You are on page 1of 3

Estudo Dirigido - Histria da Psicologia - Prof.

Felipe Paiva Talita Tarsila Gomes de Almeida - Matrcula 112220342 Questo 01 - Disserte sobre a diferena entre os conceitos de Sujeito Moderno e Ps-Moderno. (Texto Referncia: Nascimento e Morte do Sujeito Moderno | Livro: A Identidade Cultural na Ps-Modernidade | Stuart Hall) O Sujeito Moderno, tambm chamado de Sujeito do Iluminismo, estava baseado numa concepo da pessoa humana como um indivduo totalmente centrado, unificado, dotado das capacidades de razo, de conscincia e de ao, cujo "centro" consistia em um ncleo interior (essncia) imutvel, que permanecia essencialmente o mesmo ao longo da existncia do indivduo. Este centro essencial do "eu" era a identidade de uma pessoa, que consistia em uma concepo individualista no sentido da autonomia. J o Sujeito Ps-Moderno, no apresenta uma identidade fixa, essencial ou permanente. A identidade torna-se uma "celebrao mvel", formada e transformada continuamente em relao s formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam. definida historicamente, e no biologicamente. O sujeito assume identidades diferentes em diferenes momentos, identidades que no so unificadas em torno de um "eu" coerente. Dentro de ns segundo Hall, h identidades contraditrias, se empurrando em direes opostas, de tal modo que nossas identificaes esto sendo continuamente deslocadas. Desta forma podemos concluir que o sujeito previamente vivido como tendo uma identidade nica e estvel est se tornando fragmentado, composto no de uma via nica, mas de vrias identidades, algumas vezes contraditrias ou no-resolvidas. Correspondentemente, as identidades esto entrando em colapso, como resultado de mudanas estruturais e institucionais. O prprio processo de identificao, atravs do qual nos projetamos em nossas identidades culturais tornou-se mais provisrio, varivel e problemtico na modernidade tardia. Questo 02 - De acordo com Lus Claudio M. Figueiredo, h determinadas pr-condies para o advento da Psicologia enquanto Cincia. Elabore um texto. (Texto Referncia: Precondies Socioculturais para o Aparecimento da Psicologia como Cincia no Sculo XIX) | Livro: Psicologia uma (nova) introduo| Lus Claudio M. Figueiredo)

No livro Psicologia - uma (nova) introduo de Lus Cludio M. Figueiredo, especificamente no segundo captulo, Pr-Condies Socioculturais para o Aparecimento da Psicologia como Cincia no Sculo XIX, nos deparamos com duas condies fundamentais para o advento do conhecimento cientfico da Psicologia: uma experincia muito clara da subjetividade privatizada (nossa individualidade, relacionada aos nossos desejos mais ntimos de liberdade e responsabilidade nas decises, aquilo que est dentro de ns e que somente ns temos contato) e a experincia da crise desta mesma subjetividade (ocorrida mediante transformaes culturais ao longo dos anos, tais como religiosidade, arte, valores, costumes ou mesmo uma crise social, quando uma tradio cultural contestada e surgem novas formas de vida, ocasionando perda de referncias coletivas). Nesse ponto o homem percebe que conceitos como liberdade, individualidade e igualdade no passam de meras iluses. H inclusive um choque, quando este descobre no existir muita diferena entre os homens. No entanto, vale a pena ressaltar que as referidas transformaes se deram na esfera da sociedade: socialmente, politicamente e economicamente. E somente a partir do reconhecimento da instncia individual do homem dentro desta mesma sociedade que a Psicologia aceita como cincia, j tendo como uma das provveis tarefas revelar essa iluso compreendida na idia de que temos o controle das nossas vidas - a chamada crise da soberania do "eu". Com isso, percebe-se claramente a necessidade das crises da subjetividade privatizada, a fim de que a psicologia seja cientfica. A iluso da liberdade e da igualdade so pedras fundamentais na construo dos questionamentos humanos e, obviamente, na conduo da psicologia como uma cincia independente, pois a crise da subjetividade requer uma soluo, e o caminho a se percorrer est na Psicologia. Questo 03 - De acordo com Michel Foucault, a Psicologia no pode ser compreendida como uma Cincia. Examine esta formulao. (Textos Referncia: O Triedro dos Saberes| Psicanlise, Etnologia | Livro: As Palavras e as Coisas| Michel Foucault) A Cincia toma o mundo de maneira objetiva, tornando a realidade matematizvel. todo saber adquirido que tem por finalidade explicar, de modo racional e objetivo, a realidade. Baseia-se em fatos, e surgiu da necessidade do ser humano querer saber como funcionam as coisas. Consiste em um conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observao, a experimentao dos fatos e um mtodo prprio. Partindo deste pressuposto, para Foucault a Psicologia deve ser compreendida apenas como 'meia-cincia', uma vez que descreve fenmenos subjetivos (no-observveis) e no atende a critrios cientficos,

como espao e tempo. A Psicologia no produz seu prprio conhecimento, nem constitui um espao nico: utiliza e aplica mtodos das cincias propriamente ditas (filosofia, matemtica e biologia), e compe-se enquanto uma multiplicidade, construindo novas abordagens que implicaro em maneiras distintas de eleger um objeto de estudo. Em decorrncia desta constituio mltipla e dinmica da Psicologia possvel perceber a formao de um saber que se fabricou de diferentes formas, sendo descabido enquadr-la como uma unidade, ou uma universalidade.

You might also like