You are on page 1of 4

IFCS/UFRJ Curso: Licenciatura em Cincias Sociais Disciplina: Educao Brasileira Professor: Armando Arosa Aluno: MAURICIO DE CASTRO BISPO

DRE: 112122534

Relatrio da Sesso 410 sob Ttulo, Incluso e Excluso II Sala 241 realizada em 06/11/2012.

Durante a Sesso foram apresentados os seguintes trabalhos na seguinte ordem: 1 Tema Discurso, poder e mdia: contribuio dos estudos crticos do discurso para o campo da comunicao. Analisam as manifestaes de racismo e outras formas de dominao; Apontam o discurso como capaz de exercer controle mental; Seu papel na mdia; O discurso na mdia; O esteretipo da mulher brasileira na mdia estrangeira; Forma de uso de adjetivos, voz ativa e voz passiva (Eu em detrimento do outro). Como os jornais brasileiros retratam os outros.

2 Tema Leituras Sobre a nova Classe mdia Brasileira. Tentar analisar diferentes vises sobre a Nova Classe mdia Brasileira. Entrevistas etnogrficas; Quem a Nova Classe Mdia? Como essa Classe ascendeu? Qual o papel do Estado?

Como o crescimento da economia brasileira e a mobilizao da Classe C podem ser sustentveis?

Viso econmica e no Social; Crtica Terminologia Nova Classe Mdia; A Classe Social definida pela herana imaterial.

3 Trabalho Trajetrias de lideranas e estudantes indgenas: Registro em vdeo e sistematizao. Evidenciar a diversidade; Ampliar o protagonismo indgena; Fazer a populao conhecer quem so os ndios de hoje, de uma forma no estereotipada; Apresentao de dados estatsticos sobre a populao indgena no Brasil de hoje; Movimentos indgenas (SPI e FUNAI, CIMI, Universidades, ONG`s, organizaes indgenas formais e lideranas indgenas); Principais reclamaes dos indgenas: Falta de polticas pblicas, discriminao, preservao da cultura, mudana de perspectivas e retorno para a aldeia dos jovens estudantes; Acesso ao Ensino Superior; Fragmentao do movimento indgena; Importncia da participao dos indgenas nas tomadas de decises em polticas pblicas para os indgenas; Mostrar que os indgenas so povos de hoje, assim como negros, nordestinos, etc. Reverso do processo de dependncia; Compatibilizao lgica e interesses.

4 Tema Trajetria de alunos pretos e pardos no Instituto profissional masculino e na Casa So Jos (1910-1915): Experincias de Escolarizao na Primeira Repblica. Como se constituam a presena do Negro nos bancos escolares? Como eram os processos de escolarizao voltados para esses alunos? Justificativa: relevncia do trabalho para a Histria da Educao; Em geral apresentam-se os negros como no frequentadores de bancos escolares, porm, mesmo que minimamente, os negros frequentaram sim os bancos escolares, nisto est a importncia da pesquisa para a histria da educao; As pesquisadoras tentaram ter uma perspectiva do ponto de vista dos alunos e no da viso oficial da poca; Frisam a importncia que as classes populares davam insero, nestas instituies, de alunos negros e pardos, visando ascenso social. 5 Tema Mobilidade versus Imobilidade: Anlise das trajetrias de famlias pobres moradoras em um bairro popular da Cidade do Rio de Janeiro. Problemtica da violncia e possibilidade da casa prpria; Mobilidade pendular (casa-trabalho-casa); Dificuldade de acesso aos servios que a cidade oferece; Noo de bairro restrita a um contato mais prximo; Imobilidade Espacial; Casa prpria = ascenso social; Informalidade (Principal Caracterstica); Desemprego devido falta de qualificao; Concluso das avaliaes dos moradores: Positivas (Casa prpria, tranquilidade, segurana e comrcio local), Negativas (dificuldades de acesso ao Centro da Cidade, tempo de transporte muito longo);

Importncia da mobilidade no s em deslocamento, mas em acesso aos servios pblicos.

6 Tema - A polmica das cotas raciais: narrativas comparadas. Objetivo: identificao e mapeamento das percepes sobre o tema das cotas raciais; A favor das cotas (A maioria dos entrevistados veem as cotas como meio de acesso ao ensino superior, segundo colocado, melhoria das condies sociais, terceiro justificativas histricas); Contras as cotas (A maioria entende as cotas como discriminao, segunda colocada, entende que deve haver educao de base pblica melhor, terceiro, entendem que deveria haver cotas sociais e no raciais) Questes, que mudanas as cotas raciais causam nos valores das pessoas?

7 Tema Acessibilidade e permanncia na universidade: A fora da imagem contra as diversas barreiras. Objetivo geral: o uso da iamagem como forma de sensibilizao crtica falta de rampas de acessos nas obras recentes de revitalizao da zona porturia Porto Maravilha Obs: O grupo informou que o trabalho estava inacabado.

You might also like