You are on page 1of 16

Motor Diesel Vantagens na utilizao do Biodiesel Vantagens do Eco leo Dvidas mais freqentes leos Vegetais Biodiesel Caractersticas

do Biodiesel

p02 p04 p05 p08 p11 p13

Meio Ambiente: Responsabilidade com o futuro p16

Em 1895 o Dr. Rudolf Diesel desenvolveu o motor Diesel com o objetivo de fazer com que rodasse com vrios tipos de leos vegetais.

Aps a sua morte, a indstria do petrleo criou um tipo de leo que denominou de "leo Diesel" que, por ser mais barato que os demais combustveis, passou a ser largamente utilizado.

Foi esquecido, desta forma, o princpio bsico que levou sua inveno, ou seja, um motor que funcionasse com leo vegetal e que pudesse ajudar de forma substancial no desenvolvimento da agricultura dos diferentes pases.

A abundncia de petrleo aliada aos baixos custos dos seus derivados fez com que o uso dos leos vegetais casse no esquecimento.

Mas os conflitos entre pases e o efeito estufa foram elementos que marcaram de forma definitiva a conscincia do Desenvolvimento Auto-sustentvel pelos ambientalistas.

Dessa maneira, a fixao do homem no campo e o aumento do consumo de combustveis fsseis fez com que houvesse, mais uma vez, a preocupao com a produo de leo vegetal para ser utilizado em motores. Alm do uso como

combustvel, o leo vegetal tem inmeras aplicaes dentre as quais destacamos:

Indstria de Alimentos. Uso em aquecedores, lanternas e fornos. Como solvente de tintas e adesivos qumicos. Como leo de limpeza para peas e mquinas. Lubrificante geral. Uma alternativa ao petrleo e s suas aplicaes.

Por que usar Biodiesel?


O preo da gasolina, diesel e derivados de petrleo tendem a subir. A cada ano o consumo aumenta e as reservas diminuem. Alm do problema fsico, h o problema poltico: a cada ameaa de guerra ou crise internacional, o preo do barril de petrleo dispara.

Efeito estufa, que deixa nosso planeta mais quente, devido ao aumento de dixido de carbono na atmosfera. A queima de derivados de petrleo contribui para o aquecimento do clima global por elevar os nveis de CO2 na atmosfera.

energia renovvel. No Brasil h muitas terras cultivveis que podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas, principalmente nos solos menos produtivos, com um baixo custo de produo.

constitudo de carbono neutro. As plantas capturam todo o CO2 emitido pela queima do biodiesel e separam o CO2 em Carbono e Oxignio, neutralizando suas emisses.

Contribui ainda para a gerao de empregos no setor primrio, que no Brasil de suma importncia para o desenvolvimento social e prioridade de nosso atual governo. Com isso, segura o trabalhador no campo, reduzindo o inchao das grandes cidades e favorecendo o ciclo da economia auto-sustentvel essencial para a autonomia do pas.

Muito dinheiro gasto para a pesquisa e prospeco do petrleo. O capital pode ter um fim social melhor para o pas, visto que o biodiesel no requer esse tipo de investimento.

A maior parte dos veculos da indstria de transporte e da agricultura usam atualmente o diesel. O biodiesel uma alternativa econmica, tendo a vantagem de ser confivel, renovvel e fortalecer a economia do pas gerando mais empregos.

Como fonte de biocombustvel j uma realidade em expanso. O uso como combustvel proporciona ganho ambiental para todo o planeta, pois colabora para diminuir a poluio e o efeito estufa.

Beneficia os agricultores e contribui para o crescimento econmico dos municpios, pois reduz a exportao de divisas e permite a reduo de custo desse insumo.

A viabilidade do uso direto foi comprovada na avaliao dos componentes do motor, que no apresentou qualquer tipo de resduo que comprometesse o desempenho.

importante ressaltar que, para a utilizao do biocombustvel, no foi realizada nenhuma adaptao em caminhes, tratores ou mquinas.

O biocombustvel uma fonte limpa e renovvel de energia que vai gerar emprego e renda para o campo, pois o pas abriga o maior territrio tropical do planeta, com solos de alta qualidade que permitem uma agricultura auto-sustentvel do Plantio Direto; topografia favorvel mecanizao e a nao mais rica em gua doce do mundo, com clima e tecnologia que permitem a produo de duas safras ao ano.

Por outro lado, o diesel do petrleo um combustvel no-renovvel. O petrleo leva milhes de anos para se formar.

Substitui o diesel nos motores sem necessidade de ajustes. O produtor rural estar produzindo seu combustvel. Diminuio da poluio atmosfrica. Reduo de custos na propriedade. O produtor no compra o Eco leo, a comercializao ser por meio de permuta, ou seja: troca de mercadorias como, por exemplo, o produtor entrega o girassol e recebe o Eco leo.

O produtor estar fazendo rotao de culturas em sua propriedade, incorporando nutrientes na sua lavoura. de conhecimento de todos as vantagens que o nabo forrageiro proporciona ao solo, e a cultura de milho subseqente, fixando nitrognio e fsforo, alm da aero, que suas razes pivotantes deixam em reas de plantio direto, principalmente.

O Eco leo usado puro nos motores, porm aceita qualquer percentual de mistura com o diesel, pois um produto miscvel. O Eco leo um combustvel renovvel e a sua grande vantagem que, na formao das sementes, o gs carbnico do ar absorvido pela planta. Pode ser usado em motores sem nenhuma modificao. O calor produzido por litro quase igual ao do diesel.

- Pouca emisso de partculas de carvo. O Eco leo um ster e, por isso, j tem dois tomos de oxignio na molcula. Na queima do biodiesel, ocorre a combusto completa. necessria uma quantidade de oxignio menor que a do diesel.

uma fonte de energtica renovvel, a exemplo de todos os produtos originrios do ciclo produtivo da agroindstria. Nesse ciclo, a energia que est armazenada nos vegetais, no caso o gro da soja, transformada em combustvel e depois da combusto uma parte destina-se operao de um sistema como um motor, e outra retorna para a nova plantao na forma de CO2 O CO2 combinado com a energia solar realimenta o ciclo.

A rigor, qualquer alterao no combustvel ou mesmo a adoo de combustveis alternativos, diferentes do leo diesel, exige adaptaes no motor, mas em misturas do biodiesel com diesel, o motor no requer modificaes, adaptando-se bem a misturas com concentraes definidas de biodiesel. Assim, no seriam necessrias alteraes na tecnologia (peas e componentes) e de regulagem. Apenas preciso que o biodiesel tenha uma qualidade definida. Por ser um produto natural e biodegradvel, surgem problemas de degradao natural. Ao utilizar o Eco leo voc estar utilizando qualidade. necessrio que se tenha uma qualidade definida tanto para o produto puro, quanto para a mistura com diesel, e que seja estabelecido uma especificao, j que obrigatrio atender s regulamentaes nacionais, a exemplo da portaria 310 da ANP (Agncia Nacional do Petrleo) para o diesel, que exige determinada qualidade para o combustvel que assegura uma operao normal do veculo, sem alteraes importantes. To logo sejam estabelecidos os critrios de qualidade, a tecnologia do biodiesel pode ser aplicada imediatamente no mercado consumidor.

Os leos vegetais usados na produo do biodiesel podem ser obtidos do girassol, nabo forrageiro, algodo, mamona, soja, canola.

O que o biodiesel?
um combustvel obtido a partir de leos vegetais como o de girassol, nabo forrageiro, algodo, mamona, soja e canola.

Porque usar o biodiesel?


Porque o Biodiesel uma energia renovvel e, portanto, uma alternativa aos combustveis tradicionais, como o gasleo, que no so renovveis. Porque reduz determinadas emisses poluentes e emisses de dixido de carbono que o gs responsvel pelo efeito estufa que est alterando o clima em escala mundial. Porque promove o desenvolvimento da agricultura nas zonas rurais mais desfavorecidas, criando empregos e evitando a desertificao. Porque reduz a dependncia energtica do nosso Pas e a sada de divisas pela poupana feita na importao do petrleo bruto. Porque economicamente vivel.

Qualquer motor pode consumir biodiesel?


O biodiesel pode ser utilizado em motores diesel, puro ou misturado com diesel fssil numa proporo que vai de 5 a 50%. 1 99 %.

Lavoura de Girassol em Chapado do Cu/GO.

Quais as desvantagens do biodiesel?


Apesar de ser um combustvel renovvel, a sua capacidade de produo limitada, pois depende das reas agrcolas disponveis que tero, tambm, de ser usadas para fins alimentares. Portanto, s poder substituir, parcialmente, o gasleo.

Qual o objetivo da produo industrial?


Chamar a ateno para a potencialidade do nosso pas na produo de biodiesel derivado do leo de girassol, nabo forrageiro, algodo, mamona, soja e canola. 1- Porque economicamente vivel. 2- Por que existe a matria-prima e a mo-de-obra em abundncia.

10

Uma das principais utilizaes dos leos vegetais num futuro prximo ser na produo de biodiesel como alternativa ao diesel derivado do petrleo.

O que Biodiesel
Biodiesel um combustvel de queima limpa derivado de fontes naturais e renovveis como os vegetais. Tal qual o diesel derivado de petrleo, o biodiesel opera em motores de ignio-combusto. O uso do biodiesel em motores convencionais a diesel resulta na reduo substancial de hidrocarbonetos, monxido de carbono e matria particulada.

Propriedades qumicas: o biodiesel tem propriedades fsicas muito semelhantes ao diesel. As emisses, no entanto, so menores.

Como feito o Biodiesel


O Biodiesel feito a partir de leos vegetais ou de gordura animal, ou seja, recursos renovveis. biodegradvel e pode ser misturado a outros combustveis.

11

Os leos vegetais podem reagir quimicamente com um lcool para produzir steres. Esses steres, quando usados como combustveis, levam o nome de biodiesel. Atualmente, o biodiesel produzido por um processo chamado transesterificao. O leo vegetal filtrado e processado com materiais alcalinos para remover gorduras cidas. , ento, misturado com lcool e um catalisador. As reaes formam steres e glicerol, que so separados.

O mercado do Biodiesel
O Biodiesel esbarra em obstculos como a falta de regulamentao em nvel de consumo. Estima-se que teremos condies de gerar, no Brasil, biodiesel correspondente a 8% de todo o diesel consumido. Provavelmente ser usado numa mistura com o diesel convencional.

12

O biodiesel mais seguro do que o diesel de petrleo. O ponto de combusto do biodiesel na sua forma pura de mais de 300 F contra 125 F do diesel comum. Equipamentos a biodiesel so, portanto, mais seguros.

A exausto do biodiesel menos ofensiva. Seu uso resulta numa notvel reduo dos odores, o que um benefcio real em espaos confinados. Seu cheiro se assemelha um pouco com o cheiro de batata frita. No foram noticiados casos de irritao aos olhos. Como o biodiesel oxigenado, ele apresenta uma combusto mais completa.

Biodiesel no requer armazenamento especial. Na sua forma natural pode ser armazenado em qualquer lugar onde o petrolo armazenado, e pelo fato de ter maior ponto de fuso ainda mais seguro o seu transporte.

O biodiesel funciona em motores convencionais. Como j foi dito, o biodiesel no requer modificaes pra operar em motores j existentes.

Como j foi dito, o biodiesel renovvel, contribuindo para a reduo do dixido de carbono.

13

O biodiesel pode ser usado sozinho ou misturado em qualquer

quantidade com diesel de petrleo.

Aumenta a vida til dos motores por ser mais lubrificante. biodegradvel e no-txico.

Procedimentos iniciais para a utilizao do Eco leo


1- Disponibilizar, em sua fazenda, um tanque para o armazenamento. Como sugesto, tenha um reservatrio de no mnimo 5.000 litros. 2- O Eco leo far uma limpeza no tanque de sua mquina, por isso, recomendamos a troca do filtro de leo nas primeiras 100 horas de uso. 3- Com o tempo devero ser substitudas as mangueiras que levam o Eco leo do tanque ao motor. 4- Procurar uma mistura inicial gradativa. 5- Limpeza dos bicos injetores (sujeira).

14

Lavoura de Nabo Forrageiro em Chapado do Cu/GO.

15

Todos necessitam dos benefcios da modernidade. Desta forma contribumos com a degradao do meio ambiente. Em diferentes situaes causamos impactos ambientais de grande amplitude, degradando a qualidade de vida e sade humana, resultado da agresso atmosfera e deteriorizao de zonas verdes.

Direito das Geraes Futuras Dever da Humanidade


Em Chapado do Cu/GO todos os segmentos da sociedade local esto
Bioempenhados em contribuir na reduo dos elementos poluentes. A WJC

Armazns Gerais, acreditando neste esforo, produz hoje um combustvel capaz diesel Eco leo, de reduzir consideravelmente os ndices de agentes poluidores. a conscincia de todos garantindo s geraes futuras o direito vida neste universo que recebemos dos nossos antepassados.

16

You might also like