You are on page 1of 13

Estequiometria Industrial

Aula 5 Prof. Rubiane G. Marques

1 PDF criado com verso de teste do pdfFactory Pro. Para comprar, acesse www.divertire.com.br/pdfFactory

Balano de massa com reao qumica


Reagente limitante: o reagente que est presente na reao em uma quantidade menor do que a proporo estequiomtrica relativa aos outros reagentes. Reagente em excesso: o reagente que est presente na reao em uma quantidade maior que sua quantidade estequiomtrica para reagir com o reagente limitante.
% excesso de reagentes : quantidade de matria em excesso de reagente quantidade de matria estequiomtrica de reagente x100

2 PDF criado com verso de teste do pdfFactory Pro. Para comprar, acesse www.divertire.com.br/pdfFactory

Balano de massa com reao qumica

Grau de concluso de reao: a frao ou porcentagem do reagente limitante que reage.

Converso: a frao ou a porcentagem da alimentao do processo que convertida em produtos.

3 PDF criado com verso de teste do pdfFactory Pro. Para comprar, acesse www.divertire.com.br/pdfFactory

Balano de massa com reao qumica


Rendimento: a razo entre a quantidade de matria formada do produto desejado e a quantidade de matria que seria formada do produto se a reao fosse completa.

Seletividade: a razo entre a quantidade de matria formada do produto desejado e a quantidade de matria formada do produto no desejado.

4 PDF criado com verso de teste do pdfFactory Pro. Para comprar, acesse www.divertire.com.br/pdfFactory

Balano de massa com reao qumica em regime permanente


Consideraes a serem feitas neste casos: Regime permanente acmulo = 0 Ento a equao do balano de massa fica:

m entra m sai + m ger mcons = 0

5 PDF criado com verso de teste do pdfFactory Pro. Para comprar, acesse www.divertire.com.br/pdfFactory

Balano Material na Produo de Fertilizante Fosfato


Exemplo 5.1- Em uma fbrica de fertilizante se produz o
fertilizante superfosfato, tratando fosfato de clcio com 92% de pureza pelo cido sulfrico concentrado, de acordo com a seguinte reao: Ca3(PO4)2 + 2H2SO4 2CaSO4 + CaH4(PO4)2 Em um teste realizado, foram misturados 0,50Mg de fosfato de clcio com 0,26Mg de cido sulfrico, obtendo-se 0,28Mg de superfosfato, CaH4(PO4)2. Calcule: a) O reagente limitante; b) A % de excesso de reagente; c) O grau de concluso da reao; d) A % de converso do fosfato em superfosfato

6 PDF criado com verso de teste do pdfFactory Pro. Para comprar, acesse www.divertire.com.br/pdfFactory

Processo de combusto
Definies importantes: O2 terico (ou O2 estequiomtrico) quantidade de O2 necessria para ocorrer a combusto completa; Ar terico ( ou ar estequiomtrico) quantidade de ar necessria para ocorrer a combusto completa. O2 real - quantidade de total de O2 usado na combusto, que igual a soma do O2 terico com o O2 em excesso. Ar real quantidade total de ar usado na combusto, que a soma do ar terico com o ar em excesso.

7 PDF criado com verso de teste do pdfFactory Pro. Para comprar, acesse www.divertire.com.br/pdfFactory

Anlise de Orsat ou base seca l Todos os gases resultantes do processo de combusto, no incluindo o vapor de gua. Gs de chamin ou gs de combusto l Todos os gases resultantes de combusto, incluindo o vapor de gua. Essa anlise tambm chamada de anlise mida.

8 PDF criado com verso de teste do pdfFactory Pro. Para comprar, acesse www.divertire.com.br/pdfFactory

Processo de combusto
Definies importantes:
Excesso de O2 a quantidade de O2 em excesso em relao a quantidade necessria para a combusto completa. Excesso de ar quantidade de ar em excesso em relao a quantidade necessria para a combusto completa (ar terico)
% de excesso de ar = excesso de ar ar terico x100 = excesso de O2 O2 terico x100

9 PDF criado com verso de teste do pdfFactory Pro. Para comprar, acesse www.divertire.com.br/pdfFactory

Exerccio excesso de ar
Exemplo 5.2- Esto sendo pesquisados combustveis alternativos gasolina para uso em veculos, porque eles geram nveis menores de poluentes do que a gasolina. O propano comprimido foi sugerido com um combustvel econmico para veculos. Suponha que, num teste, sejam queimados 20kg de C3H8 com 400kg de ar, produzindo 44kg de CO2 e 12kg de CO. Qual a percentagem de ar em excesso?

10 PDF criado com verso de teste do pdfFactory Pro. Para comprar, acesse www.divertire.com.br/pdfFactory

Combusto
Exerccio 5.1- A gerao de biogs, rico em metano, um modo de evitar altos custos para eliminao de resduos, e sua queima pode significar at 60% dos custos de operao de tais plantas de transformao de resduos em energia. Alm disso, as planas de biogs da Comunidade Europia esto isentas de imposto de energia ou de carvo, que tornaro mais atrativas se a CE fizer cumprir sua proposta de iseno de imposto de carvo. Quatro projetos de demonstrao esto funcionando na Europa. Consideramos apenas a combusto do metano. A figura a seguir apresenta um processo simples de combusto:

11 PDF criado com verso de teste do pdfFactory Pro. Para comprar, acesse www.divertire.com.br/pdfFactory

Balano Material na Produo de xido de etileno


Exerccio 5.2- O oxido de etileno pode ser produzido pela oxidao cataltica de eteno de acordo com a reao: 2C2H4 + O2 2C2H4O A carga do reator contm 100kmol de eteno e 80kmol de oxignio. Calcule: a) Quem o reagente limitante; b) A % de excesso de reagente; c) As quantidades de cada reagente e produtos presentes no final da reao e a % de converso do eteno, se o grau de concluso de 50%; d) A converso de eteno, a converso de oxignio e o grau de concluso da reao, se 50kmol de O2 estiverem presentes no final da reao.

12 PDF criado com verso de teste do pdfFactory Pro. Para comprar, acesse www.divertire.com.br/pdfFactory

Combusto do carvo
Exerccio 5.3- Uma planta de gerao eltrica local queima carvo com a composio em base seca dada a seguir. Note que essa anlise de carvo conveniente para os clculos, mas no necessariamente o nico tipo de anlise que se utiliza para o carvo. Algumas anlises contm muito menos informaes acerca de cada elemento. Componente Porcentagem C 83,05 H 4,45 O 3,36 N 1,08 S 0,70 Cinzas 7,36 Total 100 A anlise Orsat mdia do gs da chamin durante um teste de 24horas indicou o seguinte:
Componente CO2+SO2 CO O2 N2 Total Porcentagem 15,4 0,0 4,0 80,6 100

A unidade no combustvel atingiu 3,90%. O ar continha em mdia 0,0048 lb H2O/lb ar seco. O rejeito slido da combusto apresentou 14% de carvo no queimado, sendo o restante cinzas. Pede-se que voc verifique a consistncia dos dados antes que estes sejam armazenados em uma base de dados da planta. A consistncia satisfatria? Qual foi a percentagem mdia de excesso de ar utilizado?

13 PDF criado com verso de teste do pdfFactory Pro. Para comprar, acesse www.divertire.com.br/pdfFactory

You might also like