You are on page 1of 19

CAPTULO II AS USINAS HIDRELTRICAS

2.1. Introduo
O objetivo deste captulo descrever todas as informaes relacionadas s usinas hidreltricas e que devem ser levadas em considerao nos estudos de planejamento e expanso dos sistemas eltricos. Atualmente, o ONS (Operador Nacional do Sistema) o agente responsvel por gerenciar as informaes das usinas hidreltricas que fazem parte do SIN (Sistema Interligado Nacional). Antes da re-estruturao do SEB (Setor Eltrico Brasileiro), o gerenciamento destes dados ficavam sob a responsabilidade da Eletrobrs.

2.2. Banco de Dados


O ONS disponibiliza um arquivo de dados que geralmente possui o nome (HIDR.DAT) que gravado em um formato denominado binrio. Desta forma, no possvel se editar os seus dados atravs de editores de texto ou gerenciadores de banco de dados convencionais. Cada usina hidreltrica possui armazenadas as informaes descritas nas subsees a seguir.

2.1.1. Nmero de Referncia


Cada uma das usinas possui um nmero que serve para identific-la e funciona como se fosse uma carteira de identidade da usina. O nmero de referncia corresponde tambm a posio da usina no arquivo HIDR.DAT. Colocar que o nmero do registro igual ao nmero de referncia / FIGURA HIDR.

2.1.2 Nome da Usina


O nome da usina deve conter no mximo 12 caracteres alfa numricos. Esta uma restrio que foi herdada do tempo em que era importante estabelecer limites bem definidos para toda varivel alfa-numrica tratada por programas computacionais.

2.1.3. Posto de Medio de Vazo


Como j foi abordado anteriormente, o Sistema Interligado Nacional composto predominantemente por usinas hidreltricas e isto faz com que o planejamento da operao no mdio e longo prazo deva levar em considerao o comportamento hidrolgico das suas bacias hidrogrficas. Logo, o estudo de modelos estocsticos3 que
Modelos Estocsticos: A partir de uma srie temporal, que neste caso conhecida como registro histrico de vazes, so construdos modelos estatsticos capazes de reproduzir sries similares com as
3

consigam reproduzir de forma adequada o registro histrico de afluncias aos reservatrios das usinas hidreltricas est intrnseco ao problema de problema de planejamento da operao de mdio e longo prazo. O ONS Operador Nacional do Sistema disponibiliza aos agentes um banco de dados contendo o registro histrico de vazes de todas as usinas hidreltricas que compem o SIN (Sistema Interligado Nacional). O posto de medio de vazes um cdigo que cada usina possui para acessar as informaes do seu registro histrico de vazes neste banco de dados. Muitas usinas possuem o seu nmero de referncia igual ao cdigo do posto de medio de vazes, mas esta no uma regra que pode ser aplicada a todas as usinas. Os dados do registro histrico de vazes naturais das usinas hidreltricas so correspondentes s mdias mensais e, atualmente, o seu primeiro registro referente ao ms de janeiro de 1931 para todas as usinas. O formato do banco de dados disponibilizado pelo ONS denominado binrio de acesso direto. A Figura 8 ilustra o formato de gravao deste arquivo, onde cada registro corresponde a um ms do histrico, como, por exemplo, o Registro 1 corresponde as mdias das vazes naturais afluentes no ms de janeiro de 1931, o Registro 2 ao ms de fevereiro de 1931 e assim sucessivamente. Cada registro contm um vetor de 320 posies e o ndice do vetor corresponde ao posto de medio. Dessa forma, o campo em preto na Figura 8 corresponde vazo natural mdia no ms de maro de 1931 da usina cujo posto de medio 3. O nmero mximo de postos de medio permitido 320 postos4. Melhorar explicao vazo natural / incremental.

principais caractersticas do registro histrico, como, por exemplo, secas de longas durao. As sries reproduzidas a partir de modelos estocsticos so denominadas sries sintticas. 4 Em estudos especiais conduzidos pela EPE (Empresa de Pesquisa Energtica) utilizado um banco de dados com o histrico de vazes que permite a utilizao de at 600 postos de medio. Isto ocorre porque em estudos de longo prazo, 10 a 20 anos de horizonte, necessrio utilizar um arquivo com registro histrico mais amplo.

Figura 8 - Formato do Arquivo com Banco de Dados do Histrico de Vazes Naturais

A vazo natural afluente a uma usina hidreltrica a vazo que seria observada naquele posto de medio considerando o rio na sua condio natural, ou seja, imaginando que no existe nenhum reservatrio capaz de regularizar a vazo em nenhum ponto do rio. A partir do conceito de vazo natural pode ser introduzido o conceito de vazo incremental que aquela correspondente a toda vazo lateral captada entre um posto de medio e todos os postos de medio imediatamente a montante deste. A Figura 9 mostra um trecho da Bacia do Paranaba onde podem ser observados os reservatrios de Corumb, Emborcao, Nova Ponte e Miranda. As vazes naturais e incrementais aos mesmos para o ms de janeiro de 1931 esto representadas na Tabela 1. A vazo incremental usina de Miranda oriunda da afluncia lateral ao Rio Araguari entre os postos de medio das usinas de Nova Ponte e Miranda e igual a 88 m3/s. J a vazo incremental da usina de Itumbiara toda afluncia lateral que ocorre entre a usina de Itumbiara e todos os seus aproveitamentos imediatamente montante que so Miranda, Emborcao e Corumb. Todas as usinas de cabeceira tm suas vazes incrementais dadas diretamente pela suas vazes naturais.

Figura 9 - Vazes Naturais em um Trecho da Bacia do Paranaba (Janeiro de 1931)

Tabela 1 - Exemplo de Procedimento de Clculo das Vazes Incrementais

Usina Hidreltrica Corumb Emborcao Nova Ponte Miranda Itumbiara

Vazo Natural (m3/s) 230 912 585 673 3082

Vazo Incremental (m3/s) 230 912 585 88 1267

Procedimento de Clculo da Vazo Incremental Cabeceira Cabeceira Cabeceira 673 585 3082 230 912 673

Uma questo importante em relao aos novos aproveitamentos hidrolgicos que surgem no decorrer dos anos. No momento em que passam a ser representados nos modelos de planejamento da operao ou expanso, o seu registro histrico deve ser do mesmo tamanho que os demais aproveitamentos, ou seja, deve comear no ms de janeiro de 1931. Existem diversas tcnicas para se reconstituir a vazo natural em um determinado ponto do rio a partir de dados histricos conhecidos em outros pontos. Uma delas denominada transposio de vazes, ilustrada na Figura 10. Conhecida a mdia histrica mensal no posto de medio A (QA), possvel reconstruir o histrico mdio mensal no posto de medio B (QB) atravs da equao [ 1 ] . QB = Q A rea( B) rea( A)
[1]

Figura 10 - Tcnica de Transposio de Vazes

2.1.4. Nmero de Referncia da Usina Jusante


A topologia de um conjunto de usinas hidreltricas a forma como as mesmas esto dispostas ao longo dos rios e bacias hidrogrficas. Logo, toda usina hidreltrica deve possuir a informao de qual usina est imediatamente a sua jusante. A Tabela 2 mostra os nmeros reais utilizados para nmero de referncia, posto de medio e nmero de referncia da usina jusante para o mesmo trecho da bacia do Paranaba ilustrado na Figura 9. Pode-se observar que a usina de Corumb cujo nmero de referncia o 29 tem como usina a jusante a usina de Itumbiara cujo nmero de referncia 31.
Tabela 2 - Exemplo de Utilizao do Nmero de Referncia da Usina Jusante

Nmero de Referncia da Usina 29 24 25 26 31

Nome da Usina Hidreltrica Corumb Emborcao Nova Ponte Miranda Itumbiara

Posto de Medio de Vazo 205 24 25 206 31

Nmero de Referncia da Usina Jusante 31 31 26 31 0

Uma determinada usina deve conter somente uma usina a sua jusante. Por outro lado, diversas usinas independentes podem ter a sua jusante a mesma usina. Quando uma determinada usina no possui outra a sua jusante, a informao de nmero de referncia da Usina Jusante preenchida com o valor zero. Somente em condies especiais, uma determinada usina pode ter a sua jusante dois aproveitamentos distintos. Estas usinas so denominadas usinas de bombeamento e, normalmente, so representadas de forma simplificada nos estudos de mdio/longo prazo e de forma mais detalhada nos estudos de curto prazo. Isto ocorre, por exemplo, no desvio do Jordo na Bacia do Iguau e na Bacia do Rio Paraba do Sul.

2.1.5. Volume Mnimo e Volume Mximo


A capacidade de armazenamento ou volume til, em hm3, de cada uma das usinas hidreltricas pode ser calculada atravs destas duas informaes. O volume mnimo corresponde a menor quantidade de gua que deve estar armazenada num determinado reservatrio e ainda assim a usina preserva sua capacidade de gerao. Se o volume de gua armazenado no reservatrio for inferior ao mnimo, a usina no ser capaz de gerar energia, ou porque no existe uma queda mnima entre a superfcie do reservatrio as turbinas ou porque a cota da superfcie de gua do reservatrio inferior cota de tomada dgua do reservatrio. O volume mnimo tambm chamado de volume morto do reservatrio, pois toda a quantidade de gua abaixo da cota referente ao volume mnimo no pode ser efetivamente utilizada para a produo de energia nas turbinas hidrulicas. A Figura 11 ilustra o volume mnimo ou morto na regio hachurada. A gua captada do reservatrio para as turbinas atravs da tomada dgua e do conduto forado, e aps o acionamento das turbinas ela retorna ao leito do rio.

Figura 11 Volumes Mnimo e Mximo de um Aproveitamento Hidreltrico

O volume mximo correspondente a quantidade total de gua que pode ser armazenada no reservatrio incluindo o volume mnimo e dado em hm3. O volume til, em hm3, do reservatrio calculado a partir da Equao [ 2 ], onde VMAX o volume mximo do reservatrio e VMIN o volume mnimo do reservatrio.
VUTIL = VMAX VMIN
[2]

Tanto para o volume mximo, como para o volume mnimo, tm-se as cotas que so as diferenas verticais em metros entre a superfcie do reservatrio e a superfcie do oceano. A diferena de altura entre a superfcie do leito do rio imediatamente aps a sada da turbina e a superfcie do oceano denominada cota do canal de fuga. Para se calcular a altura de queda de um aproveitamento hidrulico basta computar-se a diferena entre a cota do canal de fuga e a cota da superfcie do lago. Obviamente, a altura de queda mxima quando o reservatrio est com o seu volume mximo e mnima quando o reservatrio est com seu volume mnimo. Quanto maior for a altura de queda, maior ser a capacidade de gerao do conjunto turbina gerador.

No mdio/longo prazo, os aproveitamentos podem ser classificados da seguinte forma e ilustrados na Figura 12: Usina com reservatrio: Neste caso o volume mximo superior ao volume mnimo e existem conjuntos turbina/gerador para a gerao de energia eltrica. Somente reservatrio: Neste caso o volume mximo superior ao mnimo, mas o objetivo do aproveitamento somente regularizar a vazo num trecho do rio. Usina a Fio Dgua: Neste caso o volume mximo igual ao volume mnimo, e toda a vazo afluente ao reservatrio deve ser turbinada respeitando-se o engolimento mximo das turbinas do aproveitamento.

Figura 12 - Simbologia para os Aproveitamentos Hidrulicos

A Figura 12 mostra tambm a simbologia utilizada para as usinas de bombeamento que so empregadas nas estaes de desvio dgua como, por exemplo, na Bacia do Paraba do Sul. Adicionalmente, existe uma simbologia especial para as usinas que esto em construo e para aquelas que tm o estudo de viabilidade ou o projeto bsico concludos, mas no comearam a ser construdas.

2.1.6. Volume para Vertimento


A vazo defluente de uma usina hidreltrica composta por duas parcelas: a vazo turbinada e a vazo vertida. A vazo turbinada aquela passa pelas turbinas e gera energia e a vazo vertida aquela que passa pelos vertedouros da usina e no gera energia. Por razes bvias, o vertimento no desejado, uma vez que uma determinada quantidade de gua que poderia ser utilizada para gerar energia retorna ao rio por um caminho alternativo sem acionar as turbinas. No entanto, em determinadas situaes o vertimento necessrio, dentre elas pode-se destacar as seguintes: Quando no existe capacidade de armazenamento no reservatrio e a vazo afluente usina superior ao turbinamento. Logo, no existe espao para armazenar o excedente de gua no reservatrio. Quando devido s restries operativas ou de manuteno, o turbinamento da usina nulo ou muito baixo, mas necessita-se garantir uma vazo mnima da usina devido aos usos mltiplos da gua a jusante do aproveitamento. Entre os usos mltiplos da gua est a irrigao, navegao, meio ambiente, etc. Quando devido s restries operativas ou de manuteno, o turbinamento da usina nulo ou muito baixo, mas precisa-se garantir uma afluncia alta em um aproveitamento de jusante para a gerao de energia.

A definio do volume de vertimento similar a definio do volume mnimo. O volume de vertimento corresponde a todo o volume do reservatrio que est abaixo da cota dos canais de vertimento da usina. Logo, o volume de vertimento est sempre entre o volume mnimo e o volume mximo da usina. Sendo que, em algumas usinas, quando o canal de vertimento se encontra na crista do reservatrio, o volume de vertimento igual ao volume mximo do reservatrio. Colocar exemplos!

2.1.7. Polinmios
Cada usina hidreltrica possui 3 polinmios de quarto grau com as seguintes propriedades: a) Polinmio Cota-Volume: A partir do volume em hm3 armazenado no reservatrio possvel calcular-se a cota da superfcie do reservatrio em relao ao oceano. Atravs dele, possvel em qualquer estgio do planejamento avaliar-se a altura de queda do reservatrio. Logo, para cada usina so disponibilizados os parmetros aPCV, bPCV, cPCV, dPCV e ePCV. A equao [ 3 ] mostra como a COTA da superfcie do reservatrio ou do lago pode ser calculada a partir do volume (VOL). b) Polinmio Cota-rea: A partir da cota do reservatrio em metros possvel calcular-se a rea, em km2, da superfcie do reservatrio. Atravs da rea da superfcie do lago, que depende do volume armazenado, possvel avaliar-se o volume de gua que perdido devido evaporao. Para cada usina so disponibilizados os parmetros aPCA, bPCA, cPCA, dPCA e ePCA. A equao [ 4 ] mostra como a AREA pode ser obtida atravs da COTA da superfcie do reservatrio ou do lago em relao ao oceano. c) Polinmio Vazo-Nvel Jusante: A partir da vazo deplecionada (que igual a vazo turbinada mais a vertida), em m/s, possvel calcular a cota do canal de fuga da usina em metros (Figura 11). Logo, para cada usina so disponibilizados os parmetros aPVNJ, bPVNJ, cPVNJ, dPVNJ e ePVNJ. A equao [ 5 ] mostra como a cota do canal de fuga (CFUGA) pode ser calculada a partir da vazo deplecionada do reservatrio (QDEF). Atravs da associao dos polinmios cota-volume e vazo-nvel jusante possvel calcular-se a altura de queda bruta (QUEDABRUTA) do reservatrio que igual a diferena entre a cota do reservatrio (superfcie do lago) COTA e a cota do canal de fuga (CFUGA) conforme demonstrado na equao [ 6 ].

COTA= a PCV + bPCV VOL + c PCV VOL2 + d PCV VOL3 + e PCV VOL4

[3] [4] [5] [6]

AREA = a PCA + bPCA COTA + c PCA COTA 2 + d PCA COTA3 + e PCA COTA 4 CFUGA = a PVNJ + bPVNJ QDEF + c PVNJ QDEF 2 + d PVNJ QDEF 3 + e PVNJ QDEF 4 QUEDABRUTA = COTA CFUGA
A

Tabela 3 mostra os parmetros dos Polinmios Cota-Volume e Cota-rea da Usina Hidreltrica de Serra da Mesa que tem como volume mnimo 11.150 hm3 e volume

mximo 54.400 hm3. Atravs da Equao [ 3 ] pode-se obter o grfico mostrado na Figura 13, a qual permite verificar a cota da superfcie do lago que pode variar de 417 at 460 metros em relao ao nvel do mar, dependendo do volume do reservatrio. Ou seja, do volume mnimo ao mximo, a cota da superfcie do lago de Trs Marias varia em at 43 metros. A cota mdia do canal de fuga da Usina Hidreltrica de Trs Marias de, em mdia, 334,10 metros, com isto percebe-se que quando o reservatrio est no volume mnimo a altura de queda bruta da usina igual a 82,90 metros (Equao [ 6 ]). J se o reservatrio estiver com armazenamento mximo, a altura de queda ser de 125,9 metros (Equao [ 6 ])
Tabela 3 - Parmetros do Polinmio Cota-Volume e Cota-rea da Usina Hidreltrica de Serra da Mesa

Parmetros aPCV bPCV cPCV dPCV ePCV

Polinmio Cota-Volume 391.40478515625 0.002772160107269883 -4.35724984981789E-008 2.903039950357538E-013 0

Parmetros aPCA bPCA cPCA dPCA ePCA

Polinmio Cota-rea 159666 -986.244873046875 1.949939966201782 -0.001200149999931455 0

Cota, em metros, em relao ao mar

460 455 450 445 440 435 430 425 420 415 410 11150,00 13312,50 15475,00 17637,50 19800,00 21962,50 24125,00 26287,50 28450,00 30612,50 32775,00 34937,50 37100,00 39262,50 41425,00 43587,50 45750,00 47912,50 50075,00 52237,50 54400,00

Volume (em hm3)


Figura 13 - Polinmio Cota-Volume da Usina Hidreltrica de Serra da Mesa A

Tabela 3 tambm mostra os coeficientes do polinmio cota-rea, os quais, a partir da Equao [ 4 ], permitem a verificao do comportamento da rea da superfcie do lago em funo da cota do reservatrio. Observa-se na Figura 14 que a superfcie do lago completamente cheio cerca de cinco vezes maior que a superfcie do lago em seu volume mnimo.

rea da Superfcie do Lago, em km2

1750 1550 1350 1150 950 750 550 350 410,00 412,50 415,00 417,50 420,00 422,50 425,00 427,50 430,00 432,50 435,00 437,50 440,00 442,50 445,00 447,50 450,00 452,50 455,00 457,50 460,00

Cota, em metros, em relao ao mar


Figura 14 - Polinmio Cota-rea da Usina Hidreltrica de Serra da Mesa

A vazo turbinada nominal total da Usina Hidreltrica de Trs Marias com suas trs turbinas em operao de 1215 m3/s. Obviamente, o turbinamento varia em torno deste valor, pois o operador pode decidir quanto de gua ir turbinar em cada turbina e quantas turbinas iro operar em funo de restries tcnicas e de acordo com o planejamento da operao. A vazo defluente composta pela vazo turbinada mais a vazo vertida. A Tabela 4 apresenta os coeficientes do polinmio vazo-nvel jusante das usinas hidreltricas de Serra da Mesa e Tucuru. A Figura 15, construda utilizando-se a Equao [ 5 ], mostra a variao da cota do canal de fuga da Usina de Serra da Mesa em funo da sua vazo defluente. Para calcular a faixa de variao da vazo defluente desta usina foi utilizado o seguinte critrio: (1) Imaginando que cada uma das trs mquinas da Usina Hidreltrica de Serra de Mesa tenha uma vazo turbinada nominal igual a 1/3 da total, quando existir somente uma turbina operando, a vazo turbinada mdia total ser em torno de 405 m3/s. Utilizou-se 1/3 deste valor que igual a 135 m3/s como vazo mnima. (2) Imaginando uma vazo defluente total igual a trs vezes a vazo turbinada mdia total, que igual a 3.645 m3/s como vazo defluente mxima. Para a Usina Hidreltrica de Serra da Mesa no existe uma grande variao na cota do canal de fuga.

Tabela 4 - Coeficientes do Polinmio Vazo-Nvel Jusante para as Usinas Hidreltricas de Serra da Mesa e Tucuru

Coeficientes aPVNJ bPVNJ cPVNJ dPVNJ ePVNJ

Serra da Mesa 332.7979125976562 0.001342969946563244 8.819557706374325E-008 -1.627669006520893E-011 0

Tucuru 2.673949003219604 0.0007414569263346493 -2.223960038350014E-008 4.07816006442116E-013 -2.865818930978249E-018

Cota do Canal de Fuga, em metros

338 338 337 337 336 336 335 335 334 334 333 135,00 310,50 486,00 661,50 837,00 1012,50 1188,00 1363,50 1539,00 1714,50 1890,00 2065,50 2241,00 2416,50 2592,00 2767,50 2943,00 3118,50 3294,00 3469,50 3645,00

Vazo Defluente Mdia, em m3/s


Figura 15 - Cota do Canal de Fuga em Funo da Vazo Defluente da Usina Hidreltrica de Serra da Mesa

Utilizando-se os mesmos critrios, foi construdo o grfico da Figura 16 para a Usina Hidreltrica de Tucuru. Para esta usina percebe-se uma forte variao na cota do canal de fuga em funo da vazo defluente. Nesta caso a cota pode variar de 3 a 18 metros de acordo com a vazo defluente da usina (turbinamento + vertimento).

Cota do Canal de Fuga, em metros

15 13 11 9 7 5 3 22,00 2083,40 4144,80 6206,20 8267,60 10329,00 12390,40 14451,80 16513,20 18574,60 20636,00 22697,40 24758,80 26820,20 28881,60 30943,00 33004,40 35065,80 37127,20 39188,60 41250,00

Vazo Defluente Mdia, em m3/s


Figura 16 - Cota do Canal de Fuga em Funo da Vazo Defluente da Usina Hidreltrica de Tucuru

2.1.8. ndices Mdios de Evaporao


De acordo com o ms do ano e a localizao geogrfica do reservatrio, o fenmeno da evaporao faz com que a cota da superfcie do lago seja reduzida. Logo, para cada usina hidreltrica, so disponibilizados 12 ndices mdios de evaporao correspondentes aos meses do ano. Estes ndices so dados em milmetros.
De acordo com a localizao, estes ndices podem ser negativos. A

Tabela 5 mostra os coeficientes mdios de evaporao (em mm) para os doze meses do ano das Usinas Hidreltricas de Serra da Mesa e Tucuru. Nesta tabela, fica evidente a sinergia existente entre regies num pas de dimenses continentais como o Brasil. Enquanto na usina de Serra da Mesa (Nordeste) observa-se que o reservatrio fortemente deteriorado pela evaporao nos meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro, no reservatrio de Tucuru (Norte), o reservatrio recebe intensas chuvas nos meses de Maio, Junho, Julho e Agosto e no sofre com a evaporao. A Equao [ 7 ] mostra como se deve calcular o volume de gua que perdido do reservatrio (VEVAP) em funo do fenmeno da evaporao. O coeficiente de evaporao no ms i dado por CEVAPi. A constante 102 tem a funo de transformar a rea dada em km2 para hm2 e a constante 10-5 tem a funo de transformar o coeficiente de evaporao dado em mm para hm. Logo, o volume de gua perdido por evaporao (VEVAP) ser dado em hm3 que a unidade mais utilizada para se avaliar o volume armazenado nos reservatrios. A partir da, resume-se o clculo do volume de gua perdido devido a evaporao atravs da Equao [ 8 ].

VEVAP = AREA 10 2 CEVAPi 10 5 VEVAP = 10 3 AREA CEVAPi


Tabela 5 - Coeficientes de Evaporao das Usinas Hidreltricas de Serra da Mesa e Tucuru

[7] [8]

Ms Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

SERRA DA MESA (em mm) 27 8 16 26 52 70 85 93 105 60 45 36

TUCURU (em mm) 12 5 4 1 -9 -17 -8 -4 22 31 41 21

Como exemplo, no ms de junho, se a usina de Serra da Mesa estiver com seu volume armazenado mximo (54.400 hm3), a rea da superfcie do lago ser igual a 1783 km2 (Figura 14). Como, em junho, o coeficiente de evaporao mdio igual a 70 mm. O volume evaporado ser igual a:

VEVP = 1783 10 2 70 10 5 = 124,81 hm 3


Para efeito de comparao, o volume til da Usina de Miranda igual 146 hm3, um pouco maior que o volume perdido por evaporao na Usina de Serra da Mesa na simulao acima.

2.1.9. Nmero de Conjuntos de Mquinas e Nmero de Mquinas por Conjunto


Para cada usina hidreltrica existe um determinado nmero de conjuntos de mquinas que estabelecido de acordo com o tipo e disposio das turbinas/geradores existentes em uma determinada usina. Em funo da poca na qual o banco de dados das usinas foi concebido, foi estabelecido um limite de no mximo cinco conjuntos de mquinas para cada usina hidreltrica. Cada conjunto de mquinas rene um determinado nmero de turbinas/geradores igual ao nmero de mquinas por conjunto. Aqui, traduz-se mquina por conjunto (ou grupo) turbina/gerador. A Tabela 6 mostra o nmero de conjuntos de mquinas e o respectivo nmero de mquinas por conjunto das usinas hidreltricas do sistema interligado nacional j utilizadas nos exemplos anteriores. Adicionalmente, aparece a usina de Itaipu que tem

dois conjuntos de mquinas, os quais foram separados devidos as suas caractersticas tcnicas diferentes, como, por exemplo, a freqncia de operao que de 60 Hz para as mquinas brasileiras e de 50Hz para as mquinas paraguaias.
Tabela 6 - Nmero de Conjuntos de Mquinas e Mquinas por Conjunto de Alguma UHEs

Usina Corumb Emborcao Nova Ponte Miranda Itumbiara Serra da Mesa Tucuru Itaipu

Nmero de Conjuntos De Mquinas 1 1 1 1 1 1

3 2

Nmero de Mquinas Por Conjunto Conj. 1: 3 Mquinas Conj 1: 4 Mquinas Conj 1: 3 Mquinas Conj 1: 3 Mquinas Conj 1: 6 Mquinas Conj 1: 3 Mquinas Conj 1: 2 Mquinas; Conj. 2: 12 Mquinas Conj. 3: 11 Mquinas Conj. 1: 10 Mquinas; Conj. 2: 10 Mquinas

2.1.10. Vazo e Potncia Efetiva do Conjunto


A Vazo Efetiva do Conjunto o turbinamento nominal de cada mquina de um determinado conjunto de mquinas. No entanto, de acordo com o projeto da Usina Hidreltrica, o turbinamento pode variar dentro de determinados limites. De maneira anloga, a Potncia Efetiva do Conjunto a potncia nominal de cada mquina de um determinado conjunto de mquinas da usina. No entanto, de acordo com a altura de queda e com a vazo turbinada, a potncia gerada varia dentro de determinados limites. A partir das informaes descritas nesta seo, torna-se possvel calcular a potncia nominal (PNOM) de uma usina hidreltrica que depende do seu nmero de conjuntos de mquinas (NCJMAQ), do nmero de mquinas que compem cada conjunto i (NMAQCJi) e da potncia efetiva de cada mquina de cada conjunto i (PEFCJi). A Equao [ 9 ] resume este procedimento. De forma anloga, possvel avaliar-se a vazo nominal (QNOM) de uma hidreltrica que depende do seu nmero de conjuntos de mquinas (NCJMAQ), do nmero de mquinas que compem cada conjunto i (NMAQCJi) e da vazo efetiva de cada mquina de cada conjunto i (QEFCJi). A Equao [ 10 ] sintetiza este procedimento.
PNOM = QNOM =
NCJMAQ i =1

NMAQCJ NMAQCJ
i =1

PEFCJ i QEFCJ i

[9]

NCJMAQ

[ 10 ]

A partir das Equaes [ 9 ] e [ 10 ], Tabela 6 e da Tabela 7, possvel exemplificar o clculo da vazo nominal e da potncia nominal de uma usina hidreltrica utilizando-se os dados da UHE Tucuru.

Tabela 7 - Vazes e Potncias Efetivas dos Conjuntos de Mquinas da UHE de Tucuru

Tucuru Conjunto de Mquinas 1 Conjunto de Mquinas 2 Conjunto de Mquinas 3

Vazo Efetiva (m3/s) 33 582 662

Potncia Efetiva (MW) 20 350 375

PNOM TUCURUI = 2 20 + 12 350 + 11 375 = 8.365MW QNOM TUCURUI = 2 33 + 12 582 + 11 662 = 14.332 m 3 s

2.1.11. Queda Nominal do Conjunto


De acordo com o projeto da usina e da conseqente disposio das turbinas no interior da casa de mquinas, cada conjunto tem uma altura de queda nominal, denominada queda nominal do conjunto. Como j foi descrito anteriormente a altura de queda dada pela diferena entre a cota da superfcie do reservatrio e da cota do canal de fuga. Uma mquina (grupo turbina/gerador) quando submetido a uma altura de queda nominal e a sua vazo efetiva dever gerar a sua potncia evetiva em MW. A Tabela 8 mostra as quedas nominais por conjunto das UHEs de Tucuru e Serra da Mesa. Como foi visto na Seo 2.1.7. a altura de queda da UHE de Serra da Mesa est entre 82,90m (associada ao volume mnimo) e 125,90m (associada ao volume mximo), e, obviamente, entre estes dois valores est a queda nominal da usina que de 117,20m.
Tabela 8 - Quedas Nominais por Conjunto (UHES de Tucuru e Serra da Mesa)

Usina Serra da Mesa Tucuru

Queda Nominal (m) Conjunto 1: 117,20 Conjunto 1: 65,50 Conjunto 2: 65,50 Conjunto 3: 61,70

Para cada mquina, que o sinnimo de grupo turbina/gerador, existe uma curva denominada de curva colina. A curva colina relaciona a capacidade de gerao da mquina com a vazo turbinada e a altura de queda. A Figura 17 mostra um exemplo da curva colina que relaciona o rendimento da turbina com a vazo turbinada e a altura de queda.

Figura 17 - Curva de Rendimento de uma Turbina Hidrulica (Curva Colina)

2.1.12. Produtibilidade Especfica 2.1.13. Perda Hidrulica e Tipo de Perda Hidrulica


Como foi definido anteriormente, a altura de queda bruta mede a diferena entre o a cota da superfcie de gua do reservatrio e a cota do canal de fuga. Esta altura no considera as perdas hidrulicas existentes na tubulao. A perda hidrulica definida de acordo com os detalhes construtivos (geometria, tipo de material, inclinao, etc) do conduto forado que leva a gua do reservatrio para as turbinas. A perda hidrulica pode ser disponibilizada no banco de dados ou em metros ou em percentual. No banco de dados existe um outro campo, denominado Tipo de Perda Hidrulica, que quando igual a ??? informa que a perda hidrulica dada em metros e quando igual a ??? informa que a perda hidrulica dada em percentual.

QUEDALQUIDA = QUEDABRUTA PHID

[ 11 ]

PHID QUEDALQUIDA = QUEDABRUTA 1 100

[ 12 ]

A Tabela 9 mostra a perda hidrulica de algumas usinas do Sistema Interligado Nacional.


Tabela 9 - Exemplos de Perda Hidrulica e Tipo de Perda Hidrulica

Usina Serra da Mesa Emborcao Nova Ponte Miranda Corumb Itumbiara Tucuru

Perda Hidrulica (metros ou %) 3.5 1,27 0,93 2,4 1,24 1,20 0,60

Tipo de Perda Hidrulica 2 (m) 1 (%) 2 (m) 2 (m) 2 (m) 1 (%) 2 (m)

2.1.14. Cota Mdia do Canal de Fuga


Como foi visto anteriormente, o polinmio vazo-nvel jusante permite calcular a cota do canal de fuga da usina a partir da sua defluncia. Considerando-se que a defluncia a soma da vazo turbinada e vertida, as quais no so conhecidas a priori em muitas situaes, a cota mdia do canal de fuga em relao a superfcie do mar disponibilizada no banco de dados.

2.1.15. Nmero de Unidades de Base


As usinas hidreltricas recebem um certificado de energia garantida. Os contratos de venda de energia so lastreados (limitados) pelo certificado de energia garantida. O clculo da sua energia garantida, que tem o risco de 5%, ser discutido numa seo posterior e envolve a incorporao do risco hidrolgico e de uma anlise conjuntural do sistema. O nmero de unidades de base o nmero mnimo de mquinas que devem estar em operao para que a usina possa conseguir gerar sua energia garantida. Uma usina dita como submotorizada quando o nmero de mquinas em operao ainda no garante a gerao da sua energia garantida. A Tabela 10 mostra alguns exemplos do nmero de unidades de base de algumas usinas hidreltricas. A UHE de Itaipu que tem um total de 20 mquinas ficou classificada como submotorizada at antes que a 15a mquina entrasse em operao. Normalmente, na otimizao da operao de mdio/longo prazo, as usinas submotorizadas no so representadas de forma explcita no problema. Elas so agrupadas e a gerao conjunta destas usinas deduzida do mercado de energia a ser atendido.

Tabela 10- Exemplos de Nmero de Unidades de Base das Usinas Hidreltricas

Usina

Itaipu Serra da Mesa Emborcao Nova Ponte Miranda Corumb Itumbiara Tucuru

Nmero de Unidades de Base 15 2 2 2 2 2 3 8

2.1.16.Tipo de Turbina Hidrulica


As turbinas hidrulicas podem so classificadas turbinas de ao e de reao. As turbinas de ao tm a propriedade de transformar a energia cintica portada por um fluido em energia mecnica. J as turbinas de reao trabalham submersas e aproveitam a energia cintica e de presso do fluido para obter energia mecnica. No banco de dados convencionou-se a seguinte codificao: 1: Turbina Francis (Reao) Exemplos: Itaipu, Ilha Solteira 2: Turbina Kaplan (Reao) Exemplos: Jupi e Barra Bonita 3: Turbina Pelton (Ao) Exemplo: Henry Borden As turbinas pelton so adequadas para elevadas alturas de queda, ou seja, quedas acima de 350m, e por isto so muito comuns em pases montanhosos. No Sistema Interligado Nacional a maior parte das usinas do tipo reao devido as caractersticas dos aproveitamentos hidrulicos. A turbina francis tem maior eficincia para alturas entre 40 e 400m, j as turbinas Kaplan so adequadas para funcionarem com alturas de queda entre 20m e 50m

2.1.17. Taxa Equivalente de Indisponibilidade Forada


De acordo com o histrico de taxas de falha devido a fenmenos aleatrios da usina hidreltrica definida a taxa equivalente de indisponibilidade forada (TEIF). Este ndice construdo com base em estatstica de falhas e dado em valores percentuais. Nos problemas de planejamento da operao e expanso, como a base de tempo mensal (discretizao mensal), a taxa equivalente de indisponibilidade forada convertida em tempo. Ou seja, a TEIF reflete o percentual do tempo que a usina fica fora de operao devido a indisponibilidade forada.

2.1.18. Indisponibilidade Programada


A Indisponibilidade Programada (IP) um ndice que reflete o percentual do tempo que a usina fica fora de operao devido a procedimentos de manuteno programados.

Com a indisponibilidade programada (IP) e a taxa equivalente de indisponibilidade forada (TEIF) possvel calcular o fator de capacidade mximo (FCMAX) dado pela Equao [ 13 ] .
IP TEIF FCMAX = 1 1 100 100
[ 13 ]

Logo, possvel calcular a potncia nominal lquida da usina hidreltrica (PNOMLIQ) que a potncia nominal dada pela Equao [ 9 ] considerando-se o tempo mdio fora de operao por manuteno programada e por indisponibilidade forada. A Equao [ 14 ] a seguir mostra o este procedimento de clculo. PNOMLIQ = PNOM FCMAX
[ 14 ]

2.1.19. Volume de Referncia 2.1.20. Regularizao

2.1.21. Vazo Mnima Obrigatria


Na operao de uma usina hidreltrica, deve-se assegurar uma vazo mnima obrigatria mdia mensal a jusante do reservatrio para que ocorra a preservao do meio ambiente, ocorra a garantia de sustentabilidade da populao que utiliza o rio para garantir sua subsistncia, para garantir a navegabilidade, irrigao e demais usos mltiplos da gua. Com base nisto, a defluncia mdia mensal (turbinamento + vertimento) de uma usina hidreltrica deve ser maior ou igual a sua vazo mnima obrigatria. Normalmente, observa-se que este valor estabelecido como a menor observao de vazo natural mdia mensal naquele posto de medio ao longo do histrico.

You might also like