You are on page 1of 18

COMENTRIO: a) Incorreta.

O Princpio da Inrcia ou a Primeira Lei de Newton, que diz que um corpo permanece em repouso ou em movimento retilneo uniforme at que um agente externo (uma fora) atue sobre ele. O item no discrimina se o movimento curvilneo ou retilneo uniforme. Caso ele seja curvilneo, existe a ao de uma fora externa, a resultante centrpeta, responsvel pelo movimento circular uniforme. b) Incorreta. No movimento de queda livre, ou seja, desprezando a resistncia do ar, tanto o tempo de queda quanto o valor da velocidade de dois corpos abandonados de uma mesma altura, no dependem da massa dos mesmos. c) Correta. Levando em considerao que o raio mdio da Terra possui um valor constante e o valor da constante da Gravitao Universal, o campo gravitacional gerado pela Terra, para pontos bem prximos da superfcie, em virtude da sua massa dado por: Assim, como a acelerao local determina a variao da velocidade de um corpo em queda livre, esta grandeza depender apenas da massa da Terra (INDEPENDENDO DA MASSA DO CORPO). d) Correta. Para qualquer referencial que esteja em repouso ou em movimento retilneo uniforme (referencial inercial), todas as leis da mecnica so vlidas. e) Correta. Tanto o Sol como as chamadas estrelas fixas podem ser considerados um referencial inercial em relao ao nosso planeta. Resposta: Alternativas A e B

COMENTRIO: Alguns estudantes, de forma imediata, poderiam concluir que a alternativa correta seria a alternativa B. Porm, no momento do chute, devemos nos preocupar com as foras resistivas existentes no local, j que a gravidade a uma altura de 3000m sofre uma variao muito pequena (cerca de 1%). Logo, o efeito de rarefao do ar, ou seja, menos molculas que originam foras resistivas, fazem com que a bola tenha uma velocidade maior durante a sua trajetria.

Resposta: Alternativa E

COMENTRIO:
Devemos ter cuidado com o enunciado desse problema, pois o mesmo pede para desprezar a mensurabilidade (medida) da velocidade do som, sendo esta infinita. Neste caso, o barulho ouvido instantneo. Deste modo, devemos levar em considerao apenas o movimento de queda livre da moeda. Logo:

Resposta: Alternativa B

COMENTRIO: Agora, levemos em considerao a velocidade do som, citada como sendo igual a 300m/s.

Para VS = 300m/s e g = 10m/s2, temos que:

O valor que mais convm a altura aproximada de 19m. Resposta: Alternativa C

COMENTRIO:
A leitura da balana determinada pela fora normal sobre a ampulheta. Em t = 0,001s, ou seja, 3,6 segundos, imediatamente no instante em que a ampulheta foi virada a normal igual ao peso inicial do sistema. A partir desse instante, a areia vai caindo e realizando colises com a parte inferior do sistema, aumentando a indicao da fora sobre a balana, ou seja, temos um aumento da reao normal em funo dos pequenos impulsos ocasionados pela queda dos gros de areia. Quando toda a areia se deposita no fundo da ampulheta, a indicao da balana retorna ao valor inicial. Resposta: Alternativa D

COMENTRIO: a) Incorreta. Do aflio (ponto mais afastado do Sol) para o perilio (ponto mais prximo do Sol), os planetas descrevem um movimento acelerado, enquanto que, do perilio para o aflio, trata-se de um movimento retardado. b) Correta. Observe o comentrio do item (a). c) Correta, Observe o comentrio do item (a). d) Correta. A Primeira Lei de Kepler ou Lei das rbitas afirma que os planetas descrevem trajetrias elpticas em torno do Sol. e) Correta. Ainda de acordo com a Primeira Lei de Kepler ou Lei das rbitas, o Sol ocupa um dos focos da trajetria elptica descrita.

Resposta: Alternativa A

COMENTRIO: A velocidade de rbita da Terra pode ser determinada pela seguinte expresso: Onde R o raio mdio da Terra e T o perodo de translao, dado por: T=365x24x60x60 s, da:

Resposta: Alternativa C

COMENTRIO:

A velocidade mdia de rotao da Terra dada por:

Onde R o raio da Terra e T o perodo de rotao, dado por: T=24x60x60s, da:

Portanto, a velocidade mxima para um observador no Sol, dada pela soma das velocidades de rotao e translao, que ser:

Resposta: Alternativa D

COMENTRIO: Note que, pelas massas das estrelas serem iguais, o centro de massa do sistema est no ponto mdio do segmento que une as duas estrelas, e este o ponto no qual ambas esto orbitando em torno, ento temos:

Por outro lado, a velocidade pode ser escrita como:

Da:

*Note que em todos os itens, falta a constante gravitacional G,o que torna a resposta dimensionalmente errada. Resposta: A equipe de Fsica do Colgio Ari de S Cavalcante conclui que nenhuma das alternativas est correta.

COMENTRIO: Observe que, aps a coliso, utilizando o princpio da conservao da energia para o sistema projtil+bloco, temos ento:

Para a coliso, temos a conservao do momento linear, que dada por:

Resposta: Alternativa E

COMENTRIO:

Dados do problema, sabendo que o homem citado hipermetrope, pois o ponto prximo dele vale 100cm: - Ponto Prximo: p = -100cm - Distncia do objeto ao homem: p = 25cm Aplicando a equao de Gauss para o problema, temos que:

Resposta: Alternativa C

COMENTRIO:

a) Incorreta. Pois a energia potencial gravitacional est sendo convertida em energia cintica de rotao a cada instante, o que indica que para a energia aumentar, a velocidade angular tambm deve aumentar. b) Correto. A energia potencial gravitacional transformada em energia cintica de translao e energia cintica de rotao. c) Correto. Adotando o solo como nvel de referencia, no ponto mais baixo do plano a energia potencial gravitacional mnima. d) Correto. Pois a variao de energia potencial gravitacional maior no ponto mais baixo do plano, portanto, mais energia potencial foi transformada em energia cintica. e) Correto. Pois a variao de energia potencial gravitacional foi a mesma, porm, parte dela foi convertida tambm em energia cintica de rotao, o que torna menor a velocidade translacional.
Resposta: Alternativa A

COMENTRIO:

Como o sistema est em equilbrio, a trao no fio 1, tem mdulo igual ao peso da esfera, da:

Da:
Resposta: Alternativa E

COMENTRIO:

O volume acima do nvel da gua dado por: V - fV, logo, quando o navio afundar, a altura do nvel da gua ir aumentar por uma variao de volume igual ao volume que afunda, ento temos:

Resposta: A equipe de Fsica do Colgio Ari de S Cavalcante conclui que nenhuma das alternativas est correta.

COMENTRIO: Admitindo que no haja troca de calor com o meio, temos, pelo princpio fundamental da calorimetria:

Resposta: Alternativa C

10

COMENTRIO: Utilizando a definio de capacidade trmica e analisando no grfico uma variao de temperatura de 10C para 30C para os corpos A e B, temos que: - Bloco A

- Bloco B

Resposta: Alternativa E

COMENTRIO: Comparando a escala arbitrria X com a escala em Celsius, temos que:

Resposta: Alternativa B

11

COMENTRIO:

Analisando o grfico da questo devemos identificar a curva de vaporizao do diagrama de fases da substncia. Note que, para uma presso de 7,0 Torr (eixo das abscissas), a temperatura na qual a gua ferve vale +6C.
Resposta: Alternativa D

COMENTRIO: O problema em questo um problema clssico do eletromagnetismo. Uma esfera condutora imersa num campo uniforme gera um campo fora da esfera que uma superposio de um campo uniforme e o campo gerado por um dipolo eltrico no centro da esfera. O campo dentro da esfera por se tratar de um condutor em equilbrio eletrosttico nulo, porm o campo na superfcie no uniforme e obtido por tcnicas que esto alm do contedo cobrado por est prova, portanto a soluo no se encontra entre os itens dados como opo. Resposta: A equipe de Fsica do Colgio Ari de S Cavalcante conclui que nenhuma das alternativas est totalmente correta.

12

COMENTRIO: Considerando o basto longo o suficiente para que possamos desconsiderar o efeito de suas bordas, podemos aplicar a Lei de Gauss para determinar o campo eltrico gerado para distribuio de cargas em questo prximo a superfcie do basto. O campo considerado ter simetria radial e mdulo igual a:

a) Correta. Basta olhar para a expresso do mdulo do campo nas proximidades do basto. b) Correta. Observe o comentrio do item (a). c) Correta. Por conta da distribuio de cargas o campo independe da posio angular ao longo do eixo do fio tendo simetria radial mas mudando em mdulo e direo a medida que nos deslocamos para as bordas do fio. d) Correta. Visto de longe o fio carregado se apresenta como pontual, dessa forma tendo seu modulo variando com o inverso do quadrado da distncia. e) Incorreta. No h como isso ocorrer para configurao de cargas em questo. Resposta: Alternativa E

COMENTRIO:
Podemos pensar no capacitor antes de colocar o dieltrico como sendo dois capacitores em srie com capacitncias e .Quando preenchemos ambos os capacitores com um material de constantes dieltricas e suas capacitncias agora ficam e .O problema se resume a encontrar o capacitor equivalente dos capacitores e associados em srie.

Resposta : Alternativa D

13

COMENTRIO: O enunciado da questo est muito confuso, pois faria muito mais sentido se o parmetro D fosse considerado a distncia da imagem formada a partir do objeto, em relao ao orifcio da cmara escura. Desse modo, para que a imagem seja visualizada, ela corresponder ao mximo central de difrao em uma fenda. Observe a figura a seguir:

A largura do mximo de difrao, ou seja, a visualizao de apenas um pico de intensidade, determinada para m = 1. Logo, temos que:

Note tambm que:

Como D>>d, podemos considerar o ngulo muito pequeno de modo que:

Como se trata de uma estimativa, temos que:

Resposta: Alternativa E

14

COMENTRIO:

Adotando arbitrariamente o sentido da corrente como mostra a figura1. A questo pede para calcular o valor de i3.

Fig1.

Fig2.

Fig3. Calculando a resistncia equivalente entre os pontos A e B.

15

Na malha ACEFDBA -2i = 0 No ponto C Da No ramo EF temos: Mas REF

Tambm podemos escrever

Resolvendo para

Resposta: Alternativa: A

COMENTRIO:

Considerando que cada passo possui um valor mdio de 1,2m, temos que o nmero de passos para uma maratona de 42km (42000m) ser dado por:

Resposta: Alternativa A

16

COMENTRIO: Considerando que uma barra de cereal possui um comprimento mdio de 10cm (0,1m). Para uma linha de 100m, temos que, o nmero de barras de cereal ser dado por:

Resposta: Alternativa B

COMENTRIO:

Considerando que, pausadamente, cada unidade leva 1 segundo para ser contada, podemos afirmar que:

Convertendo esse tempo para horas (uma hora corresponde a 3600s), temos que:

Resposta: Alternativa C

COMENTRIO:

Suponha a potncia dissipada por uma lmpada de poste comum igual a .Considere que um quarteiro de uma cidade seja um quadrado de lado onde em cada lado existam 10 casas com 4 moradores cada,o que daria em mdia 100 habitantes por quarteiro.Podemos estimar quantos quarteires dever ter a cidade dividindo o nmero de habitantes total pelo nmero de habitantes em cada quarteiro.Teremos na ordem de quarteires.Supondo que em cada lado do quarteiro existam 3 postes teramos na ordem de postes no total.Levando em conta que cada poste ilumina a uma potncia de , multiplicamos o nmero de postes pela potncia dissipada por cada um obtemos assim uma potncia total na ordem de .
Resposta: Alternativa E

17

COMENTRIO:

Considerando que a populao do nosso planeta constituda de homens, mulheres e crianas, podemos considerar que a massa mdia por habitante vale 60kg. Sabemos que, aproximadamente, 70% do nosso corpo constitudo por gua, substncia a qual possui uma densidade de 1kg/L. Logo, podemos afirmar que a massa mdia de gua, por habitante, vale 70% de 60kg, ou seja, 42kg, o que corresponde a um volume de gua de 42 litros. Para uma populao de 6 bilhes de habitantes, temos um volume total dado por:

Resposta: Alternativa C

18

You might also like