You are on page 1of 4

Escola Secundaria de Pinheiro e Rosa Ano letivo 2012/2013

Sistema Imunitrio Doenas e desequilbrios

Doena celaca

Figura1. Atrofiamento das vilosidades do intestino

Disciplina: Biologia 12 ano Docente:

Trabalho realizado por:

Escola Secundaria de Pinheiro e Rosa Ano letivo 2012/2013

Nome da doena
O nome da doena que irei falar designa-se por doena celaca ou enteropatia glten induzida.

Figura2. Comparao entre as vilosidades de um intestino normal e as vilosidades de um intestino possuidor da doena celaca. (http://img826.imageshack.us/img826/4268/celiaca.jpg)

Grupo de doena a que pertence


A Doena celaca pertence ao grupo de doenas autoimunes, na qual o organismo ataca o seu prprio corpo.

Enquadrar a descoberta (Quem? Como? Onde?)


A doena celaca conhecida desde o Sculo XI, mas s em 1888 que Samuel Gee um pesquisador ingls, a descreveu em detalhes e pensou que as farinhas poderiam ser causadoras desta doena. Mais tarde, em 1950, Dicke, um pediatra holands, observou que durante a guerra quando o po esteve escasso na Europa, diminuram os casos desta doena. Trs anos depois ele conseguiu comprovar a sua teoria, deixando claro que o glten provoca a doena.

Sntese descritiva
A doena celaca uma doena que afeta o intestino delgado dos adultos e crianas geneticamente predispostos, provocada pela ingesto de alimentos que contm glten. A doena causa atrofia das vilosidades da mucosa do intestino delgado, causando prejuzo na absoro dos nutrientes, vitaminas, sais minerais e gua. As mudanas do intestino delgado so categorizadas atravs da classificao Marsh: Estgio Marsh 0: mucosa normal;

Escola Secundaria de Pinheiro e Rosa Ano letivo 2012/2013 Estgio Marsh 1: nmero aumentado de linfcitos intra-epiteliais; Estgio Marsh 2: proliferao das criptas de Lieberkuhn; Estgio Marsh 3: atrofia completa ou parcial das vilosidades; Estgio Marsh 4: diminuio dos tecidos do intestino delgado.

Diagnstico
A doena celaca pode levar anos para ser diagnosticada. Os exames de sangue so muito utilizados na deteco da doena celaca. Os exames do anticorpo anti-transglutaminase e do anticorpo anti-endomsio so altamente precisos e confiveis, mas insuficientes para um diagnstico. A doena celaca deve ser confirmada se encontrar certas mudanas nas vilosidades que revestem a parede do intestino delgado. Para ver essas mudanas, uma amostra de tecido do intestino delgado colhida atravs de um procedimento chamado endoscopia com bipsia.

Teraputica
O nico tratamento efetivo consiste em evitar para toda a vida alimentos que contenham glten (tais como pes, cereais, bolos, pizzas, e outros produtos alimentares, ou aditivos que contenham trigo, centeio, aveia e cevada). Quando o glten e removido da dieta a cura costuma ser total. Apesar de a dieta ser difcil e possvel substituir as farinhas proibidas por fcula de batata, farinha de milho, amido de milho, polvilho doce ou azedo, farinha ou creme de arroz, farinha de araruta ou fuba. Para tornar esta dieta mais eficaz os indivduos devem ter apoio de nutricionistas e de grupos de apoio, que podem ajudar as famlias a se ajustar melhor a essa dieta radical. Existe ainda a doena refratria, o que significa que eles no melhoram com uma dieta livre de glten. Isto pode acontecer porque a doena est presente h tanto tempo que os intestinos no so capazes de se curarem sozinhos com a dieta, ou porque o paciente no est aderindo dieta, ou o paciente est consumindo comidas que so contaminadas com glten.

Webgrafia
http://www.google.pt/imgres?hl=ro&tbo=d&biw=1280&bih=697&tbm=isch&tbnid=Sl0H6yHaGeVCM:&imgrefurl=http://www.medicinageriatrica.com.br/2008/08/26/doenca-celiaca-

Escola Secundaria de Pinheiro e Rosa Ano letivo 2012/2013 enteropatia-porgluten/&docid=D_1EL5S3Jvz4mM&imgurl=http://www.medicinageriatrica.com.br/wpcontent/uploads/2008/08/espru.jpg&w=485&h=575&ei=y9YWUaybBMqphAfY_YCgAQ&zoom=1 (09-02-2013) http://img826.imageshack.us/img826/4268/celiaca.jpg (09.02.2013) http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/40/S amuelGee.jpg&imgrefurl=http://en.wikipedia.org/wiki/Samuel_Gee&h=231&w=214&sz=17&tb nid=kLcIBWbiQS8tM:&tbnh=96&tbnw=89&zoom=1&usg=__QOw3m9MGR9LPFExTP704xA3nXDo=&docid=5My dnTRgARdNJM&hl=ro&sa=X&ei=3zUdUdeTIMSAhQe5qIGwCw&ved=0CDoQ9QEwAQ ( 14.02.2013) http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Coeliac_Disease.png (18.02.2013) http://www.doencaceliaca.com.br/doencaceliaca.htm (18.02.2013) Imagens da sntese do Marsh - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Coeliac_Disease.png

You might also like