You are on page 1of 3

IMPORTNCIA DA GLUTAMINA NO DESMAME DE LEITES

Os aminocidos essenciais, aqueles que os sunos no sintetizam (lisina e treonina) ou cuja capacidade de sntese limitada (metionina, triptofano, valina, isoleucina, leucina, histina, fenilalanina e arginina) tm que ser fornecidos pela alimentao, seja ligados protena das matrias-primas utilizadas na produo de rao ou na forma livre como aminocidos industriais, e tm sido o tema da maioria dos trabalhos de nutrio de sunos. Contudo, os aminocidos no essenciais tambm so importantes e devem ser estudados por serem precursores dos aminocidos essenciais alm de distintas outras funes biolgicas. A Glutamina em particular, desempenha mais de 60 funes biolgicas distintas descritas na literatura, entre elas a preveno da atrofia de vilosidades intestinais, comum durante o desmame de leites. O desmame de leites, por sua vez, um dos principais responsveis por perdas econmicas observadas em criaes comerciais de sunos, visto que, ao alterar a fisiologia gastrintestinal por mudana da alimentao e no aporte de glutamina, diminui-se a capacidade digestiva e absortiva de nutrientes, comprometendo assim o desempenho subseqente. A suplementao de Glutamina no perodo ps desmame reduz as perdas e permite desempenho adequado por atender a essa demanda nutricional. Contudo, novos estudos so necessrios para se determinar a exigncia condicional deste aminocido. A glutamina, tradicionalmente classificada como aminocido no essencial, atualmente tem sido tema de diversos estudos em humanos e animais por sua participao em funes metablicas relevantes como transporte e doao de nitrognio, controle do equilbrio cido-bsico e integridade tecidual, por exemplo. No trato gastrintestinal, em especial, a Glutamina tem um efeito sinrgico com o cido Glutmico, os quais desempenham funes primordiais para a manuteno da estrutura funcional (Figura 1). Entre as funes da Glutamina e do cido Glutmico, destacam-se:

GLUTAMINA Precursor de Nucleotdeos, fundamentais para sntese de DNA/RNA (purina e pirimidina) e multiplicao celular; Precursor de Poliaminas que participam da proliferao celular e reparo das clulas intestinais (putrescina, espermidina e espermina); Precursor da sntese de mucina, por intermdio da N-acetilglucosamina e N -acetilgalactosamina. A mucina a primeira barreira de proteo intestinal contra agresses intestinais. Estimula a ao do m-TOR, substncia que estimula a sntese protica e a multiplicao celular.

CIDO GLUTMICO Fonte de energia para a renovao (turnover) da mucosa, por intermdio do ATP produzido a partir do ciclo de Krebs; Fonte de nitrognio para sntese de aminocidos e outros compostos nitrogenados; Precursor da glutationa, antioxidante intracelular, que auxilia na manuteno da integridade intestinal.

Figura 1.

Metabolismo da Glutamina e do cido Glutmico no intestino delgado de leites

Purinas

Pirimidinas Alanina Arginina xido ntrico Arginina


OD

Nucleotdeos (+)

Protena HSP ? apoptose


1 2

Citrulina Ornitina

Poliaminas

Glutamina
(+) mTOR Sntese de protena

cido Glutmico
Energia
(ATP)

Glutationa
Funo anti-oxidante

F-6-P GlcN-6-P
Aminoacares

CO2

1. Glutaminase; 2. Glutamina fructose-6-P transaminase; mTOR: meta de rapamicina em mamferos (uma quinase de protena); OD: ornitina descarboxilase; Protena HSP: protena de choque de calor.

O desmame de leites agride a mucosa direta e indiretamente; de forma direta, com a mudana da alimentao lquida (leite) para slida (rao), granulometria da rao, introduo de matrias-primas de origem vegetal, e indiretamente pela liberao de hormnios relacionados ao estresse (cortisol), pela mudana no ambiente sanitrio, trmico e social (mistura de leitegadas), o que resulta em reduo de consumo e aumento do catabolismo e da demanda por Glutamina. O leite da porca, que apresenta aumento da concentrao de Glutamina livre principalmente a partir da segunda semana de lactao (Figura 2), substitudo pela rao slida o que provoca uma deficincia de Glutamina, visto que no h Glutamina livre e no se conhece a composio em Glutamina na protena dos alimentos ou como utilizada no metabolismo intestinal.

Figura 2. Concentrao de Glutamina e cido Glutmico livres no leite da porca de acordo com os
dias de lactao

Estudos indicam que a suplementao de Glutamina pode aumentar o ganho de peso de leites sada de creche em aproximadamente 1 kg como conseqncia da preveno da atrofia das vilosidades intestinais o que reflete em melhoria da converso alimentar. A diminuio da ocorrncia de diarria tambm observada com a suplementao de Glutamina, pois a melhor digesto e absoro de nutrientes reduz o substrato para proliferao de microrganismos indesejveis (patognicos). A melhoria de desempenho na fase de creche tem como conseqncia melhor desempenho nas fases subseqentes de recria e terminao, o que resulta em sunos mais pesados ou abatidos mais precocemente ao termino do ciclo de criao.

Departamento Tcnico Ajinomoto Biolatina E-mail: biolatina@bil.ajinomoto.com

You might also like