You are on page 1of 4

Cinema e educao: Um grande encontro1

Resumo: H mais de um sculo o cinema encanta, provoca e comove pessoas em todo o mundo. O cinema celebrado mundo afora como uma grande contribuio para as artes e espetculos, como forma de lazer e engrandecimento da cultura entre os homens. O cinema, enquanto mdia educativa possui grande potencial pedaggico j que mais fcil, tanto para crianas, quanto para adultos, absorver informaes advindas de estmulos audiovisuais. Alm disso, o filme auxilia o professor a romper com o modelo tradicional de aula baseada apenas na explanao, podendo servir tanto para expor contedos quanto para ilustrar conceitos e demonstrar experincias. Decorridos vrios anos de aperfeioamento das tcnicas audiovisuais, os filmes penetram no cotidiano dos alunos pela televeis ao e pelo vdeo, observa-se uma invaso de imagens, uma enorme aprendizagem pelos olhos, cujo alcance pedaggico deve ser avaliado.

Quadrinhos e histria: Novas abordagens no ensino a partir da experincia do PIBID2

Resumo: Nas ltimas dcadas, o universo educacional vem se modificando e, desse modo, adquirindo caractersticas marcadas por um forte sentido de renovao. Nesse mbito, pensar o ensino de historia envolve uma reflexo a cerca das metodologias aplicveis sala de aula, principalmente no que se refere s novas mdias e tecnologias que se tornam aplicveis e necessrias com frequncia cada vez maior no universo escolar. A partir das experincias vividas no PIBID (Programa Institucional de Iniciao a Docncia), buscamos dialogar com essa gama de possibilidades colocando em prtica o ensino de histria atravs da utilizao de histrias em quadrinhos. Em suma, nosso intuito empregar os quadrinhos entendidos aqui como um recurso narrativoimagtico atrativo e abrangente para conduzirmos e incentivarmos o conhecimento e a conscincia histrica nos alunos atravs de fonte histrica distinta daquelas
1

Autor(a): Tamara Naiz da Silva Autor(a):Kaytee Viviane Siqueira

tradicionalmente aplicadas no ensino. Nesse sentido, o uso de HQS como recurso didtico para o ensino de histria teve como origem o conhecimento terico e as experincias que foram aplicadas em sala de aula. Logo, o presente artigo tem por objetivo registrar tal experincia, que nos proporcionou aproximar ensino e prtica a fim de somar aos nossos conhecimentos e formao acadmica, alm de nos oferecer bases de anlise sobre as possibilidades abertas pela aplicao desse novo recurso em sala de aula.

Noes de Metodologia Cientfica para ensinar Histria pela Pesquisa no Ensino Fundamental3

Resumo: Relato de experincia sobre o ensino de noes bsicas da Metodologia Cientfica a alunos do Ensino Fundamental para a iniciao da atividade de pesquisa em Histria. De acordo com Pedro Demo (1997) em Educar pela Pesquisa, a relao professor-aluno se constri quando mediada pelo questionamento e alimentada pela pesquisa para que haja formao de sujeitos com conscincia crtica. Visando desenvolver as habilidades cognitivas inerentes atividade de pesquisa, tais como: observao, questionamento, argumentao, interpretao, formulao de hipteses e criatividade, a partir de aulas problematizadoras, com preocupao em estabelecer uma relao passado-presente, elegemos temas do contedo de histria para realizao de pesquisas bibliogrficas e documentais, atravs do ensino da metodologia de pesquisa, tais como mtodos e tcnicas de leituras, elaborao de resumos, produo de textos, anlise de fontes histricas escritas, materiais, iconogrficas e orais.

Smbolos e metforas no ensino de Histria: uma anlise do tempo da tradio e do tempo da modernidade no filme O Jardim Secreto4 Resumo: A presente comunicao tem como objetivo mostrar o uso de smbolos e metforas como mecanismos de abordagem de processos e categorias do conhecimento histrico no ensino de Histria, podendo partir de diversas fontes, como por exemplo, o cinema. Nesse sentido, o filme O Jardim Secreto, dirigido por Agnieszka Holland
3 4

Autor(a): Rita de Cssia de Oliveira Reis Autor(a): Patrcia Emanuelle Nascimento

(1993), ser analisado sob dois aspectos: o tempo da tradio, representado pelo mundo dos adultos e o tempo da modernidade, traduzido pelo universo constitudo pelas crianas, para tanto, tomaremos como fio condutor a metfora do jardim como lugar da vida ou espao de humanizao.

Formao e prtica do educador5

Resumo: O agente educador ao estender sua alada ao desvelamento dos mecanismos ideolgicos, rechaando a reproduo social de dominao, torna-se um profissional reflexivo que aprimora-se conforme as solicitaes emergidas da sua interao com a realidade do sistema educacional vigente. Desta forma, para modificar uma categoria cotidiana em categorias cientficas precisa-se compreender esta dinmica interpessoal e intrapessoal da absoro dos signos.Isto solicita uma interao social na sala de aula em que se possa trabalhar com a zona de desenvolvimento proximal do sujeito, no qual apropriao dos signos inicia-se no social e perpassa ao individual, tornando indispensvel a interao com o outro.

A construo do Almanaque sobre o Patrimnio Histrico de Vila Boa de Goyaz no sculo XVIII6

Resumo: O presente trabalho est sendo desenvolvido durante o estgio supervisionado no CEPAE-UFG e tem como objetivo mostrar a importncia de ensinar e Educao Patrimonial e responder os seguintes problemas: Qual a importncia de se estudar educao patrimonial em sala de aula e como mostrar esse assunto relevante para os alunos? Por que a criao do almanaque e o porqu dos alunos confeccionarem? Como retratar a criao desse material como um mtodo inovador nas aulas de histria? Dentro dessas questes, vamos analisar e confeccionar o almanaque com os alunos sobre o Patrimnio Histrico-Cultural Vila Boa de Goyaz no sculo XVIII.
5 6

Autoras: Virgina Rachel Cunha de Oliveira e Vanessa Karllen Silva Autor(a): Jessica Fernandes Pinheiro

Teoria, Prxis e Ensino de Histria em Jrn Rsen7

Resumo: As questes que envolvem teoria e prtica so permeadas por ambigidades no interior da reflexo histrica, e o trabalho do historiador, permeado por ambigidades e nuances, em geral tem se desvinculado da funo social que pode exercer na vida prtica dos homens. No presente artigo a inteno analisar estas discusses sob a perspectiva do historiador alemo Jrn Rsen, sobretudo no ltimo livro de sua trilogia, Histria Viva: Teoria da Histria III: formas e funes do conhecimento histrico, alm de uma breve reflexo a respeito das relaes dos historiadores referentes ao Ensino de Histria, a Didtica da Histria, e a Teoria da Histria.

Autor(a): Aline do Carmo Costa Barbosa

You might also like