You are on page 1of 5

SECRETARIA DE EDUCAO DO E STADO DA BAHIA SUPERINTENDNCIA DE EDUCAO PROFISSIONAL- SUPROF DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO PROFISSIONAL DIRDEP

EIXO TECNOLGICO: RECURSOS NATURAIS EMENTRIO: CURSO TCNICO EM AGROPECURIA

Disciplinas da Formao Tcnica Especfica - FTE

CATEGORIA CURRICULAR: Contextualizao:

Agricultura Geral Estudos fundamentais dos sistemas de produo agrcola e sustentabilidade. Consideraes gerais sobre os aspectos econmicos, sociais, ambientais e culturais das atividades agrcolas. Organizao social do trabalho e relaes de produo na agricultura contempornea visando o desenvolvimento socioeconmico com equidade. Estudos fundamentais das abordagens tericas sobre a agricultura sustentvel. O clima: limites e potencialidades. As culturas: caractersticas, limites e potenciais. A transio para a agricultura sustentvel. Elementos e estratgias para uma agricultura sustentvel no mundo agrrio contemporneo. Estratgias, mecanismos e polticas pblicas de enfrentamento do xodo rural. Inovao tecnolgica e crdito rural. A agricultura moderna e suas contradies. Mecanizao do processo produtivo. A comercializao agrcola: colheita, beneficiamento armazenagem e transporte. Infraestrutura, servios e as polticas pblicas para as atividades agrcolas no Brasil. Educao, Legislao e Defesa Ambiental

Estudos fundamentais da educao ambiental: histrico, conceitos, princpios e prticas. Implicao das dvidas ecolgica, social e econmica no contexto global luz das conferncias mundiais sobre o meio ambiente. Discusso e proposies sobre principais questes ambientais. Gesto de resduos slidos e efluentes. Engenharia gentica. Ecossistemas locais/territoriais e posturas ecolgicas para recuperao, preservao e manejo. Estudo da legislao para o meio ambiente: mbito federal e estadual. Conhecimento das sanes penais e administrativas por danos e crimes ao meio ambiente. Planejamento e articulao de aes de responsabilidade civil, reparao do dano ecolgico. Reflexes crticas do conceito ideolgico de desenvolvimento sustentvel, baseando-se em anlise da organizao econmico-social contempornea e sua repercusso no uso dos recursos naturais. Aes de defesa ambiental: combate ao corte de rvore nativa, controle de emisso de gases veiculares, combate ao desperdcio no uso dos recursos naturais e combate degradao da fauna e flora. Certificao ambiental - selo verde, green label e outras ecoetiquetas, uso do tombamento como instrumento jurdico de proteo do patrimnio natural e cultural.

CATEGORIA CURRICULAR: Fundamento:

Administrao e Economia Rural Estudos fundamentais dos processos de gesto e administrao da empresa rural. A importncia econmica e social da agricultura e agroindstria. Discusses e anlises das contingncias mais recentes do setor rural e agroindustrial. Estudo de solues de problemas de ordem administrativa. Perspectivas da cadeia produtiva em nvel regional, nacional e internacional, o papel do gestor agronmico neste processo. Sistema econmico e seus aspectos micro e macroeconmicos. Agronegcio: definio e importncia. Viabilidade econmica e financeira de projetos agropecurios.

Desenho Tcnico e Topografia Estudos introdutrios e tcnicas fundamentais do desenho tcnico e topogrfico. Uso do instrumental. Normas tcnicas. Desenho de letras e smbolos. Conveno e representao de materiais. Escalas. Cotas. Proporcionalidades. Concordncia. Polgonos. Curvas cnicas. Perspectiva: isomtrica e cavaleira. Representao por sistemas de projees ortogonais: vistas principais e auxiliares. Cortes. Leitura e visualizao do desenho. Estudos fundamentais de topografia. Norma tcnicas. Estudos fundamentais de Geodsia. Sistema de Posicionamento Global (GPS). Noes bsicas de Cartografia, planimetria. Utilizao e manuseio de instrumentos topogrficos. Unidades topogrficas. ngulos topogrficos. Orientao, mtodos de levantamento topogrfico. Planta topogrfica. Altimetria. Mtodos de nivelamento. Topologia. Desenho de perfil topogrfico e interpretao sobre curvas de nvel. Taludes. reas. Volumes.

Manejo, Conservao do Solo, Irrigao e Drenagem Estudos fundamentais dos fatores que contribuem para o desgaste do solo. Eroso do solo. Erosividade da chuva. Erodibilidade do solo. Capacidade de uso da terra. O uso e manejo voltados conservao do solo. Prticas conservacionistas do solo e gua. Manejo do solo e da gua. Sistemas de plantio, rotao de culturas e integrao lavoura-pecuria. Equao universal de perdas de solo. Planejamento conservacionista. Pesquisa da conservao do solo. Aplicao dos conhecimentos tcnico-cientficos para recuperao de reas degradadas. Estudos fundamentais da legislao ambiental para aplicao pelo profissional-cidado em questes ambientais correlatas: desertificao, salinizao, poluio, resduos urbanos. Introduo ao estudo da irrigao. Demanda de gua dos projetos. Caractersticas fsicas e hdricas do solo. A disponibilidade de gua no solo. Qualidade da gua para irrigao. Sistemas de irrigao superficial, por asperso, por gotejamento e subterrnea. Manejo da irrigao. Introduo drenagem agrcola. Princpios e teoria da drenagem. Identificao e avaliao da necessidade de drenagem. Projeto. Construo e manuteno de sistemas de drenagem superficial e subterrnea.

Zootecnia Geral

Estudos fundamentais da zootecnia. Importncia social e econmica da produo animal. Evoluo da produo animal no Brasil. Origem e evoluo das espcies. Conhecimentos tericos da domesticao das espcies de animais domsticos. Introduo aos principais temas explorados na zootecnia: bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, avicultura, apicultura, cunicultura, caprinocultura, ovinocultura, bubalinocultura, eqideocultura, piscicultura, suinocultura, bioclimatologia, forragicultura, melhoramento gentico.

CATEGORIA CURRICULAR: Tecnolgico:

Construes e Instalaes Rurais Estudos fundamentais das normas para construes rurais. Materiais, elementos estruturais e partes complementares utilizados nas construes rurais. Tcnicas sustentveis aplicadas aos projetos de construo, ao planejamento, dimensionamento e manuteno de instalaes rurais. Equipamentos necessrios ambincia das instalaes, considerando conhecimentos gerais e caractersticas locais. Implantao de projetos de tratamento de efluentes e resduos das criaes e agropecuria. Realizao de pequenos projetos de instalaes rurais.

Mquinas e Motores Agrcolas Estudos fundamentais da mecanizao agrcola. Socializao de conhecimentos sobre tecnologias que aperfeioam os meios de produo do agricultor. Utilizao de trao animal, manual ou mecnica. Estudos fundamentais dos diferentes tipos de energia e modo de obteno: roda d'gua, carneiro hidrulico, etc. Motores: hidrulicos, eltricos e combusto interna. Mecanismo de transmisso e gerao de energia. Compressores. Bombas hidrulicas. Instalaes frigorficas. Funcionamento e uso dos principais equipamentos agrcolas: tratores, mquinas e implementos agrcolas. Manejo, manuteno e utilizao no preparo do solo, plantio, conduo de lavouras e beneficiamento. Mquinas de interesse zootcnico.Projetos de mecanizao.

Tecnologia de Produtos Agropecurios Estudos fundamentais da importncia da tecnologia de alimentos: a estrutura e a composio qumica dos alimentos. Alteraes dos alimentos. Legislao. Mtodos de conservao de alimentos. Embalagens. Agroindstrias alimentcias. Tecnologia de transformao e conservao de produtos de origem vegetal e animal. Higiene e controle de qualidade. Pscolheita, armazenamento e processamento de frutas, hortalias, gros, razes e tubrculos.

CATEGORIA CURRICULAR: Instrumentais:

Extenso Rural Estudos do histrico da Extenso Rural no Brasil e no Nordeste. Anlise da nova Extenso Rural no Brasil: desafios, novos paradigmas e contextualizao. O papel da Extenso Rural no

desenvolvimento sustentvel: metodologias participativas e difuso das inovaes tecnolgicas. Anlise dos modelos agrcolas, sustentabilidade socioeconmica, ambiental e fixao do homem no meio rural. Articulao entre relaes de trabalho e educao no meio rural. Processos de comunicao e organizao das comunidades rurais. Planejamento e avaliao de programas de extenso, considerando a qualificao humana e profissional. Compreenso histrico-crtica e discusses sobre a Revoluo Verde. Pequena produo: desafios e propostas alternativas. Agricultura Familiar e Agroecologia.

Olericultura, Fruticultura e Silvicultura Estudos fundamentais das principais culturas olercolas e frutcolas origem, classificao botnica, principais espcies e caractersticas regionais. Importncia econmica da olericultura, fruticultura e silvicultura. Sazonalidade da produo. Exigncias nutricionais e adubao. Mtodos e tcnicas para implantao e manejo dos cultivos. Principais doenas e pragas e seu controle ecologicamente sustentvel. Colheita, classificao e embalagem dos produtos. Importncia da fruticultura de clima tropical. Tcnicas de produo de mudas e manejo cultural das principais frutferas de clima tropical no Brasil, no Nordeste e no territrio de identidade. Estudo de cultivo de acordo com caractersticas climticas regionais e territoriais. Planejamento de projetos. Pesquisa das aplicaes prticas do manejo na qualidade ps-colheita. A eficincia de fertilizantes, defensivos agrcolas e fitoreguladores. Certificao varietal e sanitria - sua importncia numa fruticultura sustentvel. A problemtica das replantaes e alternativas ecolgicas. Preparao do terreno para novas plantaes. Manuteno da fertilidade do solo, sustentabilidade e controle de infestantes. Tecnologia ps-colheita. Controle biolgico e uso de tratamentos de baixa toxicidade. Manejo econmico e sustentado das florestas tropicais. Classificao, composio e estruturas dos povoamentos silviculturais. Crescimento e desenvolvimento das rvores e dos povoamentos. Stios florestais. Tipos de regenerao: natural e artificial. Projeto Florestal. Estudos dos diversos tipos de silvicultura. Implantao, proteo e manejo sustentvel de florestas. Preservao da madeira. Utilizao dos produtos florestais. Manejo de reas silvestres. Desmatamento. Legislao Florestal, Plantas silvestres utilizadas na alimentao humana. Comercializao e manejo ambiental.

Culturas Regionais Identificao e valorizao das culturas regionais: aspectos ambientais, sociais e econmicos. Integrao entre culturas regionais e economia solidria. Descrio do contexto agrcola local e territorial com base nas caractersticas ambientais e socioeconmicas que viabilizam o melhor cultivo. Colheita e produtividade das culturas anuais, fisiologia e morfologia vegetais, caractersticas climticas da regio e do territrio de identidade, importncia socioeconmica. Principais culturas de acordo com o territrio regional. Aplicao dos princpios de sustentabilidade no controle de doenas, pragas, plantas daninhas. Planejamento e execuo da colheita e ps-colheita.

Zootecnia I - Avicultura, Cunicultura, Piscicultura, Carcinocultura, Apicultura, Ranicultura

Estudos fundamentais da criao de aves, coelhos, peixes, camares, abelhas e rs no Brasil, na Bahia e no territrio de identidade. Caracterizao das raas e tipos. Melhoramento e reproduo. Alimentao. Manejo nas diferentes fases de criao. Instalaes. Controle sanitrio. Planejamento da criao. Culturas orgnicas. Instalaes. Produo comercial de ovos. Instalaes e manejo de apirios. Estudos fundamentais da apicultura: aspectos da agressividade das abelhas, polinizao, melhoramento das abelhas e manejo sanitrio. Zootecnia II - Suinocultura, Ovinocaprinocultura Estudos fundamentais da criao de porcos, carneiros e ovelhas no Brasil, na Bahia e no territrio de identidade. Caracterizao das raas e tipos. Melhoramento e reproduo. Alimentao. Manejo nas diferentes fases de criao. Instalaes. Controle sanitrio. Planejamento da criao. Zootecnia III- Bovinocultura, Bubalinocultura, Equinocultura Estudos fundamentais da criao de gado, bfalos e cavalos no Brasil, na Bahia e no territrio de identidade. Caracterizao das raas e tipos. Melhoramento e reproduo. Alimentao. Manejo nas diferentes fases de criao. Instalaes. Controle sanitrio. Planejamento da criao. Raas bovinas de corte. Manejo dos animais por categoria. Sistemas de produo de para corte. Manejo das pastagens para produo de carne. Abate dos animais. Qualidade das carnes. Rastreamento dos animais. Sanidade dos rebanhos. Importncia da bovinocultura leiteira. Raas leiteiras. Manejos. Instalaes e equipamentos utilizados em bovinocultura leiteira.

Defesa Sanitria Animal Vida, sade e enfermidade: fundamentos e conceitos. Terminologia mdica. Sistema imunolgico dos animais. Vacinas e soros. Elementos de teraputica veterinria. Mtodos de explorao clnica semiologia. Estudo da topografia do corpo dos animais. Etapas de um exame clnico. Tcnicas de profilaxia animal. Mtodos de colheita de material para anlise. Mtodos de conteno dos animais. Legislao sanitria. Sanidade de sunos, caprinos, coelhos, bovinos e aves.

You might also like