You are on page 1of 32

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

INTRODUO AO ESTUDO DOS SERES VIVOS 1. Noes sobre o estudo das cincias O conhecimento cientfico A cincia surgiu na Europa, entre os sculos XV e XVI, durante o Renascimento. Ate ento, as explicaes para os fenmenos naturais baseavam-se principalmente no senso comum ou crena religiosa. A cincia uma forma de conhecer o mundo que utiliza mtodos rigorosos para explicar os fenmenos naturais: O mtodo cientfico. Passos do Mtodo cientfico. 1) observao de um fato 2) questionamento de um problema (por que est acontecendo) 3) proposio de uma hiptese (uma tentativa de explicar o fato); 4) realizao de experimentos controlados: grupo controle e grupo experimental; 5) concluso: hiptese verdadeira ou falsa. Os limites da cincia A tecnologia a utilizao dos conhecimentos para a obteno de resultados prticos. Desde a fabricao da pedra lascada ate a construo de naves espaciais e de organismos geneticamente modificados. No mundo atual cincia e tecnologia esto fortemente ligadas; os conhecimentos produzidos pelos cientistas so largamente aplicados em diversas reas, como a indstria, a agricultura, a medicina. BIOQUMICA CELULAR - os componentes qumicos da clula podem ser divididos em dois grandes grupos: * inorgnicos: gua e sais minerais; *orgnicos: carboidratos, lipdios, protenas, vitaminas e cidos nuclicos. as substncias orgnicas possuem, obrigatoriamente, o elemento carbono (C) em suas molculas. Exceo: CO, CO2, cido ciandrico (HCN).

Os compostos inorgnicos da clula I- gua - componente qumico mais abundante da matria viva;

FUNES - solvente de lquidos corpreos; -meio de transporte de ons e molculas; - regulao trmica; - ao lubrificante; - atuao nas reaes de hidrlise; - matria-prima fotossntese. OBSERVAES: quanto mais jovem um indivduo maior a taxa de gua que ele possui; quanto maior a atividade metablica de um organismo maior ser a taxa de gua. para a realizao da

II- Sais minerais - podem ser encontrados nos organismos de duas formas: INSOLVEIS na estrutura de esqueletos, nos corais, na casca dos ovos. - exemplos: fosfato de clcio, carbonato de clcio, sais de silcio. FUNES * Sais de clcio (Ca+2): formao de ossos e dentes, coagulao do sangue e contrao muscular; * Sais de ferro (Fe+2): presente na hemoglobina, pigmento respiratrio; * Sais de fsforo (PO4-3): participa da constituio do esqueleto, dos cidos nuclicos (DNA e RNA) e da molcula de ATP;

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

* Sais de iodo (I-): faz parte da constituio de hormnios da glndula tireidea; * Sais de potssio (K+), sdio (Na+) e cloro (Cl-): regulao osmtica, conduo dos impulsos nervosos; * Sais de flor (F-): formao do esmalte dos dentes, protege os dentes de bactria causadoras de crie e placa dentria.

OLIGOSSACARDEOS - formados pela juno de dois a dez monossacardeos, que se separam por hidrlise. - tabela pg. 45.

POLISSACARDEOS - macromolculas formadas pela juno de muitos monossacardeos;

OS COMPOSTOS ORGNICOS DA CLULA III- Carboidratos, hidratos de carbono ou glicdios - constitudos de carbono, hidrognio e oxignio; - na molcula de um carboidrato existe sempre um grupo aldedo:

- tabela pg. 45

Observao: os dissacardeos e os polissacardeos quando digeridos originam monossacardeos livres. J a celulose no digerida por humanos!

IV- Lipdios - molculas orgnicas insolveis em gua; - solveis apenas em benzina, ter e lcool; - a quebra da molcula de lipdio produz cidos graxos e glicerol Grupo cetona: - os lipdios esto divididos nos seguintes grupos: glicerdeos, cerdeos e esterides. GLICERDEOS - so as gorduras e leos. - os demais carbonos existem em grupamentos hidroxilas (--OH). - os carboidratos podem ser divididos em trs grandes grupos: Funes: - material de reserva em aves e mamferos; - isolante trmico.

MONOSSACARDEOS - carboidratos simples, que no sofrem hidrlise. - tabela pg. 44.

CERDEOS - compreendem as ceras de folhas, frutos e abelhas, por exemplo. Funo: - evita a perda de gua.

Biologia 1 Ano
ESTERIDES - exemplo: colesterol;

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

- o colesterol participa da constituio da membrana plasmtica, e atua na formao de hormnios (testosterona e progesterona).

- formada entre o tomo de carbono (C) do grupo carboxila e o tomo de nitrognio (N) do grupo amina; Ocorrendo a produo de uma molcula de gua.

V- Protenas - compostos orgnicos mais abundantes da matria viva; - molculas grande formadas por unidades menores chamadas de aminocidos; Exemplo: hemoglobina 574 aminocidos ESTRUTURA DAS PROTENAS AMINOCIDOS - formados por um grupo amino e um radical cido; * Estrutura primria: quando se considera a seqncia de aminocidos que forma a protena de forma linear; * Estrutura secundria: filamento protico com forma helicoidal; * Estrutura terciria: o filamento helicoidal dobra-se sobre si mesmo.

Observao: a seqncia de aminocidos determina a forma da molcula protica. - so conhecidos 20 aminocidos; - os vegetais conseguem produzir aminocidos de que necessitam; todos - Quando submetida a temperaturas elevadas, a protena se deforma desnaturao.

- os animais s produz alguns aminocidos que necessitam aminocidos naturais; - aqueles que o animal no consegue produzir so chamados de aminocidos essenciais; - tabela pg. 54.

LIGAO PEPTDICA - ligao entre dois aminocidos; PAPEL BIOLGICO DAS PROTENAS

Biologia 1 Ano
a) FUNO ESTRUTURAL

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

- colgeno: encontrada na pele, cartilagens, tendes e ossos; - Miosina e actina: contrao muscular; - Queratina: pele, cabelo, unhas; - Albumina: sangue (viscosidade); - Fibrinognio: sangue (coagulao).

2) Enzimas e temperatura medida que se aumenta a temperatura do meio onde a enzima atua, sua atividade enzimtica aumenta. Porm, por volta de 40C, ocorre a desnaturao da protena.

3) Enzimas e pH - cada enzima tem seu pH timo de ao; - ptialina (amilase da saliva) pH= 7,0;

b) FUNO HORMNIO - insulina: manuteno da glicemia.

- pepsina (protease do suco digestrio do estmago) pH= 2,0.

AS VACINAS c) FUNO NUTRITIVA - a maioria dos alimentos possuem protenas importantes para nossa nutrio. - exemplo: vitelo dos ovos. as vacinas so constitudas microrganismos mortos ou atenuados; por

- induzem a produo de anticorpos; e as clulas atuam como clulas de memria.

d) FUNO ENZIMTICA - protenas que atuam como reguladoras das reaes biolgica. - exemplo: lipases digerem lipdios. molculas

OS SOROS - substncia que contm os anticorpos prontos; - usados quando o organismo no tem tempo hbil de produzir os anticorpos.

e) FUNO DE DEFESA - Antgenos X Anticorpos

VI- As Vitaminas - substncias orgnicas que atuam como coenzimas, ativando as enzimas; - encontradas em concentraes muito baixas.

ENZIMAS As Vitaminas podem ser: - so protenas que aceleram uma reao biolgica biocatalisador. PROPRIEDADES DAS ENZIMAS 1) Especificidade cada enzima s reage a um substrato especfico. Exemplo: lipase-lipdio, protease-protena. * Lipossolveis (solveis em gordura) A, D, E, K; * Hidrossolveis (solveis em gua) C e complexo B.

Biologia 1 Ano
VITAMINAS LIPOSSOLVEIS

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

Vitaminas do complexo B * Vitamina B1 carncia provoca o beribri (doena que causa fraqueza muscular). Alm disso, o indivduo com carncia dessa vitamina tem perda de apetite, crescimento retardado e insuficincia cardaca; - Fontes: levedura de cerveja, ovos, arroz integral, feijo, leite e seus derivados, frutas frescas, carne e peixes.

* VITAMINA A cegueira noturna ou hemeralopia. Caso permanea com carncia desta vitamina, surge a xeroftalmia. - nas crianas a carncia desta vitamina causa atraso no crescimento e perda de peso. - Fontes de vitamina A: leite e seus derivados, ovos, fgado, cenoura, couve, mamo, laranja, etc.

* Vitamina D ocasiona a absoro de sais de clcio e fsforo no intestino; - sua carncia provoca o raquitismo; - Fontes: leo de fgado de bacalhau, leite e seus derivados, gema de ovo, fgado de vaca, luz solar (convertido em vitamina D na pele).

* Vitamina B2 a carncia provoca problemas digestivos, inflamaes na boca e lngua, depresso nervosa, e predisposio para desordens mentais; - Fontes: levedura de cerveja, fgado de vaca, de porco e de carneiro, ovos, amendoim, couve, leite e seus derivados.

* Vitamina E vitamina da fecundidade (nada muito claro); - Fontes: verduras em geral, gro, leite e seus derivados, ovos, etc.

* Vitamina B12 a carncia provoca anemia perniciosa, devido aos glbulos vermelhos estarem imaturos; - Fontes: leite e seus derivados, carnes, peixes, ostras e leveduras. * Vitamina PP carncia provoca a pelagra (dermatite, diarria e deficincia mental) doena dos trs D; - Fontes: leite, fgado, carnes em geral, ovos, cereais integrais, feijo e folhas. Observao: as vitaminas hidrossolveis (C e complexo B) dissolvem-se durante o cozimento. Por isso, aproveitem os caldos e sopas feitas a partir do cozimento desses alimentos!!!

* Vitamina K estimula a formao da protrombina (coagulao sangunea); - Fontes: fgado e folhas de verduras, entre outros.

VITAMINAS HIDROSSOLVEIS * Vitamina C carncia causa o escorbuto; - importante tambm no processo de cicatrizao, retardamento do envelhecimento e aumenta a resistncia do organismo s infeces; - Fontes: frutas ctricas, acerola, goiaba, mamo, banana, manga, ma, repolho, pimento, etc.

OS CIDOS NUCLICOS: CLASSIFICAO E CONSTITUIO - podem ser encontrados no ncleo das clulas ou nas mitocndrias e cloroplastos; - existem 2 tipos bsicos de cidos nuclicos: o desoxirribonuclico (DNA ou ADN) e o ribonuclico (RNA ou ARN);

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

- os cidos nuclicos so formados por nucleotdeos, e estes so formados por um grupo fosfato ligado a uma pentose (5 tomos de carbono) e esta ligada a uma base nitrogenada;

A DUPLICAO DO DNA - importantssima para a vida, pois, permite que novas clulas sejam formadas iguais s antigas.

ETAPAS DA DUPLICAO DO DNA 1) Rompimento das pontes de hidrognio, e consequentemente a separao dos dois filamentos; - a pentose, nos cidos nuclicos, pode ser de dois tipos: ribose e desoxirribose;

As bases nitrogenadas podem dividir-se em duas categorias: * pricas: adeninas (A) e guaninas (G); * pirimdicas: citosina (C), timina (T) e uracila (U). 2) os filamentos que se separam j vo se unindo a novos nucleotdeos; - no DNA as bases nitrogenadas encontradas so: adenina, guanina, citosina e timina; - no RNA as bases nitrogenadas so: adenina, guanina, citosina e uracila. cido desoxirribonuclico (DNA) - em 1953, James Watson e Francis Crick DNA formado por dois filamentos de nucleotdeos enrolados, em forma de dupla hlice; - esses filamentos so ligados por pontes de hidrognio, que fica entre a base prica e a pirimdica. - no DNA s pode ocorrer dois pares: A base prica adenina (A) liga-se SEMPRE base pirimdica timina (T) formando um par. E a guanina (G) s se liga a citosina (C). - exemplo: se no DNA de uma clula houver 30% de guanina (G) com certeza haver 30% de citosina (C). Os 40% restantes so divididos igualmente entre a adenina (A) 20%, e timina (T) 20%. cido ribonuclico (RNA) - o RNA formado apenas por um filamento de nucleotdeo; - a pentose do RNA a ribose; 3) formao de duas novas molculas de DNA. Observao: cada uma das molculas novas de DNA contm um filamento da molcula de DNA original. Por isso, o processo de duplicao do DNA chamado semiconservativo.

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

- no RNA no existe a timina, ento a adenina (A) se liga com a uracila (U).

GENE (DNA) RNA PROTENA

A SNTESE DE RNA (TRANSCRIO) O CDIGO GENTICO TRPLICE - o DNA possui o alfabeto da linguagem da vida, devido s letras A, T, C, G; - em cada seqncia de 3 bases nitrogenadas do RNAm, teremos uma TRINCA; - essa TRINCA, denominada cdon, codifica 1 tipo de aminocido em uma protena. - exemplo: a protena hemoglobina, presente no nosso sangue, formada por 574 aminocidos, sendo assim, o RNA que ir orientar a sntese dessa protena ter 574 cdons. - Multiplicando o nmero de cdons por 3, poderemos concluir que: Essa fita-molde possui 1722 bases nitrogenadas.

ETAPAS DA TRANSCRIO 1) Rompimento das pontes de hidrognio dos filamentos de DNA; 2) Agora novos nucleotdeos livres se encaixam, mas agora uracila (U) no, lugar de timina (T); 3) Formao da molcula de RNA (1 fita) que geralmente vai para o citoplasma; 4) os filamentos de DNA que haviam se separado voltam a se unir, reconstituindo a molcula original de DNA.

TIPOS DE RNA 1) RNA mensageiro (RNAm) - produzido diretamente do DNA (transcrio); - assim que se forma no ncleo, o RNAm migra para o citoplasma para se ligar aos ribossomos.

NOTA: O DNA forma o RNA, e o RNA comanda a fabricao de uma determinada protena na clula.

2) RNA transportador (RNAt) - o menor RNA da clula; - tambm formado no ncleo a partir do DNA;

OS GENES E A SNTESE DE PROTENAS - um gene um pedao do DNA; - o gene determina a formao de todas as protenas dos organismos; - porm, no o DNA que comanda diretamente a produo dessas protenas, mas sim, tipos de mensageiros denominados RNA mensageiros (RNAm);

- o RNAt migra para o citoplasma para capturar aminocidos, e lev-los para o RNAm; - o RNAt tem uma regio especfica para cada aminocido; - existe um RNAt para cada aminocido; - no RNAt existe uma regio chamada anticdon , que uma trinca que determina a ligao com o aminocido.

Biologia 1 Ano
3) RNA ribossmico (RNAr) - maior RNA; - migra para o citoplasma ribossomos; - tem funo estrutural.

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

1) O ribossomo prende-se no RNAm e abrangendo dois cdons e apoiando os RNAt; formando os 2) o primeiro RNAt de anticdon AAU e o segundo de anticdon UUG, se ligam no cdon do RNAm, e os dois aminocidos trazidos por eles estabelecem uma ligao peptdica; 3) o primeiro RNAt desliga-se do RNAm e do aminocido que ele continha, e vai em busca de outro aminocido;

FORMAO DA CADEIA POLIPEPTDICA - DNA RNAm : transcrio; - RNA protenas: traduo; - a traduo do cdigo qumico do RNAm ocorre nos ribossomos; - os ribossomos vo percorrendo o RNAm e, medida que o RNAt vai se encaixando, as protenas vo se formando. - o RNAt se encaixa no RNAm, somente se as bases do cdon RNAm e do RNAt forem complementares;

4 ) o ribossomo, ento, desloca-se para direita, para abranger o terceiro cdon do RNAm (CUC), e um terceiro RNAt, de anticdon GAG, encaixa-se no RNAm; 5) Agora, o segundo RNAt desliga-se do RNAm e do aminocido que ele continha, e o ribossomo desliza para o quarto cdon (GCA), e vem o quarto RNAt, de anticdon CGU, e ligase ao RNAm.

- por exemplo: um RNAt com anticdon ACU liga-se apenas ao cdon UGA do RNAm. Exemplo: Um trecho da fita-molde de DNA formada pelos seguintes cdons: AAT, TTG, GAG, CGT, AAA; O RNAm ter, nesse trecho, os seguintes cdons: UUA, AAC, CUC, GCA, UUU.

- e o ribossomo, segue deslizando pela fita de RNAm e novos aminocidos vo se formando e originando as protenas.

* Passo-a-passo da formao das protenas

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

Observao: numa mesma fita de RNAm pode-se encontrar uma fileira de ribossomos em processo de deslizamento. A essa fileira ribossmica damos o nome de polirribossomo ou polissomo.

- posteriormente, aqueceu o gargalo do balo, dando-lhe vrias curvaturas. Ferveu ento o lquido nutritivo; - ao esfriar, os vapores de gua condensaram-se nas curvaturas do balo em pescoo de cisne, impedindo a entrada de poeiras e micrbios;

A ORIGEM DA VIDA - verificou depois que nos bales no aparecia vida. - no sculo XIX, acreditava-se que os seres vivos surgiam da matria bruta gerao espontnea ou abiognese (Aristteles); - experimento de REDI (princpio da Biognese) ser vivo surge a partir de outro preexistente; - no sculo XVIII, o padre italiano Lazzaro Spallanzani ferveu sucos vegetais em frascos e os fechou, concluindo que em nenhum deles surgia vida; - mas foi criticado por John Needhan, que argumentou afirmando que a fervura destruiu o princpio ativo, organizador da vida; - a abiognese perdurou at o sc. XIX, quando Louis Pasteur elaborou um experimento fantstico (frascos de pescoo de cisne) - partiu ento os tubos de alguns bales e verificou que passadas 24 horas o caldo nutritivo estava farto em microrganismos, enquanto que nos bales intactos continuava a no aparecer vida. - uma vez confirmada a veracidade da BIOGNESE, comearam a surgir explicaes de onde surgiu a vida. Vejamos algumas hipteses:

Panspermia csmica - Arrhenius principal defensor; Microrganismo (cosmozorios); vindos do espao

- essa idia no aceita, pois, dificilmente os seres vivos resistiram s adversidades csmicas.

Hiptese autotrfica - os primeiros seres vivos da Terra seriam auttrofos; - no aceita, pois, sendo auttrofos, deveriam ser estruturalmente complexos, o que contraria a Teoria da Evoluo (do mais simples ao mais complexo)

Hiptese heterotrfica - mais aceita atualmente; - Pasteur mostrou que o ar uma fonte de microorganismos. Trabalhou com bales esterilizados onde colocou um caldo nutritivo; - os primeiros seres vivos eram hetertrofos extremamente simples, que surgiram atravs da

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

evoluo lenta da matria bruta, nas condies muito especiais da Terra primitiva.

- essas sopas, formadas por protenas, eram os coacervados (idia de Oparin)... - esses coacervados iam se difundindo nos mares primitivos, e se organizando em substncias cada vez mais complexas. - a partir de fermentaes esses coacervados, aps milhes de anos, formaram em suas estruturas os nucleotdeos, e destes surgiram os cidos nuclicos. - com os cidos nuclicos, os coacervados passaram a ter capacidade de autoduplicao;

A TERRA PRIMITIVA - a Terra tem aproximadamente 5,6 bilhes de anos; - a vida na Terra surgiu a cerca de 3,4 bilhes de anos.

Atmosfera primitiva Hidrognio (H2) Metano (CH4) Amnia (NH3)

Atmosfera atual Nitrognio (N2) Oxignio (02) Gs carbnico (CO2) Vapores de gua Gases nobres

- portanto os coacervados foram os primeiros seres vivos da Terra, ainda que fossem formas de vida extremamente rudimentares.

NOTA: os primeiros vivos que surgiram na Terra eram hetertrofos, unicelulares, procariontes e anaerbicos.

Vapores de gua

As experincias de Miller e Calvin Stanley Miller - recriou provvel atmosfera da terra primitiva* (1953); - misturou CH4 , NH3 , H2 e H2O; - submetidas com descargas eltricas (simulando raios) durante 1 semana; - encontrou aminocidos* no lquido. - j Melvin Calvin, realizou as experincias semelhantes de Miller; porm, bombardeou os gases primitivos com radiao altamente energticas e obteve, entre outros, compostos orgnicos do tipo carboidratos. - sistemas isolados; - chuvas constantes na Terra primitiva permitiram o acmulo de substncias orgnicas durante milhes de anos, formando em lagos, verdadeiras sopas orgnicas.

A CLULA - a clula a unidade morfosiolgica de todos os seres vivos; - o ramo da Biologia que estuda as clulas a CITOLOGIA.

Histrico do estudo das Clulas

- em 1665 pesquisador ingls Robert Hooke, observando a cortia percebeu a presena de compartimentos de clulas (cella = lugar fechado); - em 1833 o botnico escocs Robert Brown, observou nas clulas, a presena de um corpsculo arredondado, que denominou ncleo; - em 1839, os bilogos alemes Matthias Schleiden e Theodor Schwann, constatou a

10

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

presena de clulas em todos os tecidos vegetais e animais. Observao: muitos procariotos tambm possuem a PAREDE CELULAR, estrutura que d proteo e sustentao clula na qual ocorre.

A partir da outras descobertas foram sendo realizadas e formulou-se a TEORIA CELULAR, que compreende os seguintes princpios: AS CLULAS... 1- so unidades morfofisiolgicas dos seres vivos. Exceo: os vrus; 2- representam a menor poro de matria viva capaz de executar diversas funes vitais; 3- originam-se de outras preexistentes, e portanto so responsveis pela hereditariedade.

Clulas eucariotas - as mais complexas; - com exceo das bactrias e das cianobactrias, os demais seres vivos possuem clulas eucariotas; - possuem ncleo delimitado por membrana; - diferem das procariotas por possurem a membrana nuclear, e tambm mitocndrias, cloroplastos* e o complexo golgiense.

Ordem crescente da capacidade de aumento dos microscpios Microscpio ptico Microscpio eletrnico de varredura Microscpio eletrnico de transmisso e varredura A clula animal e Clula vegetal - tanto as clulas animais quanto as vegetais possuem: membrana plasmtica, citoplasma e ncleo. Diferenas entre as clulas animais e vegetais

Clulas procariotas - as menos complexas; - possuem membrana plasmtica, hialoplasma, ribossomos e o material gentico; - ncleo sem membrana.

Retculo endoplasmtico, complexo golgiense, mitocndrias essas organelas citoplasmticas esto presentes em ambas as clulas; Lisossomos e centrolos essas organelas s se encontram em clulas animais; Plastos e vacolos essas organelas no so encontradas nas clulas animais. ENVOLTRIOS CELULARES - promovem o isolamento da clula em relao ao meio circundante, alm de selecionarem as substncias que trafegaro por ela.

11

Biologia 1 Ano
A Parede Celular

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

- em 1972, S. J. Singer e G. Nicolson modelo do mosaico fluido; - segundo esse modelo protenas estariam inseridas entre camadas bimoleculares de lipdios... ... Certas enzimas alterariam a forma da membrana, abrindo ou fechando-a. Observao: na superfcie da membrana plasmtica dos animais, h uma rede de carboidratos chamada GLICOCLIX. (reconhecimento entre as clulas; reconhecimento de molculas; proteo...

- estrutura, permevel, resistente e que tem a funo de proteger e sustentar a clula.

Composio da parede celular * Nas clulas vegetais polissacardeo celulose; * Nas clulas animais no existe; * Fungos polissacardeo quitina; * Bactrias polissacardeos. complexo protico e de

- Nas regies da parede celular onde no houver deposio de celulose aparecem poros. - pelo interior desses poros que passam os plasmodesmos (circulao de substncias).

Transporte de substncias nas clulas

Importncia da parede celular - resistncia tenso; resistncia microrganismos; - elasticidade; - permeabilidade. decomposio por

- de acordo com o gasto ou no de energia podemos destacar dois tipos de transporte: I- Transporte Passivo: no h consumo de energia metablica; Exemplos de transporte passivo: simples, difuso facilitada e a osmose. difuso

Membrana Plasmtica - pelcula muito fina que isola a clula do meio externo, e seleciona o que entra e sai dela; - estrutura e permeabilidade da membrana;

a) Difuso simples passagem de substncias do meio mais concentrado para o menos concentrado. (a favor de um gradiente de concentrao). ATENO: Atravs da membrana plasmtica, ocorre por difuso simples, a passagem de pequenas molculas de gordura, O2, CO2 e H2O.

12

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

b) Difuso facilitada as molculas atravessam a membrana com o auxlio de certas protenas (carregadores); - aqui, o transporte tambm a favor de um gradiente de concentrao. ATENO: Por difuso facilitada, atravessam a membrana plasmtica, comumente, glicose, aminocidos e vitaminas.

O fluxo de gua nas clulas - clula vegetal em gua + meio hipotnico = torna-se trgida ou saturada; - clula vegetal em gua + meio hipertnico = torna-se murcha; - clula vegetal em gua FORTEMENTE hipertnico = plasmolisadas; + meio tornam-se

c) Osmose um caso particular de difuso, pois aqui, apenas o solvente (normalmente gua) passa de um meio para outro, atravs de uma membrana semipermevel; - e aqui, h a passagem do solvente do meio menos concentrado (hipotnico) para o mais concentrado (hipertnico).

- mas se essas mesmas clulas forem colocadas em meio hipotnico volta a absorver gua e tornam-se desplamolisadas.

As endocitoses - quando as molculas no conseguem atravessar a membrana plasmtica, devido ao seu tamanho, elas devem ser engolidas pela clula; Vejamos dois processos de digesto celular: 1) Fagocitose ocorre atravs de pseudpodes lanados pela clula, e que englobam uma partcula SLIDA; - dentro da clula a partcula fica armazenada numa vescula chamada fagossomo; - exemplos de fagocitose: as amebas, e nossos glbulos brancos ou leuccitos.

Como a soluo A menos concentrada do que a soluo B, dizemos que ela HIPOTNICA em relao a B; - J a soluo B, HIPERTNICA em relao a A. - Como a gua est fluindo de A para B, aps algum tempo as duas solues tero a mesma concentrao, e dizemos que elas so ISOTNICAS entre si.

2) Pinocitose aqui a membrana plasmtica forma um cal por onde a partcula LQUIDA

13

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

ser englobada, e posteriormente formar uma vescula chamada pinossomo. - comum no epitlio intestinal.

As organelas citoplasmticas - so estruturas responsveis pelas diversas funes celulares.

II- Transporte Ativo: h consumo de energia metablica e necessita da presena de carregadores especficos; - nesse tipo de transporte as substncias se deslocam do meio menos concentrado para o mais concentrado. (contra o gradiente de concentrao). Exemplo: transporte de ons de Sdio (Na) e Potssio (K) com auxlio de carregadores especficos (X e Y) - Bomba de sdio e potssio.

a) Retculo endoplasmtico (RE) - de acordo com a presena ou no de ribossomos o RE pode ser de dois tipos: Retculo endoplasmtico no-granuloso (liso): no possui ribossomos aderidos; Principais funes do RE no-granuloso: - transporte de substncias; - armazena substncias; - regula a presso osmtica; - produz lipdios. Retculo endoplasmtico granuloso (rugoso): possui ribossomos aderidos sua superfcie; - Principais funes do RE granuloso: as mesmas do RENG, mas tambm sintetiza protenas.

Citoplasma - regio localizada entre a membrana plasmtica e o ncleo; - ele preenchido por um lquido gelatinoso mais conhecido por hialoplasma. b) Complexo golgiense - formado por vrios conjuntos de sculos achatados e empilhados; Principais funes do complexo golgiense: - armazena as protenas fabricadas pelo REG ou pelos ribossomos, at que elas sejam exportadas para as clulas; organizao do acrossomo nos espermatozides, para auxiliar na perfurao do vulo; - sntese de carboidratos e lipdios: no complexo golgiense, monossacardeos se transformam em polissacardeos que se combinam com determinadas protenas formando mucos e hormnios.

O Citoesqueleto - inmeros microfilamentos e microtbulos ocos de natureza protica, encontrados no hialoplasma dos eucariontes, que do sustentao a clula; - alguns microfilamentos formados pela protena actina, auxilia no movimento das clulas; - e os microtbulos formados pela protena tubulina auxiliam na diviso celular.

14

Biologia 1 Ano
c) Lisossomos

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

- o interior do cloroplasto preenchido por um lquido incolor, o estroma; - o estroma possui cidos nuclicos (DNA e RNA); - mergulhadas no estroma esto lamelas lipoproticas, que formam uma srie de discos denominados tilacides. - no tilacide que encontram-se os pigmentos relacionados com a fotossntese;

* AUTOFAGIA: clula digerindo estruturas dela mesma que esto com problemas; * AUTLISE: liberao de lisossomos que iro destruir a prpria clula. Ex.: excesso de vitamina A (ossos), silicose (pulmes), cauda do girino.

d) Plastos - organelas encontradas em clulas vegetais e de certos microrganismos; - principais tipos: leucoplastos e cromoplastos. * Leucoplastos so plastos incolores, que armazenam substncias nutritivas; - a depender de qual substncia acumulam, os leucoplastos podem ser classificados como: amiloplastos, oleoplastos e proteoplastos.

Observao: cada tilacide lembra uma moeda e uma pilha de moedas denominada granum. E o conjunto de granum forma a grana.

* Cromoplastos so plastos coloridos, com pigmentos como a clorofila (mais importante) e os carotenides; Ambos participam no processo de absoro da energia luminosa;

e) Mitocndrias - so nelas que ocorre o processo da respirao;

OS CLOROPLASTOS Os mais comuns e importantes tipos de plastos; So plastos fotossntese; verdes, responsveis pela

- nesse processo ocorre a produo de energia C6H12O6 + 6O2 6H2O + 6CO2 - as mitocndrias possuem duas membranas limitantes: uma externa (lisa) e outra interna (com cristas); - na cavidade interna da mitocndria h uma matriz com cidos nuclicos (DNA e RNA), com isso elas podem se autoduplicar e produzir protenas. Observao: quanto maior a atividade metablica da clula, maior dever ser o nmero de mitocndria.

Possuem vrios tipos de pigmentos, sendo o mais importante a clorofila. FOTOSSNTESE 12H2O + 6CO2 C6H12O6 + 6O2 + 6H2O

- os cloroplastos encontram-se principalmente nas clulas fotossintetizantes das folhas;

15

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

- a gua oxigenada (H2O2) bastante txica para uma clula; - no fgado os peroxissomos amenizam os efeitos do lcool etlico; - Exemplo: aplicada em ferimentos.

O Ncleo Celular - encontra-se presente em quase todos os tipos de clulas; - os experimentos de merotomia (Balbiani) evidenciaram a importncia do ncleo.

f) Vacolos - nas clulas vegetais essas organelas so responsveis pelo armazenamento de substncias e participam da regulao osmtica; - ainda h vacolos do tipo digestrios, e vacolos que armazenam gordura em nossa pele, por exemplo; - h ainda, em protozorios de gua doce, os vacolos pulsteis, que bombeiam para fora do organismo, o excesso de gua que penetra na clula.

CARACTERSTICAS GERAIS DO NCLEO CELULAR - o ncleo costuma ser: arredondado, alongado, achatado; - h clulas multinucleadas musculares esquelticas; - e as anucleadas hemceas. clulas

g) Centrolos - essas organelas esto envolvidas no processo de diviso celular; - tambm auxiliam a movimentao de clios e flagelos; - no so encontradas nas clulas vegetais; - os centrolos so formados por 27 tbulos de natureza protica, organizados em 9 grupos de trs. Componentes estruturais do ncleo h) Peroxissomos - so pequenas organelas que contm as enzimas catalase, que decompe o perxido de hidrognio (H2O2) em gua comum e oxignio: 2H2O2 2H2O + O2 - o ncleo interfsico (no est se dividindo), apresenta os seguintes componentes: * Carioteca, cariomembrana ou membrana nuclear envolve o contedo nuclear. formada por duas membranas lipoproticas (lamela interna e lamela externa das clulas eucariotas. Contm numerosos poros que

16

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

comunicam o material nuclear com o citoplasma. Observao: quanto maior a atividade celular maior o nmero de poros.

- j clulas que possuem dois cromossomos de cada tipo so chamadas de clulas diplides (2n). Ex.: as demais clulas humanas (2n=46).

* Cariolinfa, nucleoplasma ou suco nuclear massa incolor, constituda principalmente de gua e protenas, que preenche o ncleo celular.

* Cromatina representa o material gentico contido no ncleo;

* Nuclolo um corpsculo sem membrana, muito rico em RNA ribossmico, um tipo de cido nuclico, o qual associado a protenas, serve para formar novos ribossomos. - nas clulas diplides, os cromossomos podem ser agrupados dois a dois, formando os cromossomos homlogos; - cromossomos homlogos so aqueles que possuem mesma forma, mesmo tamanho, centrmeros com o mesmo tipo de localizao e o mesmo nmero de genes; - se no lcus de um cromossomo homlogo houver um gene que condiciona determinada caracterstica (cor dos olhos, formato da orelha, tipo de cabelo), e no seu par houver essa mesma condio da caracterstica, dizemos que esses genes so alelos. Observao: o nmero de cromossomos constante para cada espcie, porm, pode haver espcies diferentes com o mesmo n de cromossomos.

Os cromossomos - possuem um estrangulamento no centrmero ou cinetcoro, e neste local que as fibras proticas se ligam durante a diviso celular. - de acordo com a localizao do centrmero, os cromossomos podem ser classificados como: metacntricos, submetacntricos, acrocntricos e telocntricos.

Relao entre cromossomos e genes - os cromossomos so filamentos de cromatina, portanto, so formados por molculas de DNA e protenas. Ao longo de todo o cromossomo esto os genes. - os genes possuem a seqncia de bases de DNA cromossmico para formar as protenas;

Os cromossomos sexuais e a cromatina sexual - o gene fica localizado no cromossomo, no local chamado de lcus gnico; - as clulas que possuem apenas um cromossomo de cada tipo so chamadas de clulas haplides (n). Ex.: gametas humanos (n=23); - dos 46 cromossomos que as clulas somticas possuem, 44 so autossomos (sem relao com o sexo). Os outros 2 so os cromossomos sexuais. No homem: 44A + XY

17

Biologia 1 Ano
Na mulher: 44A + XX

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

- nas clulas humanas, apenas um dos cromossomos X ativo, o outro permanece inativo; - esse cromossomo X que fica inativo, aparece junto a carioteca do ncleo, na forma de um corpsculo. E este corpsculo recebe o nome de cromatina sexual ou corpsculo de Barr.

Observao: Para saber o nmero de corpsculo de Barr que uma clula possui. Pega-se o nmero de X (sexuais) menos 1. - a identificao do corpsculo de Barr importante na descoberta de anomalias sexuais. A MITOSE DIVISO CELULAR - nesse tipo de diviso a clula-me transfere s duas clulas filhas todo seu patrimnio gentico; - por isso a mitose considerada um processo eqitativo.

- nos seres vivos em geral, existem dois tipos bsicos de diviso celular: a mitose e a meiose. - mas antes vamos ver o processo da intrfase. A Intrfase - intervalo sucessivas; entre duas divises celulares

- nesse perodo a clula se encontra em franca atividade metablica; - a intrfase abrange trs fases:

- a mitose importante pois: * contribui unicelulares; na reproduo dos seres

ETAPAS DA INTRFASE 1) Fase G1: antecede a duplicao do DNA, aqui h uma intensa produo de RNA e de protenas; 2) Fase S: ocorre somente a duplicao do DNA;

* formao de novas clulas nos indivduos pluricelulares, fundamental para o crescimento e regenerao de regies lesadas; * Cncer

AS ETAPAS DA MITOSE 3) Fase G2: volta a produzir protenas. - o processo mittico divide-se em quatro partes: prfase, metfase, anfase e telfase.

18

Biologia 1 Ano
a) Prfase

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

- condensao dos cromossomos; cada cromossomo condensado formado por duas cromtides ligadas pelo centrmero; - desorganizao e desaparecimento da carioteca e do nuclolo; - duplicao e migrao dos centrolos para plos opostos da clula; - formao do fuso mittico.

b) Metfase - os cromossomos esto no mximo de condensao e encontram-se na placa equatorial da clula; - no final dessa etapa os centrmeros se duplicam e as cromtides-irms se separam e formam cromossomos-filhos. DIFERENAS ENTRE A MITOSE EM CLULAS ANIMAIS E VEGETAS - enquanto na clula animal a citocinese centrpeta diviso de fora para dentro; - nas clulas vegetais a citocinese centrfuga diviso de dentro para fora; - na mitose vegetal no existe a presena dos centrolos, mas as fibras do fuso se formam.

c) Anfase - aqui os cromossomos-filhos migram para um dos plos da clula; Quando eles chegam aos plos da clula a anfase termina.

A MEIOSE - nesse tipo de diviso a clula-me transfere s quatro clulas filhas metade de seu patrimnio gentico; situados nos plos - por isso a meiose considerada um processo reducional;

d) Telfase - os cromossomos descondensam-se;

- a carioteca reaparece, agora em cada plo, formando dois novos ncleos; - os nuclolos tambm se reconstituem; - desaparecimento do fuso mittico. - a formao dos 2 novos ncleos se chama cariocinese. Em seguida ocorre a diviso do citoplasma (citocinese), originado duas novas clulas filhas.

19

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

- a meiose importante no processo de produo de gametas em animais e produo de esporos nas plantas.

FASES DA MEIOSE - o processo meitico estudado em duas fases: Meiose I e Meiose II.

A MEIOSE I As etapas da MEIOSE I a) Prfase I - fase mais demorada; - assim como na prfase mittica ocorre a desorganizao e desaparecimento da carioteca e do nuclolo; - duplicao e migrao dos centrolos para plos opostos da clula; - formao das fibras proticas. - porm na prfase I ocorre pareamento dos cromossomos homlogos (sinapse); - nessa etapa que ocorre um fenmeno chamado crossing-over - troca de genes entre os cromossomos homlogos. Importncia do Crossing- over - aumento da variabilidade gentica; - troca de seqncias de DNA entre cromossomos homlogos (recombinao ou permutao gnica). d) Telfase I - os cromossomos descondensam-se; situados nos plos b) Metfase I - os cromossomos pareados encontram-se na zona equatorial da clula, organizando a placa equatorial; As fibras do fuso ligam cada centrmero a um centrolo.

c) Anfase I - aqui cada cromossomo do par migrar para plos opostos da clula;

- a carioteca e o nuclolo reaparecem. E em seguida ocorre a citocinese, formando assim duas clulas-filhas, cada uma com metade do n de cromossomos da clula-me original;

20

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

A MEIOSE II - muito semelhante mitose, tambm sendo um processo equitativo.

ETAPAS DA MEIOSE II

a) Prfase II formao do fuso, desaparecimento da carioteca e nuclolo, filamentos de cromatina comeam a condensar.

b) Metfase II cromossomos na placa equatorial. Duplicao dos centrolos e separao das cromtides-irms, constituindo cromossomos-filhos.

c) Anfase II cromossomos-filhos migram para os plos, devido ao encurtamento das fibras do fuso.

d) Telfase II cromossomos descondensamse, a carioteca e o nuclolo reaparecem. Em seguida, nova citocinese provoca o surgimento de quatro clulas haplides (n), a partir da clulame diplide (2n) que iniciou o mecanismo meitico.

21

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

TEXTOS DE BIOLOGIA

PIRMIDE ALIMENTAR A pirmide alimentar um guia geral para que voc possa escolher uma dieta saudvel. Um cardpio balanceado deve conter, diariamente, cerca de 55% de carboidratos, 30% de lipdeos e 15% de protena, alm das vitaminas, sais minerais e fibras. Para garantirmos que todos esses nutrientes estejam presentes na dieta diria, a FDA (Food and Drug Administration - rgo do governo dos EUA que controla a produo e comercializao de remdios e alimentos), preconiza o consumo das seguintes pores dirias de alimentos que compem a Pirmide Alimentar:

Grupo 1: A base da pirmide composta por alimentos ricos em carboidratos. Os carboidratos, sob a forma de glicose, frutose, sacarose, maltose, lactose, amido, entre outras, so a maior fonte de energia para o organismo. A glicose indispensvel para manter a integridade funcional do tecido nervoso e, sob circunstncias normais, a nica fonte de energia para o crebro. A presena de carboidratos necessria ao metabolismo normal das gorduras. Consuma de 6 a 11 pores diariamente. 1 poro de pes, cereais e massas: 1 fatia de po ou xcara (ch) de cereais (tipo granola) ou xcara (ch) de arroz ou xcara (ch) de macarro cozido.

22

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

Grupo 2: Legumes e verduras so ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. Possuem nutrientes essenciais a diversas funes do organismo, como por exemplo as suas reaes metablicas. Prefira as folhas verdes escuras (brcolis, mostarda, couve) e legumes amarelo-alaranjados (cenoura, abbora, beterraba). Consuma de 3 a 5 pores diariamente. 1 poro de vegetais: 1 xcara (ch) de folhas cruas ou xcara (ch) de vegetais cozidos Grupo 3: Frutas so boas fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, principalmente quando consumidas ao natural. Possuem nutrientes essenciais a diversas funes do organismo, como por exemplo as suas reaes metablicas. Consuma de 2 a 4 pores diariamente. 1 poro de frutas: 1 fruta fresca ou xcara (ch) de suco (extrado da polpa) Grupo 4: Carnes, ovos e leguminosas como feijo, lentilha, ervilha, gro de bico e soja, alm de nozes e castanhas. So os alimentos construtores. So necessrios para a construo e manuteno dos tecidos orgnicos, formao de enzimas, hormnios e vrios lquidos e secrees corpreas e preservao do sistema de defesa. So alimentos ricos em protenas, vitamina B12 e minerais como zinco e ferro. Consuma de 2 a 3 pores diariamente. 1 poro de carne, feijo e nozes: 1 fil pequeno de carne bovina, peixe ou ave ou 1 ovo ou xcara (ch) de feijo (ou substituto) ou xcara de nozes ou castanhas. Grupo 5: Leite e derivados - so os maiores fornecedores de clcio, mineral envolvido na formao dos ossos e dentes, contrao muscular e na ao do sistema nervoso. Tambm so fontes de protena de boa qualidade. Consuma de 2 a 3 pores diariamente. 1 poro de leite e derivados: 1 copo de leite ou iogurte ou 2 fatias de queijo (prefira os queijos frescos) Grupo 6: Os lipdeos (leos e gorduras) constituem fonte de energia mais concentrada que a dos carboidratos e das protenas. Alm disso, uma vez transformados em tecidos adiposo, so uma forma de armazenamento de energia. Os lipdeos so veculos de vitaminas lipossolveis (A, D, E, K) e podem ser encontrados no creme de leite, manteiga, toucinho, leos etc. Esto no topo da pirmide e devem ser consumidos com moderao. 1 poro de gordura: 1 colher (sopa) manteiga, margarina ou maionese Ressalta-se o nmero de pores a serem consumidas dependem de fatores como idade e atividade fsica. Em funo das pores consumidas, o nmero de calorias pode variar de 1.600 a 2.400 calorias. Fonte:
23

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

USAD - United States Department of Agriculture

24

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

CLONAGEM - TIPOS E USOS GENTICA PODE BENEFICIAR TODA A NATUREZA Cynthia Santos*

Remoo do DNA parte do processo de clonagem Desde que a ovelha Dolly foi criada por cientistas escoceses, em 1997, a mdia tem nos bombardeado com notcias sobre clonagem. A ovelha clonada despertou o interesse mundial sobre o assunto, por ser o primeiro mamfero clonado a partir da clula de um animal adulto. A criao de Dolly tambm incitou debates sobre as implicaes ticas desse processo. Como costuma acontecer em assuntos polmicos, demos asas imaginao e idealizamos um mundo povoado de clones humanos, servindo como soldados na guerra ou como fonte de rgos para transplantes. J vimos os frutos de nossa imaginao representados nas telas de cinema algumas vezes. Mas ser que esse mundo imaginrio se tornar real algum dia? Clonagem reprodutiva A clonagem que, atualmente, vemos divulgada na mdia , na maioria das vezes, a clonagem reprodutiva. H, no entanto, outros tipos de clonagem, como a tecnologia de DNA recombinado e a clonagem teraputica. A clonagem reprodutiva uma tecnologia usada para gerar um animal que tenha o mesmo DNA nuclear de um animal previamente existente. Essa foi a tecnologia utilizada para criar a ovelha Dolly. Para clonar Dolly, os cientistas transferiram o material gentico do ncleo da clula somtica de um doador adulto para um vulo cujo ncleo e, consequentemente, o seu material gentico fora removido. Uma clula somtica qualquer clula do corpo que no seja reprodutiva, isto , que no seja um espermatozoide ou um vulo. O vulo reconstrudo contendo o DNA de uma clula somtica foi tratado com substncias qumicas e passou a se comportar como um zigoto recm-fertilizado. O zigoto passou a se dividir e se transformou em um embrio. Quando o embrio atingiu um estgio vivel, foi implantado no tero de uma fmea hospedeira, onde se desenvolveu at o nascimento. Clonagem de DNA A tecnologia de DNA recombinado ou clonagem de DNA a transferncia de um fragmento de DNA de um organismo para um vetor, como, por exemplo, um plasmdeo. O plasmdeo um DNA circular pequeno, extracromossmico e de replicao autnoma encontrado em algumas clulas bacterianas.
25

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

A clonagem de DNA utilizada pelos cientistas para gerar mltiplas cpias de determinado gene, pelo qual haja algum tipo de interesse. Para clonar um gene, um fragmento de DNA contendo um gene isolado do DNA cromossmico, utilizando-se, para tanto, enzimas de restrio. Esse fragmento de DNA , depois, unido ao plasmdeo, o qual foi tambm cortado com as mesmas enzimas de restrio. O plasmdeo recombinado posteriormente inserido em uma clula bacteriana, como, por exemplo, a Escherichia coli. A molcula de DNA recombinado pode ento ser reproduzida juntamente com o DNA da clula hospedeira. Alm dos plasmdeos, outros vetores podem ser utilizados, como vrus, cromossomos artificiais de bactrias e cromossomos artificiais de fungos. As bactrias so as clulas hospedeiras mais utilizadas, mas as clulas de fungos ou de mamferos tambm podem servir como clulas hospedeiras. Clonagem teraputica A clonagem teraputica, tambm chamada de clonagem do embrio, a produo de embries humanos para utilizao em pesquisas. A clonagem teraputica tem como objetivo obter clulas-tronco que podem ser utilizadas em estudos de desenvolvimento humano ou no tratamento de doenas. As clulas tronco so removidas do embrio aps este ter sofrido divises por 5 dias. O processo de extrao das clulas-tronco destri o embrio, o que ocasiona muitas discusses a respeito das consequncias ticas do procedimento. Como a clonagem pode nos beneficiar A tecnologia de DNA recombinado importante no aprendizado de outras tcnicas, como, por exemplo, a terapia gentica. A terapia gentica pode ser utilizada no tratamento de certas condies genticas, por meio da introduo de vetores virais - que carregam cpias corrigidas de genes defeituosos - nas clulas de um organismo hospedeiro. A clonagem reprodutiva pode ser utilizada no repovoamento de espcies animais ameaadas de extino. Em 2001, cientistas italianos clonaram uma espcie de ovelha selvagem ameaada de extino. O animal clonado vive em um centro de vida selvagem, na Sardenha. Quanto clonagem teraputica, esta poder, um dia, ser usada em humanos, com o objetivo de produzir rgos inteiros a partir de uma nica clula ou produzir clulas saudveis, que podero substituir clulas danificadas por doenas degenerativas, como o Mal de Alzheimer ou o Mal de Parkinson. *Cynthia Santos doutora em Cincias e pesquisadora do Smithsonian Institution (EUA).

26

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

O que o cncer? Cncer o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenas que tm em comum o crescimento desordenado (maligno) de clulas que invadem os tecidos e rgos, podendo espalhar-se (metstase) para outras regies do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas clulas tendem a ser muito agressivas e incontrolveis, determinando a formao de tumores (acmulo de clulas cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de clulas que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida. Os diferentes tipos de cncer correspondem aos vrios tipos de clulas do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de cncer de pele porque a pele formada de mais de um tipo de clula. Se o cncer tem incio em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele denominado carcinoma. Se comea em tecidos conjuntivos como osso, msculo ou cartilagem chamado de sarcoma. Outras caractersticas que diferenciam os diversos tipos de cncer entre si so a velocidade de multiplicao das clulas e a capacidade de invadir tecidos e rgos vizinhos ou distantes (metstases). O que causa o cncer? As causas de cncer so variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionamse ao meio ambiente e aos hbitos ou costumes prprios de um ambiente social e cultural. As causas internas so, na maioria das vezes, geneticamente prdeterminadas, esto ligadas capacidade do organismo de se defender das agresses externas. Esses fatores causais podem interagir de vrias formas, aumentando a probabilidade de transformaes malignas nas clulas normais. De todos os casos, 80% a 90% dos cnceres esto associados a fatores ambientais. Alguns deles so bem conhecidos: o cigarro pode causar cncer de pulmo, a exposio excessiva ao sol pode causar cncer de pele, e alguns vrus podem causar leucemia. Outros esto em estudo, como alguns componentes dos alimentos que ingerimos, e muitos so ainda completamente desconhecidos. O envelhecimento traz mudanas nas clulas que aumentam a sua suscetibilidade transformao maligna. Isso, somado ao fato de as clulas das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para cncer, explica em parte o porqu de o cncer ser mais frequente nesses indivduos. Os fatores de risco ambientais de cncer so denominados cancergenos ou carcingenos. Esses fatores atuam alterando a estrutura

27

Biologia 1 Ano
gentica (DNA) das clulas.

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

O surgimento do cncer depende da intensidade e durao da exposio das clulas aos agentes causadores de cncer. Por exemplo, o risco de uma pessoa desenvolver cncer de pulmo diretamente proporcional ao nmero de cigarros fumados por dia e ao nmero de anos que ela vem fumando. Fatores de risco de natureza ambiental Os fatores de risco de cncer podem ser encontrados no meio ambiente ou podem ser herdados. A maioria dos casos de cncer (80%) est relacionada ao meio ambiente, no qual encontramos um grande nmero de fatores de risco. Entende-se por ambiente o meio em geral (gua, terra e ar), o ambiente ocupacional (indstrias qumicas e afins) o ambiente de consumo (alimentos, medicamentos) o ambiente social e cultural (estilo e hbitos de vida). As mudanas provocadas no meio ambiente pelo prprio homem, os 'hbitos' e o 'estilo de vida' adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de cncer. Tabagismo Hbitos Alimentares Alcoolismo Hbitos Sexuais Medicamentos Fatores Ocupacionais Radiao solar Hereditariedade So raros os casos de cnceres que se devem exclusivamente a fatores hereditrios, familiares e tnicos, apesar de o fator gentico exercer um importante papel na oncognese. Um exemplo so os indivduos portadores de retinoblastoma que, em 10% dos casos, apresentam histria familiar deste tumor. Alguns tipos de cncer de mama, estmago e intestino parecem ter um forte componente familiar, embora no se possa afastar a hiptese de exposio dos membros da famlia a uma causa comum. Determinados grupos tnicos parecem estar protegidos de certos tipos de cncer: a leucemia linfoctica rara em orientais, e o sarcoma de Ewing muito raro em negros. Como surge o cncer? As clulas que constituem os animais so formadas por trs partes: a membrana celular, que a parte mais externa; o citoplasma (o corpo da clula); e o ncleo, que contm os cromossomas, que, por sua vez, so compostos de genes. Os genes so arquivos que guardam e fornecem instrues para a organizao das estruturas, formas e atividades das clulas no organismo. Toda a informao gentica encontra-se inscrita nos genes, numa "memria qumica" - o cido desoxirribonucleico (DNA). atravs do DNA que os cromossomas passam as informaes para o funcionamento da clula. Uma clula normal pode sofrer alteraes no DNA dos genes. o que chamamos mutao gentica. As clulas cujo material gentico foi alterado passam a receber instrues erradas para as suas atividades. As alteraes

28

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

podem ocorrer em genes especiais, denominados protooncogenes, que a princpio so inativos em clulas normais. Quando ativados, os protooncogenes transformam-se em oncogenes, responsveis pela malignizao (cancerizao) das clulas normais. Essas clulas diferentes so denominadas cancerosas.

Dez dicas para se proteger do cncer 1. Pare de fumar! Esta a regra mais importante para prevenir o cncer. 2. Uma alimentao saudvel pode reduzir as chances de cncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Sua dieta deveria conter diariamente, pelo menos, cinco pores de frutas, verduras e legumes. D preferncia s gorduras de origem vegetal como o azeite extra virgem, leo de soja e de girassol, entre outros, lembrando sempre que no devem ser expostas a altas temperaturas. Evite gorduras de origem animal (leite e derivados, carne de porco, carne vermelha, pele de frango etc) e algumas gorduras vegetais como margarinas e gordura vegetal hidrogenada. 3. Evite ou limite a ingesto de bebidas alcolicas. Os homens no devem tomar mais do que dois drinques por dia. As mulheres devem se limitar a um drinque. 4. aconselhvel que homens, entre 50 e 70 anos, na oportunidade de uma consulta mdica, orientem-se sobre a necessidade de investigao do cncer da prstata. Os homens com histrico familiar de pai ou irmo com cncer de prstata antes dos 60 anos devem realizar consulta mdica para investigao de cncer da prstata a partir dos 45 anos. 5. Pratique atividades fsicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana. 6. As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clnico das mamas anualmente. Alm disto, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos. As mulheres com caso de cncer de mama na famlia (me, irm, filha etc, diagnosticados antes dos 50 anos), ou aquelas que tiverem cncer de ovrio ou cncer em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar o exame clnico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade, anualmente. 7. As mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar exame preventivo ginecolgico periodicamente. Aps dois exames com resultado normal com intervalo de um ano, o preventivo pode ser feito a cada trs anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientaes mdicas. 8. recomendvel que mulheres e homens com 50 anos ou mais realizem exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente), ou a cada dois anos. 9. Evite exposio prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteo adequada, como chapu, barraca e protetor solar. Se voc se

29

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

expe ao sol durante a jornada de trabalho, procure usar chapu de aba larga, camisa de manga longa e cala comprida. 10. Realize diariamente a higiene oral (escovao) e consulte o dentista regularmente.
Fontes: INCA/MS, 2002. Preveno e Controle de Cncer. Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(3):317-332 INCA/MS, 2002. Programa nacional de Controle do Cncer da Prstata: documento de consenso INCA/MS, 2003. Consenso para o Controle do Cncer de Mama

30

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

ROTEIRO PARA AULA PRTICA


DESCOBRINDO A SEQNCIA DE FASES DA MITOSE

A atividade consiste em recortar as clulas desenhadas da xerocpia da pgina seguinte e organiz-las de modo a representar a sequncia de estgios da diviso celular.

ORIENTAES MATERIAL NECESSRIO Tesoura ou estilete; Cola (de preferncia em basto); Folhas para recortar com os desenhos de Walther Flemming (xerox); Folhas de papel em branco para colar os desenhos.

CRITRIOS A SEREM USADOS PARA O AGRUPAMENTO DAS CLULAS

1) clulas grandes, arredondadas, com fios internos (cromossomos) relativamente pouco organizados; 2) clulas grandes, ovaladas, com cromossomos aparentemente mais organizados; 3) clulas menores, com cromossomos separados em dois lotes, sem estrangulamento citoplasmtico; 4) clulas menores, com estrangulamento citoplasmtico.

31

Biologia 1 Ano

Colgio Estadual Joo XXIII

Professor: Rmulo

32

You might also like