You are on page 1of 10

A IMPORTNCIA E A CONTRIBUIO DA FILOSOFIA PARA A EDUCAO SILVA, Vanessa Gomes da1 ANSAI, Rosana Beatriz Orientadora (Prof. Ms.

FAFIUV)

RESUMO Acredita-se que a Filosofia leva ao trabalho de pensar, refletir, raciocinar e, assim, despertar o senso crtico e, conseqentemente, auxiliar a construir uma nova viso de sociedade, onde se pressupe que a educao a principal responsvel pelas transformaes da mesma. Desse modo, este trabalho visa pesquisar e compreender a importncia e a contribuio da filosofia para a educao. Mais especificamente, consistem em apontar as caractersticas do pensamento filosfico, os principais filsofos que contriburam para os fundamentos da Educao e ainda, relatar a importncia do ensino da Filosofia na escola. O presente estudo se utiliza de dados tericobibliogrficos. A rea de abrangncia do tema se situa no campo das cincias sociais, voltada para a educao, principalmente para a Filosofia da Educao. PALAVRAS-CHAVE: Filosofia, Educao, sociedade.

1 INTRODUO

Ao analisarmos o contexto educacional atual, percebemos que comum ouvir que a educao est em crise. Na verdade, tal crise no novidade. No decurso de toda a histria da Educao possvel constatar educadores que escreveram sobre tal crise. Ela no se deve somente ao fator econmico, e sim, qualidade educacional apresentada. nesse sentido, ento, que se apresenta o tema Filosofia na Educao. Acredita-se que a Filosofia leva ao trabalho de pensar, refletir, raciocinar e, assim, despertar o senso crtico e, conseqentemente, auxiliar a construir uma nova viso de

Acadmica do 1 ano do curso de Filosofia noturno e do 2 ano do curso de Pedagogia vespertino da Faculdade Estadual de Filosofia, Cincias e Letras de Unio da Vitria PR

sociedade, onde, pressupe-se que a educao a principal responsvel pelas transformaes da mesma. Historicamente, pode-se ver que a educao vem sofrendo modificaes, as quais, por sua vez, visam torn-la mais adequada realidade. Entretanto, a Filosofia afirma que a partir do convvio e da ao do homem com e sobre a realidade, que ele se forma e se estrutura. Assim sendo, constata-se que o senso comum a respeito da educao o de uma formao fragmentria, incoerente, desarticulada, enfim, totalmente desprovida de certeza. Enquanto na conscincia filosfica acontece o contrrio, pois, uma concepo com total coerncia, unidade e articulao. E ainda fornece educao uma reflexo sobre a sociedade na qual est situada. Entretanto, compreende-se que a educao est aberta a questionamentos. Por isso, acredita-se que a Filosofia uma das muitas alternativas para se tentar pensar a educao como instrumento de transformao social Dessa forma, concorda-se com LUCKESI (1990, p.33) quando afirma que, a reflexo filosfica sobre a educao que d o tom a pedagogia, garantindo-lhe a compreenso dos valores que, hoje, direcionam a prtica educacional e dos valores que devero orient-la para o futuro. Ento, se constata que a Pedagogia nada mais do que uma concepo filosfica da Educao, a qual deve ser exercida na prxis, para obter seus melhores resultados. A partir destas consideraes, este trabalho tem por objetivo geral pesquisar a importncia e a contribuio da Filosofia para a Educao. Mais especificamente, consistem em apontar as caractersticas do pensamento filosfico, os principais filsofos que contriburam para os fundamentos da Educao e ainda, relatar a importncia do ensino da Filosofia na escola. Por conseguinte, necessrio extrair dados de fontes, onde encontramos os lugares e situaes que precisamos para pesquisar. Ento, para isso, o presente estudo se utiliza de fontes terico-bibliogrfica. Sendo assim, a rea de abrangncia do tema se situa no campo das cincias sociais, voltada para a educao, mais especificamente para a Filosofia da Educao. Em suma, compreende-se que no se educa somente para educar, mas tambm para realizar um fim: aperfeioar, despertar o homem para o mundo ou para sua

liberdade, ajustar uma natureza, construir o progresso coletivo, inventar, entre muitas outras coisas. Da, a filosofia de cada ser em si.

2 ALGUMAS CARACTERSTICAS DO PENSAMENTO FILOSFICO

Desde o sculo VI a. C., quando ocorreu o surgimento da Filosofia, ela foi posta como uma nova ordem de pensamento. No entanto, no podemos afirmar que o fato de ser uma nova ordem de pensamento seja suficiente para definir a filosofia. Nela, h liberdade de pensamento, portanto, se torna uma tarefa impossvel encontrar uma definio pronta. Encontraremos, sim, uma constante busca pelo aprender a filosofar. Como diz o grande filsofo alemo Emmanuel Kant, No h filosofia que se possa aprender; s se aprende a filosofar. (In: PILETTI, 1988, p.12). Nesse sentido, importante saber a o sentido etimolgico da palavra Filosofia, que vem do grego philosophein, que em sua estrutura verbal significa amar a sabedoria, entendida como reflexo do homem acerca da vida e do mundo. Assim, entendemos que a filosofia no a sofia mesma, cincia e sabedoria ao mesmo tempo, e sim, o desejo, a procura por essa sofia. Desse modo, PILETTI (1988, p.13) relata:

A essncia da Filosofia a procura do saber e no sua posse. Se [...] procura e no posse, podemos dizer que o trabalho filosfico um trabalho de reflexo. A palavra reflexo vem do verbo latino reflectere, que significa voltar atrs. Filosofar, portanto, significa retomar, reconsiderar os dados disponveis, revisar, examinar detidamente, prestar ateno e analisar com cuidado.

Com efeito, entendemos que a filosofia o meio pelo qual o homem se torna crtico, pois, a partir do momento em que passa a pensar, refletir, analisar os conceitos da sociedade, que se v como um membro com possibilidade de viver e de alterar o funcionamento desta. E, somente assim que conseguimos expor idias novas e interagir sobre o meio em que vivemos. Por conseguinte, no aceitamos exclusiva e unicamente o que nos posto como certo a ser seguido. Sendo assim, quando comeamos ento, a filosofar, comeamos tambm a ponderar a cotidianidade dos seres humanos. Para reforar o exposto acima, informa LUCKESI (1990, p.22):

Filosofia um corpo de conhecimento, constitudo a partir de um esforo que o ser humano vem fazendo de compreender o seu mundo e dar-lhe um

sentido, um significado compreensivo. Corpo de conhecimentos, em Filosofia, significa um conjunto coerente e organizado de entendimentos sobre a realidade. [...] Desse modo, a filosofia corpo de entendimentos que compreende e direciona a existncia humana em suas mais variadas dimenses.

Em geral, a filosofia est presente em ns o tempo todo, basta que seja despertada e posta em ao. Como diz Lencio Basbaum (In: LUCKESI, 1990, p.23)

A filosofia no , de modo algum, uma simples abstrao independente da vida. Ela , ao contrrio, a prpria manifestao da vida humana em sua mais alta expresso. Por vezes, atravs de uma simples atividade prtica, outras vezes no fundo de uma metafsica profunda e existencial, mas sempre dentro da atividade humana, fsica ou espiritual, h filosofia [...]. A filosofia traduz o sentir, o pensar e o agir do homem. Evidentemente, ele no se alimenta da filosofia, mas, sem dvida nenhuma, com a ajuda da filosofia.

importante ressaltar o que CORDI (2000, p.18) fala a respeito da grande lio que os filsofos gregos nos deixaram: nunca se conformar com as estruturas existentes como se fossem as nicas possveis. Quem quer ser criativo no seu momento histrico deve refletir atenta e criticamente: preciso filosofar.

FILOSOFIA

EDUCAO:

PRINCIPAIS

FILSOFOS

QUE

CONTRIBUIRAM PARA OS FUNDAMENTOS EDUCACIONAIS

A filosofia sempre esteve ligada Educao, como ordem de pensamento que visa tornar o homem um ser preocupado em esclarecer e participar da realidade em que vive. Em tal caso, consideramo-la como sendo uma reflexo (radical, rigorosa e de conjunto) sobre os problemas reais apresentados no mbito educacional. Ento, com relao ao papel filosfico na educao, cabe salientar que, consiste tambm nessa reflexo sobre os problemas que a realidade educacional apresenta. Ento, assim como na realidade social, na educacional o papel da filosofia tambm o de despertar o senso crtico das pessoas. Demerval Saviani (1989) nos aponta que a construo do pensamento se inicia pelo emprico, passando pelo abstrato e assim, chegando ao concreto. Do mesmo modo, segundo ele, em termos de concepo de mundo, se d a passagem do senso comum conscincia filosfica. A correspondente passagem do homem do mundo obscurecido em que vive, para o novo mundo visvel e real que pode, certamente, proporcionar a si

mesmo e consequentemente ao seu semelhante. Conforme, afirma SAVIANI (1989, p.13):

Conclui-se que a passagem do senso comum conscincia filosfica condio necessria para situar a educao numa perspectiva revolucionria. Com efeito, esta a nica maneira de convert-la em instrumento que possibilite aos membros das camadas populares a passagem da condio de classe em si para a condio de classe para si. Ora, sem a formao da conscincia de classe no existe organizao e sem organizao no possvel transformao revolucionria da sociedade.

A educao uma questo que vem sendo debatida desde os tempos antigos at a atualidade, por filsofos e educadores, partindo do ponto que ela responsvel pelo processo de formao das faculdades intelectuais, morais e fsicas do ser humano. Logo, exponhamos que o papel educacional da filosofia, se concentra no desenvolvimento do senso crtico, aumentando a conscincia reflexiva do homem, dirigida a si e ao mundo. De acordo com isso, MORANDI (2002, p.17) nos coloca um conceito para a educao, associado conscincia filosfica:

A educao: este termo exprime o princpio gerador dos comportamentos individuais culturais e sociais, assim como saberes inscritos em cada um. A educao designa o processo que vincula um sujeito ao seu meio ambiente prximo, a um sistema de sociedade, de cultura e de valores (no qual tomam lugar as instituies educativas) e lhe permite integrar-se. Essa dimenso formadora-fundadora o desafio de uma realizao, de uma liberdade, do sentido da prpria empresa educativa, objetos da reflexo filosfica.

Nesse sentido, levamos ao conhecimento, que no podemos falar em educao sem falar de ser humano. Ento, percebemos que, em qualquer sociedade h uma concepo diferenciada de homem, pois, cada uma projeta nele uma imagem ideal, ou seja, o homem ideal para fazer parte dela. A educao sistematizada se originou na Grcia, por meio do mtodo dialgico. Sendo assim, destacamos o primeiro grande educador da histria: Scrates. Segundo ele, o conhecimento est dentro de cada homem, s necessita ser despertado. Ento, para isso, ele usa do seu mtodo dialogado, onde proporcionava dilogos crticos com seus interlocutores, fazendo com que, atravs das interrogaes feitas por ele, pudessem dar a luz as suas prprias idias. Afirma ainda que o educador no deve dar a resposta dvida do educando, e sim, estimul-lo para que procure dentro de si essa resposta.

Scrates diz que cada um de ns pode ser filsofo. Contudo, para que isso acontea, devemos ser conhecedores da nossa prpria ignorncia e, estarmos em constante busca pelo verdadeiro conhecimento, que se d para alm das aparncias das coisas materiais, no mundo das idias, imutvel e perfeito. Plato, discpulo de Scrates, pode ser considerado o fundador da teoria da educao. Afirmava que s possvel chegar ao conhecimento verdadeiro atravs do mtodo que props: a dialtica. Esta era um meio de refutar as afirmaes propostas pelas pessoas. Para ele, o verdadeiro conhecimento se encontra no mundo das idias, o qual, s atingimos quando deixamos para trs o mundo sensvel. Em suma, diz que, o que sabemos foi contemplado pela alma no mundo das idias. No entanto, a educao proposta por Plato visava a formao moral do homem perante o Estado. Aristteles, outro grande filsofo grego, possua uma viso bem diferente de Scrates e Plato, discordando do idealismo platnico. Desenvolveu uma teoria voltada para o real. Segundo ele, a finalidade da educao no ser humano a sua busca pela felicidade ou pelo bem, que est no mais alto grau do funcionamento da natureza humana, ou seja, na razo, que exerce a funo de direcionar a conduta humana. Santo Agostinho e Santo Toms de Aquino aperfeioam tais teorias: a platnica, o primeiro, e a aristotlica, o segundo. Todavia, levam em considerao o lado religioso. Com relao ao ensino, ambos admitem que Deus seja o verdadeiro mestre que ensina dentro de nossa alma, porm sublinha a necessidade da ajuda exterior. Joo Ams Comnio, tambm acreditava em Deus, mas inovou no pensamento filosfico-educacional dando mais importncia didtica, dimenso que a educao medieval no levava em conta. Afirmou que o objetivo educacional deve ser alcanado pelo domnio de si mesmo, o qual assegurado pelo conhecimento de si mesmo e de todas as coisas teis. Mais tarde, surge o Iluminismo, um movimento que procurava levar as luzes da razo por todos os lugares, no se prendendo a o dogmatismo e sim, a racionalidade. A educao iluminista, assim como a sua cientificidade, era livre de influncias religiosas, permitia a liberdade de pensamento. No auge desse movimento, Jean Jacques Rousseau, inaugurou uma nova fase na educao. Foi o principal precursor da Escola Nova, promovendo uma volta natureza, de forma que o aluno no precisava s ser instrudo, mas tambm caberia a

ser, naturalmente livre, sem represses, restringindo-se as experincias. Nesse sentido, caberia ao professor conduzir o aluno ao caminho que ele deve seguir, o professor no ensina, organiza as idias e as repassa, fazendo com que os alunos aprendam. Joo Henrique Pestalozzi evidencia seu desejo em juntar o homem natural e a realidade histrica. Karl Marx e Friedrich Engels colocam que a educao deve ser igual para todos, operrios e burgueses. Antonio Gramsci, tambm com uma viso marxista, compreende que o ser humano s constri sua personalidade digna pela capacidade de produzir a prpria existncia por meio do trabalho. Sendo assim, afirma que a escola pode alienar o individuo a sociedade, dando vantagem ao capitalismo. John Dewey priorizava a experincia como o principal fator de interesse em aprender. Afirmou que a educao escolar deve ser realizada ao mximo junto com a prpria vida, pois, esta uma constante experincia e, consequentemente uma aprendizagem, e, o papel da escola de proporcionar rapidez nesse processo. Ento, nesse caso, o professor somente deveria orientar o aluno naquilo que tem interesse, incentivando-o a experimentar. Maria Montessori expe que no se deve ajudar diretamente uma criana a sair de uma dificuldade, nem tampouco censurar o trabalho feito; a atividade, segundo ela, deve ser intensa e interessante. Quanto ao professor sovitico Anton Semionovich Makarenko, PILETTI (1991, p.165) nos relata:
[...] Makarenko prope a substituio da escola burguesa baseada nos mtodos ldicos o jogo pela escola baseada no trabalho produtivo. A escola deve ser uma comunidade (um coletivo) a servio da produo de bens econmicos. De acordo com Makarenko os educadores s tm sentido como membros da comunidade, e sua liberdade est condicionada aos interesses do grupo, o qual, por sua vez, faz parte de uma comunidade maior.

Para o professor francs Clestin Freinet a atividade natural da criana se desenvolve no grupo em cooperativa, e, no devemos interromper esse ciclo natural, mas tambm no podemos entreg-la por completo atividade espontnea do jogo. Seu mtodo procura, acima de tudo, oportunizar a criana de exteriorizar seus pensamentos e seus sentimentos por meios de expresso com a mxima liberdade possvel.

O escocs Alexander Sutherland Neill, prope uma escola onde a autoridade substituda pela responsabilidade e a disciplina, pela liberdade, e afirma que, s num ambiente no repressivo a criana manifestaria sua criatividade. No Brasil, segundo assegura PILETTI (1991) o movimento escola-novista vinha se impondo desde 1920, mas, seu grande marco foi com o Manifesto dos pioneiros da Educao Nova, cujos principais signatrios foram Fernando de Azevedo, Ansio Teixeira e Loureno Filho. Sendo algumas de suas propostas: nfase para a educao pblica, a escola nica e a co-educao, a laicidade, a gratuidade e obrigatoriedade do ensino elementar, descentralizao do sistema escolar, ensino ativo, uso da psicologia na educao e a renovao metodolgica. Fernando de Azevedo emprega a questo de que o indivduo deve se adaptar ao grupo social que pertence e que, cabe ao ensino elementar fornecer a base para tornar possvel a coeso social. Ansio Spinola Teixeira defende a escola nica, aberta a todos, sem qualquer espcie de distino e, deve servir de instrumento para a reconstruo social. Manuel Bergstrn Loureno Filho. Este segue a vertente mais psicologista da Escola Nova. Tal vertente procura reduzir os problemas sociais a questes tcnicopedaggicas e at psicolgicas. Para ele a escola psicopedagogicamente adequada significa j a democratizao social. Ressalta PILETTI (1991, p.178).

4 FILOSOFIA E SEU ENSINO: A IMPORTNCIA DESTA NA ESCOLA

A educao dentro de uma sociedade no se manifesta como um fim em si mesma, mas sim, como um instrumento de manuteno ou transformao social. Porquanto, necessita de meios que orientem os seus caminhos. Enfim, toda sociedade possui valores norteadores de sua prtica educacional, logo, no esta que estabelece os seus fins, mas a reflexo filosfica que se encontra dentro de determinada sociedade. LUCKESI (1990) Ainda sobre a questo enfatiza LUCKESI (1990, p.31):

As relaes entre Educao e Filosofia parecem ser quase naturais. Enquanto a educao trabalha com o desenvolvimento dos jovens e das novas geraes de uma sociedade, a filosofia a reflexo sobre o que e como devem ser ou desenvolver estes jovens e esta sociedade.

Em suma, a filosofia sempre esteve presente na educao, dando-lhe direcionamento por meio de seus pressupostos e influenciando as prticas exercidas pelos professores. So os pensadores da educao que, ao critic-la, propiciam que ela avance no sentido de buscar a transformao da sociedade.

5 CONSIDERAES FINAIS

Conclui-se ento, a partir do estudo realizado que desde a sua criao, o papel fundamental e base da filosofia o de tornar o ser humano um ser inconformado com o que lhe posto, um ser crtico que, a partir da liberdade que possui, (pois todo homem livre, basta que desperte isso dentro de si), construa e seu prprio pensamento e suas prprias concluses sobre o meio e a realidade a qual vive. Desse modo, constatamos que as concepes filosficas so compostas por uma enorme pluralidade e riqueza. Pois a filosofia no um mundo fechado, pronto e perfeito, mas um mundo aberto, em pleno desenvolvimento. (COTRIM, 1992) E assim, com base no que foi pesquisado at ento, percebemos com clareza a tamanha importncia que a filosofia possui para com a educao, sendo que esta, como principal responsvel pela transformao da sociedade necessita formar cidados crticos e construtivos, o que na certeza, ressaltado pela filosofia, pois um ser no filsofo tambm pode se considerar um ser no social. Porque um indivduo que no faz filosofia, consequentemente no faz sociedade. Ento, cabe a escola desde cedo influenciar na vida do ser humano, tentando o despertar do sono padronizado que lhe imposto, para assim, acordar, construir e fazer parte de uma sociedade livre para pensar e agir.

REFERNCIAS

CORDI, Cassiano. Et al. Para Filosofar. So Paulo: Scipione, 2000. COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: para uma Gerao Consciente. LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educao. So Paulo: Cortez, 1990. MORANDI, Franc. Filosofia da Educao. So Paulo: EDUSC, 2002.

10

PILETTI, Claudino. Filosofia da Educao. 3 ed. So Paulo: tica, 1991. PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. Filosofia e Histria da Educao. 6 ed. So Paulo: tica, 1988. SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia cientfica: a construo do conhecimento. 6 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. SAVIANI, Demerval. Educao:do senso comum conscincia filosfica. 9 ed. So Paulo: Cortez, 1989.

You might also like