You are on page 1of 2

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PUC Minas Barreiro / Engenharia Civil

Prof. Renato Fabiano Matheus (renatofabiano@pucminas.br; rfmatheus@yahoo.com.br)

Informtica I
semestre de 2011, turma 0415.2.00 (terica) e 0415.2.02 (laboratrio)

LISTA DE EXERCCIOS 2
(Documento atualizado em: http://www.rfmatheus.com.br/doc/ensino/pucminas/informatica-i-engenhariacivil-2011/informatica-i-2011-1-exercicio-2.pdf; verso inicial em 31/mar/2011; 4/4/2011: nos exerccios 19 e 20 opo de escolher apenas um algoritmo por questo)

Data da entrega: SGA, de acordo com PROGRAMA DA DISCIPLINA Valor: 3 pontos Objetivos didticos: reviso para provas terica e prtica; fixao dos seguintes tpicos: arquitetura do computador digital (entrada/sada, CPU, ULA, memria), fluxograma, Portugol, c++, introduo programao (estrutura do programa, variveis, tipos de dados, operadores aritmticos, relacionais e lgicos, entrada e sada, estrutura sequencial, condicional e de repetio).

Exerccios A - Arquitetura do Computador Digital


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Quais so os componentes bsicos de um computador digital (FARRER et al., 1999, p. 2) Diferencie memria RAM e memria ROM? Qual a capacidade da memria RAM do computador que voc tem em casa ou no trabalho? (No Windows: Iniciar Painel de controle Sistema Qual a funo da CPU UCP em (FARRER et al., 1999, p. 6)? Qual a CPU do computador que voc tem em casa ou no trabalho? (No Windows: Iniciar Painel de controle Sistema Processador) Defina, com suas palavras, hardware e software Cite 3 perifricos que existem no computador que voc tem em casa ou no trabalho? (FARRER et al., 1999, p. 7) Para cada um, indique se um perifrico de entrada, sada ou entrada e sada. Qual a funo do sistema operacional? Qual o sistema operacional do computador que voc tem em casa ou no trabalho? (No Windows: Iniciar Painel de controle Sistema) Defina algoritmo (FARRER et al., 1999, p. 14)

Exerccios B - Programao / Teoria


9. Qual a precedncia dos operadores: potenciao, radiciao, multiplicao, diviso, soma, subtrao (FARRER et al., 1999, p. 33) 10. Escreva a tabela verdade dos operadores lgicos (E, OU, NO) (FARRER et al., 1999, p. 36-37). Mostre o smbolo de cada operador em lgico, em Portugol e em C++ 11. Mostre em Portugol e C++ a estrutura bsica de um algoritmo ou programa (Declarao de variveis/Entrada de dados/Processamento/Sada de dados). Associe cada trecho do cdigo a um componente bsico do computador (questo 1) 12. Faa uma lista de todos os operadores aritmticos e operadores relacionais que voc conhece e mostre como a sintaxe de uso dos mesmos em Portugol e C++

Exerccios C - Programao / Prtica


Implemente solues para os seguintes problemas, mostrando a soluo em Portugol e em C++: Obs: 1. Para todos os exerccios, mostre o cdigo em C++ comentado; 2. Implemente o cdigo C++ no computador e cole o programa completo no documento com a soluo a ser entregue 13. Receba dois nmeros e os imprima na ordem inversa da qual forma informados (estrutura seqencial)

14. Receba dois nmeros e determine o maior deles (1. Estrutura condicional; 2. Somente para este nmero, faa tambm o fluxograma) 15. Receba um nmero e determine se ele primo (1. Demonstre a utilizao da tcnica de refinamentos sucessivos; 2. Utilize a estrutura de repetio enquanto) 16. Imprima ou nmeros pares menores do que N, sendo N um nmero informado pelo usurio (utilize a estrutura de repetio para / for) 17. Calcule a altura mdia, mxima e mnima de N indivduos (o programa deve ser interrompido quando a altura informada for 0) (utilizar tipo REAL) 18. Escreva um programa que encontra as razes de uma equao do segundo grau (ax2 + bx + c = 0) quando > 0 (sendo = b 4ac). As razes da equao so dadas por . Calcular as razes de uma equao (Ver: http://www.infoescola.com/matematica/equacoes-de-2o-grau-quadratica/)
2

Exerccios D - Programao / Listas


De acordo com o enunciado do Exerccio C, implemente os seguintes programas das listas de exerccios: 19. Prtica 2, ex. 2, 3, 4 (escolha um dos exerccios, mas entenda todos!) 20. Prtica 3, ex. 2, 3, 4 e 6 (escolha um)

Referncias
PROGRAMA DA DISCIPLINA FARRER et al. Algoritmos estruturados, 3 ed., Rio de Janeiro: LTC, 1999. MATHEUS, R. F. Guia de referncia rpida C++ e Portugol. Disponvel online em: <http://www.rfmatheus.com.br/doc/guiade-referncia-rapida-c++-portugol.pdf>. Acesso em: 25/3/2011. Operadores em C e C++ na Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Operadores_em_C_e_C%2B%2B C/C++ Referncia Rpida (GUIA MUITO ABRANGENTE EM RELAO LINGUAGEM C++!): http://academic.cankaya.edu.tr/~agorur/courses/ceng241Fall/C++%20Reference%20Card.pdf

You might also like