You are on page 1of 2

Funes Psicolgicas em Jung

Os Tipos Psicolgicos serviram de base para que Jung ampliasse suas pesquisas sobre a psique das pessoas. Partindo deles desenvolveu um estudo que distingue quatro funes fundamentais presentes nas pessoas, no importando se so introvertidas ou extrovertidas. A a Introverso ou Extroverso entram para dar um certo colorido s formas de se relacionar com o mundo, percebendo-o ou julgando-o. Sensao e Intuio so funes perceptivas, com caractersticas muito prprias distinguem a forma com que o indivduo percebe as informaes que lhes chegam ao se relacionar com o mundo circundante. J Pensamento e Sentimento, como fazem a anlise e constroem opinies contextuais sobre elas. Percebendo o Mundo Sensao As pessoas que tem na sensao sua forma principal de colher as informaes respondem a elas com rapidez, o que as leva a uma adaptao s emergncias cotidianas com certo grau de facilidade. So habilidosas ao executar trabalhos que requeiram-lhes o uso de instrumentais, aparelhos, veculos e outros utenslios. Intuio O indivduo intuitivo recebe e processa a informao tendo como base experincias j vivenciadas ou visando seus objetivos futuros, sempre dentro de um processo inconsciente. Suas percepes ganham sentido com tanta rapidez que chegam a confundir s suas interpretaes conscientes as informaes brutas recebidas. Elaborando Julgamentos Pensamento Impessoais. Lgicos. Objetivos. Esses so os critrios de julgamento para quem tem como funo predominante o Pensamento. Conhecidos por Reflexivos so grandes planejadores, embora um tanto proselitistas, pois se agarram firmemente s prprias teorias e planos, sendo difceis em mudar de opinio. Sentimento Estes trabalham sob outros critrios de julgamento. Bom, mau, certo ou errado, critrios particulares utilizados para analisar as informaes recebidas. So baseados em questes abstratas de valores e consistncia. Preferem emoes fortes e intensas, meso que no sejam positivas, em

detrimento de um viver comodista. Provocao Que tal partirmos agora, nos comentrios para uma discusso buscando a contextualizao do pensamento de Jung em nossa prtica docente.

Um dos maiores pesquisadores da personalidade humana foi o psiquiatra suo Carl Gustav Jung. Estudioso das relaes humanas e suas interaes, apresenta, em 1921, uma contribuio fundamental para o entendimento do ser humano os Tipos Psicolgicos. De cordo com seu entendimento, o Tipo seria um estado da psique humana de ao ou reao situacional caracterizada por seus interesses, referncias e habilidades. Dentro deste pressuposto, aponta uma postura dicotmica do indivduo enquanto sua relao com o mundo. Ao reagir de forma que privilegie pessoas ou fatos, ou seja, o mundo externo, estar caracterizado, segundo a tipologia jungiana como algum extrovertido. Em contraponto, se interiorizar sua reao, se mostrar um indivduo introvertido. Estes dois quadros reativos no so mutuamente excludentes, mas, presentes em todas as pessoas e se apresentam mais evidenciados de uma ou de outra forma na maioria do tempo, ou circunstancialmente, o que seria o ideal, quando, dependendo do contexto que o permeia, o indivduo reagiria pertinentemente, de forma introvertida ou extrovertida. Porm, o que se pode perceber, via de regra, a predominncia de um dos Tipos Psicolgicos, independentemente do cenrio que se apresenta. Assim, a Extroverso o Tipo Psicolgico daqueles que se relacionam com suas exterioridades, com o mundo que o circunda, com as pessoas e os fatos. So pessoas sociveis e socialmente conscientes. No entanto esto no limiar de serem dominados por esta mesma exterioridade e, em alguns casos, assumirem posies de outrem, alienando seu prprio pensamento e opinio. J a Introverso torna o indivduo introspectivo, mais fechado em seu mundo interior, mergulhado em seus pensamentos e sentimentos. Desta forma, corre o risco de se isolar do mundo externo, perdendo o senso da adaptao s circunstncias que se lhe apresentam.

You might also like