You are on page 1of 36

LEI N.

10216 - 06 de abril de 2001


Esta Lei dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em sade mental.

Art. 1 - Os direitos e a proteo das pessoas acometidas de transtorno mental, de que trata esta Lei, so assegurados sem qualquer forma de discriminao quanto raa, cor, sexo, orientao sexual, religio, opo poltica, nacionalidade, idade, famlia, recursos econmicos e ao grau de gravidade ou tempo de evoluo de seu transtorno, ou qualquer outra. Art. 2 - Nos atendimentos em sade mental, de qualquer natureza, a pessoa e seus familiares ou responsveis sero formalmente cientificados dos direitos enumerados no pargrafo nico deste artigo. Pargrafo nico. So direitos da pessoa portadora de transtorno mental: I - ter acesso ao melhor tratamento do sistema de sade, consentneo s suas necessidades; II - ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua sade, visando a recuperao pela insero na famlia, no trabalho e na comunidade; III - ser protegida contra qualquer forma de abuso e explorao; IV - ter garantia de sigilo nas informaes prestadas; V - ter direito presena mdica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou no de sua hospitalizao involuntria; VI - ter livre acesso aos meios de comunicao disponveis; VII - receber o maior nmero de informaes a respeito de sua doena e de seu tratamento; VIII - ser tratada em ambiente teraputico pelos meios menos invasivos possveis; IX - ser tratada, preferencialmente, em servios comunitrios de sade mental. Art. 3 - responsabilidade do Estado o desenvolvimento da poltica de sade mental, a assistncia e a promoo de aes de sade aos portadores de transtornos mentais, com a devida participao da sociedade e da famlia, a qual ser prestada em estabelecimento de sade mental, assim entendidas as instituies ou unidades que ofeream assistncia em sade aos portadores de transtornos mentais. Art. 4 - A internao, em qualquer de suas modalidades, s ser indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes.

1 - O tratamento visar, como finalidade permanente, a reinsero social do paciente em seu meio.

2 - O tratamento em regime de internao ser estruturado de forma a oferecer assistncia integral pessoa portadora de transtornos mentais, incluindo servios mdicos, de assistncia social, psicolgicos, ocupacionais, de lazer, e outros. 3 - vedada a internao de pacientes portadores de transtornos mentais em instituies com caractersticas asilares, ou seja, aquelas desprovidas dos recursos mencionados no 2 e que no assegurem aos pacientes os direitos enumerados no pargrafo nico do art. 2.

Art. 5 - O paciente h longo tempo hospitalizado ou para o qual se caracterize situao de grave dependncia institucional, decorrente de seu quadro clnico ou de ausncia de suporte social, ser objeto de poltica especfica de alta planejada e reabilitao psicossocial assistida, sob responsabilidade da autoridade sanitria competente e superviso de instncia a ser definida pelo Poder Executivo, assegurada a continuidade do tratamento, quando necessrio. Art. 6 - A internao psiquitrica somente ser realizada mediante laudo mdico circunstanciado que caracterize os seus motivos. Pargrafo nico. So considerados os seguintes tipos de internao psiquitrica: I - internao voluntria: aquela que se d com o consentimento do usurio; II - internao involuntria: aquela que se d sem o consentimento do usurio e a pedido de terceiro; e, III - internao compulsria: aquela determinada pela Justia. Art. 7 - A pessoa que solicita voluntariamente sua internao, ou que a consente, deve assinar, no momento da admisso, uma declarao de que optou por esse regime de tratamento.

Pargrafo nico: O trmino da internao voluntria dar-se- por solicitao escrita do paciente ou por determinao do mdico assistente. Art. 8 - A internao voluntria ou involuntria somente ser autorizada por mdico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina - CRM do Estado onde se localize o estabelecimento. 1 - A internao psiquitrica involuntria dever, no prazo de setenta e duas horas, ser comunicada ao Ministrio Pblico Estadual pelo responsvel tcnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta.

2 - O trmino da internao involuntria dar-se- por solicitao escrita do familiar, ou responsvel legal, ou quando estabelecido pelo especialista responsvel pelo tratamento. Art. 9 - A internao compulsria determinada, de acordo com a legislao vigente, pelo juiz competente, que levar em conta as condies de segurana do estabelecimento, quanto salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionrios.

Art. 10 - Evaso, transferncia, acidente, intercorrncia clnica grave e falecimento sero comunicados pela direo do estabelecimento de sade mental aos familiares, ou ao representante legal do paciente, bem como autoridade sanitria responsvel, no prazo mximo de vinte e quatro horas da data da ocorrncia. Art. 11 - Pesquisas cientficas para fins diagnsticos ou teraputicos NO podero ser realizadas SEM o consentimento expresso do paciente, ou de seu representante legal, e sem a devida comunicao aos conselhos profissionais competentes e ao Conselho Nacional de Sade.

LEI N. 11802 18 de janeiro de 1995 - Esta Lei trata sobre a promoo da sade e da reintegrao social do portador de sofrimento mental; determina a implantao de aes e servios de Sade Mental substitutivos aos hospitais psiquitricos e a extino progressiva destes; regulamenta as internaes, especialmente a involuntria, e d outras providncias.

Art. 1 - Toda pessoa portadora de sofrimento mental ter direito a tratamento constante de procedimentos teraputicos, com o objetivo de manter e recuperar a integridade fsica e mental, a identidade e a dignidade, a vida familiar, comunitria e profissional. Art. 2 - Os poderes pblicos estadual e municipais, de acordo com os princpios constitucionais que regem os direitos individuais, coletivos e sociais, garantiro e implementaro a preveno, o tratamento, a reabilitao e a insero social plena de pessoas portadoras de sofrimento mental, sem discriminao de qualquer tipo que impea ou dificulte o usufruto desses direitos. Art. 3 - Os poderes pblicos estadual e municipais, em seus nveis de atribuio, estabelecero a planificao necessria para a instalao e o funcionamento de recursos alternativos aos hospitais psiquitricos, os quais garantam a manuteno da pessoa portadora de sofrimento mental no tratamento e sua insero na famlia, no trabalho e na comunidade, tais como: - ambulatrios; - emergncia psiquitrica em prontos-socorros gerais e centros de

referncia; - leitos ou unidades de internao psiquitrica em hospitais gerais; - servios especializados em regime de hospital-dia e hospital-noite; - centros de referncia em sade mental; - centros de convivncia; - lares e penses protegidas.

1 - Para os fins desta lei, entende-se como centro de referncia em sade mental a unidade regional de funcionamento permanente de atendimento ao paciente em crise.

2 - Ficam vedadas a instalao e a ampliao de unidade de tratamento psiquitrico, pblica ou privada, que no se enquadre na tipificao descrita neste artigo. (Pargrafo acrescentado pelo art. 1 da Lei n 12684, de 1/12/1997.) 3 - Ficam vedadas novas contrataes, pelo setor pblico, de leitos psiquitricos em unidade de tratamento que no se enquadre na tipificao descrita neste artigo. (Pargrafo acrescentado pelo art. 1 da Lei n 12684, de 1/12/1997.)

Art. 4 - A medicao para tratamento psiquitrico em estabelecimento de sade mental dever observar: I - as necessidades do paciente, no que refere sua sade; II - a finalidade exclusivamente teraputica ou diagnstica da medicao; III - a eficcia reconhecida e demonstrada da medicao. 1 - A eletroconvulsoterapia ser realizada exclusivamente em unidade de internao devidamente aparelhada, por profissional legalmente habilitado.

observadas as seguintes condies: I - indicao absoluta do tratamento, esgotadas as demais possibilidades teraputicas; II - consentimento informado do paciente ou, caso seu quadro clnico no o permita, autorizao de sua famlia ou representante legal, aps o conhecimento do prognstico e dos possveis efeitos colaterais decorrentes da administrao do tratamento; III - autorizao do supervisor hospitalar e, na falta deste, da autoridade sanitria local, emitida com base em parecer escrito dos profissionais de nvel superior envolvidos no tratamento do paciente. 2 - Inexistindo ou no sendo encontrada a famlia ou o representante legal de paciente clinicamente impossibilitado de dar seu consentimento informado, a autorizao de que trata o inciso II do 1 ser substituda por autorizao fundamentada do diretor clnico do estabelecimento, sem prejuzo dos demais requisitos estabelecidos neste artigo.

Art. 5 - Fica vedado o uso de celas-fortes, camisas-de- fora e outros procedimentos violentos e desumanos em qualquer estabelecimento de sade, pblico ou privado.

Pargrafo nico - Os procedimentos de restrio fsica no vedados neste artigo sero utilizados, obedecendo-se s seguintes condies: I - constiturem o meio disponvel de prevenir dano imediato ou iminente a si prprio ou a outrem; II - restringirem-se ao perodo estritamente necessrio; III - serem registradas, no pronturio mdico do paciente, as razes da restrio, sua natureza e extenso; IV - realizarem-se em condies tcnicas adequadas, sob cuidados e superviso permanentes dos profissionais envolvidos no atendimento. (Pargrafo acrescentado pelo art. 3 da Lei n 12684, de 1/12/1997.) Art. 6 - (Revogado pelo art. 4 da Lei n 12684, de 1/2/1997.) Dispositivo revogado: Art. 6 - Ficam proibidas as psicocirurgias, assim como quaisquer procedimentos que produzam efeitos orgnicos irreversveis, a ttulo de tratamento de enfermidade mental. Art. 7 - Ser permitida a construo de unidade psiquitrica em hospital geral, de acordo com a demanda local e regional.

Pargrafo nico - O projeto de construo de unidade psiquitrica dever ser avaliado e autorizado pelas secretarias, administraes e conselhos municipais de sade, seguido de parecer final da Secretaria de Estado da Sade e do Conselho Estadual de Sade. Art. 8 - As unidades psiquitricas de que trata o artigo anterior tero pessoal e estrutura fsica adequados ao tratamento de portadores de sofrimento mental e utilizaro as reas e os equipamentos de servios bsicos do hospital geral. Pargrafo nico - As instalaes referidas no "caput" deste artigo no podero ultrapassar 10% (dez por cento) da capacidade instalada do hospital geral, at o limite de 30 (trinta) leitos por unidade operacional.

Art. 9 - A internao psiquitrica ser utilizada aps a excluso das demais possibilidades teraputicas, e sua durao mxima corresponder ao perodo necessrio para que possa ser iniciado, em ambiente extra-hospitalar, o processo de reinsero social da pessoa portadora de transtorno mental. (Caput com redao dada pelo art. 5 da Lei n 12684, de 1/12/1997.)

1 - A internao em leitos pblicos ou conveniados com o poder pblico ter encaminhamento exclusivo dos centros de referncia de sade mental pblicos

ou dos servios pblicos de emergncia psiquitrica e ocorrer, preferencialmente, em estabelecimento escolhido pelo paciente. (Pargrafo com redao dada pelo art. 5 da Lei n 12684, de 1/12/1997.) 2 - Inexistindo servio psiquitrico na localidade onde foi atendido, o paciente ser encaminhado pelo mdico responsvel pelo atendimento para o centro de referncia de sade mental ou para o servio de urgncia psiquitrica mais prximo, a expensas do Sistema nico de Sade - SUS. (Pargrafo acrescentado pelo art. 5 da Lei n 12684, de 1/12/1997).

3 - A internao de pessoas com diagnstico principal de sndrome de dependncia alclica dar-se- em leito de clnica mdica em hospitais e prontos-socorros gerais. (Pargrafo renumerado pelo art. 5 da Lei n 12684, de 1/12/1997).

Art. 10 - A internao psiquitrica exigir laudo de mdico especializado pertencente ao quadro de funcionrios dos estabelecimentos citados no 1 do art. 9. 1 - O laudo mencionado neste artigo dever conter: (Pargrafo renumerado pelo art. 6 da Lei n 12684, de 1/12/1997). I - descrio minuciosa das condies do paciente que ensejem a sua internao; II - consentimento expresso do paciente ou de sua famlia; III - previso aproximada de durao da internao. (Inciso com redao dada pelo art. 6 da Lei n 12684, de 1/12/1997). 2 - Inexistindo ou no sendo encontrada a famlia ou o representante legal de paciente clinicamente impossibilitado de dar seu consentimento informado, a autorizao de que trata o inciso II deste artigo obedecer ao disposto no 2 do art.4. (Pargrafo acrescentado pelo art. 6 da Lei n 12684, de 1/12/1997). (Vide art. 2 da Lei n 16279, de 20/7/2006.) Art. 11 - A internao psiquitrica de menores de idade e aquela que no obtiver o consentimento expresso do internado ser caracterizada pelo mdico autor do laudo como internao involuntria. (Vide art. 2 da Lei n 16279, de 20/7/2006.)

Art. 12 - O laudo das internaes de que trata o art. 11 ser remetido, pelo estabelecimento onde forem realizadas, aos representantes locais da autoridade sanitria e do Ministrio Pblico, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas a contar da data da internao. (Artigo com redao dada pelo art. 7 da Lei n 12684, de 1/12/1997.) (Vide art. 2 da Lei n 16279, de 20/7/2006.) Art. 13 - Em qualquer caso, a autoridade sanitria local e o Ministrio Pblico podero requisitar complementos e informaes do autor do laudo e da direo do estabelecimento, ouvir o internado, seus familiares e quem mais julgarem conveniente, includos outros especialistas autorizados a examinar o internado,

com vistas a oferecerem parecer escrito. 1 - Junta tcnica revisora, criada pela autoridade sanitria local ou, supletivamente, pela regional e composta por 1 (um) psiquiatra, 1 (um) clnico geral e 1 (um) profissional de nvel superior da rea de sade mental, no pertencentes ao corpo clnico do estabelecimento em que o paciente esteja internado, proceder confirmao ou suspenso da internao psiquitrica involuntria no prazo de at 72 (setenta e duas) horas aps a comunicao obrigatria da internao. (Pargrafo com redao dada pelo art. 8 da Lei n 12684, de 1/12/1997.) 2 - A junta tcnica revisional mencionada no pargrafo anterior efetuar, a partir do 15 (dcimo quinto) dia de internao, a reviso tcnica de cada internao psiquitrica, emitindo, em 24 (vinte e quatro) horas, laudo de confirmao ou suspenso do regime de tratamento adotado, remetendo cpia ao Ministrio Pblico no prazo de 24 (vinte e quatro) horas. 3 - Caso no haja, na localidade, psiquiatra nas condies referidas no 1 deste artigo, integrar a junta tcnica revisora, em seu lugar, um clnico geral. (Pargrafo acrescentado pelo art. 8 da Lei n 12684, de 1/12/1997.) Art. 14 - No prazo de 30 (trinta) dias a contar da regulamentao desta lei, os hospitais gerais e psiquitricos que mantiverem pessoas internadas desde a data anterior a sua vigncia encaminharo Secretaria de Estado da Sade a relao dos pacientes, juntamente com cpia de toda a documentao de cada um, informando se a internao foi voluntria ou involuntria. Art. 15 - (Vetado). Art. 16 - Ficam vedados a criao de espao fsico e o funcionamento de servios especializados em qualquer estabelecimento educacional, pblico ou privado, que sejam destinados a pessoas portadoras de sofrimento mental e que impliquem segregao. Pargrafo nico - Deve-se garantir, prioritariamente, o acesso das pessoas portadoras de sofrimento mental educao em classes comuns, em qualquer faixa etria, com a assistncia e o apoio integrados dos servios de sade e de educao.

Art. 17 - Os hospitais psiquitricos e similares, no prazo de 5 (cinco) anos contados da publicao desta lei, sero reavaliados, para se aferir sua adequao ao modelo de assistncia institudo por esta lei, como requisito para a renovao do alvar de funcionamento, sem prejuzo de vistorias e outros procedimentos legais de rotina. Art. 18 - Os conselhos estadual e municipais de sade bem como as instncias de fiscalizao, controle e execuo dos servios pblicos de sade devero atuar solidariamente pela reinsero social das pessoas portadoras de sofrimento mental internadas em estabelecimentos psiquitricos ou deles desinternadas, tomando as providncias cabveis nas hipteses de abandono, isolamento ou marginalizao. Art. 19 - Aos pacientes que perderam o vnculo com o grupo familiar e se encontram em situao de desamparo social, o poder pblico providenciar a ateno integral de suas necessidades, visando, por

meio de polticas sociais intersetoriais, sua integrao social.

1 - As polticas sociais intersetoriais a serem adotadas devero propiciar a desinstitucionalizao de todos os pacientes referidos no "caput" deste artigo no prazo de 3 (trs) anos aps a publicao desta lei, por meio, especialmente, de: I - criao de lares abrigados ou similares, fora dos limites fsicos do hospital psiquitrico; II - reinsero na famlia de origem pelo restabelecimento dos vnculos familiares; III - adoo por famlias que demonstrem interesse e tenham condies econmicas e afetivas de se tornarem famlias substitutas. 2 - As polticas sociais intersetoriais adotadas devero criar condies para a autonomia social e econmica dos pacientes referidos no "caput" deste artigo, por meio, especialmente, de: I - regularizao da sua situao previdenciria, assessorando-os na administrao de seus bens; II - Vetado. III - facilitao de sua insero no processo produtivo formal ou cooperativo, proibindo-se qualquer forma de discriminao ou desvalorizao do trabalho; IV - insero no processo educacional do sistema de ensino; V - ateno integral sade. Art. 20 - Compete s instncias de fiscalizao, controle e avaliao dos servios pblicos de sade proceder a vistoria, no mnimo, anual dos estabelecimentos de sade mental, tomando as providncias cabveis nos casos de irregularidades apuradas.

Art. 21 - Os conselhos estadual e municipais de sade constituiro comisses de reforma psiquitrica no mbito das secretarias estadual e municipais de sade, com vistas ao acompanhamento das medidas de implantao do modelo de ateno sade mental previsto nesta lei, bem como do processo de desativao gradual dos atuais hospitais psiquitricos existentes no Estado. Pargrafo nico - As comisses de reforma psiquitrica sero compostas por representantes dos trabalhadores da rea de sade mental, autoridades sanitrias, prestadores e usurios dos servios, familiares de pacientes, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil - Seo Minas Gerais - e da comunidade cientfica. Art. 22 - Os poderes pblicos estadual e municipais, em sua esfera de atuao, disporo de 1 (um) ano contado a partir da publicao desta lei, para passar a executar o planejamento e o cronograma de implantao dos novos recursos tcnicos de atendimento apresentados pelas comisses de reforma psiquitrica e aprovados pelos respectivos conselhos de sade.

Art. 23 - A implantao do modelo alternativo de ateno sade mental de que trata esta lei dar-se- por meio da reorientao progressiva dos investimentos financeiros, oramentrios e

programticos utilizados para a manuteno da assistncia psiquitrica centrada em leitos psiquitricos e instituies fechadas.

Art. 24 - O poder pblico destinar verba oramentria para campanhas de divulgao e de informao peridica de esclarecimento dos pressupostos da reforma psiquitrica de que trata esta lei, em todos os meios de comunicao. Art. 25 - Os servios pblicos de sade devero identificar e controlar as condies ambientais e organizacionais relacionadas com a ocorrncia de sofrimento mental nos locais de trabalho, especialmente mediante aes referentes vigilncia sanitria e epidemiolgica. Art. 26 - O estabelecimento de sade responsvel pelo atendimento a portador de sofrimento mental afixar cpia desta lei em local de destaque, visvel aos usurios dos servios. (Artigo com redao dada pelo art. 9 da Lei n 12684, de 1/12/1997) Art. 27 - O cumprimento desta lei cabe a todos os estabelecimentos pblicos ou privados, bem como aos profissionais que exeram atividade autnoma que se caracterize pelo tratamento de pessoas portadoras de sofrimento mental, ou queles que, de alguma forma, estejam ligados sua preveno e ao tratamento ou reabilitao dessas pessoas.

Art. 28 - O descumprimento desta lei, consideradas a gravidade da infrao e a natureza jurdica do infrator, sujeitar os profissionais e os estabelecimentos de sade s seguintes penalidades, sem prejuzo das demais sanes previstas na Lei Federal n 6.437, de 20 de agosto de 1977: I - advertncia; II - inqurito administrativo; III - suspenso do pagamento dos servios prestados; IV - aplicao de multas no valor de 1 (um) a 100 (cem) salrios mnimos; V - cassao da licena e do alvar de funcionamento.

LEI N. 12684 01 de dezembro de 1997 Esta lei altera a Lei 11802 e que dispe sobre a promoo da sade e da reintegrao social do portador de sofrimento mental; Art. 1 - O art. 3 da Lei n 11.802, de 18 de janeiro de 1995, fica acrescido dos seguintes 2 e 3, passando o seu pargrafo nico a 1: "Art. 3 - ............................................ 2 - Ficam vedadas a instalao e a ampliao de unidade de tratamento psiquitrico, pblica ou privada, que no se enquadre na tipificao descrita neste artigo. 3 - Ficam vedadas novas contrataes, pelo setor pblico, de leitos psiquitricos em unidade de tratamento que no se enquadre na tipificao descrita neste artigo.

Art. 2 - O art. 4 da Lei n 11.802, de 18 de janeiro de 1995, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 4 - A medicao para tratamento psiquitrico em estabelecimento de sade mental dever observar: I - as necessidades do paciente, no que refere sua sade; II - a finalidade exclusivamente teraputica ou diagnstica da medicao; III - a eficcia reconhecida e demonstrada da medicao. 1 - A eletroconvulsoterapia ser realizada exclusivamente em unidade de internao devidamente aparelhada, por profissional legalmente habilitado, observadas as seguintes condies: I - indicao absoluta do tratamento, esgotadas as demais possibilidades teraputicas; II - consentimento informado do paciente ou, caso seu quadro clnico no o permita, autorizao de sua famlia ou representante legal, aps o conhecimento do prognstico e dos possveis efeitos colaterais decorrentes da administrao do tratamento; III - autorizao do supervisor hospitalar e, na falta deste, da autoridade sanitria local, emitida com base em parecer escrito dos profissionais de nvel superior envolvidos no tratamento do paciente. 2 - Inexistindo ou no sendo encontrada a famlia ou o representante legal de paciente clinicamente impossibilitado de dar seu consentimento informado, a autorizao de que trata o inciso II do 1 ser substituda por autorizao fundamentada do diretor clnico do estabelecimento, sem prejuzo dos demais requisitos estabelecidos neste artigo. Art. 3 - O art. 5 da Lei n 11.802, de 18 de janeiro de 1995, fica acrescido do seguinte pargrafo nico: "Art. 5 - ............................................ Pargrafo nico - Os procedimentos de restrio fsica no vedados neste artigo sero utilizados, obedecendo-se s seguintes condies: I - constiturem o meio disponvel de prevenir dano imediato ou iminente a si prprio ou a outrem; II - restringirem-se ao perodo estritamente necessrio; III - serem registradas, no pronturio mdico do paciente, as razes da restrio, sua natureza e extenso; IV - realizarem-se em condies tcnicas adequadas, sob cuidados e superviso permanentes dos profissionais envolvidos no atendimento. Art. 4 - Fica revogado o art. 6 da Lei n 11.802, de 18 de janeiro de 1995. Art. 5 - O art. 9 da Lei n 11.802, de 18 de janeiro de 1995, fica acrescido do seguinte 2, transformando-se seu 2 em 3 e passando seu "caput" e 1 a vigorar com a redao que segue: Art. 9 - A internao psiquitrica ser utilizada aps a excluso das demais possibilidades teraputicas, e sua durao mxima corresponder ao perodo necessrio para que possa ser iniciado, em ambiente extra-hospitalar, o processo de reinsero social da pessoa portadora de transtorno mental. 1 - A internao em leitos pblicos ou conveniados com o poder pblico ter encaminhamento exclusivo dos centros de referncia de sade mental pblicos

ou dos servios pblicos de emergncia psiquitrica e ocorrer, preferencialmente, em estabelecimento escolhido pelo paciente. 2 - Inexistindo servio psiquitrico na localidade onde foi atendido, o paciente ser encaminhado pelo mdico responsvel pelo atendimento para o centro de referncia de sade mental ou para o servio de urgncia psiquitrica mais prximo, a expensas do Sistema nico de Sade - SUS. 3 - ................................................ (Vide art. 2 da Lei n 16279, de 20/7/2006.) Art. 6 - O art. 10 da Lei n 11.802, de 18 de janeiro de 1995, fica acrescido do seguinte 2, transformando-se seu pargrafo nico em 1, e passando o inciso III deste dispositivo a vigorar com a redao que segue: "Art. 10 - ............................................ 1 ................................................... III - previso aproximada de durao da internao. 2 - Inexistindo ou no sendo encontrada a famlia ou o representante legal de paciente clinicamente impossibilitado de dar seu consentimento informado, a autorizao de que trata o inciso II deste artigo obedecer ao disposto no 2 do art. 4." (Vide art. 2 da Lei n 16279, de 20/7/2006.) Art. 7 - O art. 12 da Lei n 11.802, de 18 de janeiro de 1995, passa a vigorar com a seguinte redao: "Art. 12 - O laudo das internaes de que trata o art. 11 ser remetido, pelo estabelecimento onde forem realizadas, aos representantes locais da autoridade sanitria e do Ministrio Pblico, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas a contar da data da internao". (Vide art. 2 da Lei n 16279, de 20/7/2006.) Art. 8 - O art. 13 da Lei n 11.802, de 18 de janeiro de 1995, fica acrescido do seguinte 3, passando o seu 1 a vigorar com a redao que segue: "Art. 13 - ............................................ 1 - Junta tcnica revisora, criada pela autoridade sanitria local ou, supletivamente, pela regional e composta por 1 (um) psiquiatra, 1 (um) clnico geral e 1 (um) profissional de nvel superior da rea de sade mental, no pertencentes ao corpo clnico do estabelecimento em que o paciente esteja internado, proceder confirmao ou suspenso da internao psiquitrica involuntria no prazo de at 72 (setenta e duas) horas aps a comunicao obrigatria da internao. 2 - ..................................... 3 - Caso no haja, na localidade, psiquiatra nas condies referidas no 1 deste artigo, integrar a junta tcnica revisora, em seu lugar, um clnico geral". Art. 9 - O art. 26 da Lei n 11.802, de 18 de janeiro de 1995, passa a vigorar com a seguinte redao: "Art. 26 - O estabelecimento de sade responsvel pelo atendimento a portador de sofrimento mental afixar cpia desta lei em local de destaque, visvel aos usurios dos servios.". LEI N. 10.708 - de 31 de julho de 2003 - Art. 1 - Fica institudo o auxlio-reabilitao psicossocial para assistncia, acompanhamento e integrao social, fora de unidade hospitalar, de pacientes acometidos

de transtornos mentais, internados em hospitais ou unidades psiquitricas, nos termos desta Lei.

Institui o auxlio-reabilitao psicossocial para pacientes acometidos de transtornos mentais egressos de internaes. Pargrafo nico. O auxlio parte integrante de um programa de ressocializao de pacientes internados em hospitais ou unidades psiquitricas, denominado De Volta Para Casa, sob coordenao do Ministrio da Sade.

Art. 2 - O benefcio consistir em pagamento mensal de auxlio pecunirio, destinado aos pacientes egressos de internaes, segundo critrios definidos por esta Lei. 1 - fixado o valor do benefcio de R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais), podendo ser reajustado pelo Poder Executivo de acordo com a disponibilidade oramentria. 2o Os valores sero pagos diretamente aos beneficirios, mediante convnio com instituio financeira oficial, salvo na hiptese de incapacidade de exercer pessoalmente os atos da vida civil, quando sero pagos ao representante legal do paciente.

3 - O benefcio ter a durao de um ano, podendo ser renovado quando necessrio aos propsitos da reintegrao social do paciente.

Art. 3 - So requisitos cumulativos para a obteno do benefcio criado por esta Lei que: I o paciente seja egresso de internao psiquitrica cuja durao tenha sido, comprovadamente, por um perodo igual ou superior a dois anos; II a situao clnica e social do paciente no justifique a permanncia em ambiente hospitalar, indique tecnicamente a possibilidade de incluso em programa de reintegrao social e a necessidade de auxlio financeiro; III haja expresso consentimento do paciente, ou de seu representante legal, em se submeter s regras do programa; IV seja garantida ao beneficiado a ateno continuada em sade mental, na rede de sade local ou regional. 1o O tempo de permanncia em Servios Residenciais Teraputicos ser considerado para a exigncia temporal do inciso I deste artigo. 2o Para fins do inciso I, no podero ser considerados perodos de internao os de permanncia em orfanatos ou outras instituies para menores, asilos, albergues ou outras instituies de amparo social, ou internaes em hospitais psiquitricos que no tenham sido custeados pelo Sistema nico de Sade (SUS) ou rgos que o antecederam e que hoje o compem.

3o Egressos de hospital de custdia e tratamento psiquitrico podero ser igualmente beneficiados, procedendo-se, nesses casos, em conformidade com a deciso judicial. Art. 4 - O pagamento do auxlio-reabilitao psicossocial ser suspenso: I quando o beneficirio for reinternado em hospital psiquitrico; II quando alcanados os objetivos de reintegrao social e autonomia do paciente.

Art. 5 - O pagamento do auxlio-reabilitao psicossocial ser interrompido, em caso de bito, no ms seguinte ao do falecimento do beneficiado. Art. 6 - Os recursos para implantao do auxlio-reabilitao psicossocial so os referidos no Plano Plurianual 2000-2003, sob a rubrica incentivo-bnus, ao 0591 do Programa Sade Mental n. 0018. 1o A continuidade do programa ser assegurada no oramento do Ministrio da Sade. 2o O aumento de despesa obrigatria de carter continuado resultante da criao deste benefcio ser compensado dentro do volume de recursos mnimos destinados s aes e servios pblicos de sade, conforme disposto no art. 77 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias. Art. 7 - O controle social e a fiscalizao da execuo do programa sero realizados pelas instncias do SUS. LEI 16279 20 de julho de 2006 - A Lei em questo, dispe sobre os direitos dos usurios das aes e dos servios pblicos de sade no Estado.

Art. 1 - As aes e os servios pblicos de sade no Estado sero realizados de forma a garantir aos seus usurios acesso universal e igualitrio ao atendimento integral.

Art. 2 - So direitos do usurio dos servios de sade no Estado: I - ter atendimento digno, atencioso e respeitoso; II - ser identificado e tratado pelo seu nome ou sobrenome; III - no ser identificado nem tratado por nmeros ou cdigos nem de modo genrico, desrespeitoso ou preconceituoso; IV - ter resguardado o segredo sobre seus dados pessoais, com manuteno do sigilo profissional, desde que no acarrete riscos a terceiros nem sade pblica; V - poder identificar as pessoas responsveis direta e indiretamente por sua assistncia, por meio de crachs visveis e legveis, que contenham o nome completo, a funo e o cargo da pessoa e o nome da instituio; VI - receber informaes claras, objetivas e compreensveis sobre:

a) as hipteses diagnsticas; b) os diagnsticos realizados; c) os exames solicitados; d) as aes teraputicas; e) os riscos, os benefcios e os inconvenientes das medidas diagnsticas e teraputicas propostas; f) a durao prevista do tratamento proposto; g) no caso de procedimentos diagnsticos e teraputicos invasivos, a necessidade ou no de anestesia, o tipo de anestesia a ser aplicada, o instrumental a ser utilizado, as partes do corpo afetadas, os efeitos colaterais, os riscos e as conseqncias indesejveis e a durao esperada do procedimento; h) os exames e condutas a que ser submetido; i) a finalidade da coleta de materiais para exame; j) as alternativas de diagnsticos e teraputicas existentes, no servio de atendimento ou em outros servios; l) outras informaes que julgar necessrias, relativas a seu quadro clnico; VII - consentir ou recusar, de forma livre, voluntria e esclarecida, com adequada informao, ser submetido a procedimentos diagnsticos ou teraputicos, salvo em caso de iminente perigo de vida; VIII - ter, a qualquer momento, acesso a seu pronturio mdico, nos termos do inciso V do art. 2 - da Lei n. - 13.317, de 24 de setembro de 1999; IX - receber por escrito o diagnstico e o tratamento indicado, com a identificao do profissional e o seu nmero de registro o rgo de regulamentao e controle da profisso; X - receber as receitas datilografadas ou em letra legvel, com o nome genrico das substncias prescritas, sem a utilizao de cdigos ou abreviaturas, e com o nome e a assinatura do profissional; XI - ter anotado em seu pronturio, principalmente se inconsciente durante o atendimento: a) todas as medicaes, com as dosagens utilizadas; b) o registro da quantidade de sangue recebida e dos dados que permitam identificar a sua origem, as sorologias efetuadas e o prazo de validade; XII - ter assegurados, durante consultas, internaes, procedimentos diagnsticos e teraputicos e na satisfao de suas necessidades fisiolgicas: a) a integridade fsica; b) a privacidade; c) a individualidade; d) o respeito aos seus valores ticos e culturais; e) a confidencialidade de qualquer informao pessoal; f) a segurana do procedimento; XIII - ser acompanhado nas consultas por pessoa por ele indicada; XIV - no caso de gestante, ser acompanhada pelo pai do beb nos exames prnatais e no parto; XV - receber do profissional adequado, presente no local, auxlio imediato e oportuno para a melhoria do conforto e do bem-estar; XVI - ser atendido em local digno e adequado; XVII - receber ou recusar assistncia moral, psicolgica, social ou religiosa; XVIII - ser prvia e expressamente informado quando o tratamento proposto for experimental ou fizer parte de pesquisa; XIX - receber anestesia em todas as situaes indicadas; XX - recusar tratamento doloroso ou extraordinrio.

1 - No pronturio da criana internada, constar a relao das pessoas que podero acompanh-la integralmente durante o perodo de internao.

2 - A internao psiquitrica observar o disposto na Lei n - 11.802, de 18 de janeiro de 1995, com as modificaes introduzidas pela Lei n - 12.684, de 1 - de dezembro de 1997. Art. 3 - Ficam as instituies que prestam servios pblicos de sade obrigadas a afixar esta lei em seus estabelecimentos, em local visvel. Art. 4 - O descumprimento do disposto nesta Lei sujeitar o infrator s sanes previstas na Lei n - 13.317, de 1999, sem prejuzo das sanes cveis e penais cabveis. Pargrafo nico - Qualquer pessoa parte legtima para comunicar os casos de descumprimento desta Lei ao Conselho Estadual de Sade.

PORTARIAS

PORTARIA /SNAS N 224 - 29 de janeiro de 1992 O secretrio nacional de Assistncia Sade e presidente do INAMPS, no uso das atribuies do Decreto N.99.244, de 10 de maio de 1990 e tendo em vista o disposto no artigo XVIII da Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990, e o disposto no pargrafo 4.o da Portaria 189/91, acatando exposio de motivos (17/12/91), da Coordenao de Sade Mental do Departamento de Programas de Sade da Secretaria Nacional de Assistncia Sade do Ministrio da Sade, estabelece as seguintes diretrizes e normas:

1 - DIRETRIZES: organizao de servios baseada nos princpios de universalidade, hierarquizao, regionalizao e integralidade das aes; diversidade de mtodos e tcnicas teraputicas nos vrios nveis de complexidade assistencial; garantia da continuidade da ateno nos vrios nveis; multiprofissionalidade na prestao de servios; nfase na participao social desde a formulao das polticas de sade mental at o controle de sua execuo; definio dos rgos gestores locais como responsveis pela complementao da presente portaria normativa e pelo controle e avaliao dos servios prestados. 2 - NORMAS PARA O ATENDIMENTO AMBULATORIAL (SISTEMA DE INFORMAES AMBULATORIAIS DO SUS) 1) Unidade bsica, centro de sade e ambulatrio 1.1 O atendimento em sade mental prestado em nvel ambulatorial

compreende um conjunto diversificado de atividades desenvolvidas nas unidades bsicas/centro de sade e/ou ambulatrios especializados, ligados ou no a policlnicas, unidades mistas ou hospitais. 1.2 Os critrios de hierarquizao e regionalizao da rede, bem como a definio da populao-referncia de cada unidade assistencial sero estabelecidas pelo rgo gestor local. 1.3 A ateno aos pacientes nestas unidades de sade dever incluir as seguintes atividades desenvolvidas por equipes multiprofissionais: atendimento individual (consulta, psicoterapia, dentre outros); atendimento grupal (grupo operativo, teraputico, atividades socioterpicas, grupos de orientao, atividades de sala de espera, atividades educativas em sade); visitas domiciliares por profissional de nvel mdio ou superior; atividades comunitrias, especialmente na rea de referncia do servio de sade. 1.4 Recursos Humanos Das atividades acima mencionadas, as seguintes podero ser executadas por profissionais de nvel mdio: atendimento em grupo (orientao, sala de espera); visita domiciliar; atividades comunitrias. A equipe tcnica de sade mental para atuao nas unidades bsicas/ centros de sade dever ser definida segundo critrios do rgo gestor local, podendo contar com equipe composta por profissionais especializados (mdico psiquiatra, psiclogo e assistente social) ou com equipe integrada por outros profissionais (mdico generalista, enfermeiro, auxiliares, agentes de sade). No ambulatrio especializado, a equipe multiprofissional dever ser composta por diferentes categorias de profissionais especializados (mdico psiquiatra, mdico clnico, psiclogo, enfermeiro, assistente social, terapeuta ocupacional, fonoaudilogo, neurologista e pessoal auxiliar), cuja composio e atribuies sero definidas pelo rgo gestor local. 2. Ncleos/centros de ateno psicossocial (NAPS/CAPS): 2.1 Os NAPS/CAPS so unidades de sade locais/regionalizadas que contam com uma populao adscrita definida pelo nvel local e que oferecem atendimento de cuidados intermedirios entre o regime ambulatorial e a internao hospitalar, em um ou dois turnos de 4 horas, por equipe multiprofissional. 2.2 Os NAPS/CAPS podem constituir-se tambm em porta de entrada da rede de servios para as aes relativas sade mental, considerando sua caracterstica de unidade de sade local e regionalizada. Atendem tambm a pacientes referenciados de outros servios de sade, dos servios de urgncia psiquitrica ou egressos de internao hospitalar. Devero estar integrados a uma rede descentralizada e hierarquizada de cuidados em sade mental.

2.3 So unidades assistenciais que podem funcionar 24 horas por dia, durante os sete dias da semana ou durante os cinco dias teis, das 8 s 18 horas, segundo definies do rgo gestor local. Devem contar com leitos para repouso eventual. 2.4 A assistncia ao paciente no NAPS/CAPS inclui as seguintes atividades: atendimento individual (medicamentoso, psicoterpico, de orientao, entre outros); atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atendimento em oficina teraputica, atividades socioterpicas, dentre outras); visitas domiciliares; atendimento famlia; atividades comunitrias enfocando a integrao do doente mental na comunidade e sua insero social; os pacientes que freqentam o servio por 4 horas (um turno) tero direito a duas refeies; os que freqentam por um perodo de 8 horas (dois turnos) tero direito a trs refeies. 2.5 Recursos Humanos A equipe tcnica mnima para atuao no NAPS/CAPS, para o atendimento a 30 pacientes por turno de 4 horas, deve ser composta por: 1 mdico psiquiatra; 1 enfermeiro; 4 outros profissionais de nvel superior (psiclogo, assistente social, terapeuta ocupacional e/ou outro profissional necessrio a realizao dos trabalhos); profissionais de nveis mdio e elementar necessrios ao desenvolvimento das atividades. 2.6 Para fins de financiamento pelo SIA/SUS, o sistema remunerar o atendimento de at 15 pacientes em regime de 2 turnos (8 horas por dia) e mais 15 pacientes por turno de 4 horas, em cada unidade assistencial. 3. NORMAS PARA O ATENDIMENTO HOSPITALAR (SISTEMA DE INFORMAES HOSPITALARES DO SUS) 1) Hospital-dia 1.1 A instituio do hospital-dia na assistncia em sade mental representa um recurso intermedirio entre a internao e o ambulatrio, que desenvolve programas de ateno e cuidados intensivos por equipe multiprofissional, visando substituir a internao integral. A proposta tcnica deve abranger um conjunto diversificado de atividades desenvolvidas em at 5 dias da semana (de segunda-feira a sexta-feira), com uma carga horria de 8 horas dirias para cada paciente. 1.2 O hospital-dia deve situar-se em rea especfica, independente da estrutura hospitalar, contando com salas para trabalho em grupo, salas de refeies, rea externa para atividades ao ar livre e leitos para repouso eventual. Recomendase que o servio do hospital-dia seja regionalizado, atendendo a uma populao de uma rea geogrfica definida, facilitando o acesso do paciente unidade assistencial. Dever estar integrada a uma rede descentralizada e hierarquizada de cuidados de sade mental.

1.3 A assistncia ao paciente em regime de hospital-dia incluir as seguintes atividades: atendimento individual (medicamentoso, psicoterpico, de orientao, dentre outros); atendimento grupal (psicoterapia, grupo operativo, atendimento em oficina teraputica, atividades socioterpicas, dentre outras); visitas domiciliares; atendimento famlia; atividades comunitrias visando trabalhar a integrao do paciente mental na comunidade e sua insero social; os pacientes em regime de hospital-dia tero direito a trs refeies: caf da manh, almoo e lanche ou jantar. 1.4 Recursos Humanos A equipe mnima, por turno de 4 horas, para 30 pacientes-dia, deve ser composta por: 1 mdico psiquiatra; 1 enfermeiro; 4 outros profissionais de nvel superior (psiclogo, enfermeiro, assistente social, terapeuta ocupacional e/ou outro profissional necessrio realizao dos trabalhos); profissionais de nveis mdio e elementar necessrios ao desenvolvimento das atividades. 1.5 Para fins de financiamento pelo SIH-SUS: a) Os procedimentos realizados no hospital-dia sero remunerados por AIH-1 para o mximo de 30 pacientes-dia. As dirias sero pagas por 5 dias teis por semana, pelo mximo de 45 dias corridos. b) Nos municpios cuja proporo de leitos psiquitricos supere a relao de um leito para 3.000 habitantes, o credenciamento de vagas em hospital-dia estar condicionado reduo de igual nmero de leitos contratados em hospital psiquitrico especializado, segundo critrios definidos pelos rgos gestores estaduais e municipais. 2. Servio de urgncia psiquitrica em hospital-geral 2.1 Os servios de urgncia psiquitrica em prontos-socorros gerais funcionam diariamente durante 24 horas e contam com o apoio de leitos de internao para at 72 horas, com equipe multiprofissional. O atendimento resolutivo e com qualidade dos casos de urgncia tem por objetivo evitar a internao hospitalar, permitindo que o paciente retorne ao convvio social, em curto perodo de tempo. 2.2 Os servios de urgncia psiquitrica devem ser regionalizados, atendendo a uma populao residente em determinada rea geogrfica. 2.3 Estes servios devem oferecer, de acordo com a necessidade de cada paciente, as seguintes atividades:

a) avaliao mdico-psicolgica e social; b) atendimento individual (medicamentoso, de orientao, dentre outros); c) atendimento grupal (grupo operativo, de orientao); d) atendimento famlia (orientao, esclarecimento sobre o diagnstico, dentre outros). Aps a alta, tanto no pronto atendimento quanto na internao de urgncia, o paciente dever, quando indicado, ser referenciado a um servio extrahospitalar regionalizado, favorecendo assim a continuidade do tratamento prximo sua residncia. Em caso de necessidade de continuidade da internao, deve-se considerar os seguintes recursos assistenciais: hospital-dia, hospital geral e hospital especializado. 2.4 Recursos Humanos No que se refere aos recursos humanos, o servio de urgncia psiquitrica deve ter a seguinte equipe tcnica mnima; perodo diurno (servio at 10 leitos para internaes breves): 1 mdico psiquiatra ou 1 mdico clnico e 1 psiclogo; 1 assistente social; 1 enfermeiro; profissionais de nveis mdio e elementar necessrios ao desenvolvimento das atividades. 2.5 Para fins de remunerao no Sistema de Informaes Hospitalares- SIH, o procedimento Diagnstico e/ou Primeiro Atendimento em Psiquiatria ser remunerado exclusivamente nos prontos-socorros gerais. 3. Leito ou unidade psiquitrica em hospital-geral 3.1 O estabelecimento de leitos/unidades psiquitricas em hospital geral objetiva oferecer uma retaguarda hospitalar para os casos em que a internao se faa necessria, aps esgotadas todas as possibilidades de atendimento em unidades extra-hospitalares e de urgncia. Durante o perodo de internao, a assistncia ao cliente ser desenvolvida por equipes multiprofissionais. 3.2 O nmero de leitos psiquitricos em hospital geral no dever ultrapassar 10% da capacidade instalada do hospital, at um mximo de 30 leitos. Devero, alm dos espaos prprios de um hospital geral, ser destinadas salas para trabalho em grupo (terapias, grupo operativo, dentre outros). Os pacientes devero utilizar rea externa do hospital para lazer, educao fsica e atividades socioterpicas. 3.3 Estes servios devem oferecer, de acordo com a necessidade de cada paciente, as seguintes atividades: a) avaliao mdico-psicolgica e social; b) atendimento individual (medicamentoso, psicoterapia breve, terapia ocupacional, dentre outros); c) atendimento grupal (grupo operativo, psicoterapia em grupo, atividades socioterpicas); d) abordagem famlia: orientao sobre o diagnstico, o programa de tratamento, a alta hospitalar e a continuidade do tratamento;

e) preparao do paciente para a alta hospitalar garantindo sua referncia para a continuidade do tratamento em unidade de sade com programa de ateno compatvel com sua necessidade (ambulatrio, hospital-dia, ncleo/centro de ateno psicossocial), visando prevenir a ocorrncia de outras internaes. 3.4 Recursos Humanos A equipe tcnica mnima para um conjunto de 30 leitos, no perodo diurno, deve ser composta por: 1 mdico psiquiatra ou 1 mdico clnico e 1 psiclogo; 1 enfermeiro; 2 profissionais de nvel superior (psiclogo, assistente social e/ou terapeuta ocupacional); profissionais de nveis mdio e elementar necessrios ao desenvolvimento das atividades. 4. Hospital especializado em psiquiatria 4.1 Entende-se como hospital psiquitrico aquele cuja maioria de leitos se destine ao tratamento especializado de clientela psiquitrica em regime de internao. 4.2 Estes servios devem oferecer, de acordo com a necessidade de cada paciente, as seguintes atividades: a) avaliao mdico-psicolgica e social; b) atendimento individual (medicamentoso, psicoterapia breve, terapia ocupacional, dentre outros); c) atendimento grupal (grupo operativo, psicoterapia em grupo, atividades socioterpicas); d) abordagem famlia: orientao sobre o diagnstico, o programa de tratamento, a alta hospitalar e a continuidade do tratamento; e) preparao do paciente para a alta hospitalar garantindo sua referncia para a continuidade do tratamento em unidade de sade com programa de ateno compatvel com sua necessidade (ambulatrio, hospital-dia, ncleo/centro de ateno psicossocial), visando prevenir a ocorrncia de outras internaes. 4.3 Com vistas a garantir condies fsicas adequadas ao atendimento de clientela psiquitrica internada, devero ser observados os parmetros das normas especficas referentes rea de engenharia e arquitetura em vigor, expedidas pelo Ministrio da Sade. 4.4 O hospital psiquitrico especializado dever destinar uma enfermaria para intercorrncias clnicas, com um mnimo de 6m2/leito e nmero de leitos igual a 1/50 do total do hospital, com camas Fowler, oxignio, aspirador de secreo, vaporizador, nebulizador e bandeja ou carro de parada, e ainda: sala de curativo ou, na inexistncia desta, 01 carro de curativos para cada 3 postos de enfermagem ou frao; rea externa para deambulao e/ou esportes, igual ou superior rea construda.

4.5 O hospital psiquitrico especializado dever ter sala(s) de estar, jogos, etc., com um mnimo de 40 m2, mais 20m2 para cada 100 leitos a mais ou frao, com televiso e msica ambiente nas salas de estar. 4.6 Recursos Humanos Os hospitais psiquitricos especializados devero contar com no mnimo: 1 mdico plantonista nas 24 horas; 1 enfermeiro das 7 s 19 horas, para cada 240 leitos; E ainda: Para cada 40 pacientes, com 20 horas de assistncia semanal distribudas no mnimo em 4 dias, um mdico psiquiatra e um enfermeiro; Para cada 60 pacientes, com 20 horas de assistncia semanal, distribudas no mnimo em 4 dias, os seguintes profissionais: 1 assistente social; 1 terapeuta ocupacional; 2 auxiliares de enfermagem; 1 psiclogo; E ainda: 1 clnico geral para cada 120 pacientes; 1 nutricionista e 1 farmacutico. O psiquiatra plantonista poder tambm compor uma das equipes bsicas, como psiquiatra-assistente, desde que, alm de seu horrio de plantonista, cumpra 15 horas semanais em pelo menos trs outros dias da semana. 4. DISPOSIES GERAIS 1) Tendo em vista a necessidade de humanizao da assistncia, bem como a preservao dos direitos de cidadania dos pacientes internados, os hospitais que prestam atendimento em psiquiatria devero seguir as seguintes orientaes: est proibida a existncia de espaos restritivos (celas fortes); deve ser resguardada a inviolabilidade da correspondncia dos pacientes internados; deve haver registro adequado dos procedimentos diagnsticos e teraputicos efetuados nos pacientes; os hospitais tero prazo mximo de 1 (um) ano para atenderem estas exigncias a partir de cronograma estabelecido pelo rgo gestor local. 2) Em relao ao atendimento em regime de internao em hospitais gerais ou especializados, que sejam referncia regional e/ou estadual, a complementao normativa de que trata o ltimo pargrafo do item 1 da presente portaria ser da competncia das respectivas secretarias estaduais de sade.

PORTARIA N. 106 - 11 de fevereiro de 2000

O Ministrio da Sade, dada a necessidade da reestruturao do modelo de ateno ao portador de transtornos mentais, no mbito do Sistema nico de

Sade SUS; a necessidade de garantir uma assistncia integral em sade mental e eficaz para a reabilitao psicossocial; a necessidade da humanizao do atendimento psiquitrico no mbito do SUS, visando reintegrao social do usurio; a necessidade da implementao de polticas de melhoria de qualidade da assistncia sade mental, objetivando a reduo das internaes em hospitais psiquitricos, resolve: Art. 1 - Criar os Servios Residenciais Teraputicos em Sade Mental, no mbito do Sistema nico de Sade, para o atendimento ao portador de transtornos mentais. Pargrafo nico: Entende-se como Servios Residenciais Teraputicos, moradias ou casas inseridas, preferencialmente, na comunidade, destinadas a cuidar dos portadores de transtornos mentais, egressos de internaes psiquitricas de longa permanncia, que no possuam suporte social e laos familiares e que viabilizem sua insero social.

Art. 2 - Definir que os Servios Residenciais Teraputicos em Sade Mental constituem uma modalidade assistencial substitutiva da internao psiquitrica prolongada, de maneira que, a cada transferncia de paciente do Hospital Especializado para o Servio de Residncia Teraputica, devesse reduzir ou descredenciar do SUS, igual no de leitos naquele hospital, realocando o recurso da AIH correspondente para os tetos oramentrios do estado ou municpio que se responsabilizar pela assistncia ao paciente e pela rede substitutiva de cuidados em sade mental. Art. 3 - Definir que aos Servios Residenciais Teraputicos em Sade Mental cabe: a) garantir assistncia aos portadores de transtornos mentais com grave dependncia institucional que no tenham possibilidade de desfrutar de inteira autonomia social e no possuam vnculos familiares e de moradia; b) atuar como unidade de suporte destinada, prioritariamente, aos portadores de transtornos mentais submetidos a tratamento psiquitrico em regime hospitalar prolongado; c) promover a reinsero vida comunitria. Art. 4 - Estabelecer que os Servios Residenciais Teraputicos em Sade Mental devero ter um Projeto Teraputico baseado nos seguintes princpios e diretrizes: a) ser centrado nas necessidades dos usurios, visando construo progressiva da sua autonomia nas atividades da vida cotidiana e ampliao da insero social; b) ter como objetivo central contemplar os princpios da reabilitao psicossocial, oferecendo ao usurio um amplo projeto de reintegrao social, por meio de programas de alfabetizao, de reinsero no trabalho, de mobilizao de recursos comunitrios, de autonomia para as atividades domsticas e pessoais e de estmulo formao de associaes de usurios, familiares e voluntrios;

c) respeitar os direitos do usurio como cidado e como sujeito em condio de desenvolver uma vida com qualidade e integrada ao ambiente comunitrio. Art. 5 - Estabelecer como normas e critrios para incluso dos Servios Residenciais Teraputicos em Sade Mental no SUS. a) serem exclusivamente de natureza pblica; b) a critrio do gestor local, podero ser de natureza no governamental, sem fins lucrativos, devendo para isso ter Projetos Teraputicos especficos, aprovados pela Coordenao Nacional de Sade Mental; c) estarem integrados rede de servios do SUS, municipal, estadual ou por meio de consrcios intermunicipais, cabendo ao gestor local a responsabilidade de oferecer uma assistncia integral a estes usurios, planejando as aes de sade de forma articulada nos diversos nveis de complexidade da rede assistencial; d) estarem sob gesto preferencial do nvel local e vinculados, tecnicamente, ao servio ambulatorial especializado em sade mental mais prximo; e) a critrio do gestor municipal/estadual de sade, os Servios Residenciais Teraputicos podero funcionar em parcerias com organizaes nogovernamentais (ONGs) de sade, ou de trabalhos sociais ou de pessoas fsicas nos moldes das famlias de acolhimento, sempre supervisionadas por um servio ambulatorial especializado em sade mental. Art. 6 - Definir que so caractersticas fsico-funcionais dos Servios Residenciais Teraputicos em Sade Mental: 6.1. apresentar estrutura fsica situada fora dos limites de unidades hospitalares gerais ou especializadas, seguindo critrios estabelecidos pelos gestores municipais e estaduais; Espao fsico que contemple de maneira mnima: a) dimenses especficas compatveis para abrigar um nmero de no mximo 8 (oito) usurios, acomodados na proporo de at 3 (trs) por dormitrio; b) sala de estar com mobilirio adequado para o conforto e a boa comodidade dos usurios; c) dormitrios devidamente equipados com cama e armrio; d) copa e cozinha para a execuo das atividades domsticas com os equipamentos necessrios (geladeira, fogo, filtros, armrios, etc.); e) garantia de, no mnimo, trs refeies dirias, caf da manh, almoo e jantar.

Art. 7 - Definir que os servios ambulatoriais especializados em sade mental, aos quais os Servios Residenciais Teraputicos estejam vinculados, possuam equipe tcnica, que atuar na assistncia e superviso das atividades, constituda, no mnimo, pelos seguintes profissionais: a) 1 (um) profissional mdico; b) 2 (dois) profissionais de nvel mdio com experincia e/ou capacitao especfica em

reabilitao profissional.

Art. 8 - Determinar que cabe ao gestor municipal/estadual do SUS identificar os usurios em condies de serem beneficiados por esta nova modalidade teraputica, bem como instituir as medidas necessrias ao processo de transferncia dos mesmos dos hospitais psiquitricos para os Servios Residenciais Teraputicos em Sade Mental. Art. 9 - Priorizar, para a implantao dos Servios Residenciais Teraputicos em Sade Mental, os municpios onde j existam outros servios ambulatoriais de sade mental de natureza substitutiva aos hospitais psiquitricos, funcionando em consonncia com os princpios da II Conferncia Nacional de Sade Mental e contemplados dentro de um plano de sade mental, devidamente discutido e aprovado nas instncias de gesto pblica. Art. 10 - Estabelecer que para a incluso dos Servios Residenciais Teraputicos em Sade Mental no Cadastro do SUS devero ser cumpridas as normas gerais que vigoram para cadastramento no Sistema nico de Sade e a apresentao de documentao comprobatria aprovada pelas Comisses Intergestores Bipartite. Art. 11 - Determinar o encaminhamento por parte das secretarias estaduais e municipais, ao Ministrio da Sade/Secretaria de Polticas de Sade rea Tcnica da Sade Mental, a relao dos Servios Residenciais Teraputicos em Sade Mental cadastrados no estado, bem como a referncia do servio ambulatorial e a equipe tcnica aos quais estejam vinculados, acompanhado das Fichas de Cadastro Ambulatorial (FCA) e a atualizao da Ficha de Cadastro Hospitalar (FCH), com a reduo do nmero de leitos psiquitricos, conforme artigo 2o desta Portaria. Art. 12 - Definir que as secretarias estaduais e secretarias municipais de sade, com apoio tcnico do Ministrio da Sade, devero estabelecer rotinas de acompanhamento, superviso, controle e avaliao para a garantia do funcionamento com qualidade dos Servios Residenciais Teraputicos em Sade Mental. Art. 13 - Determinar que a Secretaria de Assistncia Sade e a Secretaria Executiva, no prazo de 30 (trinta) dias, mediante ato conjunto, regulamentem os procedimentos assistenciais dos Servios Residenciais Teraputicos em Sade Mental. Art. 14 - Definir que cabe aos gestores de sade do SUS emitir normas complementares que visem a estimular as polticas de intercmbio e cooperao com outras reas de governo, Ministrio Pblico, organizaes nogovernamentais, no sentido de ampliar a oferta de aes e de servios voltados para a assistncia aos portadores de transtornos mentais, tais como: desinterdio jurdica e social, bolsa-salrio ou outra forma de benefcio pecunirio, insero no mercado de trabalho. Comentrio

Esta portaria de grande importncia para a reestruturao da assistncia psiquitrica, da implantao dos lares abrigados, agora mais apropriadamente designados de servios residenciais com funo teraputica, parte que so do conjunto de cuidados no campo da ateno psicossocial. Consolida o processo de substituio do modelo tradicional, pois possibilita desenvolver uma estrutura que se contrape to propalada, e para alguns insubstituvel, "hospitalidade" do hospital psiquitrico.

OBSERVAO: A Portaria no 175, de 7 de fevereiro de 2001, ALTERA o artigo 7o da Portaria no 106, ficando com a seguinte redao: Art. 7o Definir que os servios ambulatoriais especializados em sade mental aos quais os Servios Residenciais Teraputicos estejam vinculados possuam equipe tcnica que atuar na assistncia e superviso das atividades, constituda, no mnimo, pelos seguintes profissionais: a) 1 (um) profissional mdico; b) 2 (dois) profissionais de nvel mdio com experincia e/ou capacitao especfica em reabilitao psicossocial.

PORTARIA GM N 816 - 30 de abril de 2002 Art. 1o Instituir, no mbito do Sistema nico de Sade, o Programa Nacional de Ateno Comunitria Integrada a Usurios de lcool e Outras Drogas, a ser desenvolvido de forma articulada pelo Ministrio da Sade e pelas Secretarias de Sade dos estados, Distrito Federal e municpios, tendo por objetivos: I Articular as aes desenvolvidas pelas trs esferas de governo destinadas a promover a ateno aos pacientes com dependncia e/ou uso prejudicial de lcool ou outras drogas; II Organizar e implantar rede estratgica de servios extra-hospitalares de ateno aos pacientes com esse tipo de transtorno, articulada rede de ateno psicossocial; III Aperfeioar as intervenes preventivas como forma de reduzir os danos sociais e sade representados pelo uso prejudicial de lcool e outras drogas; IV Realizar aes de ateno/assistncia aos pacientes e familiares, de forma integral e abrangente, com atendimento individual, em grupo, atividades comunitrias, orientao profissional, suporte medicamentoso, psicoterpico, de orientao e outros; V Organizar/regular as demandas e os fluxos assistenciais; VI Promover, em articulao com instituies formadoras, a capacitao e superviso das equipes de ateno bsica, servios e programas de sade mental locais. Art. 2o Definir, na forma do Anexo I desta Portaria, e em conformidade com as respectivas condies de gesto e a diviso de responsabilidades definida na Norma Operacional de Assistncia Sade NOAS/2001, as competncias e atribuies relativas implantao/gesto do Programa Nacional de Ateno Comunitria Integrada a Usurios de lcool e Outras Drogas de cada nvel de gesto do Sistema nico de Sade SUS.

Art. 3o Estabelecer que, em virtude dos diferentes nveis de organizao das redes assistenciais existentes nos estados e no Distrito Federal, da diversidade das caractersticas populacionais existentes no Pas e da variao da incidncia dos transtornos causados pelo uso abusivo ou dependncia de lcool e outras drogas, devero ser implantados no Pas, nos prximos trs anos, 250 Centros de Ateno Psicossocial para Atendimento de Pacientes com dependncia e/ou uso prejudicial de lcool e outras drogas, em Etapas Anuais de Implantao, conforme segue: a) Etapa 1 Ano de 2002/2003 120 (cento e vinte) Centros distribudos estrategicamente nas capitais e municpios com populao igual ou superior a 200.000 habitantes conforme planilha constante do Anexo II desta Portaria; b) Etapa 2 Ano de 2004 130 (cento e trinta) Centros de Ateno Psicossocial para Atendimento de Pacientes com Transtornos causados pelo uso prejudicial e/ou dependncia de lcool e outras drogas, sendo 80 (oitenta) distribudos estrategicamente, na proporo de 01 CAPS para cada 500.000 habitantes, em grandes regies metropolitanas, que j tero implantado a parte inicial da rede necessria (etapas 1 e 2), alm de mais 50 (cinqenta) a serem localizados em cidades com menos de 200.000 habitantes de acordo com necessidades estratgicas/epidemiolgicas. Art. 4o Alocar recursos financeiros adicionais na ordem de R$18.000.000,00 (dezoito milhes de reais), previstos no Oramento do Ministrio da Sade para o custeio, no exerccio de 2002, das atividades previstas nesta Portaria, cujas despesas correro conta do Fundo de Aes Estratgicas e Compensao FAEC. Art. 5o Estabelecer que os procedimentos realizados pelos CAPS e NAPS atualmente existentes, aps o seu recadastramento, assim como os novos servios que vierem a ser criados e cadastrados em conformidade com o estabelecido nesta Portaria, sero remunerados atravs do Sistema APAC/SIA, conforme estabelecido nas Portarias GM/MS no 366, de 19 de fevereiro de 2002 e SAS/MS no 189, de 20 de maro de 2002. Art. 6o Determinar o pagamento de um incentivo adicional de R$50.000,00 (cinqenta mil reais) para os municpios e estados que implantarem novos servios ou realizarem a adequao dos j existentes. 1o Ficam alocados recursos financeiros na ordem de R$3.000.000,00 (trs milhes de reais), do oramento do Ministrio da Sade, para a execuo desta atividade no exerccio de 2002. 2o O incentivo de que trata este artigo ser transferido aos municpios, aps avaliao e incluso de suas respectivas unidades no Programa Nacional de Ateno Comunitria Integrada a Usurios de lcool e outras Drogas, pela Assessoria Tcnica da Secretaria de Assistncia Sade ASTEC/SAS/MS. Art. 7o Instituir o Programa Permanente de Capacitao de Recursos Humanos da rede SUS para os Servios de Ateno aos Pacientes com Transtornos causados pelo Uso Prejudicial e/ou Dependncia de lcool e Outras Drogas, a ser regulamentado em ato especfico da Secretaria de Assistncia Sade/SAS/MS.

Pargrafo nico. Ficam alocados recursos financeiros da ordem de R$ 1.890.000,00 (hum milho, oitocentos e noventa mil reais) para o cumprimento da Primeira Etapa do Programa de Capacitao objeto deste artigo. PORTARIA GM N. 336 - 19 de fevereiro de 2002 Considerando a Lei no 10.216, de 6/4/01, que dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em sade mental; Considerando o disposto na Norma Operacional de Assistncia Sade NOAS-SUS 01/2001, aprovada pela Portaria GM/MS no 95, de 26 de janeiro de 2001; Considerando a necessidade de atualizao das normas constantes da Portaria MS/SAS no 224, de 29 de janeiro de 1992, resolve: Art. 1 - Estabelecer que os Centros de Ateno Psicossocial podero constituir-se nas seguintes modalidades de servios: CAPS I, CAPS II e CAPS III definidos por ordem crescente de porte/complexidade e abrangncia populacional, conforme disposto nesta Portaria;

1 - As trs modalidades de servios cumprem a mesma funo no atendimento pblico em sade mental, distinguindo-se pelas caractersticas descritas no artigo 3o desta Portaria, e devero estar capacitadas para realizar prioritariamente o atendimento de pacientes com transtornos mentais severos e persistentes em sua rea territorial, em regime de tratamento intensivo, semi-intensivo e no-intensivo, conforme definido adiante. 2o Os CAPS devero constituir-se em servio ambulatorial de ateno diria que funcione segundo a lgica do territrio; Art. 2 - Definir que somente os servios de natureza jurdica pblica podero executar as atribuies de superviso e de regulao da rede de servios de sade mental. Art. 3 - Estabelecer que os Centros de Ateno Psicossocial (CAPS) s podero funcionar em rea fsica especfica e independente de qualquer estrutura hospitalar.

Pargrafo nico. Os CAPS podero localizar-se dentro dos limites da rea fsica de uma unidade hospitalar geral, ou dentro do conjunto arquitetnico de instituies universitrias de sade, desde que independentes de sua estrutura fsica, com acesso privativo e equipe profissional prpria.

Art. 4o Definir que as modalidades de servios estabelecidas pelo artigo 1o desta Portaria correspondem s caractersticas abaixo discriminadas:

4.1. CAPS I com capacidade operacional para atendimento em municpios com populao entre 20.000 e 70.000 habitantes, com as seguintes

caractersticas: a) responsabilizar-se, sob coordenao do gestor local, pela organizao da demanda e da rede de cuidados em sade mental no mbito do seu territrio; b) possuir capacidade tcnica para desempenhar o papel de regulador da porta de entrada da rede assistencial no mbito do seu territrio e/ou do mdulo assistencial, definido na Norma Operacional de Assistncia Sade (NOAS), de acordo com a determinao do gestor local; c) coordenar, por delegao do gestor local, as atividades de superviso de unidades hospitalares psiquitricas no mbito do seu territrio; d) supervisionar e capacitar as equipes de ateno bsica, servios e programas de sade mental no mbito do seu territrio e/ou do mdulo assistencial; e) realizar, e manter atualizado, o cadastramento dos pacientes que utilizam medicamentos essenciais para a rea de Sade Mental regulamentados pela Portaria/GM/MS no 1.077, de 24 de agosto de 1999, e medicamentos excepcionais, regulamentados pela Portaria/SAS/MS no 341, de 22 de agosto de 2001, dentro de sua rea assistencial; f) funcionar no perodo de 8 s 18 horas, em 2 (dois) turnos, durante os cinco dias teis da semana. 4.1.1. CAPS I - Atividades: a) atendimento individual (medicamentoso, psicoterpico, de orientao, entre outros); b) atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras); c) atendimento em oficinas teraputicas executadas por profissional de nvel superior ou nvel mdio; d) visitas domiciliares; e) atendimento famlia; f) atividades comunitrias enfocando a integrao do paciente na comunidade e sua insero familiar e social; g) os pacientes assistidos em um turno (4 horas) recebero uma refeio diria, os assistidos em dois turnos (8 horas) recebero duas refeies dirias. 4.1.2. Recursos Humanos Equipe mnima para atuao no CAPS I, para o atendimento de 20 (vinte) pacientes por turno, tendo como limite mximo 30 (trinta) pacientes/dia, em regime de atendimento intensivo, ser composta por: a) 1 (um) mdico com formao em sade mental; b) 1 (um) enfermeiro; c) 3 (trs) profissionais de nvel superior entre as seguintes categorias profissionais: psiclogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessrio ao projeto teraputico; d) 4 (quatro) profissionais de nvel mdio: tcnico e/ou auxiliar de enfermagem, tcnico administrativo, tcnico educacional e arteso. 4.2. CAPS II com capacidade operacional para atendimento em municpios com populao entre 70.000 e 200.000 habitantes, com as seguintes caractersticas: a) responsabilizar-se, sob coordenao do gestor local, pela organizao da demanda e da rede de cuidados em sade mental no mbito do seu territrio; b) possuir capacidade tcnica para desempenhar o papel de regulador da porta de entrada da rede assistencial no mbito do seu territrio e/ou do mdulo assistencial, definido na Norma Operacional de Assistncia Sade (NOAS), por

determinao do gestor local; c) coordenar, por delegao do gestor local, as atividades de superviso de unidades hospitalares psiquitricas no mbito do seu territrio; d) supervisionar e capacitar as equipes de ateno bsica, servios e programas de sade mental no mbito do seu territrio e/ou do mdulo assistencial; e) realizar, e manter atualizado, o cadastramento dos pacientes que utilizam medicamentos essenciais para a rea de Sade Mental regulamentados pela Portaria/GM/MS no 1.077, de 24 de agosto de 1999, e medicamentos excepcionais, regulamentados pela Portaria/SAS/MS no 341, de 22 de agosto de 2001, dentro de sua rea assistencial; f ) funcionar de 8 s 18 horas, em 2 (dois) turnos, durante os cinco dias teis da semana, PODENDO COMPORTAR um terceiro turno funcionando at s 21 horas. 4.2.1. CAPS II - Atividades: a) atendimento individual (medicamentoso, psicoterpico, de orientao, entre outros); b) atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras); c) atendimento em oficinas teraputicas executadas por profissional de nvel superior ou nvel mdio; d) visitas domiciliares; e) atendimento famlia; f) atividades comunitrias enfocando a integrao do doente mental na comunidade e sua insero familiar e social; g) os pacientes assistidos em um turno (4 horas) recebero uma refeio diria: os assistidos em dois turnos (8 horas) recebero duas refeies dirias. 4.2.2. Recursos Humanos A equipe tcnica mnima, para o atendimento de 30 (trinta) pacientes por turno, tendo como limite mximo 45 (quarenta e cinco) pacientes/dia, em regime intensivo, ser composta por: a) 1 (um) mdico psiquiatra; b) 1 (um) enfermeiro com formao em sade mental; c) 4 (quatro) profissionais de nvel superior entre as seguintes categorias profissionais: psiclogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessrio ao projeto teraputico; d) 6 (seis) profissionais de nvel mdio: tcnico e/ou auxiliar de enfermagem, tcnico administrativo, tcnico educacional e arteso. 4.3. CAPS III Capacidade operacional para atendimento em municpios com populao acima de 200.000 habitantes, com as seguintes caractersticas: a) constituir-se em servio ambulatorial de ateno contnua, durante 24 horas diariamente, incluindo feriados e finais de semana; b) responsabilizar-se, sob coordenao do gestor local, pela organizao da demanda e da rede de cuidados em sade mental no mbito do seu territrio; c) possuir capacidade tcnica para desempenhar o papel de regulador da porta de entrada da rede assistencial no mbito do seu territrio e/ou do mdulo assistencial, definido na Norma Operacional de Assistncia Sade (NOAS), por determinao do gestor local; d) coordenar, por delegao do gestor local, as atividades de superviso de unidades hospitalares psiquitricas no mbito do seu territrio;

e) supervisionar e capacitar as equipes de ateno bsica, servios e programas de sade mental no mbito do seu territrio e/ou do mdulo assistencial; f) realizar, e manter atualizado, o cadastramento dos pacientes que utilizam medicamentos essenciais para a rea de Sade Mental regulamentados pela Portaria/GM/MS no 1.077, de 24 de agosto de 1999, e medicamentos excepcionais, regulamentados pela Portaria/SAS/MS no 341, de 22 de agosto de 2001, dentro de sua rea assistencial; g) estar referenciado a um servio de atendimento de urgncia/emergncia geral de sua regio, que far o suporte de ateno mdica. 4.3.1. CAPS III - Atividades: a) atendimento individual (medicamentoso, psicoterpico, orientao, entre outros); b) atendimento grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras); c) atendimento em oficinas teraputicas executadas por profissional de nvel superior ou nvel mdio; d) visitas e atendimentos domiciliares; e) atendimento famlia; f) atividades comunitrias enfocando a integrao do doente mental na comunidade e sua insero familiar e social; g) acolhimento noturno, nos feriados e finais de semana, com no mximo 5 (cinco) leitos, para eventual repouso e/ou observao; h) os pacientes assistidos em um turno (4 horas) recebero uma refeio diria, os assistidos em dois turnos (8 horas) recebero duas refeies dirias e os que permanecerem no servio durante 24 horas contnuas recebero quatro refeies dirias; i) a permanncia de um mesmo paciente no acolhimento noturno fica limitada a 7 (sete) dias corridos ou 10 (dez) dias intercalados em um perodo de 30 (trinta) dias. 4.3.2. Recursos Humanos A equipe tcnica mnima, para o atendimento de 40 (quarenta) pacientes por turno, tendo como limite mximo 60 (sessenta) pacientes/dia, em regime intensivo, ser composta por: a) 2 (dois) mdicos psiquiatras; b) 1 (um) enfermeiro com formao em sade mental; c) 5 (cinco) profissionais de nvel superior entre as seguintes categorias: psiclogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessrio ao projeto teraputico; d) 8 (oito) profissionais de nvel mdio: tcnico e/ou auxiliar de enfermagem, tcnico administrativo, tcnico educacional e arteso. 4.3.2.1. Para o perodo de acolhimento noturno, em plantes corridos de 12 horas, a equipe deve ser composta por: a) 3 (trs) tcnicos/auxiliares de enfermagem, sob superviso do enfermeiro do servio; b) 1 (um) profissional de nvel mdio da rea de apoio. 4.3.2.2. Para as 12 horas diurnas, nos sbados, domingos e feriados, a equipe deve ser composta por: a) 1 (um) profissional de nvel superior dentre as seguintes categorias: mdico, enfermeiro, psiclogo, assistente social, terapeuta ocupacional ou outro

profissional de nvel superior justificado pelo projeto teraputico; b) 3 (trs) tcnicos/auxiliares tcnicos de enfermagem, sob superviso do enfermeiro do servio; c) 1 (um) profissional de nvel mdio da rea de apoio. 4.4. CAPSi II Atendimentos a crianas e adolescentes, constituindo-se na referncia para uma populao de cerca de 200.000 habitantes, ou outro parmetro populacional a ser definido pelo gestor local, atendendo a critrios epidemiolgicos, com as seguintes caractersticas: a) constituir-se em servio ambulatorial de ateno diria destinado a crianas e adolescentes com transtornos mentais; b) possuir capacidade tcnica para desempenhar o papel de regulador da porta de entrada da rede assistencial no mbito do seu territrio e/ou do mdulo assistencial, definido na Norma Operacional de Assistncia Sade (NOAS), de acordo com a determinao do gestor local; c) responsabilizar-se, sob coordenao do gestor local, pela organizao da demanda e da rede de cuidados em sade mental de crianas e adolescentes no mbito do seu territrio; d) coordenar, por delegao do gestor local, as atividades de superviso de unidades de atendimento psiquitrico a crianas e adolescentes no mbito do seu territrio; e) supervisionar e capacitar as equipes de ateno bsica, servios e programas de sade mental no mbito do seu territrio e/ou do mdulo assistencial, na ateno infncia e adolescncia; f) realizar, e manter atualizado, o cadastramento dos pacientes que utilizam medicamentos essenciais para a rea de Sade Mental regulamentados pela Portaria/GM/MS no 1.077, de 24 de agosto de 1999, e medicamentos excepcionais, regulamentados pela Portaria/SAS/MS no 341, de 22 de agosto de 2001, dentro de sua rea assistencial; g) funcionar de 8 s 18 horas, em 2 (dois) turnos, durante os cinco dias teis da semana, podendo comportar um terceiro turno que funcione at s 21 horas. 4.4.1. CAPSi II - Atividades: a) atendimento individual (medicamentoso, psicoterpico, de orientao, entre outros); b) atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outros); c) atendimento em oficinas teraputicas executadas por profissional de nvel superior ou nvel mdio; d) visitas e atendimentos domiciliares; e) atendimento famlia; f ) atividades comunitrias enfocando a integrao da criana e do adolescente na famlia, na escola, na comunidade ou quaisquer outras formas de insero social; g) desenvolvimento de aes intersetoriais, principalmente com as reas de assistncia social, educao e justia; h) os pacientes assistidos em um turno (4 horas) recebero uma refeio diria, os assistidos em dois turnos (8 horas) recebero duas refeies dirias. 4.4.2. Recursos Humanos A equipe tcnica mnima para atuao no CAPSi II, para o atendimento de 15 (quinze) crianas e/ou adolescentes por turno, tendo como limite mximo 25 (vinte e cinco) pacientes/dia, ser composta por:

a) 1 (um) mdico psiquiatra, ou neurologista ou pediatra com formao em sade mental; b) 1 (um) enfermeiro; c) 4 (quatro) profissionais de nvel superior entre as seguintes categorias profissionais:psiclogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, fonoaudilogo, pedagogo ou outro profissional necessrio ao projeto teraputico; d) 5 (cinco) profissionais de nvel mdio: tcnico e/ou auxiliar de enfermagem, tcnico administrativo, tcnico educacional e arteso. 4.5. CAPSad II Servio de ateno psicossocial para atendimento de pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependncia de substncias psicoativas, com capacidade operacional para atendimento em municpios com populao superior a 70.000, com as seguintes caractersticas: a) constituir-se em servio ambulatorial de ateno diria, de referncia para rea de abrangncia populacional definida pelo gestor local; b) sob coordenao do gestor local, responsabilizar-se pela organizao da demanda e da rede de instituies de ateno a usurios de lcool e drogas, no mbito de seu territrio; c) possuir capacidade tcnica para desempenhar o papel de regulador da porta de entrada da rede assistencial local no mbito de seu territrio e/ou do mdulo assistencial, definido na Norma Operacional de Assistncia Sade (NOAS), de acordo com a determinao do gestor local; d) coordenar, no mbito de sua rea de abrangncia e por delegao do gestor local, as atividades de superviso de servios de ateno a usurios de drogas, em articulao com o Conselho Municipal de Entorpecentes; e) supervisionar e capacitar as equipes de ateno bsica, servios e programas de sade mental local no mbito do seu territrio e/ou do mdulo assistencial; f) realizar, e manter atualizado, o cadastramento dos pacientes que utilizam medicamentos essenciais para a rea de Sade Mental regulamentados pela Portaria/GM/MS no 1.077, de 24 de agosto de 1999, e medicamentos excepcionais, regulamentados pela Portaria/SAS/MS no 341, de 22 de agosto de 2001, dentro de sua rea assistencial; g) funcionar de 8 s 18 horas, em 2 (dois) turnos, durante os cinco dias teis da semana, podendo comportar um terceiro turno funcionando at s 21 horas; h) manter de 2 (dois) a 4 (quatro) leitos para desintoxicao e repouso. 4.5.1. A assistncia prestada ao paciente no CAPSad II para pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependncia de substncias psicoativas inclui as seguintes atividades: a) atendimento individual (medicamentoso, psicoterpico, de orientao, entre outros); b) atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras); c) atendimento em oficinas teraputicas executadas por profissional de nvel superior ou nvel mdio; d) visitas e atendimentos domiciliares; e) atendimento famlia; f) atividades comunitrias enfocando a integrao do dependente qumico na comunidade e sua insero familiar e social; g) os pacientes assistidos em um turno (4 horas) recebero uma refeio diria; os assistidos em dois turnos (8 horas) recebero duas refeies dirias; h) atendimento de desintoxicao.

4.5.2. Recursos Humanos A equipe tcnica mnima no CAPSad II para atendimento de 25 (vinte e cinco) pacientes por turno, tendo como limite mximo 45 (quarenta e cinco) pacientes/dia, ser composta por: a) 1 (um) mdico psiquiatra; b) 1 (um) enfermeiro com formao em sade mental; c) 1 (um) mdico clnico, responsvel pela triagem, avaliao e acompanhamento das intercorrncias clnicas; d) 4 (quatro) profissionais de nvel superior entre as seguintes categorias profissionais: psiclogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessrio ao projeto teraputico; e) 6 (seis) profissionais de nvel mdio: tcnico e/ou auxiliar de enfermagem, tcnico administrativo, tcnico educacional e arteso. Art. 5o Estabelecer que os CAPS I, II, III, CAPSi II e CAPSad II devero estar capacitados para o acompanhamento dos pacientes de forma intensiva, semiintensiva e no-ntensiva, dentro de limites quantitativos mensais que sero fixados em ato normativo da Secretaria de Assistncia Sade do Ministrio da Sade. Pargrafo nico: Define-se como atendimento intensivo aquele destinado aos pacientes que, em funo de seu quadro clnico atual, necessitem acompanhamento dirio; semi-intensivo o tratamento destinado aos pacientes que necessitam de acompanhamento freqente, fixado em seu projeto teraputico, mas no precisam estar diariamente no CAPS; no-intensivo o atendimento que, em funo do quadro clnico, pode ter uma freqncia menor.

A descrio minuciosa dessas trs modalidades dever ser objeto de portaria da Secretaria de Assistncia Sade do Ministrio da Sade, que fixar os limites mensais (nmero mximo de atendimentos); para o atendimento intensivo (ateno diria), ser levada em conta a capacidade mxima de cada CAPS, conforme definida no Artigo 2o. Art. 6o Estabelecer que os atuais CAPS e NAPS devero ser recadastrados nas modalidades CAPS I, II, III, CAPSi II e CAPSad II pelo gestor estadual, aps parecer tcnico da Secretaria de Assistncia Sade do Ministrio da Sade. Pargrafo nico. O mesmo procedimento se aplicar aos novos CAPS que vierem a ser implantados. Art. 7o Definir que os procedimentos realizados pelos CAPS e NAPS atualmente existentes, aps o seu recadastramento, assim como os novos que vierem a ser criados e cadastrados, sero remunerados atravs do Sistema APAC/SIA, sendo includos na relao de procedimentos estratgicos do SUS e financiados com recursos do Fundo de Aes Estratgicas e Compensao FAEC. Art. 8o Estabelecer que sero alocados no FAEC, para a finalidade descrita no art. 5o, durante os exerccios de 2002 e 2003, recursos financeiros no valor total de R$52.000.000,00 (cinqenta e dois milhes de reais), previstos no oramento do Ministrio da Sade.

Art. 9o Definir que os procedimentos a serem realizados pelos CAPS, nas modalidades I, II (includos CAPSi II e CAPSad II) e III, objetos da presente Portaria, sero regulamentados em ato prprio do Secretrio de Assistncia Sade do Ministrio da Sade. Comentrio: Acrescenta novos parmetros aos definidos pela Portaria no 224/92 para a rea ambulatorial, ampliando a abrangncia dos servios substitutivos de ateno diria, estabelecendo portes diferenciados a partir de critrios populacionais, e direcionando novos servios especficos para rea de lcool e outras drogas e infncia e adolescncia. Cria, ainda, mecanismo de financiamento prprio, para alm dos tetos financeiros municipais, para a rede de CAPS.

PORTARIA GM N. 2.078 - 31 de outubro de 2003 - Institui a Comisso de Acompanhamento do Programa De Volta Para Casa.

O Ministro de Estado da Sade, no uso de suas atribuies, com base no que determina o artigo 5o da Lei no 10.216 de 16 de abril de 2001, e Considerando a Lei no 10.708, de 31 de julho de 2003, que institui o auxlio-reabilitao psicossocial para assistncia, acompanhamento e integrao social, fora de unidade hospitalar, de pacientes acometidos de transtornos mentais internados em hospitais ou unidades psiquitricas, inseridos no programa De Volta Para Casa, especialmente seu artigo 8o, Art. 1o Instituir a Comisso de Acompanhamento do De Volta Para Casa que ser composta pelos representantes das seguintes instncias/instituies, sob a coordenao do primeiro: I Secretaria de Ateno Sade - Departamento de Aes Programticas Estratgicas Sade Mental; II Conselho Nacional dos Secretrios de Sade - CONASS; III Conselho Nacional de Secretrios Municipais de Sade CONASEMS; e IV Comisso Intersetorial de Sade Mental do Conselho Nacional de Sade. Art. 2o Atribuir referida Comisso as seguintes responsabilidades: I - emitir parecer sobre a habilitao de Municpios; II - emitir parecer sobre incluso e excluso de beneficirio no Programa; III - emitir parecer sobre renovao do auxlio-reabilitao psicossocial ao beneficirio; IV - elaborar e pactuar as normas aplicveis ao programa e submete-las ao Ministrio da Sade; V - pactuar a definio de Municpios prioritrios para habilitao no programa; VI - ratificar o levantamento nacional de clientela de beneficirios em potencial do Programa De Volta Para Casa; e VII - acompanhar e assessorar a implantao e avaliao do programa. Art. 3o Atribuir Secretaria de Ateno Sade SAS/MS a constituio de Grupo Tcnico para assessorar a Comisso de Acompanhamento do Programa. PORTARIA N. 1.169 - 7 DE JULHO DE 2005

Destina incentivo financeiro para municpios que desenvolvam projetos de Incluso Social pelo Trabalho destinados a pessoas portadoras de transtornos mentais e/ou de transtornos decorrentes do uso de lcool e outras drogas, e d outras providncias. Considerando as determinaes da Lei n 10.216, de 6 de abril de 2001, que dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em sade mental, e da Lei n 10.708, de 31 de julho de 2003, que cria o Programa De Volta para Casa e institui o auxlio-reabilitao psicossocial para pacientes acometidos de transtornos mentais egressos de internaes; Considerando as recomendaes da III Conferncia de Sade Mental, ocorrida em Braslia, de 11 a 15 de dezembro de 2001; Considerando as diretrizes da Poltica Nacional de Sade Mental, que buscam construir um efetivo lugar social para os portadores de transtornos mentais, por intermdio de aes que ampliem sua autonomia e melhora das condies concretas de vida, entendendo que as aes de incluso social pelo trabalho so atividades laborais de gerao de renda, insero econmica na sociedade e emancipao do usurio; Considerando as diretrizes gerais das Polticas de Economia Solidria e da Reforma Psiquitrica, que tm como eixos a solidariedade, a incluso social e a gerao de alternativas concretas para melhorar as condies reais da existncia de segmentos menos favorecidos; Considerando a Portaria Interministerial n 353, dos Ministrios da Sade e do Trabalho e Emprego, de 7 de maro de 2005, que institui o Grupo de Trabalho de Sade Mental e Economia Solidria, resolve: Art. 1 - Destinar incentivo financeiro para os municpios que se habilitarem junto ao Ministrio da Sade para o desenvolvimento de atividades de incluso social pelo trabalho destinadas a pessoas portadoras de transtornos mentais e/ou de transtornos decorrentes do uso de lcool e outras drogas.

Art. 2 Estabelecer os seguintes critrios para a habilitao dos municpios: I - possuir rede de ateno sade mental extra-hospitalar, de base comunitria e territorial (Centros de Ateno Psicossocial, Residncias Teraputicas, Ambulatrios e outros servios); II - ter habilitao prvia no Programa De Volta para Casa; e III - estar includo no Cadastro de Iniciativas de Incluso Social pelo Trabalho CIST, elaborado e acompanhado pelo Grupo de Trabalho Sade Mental e Economia Solidria. Art. 3 Definir como prioritrios para o recebimento do incentivo financeiro os municpios que: I - tenham nmero elevado de leitos de longa permanncia em hospital psiquitrico; II - tenham implantado Servios Residenciais Teraputicos; III - tenham aderido ao Programa De Volta pra Casa, IV - apresentem articulaes efetivas entre a rea de sade mental e a rede de economia solidria.

Art. 4 - Estabelecer, como exigncia para que o repasse do incentivo financeiro seja efetivado, que o gestor do municpio encaminhe ao Departamento de Aes Programticas e Estratgicas - DAPE - rea Tcnica de Sade Mental, da Secretaria de Ateno Sade, deste Ministrio, e para a Secretaria Estadual correspondente, se for o caso, os seguintes documentos: I - ofcio assinado pelo gestor solicitando o incentivo financeiro e identificando o projeto ou o conjunto de projetos que ser beneficiado; II - termo de compromisso do gestor local assegurando a aplicao integral do incentivo financeiro no projeto ou no conjunto de projetos em at 3 (trs) meses aps seu recebimento; e III - plano de aplicao do recurso. Art. 5 Definir os valores a seguir descritos para o incentivo de que trata esta Portaria: I - R$ 5.000,00 para municpios que possuam entre 10 e 50 usurios de servios de sade mental em projetos de incluso social pelo trabalho; II - R$ 10.000,00 - para municpios que possuam entre 51 e 150 usurios de servios de sade mental em projetos de incluso social pelo trabalho; e III - R$ 15.000,00 - para municpios que possuam mais de 150 usurios de servios de sade mental em projetos de incluso social pelo trabalho. Art. 6 - Determinar que o incentivo seja transferido em parcela nica ao respectivo fundo, do estado, do municpio ou do Distrito Federal, sem onerar os respectivos tetos da assistncia de mdia e alta complexidade. Art. 7 - Estabelecer que o Fundo Nacional de Sade adote as medidas necessrias para a devoluo dos recursos recebidos, caso haja o descumprimento do prazo de aplicao efetiva definido nesta Portaria.

You might also like