You are on page 1of 3

Estudo de caso aplicado ao Magazine Luiza: processos de gesto de pessoas como estratgias de diferenciao no mercado de varejo

1. INTRODUO Uma empresa que deseja manter-se competitiva em um mercado cada vez mais disputado deve avaliar e reavaliar constantemente suas estratgias, visando aumentar sua fora competitiva. Avaliar estratgias algo complexo, que exige experincia e, normalmente, inclui a reviso e atualizao dos processos sobre os quais uma organizao baseia suas atividades. Dentre todos os processos que movem uma organizao, os processos de gesto tm, sem dvida, grande relevncia, j que so responsveis por grande parte dos demais processos que conduziro as aes da empresa. Revisar os processos de gesto de uma organizao no novidade. Desde as primeiras empresas, surgidas a partir da Revoluo Industrial, preocupa-se com processos que movem negcios. Se no passado a preocupao com a Indstria Txtil podia ser tratada por um longo perodo de tempo, hoje essa preocupao se reflete em organizaes de diversos segmentos com rapidez e intensidade bastante diferentes. Alm disso, frequentemente as revises de processos afetam os trabalhadores, e atualmente o zelo pelo bem-estar das pessoas nas organizaes do mundo ocidental bem diferente do que era no passado. Dentre os diversos processos de gesto, um que ganha destaque neste cenrio o de gesto de pessoas. Destaca-se por que a capacidade adaptativa de uma empresa s diversas mudanas nos demais processos est diretamente ligada forma como as pessoas se adaptam a eles, internalizando-os e pondo-os em prtica no seu dia-a-dia. Algumas empresas destacam-se na gesto de pessoas e so reconhecidas publicamente por este trabalho. O prmio Luiz Carlos Campos, oferecido pela ABRH, um exemplo deste reconhecimento, pois torna pblica a informao sobre as empresas que se empenharam e que, de alguma forma, se destacaram nessa rea. Dentre essas empresas, destacamos o Magazine Luiza. Empresa brasileira fundada em 1957, a terceira maior rede de varejo do Brasil atualmente. Neste trabalho estudaremos um pouco mais sobre os processos de gesto de pessoas nesta Companhia. 2. O MAGAZINE LUIZA UM BOM LUGAR PARA SE TRABALHAR? Muitos so os indcios da preocupao do Magazine Luiza com as pessoas que compem seu quadro funcional. Dentre eles, destacamos a carta da presidente, Luiza Helena Trajano, abertamente divulgada no website da organizao: [...] buscamos sempre fazer o melhor para surpreend-lo, encant-lo e t-lo sempre como nosso cliente e amigo.

Acreditamos que a fora est nas pessoas. Anncios Google Temos uma equipe alinhada, feliz e comprometida e somos uma empresa moderna, dinmica [...]. Mas o nosso maior diferencial so as pessoas. Nesta carta, podemos perceber que a presidente vincula as aes de atrao e reteno de clientes s pessoas que compem sua equipe. Perceba que o objetivo explicitado surpreender, encartar e manter o cliente, chamado de amigo para estreitar a relao. Para atingir este objetivo, ela diz acreditar que a fora (da empresa) est nas pessoas. Dessa forma, podemos perceber uma proximidade entre a manuteno dos clientes e o desenvolvimento de sua equipe. Neste trecho tambm cabe perceber as trs adjetivaes que ela faz a equipe. Uma equipe alinhada, ou seja, que compreende os objetivos e as estratgias da empresa e que, por isso, se torna feliz e comprometida. esta equipe que far da organizao uma "empresa moderna, dinmica". Os objetivos expressos no website parecem se concretizar em aes de Recursos Humanos no interior da organizao. Dentre estas aes, destaca-se o Encontro, que um evento organizado pela empresa a cada dois anos para reunir todos os colaboradores, incluindo os terceiros. O objetivo deste encontro estreitar os laos existentes, inclusive com a diretoria, proporcionando um clima mais ameno e agradvel dentro dos espaos de trabalho. Todas estas aes parecem dar resultados. Em 2007, a empresa era considerada uma das dez melhores empresas para se trabalhar no Brasil h dez anos consecutivos. Com uma poltica de Recursos Humanos baseada na valorizao das pessoas e na crena de sua evoluo, a rede varejista desenvolve vrios programas de incentivo qualidade de vida, capacitao tcnica e evoluo pessoal. Outro ponto que merece destaque so as aes de comunicao da empresa: com um rdio, um canal de TV e um portal de intranet, ela garante aos colaboradores o acesso s informaes e s diretrizes estratgicas da Companhia, alm de viabilizar treinamentos e programas de capacitao. Alm disso, com programas que oferecem bolsas de estudo, ajuda s mes, participao nos lucros e at mesmo viagens internacionais a colaboradores que se destacam, o Magazine Luiza j conquistou inmeros prmios na rea de gesto de pessoas. Como todos estes benefcios, incentivos e programas voltados para o desenvolvimento profissional e pessoal, o Magazine Luiza parece um bom lugar para se trabalhar. 3. A IMPORTNCIA DA GESTO DE PESSOAS NA ESTRATGIA DO MAGAZINE LUIZA E O IMPACTO EM SEUS RESULTADOS

Pelas informaes divulgadas no website, os processos de gesto de pessoas tm resultados diretos nos resultados do Magazine Luiza. Uma pesquisa realizada em 2005, por exemplo, coletou informaes com os colaboradores sobre aes que funcionaram e no funcionaram no decorrer daquele ano. Estas informaes foram aproveitadas na elaborao do Planejamento Estratgico de 2006, que foi divulgado para todos em um seminrio de posicionamento estratgico, conduzido pela presidente da empresa. Em 2010, a presidente do Magazine Luiza divulgou a inteno de triplicar seu faturamento, saindo dos 5 bilhes em 2010 para 15 bilhes em 2015 ao ano, atravs do aumento do faturamento bruto e da aquisio de outras empresas. Tudo isso mantendo seu atual processo de gesto de pessoas, marca da empresa. Em 2011 a empresa abriu seu capital, captando R$ 925,785 milhes no seu IPO. Neste processo, mais uma vez pode-se perceber o cuidado da empresa com seus colaboradores: eles tiveram 15% de desconto sobre o preo da ao no momento da aquisio, incentivando, desta forma, a participao deles em seu processo de expanso. 4. CONCLUSO Entendendo que todo benefcio social para seus colaboradores aumenta sua produtividade e a reposiciona de modo favorvel em um mercado cada vez mais competitivo como o do varejo, a Rede Magazine Luiza prossegue com seu modelo de Gesto de RH. De certo que todas as informaes apresentadas neste estudo de caso foram colhidas no website da empresa, ou seja, tratam-se de informaes oficiais da Companhia. Talvez uma pesquisa de campo trouxesse outros resultados tona, mostrando sensveis diferenas entre aquilo que se publica e aquilo que efetivamente acontece no dia-a-dia do negcio.

REFERNCIAS BESSI, Vnia Gisele, HOMEM, Ivana Dolejal, OLTRAMARI, Andra Poleto. (2009). A gesto de pessoas e seus mecanismos de seduo em um processo de aquisio. Rev. adm. contemp. vol. 13 no 2. Curitiba abr./jun 2009. SANTOS, Julio Cesar de Souza. Como e quando surgiram as primeiras empresas? http://meuartigo.brasilescola.com/administracao/administracao-cientifica-um-breve-historico.htm, acessado em 30/04/2011. http://www.brasileconomico.com.br/, acessado, em 30/04/2011. http://www.magazineluiza.com.br, acessado em 30/04/2011.

You might also like