You are on page 1of 15

Histria de Santa Catarina

Parte I Perodo Colonial a) A Pr-histria Catarinense O homem pr-histrico catarinense apresenta-se em vrios estgios civilizatrios. H os povos coletores do litoral, que constituram, atravs da pesca e coleta de moluscos, os sambaquis (monte de conchas), e que pelo nmero desses stios arqueolgicos demonstram ter sido uma populao bastante expressiva. Por outro lado, com bastante antiguidade h, tambm, os povos caadores e coletores no interior, habitando ora em stios abertos margem dos rios, ora em grutas. Esses so reconhecidos pelas inscries que realizaram em paredes de pedra, ou pelo trabalho que desenvolveram fabricando suas armas, como pontas-de-flecha, machados polidos ou outros objetos. E, finalmente, aqueles grupos humanos de coletores e agricultores de subsistncia, que j se apresentam fabricando cermica e que tambm so os mais recentes cronologicamente. So esses que se colocam dentro dos grandes grupos indgenas do Brasil poca do descobrimento. Tem-se aqui a tradio tupi-guarani, ocupando largamente o litoral e as margens dos grandes rios navegveis, como o Uruguai e os seus afluentes principais, e a tradio no tupi-guarani, localizando-se em grupos menores, em reas no interior. b) Os Indgenas Catarinenses No momento da descoberta do Brasil era bastante expressivo o nmero de indgenas que habitavam Santa Catarina e tal demonstrado pelos relatos dos viajantes que aqui estiveram e, posteriormente, pelo testemunho dos missionrios. Assim, no litoral catarinense situavam-se os indgenas da grande nao tupiguarani, de lngua geral e que, regionalmente, vo ser denominados carijs. No interior dos vales litorneos, na encosta do planalto e no prprio planalto estava o grupo J, estruturado em tribos, denominados ora de botocudo, ora de bugre ou ainda de Kaingang ou Aweikoma. Face aos estudos lingsticos desenvolvidos, passou-se a denominar esse indgena de Xkleng, diante da caracterizao dialetal filiada ao Grupo Kaingang. Hoje, nas reservas indgenas de Santa Catarina existem remanescentes Guarani, Kaingang e Xkleng. O litoral catarinense, ento denominado Serto dos patos, ou terra dos carijs, pela sua elevada populao indgena, passou a ser alvo da investida de inmeras expedies de caa ao ndio, no sculo XVII. A partir de 1533 teve incio a Misso aos Carijs, quando espaadamente os jesutas vo exercendo atividades de catequese e at de proteo aos indgenas. Essas misses estenderam-se pelo sculo XVII, j que em 1698 o Conselho Ultramarino determinou especificamente o envio de dois missionrios da mesma Companhia de Jesus para o Colgio de Santos para dali fazerem as misses at o Rio de So Francisco e Ilha de Santa Catarina.

Os jesutas continuaram percorrendo a regio com sua ao missionria, durante as primeiras dcadas do sculo XVIII. c) Presena Europia No Litoral Catarinense Os portugueses, ao chegarem ao Brasil, no encontraram de imediato produtos de alto valor comercial no mercado europeu. Por este motivo, tivemos at os idos de 1530 a simples posse e ocupao jurdica do territrio, apenas com viagens de reconhecimento e vigilncia do litoral brasileiro. A partir de 1530, inicia-se a poltica de colonizao propriamente dita, com o envio de expedies que visavam povoar a terra e faz-la lucrativa para o governo portugus. O territrio correspondente ao atual territrio catarinense, no entanto, no entra nesta poltica colonizadora, e o que vemos so apenas navegadores por aqui aparecendo de forma espordica e a presena comum de nufragos e desterrados. assim que encontramos o litoral catarinense em alguns mapas do sculo XVI, feitos por navegadores de diversas nacionalidades, destacando-se entre eles:

Juan de La Cosa, piloto da expedio de Alonso de Ojeda que marca como


SantAna, uma parte do nosso litoral. Joo Dias de Solis (1515) - que registrou as guas entre a Ilha de Santa Catarina e o continente fronteiro, com o nome de Praa de Los Perdidos Sebastio Caboto (1526) - Este italiano a servio da Espanha chama a Ilha de Santa Catarina de Porto dos Patos. Diego Ribeiro (1529) - Menciona pela primeira vez o nome de Santa Catarina em seu mapa-mndi. Alguns afirmam que este nome j havia sido dado por Sebastio Caboto em homenagem sua esposa Catarina Medrano. Outros j dizem que uma homenagem a Santa Catarina de Alexandria, festejada pela Igreja no dia 25 de novembro. D. Alvar Nues Cabeza de Vaca (1541) - Este se dizia nomeado pelo rei da Espanha para tomar posse das terras do litoral sul da Amrica e chegou a se auto-intitular Governador de Santa Catarina. Ainda em 1527, tivemos tambm uma referncia Baa de Babitonga, em So Francisco do Sul num certo mapa annimo de Wamar. Esta regio chamada de Rio de So Francisco.

Com a vinda destes e de outros navegadores, tornam-se normais as deseres, os naufrgios e os desterros que levaram um bom nmero de europeus a iniciarem uma incipiente ocupao de alguns pontos da costa catarinense. Destaca-se ainda a presena de religiosos franciscanos em nosso litoral, como aconteceu em 1538, quando uma expedio espanhola, aqui desembarcou padres famosos como os freis Bernardo de Armante e Alonso Lebrn. d) Poltica Portuguesa no Sul do Brasil

Enquanto Santa Catarina continuava sendo alvo apenas de incurses exploradoras dos europeus, Portugal tratou de criar uma poltica colonizadora para suas terras na Amrica do Sul. Vendo que o comrcio com as ndias j no dava tantos lucros, o governo portugus dividiu o territrio brasileiro que lhe cabia em 15 faixas paralelas, entregando-as a doze nobres de sua confiana, que passaram a ser chamados de capites-donatrios. Pero Lopes de Souza foi o mais privilegiado neste processo, pois recebeu trs capitanias: a de Itamarac, a de Santo Amaro e a de Santana, que se estendia desde Paranagu at Laguna, ponto extremo das possesses portuguesas no sul do Brasil. O sistema de capitanias foi um verdadeiro fracasso, obtendo xitos parciais apenas em So Vicente e principalmente em Pernambuco, onde imperava a produo de cana-de-acar, produto dominante desta fase da colonizao brasileira. Nas outras, os constantes conflitos com os indgenas, a falta de recursos, o desinteresse dos donatrios, as dificuldades de comunicao e a falta de apoio da coroa portuguesa levaram a uma quase que total falta de resultados no que se relaciona colonizao. A Capitania de Santana, juntamente com a de Santo Amaro ficou totalmente a merc dos comandantes da Capitania de So Vicente, pertencente Martim Afonso, irmo de Pero Lopes. Houve uma srie de conflitos com relao demarcao de terras, e as constantes intromisses territoriais dos moradores de So Vicente s terminaram quando o governo portugus comprou a Capitania de Santana, prtica similar ao que foi feito com as outras capitanias que no prosperaram. Temos neste perodo das Capitanias Hereditrias, a origem de uma sria questo de limites com So Paulo e posteriormente com o Paran que somente ser solucionado na primeira metade do sculo XX.

e) Povoaes no Litoral e Planalto Catarinense I. POVOAMENTO VICENTISTA As primeiras povoaes portuguesas em solo catarinense datam apenas da segunda metade do sculo XVII. Neste momento, Portugal via seu territrio ameaado pelos interesses espanhis no Sul da Amrica do Sul (regio do rio da Prata) e passou a colocar este local em relevncia, tirando a quase exclusividade de interesse que possua o Nordeste brasileiro, j em fase da decadncia da cana-de-acar. Assim o governo portugus incentivava a ocupao lusa no sul do Brasil, utilizando-se do princpio jurdico do Uti Possidetis. Aps a Unio Ibrica (1580 - 1640), os bandeirantes continuaram alargando as fronteiras das terras portuguesas. Eram as bandeiras vicentistas de caa do ndio e de procura de ouro e pedras preciosas. Com elas, fundaram-se as trs primeiras cidades portuguesas em Santa Catarina: So Francisco, Desterro e Laguna.

a) So Francisco ( 1658) - Manoel Loureno de Andrade recebeu de um herdeiro de


Pero Lopes de Souza, procurao para estabelecer uma povoao que dominou de Nossa Senhora da graa do Rio So Francisco. Repartiu terras com seus companheiros e com os que foram chegando e aproveitou algumas tentativas de povoamento anterior que haviam fracassado. b) Desterro ( 1651 - 1672) - Francisco Dias Velho partiu de So Paulo com sua famlia e ndios domesticados iniciando uma pequena povoao onde hoje a Catedral Metropolitana. Com sua morte, a povoao quase desapareceu, atacada que foi por piratas holandeses. A partir de 1715 com a concesso de sesmarias a nobres portugueses a povoao se estabelece, recebendo grande incremento com sua elevao a sede do governo da recm-criada Capitania de Santa Catarina em 1738 e com a vinda dos imigrantes aorianos em 1750. c) Laguna ( 1676 - 1684) Domingos de Brito Peixoto comandou a criao de uma povoao estratgica no extremo sul da Linha de Tordesilhas. A partir deste local, Portugal inicia a ocupao do atual territrio do Rio Grande do Sul e organizava sua base militar e econmica com relao ao Rio da Prata, simbolizada com a formao da Colnia do sacramento em 1680.

II. POVOAMENTO AORIANO Em 1738, a Coroa criou a Capitania de Santa Catarina, com o objetivo de dar cobertura militar Colnia do Sacramento e constituir-se num posto portugus avanado na Amrica do Sul. Para isto, foi criado um sistema de defensivo no litoral catarinense. O brigadeiro Jos da Silva Paes, primeiro governante catarinense, com longa experincia militar, criou o Regimento de Infantaria de linha da Ilha de Santa Catarina e iniciou o processo de fundao de vrias fortalezas (So Jos da Ponta Grossa, Santa cruz de Anhatomirim, Santo Antnio dos Ratones e Nossa Senhora da Conceio da Barra do Sul, alm das posteriores So Joo no estreito e Santa Brbara no Desterro). Para o sucesso do empreendimento desse sistema de defesa, Silva Paes percebeu a necessidade de fixar populaes no local, para dar base scio-econmica ao seu exrcito. Assim, a partir de 1748, incentivou a vinda de aorianos, que se espalharam ao longo do litoral, fundando vrios povoamentos, como Nossa Senhora da Conceio da lagoa (1750), Nossa senhora do Rosrio da Enseada do Brito (1750), So Jos da Terra Firme (1751) e Nossa Senhora das necessidades e Santo Antnio (1755).

III. O POVOAMENTO DO PLANALTO Com a explorao das jazidas de ouro em Minas Gerais, a regio Sul passou a interessar ainda mais aos portugueses. Os sulistas criavam gado bovino (para a produo de carne e couro) e animais utilizados para trao ou transporte (burros e cavalos), que iriam abastecer a regio mineradora. Foram abertos caminhos pelo interior ligando o Sul a So Paulo, onde o gado era comercializado. Foi assim que surgiu o tropeiro, indivduo responsvel pelo transporte de gado que abastecia as ricas Minas Gerais.

Ao longo do caminho das tropas, do Sul at So Paulo, surgiram vrios povoados, destacando-se o que deu origem cidade de Nossa Senhora dos Prazeres das Lages, fundada pelo paulista Antnio Correia Pinto em 1771. Alm disso, pousos de tropas, a busca de novas pastagens e postos de fiscalizao do governo fizeram surgir outras povoaes como Curitibanos, So Joaquim, campos Novos e Mafra. f) Cultura Aoriana As povoaes fundadas no litoral catarinense logo se multiplicaram devido ao grande crescimento populacional das 6.000 pessoas que para c vieram a partir de 1748. O crescimento foi de tal ordem que em 1833 j apontada a superpopulao existente no litoral catarinense como fator de empobrecimento da gente de raiz aoriana. Outros fatores tambm contriburam para a pobreza, como o No recebimento da metragem das terras prometidas em Portugal e o solo imprprio para o cultivo dos produtos tradicionais nos Aores e na Madeira. Enquanto nas Ilhas de Aores, o solo era de origem vulcnica, altamente frtil, na Ilha de Santa Catarina e no continente fronteiro encontramos terrenos de areais e de mangue. Acostumados ao cultivo do trigo, por exemplo, tiveram que, paulatinamente adaptarem-se ao plantio e consumo da farinha de mandioca como base da alimentao. Por outro lado, o aoriano mantm a continuidade da tradio pesqueira. Sua chegada coincide com a implantao e desenvolvimento das armaes de baleia. Em decorrncia disto, surge tambm a construo naval. Outra atividade resultante da fixao dos aorianos no litoral catarinense refere-se tecelagem manual, com expressiva representao das diversas freguesias da ilha. Como resultantes culturais alinham-se ainda as tcnicas de pesca, o folguedo do boi na vara, o carro de bois; a olaria utilitria e decorativa; a renda de bilro, os popor-Deus, ligados literatura popular; as danas (fandangos), as festividades do Divino Esprito Santo e, evidentemente, o grande substrato lingstico, no qual se apoiaram e se aculturaram os demais grupos que se instalaram, principalmente no litoral catarinense.

PARTE II PERODO MONRQUICO

a) Poltica.
A notcia da independncia do Brasil foi recebida em Santa Catarina sem qualquer tipo de reao das tropas portuguesas, como ocorreu no Par, na Bahia e na Cisplatina , por exemplo. Com isto, Santa Catarina passou a ser mais uma das provncias do Imprio brasileiro, governado pelo imperador D. Pedro I. A provncia participava, de acordo com a constituio, outorgada em 1824, da Cmara dos deputados e do Senado com um representante eleito pelos catarinenses com mais de 21 anos e com uma certa renda. A nvel local, havia o Conselho Geral, composto de 13 representantes com funes legislativas. (Mais tarde chamado de Assemblia provincial).

O primeiro reinado termina em 1831 sem maiores modificaes na provncia, salvo algumas manifestaes contra a abdicao do imperador D. Pedro I. Durante o perodo regencial (1831-40) vamos acompanhar um momento de grandes turbulncias polticas, a exemplo do que ocorreu no restante do pas. Ocorre no estado e no vizinho Rio Grande do Sul, a famosa revoluo farroupilha, que no perodo de 1835 a 1845, ceifou a vida de vrias catarinenses. Outro acontecimento importante foi o surgimento dos primeiros partidos polticos de Santa Catarina: o liberal (chamado aqui de judeu ou luzia) e o conservador (chamado de cristo ou saquerema). Deste ltimo partido, saiu a figura do lder Jernimo Coelho, responsvel pela criao do primeiro jornal de Santa Catarina, O Catarinense, publicado inicialmente em 1831. Com o Golpe de Maioridade em 1840, inicia-se o II Reinado, com o governo de D. Pedro II. A situao poltica do pas se estabiliza e Santa Catarina e outras provncias passam a conviver com as eternas lutas dos partidos polticos imperiais o liberal e o conservador, que sem programas definidos, lutavam cada qual para colocar seus representantes no poder e defender apenas seus interesses particulares. A partir da decadncia do governo monrquico e da fundao do partido republicano em 1870, as idias republicanas crescem por todo o pas, notadamente em So Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Em SC, as idias republicanas no eram to fortes, sendo difundidas apenas atravs de clubes e jornais, que eram muito mais abolicionistas que propriamente republicanos. Fundaram-se o Clube de Cambori sob a presidncia de Manoel Antnio Pereira em 1887, o Clube Republicano Federalista de Joinville, o Clube Republicano Esteves Jnior no Desterro, sob a presidncia do farmacutico Raulino Horn, tambm de 1887. J entre os jornais que divulgaram idias republicanas surgiu no Desterro a Voz do Povo que inclusive se considerava rgo do Partido Republicano, comandado por Jos de Arajo Coutinho (1885). Em 1886, surgiu O Independente em Tijucas, a Folha Livre e o Sul em Joinville e mais tarde outras como A Evoluo no Desterro e o Blumenauer - Zeitung. A proclamao da Repblica ocorrida em 15 de novembro de 1889, fez com que dois dias depois se organizasse na capital catarinense o novo governo, composto provisoriamente por trs membros: Raulino Horn, Coronel Joo Batista do Rego Barros (comandante da guarnio militar e o Dr. Alexandre Marcelino Bayma mdico da referida guarnio. A aceitao do novo regime foi feita de forma pacfica, com praticamente nenhuma resistncia por parte dos monarquistas.

b) Revoluo Farroupilha (1835-45)


No perodo em que foi proclamada a Independncia do Brasil, havia na provncia do Rio Grande do Sul um forte descontentamento com o Governo Imperial. Os estanceiros rio-grandenses haviam se especializado na produo de charque, que era vendido em outras partes do pas. Mas o governo regencial mantinha baixos os impostos sobre a importao do charque uruguaio, prejudicando a economia gacha. Ao lado disso, o governo das regncias interferia constantemente na poltica local, menosprezando os interesses dos polticos da regio, particularmente os liberais farroupilhas, que formavam o mais exaltado e radical partido da poca. Aos poucos, o abandono da provncia ficou mais evidente, levando os estanceiros rio grandenses a mostrar sua insatisfao. Por tudo isso, em 20 de setembro de 1835, eclodiu a Revoluo Farroupilha, cujo objetivo imediato era pressionar o regente do Brasil, Padre Antnio Feij, a apoiar a deposio do governante da provncia. Em seguida os farroupilhas passaram a lutar pela total autonomia para sua provncia.

A Repblica e a independncia foram proclamadas em 1836, na Cmara Municipal de Piratini e a pretenso de estend-las a outras provncias, fez com que chegasse at Santa Catarina. As idias liberais, j bastante desenvolvidas em nosso estado, facilitou a chegada da revolta, encontrando foras colaboracionistas em diversas partes, principalmente em Lages e Laguna. A cidade de Lages viveu momentos de tenso entre os anos de 1838 e 1839, ora com a presena das foras governamentais legalistas; ora com os farroupilhas. Os choques entre os dois grupos foram inevitveis mas, j em novembro de 1839, as foras legalistas depois de terem enfrentado as foras farroupilhas vindas do litoral e comandadas por Garibaldi; passaram a ter o controle da situao. No entanto, s aos poucos o planalto lageano voltou normalidade. Quanto Laguna, alm da receptividade quanto aos ideais liberais, a investida dos farroupilhas tambm levou em conta o seu valor como centro abastecedor das tropas e por ser um porto de mar disposio no momento em que estavam sem sada para o mar, no Rio Grande do Sul. A tomada da cidade foi feita pela ao conjugada das foras farroupilhas; as de mar sob o comando de Giuseppe Garibaldi e as de terra tendo a frente Davi Canabarro. Assim, a 22 de julho de 1839, estava Laguna em poder dos farroupilhas. Deram-lhe o nome de cidade Juliana de Laguna e instalaram o Governo Provisrio da Repblica Catarinense sob a presidncia de Davi Canabarro. A derrota dos farroupilhas ocorreu por mar, no final de 1839 e a eles, s restou como alternativa marchar por terra em direo ao planalto sob o comando de Garibaldi, como j foi dito anteriormente. neste trajeto que muitos deles so aprisionados, entre eles Ana Maria de Jesus Ribeiro, a Anita Garibaldi que se tornou legendria nas lutas liberais nos dois lados do Oceano Atlntico quer nas terras brasileiras, que nas da pennsula italiana - e, por isso, foi denominada de Herona dos dois mundos com o nome de Anita Garibaldi. A Repblica Catarinense desapareceu finalmente em maro de 1840 mas apenas em 1845 finaliza a Revoluo Farroupilha quando o governo do II Imprio aceita muitas das reivindicaes dos gachos.

c) A imigrao europia.
A ao colonizadora durante o I reinado, foi vista mais como fins de defesa da terra, do que de povoamento. Era o reflexo da poltica portuguesa de imigrao que dava preferncia vinda de mercenrios em detrimento dos imigrantes agricultores. Foi portanto, muito pequeno a aplicao de recursos financeiros na colonizao, nesse perodo. Entre as primeiras colnias fundadas na Provncia de Santa Catarina esto:

a colnia Nova Ericeira, de onde surgiu Porto Belo, de origem portuguesa, a partir de
1817.

a colnia So Pedro de Alcntara, em imediaes do caminho que levava Desterro a


Lages, de origem alem, em 1828.

a colnia Vargem Grande, s margens do rio dos Bugres, de origem alem, fundada j
no perodo regencial, em 1838.

a colnia Nova Itlia, s margens do rio Tijucas, em 1837. a colnia industrial do Sa, de origem francesa, em 1841.
No perodo regencial a aplicao de recursos na imigrao foi muito pequena e ser apenas no II Reinado que vai se desenvolver um novo ciclo no processo colonizador brasileiro.

O governo vai inclusive criar que facilitem a vinda do elemento estrangeiro, como a de 1848, que probe a ocupao de algumas terras devolutas pelo brao escravo; a de 1846, que reconhece a naturalizao dos colonos estrangeiros e a Lei de Terras de 1850. Paralelamente a poltica Imperial, o processo de imigrao foi favorecido pelos problemas sociais e econmicos da Europa na poca: de um lado, a carncia de terra para a produo necessria subsistncia do homem do campo e de outro, intranqilidade motivada pela efervescncia da situao poltica. As reas agrcolas eram arrasadas pelos exrcitos que transitavam constantemente. Diante deste quadro, surge uma mentalidade migratria e a Amrica passa a ser vista como a terra da riqueza e da liberdade. Nos primeiros anos do II Reinado, a imigrao ainda foi um tanto quanto improvisada, surgindo pequenas colnias que no geral, no tiveram resultados econmicos satisfatrios, como Ilhota, de origem belga em 1844. Santa Isabel, em 1847, de origem alem; a colnia Leopoldina no mesmo ano e outras ainda menores e mais desorganizadas. A dcada de 50 caracterizou-se por grandes transformaes na poltica colonizadora do Brasil Imperial. A partir da apresentou-se uma colonizao mais estruturada sem a improvisao at ento sentida. Surgem no perodo os grandes ncleos coloniais, destacando-se: a) Colnia Blumenau - fundada por alemes em 1850, a partir da companhia colonizadora organizada pelo comerciante Fernando Hackradt e por Hermann Blumenau. O ncleo inicial tinha apenas dezessete imigrantes mas o crescimento foi to grande que j em 1880 foi elevado categoria de municpio. b) Colnia D. Francisca - A terra onde se desenvolveu esta colnia provinha de um dote pertencente Princesa D. Francisca, filha de D. Pedro I, ao casar-se o Prncipe de Joinville, filho de Luiz Felipe, rei da Frana. Os primeiros colonos chegaram de Hamburgo na Alemanha em 1851, atravs da Sociedade colonizadora Hamburgo. Eram em sua maioria suos. O crescimento da colnia com a vinda de outros elementos alemes foi gigantesco, tanto em 1866, j havia sido criado o municpio de Joinville. c) Colnia Militar Santa Tereza - criada em 1853, na estrada que ligava Desterro a Lages. d) Colnia Terespolis - de origem alem em 1860 em 1860. e) Colnia Itaja-Brusque - Passou a receber colonos de origem alem a partir de 1860 e a ser chamada de colnia Brusque em homenagem ao ento Presidente da Provncia, Francisco Carlos de Arajo Brusque. Com o crescimento da colnia, vieram tambm elementos de origem francesa, italiana irlandesa e polonesa. f) Colnia Angelina - formada por elementos de origem nacional a partir de 1860. g) Colnias do Vale do Itaja-Au - de origem italiana, surgem na regio a partir de 1875 vrias colnias importantes como Rodeio, Ascurra, Apina e Lus Alves. h) Colnias do Vale do Itaja-Mirim e do rio Tijucas, de origem italiana, a partir de 1875, destacando-se a de Nova Trento. i) Colnias do Sul Catarinense - de origem italiana, a partir de 1877, destacando-se as colnias de Azambuja, Urussanga, Pedras Grandes, Cricima e Gro-Par. j) Colnia Militar Chapec - criada em 1860 em face da disputa das fronteiras da regio oeste com a Repblica Argentina. l) Colonizao Polonesa- os poloneses vieram a partir de 1871, localizando-se na periferia de colnias j existentes, como Brusque, Jacinto Machado, Itaipolis e Sul do Estado. m) rabes - se instalaram depois de 1870 nas zonas porturias de Desterro, Laguna e outros. n) Gregos - Instalaram-se na ilha de Santa Catarina entre 1889 e 1992.

Os elementos estrangeiros trouxeram grandes mudanas para o panorama cultural catarinense, destacando os alemes e italianos que, como vimos, vieram numa quantidade muito maior que a dos outros grupos imigratrios. Os alemes trouxeram o cultivo da terra em famlia (batata e centeio), a produo de carne defumada, lingias, queijos e cervejas, a arquitetura e uma srie de hbitos e costumes, como por exemplo as festas como a Oktober Fest. Os italianos cultivavam o milho, o arroz, a uva, a amora, o fumo; trouxeram par SC a criao do bicho-da-seda, o consumo da polenta e de alguns tipos de po, alm da arquitetura e dos costumes italianos.

Parte III - Perodo Republicano


a) Poltica Depois de instalado o governo republicano no Brasil, o tenente Lauro Mller foi escolhido para governar o estado de Santa Catarina ainda em 1889, substituindo a junta provisria aqui instalada. Promulgada a primeira Constituio Republicana em 1891, tratou-se de estabelecerem-se eleies para formar uma Assemblia Constituinte Estadual, que elegeu o mesmo Lauro Mller como o primeiro governante constitucional de Santa Catarina. A partir da, o tenente alcanou postos elevados da poltica nacional, como Senado, Ministro da Viao e Obras Pblicas e Ministro das Relaes Exteriores. Com a Revoluo Federalista, diversos governantes sucedem-se no comando do Estado e a normalidade poltico-administrativa s retornou em 1894, com a turbulenta eleio de Herclio Luz, que governou at 1898. Entre 1898 - 1902 o governador foi Felipe Schmidt, cuja administrao se caracterizou pela preocupao com a melhoria da rede viria estadual e com a instruo pblica. Os governantes seguintes foram: 1902 - 1906 Vidal Ramos Jnior, vice de Lauro Mller, que se tornou Ministro da Repblica. Destaques: Expanso da Rede Telegrfica, ligaes rodovirias entre o litoral e o planalto. 1906 - 1910 Gustavo Richard Destaques: Instalao do Servio Telefnico na capital, abastecendo de gua e iluminao eltrica. 1910 - 1914 Vidal Ramos Jnior Destaques: Reforma do Ensino Primrio Estadual e Guerra do Contestado.

1914 - 1918 Felipe Schmidt Destaques: A aprovao do acordo de limites entre Paran e Santa Catarina e instalao da rede de esgotos em Florianpolis. 1918 - 1922 Herclio Luz, vice de Lauro Mller Destaques: Saneamento da Ilha de Santa Catarina e prolongamento da Estrada de Ferro D. Teresa Cristina at Ararangu. 1922 - 1926 Herclio Luz, substitudo aps sua morte por Antnio Pereira de Silva e Oliveira Destaques: Inaugurao da ligao Ilha-Continente (Ponte da Independncia) 1926 - 1930 Adolfo Konder Destaques: Melhoria dos portos, incentivos produo de erva-mate, legislao sobre reflorestamento e remodelao da Polcia Militar. 1930 Eleio de Flvio Aducci, que governa por apenas um ms e deposto pela Revoluo, que a nvel nacional, colocou o gacho Getlio Vargas no poder e, a nvel estadual, interventores nomeados pelo presidente da Repblica, Em SC, os interventores foram: 1930 - 1932 Ptolomeu de Assis Brasil 1932 Major Rui Zobaram 1932 - 1935 Aristiliano Ramos Com a reconstitucionalizao do Brasil em 1934, Nereu Ramos foi eleito governador do Estado, permanecendo no cargo at 1945, pois com o golpe do Estado Novo, dado por Getlio Vargas em 1937, foi nomeado Interventor Federal em Santa Catarina. Destaques: a) Nacionalizao do Ensino, com a extino das escolas criadas pelas comunidades de imigrantes. b) Reforma geral da Educao Primria c) Apoio a Sade Pblica, criando o Departamento Estadual de Sade Pblica e construindo a Colnia Santa Teresa para hansenianos e a Colnia SantAna para doentes mentais. d) Grande fluxo colonizador proveniente do Rio Grande do Sul que se localizou no mdio e no extremo oeste de Santa Catarina. e) Criao do Territrio do Iguau (1943 - 1945), que englobava o oeste catarinense e boa parte do sudoeste paranaense, cuja principal cidade era Chapec. Com a queda de Getlio Vargas em 1945 caram tambm os interventores nos Estados, que na realidade eram os delegados da ditadura de Vargas. Assim Lus Galotti, foi nomeado pelo Supremo Tribunal Federal para conduzir as eleies para as Assemblias Constituintes Nacional e Estadual. Entre 46 e 47, Udo Decke permaneceu no governo e conduziu a transio democrtica at as eleies para o governo estadual em 1947.

1947 - 1951 Aderbal Ramos da Silva (PSD) substitudo em boa parte do mandato por Jos Boabaid. 1951 - 1956 Irineu Bornhausen (UDN) Destaques: Criao da secretria da Agricultura, organizao da POE (Plano de Obras e Equipamentos), criao de usinas hidreltricas. 1956 - 1961 Jorge Lacerda, falecido em desastre de avio juntamente com Nereu Ramos e substitudo por Heriberto Hlse. Destaques: Estmulo ao aproveitamento de carvo e estabelecimento das bases para a criao da futura usina Jorge Lacerda. 1961 - 1966 Celso Ramos (PSD - PTB) Destaques: Organizao do PLAMEG (Plano de Metas do Governo), dividido em trs grandes blocos: o Homem, o Meio e a Expanso Econmica 1966 1971 Ivo Silveira (PSD - PTB) Destaques: a) Afastamento do Vice-Governador Francisco DallIgna pelo governo do regime Militar implantado no Brasil em 31 de maro de 1964. b) Organizao do PLAMEG II, com a diviso em novos blocos: melhoria dos meios administrativos, valorizao dos recursos humanos, expanso econmica e melhoria das condies sociais. 1971 1975 Colombo Machado Sales (ARENA) Destaques: Organizao do Projeto Catarinense de Desenvolvimento, com a diviso das prioridades catarinenses em doze programas diferentes e a construo da segunda ligao Ilha-Continente 1975 1979 Antnio Carlos Konder Reis (ARENA) Destaques: Seu lema de governo era: Governar encurtar distncias. Priorizando a construo de estradas. No seu governo foi criado tambm o BADESC e a FATMA. 1979 - 1982 Jorge Konder Bornhausen (ARENA) Destaques: Filho do ex-governador Irineu Bornhausen e primo de Antnio Carlos Konder Reis. Seu governo marcado pela Novembrada, incidente com o presidente Joo Figueiredo em Florianpolis, que hoje tema do novo filme de Eduardo Paredes, autor tambm do curta-metragem Desterro. Outros pontos de destaque foram o combate Paralisia Infantil, orientado pelo prprio Albert Sabim, a construo do CIC, do Terminal Rodovirio Rita Maria e criao da Fundao Catarinense de Educao Especial. No terminou o seu mandato, pois candidatou-se ao senado, sendo substitudo por Henrique Crdova. 1983 - 1987 Esperidio Amim (ARENA). Destacam-se a criao dos Hospitais Regionais de So Jos, Chapec e Ibirama e as grandes enchentes, que transformaram o Vale do Itaja em um imenso lago. Houve tambm uma grande valorizao dos transportes, com destaque para a pavimentao dos trechos da BR 282 e da Serra do Rio do Rastro 1987 - 1990 Pedro Ivo Campos (PMDB) Destaques: Sua vitria nas eleies de 86, marcou a volta da oposio ao governo do Estado depois de 20 anos. Seus destaques foram o saneamento do BESC, implantao do HEMOSC e implantao do Centro de Desenvolvimento Biotecnolgico em Joinville. Faleceu antes de terminar seu mandato. 1990 - 1992 Casildo Maldaner (PMDB) Destaques: A folclrica figura deste governador deixou marcas na histria catarinense como a criao da Polcia Ambiental e a inaugurao da 3 ligao ilha-continente.

1992 - 1995 Vilson Kleinbing (PFL) Destaques: Organizao do plano SIM (Sade, Instruo e Moradia) e criao do Plo Tecnolgico de Florianpolis, o TECNOPOLIS. 1996 - 1999 Paulo Afonso Vieira (PMDB) Destaques: Problemas com as finanas estaduais, venda de estatais e envolvimento com a questo dos precatrios levaram o governador a sofrer um processo de impeachment 1999-2002___Esperidio Amin (PPB) Destaques: Resoluo das questes referentes aos pagamentos atrasados do funcionalismo e federalizao do BESC. 2003-2006 ______ Luis Henrique da Silveira (PMDB) Destaques: Processo de descentralizao com a criao de 29 secretarias regionais, aprovadas por unanimidade pela assemblia legislativa.

b) Conflitos
Revoluo Federalista Foi um movimento poltico iniciado em 1893, em oposio ao governo de Floriano Peixoto, cuja ecloso ocorreu no Rio Grande do Sul. Pretendiam obrigar o Governo Federal a cumprir as determinaes da Constituio e exigir a destituio do governo estadual. Os revolucionrios haviam fundado o Partido Federalista no Rio Grande do Sul e, pela proximidade geogrfica, estenderam sua influncia aos dois outros estados do sul. Em Santa Catarina houve uma srie de conflitos entre os republicanos que apoiavam Floriano Peixoto e os federalistas. Os florianistas tinham a frente Herclio Luz, cuja liderana fez com que em julho de 1893, a Cmara Municipal de Blumenau o proclamasse governador e decretasse a cidade como capital provisria do Estado. Na capital, o grupo de Herclio Luz, chegou a atacar o Palcio do Governo, onde se travou um sangrento encontro com os soldados da fora policial que defendiam o governo do federalista Eliseu Guilherme. Os combates entre os federalistas maragatos e os legalistas pica-paus estendem-se at abril de 1894, quando a cidade do Desterro foi ocupada pelas tropas do Governo, que colocou na chefia estadual o Coronel Antnio Moreira Csar. Este iniciou no Estado uma forte ao punitiva e repressiva sobre os federalistas ou simpatizantes da monarquia. Desta forma, a fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, vai ter em suas paredes o testemunho dos fuzilamentos praticados, dos quais foram vtimas figuras da sociedade catarinense como o Marechal Gama dEa, o Baro de Batovi, o capito Frederico Guilherme de Lorena e o Coronel Lus Gomes Caldeira de Andrade.

O Contestado (questo de limites)


Chamou-se Questo do Contestado, a disputa travada entre as provncias do Paran e Santa Catarina pela rea localizada no planalto meridional entre os rios do Peixe e Peperiguau, estendendo-se aos territrios de Curitibanos e Campos Novos.

A regio j era disputada pelos dois estados desde antes da criao da provncia do Paran em 1853, permanecendo em litgio at o incio do perodo republicano, quando o Supremo Tribunal Federal deu ganho de causa a Santa Catarina. Aps uma srie de conflitos, quando os dois Estados chegaram vrias vezes beira de uma guerra, foi assinado um acordo em 1916, estabelecendo os limites definitivos entre eles.

O Contestado (questo social)


A regio do Contestado era povoada por posseiros e outros elementos como os operrios da construo da Estrada de Ferro So Paulo - Rio Grande, ao longo do vale do rio do Peixe. Ao lado destes elementos se integram tambm figuras mstico-religiosas identificadas como monges, destacando-se o monge Jos Maria que aps peregrinar pelo planalto, se estabeleceu nos campos de Irani, formando uma comunidade chamada Quadro Santo. A companhia Brazil Railway Co e seus subsidirios, responsveis pela construo da estrada de ferro agravaram o quadro da regio com a ocupao das terras devolutas ao lado da ferrovia, expulsando os posseiros que as ocupavam. Os religiosos vo formar diversos acampamentos, destacando-se o de Taquarussu, somando uma populao total que ultrapassava o nmero de 30 mil pessoas. Para derrot-los o exrcito brasileiro usou um efetivo superior a 6.000 homens. Revoluo de 30 Nas eleies de 1929, o Estado apresentava-se politicamente dividido. De um lado, o Partido Republicano Catarinense apoiava a candidatura Jlio Prestes cujos principais representantes eram os irmos Konder (Adolfo, Victor e Marcos), Flvio Aducci e outros. De outro lado a Aliana Liberal que defendia o candidato Getlio Vargas, tendo a frente Nereu Ramos. Com a vitria de Jlio Prestes a nvel nacional eclodiu o movimento revolucionrio levando as tropas gachas a invadirem o territrio catarinense, que havia se mantido fiel ao governo federal. Flvio Aducci, governador eleito, foi deposto, e em seu lugar assumiu o interventor Ptolomeu de Assis Brasil.

c) A colonizao
Com a proclamao da Repblica, acentuou-se o incentivo vinda de elementos imigrantes para o territrio brasileiro. Destacaram-se as seguintes colnias:

1891 Colnia Lucena, atual Itaipolis, fundada por poloneses. 1891 Colnia Nova Veneza, fundada por italianos abrangia partes dos municpios de Ararangu, Tubaro, Urussanga e Orleans. Humboldt Hansa, de origem alem, polonesa e russa, entre 1897 e 1909, no vale do rio Itapocu. Hoje parte do municpio de Copup. Hamonia, com a mesma origem e no mesmo perodo. Hoje formam os municpios de Ibirama, Presidente Getlio, Witmarsum e Dona Ema. Ocupao do Mdio e Extremo Oeste, a partir de 1915, com elementos italianos e alemes vindos do Rio Grande do Sul.

d) Economia
A economia catarinense uma das mais diversificadas, indo desde a produo extrativa da erva-mate e da madeira, produo agrcola e pastoril at s industriais de transformao e de manufatura, e alcana as indstrias de maior tecnologia. Santa Catarina um dos maiores produtores brasileiros de mel, ma, cebola, alho, aves, sunos, fumo, milho, pescados e crustceos. Na rea industrial, destacam-se os ramos txtil, metal-mecnico, minerais nometlicos, produtos alimentares, vesturio, materiais plsticos, moveleiro, cermica, fundio e outros. Os principais eixos industriais de SC tem a seguinte localizao: EIXO METAL-MECNICO Joinville e Jaragu Do Sul EIXO TXTIL Blumenau e Brusque EIXO ALIMENTAR Vale do Rio do Peixe e Extremo Oeste EIXO DE FRUTICULTURA Planalto e Meio Oeste EIXO MADEIRA MOBILIRIO E PAPEL CELULOSE Rio Negrinho, So Bento do Sul e de Canoinhas at Lages EIXO MINERO-QUMICO Sul do Estado EIXO CERMICO Sul do Estado POLOS CALADISTAS So Joo Batista, Caador e Sul do Estado POLO VESTURIO Norte do Estado, Vale do Itaja, Sul do Estado e Florianpolis POLO DE BIOTECNOLOGIA Joinville POLO DE INFORMTICA Florianpolis

e) Smbolos estaduais

Armas, Bandeira e Hino. I) BANDEIRA (15.08.1895 sancionada a lei no governo de Herclio Luz). ORIGINALMENTE: No desenho de Jos Arthur Boiteux; as faixas brancas e encarnadas seriam horizontais; e em nmero igual as comarcas do estado. O losango, seria verde ao centro da bandeira com estrelas amarelas que representariam nmeros de municpios.

MODIFICAO: na dcada de 50 (29 de outubro de 1953) no governo de Irineu Bornhausen essa configurao se modifica, passa a ter: trs faixas de igual largura, sendo as das pontas vermelhas e o centro branca. as faixas sero superpostas por um losango verde-claro e as pontas no atingem as da faixa. ao centro do losango as ARMAS do Estado. REPRESENTAO: Losango Verde: VEGETAO DO ESTADO Estrela Branca ou Preta (quando no escudo): SANTA CATARINA E TODOS SEUS MUNICPIOS. guia: FORA PRODUTORA (em cor natural - marrom) ncora: ESTADO MARTIMO Chave (amarela): BRASIL MERIDIONAL (indica ponto estratgico). Data: (17 de novembro de 1.889) num pequeno escudo preto e branco, IMPLANTAO DO REGIME REPUBLICANO DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Ramos de caf e trigo: LAVOURA DA SERRA E DO LITORAL. Barrete frgio: FORMA REPUBLICANA QUE NOS REGE (na ponta superior da estrela). COR: VERMELHA, BRANCA e VERDE (oficial).
USO OBRIGATRIO DOS SMBOLOS:

Palcio do governo (Palcio Santa Catarina); Residncia oficial do governo (Palcio da Agronmica); Assemblia legislativa (Palcio Barriga Verde); Tribunal de Justia (Palcio Lus Gallotti); Quartis da PM; Portaria dos edifcios pblicos; Nos papis de expediente de repartio pblica do Estado e publicaes oficiais.

II) HINO: (obrigatrio nas escolas) Letra: Horcio Nunes Pires (carioca) Msica: Jos Brasilcio de Souza (pernambucano) III) A RVORE E A FLOR SMBOLO DE SANTA CATARINA Por leis estaduais votadas em momentos diferentes so consideradas: a) A IMBUA 1 como rvore smbolo do estado e b) a ORQUDEA (laelia purpurata) como flor smbolo de Santa Catarina.

You might also like