You are on page 1of 16

CENTRO DE TECNOLGIA E EDUCAO A DISTNCIA CURSO TCNICO EM SEGURANA DO TRABALHO

RELATRIO DE ESTGIO CURRICULAR

JOELSON FERREIRA DA COSTA 20080039

NATAL/RN MAIO/2010
1

JOELSON FERREIRA DA COSTA

RELATRIO DE ESTGIO CURRICULAR

Relatrio de estgio curricular apresentado ao Centro tecnolgico de educao distncia CTEAD, como parte da exigncia requerida Para a aquisio do certificado de tcnico em Segurana do trabalho.

NATAL/RN MAIO/2011

Ficha de Avaliao de Estagirio Estgio Supervisionado

Estagirio: Joelson Ferreira da Costa Nmero da matrcula: 20080039 do trabalho Curso: Tcnico em segurana

Empresa: Capuche empreendimentos imobilirios SC Ltda Endereo: Rua Paulo Barros de Gis Bairro: Lagoa Nova Cidade: Natal N 1840 Estado: RN Telefone: (84) 3203 - 3100

Ramo de Atividade: Construo de edifcios

Supervisor: Vanzia Queiroz Santos do Nascimento Funo: Tcnico em segurana do trabalho

Perodo de realizao do estgio: 29/03/2010 a 17/05/2010 Carga horria total: 200 horas. Setor/Funo onde foi desenvolvido o estgio: Construo civil

DEDICATRIA

Dedico este trabalho a...

Meu pai Francisco Ferreira da costa, que com bravura labutou durante todo o tempo de sua estadia nesta vida que lhe foi concedida por Deus, e agradeo-lhe por tudo o que fez por mim, por seus ensinamentos e exemplo. Onde deixou um legado que ser lembrado por todos os dias de minha vida com eterna saudade e a esperana de um dia reencontr-lo.

AGRADECIMENTOS

Agradeo a...

Deus, meu pai celeste;

por me orientar,

estar sempre

presente em minha vida e em minhas escolhas.

A minha me e irmos, por pelo incentivo e apoio em todo o decorrer do curso.

A minha esposa e o meu filho Ncolas, pois foi pensando em seu bem estar e qualidade de vida que iniciei com bravura e conclu com xito o curso.

Ao tcnico em segurana do trabalho Vanuzia Queiroz santos do Nascimento e demais colaboradores da obra sun set, que me auxiliaram nesta caminhada.

E aos instrutores do Centro Tecnolgico de Educao distncia CTEAD, que contriburam com essa conquista.

SUMRIO

TEXTO INTRODUO A EMPRESA DESENVOLVIMENTO CONCLUSO REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS

17 18 19 21 25 26

TEXTO

O relatrio aqui desenvolvido faz meno, ao estgio curricular de tcnico em segurana do trabalho. Foi realizado no grupo capuche empreendimentos imobilirios SC Ltda entre os meses de maro a maio do presente ano, sob a superviso e orientao de um tcnico em segurana do trabalho. Toda a metodologia utilizada durante a realizao do estgio teve como base, as normas regulamentadoras sendo feito antes de sua aplicao a anlise preliminar dos riscos e perigo. As atividades desenvolvidas foram: treinamento admissional, anotaes dirias feitas nos livros do guincho e dirio de segurana do trabalho da obra, check list dos equipamentos (mquinas) de produo do tipo: guincho, betoneira, peneira eletromecnica, serra circulare e etc. e treinamento para a CIPA (Comisso Interna de Preveno de Acidentes), bem como a

participao em suas reunies ordinrias e dilogos dirios e semanais de segurana.

INTRODUO

O presente relatrio tem como principal objetivo, delinear de forma clara e sucinta tudo o que foi visto e posto em prtica durante todo o perodo em que se deu o estgio curricular obrigatrio onde procedimentos, aes e dispositivos de segurana utilizados na aplicao da norma regulamentadora NR-18, que trata do programa de condies e meio ambiente de trabalho na indstria da construo, teve como principal foco demonstrar como e de que forma foi posto em prtica todas essas atividades durante todo o perodo do estgio realizado na empresa capuche. A colaborao da administrao, corpo tcnicos e demais trabalhadores foi o fator preponderante para a segurana de todo o grupo pertencente obra Sun set onde se deu o estgio e para os visitantes que por ali trafegaram sendo, advertidos sobre os riscos existentes no mbito de toda a rea da edificao. Veremos ainda as recomendaes descritas nos itens e subitens da norma regulamentadoras NR 05- Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA, NR 06 Equipamentos de Proteo Individual - EPI, NR 07 Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional PCMSO, NR 09 8

Programa de preveno a Riscos Ambientais - PPRA, NR 17 Ergonomia, NR 23 Proteo contra Incndios, NR 24 Condies Sanitrias e de Conforto nos Locais de Trabalho e NR 26 Sinalizao de Segurana, que serviram de complemento e de onde retiramos todo nosso conhecimento para ser aplicado no canteiro de obras.

A EMPRESA

DADOS DA EMPRESA

RAZO SOCIAL CNPJ ENDEREO

Capuche empreendimentos imolirio SC Ltda 70.142.278/0001-89 Rua Paulo Barros de Gis, N 1840, Sala 1801, Ed. Miguel Seabra Fagundes, Bairro Lagoa Nova, CEP 59.064-460, Natal /RN

HISTRIA DA EMPRESA

O Grupo Empresarial Capuche iniciou suas atividades no Rio Grande do Norte, em meados do sculo XX. Do comrcio de estivas ao interesse pelo ramo de confeces, o Grupo atravessou dcadas mostrando competncia e viso de futuro. Com o Giganto das Malhas, abriu inmeras lojas pelo pas. Os anos 90 trouxeram um novo desafio: a entrada no mercado imobilirio, onde se consolidou o perfil de excelncia de suas empresas num mercado altamente competitivo. O Grupo Capuche passou a dominar o mercado da construo civil potiguar, estendendo sua atuao a outros estados do Nordeste. A preocupao com a qualidade, a pontualidade e a credibilidade so marcas da empresa, que em menos de 15 anos j entregou 252 mil m de rea construda, consolidando uma posio de destaque no setor. De blocos residenciais e comerciais em reas de alta valorizao a projetos arrojados como o Praia Shopping que foi erguido de forma pioneira em Ponta Negra, valorizando o bairro a partir de ento , a Capuche Empreendimentos um retrato da vocao para o sucesso alcanada pelo Grupo Capuche.

10

DESENVOLVIMENTO

O EMPREENDIMENTO

O estgio descrito neste relatrio se deu em uma das obras da Empresa Capuche Empreendimentos Imobilirios SC Ltda, denominada sun set, situada na rua Joaquim Eduardo de Freitas N 209, Bairro ponta negra, CEP: 59.094-630, Natal/RN e todas as atividades aqui citadas foram fiscalizadas, acompanhadas e orientadas pelo Tcnico em Segurana do Trabalho. O complexo composto de 5 blocos sendo 1 pavimento trreo, 19 pavimentos com 4 apartamentos por andar totalizando 380 unidades residenciais e 1 pavimento tcnico de cobertura, em terreno de 14.828,69 m. Alm disso, constaro 380 vagas de estacionamento descoberto com rea de 11,03 m cada vaga.

O CANTEIRO
11

A alocao do canteiro da obra ser realizada conforme croqui onde temos alm da projeo da planta da obra, a alocao da rea de vivncia. O mesmo ser dotado de: instalaes sanitrias, vesturio, refeitrio, reas de laser e ambulatrio na proporo correta de acordo com a NR 18 e o PCMAT.

ATIVIDADES REALIZADAS

O nosso pas um dos lderes mundiais em ocorrncias de acidentes e doenas do trabalho. Aproximadamente 40 % dos acidentes de trabalhos so causados devidos a quedas, fator de risco bastante comum em um canteiro de obras, seguido do choque eltrico e soterramento. Esses trs riscos so os mais graves e iminentes na Indstria da Construo Civil, por isso deve-se ter um cuidado maior com eles.

Para combater esses e outros riscos existentes desenvolvemos atividades de orientao aos nossos funcionrios, tais como: palestras, treinamentos peridicos e admissionais.

Paralelo a essas atividades, realizamos trabalhos que nos ajudaram a controlar os riscos de acidentes, como por exemplo, inspees dirias de segurana. Essas inspees, alm de servirem de controle para o nosso setor, nos aproximaram dos colaboradores, o que muito importante para quem trabalha em um ambiente onde h grande diversidade de culturas e

12

mentes. Precisvamos ter a confiana de todos ao mesmo tempo, mesmo que cada um tivesse um interesse diferente.

Outra atividade executada durante o estgio foi elaborao, o planejamento e a execuo de check-lists, tanto para mquinas quanto para a rea de construo da obra. Desenvolvemos esse trabalho conferindo setores ou partes de mquinas, averiguando se os mesmos esto em conformidade ou no com as normas regulamentadoras cabveis e solicitando as regularizaes dos mesmos.

Ao final de cada quinzena, fazamos um levantamento do estoque de EPI Equipamentos de Proteo Individual e fardamentos existentes no almoxarifado, sempre conferindo o que havia sido distribudo e se os mesmos haviam sido anotados na Fichas Individuais de Fornecimentos de EPIs. Com isso, sabamos a quantidade que iramos precisar solicitar ao Almoxarife, aqui chamado de Coordenador Administrativo.

Solicitamos tambm a fabricao e colocao de EPCs Equipamento de Proteo Coletiva nas reas onde havia riscos de queda de pessoas e materiais, tais como guarda-corpos e assoalhos. Todos esses EPCs foram baseados no prescrito na NR 18.13.

Ao longo do estgio, o Setor de Segurana do Trabalho da empresa, passou por modificaes, quanto ao seu dimensionamento e por esse motivo foi iniciado processo de formatao e padronizao dos servios do setor, onde acompanhamos e participamos da elaborao de diversos documentos, do tipo: 1. Check-list de elevador de pessoas e cargas;
2. Check-list dos setores (carpintaria, armao, etc.)

3. Check-list de andaimes;
13

4. Check-list de betoneira:

5. Padronizao e elaborao de cartilha para treinamentos admissinais; 6. Padronizao e elaborao de Fichas de fornecimento individual de EPIs; 7. Check-list Geral com Relatrio fotogrfico, e 8. Padronizao dos PCMATs e PCMSOs.

Como todas as atividades eram fiscalizadas pelo SESMT da empresa, tinhamos autonomia para resolver as no conformidades encontradas, o que ocorreu sempre com xito e apoio dos administradores da obra. Por isso, sempre que orientvamos os trabalhadores quanto aos procedimentos corretos de segurana e no acontecia da forma como deveria, ramos orientados a aplicar advertncia primeiro verbal e por fim escrita fossem eles operrios ou da administrao. Todas essas realizaes eram passadas ao livro de atas de Inspees Dirias de Segurana e em seguida encaminhadas ao Engenheiro responsvel, aqui chamado de Gerente de Obra, para que o mesmo estivesse ciente das solicitaes e assinasse como visto.

A cada 30 (trinta) dias, realizvamos a reunio ordinria da Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA, onde discutimos assuntos ligados a segurana, higiene e sade do trabalho. Sobre esta, tivemos a oportunidade de acompanhar todo o processo eleitoral desde as publicaes dos editais legais, quanto eleio e apurao de votos, passando pela realizao do Curso para formao de membros CIPA da nova gesto 2010 /2011. Estvamos frente do setor de segurana do trabalho sempre que o tcnico de segurana se encontrava em outras obras da empresa.

14

CONCLUSO

Encerramos aqui o trabalho denominado relatrio de estgio curricular, com a firme resoluo de que todos os procedimentos, metodologia utilizada, participao ativa junto ao tcnico em segurana do trabalho assim designado como instrutor pela empresa onde se deu o estgio, no acompanhamento feito aos trabalhadores em seus afazeres dirios e pr em prtica o contedo aprendido em sala de aula; foi de grande avalia para a aquisio de experincia necessria a formao profissional. Por fim salientamos que ao aplicar a Norma Regulamentadora NR 18 bem como, outras NR`s a saber: a NR 05 , a NR 06, a NR 07, a NR 09, a NR 17, a NR 23, a NR 24, a NR 26, outros materiais relacionados a rea e tudo o que foi ensinado pelo instrutor no perodo do estgio contribuiu, para que aes e dispositivos de segurana fossem apartir da criados visando, promover qualidade de vida e a segurana dos trabalhadores sendo a preveno de acidentes e doenas ocupacionais um marco importante para a jornada que iremos empreender.

15

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Livro Segurana Medicina do Trabalho (Editora Saraiva) Lei N 6.514, De 22 De Dezembro De 1977

Grupo Capuche Disponvel em: http://www.capuche.com.br OIT Brasil em: http://www.oitbrasil.org.br

16

You might also like