You are on page 1of 9

Sacudindo as estruturas da arte tupiniquim

A Semana de Arte Moderna de 22, realizada entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de So Paulo, contou com a participao de escritores, artistas plsticos, arquitetos e msicos. Seu objetivo era renovar o ambiente artstico e cultural da cidade com "a perfeita demonstrao do que h em nosso meio em escultura, arquitetura, msica e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano a 29 de janeiro de 1922. A produo de uma arte brasileira, afinada com as tendncias vanguardistas da Europa, sem contudo perder o carter nacional, era uma das grandes aspiraes que a Semana tinha em divulgar.

Independncia e sorte

Esse era o ano em que o pas comemorava o primeiro centenrio da Independncia e os jovens modernistas pretendiam redescobrir o Brasil, libertandoo das amarras que o prendiam aos padres estrangeiros. Seria, ento, um movimento pela independncia artstica do Brasil. Os jovens modernistas da Semana negavam, antes de mais nada, o academicismo nas artes. A essa altura, estavam j influenciados esteticamente por tendncias e movimentos como o Cubismo, o Expressionismo e diversas ramificaes ps-impressionistas. At a, nenhuma novidade nem renovao. Mas, partindo desse ponto, pretendiam utilizar tais modelos europeus, de forma consciente, para uma renovao da arte nacional, preocupados em realizar uma arte nitidamente brasileira, sem complexos de inferioridade em relao arte produzida na Europa.

Um grupo importante de renovadores

De acordo com o catlogo da mostra, participavam da Semana os seguintes artistas: Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Zina Aita, Vicente do Rego Monteiro, Ferrignac (Incio da Costa Ferreira), Yan de Almeida Prado, John Graz, Alberto Martins Ribeiro e Oswaldo Goeldi, com pinturas e desenhos; Marcavam presena, ainda, Victor Brecheret, Hildegardo Leo Velloso e Wilhelm Haarberg, com esculturas; Antonio Garcia Moya e Georg Przyrembel, com projetos de arquitetura. Alm disso, havia escritores como Mrio de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Srgio Milliet, Plnio Salgado, Ronald de Carvalho, lvaro Moreira, Renato de Almeida, Ribeiro Couto e Guilherme de Almeida. Na msica, estiveram presentes nomes consagrados, como Villa-Lobos, Guiomar Novais, Ernni Braga e Frutuoso Viana. Revoluo em marcha Entretanto, parece ter cabido a Di Cavalcanti a sugesto de "uma semana de escndalos literrios e artsticos, de meter os estribos na barriga da burguesiazinha paulistana." Artistas e intelectuais de So Paulo, com Di Cavalcanti, e do Rio de Janeiro, tendo Graa Aranha frente, organizavam a Semana, prevista para se realizar em fevereiro de 1922. Uma exposio de artes plsticas - organizada por Di Cavalcanti e Rubens Borba de Morais, com a colaborao de Ronald de Carvalho, no Rio - acompanharia as demais atividades previstas.

Graa Aranha, sob aplausos e vaias abriu o evento, com sua conferncia inaugural "A Emoo Esttica na Arte Moderna". Anunciava "colees de disparates" como "aquele Gnio supliciado, aquele homem amarelo, aquele carnaval alucinante, aquela paisagem invertida" (temas da exposio plstica da semana), alm de "uma poesia liberta, uma msica extravagante, mas transcendente" que iriam "revoltar aqueles que reagem movidos pelas foras do Passado." Mrio de Andrade, com suas conferncias, leituras de poemas e publicaes em jornais foi uma das personalidades mais ativas da Semana. Oswald de Andrade talvez fosse um dos artistas que melhor representavam o clima de ruptura que o evento procurava criar. Manuel Bandeira, mesmo distante, provocou inmeras reaes de agrado e de dio devido a seu poema "Os Sapos", que fazia uma stira do Parnasianismo, poema esse que foi lido durante o evento. A imprensa, controlada, ignorou o "escndalo" Entretanto, acredita-se que a Semana de Arte Moderna no tenha tido originalmente o alcance e amplitude que posteriormente foram atribudos ao evento. A exposio de arte, por exemplo, parece no ter sido coberta pela imprensa da poca. Somente teve nota publicada por participantes da Semana que trabalhavam em jornais como Mrio de Andrade, Menotti del Picchia e Graa Aranha (justamente os trs conferencistas, cujas idias causaram grande alarde na imprensa). Yan de Almeida Prado, em 72, chegou mesmo a declarar que" a Semana de Arte Moderna pouca ou nenhuma ao desenvolveu no mundo das artes e da literatura", atribuindo a fama dos sete dias aos esforos de Mrio e Oswald de Andrade. Bem intencionados, mas ainda confusos Alm disso, discute-se o "modernismo" das obras de artes plsticas, por exemplo, que apresentavam vrias tendncias distintas e talvez no tivessem tantos elementos de ruptura quanto seus autores e os idealizadores da Semana pretendiam. Houve ainda bastante confuso estilstica e estrangeirismos contrrios aos ideais da amostra, como demonstram ttulos como "Sapho", de Brecheret, "Caf Turco", de Di Cavalcanti, "Natureza Dadasta", de Ferrignac, "Impresso Divisionista", de Malfatti ou "Cubismo" de Vicente do Rego Monteiro. A disperso Logo aps a realizao da Semana, alguns artistas fundamentais que dela participaram acabam voltando para a Europa (ou indo l pela primeira vez, no caso de Di Cavalcanti), dificultando a continuidade do processo que se iniciara. Por outro lado, outros artistas igualmente importantes chegavam aps estudos no continente, como Tarsila do Amaral, um dos grandes pilares do Modernismo Brasileiro. No resta dvida, porem, que a Semana integrou grandes personalidades da cultura na poca e pode ser considerada importante marco do Modernismo Brasileiro, com sua inteno nitidamente anti-acadmica e introduo do pas nas questes do sculo.

A prpria tentativa de estabelecer uma arte brasileira, livre da mera repetio de frmulas europias foi de extrema importncia para a cultura nacional e a iniciativa da Semana, uma das pioneiras nesse sentido.

1 Fase do Modernismo:Caractersticas
Caractersticas O perodo de 1922 a 1930 o mais radical do movimento modernista, justamente em conseqncia da necessidade de definies e do rompimento com todas as estruturas do passado. Da o carter anrquico dessa primeira fase modernista e seu forte sentido destruidor. Ao mesmo tempo que se procura o moderno, o original e o polmico, o nacionalismo se manifesta em suas mltiplas facetas: volta s origens, pesquisa de fontes quinhentistas, busca de uma "lngua brasileira" (a lngua falada pelo povo nas ruas), pardias, numa tentativa de repensar a histria e a literatura brasileiras, e valorizao do ndio verdadeiramente brasileiro. o tempo dos manifestos nacionalistas do Pau-Brasil e da Antropofagia, dentro da linha comandada por Oswald de Andrade, e dos manifestos do Verde-Amarelismo e do grupo da Anta, que j trazem as sementes do nacionalismo fascista comandado por Plnio Salgado. Como se percebe j ao final da dcada de 1920, a postura nacionalista apresenta duas vertentes distintas: de um lado, um nacionalismo crtico, consciente, de denncia da realidade brasileira, identificado politicamente com as esquerdas; de outro, um nacionalismo ufanista, utpico, exagerado, identificado com as correntes polticas de extrema direita. Entre os principais nomes dessa primeira fase do Modernismo e que continuariam a produzir nas dcadas seguintes destacam-se Mrio de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Antnio de Alcntara Machado, Menotti del Picchia, Cassiano Ricardo, Guilherme de Almeida e Plnio Salgado. Mrio de Andrade (1893-1945) DADOS BIOGRFICOS Nascido em So Paulo no ano de 1893, Mrio Raul de Morais Andrade comeou sua carreira artstica dedicando-se arte musical: formado em Msica no Conservatrio Dramtico e Musical de So Paulo, onde seria mais tarde professor de Histria de Msica. Seu contato com a literatura comea tambm bem cedo, atravs de crticas de arte que Mrio escrevia para jornais e revistas. Em 1917 publica seu primeiro livro, sob o pseudnimo de Mrio Sobral: H uma Gota de Sangue em Cada Poema. Um dos principais participantes da Semana de Arte Moderna em 1922, respirou como ningum os ares do novo movimento, vindo a publicar Paulicia Desvairada (1922), o primeiro livro de poesias do Modernismo. Lecionou por algum tempo na Universidade do Distrito Federal e exerceu vrios cargos pblicos ligados cultura, de onde sobressaa sua faceta de importante pesquisador do folclore

brasileiro (incorporando-o inclusive em suas obras). Teve ainda participao importante nas principais revistas de carter Modernista: "Klaxon", "Esttica", "Terra Roxa e Outras Terras". Vem a falecer no ano de 1945 em So Paulo, cidade que tanto amou e cantou, vtima de um ataque cardaco. CARACTERSTICAS LITERRIAS A obra de Mrio de Andrade indispensvel para se entender todas as faces da arte moderna pregada na Semana de 22, marco de nosso Modernismo, que ela se estende desde a poesia at o romance e o conto, alm de suas importantes teses sobre a literatura em nosso pas. Sua grande virtude est em quebrar com o Parnasianismo da elite, criando uma nova linguagem literria, mais brasileira . Trabalhando muito bem com a sonoridade das palavras, Mrio resgata em nossas letras um vocabulrio que une desde as palavras providas de lnguas indgenas at os neologismos e estrangeirismos dos bairros italianos de So Paulo. A poesia de Mrio de Andrade mostra ntidos estgios de evoluo: seu primeiro livro, H uma Gota de Sangue em Cada Poema (1917), mostra poemas ainda num estilo mais conservador. A preocupao usar a poesia enquanto instrumento de paz e denunciar os horrores da primeira guerra mundial. Os livros Paulicia Desvairada (1922) e Losango Cqui (1926) j denotam toda a sua tendncia modernista: versos livres, linguagem solta e lrica, nacionalismo exaltado, principalmente em sua paixo declarada em cantar a cidade de So Paulo com toda a sua agitao, seu barulho, e elementos como o cimento armado, a garoa e a fumaa. So poemas que mostram a vida quotidiana, a preocupao em descrever simples idias e emoes, uso da ironia e do poema-piada, a poesia-telegrama (poemas curtos, porm providos sempre de grande significao), a montagem e a colagem de imagens (caractersticas prprias da pintura de vanguarda) e divulgao das idias de vanguarda (Cubismo, Futurismo, Dadasmo, etc.). O livro Paulicia Desvairada, primeira obra potica modernista, j continha em seu incio o famoso "Prefcio Interessantssimo": conjunto de idias onde so expostas as caractersticas do Modernismo. O livro Cl do Jabuti (1927) j denota sua fase mais nacionalista, na busca de uma identidade mais brasileira dentro de sua poesia, com o vasto uso de nosso rico folclore, conciliando as tradies africanas, indgenas e sertanejas. J sua ltima fase potica pode ser vista nos livros posteriores, principalmente em Lira Paulistana (1946), onde se tem uma poesia mais madura, pessoal, sem a ironia e a agitao dos primeiros anos do Modernismo. Os poemas nessa fase so marcados por um tom mais solene, sereno e triste. Em prosa, destaque para os dois romances de Mrio de Andrade: Macunama (1928) e Amar, Verbo Intransitivo (1927). Em Macunama est presente todo o seu nacionalismo e sua forte ligao com o folclore. H uma colagem de anedotas e lendas brasileiras, onde as culturas do norte e do sul convivem juntas. O personagem Macunama, anti-heri (ou "heri sem nenhum carter", como sugere o livro) serve de ponte para a fuso de todas as nossas vertentes culturais, nossas tradies e expresses de linguagem. Em Amar, Verbo Intransitivo, h a denncia da hipocrisia da elite burguesa de So Paulo, bem como uma profunda anlise psicolgica dos personagens que retoma as teorias de Freud e desmistifica a relao

familiar. O mesmo constatado em muitos de seus contos, porm com um cenrio diferente: bairros paulistas tpicos ou suburbanos.

O MOMENTO HISTRICO

Momentos importantes marcariam o cenrio poltico brasileiro logo aps a Semana de Arte Moderna, especificamente dois: vitria de Arthur Bernardes sobre Nilo Peanha para ocupar o cargo de Epitcio Pessoa e a fundao do Partido Comunista Brasileiro. O pleito se desenvolveria contrrio s normas estabelecidas pela Repblica do caf com leite. O representante das oligarquias de So Paulo e Minas Gerais, Arthur Bernardes, concorreria com o representante das oligarquias de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, Nilo Peanha. Tal disputa, infelizmente, no tinha como prioridade propostas concretas de governo para o pas, e sim representava interesses de ordem pessoal e local. Como fruto das acirradas disputas polticas entre as duas oligarquias e a agitao da campanha eleitoral fez com que surgisse entre a classe mdia um descontentamento generalizado. Jovens oficiais militares, representantes da classe mdia tentaria impedir a posse de Arthur Bernardes. Tais oficiais revolucionrios dezessete militares e um civil iniciariam o movimento contra Arthur Bernardes marchando pelas ruas de Copacabana e contra as foras governistas, que possuam um potencial humano de cerca de 3 mil homens. Era uma marcha fatal. O movimento durou apenas 24 horas. Tal movimento ficou conhecido na histria brasileira como Os 18 do Forte. Apesar de ser uma luta desigual ficou conhecido como o sacrifcio por um ideal nas palavras do historiador Edgar Carone. O descontentamento com o governo de Arthur Bernardes foi patente. Tal fato faria eclodir inmeras manifestaes contra a poltica austera impetrada por Arthur Bernardes, tais como o estado de stio, censura imprensa e intervenes nos estados. Era bvio que a classe mdia se manifestaria contra esse sistema de coisas. Surgia uma marcha revolucionria disposta a fazer a revoluo. * Em 5 de julho de 1924, dois anos aps os acontecimentos de Copacabana, estoura uma revoluo em So Paulo em que os militares exigem o fim da corrupo, maior representatividade poltica, voto secreto e justia. Apenas um ms durou o movimento dos tenentes em So Paulo. Foram obrigados a partir para o interior onde se encontrariam com tropas oriundas do Rio Grande do Sul, tendo como comandante Lus Carlos Prestes.Um exrcito de mil homens foi criado e correria o Brasil buscando apoio para a revoluo. O comandante desse exrcito de revoltosos tinha sob o comando Lus Carlos Prestes. No foi fcil. Percorreram em torno de 24 mil quilmetros. Enfrentaram tropas do exrcito, foras regionais, jagunos e os cangaceiros de Lampio. Aps essas batalhas, a Coluna Prestes viu-se obrigada a adentrar por territrio boliviano. Com a eleio de Washington Lus para sucessor de Arthur Bernardes o quadro poltico brasileiro vive um perodo de calma aparente. O pas caminhava para a Revoluo de 30 que culminaria com a ascenso de Getlio Vargas ao poder iniciava-se um novo perodo na histria da poltica brasileira.

Fernando Pessoa:O enigma em pessoa


Nascido em Lisboa, no dia 13 de junho de 1888, Fernando Pessoa perdeu o pai aos cinco anos de idade. Em 1896, a famlia se transfere, levada pelo segundo marido de sua me, para a cidade de Durban, na frica do Sul. L, cursa o secundrio, cedo revelando seu pendor para a literatura. Em 1903, ingressa na Universidade do Cabo. Fernando Pessoa, educado em ingls, adquiriu o gosto pela poesia lendo Milton, Byron, Shelley, Edgar Allan Poe e outros poetas de lngua inglesa. Deixando a famlia em Durban, o jovem estudante, que at pensava em ingls, retorna a Portugal. Fernando Pessoa matricula-se, ento, no Curso Superior de Letras, que logo abandona, e entra em contato com os grandes escritores da lngua portuguesa. Impressiona-se sobremaneira com os sermes do Padre Antnio Vieira (1608-1697) e particularmente com a obra de Cesrio Verde (1855-1886), Em 1908 comea a trabalhar como tradutor de cartas comerciais para empresas estrangeiras. Deste emprego modesto tirar o sustento durante toda a vida. Bomio, encontra-se com os amigos em cafs, especialmente a "Brasileira do Chiado" para discutir literatura. Em 1912 conhece o poeta Mrio de S-Carneiro (1890 - 1916), de quem se tornaria grande amigo. Em Paris, no dia 26 de abril de 1916, S-Carneiro, aps escrever cartas angustiadas a Fernando Pessoa, comete o suicdio. A revista Orpheu, fundada em 1915 por Fernando Pessoa, Mrio de S Carneiro, e outros amigos, como Almada Negreiros e Lus de Montalvor, representa o marco inicial do Modernismo em Portugal. Aps a notoriedade, nem sempre positiva, adquirida com a publicao de Orpheu, Pessoa mergulha em anos de relativa obscuridade. Publica um pequeno volume de poemas em ingls, Antinuos and 35 Sonnets (1918), ensaios e poemas espordicos em algumas revistas, funda outras, envolve-se com o ocultismo e a magia negra, dedica-se ao estudo da astrologia. Em 1934 publica, tomando dinheiro emprestado, o livro Mensagem, e com ele participa do prmio "Antero de Quental". Recebe o prmio de Categoria B. No dia 30 de novembro de 1935, morre de cirrose heptica. Fernando Pessoa nunca teve, em vida, o reconhecimento que merecia. Viveu modestamente, em relativa obscuridade. Em vida, teve apenas dois livros publicados: alguns poemas em ingls e Mensagem. Os heternimos Desde cedo, Fernando Pessoa inventara seus companheiros. Ainda em Durban, imagina os heternimos Charles Robert Anon e H. M. F. Lecher. Cria tambm o especialista em palavras cruzadas Alexander Search e outras figuras menores. Mas seria no dia 8 de maro de 1914 que os heternimos comeariam a aparecer com toda a fora. Neste dia, Pessoa escreve, de uma s vez, os 49 poemas de O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro. Como resposta, escreve tambm os seis poemas de Chuva Oblqua, que assina com seu prprio nome. Logo, inventaria lvaro de Campos e, em junho do mesmo ano, Ricardo Reis. Um semi-heternimo de Pessoa, Bernardo Soares, s em 1982 teve sua obra, O Livro do Desassossego, composta por fragmentos de prosa potica, publicada. lvaro de Campos e Ricardo Reis, assim como o prprio Pessoa, consideravamse discpulos de Alberto Caeiro, mas cada um seguiu os ensinamentos do mestre sua forma, e chegaram at a travar uma polmica muito interessante sobre o fazer potico. A ltima frase de Fernando Pessoa foi escrita em ingls no dia de sua morte:

I know not what tomorrow will bring ou Eu no sei o que o amanh trar O amanh trouxe para Fernando Pessoa uma admirao crescente. Suas obras foram aos poucos sendo publicadas e ele considerado hoje, ao lado de Cames, um dos dois maiores poetas portugueses de todos os tempos. Nenhum poeta, em lngua portuguesa, obteve tanto prestgio em todo o mundo. O obscuro e modesto lisboeta tornou-se, assim, um nome importante em todo o mundo. Graas ao poder da palavra. Graas magia da poesia. Alberto Caeiro (1889 - 1915) Caeiro escreve com a linguagem simples e o vocabulrio limitado de um poeta campons pouco ilustrado. Pratica o realismo sensorial, numa atitude de rejeio s elucubraes da poesia simbolista. Assim, constantemente ope metafsica o desejo de no pensar. Faz da oposio reflexo a matria bsica das suas reflexes. Esse paradoxo aproxima-o da atitude zen-budista de pensar para no pensar, desejar no desejar: Caeiro coloca-se, portanto, como inimigo do misticismo, que pretende ver mistrios por trs de todas as coisas. Busca precisamente o contrrio: ver as coisas como elas so, sem refletir sobre elas e sem atribuir a elas significados ou sentimentos humanos: importante lembrar que os poetas simbolistas, que antecederam Fernando Pessoa, estavam impregnados de forte misticismo, herdado da poesia romntica. Enquanto romnticos e simbolistas carregavam seus poemas de religiosidade, Alberto Caeiro procura, de forma coerente e lgica, afastar-se da reflexo sobre Deus. Ricardo Reis (1887 - 1935?) Se Alberto Caeiro era um campons autodidata desprovido de erudio, seu discpulo Ricardo Reis era um erudito que insistia na defesa dos valores tradicionais, tanto na literatura quanto na poltica. De acordo com Pessoa: "Ricardo Reis nasceu no Porto. Educado em colgio de jesutas, mdico e vive no Brasil desde 1919, pois expatriou-se espontaneamente por ser monrquico. latinista por educao alheia, e um semi-helenista por educao prpria." Discpulo de Caeiro, Reis retoma o fascnio do mestre pela natureza pelo vis do neoclassicismo. Insiste nos clichs rcades do Locus Amoenus (local ameno) e do Carpe Diem (aproveitar o momento). Neoclssico, Reis busca o equilbrio, a "Aurea Mediocritas" ( equilbrio de ouro) to prezada pelos poetas do sculo XVIII. A busca da espontaneidade de Caeiro transforma-se em Reis, na procura do equilbrio contido dos clssicos. Deixa de ser uma simplicidade natural e passa a ser estudada, forjada atravs do intelecto: A linguagem de Ricardo Reis clssica. Usa um vocabulrio erudito e, muito apropriadamente, seus poemas so metrificados e apresentam uma sintaxe rebuscada. Os poemas de Reis so odes, poemas lricos de tom alegre e entusistico, cantados pelos gregos, ao som de ctaras ou flautas, em estrofes regulares e

variveis. Nelas, convida pastoras como Ldia, Neera ou Cloe para desfrutar de prazeres contemplativos e regrados: lvaro de Campos (1890 - 1935?) Fernando Pessoa nos informa que lvaro de Campos: Nasceu em Tavira, teve uma educao vulgar de Liceu; depois foi mandado para a Esccia estudar engenharia, primeiro mecnica e depois naval. Numas frias fez a viagem ao Oriente de onde resultou o Opirio. Agora est aqui em Lisboa em inatividade." Como normalmente acontece com os poetas de carne e osso, o heternimo lvaro de Campos apresenta trs fases distintas em sua poesia. De incio influenciado pelo decadentismo simbolista, depois pelo futurismo e por fim, amargurado, escreve poemas pessimistas e desiludidos. No poema Opirio, o engenheiro Campos, influenciado pelo simbolismo, ainda metrifica e rima. Escreve quadras, estrofes de quatro versos, de teor autobiogrfico e j se apresenta amargurado e insatisfeito: "Eu fingi que estudei engenharia. Vivi na Esccia. Visitei a Irlanda. Meu corao uma avozinha que anda Pedindo esmolas s portas da alegria." Desta fase so tambm a Ode Martima e a Saudao a Walt Whitman. Homenageando o grande escritor norte-americano, Campos, alm de se referir ao conhecido homossexualismo de Whitman, de que parece comungar, revela uma das mais fortes influncias sobre o seu estilo: Os poemas de lvaro de Campos so marcados pela oralidade e pela prolixidade que se espalha em versos longos, prximos da prosa. Despreza a rima ou mtrica regular. Despeja seus versos em torrentes de incontrolvel desabafo. A ltima fase do heternimo lvaro de Campos, em que pontifica o poema Tabacaria, apresenta um poeta amargurado, refletindo de forma pessimista e desiludida sobre a existncia: Assim como Ricardo Reis, tambm lvaro de Campos confessa-se discpulo de Alberto Caeiro. Mas se Reis envereda pelo neoclassicismo ao tentar imitar o mestre, Campos se revela inquieto e frustrado por no conseguir seguir os preceitos de Caeiro. No poema que se inicia pelo verso "Mestre, meu mestre querido", dialoga com Caeiro, revelando toda sua angstia: "Meu mestre, meu corao no aprendeu a tua serenidade. Meu corao no aprendeu nada. (...) A calma que tinhas, deste-ma, e foi-me inquietao."

Bibliografia: http://www.geocities.com/gracilianoramos/mod.htm#mom

http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/literatura/m.riodeandrade.htm http://www.pitoresco.com.br/art_data/semana/ http://fredb.sites.uol.com.br/pessoa.html

You might also like