You are on page 1of 3

9

ELETRICIDADE: CIRCUITOS ELTRICOS


Experimento 4. Capacitores

OBJETIVOS
Construir um circuito simulando uma chave comutadora. Observar como varia a tenso e a corrente em um capacitor quando este submetido a um processo de carga e descarga em um circuito RC.

INTRODUO
Um capacitor formado por duas placas condutoras separadas por um isolante. Quando se estabelece uma diferena de potencial entre estas placas h fluxo de carga para elas, de modo que uma fica carregada positivamente e a outra negativamente. A carga q que um capacitor armazena proporcional diferena de potencial U em seus terminais. A constante de proporcionalidade a capacitncia C. Ou seja,

q =U C

C=

q U

No SI a unidade de capacitncia o farad (F) e definido como a capacitncia de um corpo ou dispositivo que armazena a carga de 1 C quando submetido tenso de 1 V: 1 farad (1 F) = 1 coulomb / 1 volt Nos diagramas esquemticos os capacitores so representados pelos smbolo:

Para que serve um capacitor? O capacitor utilizado em circuitos eletrnicos para: converso de corrente alternada para contnua; circuito de receptor de rdio tal que para cada valor de capacitncia, o receptor sintoniza determinada estao de rdio (determinada freqncia); diviso de freqncias, bloqueando correntes contnuas e alternadas de baixas freqncias, deixando passar correntes alternadas de freqncias altas, como em uma msica para separar os agudos (freqncias altas).

Capacitores podem ser construdos das mais diversas maneiras (fig. 4.1). Em geral eles so classificados de acordo com o dieltrico que fica entre as suas placas: ar, leo, polister, eletrlito, etc. Alm da prpria capacitncia, um parmetro importante a tenso eltrica mxima que o capacitor suporta. Esta tenso pode variar de milhares de volts para capacitores cermicos at alguns poucos volts para capacitores eletrolticos. Se esta tenso for ultrapassada o capacitor pode ser destrudo chegando mesmo a explodir.

FSICA

NOME _________________________________ ESCOLA________________________________ EQUIPE_____________SRIE______________ PERODO_____________ DATA ____________

Figura 4.1 Alguns tipos de capacitores

CAPACITORES ELETROLTICOS
Em nossos experimentos utilizaremos apenas capacitores eletrolticos. Estes capacitores so formados pela ao de um eletrlito sobre uma placa metlica, geralmente alumnio. O eletrlito reage com o metal produzindo uma finssima camada de material isolante. As placas deste tipo de capacitor so a placa metlica de um lado e o eletrlito do outro. Como estes dois materiais condutores esto separados por uma camada muito fina de isolante, este tipo de capacitor apresenta grande capacitncia em dimenses relativamente pequenas (fig. 4.2).

Figura 4.2 Capacitores eletrolticos

Uma caracterstica importante dos capacitores eletrolticos que, quase sempre, eles apresentam polaridade. Se esta polaridade for invertida o capacitor corre o risco de explodir ou, pelo menos, ser irremediavelmente danificado. Sempre observe na cobertura do capacitor a indicao da polaridade antes de ligar o circuito.

MATERIAL
Placa de montagem Multmetro Fonte de corrente contnua 5 cabos banana-banana 10 conectores simples 2 resistores de 560 1 capacitor eletroltico 1000 F

PROCEDIMENTO
Ajuste a fonte para 10 V. Monte o circuito RC (resistor/capacitor), como mostra a figura 4.3. A chave comutadora pode ser simulada por um cabo banana-banana colocado nos terminais da placa: um terminal fixo e outros dois para os terminais A e B.

Figura 4.3 Medindo a tenso

ATENO!!! Observe a polaridade do capacitor eletroltico! O plo negativo est indicado por uma faixa no corpo do capacitor. Utilize o multmetro na escala 20-DCV (fundo de escala de 20 V, corrente contnua). Feche o circuito em A para que o capacitor seja carregado e observe a tenso U at esta se estabilizar, ou seja, at o capacitor estar carregado totalmente. Aps o capacitor se carregar totalmente, feche o circuito em B, e verifique o que acontece com a tenso.

Repita o procedimento, fazendo a medida da corrente i, inserindo o ampermetro em srie como mostra a figura 4.4.

Figura 4.4 Medindo a corrente

Repita as observaes substituindo o resistor de 560 em srie.

por dois resistores de 560

QUESTES
1) Durante o processo de carga do capacitor, como variam a corrente e a tenso? E na descarga? 2) O que voc observa quando utiliza dois resistores em srie? 3) Calcule a quantidade mxima de carga armazenada no capacitor. Esta carga varia quando colocamos dois resistores em srie?

You might also like