You are on page 1of 9

Teoria Geral do Direito Civil

Os Bens

54

TTULO III
OS BENS

25. BENS JURDICOS E COISAS JURDICAS


Os bens so tudo aquilo que no seja pessoa e que tiver uma utilidade, isto , que for apto a satisfazer uma necessidade, a realizar uma aptecncia ou a alcanar um fim, sendo por natureza escassos. Ao Direito cabe um papel importante na regulao e na disciplina da atribuio e da circulao de bens. Mas no s as pessoas humanas, tambm as pessoas colectivas carecem de meios para alcanar os seus objectivos e atingir os seus fins. Segundo Gomes da Silva, bens so os meios extra-jurdicos, fsicos ou intelectuais, que sejam hbeis para realizar os objectivos, ou seja tudo o que sirva para o homem atingir qualquer fim. O sentido se bem apreende-se do relacionamento dos objectivos e fins, com os meios que so idneos para os realizar. Esta idoneidade a utilidade. Para o Direito s so bens os meios que sejam juridicamente idneos, isto , que sejam juridicamente afectados realizao de fins lcitos. Bens jurdicos so, assim, tudo o que dentro do domnio da licitude seja ideno para a realizao de fins ou objectivos lcitos. A realizao dos fins lcitos pode carecer, como meios, de condutas de terceiros a realizao dos fins precisa da cooperao de outras pessoas, por aco ou absteno. Mas a realizao dos fins pode tambm ser alcanada atravs do benefcio da utilidade prpria potenciada directamente por coisas, sem mediao de condutas de terceiros.

26. NOO E CARACTERSTICAS DAS COISAS


O art. 202 CC define coisa como tudo aquilo que pode ser objecto de relaes jurdicas. Mas, por um lado, esta definio s acentua o carcter objectivo das coisas, o que alarga excessivamente o seu conceito. E, por outro lado, faz coincidir o conceito de coisa com o de objecto de relaes jurdicas e simultaneamente o contrrio. O art. 202/2 CC, restringe o seu mbito, excluindo as coisas fora do comrcio e as que so, por natureza, insusceptveis de apropriao.. Mas, a mesma coisa que est hoje fora do comrcio, por pertencer ao domnio pblico, pode amanh ser desafectado do domnio pblico e recuperar a comerciabilidade.

Teoria Geral do Direito Civil

Os Bens

55

As coisas so algo que o Direito recebe da vida e que existe j, fora do Direito. As coisas so dados extra-jurdicos. Numa dicotomia sujeito-objecto, a subjectividade, protagonizada pelas pessoas, contrapor-se-ia objectividade, materializada nas coisas. Neste sentido, coisas o que no for pessoa, sendo este o conceito de coisa que aparece definido no art. 202/1 CC. Em sentido jurdico, coisa tudo aquilo que, no sendo pessoa, tenha utilidade, individualidade e seja susceptvel de apropriao. A
UTILIDADE.

S constitui uma coisa jurdica o que puder ser considerado um bem jurdico, isto

, algo que seja idneo como meio lcito para realizao de fins ou objectivos tambm eles lcitos. A utilidade uma das qualidades das coisas jurdicas. A
INDIVIDUALIDADE.

A coisas, como bem ideno para a realizao de fins, encontra a sua

individualidade nessa sua natureza, quer dizer, na sua utilidade. A coisa tem individualidade enquanto bem, na perspectiva do fim que apta a realizar. Uma parte de coisa pode ser considerada uma coisa, desde que possa ser individualmente til, isto , desde que possa individualmente ser idnea como bem, desde que possa servir, por si s, para assegurar ou coadjuvar a realizao de um fim. A
SUSCEPTIBILIDADE DE APROPRIAO.

Est ligada utilidade. S so coisas jurdicas aquelas que

forem pessoalmente apropriveis e utilizveis para a realizao de fins concretos, que puderem ser pelo Direito especialmente afectadas satisfao de fins.

27. CLASSIFICAO DAS COISAS


O art. 203 CC, elenca uma srie de classificaes dicotmicas das coisas, mas que tem um carcter simplesmente indicativo.

27.1 COISAS CORPREAS E INCORPREAS


Coisas corpreas so aquelas que se revelam aos sentidos, que so sensorialmente constatveis O art. 1302 CC limita o objecto do direito de propriedade s coisas corpreas. As coisas corpreas distinguem-se em coisas materiais, que se compem em matria, que tm dimenses, volume e massa, e coisas imateriais, que no tm matria.

Teoria Geral do Direito Civil

Os Bens

56

As coisas incorpreas so aquelas que tm uma existncia meramente social, que no existem no mundo da fsica, mas apenas no da sociedade. So incorpreas os bens intelectuais. discutido se podem ser consideradas coisas incorpreas tambm os direitos. Os direitos, todavia, no so propriamente ben, mas antes a afectao jurdica de bens realizao de detrminados fins das pessoas.

27.2 COISAS NO COMRCIO E COISAS FORA DO COMRCIO


O art. 202/2 CC refere as coisas fora do comrcio como todas as que no podem ser objecto de direitos privados, tais como as que se encontram sobre domnio pblico e as que so, por sua natureza, insusceptveis de apropriao. Esta referncia trs implcita uma dicotomia entre as coisas que estariam fora do comrcio por razes jurdicas, e que seriam as que esto no domnio pblico, e as que esto fora do comrcio por razo da sua natureza, e que seriam as coisas insusceptveis de apropriao. Todavia, as coisas que so, por natureza, insusceptveis de apropriao no so coisas em sentido jurdico. E tambm as coisas que esto juridicamente fora do comrcio no se esgotam nos bens de domnio pblico. Esto ainda fora do comrcio os baldios, que so terrenos que se encontram numa situao e num regime de uso e fruio comunitrios segundo os usos e costumes, com origem muito antiga, imemorial mesmo, que se no integram no domnio pblico, mas que no so tambm, enquanto tais, susceptveis de apropriao paticular.

27.3 COISAS MVEIS E IMVEIS


O Cdigo Civil refere as coisas mveis e imveis nos artigos 204 e 205. No art. 204 CC comea por enumerar as coisas que considera imveis: a) Os prdios rsticos e urbanos; b) As guas; c) As rvores, os arbustos e os frutos naturais, enquanto estiverem ligados ao solo; d) Os direitos inerentes aos imveis mencionados nas alneas anteriores; e) As partes integrantes dos prdios rsticos e urbanos. Define prdio rstico como uma parte delimitada do solo e as construes nele existentes que no tenham autonomia econmica, e prdio urbano como qualquer edifcio incorporado no

Teoria Geral do Direito Civil

Os Bens

57

solo, com os terrenos que lhe sirvam de logradouro. Como parte integrante define toda a coisa mvel ligada materialmente ao prdio com carcter de permanncia. Coisa imvel fundamentalmente o solo e o que lhe esteja ligado com carcter de permanncia. Pertencem ao solo, como coisa imvel, as rvores, os arbustos e os frutos naturais que lhe estejam permanentemente ligados. Tambm pertencem ao solo as guas que tenham com ele ligao permanente. Quando sejamdesligados e separados do solo, tanto as guas, como as rvores, arbustos e frutos naturais ganham individualidade prpria e tornam-se coisas autnomas. O prdio rstico uma poro delimitada do solo, ao qual acrescem as construes que nele estejam implantadas. O prdio urbano tambm o solo onde esteja erigido um edifcio e ainda o solo que sirva de logradouro a esse edifcio propriamente dito. Se sobre o solo no existirem edificaes, o prdio, segundo o art. 204CC, rstico. No critrio do Cdigo Civil, a distino entre prdio rstico e urbano assenta num critrio funcional. O prdio rstico se a sua utilidade prpria residir principalmente no solo, tendo as edificaes que nele existirem uma utilidade apenas instrumental ou acessria; o prdio urbano, se a sua utilidade estiver principalmente nas edificaes, servindo o solo apenas de seu suporte fsico ou de logradouro. Fazem ainda parte dos imveis , segundo a alnea b) do art. 204 CC, as partes integrantes. As partes integrantes so coisas originariamente mveis e autnomas que foram integradas com carcter de permanncia numa coisa imvel e que passaram, assim, a fazer parte dela, perdendo a individualidade e a autonomia que tinham antes e deixando de existir como coisas. A alnea d) do art. 204 CC, inclui nas coisas imveis os direitos inerentes aos imveis, no sendo, no entanto correcto. A actual evoluo do planeamento urbano pode conduzir a uma evoluo da classificao clssica dos imveis em rsticos e urbanos, no sentido da sua classificao em urbanizveis e no urbanizveis. Hoje, o critrio de distino tende a assentar na destinao econmica e funcional. Urbano seria ento o prdio urbanisticamente afectado a construo e inserido em zona urbanizada ou urbanizvel, e rstico o prdio urbanisticamente excludo dessa afectao e no inserido nessas zonas.

Teoria Geral do Direito Civil

Os Bens

58

Outro critrio de distino o critrio fiscal. So rsticos os terrenos situados fora dos aglomerados urbanos, com afectao ou aptido agrcola, as guas e plantaes, os edifcios e construes afectos gricultura que nele existam, e ainda os terrenos que, embora situados dentro dos aglomerados urbanos, tenham destinao agrcola; urbanos, so os que se situem dentro dos aglomerados urbanos e que a no tenham destinao agrcola e os que situem fora dos aglomerados urbanos e estejam afectos construo. De acordo com o critrio civil, o Cdigo da Contribuio Autrquica determina que sempre que um prdio tenha uma parte rstica e urbana, ser globalmente classificado como rstico ou como urbano consoante a que for principal.

27.4 COISAS SIMPLES E COMPLEXAS; COMPOSTAS E COLECTIVAS


So simples as coisas que no podem distinguir-se em mais de uma coisa; so compostas mas coisas que integram na sua unidade uma pluralidade de coisas. Uma coisa pode integrar na sua unidade uma pluralidade de coisas sempre que a utilidade que tenha em si coexista com as diferentes utilidades que tenham as partes que a integram. As coisas complexas classificam-se em coisas compostas e coisas colectivas. So compostas as coisas que tm um tratamento jurdico unitrio, mas cujas partes integrantes, enquanto no forem separadas, so juridicamente tratadas como coisas; so coisas colectivas aquelas que tm um tratamento jurdico unitrio como coisas sem que, todavia, as coisas que as integram deixem de ser tambm autonomamente tratadas como coisas. O art. 206, distingue coisas em singulares e compostas e identifica estas com as universalidades. As universalidades de facto so coisas complexas colectivas. Tm um tratamento jurdico individual e autnomo, sem prejuzo da individualidade jurdica dos seus componentes. As universalidades de direito no so bens jurdicos nem coisas, mas antes formas especiais de tratamento globalizado de situaes jurdicas.

27.5 COISAS FUNGVEIS E INFUNGVEIS


A classificao das coisas em fungveis e infungveis est consagrada no art. 207 CC.

Teoria Geral do Direito Civil

Os Bens

59

So fungveis as coisas que se determinam pelo seu gnero, qualidade e quantidade, quando constituam objecto de relaes jurdicas. A fungibilidade das coisas tem o sentido jurdico de substituibilidade. As coisas fungveis, quando so objecto de relaes ou de negcios jurdicos, podem ser substitudas, no sendo verdadeiramente importante a sua identidade concreta.

27.6 COISAS CONSUMVEIS E NO CONSUMVEIS


Segundo o art. 208 CC, so coisas consumveis todas aquelas cujo uso regular importa a sua destruio ou a sua alienao. So no consumveis as demais. O uso regular a que se refere a lei, o uso que coisa dado como bem, isto , como meio prprio para a satisfao da necessidade ou para a prossecuo do fim que prprio da sua utilidade. H coisas consumveis que perdem a sua existncia e se extinguem ao serem consumidas, mas tambm as h que, sem perderem a sua existncia fsica, so integradas noutras, ou so transformadas ou modificadas em termos tais que perdem a sua individualidade e autonomia como coisas. As coisas consumveis, ao serem consumidas, extinguem-se como coisas, ainda que, numa perspectiva puramente fsica ou qumica, a sua matria possa continuar a existir naquelas outras coisas a que vierem a dar origem.

27.7 COISAS DIVISVEIS E INDIVISVEIS


O art. 209 CC enuncia a classificao das coisas em divisveis e indivisveis. So coisas divisveis, segundo o CC, aquelas que podem ser fraccionadas sem alterao da sua substncia, diminuio do valor ou prejuzo para o uso a que se destinam. O critrio da divisibilidade jurdica das coisas assenta sobre trs factores: a substncia, o valor e o uso. S podem ser tidas como divisveis juridicamente as coisas que possam ser cindidas em partes, sem que percam a sua substncia, sem que se reduza o seu valor e sem que o seu uso prprio seja prejudicado.

Teoria Geral do Direito Civil

Os Bens

60

A indivisibilidade pode ser natural ou substancial, ou legal. A divisibilidade ou indivisibilidade das coisas assume grande relevncia no caso da compropriedade, cujo regime jurdico alargardo pelo art. 1040 CC a todos os demais casos de comunho. Os comproprietrios tm o direito de exigir, a todo o tempo, diviso da coisa comum.

27.8 COISAS PRESENTES E FUTURAS


A classificao das coisas em presentes e futuras est presente no art. 211 CC. So futuras, para o CC, as coisas que no esto em poder do disponente, ou a que este no tem direito, ao tempo da declarao negocial. A lei considera futuras, para alm das coisas que ainda no existem, e que so as que so naturalmente futuras, tambm as coisas alheias, isto , aquelas que j existem, mas que a pessoa que delas dispe no tem ainda em seu poder ou s quais no tem ainda direito. Tambm as coisas alheias, as coisas j existentes mas pertencentes a outrem, podem ser objecto de disposio, desde que o sejam como coisas futuras. Em tais casos, as coisas so objecto de actos de disposio na expectativa da sua futura aquisio pelo disponente. H uma expectativa de que a sua titularidade venha no futuro a ser inscrita na esfera jurdica do disponente. O art. 893 CC permite a venda de bens alheios como futuros.

27.9 COISAS PRINCIPAIS E ACESSRIAS


No art. 210, o CC define coisas acessrias como aquelas que, no constituindo partes integrantes, esto afectadas por forma duradoura ao servio ou ornamentao de uma outra. O critrio de distino reside num vnculo funcional de acessoriedade. As coisas acessrias, que se designam tambm como pertenas, so coisas mveis que desempenham uma funo instrumental ou ancilar em relao coisa principal, que se traduz na afectao ao servio ou ornamentao de outra. So coisas auxiliares de outras. Esta afectao tem de ser duradoura, no sendo suficiente que seja de carcter permanente, pois tratar-se-ia ento de partes integrantes. que as primeiras no esto materialmente ligadas principal e o vnculo de acessoriedade apenas duradouro, enquanto aquelas esto materialmente ligadas principal e o vnculo permanente.

Teoria Geral do Direito Civil

Os Bens

61

O art. 210 contm no seu n 2, uma regra que importa esclarecer. De acordo com a sua letra, os negcios jurdicos que tenham por objecto a coisa principal no abrangem a coisa acessria salvo declarao em contrrio. Este preceito contraria a regra tradicional segundo a qual o acessrio segue o principal. O adquirente da coisa principal tem, por isso, o interesse de fazer constar do contrato quais as pertenas que so abrangidas pelo negcio. Segundo este regime, a compra e venda de uma casa de habitao, por exemplo, no inclui em princpio a respectiva moblia, nem os equipamentos que lhes estejam ligados materialmente de modo permanente. Mas nem a letra nem o esprito exigem que a estipulao seja expressa. s vezes o pacto das pertenas acompanharem a coisa principal tal forma bvia que as partes nem se do ao trabalho de o fazer constar expressamente, como sejam o exemplo do par de sapatos e atacadores.

27.10 COISAS FRUTFERAS E INFRUTFERAS: OS FRUTOS


Esta classificao tem por critrio a produo de frutos. O art. 212 n.1 CC define fruto de uma coisa como tudo o que ela produz periodicamente, sem prejuzo da sua substncia. Esta concepo introduz-lhe duas caractersticas delimitadoras: a periodicidade da sua produo e a preservao da substncia da coisa frutfera. As coisas produzidas aleatoriamente no so frutos, mas sim produtos. Os juros de um depsito a prazo, por exemplo, s devem ser tidos como frutos depois de reinvestida a parte necessria compensao da inflao. S deve, pois, ser tido como fruto de uma aplicao de capital o seu juro real e no o nominal. O mesmo deve ser aplicado mutatis mutandis em todos os casos em que a coisa frutfera carea de investimento peridico ou de despesas de outra ordem para manter a sua potencialidade produtiva. A lei define duas categorias de frutos: os civis e os naturais. Os frutos naturais so os que provm directamente da coisa e os civis so a s rendas ou interesses que a coisa produz em consequncia da relao jurdica. Os frutos naturais podem ser puramente naturais ou frutos industriais. Outra distino assenta ainda na distino entre frutos pendentes e frutos separados. Os art.s 1270 e 1271do CC estabelecem o regime jurdico da percepo dos frutos na posse, consoante a boa ou m f subjectivas do possuidor.

28. AS BENFEITORIAS
As benfeitorias no so coisas, so despesas fitas com as coisas. A lei define-as, no n 1 do art.216, como todas as despesas feitas para conservar ou melhorar a coisa.. Sero benfeitorias

Teoria Geral do Direito Civil

Os Bens

62

as despesas de frutificao, os investimentos destinados a manter ou a aumentar a sua produtividade, o pagamento de taxas que lhe respeitem e de impostos que sobre ela recaiam? A letra do art 216 CC fornece indicaes preciosas. Em primeiro lugar, logo no n 1 pode retirarse que so benfeitorias todas e quaisquer despesas feitas com o fim de conservar e melhorar objectivamente a coisa. Ainda de acordo com o n 3 do citado artigo, as benfeitorias podem ser necessrias, teis e volupturias. Na letra da lei, benfeitorias necessrias so as que tm por fim evitar a perda, destruio ou deteriorao da coisa, sendo o critrio o da indispensabilidade. As benfeitorias teis so as que no sendo indispensveis para a sua conservao, lhe aumentam, todavia, o valor sendo neste caso critrio o aumento do valor objectivo. As benfeitorias voluptrias so as despesas que no sejam necessrias nem aumentem o valor da coisa, mas sirvam apenas para recreio do benfeitorizante. O benefcio emergente da benfeitoria produz-se apenas na pessoa do seu autor. Esta qualificao das benfeitorias tem consequncias importantes no regime da posse, tal como resultante do art. 1273 e 1275 do CC.

You might also like