You are on page 1of 4

CENTRO UNIVERSITRIO OSWALDO ARANHAUNIFOA CURSO DE ENFERMAGEM GESTO OFICINA

19 AGO.2011

Prof:
AUTORES: Semiramis Melani Melo Rocha Maria Ceclia Puntel de Almeida

RESENHA: O PROCESSO DE TRABALHO DA ENFERMAGEM EM SADE COLETIVA E A INTERDISCIPLINARIDADE ROCHA, S.M.M.; ALMEIDA, M.C.P.de. O processo de trabalho da enfermagem em sade coletiva e a interdisciplinaridade. Rev.latinoam.enfermagem, Ribeiro Preto, v. 8, n. 6, p. 96-101, dezembro 2000.

VOLTA REDONDA 2011

CENTRO UNIVERSITRIO OSWALDO ARANHAUNIFOA CURSO DE ENFERMAGEM GESTO OFICINA


19 AGO.2011

RESENHA: O PROCESSO DE TRABALHO DA ENFERMAGEM EM SADE COLETIVA E A INTERDISCIPLINARIDADE

ALUNA: IVANETE MIRANDA DA SILVA BARRETO

VOLTA REDONDA 2011 C O N H E C E N D O O C O R P O H U M AN O Jos A. Gaiarsa Autor do livro nasceu em Santo Andr em 1920, formou-se em Medicina em 1946 pela USP e a mais de 40 anos exerce a profisso de Psicoterapeuta. Seus espritos guias foram Carl Gustav Jung e Welhem Reich,em quem ele estudou , assimilou e ampliou seus pensamentos. Estuda os comportamentos, mais sua paixo principal o corpo humano, sua forma, suas funes e seu significado e sua capacidade de se comunicar. especialista em expresso no-verbal. O autor diz amar o corpo e por querer conhecer as pessoas se tornou psiquiatra. Este no um livro de Anatomia ou de Fisiologia, no se fala em quantidade de ossos, das juntas, de msculos ou rgos. Fala-se de corpo mais com outro olhar, as figuras humanas so muito raras e muito esquemticas, a verdade que os homens no se interessam por eles mesmos. Baseando-se no que Reich estabeleceu com seus estudos clnicos que o corpo o Inconsciente, ele fez a psicanlise das atitudes corporais, dos gestos, das caras e dos tons de voz. Reich tentou a psicanlise do homem inteiro. Com Reich comeamos a ampliar a noo que o corpo fala tanto quanto a palavra. O que d sustentao, fora e sentido aos pronunciamentos verbais precisamente a cara, o tom da voz, o gesto e a posio. At ento a noo corrente, pouco perceptiva em relao aos fatos, era a da famosa separao e distncia qualitativa entre corpo de um lado e alma ou esprito de outro. Corpo o que eu vejo, no outro ou em mim (num espelho...); alma o que eu sinto,misturado com o que eu penso,imagino, quero desejo, temo e mais coisas, todas elas fundamentalmente ligadas e dependentes do corpo. O estado bsico de nosso corpo, o estado dos nossos humores... Freqentemente somos tomados por uma onda emocional gostosa ou desagradvel, vagas ou claras percepes de medo, raiva, tristeza e tantas outras emoes. De acordo com os estudiosos da questo, nossas emoes tm tudo a ver com nossas funes orgnicas- com o sistema nervoso vegetativo. Sem vsceras, portanto, no teramos emoes- nem afetos ou sentimentos, que so ondas de evoluo mais lenta ou conjunto de emoes misturadas.O crebro pode influir consideravelmente sobre esse funcionamento. O corpo muito mais esprito do se est acostumado a pensar. Falemos da respirao e tudo que ela tem a ver com a origem de todas as noes religiosas da humanidade. Assim nascia a noo de esprito vento e de alma sopro, noo ao mesmo tempo poderosa e extremamente. Notar as

palavras inspirao e aspirao, ambas denotando altas funes psicolgicas e ambas designando, ao mesmo tempo fenmenos respiratrios. Em Palavras, que so o invisvel elaborado em som. A respirao a nica funo urgentemente necessria o tempo todo. Iluminado no bem luminoso; antes algum que v melhor que os outros ou que v, como o queira Teilhrad de Chardin (telogo 1881-1955): preciso ver Tudo o que h para ver. Quando Deus disse, no primeiro dia da criao, faa-se a luz, ele estava criando ao mesmo tempo a luz e os olhos, pois que um no tem propsito sem o outro.A luz interior anterior luz exterior: olhamos para dentro ou imaginamos. Portanto, no podemos pensar se nossos olhos estiverem imveis. Tambm nossos olhos mudam de direo instantaneamente, e cada mudana de direo uma mudana de cena ou de pensamento. Pouco ou nada se fala em Psicologia sobre a importncia do olhar na comunicao humana. A psicanlise levou esta omisso altura de princpio, se Freud tivesse olhado para seus pacientes teria visto o que Reich acabou vendo: Que o inconsciente inteiramente visvel nas expresses noverbais das pessoas. Mesmo em silncio o inconsciente vai aparecendo. Nosso destino natural a iluminao. Mas desde pequenos somos treinados para no dizer o que estamos vendo, nem para si mesmo, tentamos arrumar as palavras achando que assim estamos arrumando tudo. A cegueira uma Maldio. O livro nos mostra uma realidade a respeito de nosso corpo humano que maltratado pelas tradies sociais, econmicas e religiosas. Em momento algum o autor fala da anatomia do corpo, mais expressa como ele percebe e reconhece as intenes e necessidades humanas que so notadas nas expresses no-verbais. O corpo analisado por outro ngulo. Concluindo, para mim as idias so bem originais, o tema bem abordado e a linguagem utilizada simples, o leitor consegue entend-la facilmente sem utilizar nem um recurso de apoio. Recomendo para todos que se interessem em se aprofundar no comportamento humano. um livro muito bom.

You might also like