You are on page 1of 18

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACEI

CONCURSO PBLICO 2012


Cargo (Nvel Superior Superior):

PROVA TIPO

ANALISTA PREVIDENCIRIO
Prova de Portugus, Raciocnio Lgico, Fundamentos da Portugus, Administrao Pblica e Conhecimentos Especficos Especficos.
CADERNO DE QUESTES

1
MACEI/2012
1. 2. 3. 4.

INSTRUES GERAIS Este Caderno de Questes somente dever ser aberto quando for autorizado pelo Fiscal. Assine neste Caderno de Questes e coloque o nmero do seu documento de identificao (RG, CNH etc.). Antes de iniciar a prova, confira se o tipo da prova do Caderno de Questes o mesmo da etiqueta da banca e da Folha de Respostas. Ao ser autorizado o incio da prova, verifique se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Verifique tambm, se contm 80 (oitenta) questes objetivas com 5 (cinco) opes cada, caso contrrio c comunique imediatamente ao Fiscal. Voc dispe de 03h30 (trs horas e trinta minutos) para fazer esta prova. Faa com ) Faa-a tranquilidade, mas controle seu tempo. Esse tempo inclui a marcao da Folha de Respostas das questes objetivas. Voc somente poder sair em definitivo do Local de Prova depois de decorridas sair 02h00 (duas horas) do seu incio. Na Folha de Respostas confira o seu nome, o nmero do seu documento de identificao e o Respostas, cargo escolhido escolhido. Em hiptese alguma lhe ser concedida outra Folha de Respostas. Preencha a Folha de Respostas utilizando caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. Na Folha de Respostas objetivas, preencha completamente o crculo correspondente opo escolhida, conforme modelo: Ser atribudo o valor ZERO questo que contenha na Folha de Respostas de questes objetivas: dupla marcao, marcao rasurada ou emendada, no preenchida totalmente ou que no tenha sido transcrita. A correo da prova objetiva ser efetuada de forma eletrnica e considerando eletrnica considerando-se apenas o contedo da Folha de Respostas Respostas. Caso a Comisso julgue uma questo como sendo nula, os pontos sero atribudos a todos os candidatos. No ser permitida qualquer espcie de consulta. Ao terminar a prova, devolva ao Fiscal de Sala este Caderno de Questes juntamente com a Folha Questes, de Respostas objetivas e assine a Lista de Presena. Nas salas que apresentarem ap apenas 1 (um) Fiscal de Sala, os 3 (trs) ltimos candidatos somente podero ausentar do recinto juntos, aps a assinatura da Ata de Encerramento de provas. ausentar-se Boa Prova!
Assinatura do(a) candidato(a):

5.

6. 7. 8.

9.

10. 11. 12. 13. 14.

N do doc. de identificao (RG, CNH etc.):

Macei/AL, 1 de abril de 2012.

Voc confia no resultado!

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 1

1 ABR 2012

Portugus
As questes de 1 a 9 referem-se ao texto abaixo. se Vou por uma rua torta. Sinto cheiro de acar, juntamente com o do mar perto. Gaivotas voam sobre os negros trapiches fincados sobre as guas. O oceano que eu sempre via longe, quando o bonde dobrava a curva do farol, est agora perto de mim... Quem nasce aqui, e respira desde a infncia um aroma de acar, vento, peixe, maresia, sente que o oceano prximo cola em todas as coisas e seres um transparente selo azul [...] Vou por uma rua torta. Venho por uma rua torta: J no sei se dia ou noite, se caminho junto ao mar odorante ou se afundo os ps na lama da lagoa devastada pelos pescadores de sururu. Acima e alm da claridade solar da luz do farol, um territrio intocvel. Macei , ao mesmo tempo, porto e porta, permanncia e travessia, lugar de partida e de chegada, sil silncio e melodia (Ledo Ivo, extrado do site: www.bairrosdemacei/net...). :
1. A) B) As consideraes de Ledo Ivo sobre Macei so de estranhamento, prprio de autores que se localizam nas fronteiras, nos limites, distncia dos fatos observados. revelam a ligao desse escritor com pormenores lingusticos que dispensam os efeitos da imaginao e de cones subjetivos. so uma confluncia de elementos sensoriais captada no plano da realidade e na ordem da memria, que se processa a partir de um tratamento lingustico de marcante teor potico. amento dispensam os elementos pitorescos e se prendem a imagens panormicas de uma realidade difusa e distante. transferem para o plano do texto imagens urbanas concretas, destituindo desse tratamento lingustico as inseres ntimas que fazem da realidade um objeto potico. seres Quando o autor diz: Sinto cheiro de acar, juntamente com Sinto o do mar perto, isso se remete a imagens inconsistentes e indiretas de uma cidade porturia. a um conjunto de sentidos que associam o acar e o mar numa mesma concepo imagtica. a uma paisagem dissociada da concepo porturia da cidade. ao cheiro de acar e de mar como ndices da memria que no so peculiares paisagem observada pelo autor. a uma provocao sensorial, responsvel por acionar os impulsos imaginativos na criao de um mundo pretrito. Observe o seguinte perodo do texto: J no sei se dia ou noite, se caminho junto ao mar odorante ou se afundo os ps na lama da lagoa. Considerando a estrutura gramatical, . correto afirmar: o termo da lagoa complemento nominal. o se em se dia ou noite conjuno integrante. a 2 orao do perodo sujeito da anterior. a palavra se, nas duas primeiras inseres, conjuno subordinativa condicional. apenas na ltima insero, o se pronome.

4. A) B) C) D) E)

Ao construir o texto, Ledo Ivo dispensa os elementos temticos provenientes do universo sensvel. desconsiderou a importncia de elementos metafricos. explorou basicamente os recursos da descrio. abdicou de estruturas semnt semnticas regionalistas. procura estabelecer conexes entre o mundo sensvel e as instncias poticas. A construo textual de Ledo Ivo no apresenta termos de conotao regionalista. relao de analogia. elementos de expresso pitoresca. antteses. conotao terrificante do mar. Observe o excerto: Gaivotas voam sobre os negros Gaivotas trapiches fincados sobre as guas Os termos gaivotas, guas. trapiches e guas, que constituem os sentidos nesse contexto marinho, so cones da paisagem que proporcionam significados por uma relao de afinidade. so alheios ao conjunto de imagens observadas por Ledo Ivo. do forma aos elementos sensoriais que proporcionam conceitos indiretos das imagens em evidncia. so indcios essencialmente subjetivos, utilizados pelo autor para conceb-lo no mbito da construo textual. lo so uma espcie de foco secundrio, visto que a ideia principal do texto tambm se aproxima de paisagens transcendentes. A relao entre o mar e a cidade de Macei, conforme se observa no texto de Ledo Ivo, estabelece uma ideia de parcimnia. incompatibilidade. incongruncia. congruncia. intermitncia. Considerando as regras da norma culta, o excerto J no J sei se dia ou noite apresenta um desvio na reescrita: J no sei se noite e dia existem. J no sei, se h dia e noite. i, J no sei se dia ou se noite. J no sei se h dia ou se h noite. J no sei se deve haver noite e dia. Reestruturando-se o excerto Vou por uma rua torta. Venho se por uma rua torta, a verso que apresenta a escrita mais , adequada : Vou por uma rua torta e venho por uma rua torta. Vou por uma rua torta, todavia venho por uma rua torta. Vou por uma rua torta, e venho por uma rua torta. Mesmo indo por uma rua torta, venho por uma rua torta. Se vou por uma rua torta, venho por uma ru torta. rua 2

5. A) B) C) D) E) 6.

A) B) C) D) E)

C)

D) E)

7. A) B) C) D) E) 8. A) B) C) D) E) 9.

2. A) B) C) D) E)

3.

A) B) C) D) E)

A) B) C) D) E)

Nvel Superior Analista Previdencirio

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 1

1 ABR 2012

As questes de 10 a 12 referem-se ao texto abaixo. se

As questes 13 e 14 referem referem-se ao texto abaixo.

Por ser uma comunicao da moda, a publicidade no deixa de ser uma forma tpica do processo de dominao burocrtico moderna. Enquanto mensagem de persuaso elaborada por criadores especializados, a publicidade liga liga-se lgica do poder burocrtico prprio das sociedades o modernas: embora empregando mtodos suaves, trata trata-se sempre, como nas instituies disciplinares, de guiar de fora os comportamentos, de penetrar na sociedade at seus ltimos recnditos. Figura exemplar da administrao benevolente dos homens, a publicidade amplia a obra mens, racionalizadora do poder, traduz a extenso da organizao burocrtica moderna que tem como trao especfico produzir, recompor, programar de um ponto de vista exterior e cientfico o todo coletivo (LIPOVETSKI, Gilles. O imprio do efmero. So Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 191 191192).
10. Sobre o texto de Lipovetski, no pode ser considerada uma premissa verdadeira: A) B) C) D) E) O discurso publicitrio tem a capacidade de sondar as estruturas da sociedade. O discurso publicitrio no ideolgicas de dominao. contraria as estratgias

Naturalmente, preciso calar os nossos escrpulos: com certeza o livro a forma mais nobre, a mais antiga; no h dvida de que sempre ser preciso voltar a ele, mas existe uma arte literria do rdio e do filme, do editorial e da reportagem. No h necessidade de vulgarizar: o cinema, por ssidade essncia, fala s multides; fala fala-lhes sobre as multides e o seu destino; o rdio surpreende as pessoas mesa ou na cama, no momento em que oferecem um mnimo de defesa, no abandono quase orgnico da solido. [...] (S (SARTE, Jean Paul. O que literatura? So Paulo: tica, 1993, p. 197).
13. Considerando aspectos da norma culta, o excerto cinema, o por essncia, fala s multides aceita a seguinte reescrita: multides, A) B) C) D) E) O cinema, fala s multides por essncia. Por essncia, o cinema fala a multides. O cinema, essencialmente, alude as multides. Por essncia, o cinema fala multides. O cinema, por essncia, reporta reporta-se as multides.

14. Sintaticamente, a parte destacada no excerto No h necessidade de vulgarizar A) B) C) D) E) aposto. objeto direto. objeto indireto. predicativo. complemento nominal.

As estratgias de persuaso compem a estrutura sgnica do texto publicitrio. A publicidade alheia-se em sua estrutura discursiva s se cadeias semnticas da seduo. A publicidade um construto de formas discursivas, revelado em funo de uma ideologia de rebanho.

As questes de 15 a 17 referem referem-se ao texto abaixo.


Sermo da Sexagsima (fragmento)

11. A orao embora empregando mtodos suaves expressa no perodo uma relao semntica de A) B) C) D) E) contraste. condio. comparao. finalidade. consequncia.

12. Considerando o contexto em que foi empregado, no excerto que tem como trao especfico produzir, recompor, programar de um ponto de vista exterior e cientfico o todo coletivo: A) B) C) D) E) O termo de um ponto de vista exterior e cientfico complemento verbal. No so de mesma regncia recompor e programar. os verbos produzir,

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

O sermo h-de ser de uma s cor, h de h-de ter um s objecto, um s assunto, uma s matria. H-de tomar o pregador uma s matria; h de h-de defini-la, para que se conhea; h la, h-de dividi-la, para que se distinga; h-de prov de prov-la com a Escritura; h-de declar-la com a razo; h h-de confirm-la com o exemplo; h-de amplific com as causas, com os de amplific-la efeitos, com as circunstncias, com as convenincias que se ho-de seguir, com os inconvenientes que se de devem evitar; h-de responder s dvidas, h de h-de satisfazer s dificuldades; h iculdades; h-de impugnar e refutar com toda a fora da eloquncia os argumentos contrrios; e depois disto h h-de colher, h-de apertar, h-de concluir, h-de persuadir, h de h-de acabar. Isto sermo, isto pregar; e o que no isto, falar de mais alto.
(Padre Antnio Vieira, Sermes Escolhidos So Paulo: Edameris, v.2, 1965.) Escolhidos,

A palavra que pode ser substituda por a qual. A palavra que pode ser substituda por o qual. O termo o todo coletivo complemento nominal.

Nvel Superior Analista Previdencirio

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 1

1 ABR 2012

15. Dadas as proposies a seguir sobre o texto do Pe. Antnio Vieira, I. A respeito da tipologia textual, o excerto acima pode ser caracterizado como predominantemente expositivo, pois nele o objetivo fundamental a caracterizao do sermo. II. Como parte de um texto predominantemente injuntivo, o excerto d instrues que devero ser seguidas por quem o pretenda produzir com eficincia e eficcia um sermo. III. No h, no texto, emprego de aspectos argumentativos, mas uma srie de prescries cuja validade se assenta na autoridade do pregador como algum responsvel pelo ensino da doutrina religiosa. IV. Infere-se da leitura do texto, que o sermo, por estar restrito se s manifestaes religiosas de uma poca, no diz mais respeito ao que se espera, atualmente, da pregao. V. O emprego dos pronomes demonstrativos no ltimo pargrafo do texto ditico, porque atrela o discurso pessoa do enunciador o pregador , e no anafrico, pois, nesse caso, o correto seria o emprego da forma pronominal isso. verifica-se que A) B) C) D) E) esto corretas apenas II e V. todas esto corretas. todas esto incorretas. esto corretas apenas I e III. esto corretas apenas II, IV e V.

17. H-de tomar o pregador uma s matria; h de h-de defini-la, para que se conhea; h-de divi de dividi-la, para que se distinga. (linhas 3, 4 e 5) A respeito do perodo acima, extrado do texto, em que opo se manter correto o emprego das formas verbais, quanto ao emprego dos tempos e modos? A) Ter havido de tomar o pregador uma s matria; ter havido de defini-la, para que se houvesse conhecido; ter la, havido de dividi-la, para que houvesse distinguido. la, Houve de tomar o pregador uma s matria; houve de defini definila, para que se houvesse conhecido; houve de dividi dividi-la, para que houvesse distinguido. Haver de tomar o pregador uma s matria; h haver de defini-la, para que se conhecesse haver de dividi-la, para conhecesse; que se distinguisse. Haveria de tomar o pregador uma s matria; havendo de defini-la, para que se haja conhecido; houve de dividi dividi-la, para que haveria distinguido. Haver de tomar o pregador uma s matria; h haver de defini-la, para que se conhea haver de dividi-la, para que conhea; se distinga.

B)

C)

D)

E)

As questes de 18 a 20 referem referem-se ao texto abaixo.


Pavo

16. Qual a opo incorreta a respeito das relaes de sentido das palavras ou expresses do texto, notadamente as de antonmia e sinonmia? A) Impugnar (linha 11) e refutar (linha 11) so sinnimos, devendo-se considerar seu emprego como forma de se enfatizar uma mesma ao. Na frase O aluno era considerado um pregador de sustos pelos colegas, a palavra sublinhada no apresenta o sentido com o qual veiculada no texto. A palavra razo (linha 6) antnima, no texto, da palavra nima, sentimento e sinnima de inteligncia. Amplificar (linha 7) tem o sentido de tornar mais audvel o discurso, j que o pregador de sermes fala, geralmente, em grandes espaos, para muitas pessoas. Satisfazer (linha 11) sinnimo de contentar cujo sentido contentar, tambm o de apaziguar.

B)

C) D)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Eu considerei a glria de um pavo ostentando o esplendor de suas cores; um luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas no existem na pena do pavo. No h pigmentos. O que h so minsculas bolhas d'gua em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavo um arco arcoris de plumas. Eu considerei que este o luxo do grande artista, atingir o mximo de matizes com o mnimo de elementos. De gua e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistrio a simplicidade. Considerei, por fim, que assim o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glrias e me faz magnfico.
(Rubem Braga, Texto extrado do livro "Ai de ti, Copacabana", Editora do Autor, Rio de Janeiro, 1960, pg. 149)

E)

18. Em que opo h, no primeiro vocbulo, uma letra representando o mesmo fonema que a letra X representa em mximo (linha 9), e, no segundo vocbulo, uma letra ), representando o mesmo fonema que a letra X em existem (linhas 4 e 14): A) B) C) D) E) maarico texto psames txico enxovalhar hesitar sintaxe inexorvel ortodoxo leveza

Nvel Superior Analista Previdencirio

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 1

1 ABR 2012

19. Dadas as proposies a seguir sobre o texto de Rubem Braga, I. A ideia central do texto a maneira como o autor busca persuadir a sua amada (linhas 12 e 13) da verdadeira natureza das cores das penas do pavo. II. O autor vale-se de uma comparao ou smile em a luz se se fragmenta, como em um prisma (linhas 5 e 6) e de uma linhas metfora em O pavo um arco-ris de plumas ( ris (linhas 6 e 7). III. H, no texto de Rubem Braga, emprego de pronome demonstrativo com funo anafrica na linha 3, e de pronome demonstrativo com funo catafrica na linha 8. IV. Os pronomes pessoais retos do ltimo pargrafo do texto fazem referncia ao substantivo amor (linhas 12). V. O ponto e vrgula presente na linha 13 pode ser substitudo por dois-pontos, fazendo-se as devidas alteraes na ordem se das palavras aps o vocativo minha amada minha amada. VI. Nas ocorrncias do ltimo perodo do texto, o pronome me exerce funo sinttica de objeto direto. verifica-se estarem corretas A) B) C) D) E) IV e V, apenas. I, II e III, apenas. II, III e IV, apenas. I, III, V e VI, apenas. II, III, IV e VI, apenas.

20. H uma relao de causa e efeito, nessa ordem de apresentao, entre os seguintes segmentos do texto: A) B) C) D) E) Mas andei lendo livros, / e descobri que aquelas cores t todas no existem na pena do pavo. (linhas 2, 3 e 4) aquelas cores todas no existem na pena do pavo. / No h pigmentos. (linhas 3 e 4) O que h so minsculas bolhas d'gua / em que a luz se fragmenta. (linhas 4, 5 e 6) a luz se fragmenta, / como em um prisma (l (linhas 5 e 6) seu grande mistrio / a simplicidade. (linhas 10 e 11 inhas 11)

Nvel Superior Analista Previdencirio

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 1

1 ABR 2012

Raciocnio Lgico
21. A negao da proposio Nenhuma cerveja no amarga : A) B) C) D) E) Todas as cervejas no so amargas. Existem cervejas que no so amargas. Nenhuma cerveja amarga. Todas as cervejas so amargas. Existem cervejas que so amargas.

22. O instituto de estatstica de Macei fez uma pesquisa questionando os entrevistados com a seguinte pergunta: Quais modalidades esportivas voc tem interesse em odalidades assistir nas Olimpadas de 2016? Os dados foram coletados e apresentados, segundo a seguinte tabela:

Modalidade esportiva Futebol Voleibol Natao Futebol e Voleibol Futebol e Natao Voleibol e Natao Futebol, Voleibol e Natao

Nmero de respostas aderentes espostas 98 75 46 18 14 12 8

Diante dos dados apresentados na tabela, analise a afirmativas as abaixo. I. 74 entrevistados responderam que apenas t tm interesse em assistir aos jogos de futebol. II. 28 entrevistados responderam que tm interesse em assistir m apenas uma dentre as trs modalidades esportivas mencionadas na entrevista. III. 85 entrevistados responderam que no t interesse em evistados tm assistir aos jogos de futebol. Verifica-se que est(o) correta(s) A) B) C) D) E) I, II e III. apenas I e III. apenas I e II. apenas I. apenas II.

23. Considere a sucesso de valores da figura abaixo. so

0 2

2 0

1 5

2 1

3 5

5 3

4 9

7
x

Qual opo corresponde ao valor x da tabela? A) B) C) D) E) 3 5 12 2 9 6

Nvel Superior Analista Previdencirio

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 1

1 ABR 2012

24. Um software do mercado realiza algumas funes de atalho por meio da combinao de teclas. Para isso, utiliza no utiliza, mnimo, duas das trs teclas conhecidas como CTRL, SHIFT e Fn, que devem ser pressionadas simultaneamente, e em e, seguida, devem ser pressionados dois alg algarismos distintos de 0 a 9. Qual a quantidade de funes de atalho diferentes que este software possui? A) B) C) D) E) 260 360 280 430 330

25. Considere as sentenas abaixo. I. A cor do uniforme do CBB vermelha e a do CSS azul. II. Se o uniforme do CBB azul, no haver camp campeonato. III. No verdade que a cor do uniforme do CSS vermelha e que no haver campeonato. Admitindo-se que todas as sentenas sejam ver se verdadeiras, correto afirmar: A) B) C) D) E) CBB e CSS so times do campeonato. azul. a cor do uniforme do CBB vermelha ou a do CSS azul no haver campeonato. se o uniforme do CSS azul, no haver campeonato e campeonato. se o uniforme do CBB vermelho, no haver campeonato e campeonato.

26. Uma empresa, para garantir a privacidade dos seus dados dados, estabeleceu uma norma de segurana em que todos os funcionrios devem adotar uma senha de acesso a vem computadores. A senha deve conter 5 algarismos distintos, mas com a restrio de que o ltimo algarismo da senha seja o triplo do primeiro. Diante dessa regra, qual o nmero a mximo de tentativas diferentes que um usurio n no autorizado levaria para descobrir uma senh senha? A) B) C) D) E) 110 980 1008 860 1230

27. Cludio, Mauro e Fbio so amigos de Pedro, um flamenguista fantico. No aniversrio de Pedro, um dos trs amigos comprou uma camisa do Vasco e enviou para ele em nome dos trs amigos. Pedro ficou furioso e perguntou aos dro trs amigos quem teve a infeliz ideia. Foi Fbio, disse Cludio. Fui eu, disse Mauro. Foi Mauro, disse Fbio. Sabendo-se que apenas um dos amigos falou a verdade, e que se Pedro sabia que Mauro estava mentindo, podemos concluir que A) B) C) D) E) Mauro ou Cludio foi o mentor da ideia. Fbio, alm de mentir, foi o mentor da ideia. eia. Cludio mentiu, mas no foi o mentor da ideia. Fbio disse a verdade. No foi Fbio o mentor da ideia. 7

Nvel Superior Analista Previdencirio

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 1

1 ABR 2012

28. Considere as seguintes premissas: Os Homens so fortes. Pessoas fortes so amadas. Quem sabe cozinhar no amado. Assinale a nica opo que no uma consequncia lgica das premissas apresentadas. A) B) C) D) E) Homens so amados. Homens no sabem cozinhar. Pessoas amadas so fortes. Pessoas amadas no sabem cozinhar. Pessoas fortes no sabem cozinhar.

29. Em uma empresa existem 9 coordenadores de setores. Em um congresso de interesse da empresa, o Diretor Diretor-Geral dever escolher 4 desses coordenadores para represent represent-la neste congresso. De quantas maneiras o Diretor te Diretor-Geral poder fazer essa escolha? A) B) C) D) E) 134 128 126 129 132

30. Considere as letras da palavra LGICA. Com relao aos anagramas obtidos com todas as letras dessa palavra podemos dizer que: A) B) C) D) E) Existem 148 anagramas que comeam e terminam com vogal. Existem 740 anagramas dessa palavra. Existem 26 anagramas que comeam com G. Existem 360 anagramas que comeam com consoantes. Existem 7 anagramas com as letras CILA juntas e nessa CILA, ordem.

Nvel Superior Analista Previdencirio

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 1

1 ABR 2012

Fundamentos da Administrao Pblica


31. Indique o modelo de administrao pblica onde foram gerados os princpios da impessoalidade e do formalismo. A) B) C) D) E) Public management Burocrtico Inovador Gerencial Patrimonialista

34. Assinale a opo que no se encontra listada dentro das competncias privativas do Prefeito Municipal, na forma da Lei Orgnica do Municpio de Macei. A) Enviar Cmara Municipal o plano plurianual de investimentos e as propostas de oramento previstas nesta Lei Orgnica. Representar o Municpio, em juzo e fora dele. Remeter mensagem e plano de Governo Cmara Municipal, por ocasio da abertura de cada sesso legislativa, expondo a situa situao do Municpio e solicitando as providncias que julgar necessrias. Prestar, anualmente, Cmara Municipal, dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, contados do trmino do exerccio financeiro, as contas a este pertinentes. Remeter Cmara Municipal, at o dia 20 (vinte) de cada at ms, o duodcimo da dotao oramentria que lhe for reservada.

B) C)

D)

32. O controle financeiro exercido pelo Poder Legislativo no o abrange A) pessoas fsicas que utilizem, arrecadem, guardem, essoas gerenciem ou administrem dinheiros, bens e valores pblicos. a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial. o controle de legalidade dos atos de que resultem a e arrecadao da receita ou a realizao da despesa, o nascimento ou a extino de direitos e obrigaes. o controle da legitimidade dos atos, de maneira a admitir o exame de mrito, tal qual ocorre com a verificao d que de determinada despesa atende ordem de prioridades do plano plurianual. o controle de economicidade, que envolve questes de legalidade em sentido estrito, ou seja, de adequao a aos comandos legais, para verificar se o rgo procedeu, na aplicao de despesa pblica, de modo isonmico.

E)

B) C)

35. Na forma regulada pela Lei n 4.973/2000, Estatuto dos Servidores Municipais, alm do vencimento e das vantagens nela previstas, sero deferidos aos servidores as se seguintes gratificaes e adicionais, exceto: A) B) C) D) E) adicional de ajuda de custo. dicional gratificao natalina. gratificao pelo exerccio de funo de confiana. ratificao gratificao pela participao em rgo de deliberao ratificao coletiva. adicional noturno.

D)

E)

33. O princpio especfico aplicado s Licitaes e aos Contratos Administrativos pelo qual se impe a obrigao ampla ao Poder Pblico de fomentar no apenas o mercado nacional de bens e servios, mas em especial de atend atender aos interesses nacionais, por exemplo, nas licitaes de servios pblicos nas reas de telecomunicaes, transportes, logstica, entre outros, no sentido de que a itemizao ou diviso de lotes em tais licitaes contemplem o desenvolvimento das regies menos favorecidas (e, s portanto, menos atrativas sob o aspecto financeiro), tanto aquelas mais desenvolvidas. (In MOTTA, Carlos Pinto Coelho (Coord.). Curso prtico de direito administrativo 3 administrativo. ed., rev. atual. e amp., Belo Horizonte: Del Rey, 2011, p. 237-238); que busca um desenvolvimento voltado manuteno do equilbrio ecolgico propcio vida, nominado de A) B) C) D) E) Princpio da vinculao ao edital. Princpio da isonomia. Princpio da sustentvel. promoo do desenvolvimento nacional

36. So previstas as seguintes formas de provimento de cargos es pblicos no Estatuto dos Servidores Municipais de Macei Lei n. 4.973/00: a nomeao; a readaptao; a reintegrao; a reverso; e o aproveitamento. Qual das opes abaixo corresponde forma de provimento reverso? A) o reingresso no servio pblico do servidor estvel posto em disponibilidade, em outro cargo de natureza e vencimentos compatveis com o cargo anteriormente ocupado. a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a l limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica realizada por Junta Mdica Oficial. o retorno atividade, a pedido ou de ofcio do servidor aposentado por invalidez, quando por Junta Mdica Oficial, forem declarados insubsistentes os motivos da aposentadoria. o ato formal por meio do qual o poder pblico atribui um determinado cargo a uma pessoa estranha a seus quadros. a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resu resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

B)

C)

D) E)

Princpio da acelerao do crescimento. Princpio do julgamento objetivo das propostas.

Nvel Superior Analista Previdencirio

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 1

1 ABR 2012

37. No tocante aos instrumentos de transparncia previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) houve considervel avano na questo do endividamento. Qual das opes abaixo no corresponde ao previsto na LR no que tange ao LRF endividamento? A) B) C) Imps vedaes para a realizao de operaes de crdito. Regulamentou mecanismos de reconduo das dvidas aos limites estabelecidos. Promoveu definio clara dos conceitos bsicos, quais sejam dvida pblica consolidada ou fundada, dvida pblica mobiliria, operao de crdito, concesso de garantia e refinanciamento da dvida mobiliria. Fixou limites mnimos para o montante da dvida pblica e s das operaes de crdito. Normatizou regras de transparncia, como por exemplo, a divulgao mensal pelo Ministrio da Fazenda, da relao dos entes que tenham ultrapassado os limites das dvidas consolidada e mobiliria.

40. De acordo com o Art. 210 do Estatuto dos Servidores Municipais de Macei Lei n. 4.973/00, so dependentes habilitados como beneficirios do recebimento da penso temporria por morte: I. o companheiro ou companheira designada que comprove unio estvel, como entidade famili mo familiar; II. a pessoa desquitada, separada judicialmente ou divorciada com percepo de penso alimentcia; III. os filhos at 21 anos de idade e se invli invlidos enquanto durar a invalidez; IV. a irm ou irmo rfo, at 21 anos de idade se comprovar idade, dependncia econmica exclusiva do servidor falecido e se ncia invlido enquanto durar a invalidez; lido V. menor sob guarda e tutela judicial com dependncia econmica exclusiva do servidor at 21 anos de idade e se invlido enquanto durar a invalidez. Esto corretos os itens A) B) C) D) E) II, III e IV, apenas. I e III, apenas. I, III, IV e V. I, II e V, apenas. III, IV e V, apenas.

D) E)

38. A administrao pblica voltada para o cidado requer um novo estilo de trabalho baseado, fundamentalmente, na autonomia do cidado usurio. Trs estratgias so apontadas como cruciais na implementao desta nova s filosofia de administrao pblica: conceder o poder de nceder escolha dos servios ao cidado (escolha do cliente); fornecer opes competitivas de servios (escolha competitiva); e assegurar a qualidade. Dados os instrumentos abaixo que correspondem aos adotados na estratgia de escolha competitiva, I. Sistema de escolha pblica. II. Programas de reembolso e recibo. III. Sistema de escolha pblica competitiva. IV. Padres de servio. Verifica-se que est(o) correto(s) A) B) C) D) E) I, II e III, apenas. I, II, III e IV. I, apenas. II, III e IV, apenas. II e III, apenas.

39. Qual das opes abaixo corresponde ao previsto no Art. 21 (item I) da Lei Orgnica do Municpio de Macei, que trata que vedado ao Vereador desde a diplomao? A) B) Fixar residncia fora do territrio do Municpio ixar Municpio. Ser proprietrio ou diretor de empresa que goze de f er favor decorrente de contrato com pessoa jurdica de direito pblico, ou nela exercer funo remunerada remunerada. Ocupar, no mbito da administrao municipal, cargo ou cupar, funo de que seja demissvel ad nutum. Aceitar cargo, emprego ou funo da Administrao Pblica ceitar Municipal, direta ou descentralizada, salvo em decorrncia de concurso pblico, respeitada a ordem classificatria final final. Exercer outro cargo eletivo municipal, federal ou estadual xercer estadual.

C) D)

E)

Nvel Superior Analista Previdencirio

10

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 1

1 ABR 2012

Conhecimentos Especficos
41. Assinale a opo correta sobre as seguintes definies previstas, para efeitos de orientao normativa especfica do Ministrio da Previdncia Social, para os regimes prprios de previdncia social. A) Tempo de efetivo exerccio no servio pblico: o tempo contnuo e ininterrupto de exerccio de cargo, funo ou emprego pblico na Administrao direta, indireta, autrquica ou fundacional da Unio, dos Estados e, com relao aos Municpios, apenas daqueles que possuem regime prprio de previdncia social. Taxa de administrao: o valor dos recursos previdencirios estabelecido na legislao de cada ente, para custear as despesas correntes e de capital necessrias organizao e ao funcionamento da unidade gestora do regime prprio de previdncia social. Equilbrio financeiro: a garantia de equivalncia geomtrica entre as contribuies sociais a receber e as obrigaes do regime prprio de previdncia social em cada ms. Equilbrio atuarial: a garantia de diminuio progressiva do dficit, a valor presente, considerado o fluxo das receitas estimadas e das obrigaes projetadas, apuradas matematicamente, a curto e a curtssimo prazo. Remunerao do cargo efetivo: o valor constitudo pelos vencimentos e pelas vantagens pecunirias transitrias do respectivo cargo ou funo, estabelecidas nas normas gerais da Unio para os regimes prprios de previdncia socia social, acrescido dos adicionais de carter geral e das vantagens pessoais permanentes.

43. Assinale a opo previdenciria. A)

correta

sobre

compensao

O Instituto Nacional do Seguro Social INSS manter nal cadastro atualizado de todos os benefcios objeto de compensao financeira, totalizando o quanto deve para cada regime prprio de previdncia dos servidores da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, bem como o montante devido por cada um deles para o Regime Geral de Previdncia Social, como compensao financeira e pelo no recolhimento de contribuies previdencirias, taxas de administrao e imposto de renda no prazo legal. O Instituto Nacional do Seguro Social INSS manter cadastro atualizado de todos os benefcios objeto de compensao financeira, totalizando o quanto deve para cada regime prprio de previdncia dos servidores da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, bem c como o montante por eles devido, global e cumulativamente apenas, ao Regime Geral de Previdncia Social, como compensao financeira e pelo no recolhimento de contribuies previdencirias no prazo legal. O Instituto Nacional do Seguro Social INSS manter cadastro atualizado de todos os benefcios objeto de compensao financeira, totalizando o quanto deve para cada regime prprio de previdncia dos servidores da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, bem como o montante devido por cada um deles para o Regime Geral r de Previdncia Social, como compensao financeira e pelo no-recolhimento de contribuies previdencirias no prazo recolhimento legal. O CONAPREV, rgo nacional encarregado da compensao previdenciria, manter cadastro atualizad atualizado de todos os benefcios objeto de compensao financeira, totalizando o quanto deve para cada regime prprio de previdncia dos servidores da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, bem como o montante devido por cada um deles para o Reg Regime Geral de Previdncia Social, como compensao financeira e pelo no recolhimento de contribuies previdencirias no prazo legal. O CONAPREV, rgo nacional encarregado da compensao previdenciria, manter cadastro atualizado de todos os benefcios objeto de compensao financeira, bjeto totalizando o quanto deve para cada regime prprio de previdncia dos servidores da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, bem como o montante por eles devido, global e cumulativamente apenas, ao Regime Geral de Previdncia Social, como compensao financeira eral e pelo no recolhimento de contribuies previdencirias e imposto de renda no prazo legal.

B)

B)

C)

C)

D)

E)

D)

42. O crime de sonegao de contribuio previdenciria consiste em suprimir ou reduzir contribuio social previdenciria e qualquer acessrio, mediante a(s) seguinte(s) conduta(s): I. omitir de folha de pagamento da empresa ou de documento de informaes previsto pela legislao previdenciria segurados empregado, empresrio, trabalhador avulso ou trabalhador autnomo ou a este equiparado que lhe prestem servios; II. deixar de lanar mensalmente nos ttulos prprios da contabilidade da empresa as quantias descontadas dos segurados ou as devidas pelo empregador ou pelo tomador de servios; III. omitir, total ou parcialmente, receitas ou lucros auferidos, remuneraes pagas ou creditadas e demais fatos geradores emais de contribuies sociais previdencirias. Est(o) correto(s) o(s) item(ns) A) B) C) D) E) II e III, apenas. I e III, apenas. I, II e III. I e II, apenas. III, apenas.

E)

44. Petio dirigida autoridade imediatamente superior que proferiu a deciso questionada, postulando sua r reforma ou supresso: A) B) C) D) E) denncia. pedido de reconsiderao. reclamao administrativa. representao. recurso hierrquico.

Nvel Superior Analista Previdencirio

11

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 1

1 ABR 2012

45. Assinale a opo correta sobre o Regime Prprio de Previdncia Social dos Servidores Pblicos do Municpio de Macei e os direitos previdencirios do segurado perante o Instituto de Previdncia Municipal de Macei (IPREV). A) O segurado que deixar de contribuir para o Regime Prprio de Previdncia Social dos Servidores Pblicos do Municpio de Macei por mais de trs meses consecutivos, ou seis meses alternadamente, ter seus direitos definitivamente cancelados. O segurado que deixar de contribuir para o Regime Prprio de Previdncia Social dos Servidores Pblicos do Municpio de Macei por mais de trs meses consecutivos, ou seis meses alternadamente, ter seus direitos suspensos por, no lternadamente, mximo, um ano. O segurado que deixar de contribuir para o Regime Prprio de Previdncia Social dos Servidores Pblicos do Municpio de Macei por mais de trs meses consecutivos, ou seis meses alternadamente, ter seus direitos suspensos por, no ente, mximo, seis meses. O segurado que deixar de contribuir para o Regime Prprio de Previdncia Social dos Servidores Pblicos do Municpio de Macei por mais de trs meses consecutivos, ou seis meses alternadamente, ter seus direitos suspensos at o restabelecimento e regularizao das respectivas contribuies. O segurado que deixar de contribuir para o Regime Prprio de Previdncia Social dos Servidores Pblicos do Municpio de Macei por mais de seis meses consec consecutivos, ou doze meses alternadamente, ter seus direitos cancelados at o restabelecimento e regularizao das respectivas contribuies.

47. Assinale a opo correta sobre o Regime Prprio de Previdncia Social dos Servidores Pblicos do Municpio de Macei (RPPS). A) Para fins de concesso de aposentadoria pelo RPPS, sempre possvel a contagem de tempo de contribuio fictcio. Para fins de concesso de aposentadoria pelo RPPS, vedada, ressalvados os casos de direito adquirido, a contagem de tempo de contribuio fictcio. Para fins de concesso de aposentadoria pelo RPPS, vedada a contagem do tempo de contribuio cumprido em outro cargo pblico efetivo do Municpio de Macei, mesmo que o servidor pblico tenha sido exonerado a pedido daquele cargo e no tenha utilizado o respectivo tempo de contribuio. Para fins de concesso de aposentadoria pelo RPPS, ser sempre vedada, mesmo nos casos de direito adquirido, a contagem de tempo de contribuio fictcio, salvo se o servidor recolher as respectivas contribuies em dobro. Para fins de concesso de aposentadoria pelo RPPS, vedada a contagem do tempo de contribuio cumprido em outro cargo pblico efetivo do Municpio de Macei se o servidor pblico foi demitido daq daquele cargo, mesmo que tenha sido reabilitado e se submetido a novo concurso pblico, alm de no ter utilizado o respectivo tempo de contribuio.

B)

B)

C)

C)

D)

D)

E)

E)

48. Assinale a opo incorreta sobre a inscrio dos dependentes no Regime Prprio de Previdncia Social dos Servidores Pblicos do Municpio de Macei. idores A) B) C) D) A perda da condio de segurado implica o automtico cancelamento da inscrio de seus dependentes. As informaes referentes aos dependentes devero ser comprovadas documentalmente. Incumbe ao segurado a inscrio d seus dependentes, os de quais podero promov-la se ele falecer sem t efetivado. la t-la A inscrio de dependente invlido requer sempre a comprovao desta condio por inspeo mdica, mediante a emisso de laudo mdico pericial pela Junta Mdica Oficial do Municpio. Incumbe ao segurado a inscrio de seus dependentes, os quais no podero promov promov-la se ele falecer sem t-la efetivado.

46. Assinale a opo correta sobre o Regime Prprio de Previdncia Social dos Servidores Pblicos do Municpio de Macei e os direitos previdencirios do segurado perante o Instituto de Previdncia Municipal de Macei (IPREV). A) Ser cancelada a inscrio do segurado que, no estando em gozo de benefcio proporcionado por este regime de previdncia, perder a condio de servido pblico do servidor Municpio de Macei. Ser suspensa a inscrio do segurado que, no estando em gozo de benefcio proporcionado por este regime de previdncia, sofrer penalidade de suspenso superior a trinta dias na condio de servidor pblico do Municpio d de Macei. Ser cancelada a inscrio do segurado que, no estando em gozo de benefcio proporcionado por este regime de previdncia, sofrer penalidade de suspenso superior a sessenta dias na condio de servidor pblico do Municpio de Macei. Ser cancelada a inscrio do segurado que, mesmo ada estando em gozo de benefcio proporcionado por este regime de previdncia, vier, na qualidade de servidor pblico do Municpio de Macei, a ser punido por falta grave, mesmo no perdendo aquela qualidade. a Ser suspensa a inscrio do segurado que, no estando em gozo de benefcio proporcionado por este regime de previdncia, perder a condio de servidor pblico do Municpio de Macei.

B)

E)

C)

49. No se aplica a rgos pblicos a seguinte afirmativa: A) Aos rgos so cometidas funes determinada, sendo integrados por agentes que, quando as executam, entes manifestam a prpria vontade do Estado. Compem grande nmero de reparties necessrias organizao do Estado. A criao e extino de rgos dependem de lei. A criao e extino de rgos dependem de decreto. A vontade do rgo pblico imputada pessoa jurdica a cuja estrutura pertence. internas,

B) C) D) E)

D)

E)

Nvel Superior Analista Previdencirio

12

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 1

1 ABR 2012

50. A Administrao pratica inmeros atos que no interessa considerar como atos administrativos, exemplo : A) B) C) D) E) edital de licitao. exonerao de um servidor. nomeao de um servidor para cargo comissionado. locao de uma casa para nela instalar-se uma repartio pblica. parecer.

54. Sobre o processo legislativo previsto na Constituio Federal para aprovao das leis oramentrias, assinale a nica opo correta. A) Uma vez aprovada no Congresso Nacional, o projeto de lei oramentria anual seguir para sano do Presidente da ria Repblica, que poder vet vet-lo, no todo ou em parte, desde que o veto no implique a existncia de recursos sem despesas correspondentes. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretri diretrizes oramentrias e ao oramento anual sero apreciados exclusivamente pelo Senado Federal, cabendo Cmara dos Deputados apenas emitir parecer sobre a constitucionalidade e adequao oramentria. Caber Comisso de Finanas e Tributao de ambas as Casas Legislativas do Congresso Nacional examinar a ivas compatibilidade e a adequao oramentria das emendas apresentadas lei oramentria anual. No processo legislativo de aprovao da lei oramentria anual no cabero emendas que no sejam rigorosamente compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes om oramentrias e indiquem os recursos de que necessitem mediante anulao de despesa, inclusive dotaes para pessoal. O projeto de lei oramentria anual de iniciativa do Chefe do Poder Executivo e ser enc encaminhado at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa.

B)

51. Dados os itens seguintes quanto s normas relativas remunerao dos servidores e de agentes polticos, I. Os vencimentos do Executivo so paradigma para o Legislativo e o Judicirio. II. No proibida a vinculao de vencimentos. III. desnecessria lei para fixao ou alterao de remunerao. IV. Os clculos de acrscimos pecunirios podem ser acumulados para concesso de acrscimos ulteriores. verifica-se que A) B) C) D) E) todas esto corretas. apenas I est correto. apenas I e II esto corretos. apenas I, II e III esto corretos. apenas II, III e IV esto corretos. E)

C)

D)

52. Dadas as afirmativas seguintes sobre a prescrio da ao de improbidade, I. A prescrio ocorre cinco anos aps o trmino do exerccio s do mandato. II. A prescrio ocorre no mesmo prazo prescricional previsto em lei especfica para faltas disciplinares punveis com demisso a bem do servio pblico. III. So imprescritveis as aes de ressarcimento por danos causados por agentes pblicos, seja ele servidor pblico ou no. IV. A perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos somente se efetivam com o trnsito em julgado da sentena condenatria. verifica-se que A) B) C) D) E) todas esto corretas. apenas I est correta. apenas I e II esto corretas. apenas I, II e III esto corretas. apenas III e IV esto corretas.

55. Sobre o controle de despesa com pessoal na Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a nica opo verdadeira. A) Se a despesa total com pessoal exceder a 95% do limite otal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, vedado ao Poder ou rgo contratar operaes de crdito, ressalvadas as destinadas ao refinanciamento da dvida mobiliria e as que visem reduo das despesas c com pessoal. A Lei Complementar n. 101, de 2000, estabelece limites para despesa total com pessoal de todos os entes da Federao, conceito em que se incluem exclusivamente os gastos com ativos, quaisquer que sejam os cargos, funes e empregos que ocupem no Poder Executivo. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o aumento da despesa com pessoal que descumpra os requisitos estabelecidos nulo de pleno direito, alm de sujeitar o gestor, por fora de lei complementar, s sanes previstas pela prtica de ato de improbidade administrativa. ica Excedidos os limites aplicveis despesa com pessoal, a criao e expanso de ao governamental dever vir acompanhada de estimativa do impacto oramentrio oramentriofinanceiro no exerccio em que deva entrar em vigor e n nos dois subsequentes, sob pena de ineficcia. Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Po Poder ou rgo.

B)

C)

D)

53. Assinale a opo correta. A) B) C) D) E) O princpio da ampla defesa no se aplica ao processo administrativo. Verdade sabida o desconhecimento pessoal e direto da falta pela autoridade. No possvel aplicar a pena pela verdade sabida quando se tratar de repreenso e suspenso. O instituto da verdade sabida no mais prevalece, diante do principio do contraditrio e da ampla defesa. O principio da ampla defesa para o processo penal no aplicvel s esferas civil e administrativa.

E)

Nvel Superior Analista Previdencirio

13

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 1

1 ABR 2012

56. Assinale a opo incorreta sobre as receitas municipais. A) Constituem receita pblica dos municpios cinquenta por cento do produto da arrecadao do imposto do Estado sobre a propriedade de veculos automotores licenciados em seus territrios. Constitui receita pblica dos municpios a totalidade dos recursos obtidos por meio da cobrana de imposto sobre servios de qualquer natureza, exceto transporte intermunicipal e interestadual e comunicao. Constitui receita pblica dos municpios a totalidade daquilo que se arrecadar por meio do imposto da Unio sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer ttulo, por eles, suas autarquias e pelas fundaes que institurem e mantiverem mantiverem. Constituem receita pblica dos municpios setenta por cento dos recursos obtidos por meio do imposto sobre operaes de crdito, cmbio e seguro, ou relativas a ttulos ou valores mobilirios incidente sobre ouro, quando definido em lei como ativo financeiro ou instrumento cambial iro cambial. Constituem receita pblica dos municpios cinquenta por cento do produto da arrecadao do imposto da Unio sobre a propriedade territorial rural, relativamente aos imveis neles situados, desde que optem por realizar sua cobran e , cobrana fiscalizao.

59. Quanto aos estgios da despesa pblica, assinale a opo incorreta. A) O pagamento da despesa ainda que empenhado valor despesa, correspondente, somente ser efetuado quando ordenado, aps sua regular liquidao liquidao. Os gastos pblicos no podem, em regra, se validamente ser realizados sem prvio empenho, dispensada a emisso da nota de empenho em casos excepcionais. O empenho das despesas pblicas pressupe prvia e suficiente existncia de crdito oramentria ou adicional. Considera-se empenho ato que cria para o Estado obrigao se de pagamento, mediante verificao do direito adquirido pelo credor tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito crdito. A "nota de empenho" dever indicar o nome do credor, a representao e a importncia da despesa bem como a despesa, deduo desta do saldo da dotao prpria prpria.

B)

B)

C) D)

C)

D)

E)

E)

60. De acordo com a Constituio Federal, cabe ao plano plurianual: A) prever a receita pblica para os quatro exerccios financeiros seguintes e fixar da despesa, alm de autorizar, de forma regionalizada, a abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, se necessrio. fixar metas e prioridades da administrao pblica dades pblica, notadamente as despesas de capital para o exerccios os financeiros subsequentes e orientar a elaborao da lei oramentria anual. legislao tributria e dispor sobre as alteraes na legi estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento, juntamente com diretrizes, objetivos e , metas da administrao pblica. as prever despesas de grande vulto, as relativas aos programas de durao continuada, bem como a poltica de aplicao , das agncias financeiras oficiais de fomento fomento. prever investimentos cuja execuo ult ultrapasse um exerccio financeiro e estabelecer as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal no que se refere a despesas federal, de capital.

B) 57. Sobre as subvenes assinale a opo incorreta. A) Em se tratando de subvenes econmicas, a valor das transferncias ser calculado com base em unidades de servios efetivamente prestados ou postos disposio dos interessados, obedecidos os padres mnimos de eficincia s previamente fixados na lei oramentria. A concesso de subvenes sociais visar prestao de o servios essenciais de assistncia social, mdica e educacional, sempre que a suplementao de recursos de origem privada, aplicados a esses objetivos, revelar plicados revelar-se mais econmica. A legislao brasileira em matria de finanas pblicas considera subvenes as transferncias destinadas a cobrir despesas de custeio das entidades beneficiadas beneficiadas. As subvenes sociais so transferncias correntes que se as destinam a instituies pblicas ou privadas de carter m assistencial ou cultural, sem finalidade lucrativa lucrativa. As subvenes econmicas destinam destinam-se a empresas pblicas ou privadas, vedada a ajuda financeira, a qualquer ttulo, a entidade de fins lucrativos, salvo havendo autorizao expressa em lei especial. B) 58. De acordo com o texto constitucional, a seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos A) B) C) D) E) sade, previdncia social e assistncia social. educao, sade e assistncia social. ducao, ao trabalho, assistncia social e moradia. ao esporte, sade e segurana alimentar. o ao meio ambiente, cincia e tecnologia e previdnc o previdncia social. E) D)

C)

B)

D)

E)

C)

D)

61. Sobre a vigncia, aplicao e interpretao da legislao igncia, tributria, assinale a nica opo errada. , A) Na interpretao e integrao da Legislao Tributria, os ntegrao princpios gerais de direito privado utilizam utilizam-se para pesquisa da definio, do contedo e do alcance de seus institutos, conceitos e formas, mas no podem definir os respectivos efeitos tributrios. A lei nova aplica-se a ato ou fato pretrito se cominar se penalidade menos severa que a prevista na lei vigente ao tempo da sua prtica. De acordo com o Cdigo Tributrio Nacional, devem ser interpretados de forma literal tanto a outorga de iseno, quanto a dispensa do cumprimento d obrigaes tributrias de acessrias. De acordo com o Cdigo Tributrio Nacional, nos casos de dvida, a legislao tributria interpreta-se da maneira mais favorvel contribuinte, respeitados os princpios tributrios. Podero entrar em vigor, no mesmo exerccio em que ocorra a sua publicao, os dispositivos de lei que reduzam tributos ou instituam isenes. 14

E)

C)

Nvel Superior Analista Previdencirio

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 1

1 ABR 2012

62. Dadas as proposies seguintes quanto competncia adas constitucional para instituio das operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de es transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao comunicao, I. Poder ser no cumulativo, fazendo-se a compensao d se do que for devido em cada operao com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal. II. Tal como o imposto sobre produtos industrializados dever ser seletivo, em funo da essencialidade das mercadorias e dos servios. III. No poder ser objeto de iseno que acarrete renncia fiscal. IV. Poder o Senado Federal fixar suas alquotas mnimas nas operaes internas, mediante resoluo de iniciativa de um tero e aprovada pela maioria absoluta de seus membros membros. verifica-se que est(o) correta(s) apenas A) B) C) D) E) IV, apenas. I, apenas. I e II. II e III, apenas. II, III e IV.

65. O Estado-membro, no exerccio da competncia tributria, membro, poder A) conceder isenes sobre operaes relativas circulao de mercadorias, em funo da ess essencialidade das mercadorias, desde que no impliquem renncia de receita, nem acarretem a anulao do crdito relativo s operaes anteriores. instituir imposto sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pa pagos, a qualquer ttulo, por ele, suas autarquias e pelas fundaes , que institurem e mantiverem mantiverem. instituir contribuies de melhoria e taxas, em razo do exerccio do poder de polcia ou pela utilizao de bens pblicos ou servios pblicos especficos e indivisveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposio disposio. instituir imposto sobre transmisso causa mortis e doao, ransmisso de quaisquer bens ou direitos cujas alquotas mnimas sero direitos, fixadas pelo Congresso Nacional. instituir imposto sobre prestaes de servi de transporte servios interestadual e intermunicipal intermunicipal.

B)

C)

D)

E)

63. Sobre o imposto sobre propriedade predial e territorial urbana, assinale a nica opo incorreta. A) Alteraes em sua base de clculo, ainda que impliquem aumento da carga fiscal, podero vigorar no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei lei. Tem como fato gerador a propriedade, o domnio til ou a r posse de imvel por natureza, como definido na lei civil, e como base de clculo o valor fundirio do imvel. De acordo com a alterao promovida pela Emenda Constitucional n. 29, de 2000, o imposto poder ser progressivo em razo do valor do imvel e t alquotas o ter diferentes de acordo com a localizao e o uso do bem. A legislao nacional define como contribuinte do imposto o proprietrio do imvel, o titular do seu domnio til, ou o seu possuidor a qualquer ttulo. Poder ser progressivo no tempo, a fim de que o proprietrio oder promova seu adequado aproveitamento.

66. Com relao aos proventos de aposentadoria do servidor pblico titular de cargo efetivo que tenha ingressado no servio pblico aps a EC n 41/03, com regulamentao pela Lei n. 10.887/04, incorreto afir afirmar: A) A contribuio social do servidor pblico ativo de qualquer dos Poderes da Unio, includas suas autarquias e fundaes, para a manuteno do respectivo regime prprio de previdncia social, ser de 11% (onze por cento), incidente sobre a totalidade d base de contribuio. da A EC n 41/03 extingui a integralidade e passou a extinguiu condicionar o clculo dos proventos base de clculo das contribuies do servidor para sua aposentadoria, nos termos da Lei n 10.887/04. Excepcionado o caso de no ter havido contribuio para o regime prprio nas competncias a partir de julho de 1994, no clculo dos proventos de aposentadoria dos servidores titulares de cargo efetivo de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas ito o suas autarquias e fundaes, previsto no 3 do art. 40 da o Constituio Federal e no art. 2 da Emenda Constitucional l o n 41, de 19 de dezembro de 2003 ser considerada a 2003, mdia aritmtica simples das maiores remuneraes, utilizadas como base para as contribuies do servidor aos regimes de previdncia a que esteve vinculado, correspondentes a 80% (oitenta por cento) de todo o perodo contributivo desde a competncia de julho de 1994 ou desde a do incio da contribuio, se posterior quela competncia. Os proventos, calculados de acordo com a Lei n. 10.887/04, por ocasio de sua concesso, no podero ser inferiores ao valor do salrio-mnimo nem exceder a remunerao do mnimo respectivo servidor no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria. A EC n 41/03 instituiu a paridade, quando alterou a Constituio para assegurar ao servidor o direito ao reajustamento dos benefcios para preservar preservar-lhes, em carter permanente, o valor real, conforme critrios estabelecidos na Lei n 10.887/2004.

B)

B)

C)

C)

D)

E)

64. Sobre as taxas, assinale a nica opo verdadeira. A) De acordo com o texto constitucional, sempre que possvel, empre tero carter pessoal e sero graduada segundo a graduadas capacidade econmica do contribuinte, nos termos da lei. , So impostos que podem ser institudos por todos os entes federados, em razo do exerccio de poder de polcia. No podem ser exigidas ou aumentadas sem lei anterior que umentadas a estabelea, nem antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que a instituiu ou as aumentou. So tributos no vinculados e no podem ter base de clculo prpria de imposto ou contribuio. Assim como as contribuies de melhoria, so espcie do gnero tributo vinculado, eis que ambos s ibuto somente podem ser cobrados nos casos de prestao de servio pblicos. E) D)

B) C)

D) E)

Nvel Superior Analista Previdencirio

15

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 1

1 ABR 2012

67. Assinale a nica opo verdadeira. A) s contribuies sociais e interveno aplica es aplica-se o princpio da no cumulatividade, cabendo lei complementar a disciplina de seu regime de compensao. A Constituio autoriza os Municpios e o Distrito Federal a ios instituir taxa, cujas receitas sero vinculadas ao custeio do servio de iluminao pblica, facultando- sua incluso na -se fatura mensal de consumo de energia. Alm da Unio, todos os demais entes da Federao podero instituir contribuio, cobrada de seus respectivos servidores, para o custeio de regime prp de previdncia, prprio cuja alquota no ser inferior da contribuio dos servidores titulares de cargos efetivos da Unio Unio. As contribuies sociais podero incidir exclusivamente sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, faturamento, receita, lucro e receita de , concursos de prognsticos. As contribuies sociais no se sujeitam ao princpio da noventena, mas somente podero ser cobradas no exerccio posterior quele em que forem institudas ou majoradas.

70. Com relao previdncia complementar, assinale a opo incorreta. A) vedado o aporte de recursos a entidade de previdncia privada pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, suas autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista e outras entidades pb pblicas, salvo na qualidade de patrocinador, situao na qual, em hiptese alguma, sua contribuio normal poder exceder a do segurado. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, desde que instituam regime de previdncia complementar para os seus respectivos servidores titulares de cargo eus efetivo, podero fixar, para o valor das aposentadorias e penses a serem concedidas pelo regime de previdncia prprio, o limite mximo estabelecido para os benefcios do , regime geral de previdncia social. Trata-se de regime de previdncia pblica, de carter se complementar, organizado de forma autnoma em relao ao regime geral de previdncia social e ao regime de previdncia prprio do servidor pblico. A previdncia complementar pblica administrada por intermdio termdio de entidade fechada de previdncia complementar, de natureza pblica. O servidor que ingressar no servio pblico depois da instituio do regime de previdncia complementar pblica, somente poder ser submetido aos seus regramentos mediante sua prvia e expressa opo. rvia

B)

C)

B)

D)

C)

E)

D) 68. Considerando que o beneficirio a pessoa fsica, segurado ou dependente que esteja em gozo de benefcio ou servio previdencirio, assinale a opo que, dentro do conceito retro, no representa hiptese passvel de vir a figurar como beneficirio no mbito do Regime Prprio de Previdncia Social. A) B) C) D) O dependente de servidor pblico titular de cargo efetivo. O servidor pblico em estgio probatrio. O servidor pblico titular de cargo efetivo. O servidor pblico ocupante de cargo em comisso de provimento ou recrutamento limitado, para o qual se exige a condio de servidor de carreira em casos, condies e percentuais mnimos fixados em lei, isto , o titular de cargo efetivo. O servidor pblico temporrio, contratado para atender necessidade temporria de excepcional interesse pblico, e nteresse que tenha ingressado no servio pblico em data posterior publicao da Emenda Constitucional n 20/98.

E)

71. Segundo a Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 5 de outubro de 1988, os servidores pblicos abrangidos pelos regimes prprios de previdncia social sero aposentados A) por invalidez permanente, sendo os proventos proporci proporcionais ao tempo de contribuio, exceto se decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, na forma de lei complementar. por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuio, exceto se decorrente de acidente de qualquer natureza, molstia do trabalho ou doena grave, contagiosa e incurvel, na forma de lei complementar. por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuio, exceto se decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, na forma da lei. por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de servio, exceto se decorrente de acidente de qualquer natureza, molstia do trabalh ou doena grave, trabalho contagiosa e incurvel, desde que o servidor pblico encontre-se em estgio terminal, na forma de lei se complementar. por invalidez permanente, sendo os proventos sempre integrais, qualquer que seja o tempo de contribuio e o tempo de servio do servidor pblico, na forma da lei. vio

E)

B)

69. Segundo a Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 5 de outubro de 1988, o servidor pblico vinculado a regime prprio de previdncia social ser aposentado A) compulsoriamente, aos setenta e cinco anos de idade, se homem, e aos setenta e dois anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. os compulsoriamente, aos sessenta e sete anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. compulsoriamente, aos setenta e dois anos de idade, se homem, e aos sessenta e sete anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. compulsoriamente, aos setenta e cinco anos de idade, se homem, e aos sessenta e sete anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio.

C)

D)

B) C) D)

E)

E)

Nvel Superior Analista Previdencirio

16

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 1

1 ABR 2012

72. So requisitos para a aposentadoria voluntria com proventos integrais de servidor ocupante do cargo de agente administrativo que tenha ingressado no servio pblico aps a emenda constitucional n 41/03, observadas as novas frmulas de clculo: A) a) contar o servidor com 10 (dez) anos de efetivo exerccio no servio pblico, podendo ser: federal, es estadual, municipal ou distrital; b) contar 5 (cinco) anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria; c) comprovar idade mnima de 55 mprovar (cinquenta e cinco) anos de idade e 35 (trinta e cinco) de enta contribuio, se homem, e de 50 (cinquenta) anos de idade e enta) 30 (trinta) de contribuio, se mulher. a) contar o servidor com 10 (dez) anos de efetivo exerccio no servio pblico, podendo ser: federal, es estadual, municipal ou distrital; b) contar 5 (cinco) anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria; c) comprovar idade mnima de 60 (sessenta) anos de idade e 35 (trinta e cinco) de contribuio, se homem, e de 55 (cinquenta e cinco) anos de enta idade e 30 (trinta) de contribuio, se mulher. a) contar o servidor com 20 (vinte) anos de efetivo exerccio no servio pblico, podendo ser: federal, es estadual, municipal ou distrital; b) contar 5 (cinco) anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria; c) comprovar idade mnima de 60 (sessenta) anos de idade e 35 (trinta e cinco) de contribuio, se homem, e de 55 (cinquenta e cinco) anos de enta idade e 30 (trinta) de contribuio, se mulher. a) contar o servidor com 10 (dez) anos de efetivo exerccio no servio pblico, podendo ser: federal, estadual, municipal ou distrital; b) contar 5 (cinco) anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria; c) comprovar idade mnima de 65 (sessenta e cinco) anos de idade e 35 (trinta e ci cinco) de contribuio, se homem, e de 60 (sessenta) anos de idade e 30 (trinta) de contribuio, se mulher. a) contar o servidor com 15 (quinze) anos de efetivo exerccio no servio pblico, podendo ser: federal, estadual, municipal ou distrital; b) contar 10 (dez) anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria; c) comprovar idade mnima de 60 (sessenta) anos de idade e 35 (trinta e cinco) de contribuio, se homem, e de 55 (cinqu uenta e cinco) anos de idade e 30 (trinta) de contribuio, se mulher.

74. Segundo a Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 5 de outubro de 1988, vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos servidores pblicos abrangidos pelos regimes prprios de previdncia social, ressalvados, nos termos definidos em leis complementares, os casos de servidores I. portadores de deficincia; II. que exeram atividades de risco; III. cujas atividades sejam exercidas sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica; IV. que a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos exijam padres de vencimento diferenciados. Verifica-se que est(o) correto(s) se A) B) C) D) E) I, II e III, apenas. I, II, III e IV. I, apenas. II, III e IV, apenas. II e III, apenas.

B)

C)

D)

75. Com o objetivo de assegurar recursos para o pagamento de proventos de aposentadoria e penses concedidas aos respectivos servidores e seus dependentes, em adio aos recursos dos respectivos tesouros, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero constituir fundos integrados A) pelos recursos provenientes de contribuies e por bens, direitos e ativos especificados em lei, mediante regulamento complementar que dispor sobre a natureza e administrao desses fundos. pelos recursos proveniente de contribuies e por bens, provenientes direitos e ativos de qualquer natureza, mediante lei que dispor sobre a natureza e administrao desses fundos. pelos recursos provenientes de contribuies e por bens, direitos e ativos especificados em lei, mediante, necessariamente, lei complementar que dispor sobre a sariamente, natureza e administrao desses fundos. pelos recursos provenientes de impostos e taxas e por bens, direitos e ativos de qualquer natureza, mediante, necessariamente, lei complementar que dispor sobre a natureza e administrao desses fundos. ureza pelos recursos provenientes de impostos e taxas e por bens, direitos e ativos de qualquer natureza, mediante regulamento que dispor sobre a natureza e administrao desses fundos.

B)

E)

C)

D)

73. Qual das opes abaixo encerra uma afirmao correta l sobre o tema Origem e evoluo legislativa da Seguridade Social no Brasil? A) A Lei Federal n 6.435/1977 disps sobre o seguro de acidentes do trabalho e criou o Instituto Nacional de Previdncia Social INPS. A Lei Federal n 5.316/1967 disps sobre as entidades de previdncia privada e criou a Superintendncia de Previdncia Complementar PREVIC. A Lei Federal n 6.367/1976 disps sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade e crio o criou Sistema nico de Sade SUS, originrio do Sistema nico e Descentralizado de Sade SUDS. A Lei Federal n 8.080/1990 integrou o seguro de acidentes do trabalho na previdncia social. A Lei Federal n 8.029/1990 (resultado da converso da Medida Provisria n 151/1990) autorizou o Poder Executivo a instituir o Instituto Nacional do Seguro Social INSS.

E)

B)

C)

76. Com o objetivo de assegurar recursos p para o pagamento dos benefcios concedidos pelo regime geral de previdncia social, em adio aos recursos de sua arrecadao, a Unio poder constituir fundo integrado A) B) C) D) E) por bens, direitos e contribuies de qualquer natureza. por bens e direitos apenas. por bens, direitos e ativos de qualquer natureza. por bens e ativos apenas. por bens e contribuies apenas.

D) E)

Nvel Superior Analista Previdencirio

17

Concurso Prefeitura de MACEI - 2012

Prova tipo 1

1 ABR 2012

77. Os benefcios pagos, a qualquer ttulo, pelo rgo responsvel pelo regime geral de previdncia social, ainda que conta do Tesouro Nacional, e os no sujeitos ao limite mximo de valor fixado para os benefcios concedidos por esse regime observaro os limites fixados na A) B) C) Lei Orgnica do Municpio apenas. lei de responsabilidade fiscal, Lei Complementar Federal n 101/2000, exclusivamente. lei que dispe sobre regras gerais para a organizao e o pe funcionamento dos regimes prprios de previdncia social dos servidores pblicos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, dos militares dos Es Estados e do Distrito Federal e de outras providncias. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 5 de outubro de 1988. Constituio do Estado e na Lei Orgnica do Municpio apenas.

79. Assinale a opo correta. A) A sade direito de todos brasileiros que residam no Brasil e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso limitado e seletivo s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. A sade pblica brasileira direito restrito aos trabalhadores que contribuem para a Previdncia Social nacional e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem prioritar prioritariamente recuperao dos enfermos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso co universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. A sade pblica brasileira direito restrito aos segurados que contribuem para a Previdncia Social nacional e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e ado, econmicas que visem prioritariamente recuperao dos enfermos e ao acesso limitado e seletivo s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. A sade pblica brasileira direito restrito aos be beneficirios da Previdncia Social nacional e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao.

B)

C)

D) E)

D) 78. Assinale a opo correta. A) Os regimes prprios de previdncia social dos servidores pblicos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, dos militares dos Estados e do Distrito Federal no podero conceder benefcios distintos dos previstos no Regime Geral de Previdncia Social, salvo disposio em contrrio prevista, exclusivamente, no plano de benefc benefcios do Regime Geral de Previdncia Social, na Constituio do Estado ou da Lei Orgnica do Municpio, conforme o caso. Os regimes prprios de previdncia social dos servidores pblicos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, dos militares dos Estados e do Distrito Federal res podero, em razo das peculiaridades do servio pblico, conceder, por meio de lei, benefcios distintos dos previstos no Regime Geral de Previdncia Social, ainda que sem base na Constituio Federal. Os regimes prprios de previdncia social dos servidores ios pblicos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, dos militares dos Estados e do Distrito Federal podero sempre conceder, por meio de resoluo da respectiva casa legislativa, benefcios distint dos previstos distintos no Regime Geral de Previdncia Social, excetuada disposio em contrrio em lei complementar nacional editada aps a atual Constituio Federal. Os regimes prprios de previdncia social dos servidores pblicos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos strito Municpios, dos militares dos Estados e do Distrito Federal no podero conceder benefcios distintos dos previstos no Regime Geral de Previdncia Social, salvo disposio em contrrio da Constituio Federal. Os regimes prprios de previdncia social dos servidores evidncia pblicos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, dos militares dos Estados e do Distrito Federal no podero nunca conceder benefcios distintos dos previstos no Regime Geral de Previdncia Social.

E)

B)

80. Assinale a opo correta. A) O regime de previdncia privada, de carter complementar e organizado de forma autnoma em relao ao regime geral de previdncia social, ser facultativo, baseado na constituio de reservas que garantam o benefcio contratado, e regulado por lei ordinria. O regime de previdncia privada de carter complementar, organizado de forma autnoma em relao ao regime geral de previdncia social, ser obrigatrio, baseado na constituio de reservas que garantam o benefci benefcio contratado, e regulado por lei complementar. O regime de previdncia privada de carter complementar, organizado de forma autnoma em relao ao regime geral de previdncia social, ser obrigatrio, baseado na constituio de reservas que garantam o benefcio contratado, e regulado por lei ordinria. O regime de previdncia privada de carter complementar, organizado de forma autnoma em relao ao regime geral de previdncia social, ser facultativo, baseado em pacto intergeracional que garanta o ben benefcio contratado, e regulado por lei ordinria. O regime de previdncia privada, de carter complementar e organizado de forma autnoma em relao ao regime geral de previdncia social, ser facultativo, baseado na constituio de reservas que garantam o benefcio contratado, e regulado por lei complementar.

C)

B)

C)

D)

D)

E)

E)

Nvel Superior Analista Previdencirio

18

You might also like