You are on page 1of 3

> - O leite fonte de alta absoro de clcio? R.: O clcio diettico fundamental para a sade ssea.

a. Tanto o teor como a biodisponibilidade do elemento nos alimentos devem ser considerados. As maiores fontes, e com melhor absoro, so os laticnios bovinos. Outros alimentos apresentam concentraes elevadas de clcio, mas com biodisponibilidade varivel: os alimentos vegetais, ricos em cidos oxlico e ftico, como espinafre e folhosos verdes escuros, apresentariam uma menor absoro.

> - Qual a relao entre clcio e ossos? R.: Este mineral possui funes importantes na formao estrutural dos ossos e dos dentes. Os sais de clcio so adicionados ao colgeno, formando a hidroxiapatita, em osso e dentes, conferindo resistncia aos mesmos.

> - E entre clcio e obesidade? R.: O clcio est relacionado com o controle do peso corporal da seguinte forma: o aumento do consumo de clcio diminui o hormnio PTH (paratormnio) e a vitamina D, substncias essas que diminuem a concentrao de clcio dentro da clula, facilitando a quebra de gordura corporal e auxiliando o emagrecimento. Estudos vem sendo realizados se o contrrio tambm seria verdadeiro, isto , se a deficincia de clcio poderia levar a formao de gordura corporal.

>-O leite contm protenas de alto valor biolgico de fcil absoro? R.: O leite, assim como demais alimentos proteicos de origem animal, so fontes de protenas de alto valor biolgico, ou seja, fornecem todos os aminocidos essenciais (aminocidos que no temos capacidade de produo endgena e que devem ser fornecidos pela dieta), para garantia de crescimento e manuteno de estado de sade. A qualidade nutricional das protenas depende da sua digestibilidade e composio. Um dos parmetros que avaliam a importncia de um alimento como fonte protica o seu contedo proteico, geralmente expresso em gramas de protena por 100g de alimento. As propriedades que melhor definem a qualidade nutricional de um alimento em termos proticos, so sua digestibilidade e seu valor biolgico. A digestibilidade a medida do percentual da protena ingerida e efetivamente absorvida no trato gastrointestinal. J o valor biolgico refere-se integridade com que o alimento fornece os aminocidos essenciais. Porm no interessante a analise da digestibilidade e do valor biolgico isoladamente para identificar a qualidade de uma protena. Existe um ndice que considera tanto a digestibilidade quanto o valor biolgico e que, portanto, revela a real qualidade nutricional de uma protena, o NPU (Net Protein Utilization). O NPU mede a quantidade de nitrognio que ingerido, absorvido e retido. A maioria das protenas animais tem altos valores biolgicos e de digestibilidade, portanto ndices altos de NPU.

>-Qual o papel das protenas nos organismos? R.: Esse nutriente o componente celular orgnico mais abundante, tendo diversas funes. As protenas possuem funo estrutural para os tecidos e rgos. So precursores de neurotransmissores e hormnios, como Insulina e Hormnio do Crescimento. Outras funes incluem: apoio ao sistema imunolgico (os anticorpos so fraes proteicas), enzimas diferentes que so responsveis por desempenhar funes especficas, acelerando e regulando reaes qumicas e conferindo a determinados tecidos suas capacidades metablicas. Alm disso, so responsveis por mecanismos contrteis e funcionamento muscular, com destaque para a actina e miosina.

> - Qual a relao entre as protenas e os anticorpos? R.: Os anticorpos so protenas que realizam a defesa do organismo, especializados no reconhecimento e neutralizao de vrus, bactrias e outras substncias estranhas. Os anticorpos so produzidos pelo sistema imunolgico a partir da presena de um antgeno. Atualmente, um grande problema alimentar a alergia alimentar, que pode ser definida como uma reao adversa a um antgeno alimentar mediada por mecanismos fundamentalmente imunolgicos. um problema nutricional que apresentou um crescimento nas ultimas dcadas, provavelmente devido maior exposio da populao a um nmero maior de alrgenos alimentares disponveis. Ele vem se tornando um problema de sade em todo o mundo e est associado a um impacto negativo significativo na qualidade de vida.

Os alimentos mais citados como causadores de alergias alimentares so: leite, ovos, amendoim, castanhas, camaro, peixe e soja, e os principais alrgenos alimentares identificados so de natureza protica.

You might also like