You are on page 1of 24

ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANA

1. INTRODUO

Segundo David. Monique Abreu qualquer projeto que vise ocupao do meio ambiente causar danos ao mesmo. Dessa forma devem-se buscar as melhores alternativas que conciliem desenvolvimento e meio ambiente, de forma que ocorram menores impactos negativos possveis para o meio ambiente e conseqentemente menores custos econmicos sociais. Dentre os instrumentos que contemplam isto est o Estudo de Impacto Ambiental, que deve preceder a instalao da obra ou atividade que tem potencial poder de causar significativa degradao no meio ambiente. Assim o estatuto da cidade insere uma preocupao com a questo ambiental e poltica urbana, de forma a instituir dois estudos visando assegurar a preservao do meio ambiente urbano: o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV). No estatuto da cidade art 37, define-se o EIV de forma a contemplar tantos os efeitos negativos quanto positivos da atividade sobre a qualidade de vida da populao residente na rea e seu entorno. O EIA deve ser apresentado por empreendimentos que impactem a flora, fauna, guas, o ar e a sade humana. Dessa forma fica claro que ambos so necessrios implantao de um empreendimento na rea urbana, sendo que um no substitui o outro e sim se completam. Qualquer tipo de empreendimento, que ocupe determinado lote urbano traz conseqncias para o seu entorno. Dependendo do empreendimento, os efeitos podem estar diretamente ou indiretamente ligados a vizinhana. A poluio sonora e o desabrigo de muitas pessoas um efeito direto, j a poluio de guas e do ar so efeitos indiretos, j que a partir da poluio dos mesmos, muitas pessoas podem contrair doenas.

2. REVISO DE LITERATURA

2.1 O PROCESSO DE URBANIZAO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS. O desenvolvimento das cidades, o aumento da populao e das atividades potencialmente impactantes vem ocorrendo h muitos anos. evidente que tudo isso causa grandes problemas ambientais, tais como uso e ocupao do solo, e sua conseqente impermeabilizao, gerao de efluentes, que, em sua maioria, no recebem tratamento e vo direto para corpos dgua, diminuindo a qualidade destes e disposio final do lixo de forma inadequada.

Fonte: www.ecodebate.com.brfotolixao2.jpg

Um ponto importante a ser considerado a falta de planejamento urbano em muitas das cidades brasileiras ao longo do tempo. Se este sempre estivesse presente, muitos impactos seriam evitados. Segundo Moraes (2007) mantendo-se os ndices de crescimento e de urbanizao, o Brasil em 2020 possuir 55 milhes de pessoas vivendo em favelas. 2

Isso, alm de problemas sociais, tambm promove sobrecarga urbana, e todos os j citados, como poluio do ar, gua e solo, visual e sonora, desmatamento etc.

Fonte: www.achetudoeregiao.com.brlixo_reciclegifspoluicao.jpg

Os elevados ndices de urbanizao e, inversamente, os baixos nveis de urbanismo vm criando situaes insustentveis para o Poder Pblico e a coletividade. O inchao doentio dos centros urbanos (aumento desregrado da populao) no tem encontrado o contrapeso das estruturas urbanas necessrias (moradia, trabalho, transporte e lazer), gerando-se da formas endmicas de males urbanos. E o que pior o fascnio das cidades e a concentrao populacional crescem sem o necessrio controle quantitativo e qualitativo desse crescimento (Edis Milar, 2005, p. 717)

Fonte: www.a23online.com/wp-content/uploads/2010/02/Screen-shot-2010-02-16a. 27.28.png

Jos Afonso da Silva (2006, p. 31) aponta que urbanismo objetiva a organizao dos espaos habitveis visando realizao da qualidade de vida humana.

2.2 A Constituio Federal e o Estatuto da Cidade Tem-se sobre a poltica urbana na Constituio Federal de 1988: Art. 182. A poltica de desenvolvimento urbano, executada pelo poder pblico municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes. 1 - O plano diretor, aprovado pela Cmara Municipal, obrigatrio para cidades com mais de vinte mil habitantes, o instrumento bsico da poltica de desenvolvimento e de expanso urbana. Portanto j se tinha a ideia de desenvolvimento sustentvel e garantia da qualidade de vida da populao, alm de estabelecer o plano diretor e a poltica de desenvolvimento urbano. Para regulamentar a Constituio Federal em 10 de julho 2001, com a Lei 10.257, foi institudo o Estatuto da Cidade. Esta Lei regula o uso da propriedade urbana a favor do bem social coletivo, bem como tem o condo de ordenar o pleno desenvolvimento da cidade, garantindo o direito s cidades sustentveis. (Pereira, 2007) A Poltica Urbana estabelecida no Estatuto da Cidade busca a aplicao de instrumentos que reduzam os males da urbanizao, promovendo o urbanismo necessrio qualidade de vida em nossas cidades. (Moraes, 2007). Encontra-se na Lei 10.527: Art. 36. Lei municipal definir os empreendimentos e atividades privados ou pblicos em rea urbana que dependero de elaborao de Estudo Prvio de Impacto de Vizinhana (EIV) para obter as licenas ou autorizaes de construo, ampliao ou funcionamento a cargo do Poder Pblico municipal. Assim, estabelece-se o Estudo de Impacto de Vizinhana, como parte das exigncias da cidade para empreendimentos impactantes na obteno de licenciamento.

2.3 ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL A Resoluo CONAMA N 01 de 1986, no Artigo 1, definiu impacto ambiental como qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente afetam: a) a sade, a segurana e o bem-estar da populao; b) as atividades sociais e econmicas; c) a biota; d) as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; e) a qualidade dos recursos ambientais. No Artigo 2 da mesma Resoluo, explicita-se que o licenciamento de quaisquer atividades modificadoras do meio ambiente depender de um estudo de impacto ambiental a ser submetido ao rgo ambiental competente. A partir da avaliao de impacto ambiental pode-se assegurar que se faa um exame sistemtico dos impactos ambientais de uma ao proposta (projeto, programa, plano ou poltica) e de suas alternativas, e que os resultados sejam apresentados de forma adequada ao pblico e aos responsveis pela tomada de deciso, e por eles devidamente considerados. Assim, os empreendimentos impactantes alm do Estudo de Impactos de Vizinhana, previsto no Estatuto da Cidade, devem fazer um Estudo de Impacto Ambiental. Ambos os Estudos contribuem para o desenvolvimento sustentvel das cidades.

3. ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANA 3.1 DEFINIO O uso dos imveis urbanos, hoje, no tema a ser discutido somente entre oproprietrio de determinado lote ou empreendimento e o Poder Pblico. Isso ocorre, pois, ainda que observados os dispositivos legais aplicveis, o fato de interferir na utilizao ou ocupao de um determinado lote urbano pode produzir impactos sobre o seu entorno e, conseqentemente, causar reflexos diretos na vida e na dinmica urbana da vizinhana. (Rocco; Rogrio 2005 p. 1) H que atentar, contudo, que o Estudo de Impacto de Vizinhana no venha impedir a implantao de alguns empreendimentos de importncia para o municpio. quase certo que cemitrios, aterros sanitrios, terminais rodovirios e outros empreendimentos fundamentais para qualquer cidade sero repudiados onde quer que sejam instalados. O grande desafio no caso do Estudo de Impacto de Vizinhana, portanto, conseguir chegar a uma equao satisfatria entre os nus e os benefcios do empreendimento, visando a sua vizinhana imediata, sem deixar de considerar o conjunto da cidade. (Sampaio; Luciana, p. 26)

3.2 ASPECTOS A SEREM ANALISADOS PELO ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANA EIV deve ser feito com bases em alguns aspectos que so importantssimos para a viabilidade do projeto. Previsto no artigo 37 da constituio:

3.2.1

ADENSAMENTO POPULACIONAL

Um dos principais desafios no controle do uso e ocupao do solo passa por estabelecer melhor equilbrio da ocupao territorial, evitando vazios urbanos e a periferizao subutilizada (ou precria) dos servios urbanos. Certamente o objeto de anlise do impacto de vizinhana se refere ao adensamento que gera sobrecarga infra-estrutura, mas tambm aos incmodos da maior animao urbana, com suas movimentaes e fluxos (quer por populao provisria originria de atividades de servios ou comrcios; quer por acrscimo de populao permanente decorrente do uso residencial). (MENEGASSI & OSORIO, 2002, apud Sampaio, 2005, p.24)

Neste item vali ressaltar a capacidade de desenvolvimento da populao no local, o possvel impacto que a instalao do empreendimento causar na atrao de novas pessoas para o mesmo.

Fonte: Seminrio cresce Brasil: estudo de impacto de vizinhana

3.2.2

EQUIPAMENTOS URBANOS E COMUNITRIOS

A avaliao do impacto do empreendimento dever estudar a necessidade da incluso de equipamentos no existentes ou no previstos para o local, conforme estipulado pela lei de zoneamento. (Sampaio; Luaciana 2005, p. 24). Desta forma este item confronta uma etapa do EIA, sendo este a compensao ambiental, onde Segundo Elias uma ao com forte apelo social voltada compensao de comunidades direta e indiretamente afetadas por empreendimento impactante.

Fonte: Seminrio cresce Brasil: estudo de impacto de vizinhana 8

3.2.3

USO E OCUPAO DO SOLO

O Estudo de Impacto de Vizinhana deve contemplar os aspectos inerentes ao solo, como o desenvolvimento da atividade no mesmo, a forma como ela se d a ocupao do solo nos terrenos vizinhos.

Fonte: Seminrio cresce Brasil: estudo de impacto de vizinhana

3.2.4

VALORIZAO IMOBILIRIA

Segundo Sampaio (2005), o EIV deve deixar claro como se dar a valorizao ou desvalorizao imobiliria da rea ao seu entorno, bem como indicar as transformaes urbansticas provocadas pelo empreendimento, que advm de conhecer as atividades vizinhas, como: sua natureza, seu porte, seus fornecedores e sua clientela, com impacto direto sobre o valor dos imveis da vizinhana. Mais um importante aspecto da verificao do cumprimento da funo social da propriedade, a valorizao imobiliria, especialmente a decorrente do investimento pblico ou da sua regulao (capacidade construtiva), tem no impacto de vizinhana um instrumento capaz de avaliar se investimento pblico e valorizao privada esto em conformidade com o princpio da redistribuio de renda urbana e do uso scial. (MENEGASSI & OSORIO, 2002, apud, Sampaio, 2005, p.26).

Fonte: Seminrio cresce Brasil: estudo de impacto de vizinhana

3.2.5

GERAO DE TRFEGO E DEMANDA POR TRANSPORTE

PBLICO inevitvel a gerao de trfego e demanda por transporte pblico, posteriormente a instalao do empreendimento. Com isso, Segundo Sampaio (2005) h de se considerar a reformulao viria necessria adequao do trfego e, em conseqncia as possveis desapropriaes imobilirias nas reas lindeiras. Alm da gerao de trfego, haver uma maior nmero de trabalhadores que requer uma adequao do transporte pbl e tambm da acessibilidade ao local, como o melhoramento das vias, colocao de semforos e sinalizao em geral.

Fonte: Seminrio cresce Brasil: estudo de impacto de vizinhana 10

3.2.6

ILUMINAO E VENTILAO

Trata-se das condies de ventilao, insolao e luminosidade preexistentes no local e das possveis interferncias causadas pelo empreendimento no microclima da vizinhana, extrapolando o espao privado do empreendimento e sua respectiva construo. (Sampaio; Luciana, 2005, p. 28). A instalao do empreendimento pode comprometer a vizinhana, como o desvio da corrente de ar que chegaria a tais casas e a intensidade da radiao solar que chega nas edificaes circunvizinhas. Esses parmetros devem ser levados em conta, uma vez que um impacto gerado para a vizinhana.

Fonte: Seminrio cresce Brasil: estudo de impacto de vizinhana

3.2.7

PAISAGEM URBANA E PATRIMNIO NATURAL E CULTURAL

O EIV tambm deve contemplar a compatibilidade do empreendimento com a paisagem urbana da vizinhana, por semelhana com as atividades humanas vizinhas e/ou com a volumetria dos edifcios vizinhos. Deve demonstrar que a volumetria do empreendimento no impactante paisagem urbana, medida em que no interfere na sua legibilidade nem se constitui num elemento obstaculizador da paisagem descortinada, natural ou modificada. (Sampaio;Luciana, 2005, p. 29)

11

Cabe analisar a importncia histrica das imediaes da rea tencionada para a implantao do empreendimento e identificar conjuntos ou mesmo edificaes isoladas que, mesmo no detendo o tombamento, tenham agregado valor histrico e cultural.

Fonte: Seminrio cresce Brasil: estudo de impacto de vizinhana

3.3 ANTECEDENTES

Apesar de no constar como lei municipal anteriormente, o estudo de impacto de vizinhana era exercido na medida que se fazia valer por outras medidas como: regulamentao de Plos Geradores de Trfegos e Estudos de Impactos Ambiental . Segundo Cymbalista ( 2004, apud Sampaio 2005, p.43), abaixo pode-se visualizar alguns exemplos onde o EIV eram indiretamente aplicado.

3.3.1 SHOPPING CENTER ARICANDUVA, SO PAULO-SP; INCIO DA DCADA DE 1990 Partindo da premissa que a instalao de determinados empreendimentos gerem um impacto na circulao de veculos da regio, aumentando o trfego, a Prefeitura Municipal utilizou o instrumento de Plo Geradores de trfegos (PGT), onde vrios aspectos tcnicos so levados em conta, como: numero de vagos nos estacionamentos ou garagem dentro dos limites dos lotes, de forma que a circulao dos veculos seja facilitada e no interfira no entorno do local. Na negociao, obteve uma srie de contrapartidas dos empreendedores, como a instalao de semforos, a construo de uma ponte e a duplicao de uma avenida. 12

3.3.2

SHOPPING CENTER HIGIENPOLIS, SO PAULO-SP

Shopping instalado em um local com pessoas de alta renda e muito bem organizadas, que prezavam pela qualidade de vida do bairro e o mantimento de dois casares situados no local onde seria construdo o empreendimento, e reivindicavam o impacto de trfego que o shopping Center geraria. Obtendo do empreendedor certas contrapartidas: relacionadas qualidade paisagstica (restries a anncios

publicitrios, manuteno de reas verdes prximas, restaurao dos casares, recuo em relao s ruas), s caractersticas do prprio empreendimento (diminuio do nmero de garagens e do tamanho do empreendimento), aos sistemas circulatrios (automao da semaforizao, garantia de prioridade aos pedestres, implementao de linhas de micronibus de apoio ao pblico).

3.3.3 EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS COM REA SUPERIOR A 2 MIL M2, PORTO ALEGRE-RS Empreendimentos cuja rea seja maior que 2 mil m so obrigados a realizar um estudo de viabilidade urbanstica (EVU), de inteira responsabilidade do empreendedor, devendo este entreg-lo secretaria municipal de planejamento. O Estudo de Viabilidade Urbanstica feito antes da aprovao do empreendimento, e deve apresentar os impactos do futuro empreendimento sob trs aspectos: biolgico, fsico e

socioeconmico. O EVU chega posteriormente as mos da comisso de anlise urbanstica, que analisar e dar um parecer sobre quais aspectos se melhorar ou exigir contrapartidas do empreendedor. Em uma negociao entre a Prefeitura e a rede de hipermercados Carrefour, que pretendia instalar uma grande unidade no bairro Passo DAreia, o municpio obteve contrapartidas em diversas reas: no sistema virio (criao de uma nova avenida); na proteo ao pequeno agricultor (estabelecimento de uma cota dos produtos a serem vendidos na loja, beneficiando a produo agrcola local); no pequeno comrcio local (aumento no nmero de lojas no interior do empreendimento para os comerciantes locais); na reciclagem profissional (recursos para requalificao daqueles cujos negcios seriam afetados pelo empreendimento e reserva de parte dos empregos na loja para pessoas acima de 30 anos); nos equipamentos sociais (construo de uma creche); na reciclagem de resduos (o hipermercado responsabiliza-se pelo transporte dos materiais 13

reciclveis para galpes de separao e do lixo orgnico para uma usina de compostagem). No total, calcula-se que as negociaes tenham resultado em cerca de R$ 43 milhes de contrapartidas revelando a capacidade dos grandes

empreendimentos de gerar recursos para ressarcir as cidades de seus impactos. 3.4 CIDADES COM O EIV REGULAMENTADO Segundo Sampaio (2005) algumas cidade possuem o EIV regulamentado nas suas leis municipais. So elas: So Paulo, Natal, Manaus, Porto Velho e Rio de Janeiro. Essa cidades abrangem de forma diferentes os empreendimentos e as caractersticas dos mesmos que deveram adotar o EIV.

3.4.1 SO PAULO Segundo Sampaio (2005), a cidade de So Paulo conta com a regulamentao deste instrumento desde 1994, quando foi institudo o Decreto n. 34.713, que dispe sobre o Relatrio de Impacto de Vizinhana- RIVI. Art. 1 - So considerados como de significativo impacto ambiental, ou de infraestrutura urbana de projetos de iniciativa pblica ou privada, referentes implantao de obras de empreendimento cujo uso e rea de construo computvel estejam enquadrados nos seguintes parmetros: I. II. III. IV. Industrial - igual ou superior a 20.000m (vinte mil metros quadrados); Institucional - igual ou superior a 40.000m (quarenta mil metros quadrados); Servios/Comrcio - igual ou superior a 60.000m (sessenta mil metros quadrados); Residencial - igual ou superior a 80.000m (oitenta mil metros quadrados).

3.4.2 RIO DE JANEIRO Segundo Sampaio (2005), o instrumento tratado de forma mais rgida no Rio de Janeiro, de forma que quando os empreendimentos no se ajustarem nos requisitos para implantao do EIV, estes sero submetidos ao relatrio de impacto ambiental como instrumento simples de planejamento urbano, como o cdigo de obras e zoneamento industrial. A lei orgnica dispe em seu art 445. 14

Art. 445 - Qualquer projeto de edificao multifamiliar ou destinado a empreendimentos industriais ou comerciais, de iniciativa privada ou pblica,

encaminhado aos rgos pblicos, para apreciao e aprovao, ser acompanhado de relatrio de impacto de vizinhana, contendo, no mnimo, os seguintes aspectos de interferncia da obra sobre: I - o meio ambiente natural e construdo; II - a infra-estrutura urbana relativa rede de gua e esgoto, gs, telefonia e energia eltrica; III - o sistema virio; IV - o nvel de rudo, de qualidade do ar e qualidade visual; V - as caractersticas scio-culturais da comunidade. Pargrafo nico - Os rgos pblicos afetos a cada item que compe o relatrio de impacto de vizinhana responsabilizar-se-o pela veracidade das informaes contidas nos respectivos pareceres. 3.4.3 PORTO VELHO Segundo Sampaio Luciana, em 2001, a Lei Complementar n 138 instituiu o Cdigo Municipal de Meio Ambiente que, dentre outros assuntos, trata do EIV. Art. 60. A autorizao ambiental fica condicionada a apresentao do Relatrio de Impacto de Vizinhana RIVI, nos seguintes casos: I empreendimentos para fins residenciais, com rea construda computvel maior ou igual a 40.000 m2 (quarenta mil metros quadrados); II empreendimentos, pblicos ou privados, destinados a outro uso, com rea superior a 20.000 m2 (vinte mil metros quadrados); III empreendimentos classificados como Plo Gerador de Trfego de acordo com o Cdigo de Obras e Edificaes ou de Posturas do Municpio.

15

Pargrafo nico. A critrio da SEMA, o RIVI poder ser exigido de outros empreendimentos no constantes deste artigo, visto que toda iniciativa, pblica ou privada, que interfira significativamente com o meio em que ser inserida, dever ser submetida apreciao ambiental desse rgo. 3.4.4 NATAL RN A Lei Complementar n 07, de 05 de agosto de 1994, que institui o Plano Diretor de Natal-RN, trata, em seus artigos 35 a 38, dos empreendimentos de impacto e estabelece o RIV (Relatrio de Impacto de Vizinhana) como um dos estudos pertinentes. Vale observar a responsabilidade do empreendedor em realizar obras ou adotar medidas no sentido de atenuar, compensar ou neutralizar o impacto previsvel (Sampaio, 2005) Art. 36 So considerados Empreendimentos de Impacto: I os empreendimentos sujeitos apresentao de RIMA Relatrio de Impacto do Meio Ambiente, nos termos da legislao ambiental federal, estadual ou municipal em vigor; II os empreendimentos sujeitos a licenciamento especial, nos termos dos arts. 31 e 33 da Lei 4.100 de 19 de junho de 1992; III aqueles com capacidade de reunio de mais de 300 pessoas simultaneamente; IV aqueles que ocupam mais de uma quadra ou quarteiro urbano; V qualquer empreendimento, exceto o uso residencial, cuja rea construda ultrapasse 2 (dois por cento) do estoque de rea edificvel prevista para o uso pretendido, constante da Lei, para o bairro onde est localizado.

3.4.5 Manaus interessante que se observe no Plano Diretor de Manaus a sua minuciosidade. Por no constar a metragem mnima balizadora, alguns itens podem ser questionados, entendendo-se como atividades de impacto pouco significativo e, que, portanto, no caberia EIV, como centros culturais e comerciais de reduzidas dimenses. Tambm questiona-se a imposio do instrumento a equipamentos administrativos e de segurana pblica, por terem sua regulamentao por meio de outros instrumentos, que no o EIV, como o zoneamento e o Cdigo de Obras. (Sampaio;Luciana, 2005, p. 50).

16

4. COMPLEMENTARIDADE DO EIA E EIV

Segundo Rocco 2008, o Estudo de Impacto de Vizinhana tem por finalidade avaliar o impacto sobre o entorno do empreendimento, bem como sobre a cidade toda. A Constituio Federal dispe, nos termos do 1, do art. 24 que caber a Unio estabelecer as normas gerais, e cabe a cada municpio complementar as normas gerais de forma a torn-la mais completas de acordo as caractersticas deles, da realidade que os cerca e do nvel de desenvolvimento. Isto , a norma geral determinou a competncia privativa para o Poder Pblico municipal dispor sobre sua exigncia para empreendimentos e atividades potencialmente causadores de significativa alterao da ordem urbanstica, excluindo a possibilidade de que o referido estudo seja exigido por rgos estaduais ou federais. (Rocco;Rogrio, 2005, p. 11) J o Estudo de Impacto ambiental pode ser analisado por qualquer rgo, no mbito estadual, federal ou municipal, como pode ser visto abaixo: O EIA ser analisado, na maior parte das vezes, pelo rgo estadual do SISNAMA, uma vez que a Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente estabelece que a licena ambiental , em regra, atribuio do rgo estadual do SISNAMA. Nos casos de empreendimento com impacto regional ou nacional, ser analisado pelo rgo federal. O EIV ser - sempre - analisado por um rgo municipal. (Arajo, 2003, apud Rocco, 2005, p. 11) Um risco associado inteira liberdade dada aos municpios de complementar a lei federal est na formulao de leis conforme a vontade dos mesmos, podendo no condizer com a realidade encontrada, ou mesmo restringindo a participao popular na aprovao dos EIVs. Mas os dois estudos tambm guardam similaridades, como Segundo Rocco (2005) a principal delas a viabilizao da gesto democrtica do desenvolvimento, com a garantia da participao social nos processos de deliberao de outorga nos alvars de licena e autorizao para atividades potencialmente causadoras de degradao. Analisando os aspectos requeridos para o EIV j citado no presente trabalho e queles requeridos pelo EIA, proferido pelo art 6 da constituio

Art. 6- (...)

17

I- o meio fsico o subsolo, as guas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptides do solo, os corpos dgua, o regime hidrolgico, as correntes marinhas, as correntes atmosfricas; II- o meio biolgico e os ecossistemas naturais a fauna e a flora, destacando as espcies indicadoras da qualidade ambiental, de valor cientfico e econmico, raras e ameaadas de extino e as reas de preservao permanente; III- o meio scio-econmico o uso e ocupao do solo, os usos da gua e a scioeconomia, destacando os stios e monumentos arqueolgicos, histricos e culturais da comunidade, as relaes de dependncia entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilizao futura desses recursos. Rocco (2005) respalda que , embora no estudo de impacto ambiental h uma maior amplitude de itens a serem considerados, h uma identidades entre estes aspectos no sentido que h uma evoluo do conceito de meio ambiente natural para os conceitos de meio ambiente cultural e construdo, presentes na legislao mais recente. Muitos do mecanismos utilizados para a e laborao do EIV forma tirados de experincias da realizao do EIA. Ainda segundo Rocco 2005, as questes enfatizadas pelo Estudo de Impacto de Vizinhana tambm podem ser entendidas como ambientais, uma vez que fazem referncia ao meio ambiente construdo. Porm, elas apresentam, antes de tudo, uma preocupao eminentemente urbanstica, pautada nos princpios da funo social da cidade e da propriedade urbana. Por essa razo, o artigo 38 do Estatuto da Cidade prev que o Estudo de Impacto de Ambiental no supre o Estudo de Impacto de Vizinhana. Art. 38. A elaborao do EIV no substitui a elaborao e a aprovao do estudo prvio de impacto ambiental (EIA), requeridas nos termos da legislao ambiental. Fato que a elaborao de um estudo no substitui a necessidade de elaborao e aprovao do outro. No se trata de uma lacuna legal. Muito pelo contrrio, o mandamento expresso na exigncia da realizao dos dois estudos, de acordo com as exigncias relacionadas para cada um dos institutos. Portanto, entendeu o legislador que ambiente e vizinhana so dois conceitos distintos e que devem ter, para as atividades que sobre eles exeram algum tipo de alterao em sua condio original, instrumentos distintos para a avaliao de seus impactos 18

5. EXEMPLO DE ATUAO DO MPF FRENTE AO EIV.

No artigo de Luciana Sampaio (2005), pode-se se constatar dois exemplos de atuao do Ministrio Pblico Federal quanto ao cumprimento do EIV. O MPF possui Cmara especfica para assuntos atinentes a meio ambiente e patrimnio cultural, em que os Membros contam com assessoria tcnica para anlise de estudos urbanoambientais, havendo, entre outros profissionais, arquitetos, engenheiros, gegrafos, bilogos e antroplogos. A ttulo de exemplo, cabe citar a atuao do MPF quanto ao empreendimento denominado Sapiens Parque, na cidade de Florianpolis. Trata-se de um megaprojeto de implantao de um centro tecnolgico em um terreno de 450 hectares, na regio norte da ilha de Florianpolis, localizado na vizinhana imediata de rea de urbanizao consolidada, com impactos importantes sobre a malha urbana e as relaes sociais constitudas. Os empreendedores focalizaram aspectos preponderantemente

econmicos na deciso da implantao do projeto, sem avaliar corretamente os impactos socioeconmicos decorrentes do empreendimento, em especial, a expanso urbana acelerada na regio e seu impacto na infra-estrutura existente. As audincias pblicas convocadas para apresentao do EIA-RIMA respectivo evidenciou grande mobilizao e capacidade de articulao da populao atingida, que reivindicava, dentre outros, estudo mais aprofundado das questes urbanas, em especial da reviso do Plano Diretor para a regio. O Ministrio Pblico foi ao encontro do anseio da populao e tcnicos do Instituto dos Arquitetos do Brasil-IAB, trazendo mesa de discusso as questes por eles abordadas. Da forma como foi apresentado, o EIA/RIMA foi considerado insuficiente pelo Ministrio Pblico, deciso que motivou aplausos acalorados da audincia presente. Outro exemplo de interesse, bastante recente, diz respeito ACP movida pelo MPF conjuntamente com o IPHAN, acerca de um empreendimento imobilirio na vizinhana imediata do centro histrico de Tiradentes, em Minas Gerais. Trata-se de um parcelamento de solo, de aproximadamente 30 hectares, para implantao de condomnio residencial, destinado a clientela de alto poder aquisitivo. Alm de apresentar estrita ligao com o ncleo histrico tombado e ser de grande sensibilidade ambiental, a rea est inserida entre ncleos urbanos consolidados, de forma que se faz

19

necessrio maior estudo das relaes infra-estruturais urbanas, antes de se concluir pela sua viabilidade. Apesar de ter recebido a aprovao da Prefeitura, o projeto no foi submetido ao IPHAN nem aos rgos ambientais competentes, tornando imprescindvel a atuao do MPF na questo, que determinou a elaborao de EIV para o empreendimento.

20

6. CONCLUSO

Diante do trabalho desenvolvido conclui-se que o estudo de impacto de vizinhana um instrumento importantssimo no que diz respeito a implementao de uma poltica de controle de impacto gerado no mbito urbanstico. Este instrumento ainda se encontra incipiente no Brasil, mas algumas cidades j o adotam, seguindo as caractersticas de cada local, o seu nvel de desenvolvimento e o tipo de empreendimento. O EIV nada mais do que um complemento do EIA, uma vez que os dois apresentam muitas similaridades, mas so instrumentos distintos em vrios aspectos, um deles que o EIV abrange uma rea mais local sendo regido por lei municipal, j o EIA pode ser regido tanto no mbito federal, municipal ou estadual.

21

7. REFERNCIAS

MORAES, I. R. O processo de urbanizao e o estudo de impacto de vizinhana, 2007 .Disponvel em: <http://www.miniweb.com.br/Geografia/artigos/hidrografia/isaac_ribeiro_de_moraes.pdf> Acesso em 14/09/2011

SIMES, A. P. M. P. Uma abordagem acerca do impacto de vizinhana e do estudo prvio de impacto ambiental com instrumentos de defesa do meio ambiente urbano, 2007 - disponvel em: <http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/Ana%20Paula%20Mendes%20Simoe s%20Pereira.pdf> Acesso em 15/09/2011

MILAR, Edis. Direito do Ambiente: doutrina, jurisprudncia, glossrio. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2005.

SILVA, Jos Afonso da. Direito Urbanstico Brasileiro. So Paulo: Malheiros, 2006.

Disponvel em : <www.a23online.com/wp-content/uploads/2010/02/Screen-shot-2010-0216-a. 27.28.png> Acesso em 20/09/2011

Disponvel em: <www.achetudoeregiao.com.brlixo_reciclegifspoluicao.jpg> Acesso em 21/09/2011.

Disponvel em: < www.ecodebate.com.brfotolixao2.jpg> Acesso em 20/09/2011.

Disponvel em :<http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/habitacao/plantas_on_line/legislacao /index.php?p=12597> Acesso em 18/09/2011.

22

LEI ORGNICA MUNICIPAL DO MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO. Rio de Janeiro: 1990. Disponvel em : <http://www2.rio.rj.gov.br/pgm/leiorganica/leiorganica.html#t6c5s2sb2 >Acesso em: 18/09/2011

Lei complementar n 138 , de 28 de dezembro de 2001. Porto Velho: 2001. Disponvel em: <http://www.mp.ro.gov.br/c/document_library/get_file?p_l_id=49484&folderId=163530&n ame=DLFE-38441.pdf>. Acesso em: 18 set. 2011.

Decreto n 36.613, de 06 de dezembro de 1996, So Paulo: 1996. Disponvel em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/habitacao/plantas_on_line/legislacao/ index.php?p=12597>. Acesso em: 19 set. 2011.

Diponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LEIS_2001/L10257.htm> Acesso em 19/09/2011

SAMPAIO, Luciana. Estudo de impacto de vizinhana: sua pertinncia e a delimitao de sua abrangncia em face de outros estudos ambientais. Braslia: 1996. 61 p. Disponvel em: <http://4ccr.pgr.mpf.gov.br/documentos-e-publicacoes/trabalhoscientificos/trabalhos-cientificos/Estudo_de_Impacto.pdf>. Acesso em: 20 set. 2011.

WILLEMAM, Cyntia da Silva Almeida. Estudo de impacto de vizinhana: um instrumento para efetivao do direito fundamental ao meio ambiente equilibrado. Faculdade de Direito de Campos: 2007. Disponvel em:

<http://www.fdc.br/Arquivos/Mestrado/Revistas/Revista10/Discente/CyntiaWilleman.pdf>. Acesso em: 19 set. 2011.


(Texto extrado, com autorizao do autor, do livro: Rogrio Rocco Estudo de Impacto de Vizinhana instrumento de garantia do direito s cidades sustentveis, Editora Lumen Juris, Rio de Janeiro, 2005). Disponvel em:

<http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/spm/usu_doc/rogerioroccoeiv_-

_capitulo_a_parte.pdf> Acesso em: 23/09/2011

23

Estudo de impacto de vizinhana. Seminrio Cresce Brasil -Regio Metropolitana da Grande Florianpolis. Disponvel em:

http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:FHT02TGvGpEJ:www.fne.org.br/fne/index.php/fne /content/download/2114/13934/file/ImpactoVizinhan%25E7a.pdf+O+SOLO+URBANO++PAL CO+DE+DIFERENTES+INTERESSES+POR+CLASSES,+ETINIAS,+RELIGIES,+ECONOM IAS,+IDADES&hl=ptBR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESgK9PQDaZa9IcOxjoagVKwh3tx2WT Fq1qbNg3S6XskoH6cdbiHek2L657i51lGNuEfl8zhsCe72UfiICAS_9Fwpu3cDVJYVH4uKxemW nJKgQRmiGPIr6vp7FMeRpmWaSYgBIg9a&sig=AHIEtbT8gCCbLQU55hVNWr5zh41hH3jqD Q Acesso em 26/09/2011

24

You might also like