You are on page 1of 5

Faculdades Unidas do Vale do Araguaia Curso: Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Redes de Computadores Srie: 3 Turma: Data:

10/04/12 Docente: Sidney Ribeiro Andrade


LISTA DE EXERCCIOS 1. Uma LAN . a) uma rede que permite a interconexo de equipamentos de comunicao de dados numa pequena regio. b) uma rede capaz de se comunicar com a Internet utilizando protocolos de rede no roteveis. c) uma rede 2BaseT capaz de se comunicar com outras redes a uma velocidade de 100Mbps. d) um conjunto de mdulos processadores capazes de trocar informaes e compartilhar recursos, permitindo apenas a topologia 10Base2, o que a torna ultrapassada quanto velocidade quando comparada com as WANs, que permitem velocidades superiores a 100Mbps. e) um conjunto de mdulos processadores capazes de trocar informaes e compartilhar recursos, permitindo apenas a topologia 100BaseT, o que a torna compatvel com as WANs, que permitem velocidades superiores a 100Mbps.

2. Redes de Computadores tambm podem ser classificadas de acordo com as distncias fsicas entre seus elementos ativos. Em ordem crescente de proximidade ou reas de abrangncia, so chamadas de: R:________________________, ______________________ e___ ________________ 3. A configurao de rede mais adequada para conectar computadores de ? um pavimento ? um estado ? uma nao , respectivamente: a) LAN, MAN, WAN. b) LAN, LAN, WAN. c) LAN, LAN, LAN.

Faculdades Unidas do Vale do Araguaia


d) WAN, WAN, LAN. e) WAN, LAN, LAN.

4. Com base na imagem abaixo faa uma anlise e crie um texto dissertativo ressaltando a topologia e suas funcionalidades. Obs. Caso haja mais de uma topologia interligadas relat-las.

Faculdades Unidas do Vale do Araguaia


5. Com base na imagem abaixo faa uma anlise e crie um texto dissertativo referente a redes de computadores.

6. Com base na imagem abaixo faa uma anlise e crie um texto dissertativo ressaltando a topologia e suas funcionalidades.

Faculdades Unidas do Vale do Araguaia


7. praticamente impossvel hoje em dia no pensar redes quando o assunto informtica, mesmo fora do ambiente explicito, todos ns temos contato com algum tipo de rede em maior ou menor grau. Torres, p. 4-6. Com base nessa afirmao crie um texto crtico - literrio. 8. Do ponto de vista do compartilhamento de dados, podemos definir dois tipos bsicos de redes de computadores. Destaque as caractersticas, vantagens e desvantagens de cada tipo. 9. Defina Topologia de Rede. 10. Referente a rede peer-to-peer assinale a alternativa Incorreta. a) b) c) d) e) possvel carregar programas armazenados em outros micros. No possvel a utilizao de aplicaes Cliente/Servidor. A grande vantagem a facilidade de instalao e configurao. Vrios usurios podem modificar o mesmo arquivo de dados de uma nica vez. Normalmente os micros esto instalados dentro de um mesmo ambiente de trabalho.

11. Referente a rede Cliente/Servidor assinale a alternativa Incorreta. a) Um servidor dedicado oferece um melhor desempenho para executar determinada tarefa, alm de ser especializado na tarefa em questo, normalmente no executa outras tarefas ao mesmo tempo. b) A administrao e configurao da rede centralizada. c) Todos os servidores necessariamente um microcomputador. d)Servidor um micro ou dispositivo capaz de oferecer um recurso para a rede. e) Cliente um micro ou dispositivo que acessa os recursos oferecidos pela rede.

12. No mundo real, as informaes so analgicas, isto podem assumir qualquer valor ao longo do tempo dentro do intervalo - a +. A grande vantagem desse tipo de informao poder representar qualquer valor. Com base nessa afirmao crie um texto dissertativo sobre Informao Analgica vs. Digital.

13. Com referencia a nmeros binrios, enumere a segunda coluna com base na primeira. (a) 4 bits ( )Quad Word (b) 8 bits ( )Double Word (c) 16 bits ( ) Word (d) 32 bits ( ) Byte (e) 64 bits ( ) Nibble

Faculdades Unidas do Vale do Araguaia


14. Em relao a transmisso em Srie vs. Transmisso Paralela marque a opo Incorreta. a) O tipo de transmisso mais usual a paralela. b) Na transmisso paralela os fios ficam lado a lado. c) A transmisso paralela altamente dependente o meio (sistema de fios). d) Na comunicao em srie, necessrio somente um fio para transmitir os dados. e) A transmisso em srie mais rpida do que a transmisso paralela.

15. Crie uma representao grfica de transmisso paralela em 32 bits. 16. Crie uma representao grfica de transmisso em srie para os nmeros abaixo e em seguida a transforme em algoritmo de Manchester. a) 5679; b) 174; c) 1024. 17. Sobre o modelo OSI, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) Possui seis camadas. ( ) A funo bsica da camada de transporte aceitar dados da camada acima dela, dividi-los em unidades menores caso necessrio, repassar essas unidades camada de rede e assegurar que todos os fragmentos chegaro corretamente a outra extremidade. ( ) A camada de apresentao contm uma srie de protocolos comumente necessrios para os usurios. 18. Na arquitetura de redes de computadores, correto afirmar do modelo de referencia OSI que a camada a)De redes e responsvel pelo roteamento de pacotes. b)De enlace disponibiliza recursos de multiplexao. c)A fsica controla o seqenciamento de pacote.s d)De transporte realiza sincronismo de dialogo entre recepo e transmisso. 19. Uma placa de rede, ao colocar um pacote de dados no cabo da rede, faz uma conta chamada checksum, sabendo disso comente sobre CRC.

20. Para facilitar a interconexo de sistemas de computadores, a ISO (International Standards Organization) desenvolveu um modelo de referencia para que os fabricantes pudessem criar seus protocolos a partir desse modelo. Que modelo esse? E como funciona?

21. O IEEE (Institute of Electrical and Eletrocnic Engineers) criou uma srie de padres de protocolos. Comente sobre o padro 802, 802.3 e 802.5.

You might also like