, Magda Adelaide Lombardo.

----------------------

O uso do geoprocessamento na anlise da transformao de reas urbanas

Dando continuidade a estudos anteriores (VASQUES, 2005) onde analisamos as transformaes sofridas pelos bairros da Mooca, Brs e Belm em So Paulo no que diz respeito refuncionalizao de marcos industriais nestes bairros; e baseando-se em estudos mais recentes (VASQUES, 2009), verificamos que o bairro da Mooca se destaca no processo de refuncionalizao de suas reas industriais devido recente demolio de indstrias para novos usos no-fabris. Assim, existe a necessidade de um mapeamento detalhado deste processo que vem alterando usos e funes. As geotecnologias, como por exemplo, os Sistemas de Informao Geografica (SIG), neste sentido, permitem o trabalho com dados espacialmente referenciados (objetos, fenmenos, caractersticas) e atributos associados, mediante o armazenamento, manipulao, atualizao, espacializao e visualizao de informaes (BERRY, 1999; OLOONEY, 2000). As funes de localizao e distribuio espacial so bsicas para a cartografia de um SIG. No caso da anlise de transformao de reas industriais, a realizao de mapeamentos temticos pode ser extremamente til, no apenas para identificar a ocorrncia e a extenso das mudanas de uso do solo, como tambm verificar a relao existente entre as demolies, verticalizaes, refuncionalizaes, valorizaes imobilirias e outros dados: ambientais, indicadores scio- econmicos e a presena de brownfields. Estas aes so possveis com a integrao de dados nos formatos vetorial ou raster, em camadas (layers), formando um conjunto de mapas da mesma poro do territrio, facilitando a anlise integrada da rea selecionada. As possibilidades de anlise da informao geogrfica, usando

geoprocessamento para classificao digital automtica e analgica, bem como o estudo das dinmicas, o inventrio, monitoramento e a atualizao de dados, auxiliam na realizao de diagnsticos e tendncias, visando o planejamento. A realizao de inventrios usada para a caracterizao de feies, passveis de serem classificadas, seja para eleger zonas problemticas que requerem interveno; ou ainda visando catalogao, separando locais histricos e de interesse cultural para a preservao da memria fabril.
7
Revista Geogrfica de Amrica Central, Nmero Especial EGAL, Ao 2011 ISSN-2115-2563

Geoprocessamento no mapeamento das novas paisagens do distrito da mooca na cidade de So Paulo Amanda Ramalho Vasques, Magda Adelaide Lombardo.

----------------------

No caso da reconverso industrial, a deteco de mudana pode ser realizada a partir da anlise de dados integrados em um ambiente SIG: documentos histricos, fotografias areas, mapas e dados dos trabalhos de campo. De posse de um conjunto de dados em sries temporais possvel reconstruir a histria e analisar a dinmica dos sucessivos usos do solo. O monitoramento de processos evolutivos apresenta metodologia semelhante anlise das dinmicas, ou seja, baseada na utilizao de SIG para integrar sries, tornando possvel a observao da mesma rea em momentos distintos e o registro das alteraes ocorridas. A atualizao dos dados pode ser feita com trabalhos de campo e imagens recentes (imagens de satlite de alta resoluo espacial ou ortofotos). A anlise da refuncionalizao pode ser prevista, seja na antecipao de provveis impactos, como no auxlio ao planejamento mais adequado para cada rea especfica. Em todos os casos necessria a interpretao visual das imagens,

baseando-se nos elementos tom/cor, tamanho, forma, sombra, localizao geogrfica, textura, associao, padro, de e na convergncia de evidncias (CHUVIECO, 2002; FLORENZANO, 2002; JENSEN, 2009). As recentes imagens de satlite de alta resoluo espacial trouxeram um ganho expressivo de informaes, permitindo a visualizao de transformaes fsicas, claramente identificveis (demolies, reconstrues, verticalizaes so visveis nas imagens). O uso do geoprocessamento nestas aes e na elaborao de mapas temticos para sintetizar as transformaes ocorridas dentro do perodo estudado para o distrito da Mooca extremamente til para verificar a substituio de usos industriais por outros no industriais, bem como analisar os padres de abandono (brownfields) ou ainda, a manuteno da funo fabril.

Procedimentos Metodolgicos

Foram selecionados como materiais para o desenvolvimento da pesquisa: mapa base da dcada de 1970 com industrias ativas na cidade de So Paulo, fotografias areas das dcadas de 1980 e 1990, imagens de satlites de alta resoluo (como Ikonos e
8
Revista Geogrfica de Amrica Central, Nmero Especial EGAL, Ao 2011 ISSN-2115-2563

Geoprocessamento no mapeamento das novas paisagens do distrito da mooca na cidade de So Paulo Amanda Ramalho Vasques, Magda Adelaide Lombardo.

----------------------

Quickbird) obtidas entre 2000 e 2010; o software de geoprocessamento: ArcGIS; registros fotogrficos obtidos em trabalhos de campo; e demais dados colaterais (histricos, ambientais, demogrficos e scio-econmicos). Definidos os materiais e mtodos a serem empregados, os produtos de sensoriamento remoto e os dados do mapeamento foram convertidos em formato digital, organizados e integrados no ArcGIS criando um banco de dados. A elaborao de mapas temticos facilitou as comparaes e o monitoramento da evoluo dos processos de uso desuso reuso de reas industriais. O registro de informaes recentes referentes ao processo de refuncionalizao foi realizado a partir de trabalhos de campo, visando da visita a vrios pontos do permetro da Mooca, para a verificao e atualizao dos dados, com o registro fotogrfico que comprove a alterao ou manuteno do uso anteriormente identificado nas fotografias areas e imagens de satlite.

Figura 2: Exemplo de Integrao de Camadas no ArcMap (ArcGIS)

Rios

Ferrovia

Bairros

Logradouros

9
Revista Geogrfica de Amrica Central, Nmero Especial EGAL, Ao 2011 ISSN-2115-2563

Geoprocessamento no mapeamento das novas paisagens do distrito da mooca na cidade de So Paulo Amanda Ramalho Vasques, Magda Adelaide Lombardo.

----------------------

Mapa base

Foto Area

Ikonos

Quickbird

Elaborao da autora (Vasques, 2009)

No exemplo a seguir, possvel notar a transformao sofrida por uma antiga rea fabril da Mooca. A figura 3 mostra o mapeamento de trs indstrias ativas na dcada de 1970 na Mooca. Conforme visualizamos nas fotos areas das dcadas de 1980 e 1990 as fbricas continuavam ativas, contudo, na ltima dcada as mudanas foram constantes. A imagem Ikonos de 2002 e Quickbird de 2005 indica a demolio sofrida pela fbrica Matarazzo (n 1) para um futuro lanamento imobilirio. O mesmo processo aconteceu com a Metalrgica Paulista (n 2) no perodo entre 2005 (QuickBird) e 2009 (GeoEye). Atravs de trabalhos de campos em 2007 foi verificado que neste ano a construo de torres residenciais j havia avanado, e em trabalhos de campo posteriores (em 2011), o conjunto residencial j estava entregue e com moradores. A construo de torres residenciais neste permetro do bairro da Mooca reafirma o processo de refuncionalizao: a Setin construiu o La Dolce Vita Nuova Mooca na
10
Revista Geogrfica de Amrica Central, Nmero Especial EGAL, Ao 2011 ISSN-2115-2563

Geoprocessamento no mapeamento das novas paisagens do distrito da mooca na cidade de So Paulo Amanda Ramalho Vasques, Magda Adelaide Lombardo.

----------------------

esquina das ruas Cassandoca, Marcial / Catarina Braida onde funcionava uma das indstrias Matarazzo e a Cyrela lanou no terreno vizinho um dos maiores projetos da cidade de So Paulo, o Central Park, na antiga Metalrgica Paulista (nas ruas Sapucaia/ Arinaia/ Cassandoca). A Tecnogeral (n 3) tambm foi demolida (Geoeye 2009) para um futuro lanamento imobilirio. Figura 3: Anlise da transformao de antigas reas industriais na Mooca SP

n2 n3

n1

Mapa Base (1971 Indstrias ativas em So Paulo Bairro Mooca)

Foto Area 1986

Foto Area 1994

11
Revista Geogrfica de Amrica Central, Nmero Especial EGAL, Ao 2011 ISSN-2115-2563

Geoprocessamento no mapeamento das novas paisagens do distrito da mooca na cidade de So Paulo Amanda Ramalho Vasques, Magda Adelaide Lombardo.

----------------------

Ikonos 2002

QuickBird 2005

1)La Dolce Vita Nuova Mooca (Antiga Matarazzo) 2)Central Park (Antiga Metalrgia Paulista) 3)Futuro Lanamento LEssence Mooca (Antiga Tecnogeral)

GeoEye 2009

Foto 1

Foto 2

Foto 3

12
Revista Geogrfica de Amrica Central, Nmero Especial EGAL, Ao 2011 ISSN-2115-2563

Geoprocessamento no mapeamento das novas paisagens do distrito da mooca na cidade de So Paulo Amanda Ramalho Vasques, Magda Adelaide Lombardo.

----------------------

Foto 4
Fotos da autora (Vasques, 2007, 2011)

Foto 5

Foto 6

As fotos 1, 2 e 3 de 2007 mostram, em sequencia, o Terreno da antiga Matarazzo, a construo dos edifcios do Central Park no terreno da antiga metalrgica e a Tecnogeral funcionando. As fotos 4, 5 e 6 de 2011 mostram, em sequencia, as torres residenciais prontas do Central Park e do La Dolce Vita Nuova Mooca e o lanamento do residencial LEssence Mooca, no terreno da Tecnogeral demolida.

Concluso

As atuais paisagens resultam de um acmulo gradual de perodos anteriores, e esto em constante mutao na relao espao-tempo. A interveno humana na

alterao das paisagens pode ser retratada na ao que os indivduos realizam para atender suas demandas, construindo por meio de processos, estruturas e formas que possibilitem a sua sobrevivncia e reproduo. Este movimento cria incessantemente estruturas e formas com um ciclo finito, no mbito de terem uma funo produtiva. Assim, o estudo das transformaes sofridas pelas antigas reas industriais da Mooca, proposto nesta pesquisa, pode ser entendido dentro do processo histrico, onde as formas criadas pertencentes s estruturas cumpriram sua funo por um determinado perodo de tempo. A sucesso de perodos tcnicos fez com que fossem impostas mudanas estruturais, que desqualificassem as formas, seja pela obsolescncia ou pelo desgaste das mesmas, o que as tornaram incapazes para cumprir a funo para a qual foram inicialmente projetadas.
13
Revista Geogrfica de Amrica Central, Nmero Especial EGAL, Ao 2011 ISSN-2115-2563

Geoprocessamento no mapeamento das novas paisagens do distrito da mooca na cidade de So Paulo Amanda Ramalho Vasques, Magda Adelaide Lombardo.

----------------------

No contexto dos brownfields, isto verificado no processo de valorizao (quando as formas cumprem suas funes, fixam e produzem valor no local onde esto inseridas), desvalorizao (quando as formas se tornam obsoletas ou os recursos naturais se tornam finitos e j no h funo a cumprir, nem valor a gerar) e a revalorizao (quando as formas so refuncionalizadas a fim de retornarem ao ciclo da produo). A anlise destes processos: valorizao, desvalorizao e revalorizao est associada ao movimento das formas: uso, desuso e reuso. A identificao destas transformaes usando produtos do sensoriamento remoto pode ser realizada com a tomada de imagens da mesma rea em momentos distintos. Assim, a deteco da mudana usa o procedimento da anlise das diferenas, que envolve o registro espacial de dados (multi)temporais de uma mesma rea. Assim, o mapeamento destes processos colabora para um conhecimento mais detalhado das novas das paisagens da Mooca, mediante a caracterizao e espacializao das transformaes. Devido natureza dinmica das transformaes espaciais, o registro destes locais se torna fundamental para apontar as reas industriais que mantiveram uso fabril; as reas que perderam sua funo fabril e esto espera de um destino mais adequado que o abandono; e aquelas que sofreram mudana do uso nos ltimos anos. Os produtos da pesquisa podero subsidiar propostas, na medida em que objetivam traar um panorama geral da rea, apontar questes, propor novos caminhos e nortear futuras e mais adequadas intervenes.

Referencias Bibliogrficas

BENITO DEL POZO, P.; GONZLEZ, A. L. Patrimonio industrial y nuevas perspectivas funcionales para las ciudades en reestructuracin. Estudios Geogrficos, Madrid, v. LXIX, n. 264, p. 23-50, 2008. BERGER, F. Rgions, tats et Communaut europenne face aux crises industrielles: exemple compar franais et allemand dans le secteur sidrurgique. Vingtime Sicle. Revue dhistoire, 84, octobre-dcembre, p. 139-150, 2004.
14
Revista Geogrfica de Amrica Central, Nmero Especial EGAL, Ao 2011 ISSN-2115-2563

Geoprocessamento no mapeamento das novas paisagens do distrito da mooca na cidade de So Paulo Amanda Ramalho Vasques, Magda Adelaide Lombardo.

----------------------

BERRY, J. K. GIS Technology in Environmental Management: A Brief History, Trends and Probable Future. In: SODEN, D.L.; STEEL, B.S. (Ed). Handbook of Global Environmental Policy and Administration. New York: Marcel Dekker, 1999, p. 49-80. BOWMAN, A.O.; PAGANO, M.A. Terra Incognita: Vacant Land and Urban Strategies. Washington: Georgetown University Press, 2004. CARLOS, A.F.A. So Paulo: Dinmica urbana e metropolizao. Revista Territrio. Rio de Janeiro, Ano VII, n. 11, 12 e 13 - set./out., 2003, p. 77-90. CHUVIECO, E. Teledeteccin Ambiental La observacin de la Tierra desde el Espacio. Barcelona: Ariel, 2002. DINIZ, C. C., CAMPOLINA DINIZ, B. P. A Regio Metropolitana de So Paulo: reestruturao, re-espacializao e novas funes. In: COMIN, A. (ed.) Caminhos para o centro. So Paulo: CEM/CEBRA/ EMURB, pp. 61-84, 2004. EVASO, A. S. A Refuncionalizao do Espao. Revista Experimental. So Paulo, ano 3, n. 6, p. 33-54, Maro de 1999. FLORENZANO, T. G. Imagens de Satlite para Estudos Ambientais. So Paulo: Oficina de Textos, 2002. JENSEN, J.R. Sensoriamento Remoto do Ambiente: Uma Perspectiva em Recursos Terrestres. So Jos dos Campos: Parntese Editora, 2009. LENCIONI, S. Reestruturao UrbanoIndustrial: Centralizao do Capital e Desconcentrao da Metrpole de So Paulo. Tese (Doutorado em Geografia) Faculdade de Filosofia Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo, 1991. OLOONEY, J. Beyond Maps GIS and Decision in Local Government. Redlands: Environmental Systems Research Institute, Inc. (ESRI Press), 2000. PARDO ABAD, C. J. Vaciado industrial y nuevo paisaje urbano en Madrid. Antiguas fbricas y renovacin de la ciudad. Madrid: Ediciones La Librera, 2004. SAMPAIO, S.S. Indstria e Territrio em So Paulo: A Estruturao do Multicomplexo Territorial Industrial Paulista (1950-2005). Campinas: Alnea, 2009. SOUZA, M. A. A identidade da Metrpole. So Paulo: Hucitec/EDUSP, 1994.

15
Revista Geogrfica de Amrica Central, Nmero Especial EGAL, Ao 2011 ISSN-2115-2563

Geoprocessamento no mapeamento das novas paisagens do distrito da mooca na cidade de So Paulo Amanda Ramalho Vasques, Magda Adelaide Lombardo.

----------------------

VASQUES, A. R. Refuncionalizao de Brownfields: Estudo de caso na Zona Leste de So Paulo. Dissertao (Mestrado em Geografia) Instituto de Geocincias e Cincias Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2005. VASQUES, A. R. Geotecnologias nos Estudos sobre Brownfields: Identificao de Brownfields em Imagens de Alta Resoluo Espacial e Anlise da Dinmica da Refuncionalizao de Antigas reas Fabris em So Paulo. Tese (Doutorado em Geografia Fsica) Faculdade de Filosofia Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2009 (no prelo). ZUKIN, S. Loft Living: Culture and Capital in Urban Change. New Brunswick: Rutgers University Press, 1989.

16
Revista Geogrfica de Amrica Central, Nmero Especial EGAL, Ao 2011 ISSN-2115-2563

You might also like