You are on page 1of 24

Testes de Portugus do 7 ao 12 ano...

Este blogue Hiperligado a partir daqui Fotografia Este blogue Parte superior do formulrio Parte inferior do formulrio Hiperligado a partir daqui Fotografia Mostrar mensagens com a etiqueta A Estrela. Mostrar todas as mensagens Mostrar mensagens com a etiqueta A Estrela. Mostrar todas as mensagens 5.3.11 Guio de leitura integral 1. Numera (de 1 a 20) por ordem cronolgica as sequncias narrativas que constituem a aco do conto. Sequncias narrativas Pedro avista a estrela e deseja t-la. No dia seguinte, Pedro acorda sobressaltado porque pensa que lhe roubaram a estrela. A aldeia fica dividida ao saber do roubo da estrela. Pedro sai de casa de noite com o intuito de ir buscar a estrela. No outro dia, as pessoas da aldeia no reconhecem a estrela e chamam o latoeiro para dar o seu parecer Ao jantar, Pedro tenta passar despercebido e evita conversar com os pais. Pedro dirige-se ao campanrio e sobe torre da igreja. Pedro fica desiludido, dado que a estrela perdeu o brilho. Pedro conclui que a estrela s brilha noite.

Pedro rouba a estrela e esconde-a numa caixa, no seu quarto. Pedro esclarece que a estrela s brilha noite. noite, a estrela recupera o seu brilho. Um velho d pelo desaparecimento da estrela. Inesperadamente, Pedro desequilibra-se e cai desamparado no cho do adro. Pedro desmascarado pela me e esta queima-se ao tocar na estrela. Pedro coloca definitivamente a estrela no seu lugar O pai de Pedro determina que seja o filho a repor a estrela no seu lugar Os pais de Pedro ficam preocupados com o seu comportamento. Pedro sobe sem hesitar torre da igreja com a estrela presa cintura. Toda a gente chorou a sua morte. 2. Podemos dividir esta narrativa em cinco momentos distintos. 2.1 Delimita-os, sintetizando o seu contedo. 2.2 Atribui um ttulo a cada um dos momentos. 3. Pedro um menino muito determinado. 3.1 Explica a razo desta afirmao. 3.2 Ele tambm tinha um desejo. 3.2.1 Qual era esse desejo? 3.2.2 Conseguiu concretiz-lo? 3.2.2.1 Como? Descreve as situaes por que teve de passar para realizar o seu sonho. 3.3 Quando por fim chegou a casa, trepou janela, que deixara aberta, e meteu-se na cama. 3.3.1 Como se sentia o protagonista? 3.3.2 Que fez ele ainda antes de adormecer? 4. Na manh seguinte, acordou tarde. 4.1 Como reagiu a me ao ver o filho a dormir? 4.2 O que fez o Pedro mal acordou? 4.3 Como se comportou ele? Porqu?

5. Passou assim o dia muito quieto e portanto muito triste [...]. 5.1 O que achava a me desta atitude? 5.2 E o pai, que dizia ele? 6. noite, Pedro verificou que a sua estrela voltara a brilhar. 6.1 Como foi que o descobriu? 6.2 O que fez de seguida? 7. No dia seguinte, ao acordar, o menino foi ver se ela ainda l estava. 7.1 O que encontrou ele? 7.2 Que pensamentos teve? Justifica com elementos textuais. 8. Aconteceu ento que no dia seguinte se levantou na aldeia um burburinho [...]. 8.1 O que que estava a acontecer? 8.2 Que reaco tiveram as pessoas? 8.3 E Pedro, que fez ele? 9. Certa noite, a me descobriu tudo... 9.1 Como fez tal descoberta? 9.2 Que reaco teve ao olhar para o filho? 9.3 O que fez de seguida? 9.3.1 E que consequncias teve a sua reaco? 9.4 Como reagiu o pai? 10. Atenta agora no tempo e no espao onde decorre a aco. 10.1 Faz um levantamento de todas as marcas temporais. 10.2 Quantos dias decorreram desde o roubo da estrela at reposio desta no seu lugar? 10.3 Identifica os vrios espaos descritos no texto. 10.3.1 Qual nos descrito com mais pormenor? Porqu? 11. Centra-te no narrador. 11.1 Classifica-o quanto :

a) presena; b) cincia; c) posio. 12. Rel o conto A Estrela. 12.1 Transcreve dele um exemplo elucidativo de: a) narrao; b) descrio; c) dilogo; d) monlogo. 13. Ao longo do texto, existem vrias expresses ilustrativas das vrias sensaes. 13.1 Completa o quadro com elementos textuais. Sensaes Visuais Tcteis Olfativas Auditivas 14. Rel a seguinte passagem do conto: Nem mesmo repararam que assim que foi posta no seu lugar a estrela comeou logo a brilhar menos, embora brilhasse muito. 14.1 Como justificas o sucedido? 14.2 Podemos v-lo como um sinal do desfecho trgico do conto? Justifica. 15. Preenche o seguinte quadro, identificando os recursos estilsticos presentes nas frases apresentadas. Exemplos [...] desatou a correr [...] porque o medo vinha a correr tambm atrs dele. Figuras de estilo Cheirava l a ratos, a cera, s coisas velhas [...]. Tinha pois de subir o resto de gatas, dobrando e desdobrando as pernas como uma r. Lembrava um pirilampo [...]. Exemplos

Cada vez mais miservel e ferrugenta. [...] largou ele tambm um berro que nem uma trovoada: Publicada por Helena Maria (s) 05:33 Etiquetas: A Estrela, Verglio Ferreira 5.2.11 Guio de leitura A Estrela Um dia, meia-noite, ele viu-a. Verglio Ferreira, A Estrela in Contos., Ed. Bertrand, 1979.

1. Acabaste de ler a primeira frase de um conto, a qual sempre fundamental. 1.1. Que informaes nos d esta frase? 2. Responde s seguintes questes. 2.1. Quando acontece a ao? 2.2. A frase d-nos uma informao temporal vaga, que concretizada pela indicao das horas. Refere-as. 2.3. Que ambiente cria este momento do dia? 2.4. S depois o narrador se centra numa personagem. De quem se poder tratar? 2.5. O que causa a utilizao do pronome pessoal na primeira frase de um texto? 2.6. Tambm a ao da personagem est marcada pela indefinio. Porqu? 2.7. Justifica a opo do narrador por esta indefinio inicial. 3. A Pedro, ningum perguntou se ele gostaria de ficar com a estrela. O seu pai, que no dera importncia nenhuma ao roubo, decidiu simplesmente que o filho teria de colocar a estrela no stio. 3.1. Como explicas esta atitude do pai? 3.2. Este desejo de controlar o filho vai ao ponto de procurar impor-lhe o caminho a seguir para devolver a estrela. 3.2.1. Explica a afirmao.

3.3. Para exprimir a sua ordem, o pai utiliza uma forma verbal. Em que modo se encontra? 3.4. Indica as pessoas verbais em que se conjugam os verbos neste modo. 4. Imagina agora que o pai de Pedro dava uma ordem aos habitantes da aldeia. 4.1. Apresenta um exemplo. 4.2. Indica o tempo e o modo do verbo da frase que criaste. 4.2.1. O que concluis? 5. O modo imperativo poder servir outras intenes do falante. Faz corresponder as frases a valores que possivelmente lhes esto associados. 1) Passa-me a escada, por favor! 2) Sobe pelas escadas, por a perigoso! 3) Toca na estrela, v! Se queres ver! a) Conselho b) Aviso c) Pedido 6. Completa com as informaes em falta, de forma a sistematizar as caractersticas do modo imperativo. 7. Se os habitantes da aldeia parecem no compreender Pedro, h uma entidade que se coloca do lado da criana: o narrador. 7.1. Classifica-o quanto sua presena na narrativa. 8. Nota que, embora no faa parte da histria, o narrador no deixa de emitir as suas opinies, nem de mostrar os seus pontos de vista. Isto verifica-se, por exemplo, no momento antes da queda de Pedro, em que se relata a reao da populao. 8.1. Apresenta todos os elementos do texto que permitem concluir que o narrador tem uma viso negativa dos habitantes. 8.2. Como se designa um narrador que no se limita a apresentar objetivamente a histria que narra? 9. A viso que o narrador nos transmite de Pedro positiva, o que confirmado pelas seguintes expresses: "E, devagar, tirou a estrela do cinto." "E ento, com jeito, p-la outra vez no seu lugar." 9.1. Explica de que forma estas expresses revelam essa viso do narrador.

10. Esta oposio entre Pedro e os habitantes da aldeia tambm muito visvel quando a criana sobe torre da igreja. De um lado, encontramos toda a populao e, de outro, isolado, Pedro. 10.1. Comprova, com elementos textuais, que este afastamento se verifica a: a) nvel espacial; b) nvel dos movimentos das personagens; c) nvel das atitudes face dificuldade. 11. As razes que explicam a oposio entre as personagens tm a ver sobretudo com as suas formas de ser. Nos esquemas 1 e 2, indicam-se as caractersticas de cada personagem /grupo de personagens. 11.1. Risca os intrusos.

12. Estes elementos permitem tambm encontrar uma explicao para o facto de apenas Pedro conseguir tocar na estrela, como se observa nos excertos abaixo apresentados. "a me (...) foi-se a ele numa fria e deitou-lhe a mo estrela. Mas aqui deu um grito to alto que o pai acordou (...) ficou com a mo toda queimada." "o filho do Governo (...) deitou a mo estrela. Mas logo largou um urro (...) porque aquilo queimava que nem um fogo do inferno." 12.1. Explica esta capacidade da criana. 13. Podemos agora apresentar concluses. Completa a frase: Pedro representa o mundo das ..., que possuem a capacidade de ver o mundo e de o mudar atravs do .... 14. Todavia, Pedro conseguiu um feito notvel: levou as pessoas a olharem de novo as estrelas, a) Completa a evoluo da atitude das personagens ao longo do conto.

15. Porque morreu ento Pedro? O narrador avana duas explicaes. 15.1. Apresenta-as. 15.2. Por que conjuno esto separadas estas explicaes?

15.2.1. Classifica-a. 15.3. Classifica a frase introduzida pela conjuno. 15.4. O narrador utilizou este tipo de coordenao para apresentar... (escolhe a opo correta.) O duas ideias contrrias. O duas hipteses coordenadas. 16. A morte de Pedro pode tambm ser encarada de forma simblica como... (escolhe a opo correta.) um pesadelo de Pedro. uma morte da capacidade infantil de sonhar que se ope ao mundo dos adultos. um acidente.

Publicada por Helena Maria (s) 05:11 Etiquetas: A Estrela, Estrela, Verglio Ferreira Mensagens antigas Pgina inicial Subscrever: Mensagens (Atom) Acerca de mim

Ver o meu perfil completo

Arquivo do blogue 2012 (97) Dezembro (1) Novembro (1) Outubro (4) Setembro (2)

Agosto (5) Julho (3) Junho (7) Maio (8) Abril (14) Maro (7) Fevereiro (13) Janeiro (32) 2011 (221) Dezembro (17) Novembro (16) Outubro (19) Setembro (17) Agosto (17) Julho (16) Junho (22) Maio (17) Abril (16) Maro (19) Adorava voar O coelho e a hiena Visita Pascal O Amigo Vitria recusada De tarde Sapatos com Histria angariou mais de 10 mil par... No quero ser espantalho

De tarde, Em Petiz Navio naufragado Poema para Galileu Requerimento Requerimento Guio de leitura integral No quero ser espantalho As trs portas da S Concurso Nacional Contrariedades O coelho e os gigantes Fevereiro (19) Janeiro (26) 2010 (198) Dezembro (7) Novembro (5) Outubro (3) Setembro (10) Agosto (4) Julho (11) Junho (19) Maio (23) Abril (17) Maro (31) Fevereiro (32) Janeiro (36) 2009 (190)

Dezembro (15) Novembro (26) Outubro (19) Setembro (5) Agosto (1) Julho (4) Junho (15) Maio (30) Abril (15) Maro (17) Fevereiro (13) Janeiro (30) 2008 (158) Dezembro (26) Novembro (11) Outubro (12) Setembro (12) Agosto (11) Julho (12) Junho (12) Maio (13) Abril (12) Maro (12) Fevereiro (14) Janeiro (11) 2007 (161) Dezembro (13)

Novembro (12) Outubro (13) Setembro (11) Agosto (14) Julho (12) Junho (14) Maio (16) Abril (13) Maro (14) Fevereiro (17) Janeiro (12)

Etiquetas A Estrela (6) A Fada Oriana (2) A Fuga de Wang-F (9) A Galinha (1)

A Ilada de Homero (1) A Menina do Mar (1) A Palavra Mgica (4) A Prola (3) Adolfo Casais Monteiro (1) Afonso Lopes Vieira (1) Agualusa (1) Alberto Caeiro (9) Alexandre Honrado (6) Alexandre O'Neill (13) Alice Vieira (8) Almada Negreiros (12) Almeida Garrett: Folhas Cadas (20) Almeida Garrett: Viagens na Minha Terra (4) Alvaro de Campos (5) Alvaro Magalhes (1) Alves Redol (5) Ana Maria Magalhes e Isabel Alada (6) Antero de Quental (18) Antes de Comear (9) Antnio Gedeo (21) Antnio Jacinto (1) Antnio Lobo Antunes (4) Antnio Mota (3) Antnio Nobre (8) Antnio Ramos Rosa (9) Antnio Torrado (4)

Antnio Vieira (15) Apario (4) Aquilino Ribeiro (2) Arroz do Cu (3) Arsnio Mota (1) Artigo Cientfico (1) As Aventuras de Joo Sem Medo (1) Auto da Alma (1) Auto da Barca do Inferno (20) Auto da Feira (1) Auto da ndia (1) Auto-retrato (7) Banda Desenhada (B.D.) (3) Barroco (1) Bernardim Ribeiro: Menina e Moa (1) Bocage (10) Camilo Castelo Branco: A Queda de um Anjo (2) Camilo Castelo Branco: Amor de Perdio (12) Camilo Pessanha (27) Cames Lrico (66) Carlos de Oliveira (7) Carlos Drummond de Andrade (2) Carlos Queirs (2) Carta (22) Cartaz (2) Cartoon (2) Casimiro de Brito (1)

Castro: Antnio Ferreira (1) Ceclia Meireles (5) Cesrio Verde (22) Clarice Lispector (1) Constantino Guardador de vacas e de sonhos (1) Conto tradicional (36) Contos (65) Contracapa (2) Contrato (1) Corsino Fortes (1) Crtica (3) Crnica (32) D. Francisco Manuel de Melo (2) David Mouro-Ferreira (2) Declarao (3) Discurso de Imprensa (45) Dirio (8) Entrevista (2) Ernest Hemingway (1) Estrela (1) Eugnio de Andrade (12) Ea de Queirs (2) Ea de Queirs: A Cidade e as Serras (2) Ea de Queirs: A Relquia (1) Ea de Queirs: Contos (1) Ea de Queirs: Os Maias (20) Falar Verdade a Mentir: Almeida Garrett (8)

Farsa de Ins Pereira (2) Felizmente h Luar (6) Fernanda Botelho (1) Fernando Namora (3) Fernando Pessoa (13) Fernando Pessoa: Mensagem (5) Ferno Lopes (3) Ferno Mendes Pinto: Peregrinao (1) Florbela Espanca (6) Frei Lus de Sousa (25) Fbulas (3) Gerao de 70 (3) Gomes Leal (1) Henrique Galvo (1) Hermann Hesse (1) Histria da Gata Borralheira (3) Homero (1) Ilse Losa (4) Irene Lisboa (2) Jaime Corteso (1) John Steinbeck (3) Jorge Amado (1) Jos Craveirinha (1) Jos Gomes Ferreira (1) Jos Jorge Letria (7) Jos Lus Peixoto (1) Jos Rodrigues Migueis (8)

Jos Rgio: Os Namorados de Amncia (1) Jos Saramago (6) Joo Aguiar (5) Joo Penha (1) Jlio Dinis (1) Laurinda Alves (1) Leandro Rei da Helria (4) Leitura de Imagem (2) Lendas (20) Luis Seplveda (1) Lusadas (32) Lus Bemardo Honwana (1) Lus Fernando Verssimo (1) Lusa Costa Gomes (1) Lusa Ducla Soares (1) Manuel Alegre (5) Manuel da Fonseca (1) Manuel da Fonseca: O Fogo e as Cinzas (1) Marguerite Yourcenar (10) Maria Alberta Menres (2) Maria Isabel Barreno (5) Maria Judite de Carvalho (3) Maria Ondina Braga (2) Maria Rosa Colao (4) Maria Teresa Maia Gonzalez (4) Matilde Rosa Arajo (5) Memrias (8)

Mia Couto (1) Mia Couto: Na Berma de Nenhuma Estrada (1) Miguel Sousa Tavares (1) Miguel Torga (10) Monteiro Lobato (1) Mrio de Carvalho (2) Mrio de S-Carneiro (2) Mrio Dionsio (5) Mrio Zambujal (2) Mrio-Henrique Leiria (1) Naturalismo (1) Neoclassicismo (1) Notcia (1) O Colar: Sophia de M.B. Andresen (4) O Cgado (2) O Gato Malhado e a Andorinha Sinh (1) O Meu P de Laranja Lima (1) O Principezinho (3) O Velho e o Mar (2) Os Lusadas (adap. J.Barros) (4) Os meus amores (4) Pepetela (1) Poesia Barroca (8) Poesia Medieval (16) Pr-Romantismo (3) Publicidade (5) Realismo (1)

Regulamento (4) Relatrio (1) Reportagem (1) Requerimento (3) Retrato (5) Ricardo Alberty (1) Ricardo Reis (4) Rosa Lobato Faria (3) Ruy Belo (1) Selma Lagerlof (3) Sermo da Sexagsima (3) Sermo de Santo Antnio aos Peixes (13) Sexta-Feira ou a Vida Selvagem (1) Soeiro Pereira Gomes (2) Sophia de M.B. Andresen (11) Televiso (1) Texto Argumentativo (2) Texto de opinio (3) Texto Dramtico (3) Texto Lrico (83) Texto Lrico: Miguel Torga (18) Texto Lrico: Sophia M.B. Andresen (13) Texto narrativo (136) Texto narrativo: Manuel da Fonseca (18) Textos de carcter autobiogrfico (14) Textos do Domnio Transaccional (23) Tipologias Textuais (3)

Tradio Oral (1) Trindade Coelho (4) Uma Abelha na Chuva (1) Uma esplanada sobre o mar (3) Urbano Tavares Rodrigues (2) Verglio Ferreira (19) Vincius de Moraes (1) scar Wilde (1)

Lista de Blogues Aula de Literatura Portuguesa Contos de Aula Contos de Encantar Entrelinhas da Escrita Moambicanto Poemas em Imagem Poticas em Portugus Seda Pura Vamos praticar a Gramtica

Outros Docs in esnips im scribd

Fotografia Olhares Sentidos Olhares FotoViso II

Seguidores

Pesquisar neste blogue Parte superior do formulrio

realizado por Parte inferior do formulrio

Contador

Feedjit

Modelo Simple. Imagens de modelos por konradlew. Tecnologia do Blogger.

You might also like