You are on page 1of 9

Fundao Universidade Federal de Rondnia Ncleo de Tecnologia NT Departamento de Engenharia Eltrica DEE

CENTRAIS TELEFNICAS

Disciplina: Sistemas de Transmisso de Dados Docente: M.Sc. Eng. Antnio Carlos Duarte Ricciotti Discente: Ricardo Bussons da Silva

Porto Velho 2013

Centrais Telefnicas
Introduo
Logo aps a inveno do telefone por Alexander Graham Bell em 1876, surgiu a necessidade de comutao pela constatao de que interligar aparelhos dois a dois seria simplesmente impraticvel, como pode ser observado na figura a seguir.

Central telefnica um equipamento eletrnico que realiza a ligaes entre dois usurios do servio de telefonia, as principais funes de uma central telefnica so: atendimento, recepo de informao, processamento da Informao, teste de ocupado, interconexo, alerta, superviso, envio de informao, disponibilidade maior. A primeira central de comutao a ser utilizada, denominada de central manual, foi um painel com pontos de conexo horizontais e verticais, operado em geral por uma telefonista. A telefonista percebia que um usurio queria fazer uma chamada atravs de um sinal luminoso que acendia no painel. Aps a conversao com o usurio, a telefonista ficava sabendo com quem queria se comunicar e, ela procurava no painel o outro usurio e fazia a conexo da chamada [1].

Figura 1: Modelo de central telefnica inicial

As Centrais Telefnicas podem ser classificadas quanto a sua capacidade final de terminais, a aplicao, funo na rede telefnica e tecnologia de comutao [2]. Quanto capacidade final de terminais as centrais se classificam em: Central Simplificada: Capacidade final at 1.000 terminais; Central de Pequeno Porte: Capacidade final at 4.000 terminais; Central de Mdio Porte: Capacidade final at 10.000 terminais; Central de Grande Porte: Capacidade final superior a 10.000 terminais.

Quanto a aplicao as centrais podem ser: Central Privada: Utilizado nas empresas em geral. Os aparelhos conectados a essa central so chamados ramais, enquanto os enlaces com a central local so chamados troncos; Central Pblica: Responsvel pelo tratamento de todo servio bsico de telefonia. Possibilita tambm o acesso a outros servios especiais ou suplementares. Quanto tecnologia de comutao: Centrais Analgica ou Espacial (CPA-E): Centrais cuja estrutura interna analgica. Nestas centrais as matrizes de comutao so analgicas; Centrais Digitais ou Temporais (CPA-T): Centrais cuja estrutura interna digital, isto , as matrizes de comutao so digitais. Nestas centrais, a converso analgica para digital realizada a nvel de interface de assinantes. Quanto funo na rede telefnica, podemos classificar: Central Local: Central que processa chamadas originadas e terminadas em terminais telefnicos a ela conectados; Central Trnsito: Central que processa chamadas entre centrais telefnicas; Central Tandem: Central que apresenta a funo de uma central local e trnsito juntas.

Os nveis hierrquicos entre as centrais da Rede de Telefonia Pblica Comutada (RTPC) so chamados de classes, conforme ilustrado pela Figura 2: Central Trnsito Internacional: Central trnsito cuja nica funo encaminhar chamadas internacionais; Central Trnsito Classe I: Central trnsito interurbana que se interliga com pelo menos uma central trnsito internacional atravs de rota final. Isto implica que a mesma pertence ao nvel mais elevado da Rede Nacional de Telefonia; Central Trnsito Classe II: Central trnsito interurbana que se interliga com uma central trnsito classe I atravs de rota final para o trfego internacional; Central Trnsito Classe III: Central trnsito interurbana que se interliga com uma central trnsito classe II atravs de rota final para o trfego internacional;

Central Trnsito Classe IV: Central trnsito interurbana que se interliga com uma central trnsito classe III atravs de rota final para o trfego internacional.

OBS: Rota final uma rota dimensionada com baixa probabilidade de perda, no permitindo a existncia de rotas alternativas.

Figura 2: Classes de Centrais Interurbanas

Como opo de atender localidades remotas, diminuindo consideravelmente o nmero de pares de fios, tem-se os chamados concentradores. Um concentrador conecta a um enlace PCM um nmero de linhas de assinantes maior do que o nmero de Time Slots do canal. Os concentradores podem ser controlados pelo processador da central principal, por meios de sinais enviados no prprio enlace PCM (por exemplo, o canal 16 do sistema de 32 canais) ou ter o seu prprio processador, possibilitando a comutao das ligaes entre seus prprios assinantes.

Histrico
Em 1879, os irmos Thomas e Daniel Connelly, juntamente com Thomas J. McTighe, patentearam o primeiro sistema em que um usurio podia controlar um mecanismo de comutao distncia. A primeira central telefnica foi ativada em Paris no ano de 1879. No mesmo ano, D. Pedro II dava a permisso para instalar no Rio de Janeiro. A companhia Telefonica do Brasil foi criada em 15 de novembro de 1879, com capital inicial de 1.500.000$000 ris, divididos em 7500 aes distribudas pela Western Company. Em 1884, Ezra Gilliland, da empresa Bell, desenvolveu um sistema de comutao automtica mais simples, porm semelhante ao dos irmos Connely e McTighe que podia trabalhar com at 15 linhas. Nesse sistema, que tambm no chegou a ser usado na prtica, havia um contato metlico que pulava de uma posio para outra, quando o usurio apertava um boto, determinando o tipo de conexo que era estabelecida.

No entanto, um avano realmente importante e surpreendente, ocorreu em 1889, quando o agente funerrio Almon Brown Strowger, na cidade de Kansas, desenvolveu um sistema de comutao automtico que realmente funcionava. A primeira central automtica do Brasil foi inaugurada em 1922 na cidade de Porto Alegre (a terceira das Amricas, logo depois de Chicago e Nova York). A segunda foi inaugurada trs anos depois na tambm cidade gacha de Rio Grande. A terceira, em 1928, em So Paulo, e em 1929 foi a vez do Rio de Janeiro inaugurar sua primeira central automtica.

Passo-a-passo
Pouco tempo aps a inveno do telefone e das centrais de comutao, surgiu a ideia de automatizar as ligaes entre as vrias linhas existentes. Ou seja, a pessoa que desejasse telefonar, acionava mecanismos que enviavam sinais eltricos central automtica, ligando seu aparelho ao telefone da pessoa com quem desejava falar sem a ajuda das telefonistas. Em 1879, os irmos Thomas e Daniel Connelly, juntamente com Thomas J. McTighe patentearam o primeiro sistema em que um usurio podia controlar um mecanismo de comutao distncia. O aparelho, bastante primitivo, baseava-se nos telgrafos ABC de Wheatstone (fsico ingls) e nunca chegou a ser usado. A parte principal do sistema era uma roda dentada, semelhante s usadas em relgios, que movida por um eletrom, percorria o espao de um dente por vez. Quando o eletrom recebia um pulso eltrico, atraa uma barra metlica que fazia a roda dentada girar um espao, movendo um brao de metal que, transmitia os pulsos eltricos sucessivamente e estabelecia contato com as demais linhas.

Figura 3: Sistema passo-a-passo

O Sistema Automtico Strowger


Almon B. Strowger era um agente funerrio de Kansas (EUA) que desconfiava que as telefonistas desviavam suas chamadas para os seus concorrentes. Com a ajuda de seu sobrinho, desenvolveu um sistema patenteado em 1891, capaz de operar 100 linhas simultneas. O sistema de Strowger era um aperfeioamento dos aparelhos anteriores. Ele tambm tinha um dispositivo com um contato metlico principal, mvel, que se deslocava passo a passo, acionado por eletroms, varrendo diversos contatos fixos, cada um deles conectado a uma linha telefnica. Mas havia uma diferena importante: o sistema se movia dentro de um cilindro e podia tanto girar em torno do eixo do cilindro como tambm se mover para cima e para baixo. A vassoura metlica central podia assim se deslocar facilmente e escolher um dos 100 contatos, cada um dos quais representava uma linha telefnica. At 1990, esse sistema eletromecnico era o mais usado no Reino Unido [4].

Evoluo Tecnolgica
O surgimento das Centrais automticas que no precisavam de operador/telefonista para fazer uma ligao, eram do tipo eletromecnica, tambm chamadas de Passo-a-passo. Inicialmente elas foram substitudas pelas centrais Cross Bar Barras cruzadas (imagem ao lado), que tambm eram eletromecnicas e a partir dos anos 70 as empresas de telefonia passaram a utilizar Centrais Digitais, tambm chamadas CPA Central de Programa Armazenado. Essas centrais so consideradas verdadeiros computadores e trabalham com um software interno para execuo das operaes inerentes: interligar terminais, executar controle, teste e gerenciamento do hardware, identificao de chamadas, transferncia de chamadas, ligaes simultneas aos clientes [3].

Figura 4: Sistema Crossbar

Controle por Programa Armazenado (CPA)


Neste tipo de central, o sistema de controle baseado em um programa armazenado em uma memria. A figura seguinte ilustra o diagrama em blocos de uma central CPA genrica. Existem vrios fabricantes de centrais, cada uma com uma arquitetura distinta, porm a figura possui uma correlao muito prxima entre seus elementos funcionais com os da maioria das centrais disponveis. Na figura percebe-se que a central CPA consiste de dois sistemas: controle e comutao. O sistema de comutao composto por dois tipos de unidades: uma ou mais Unidades de Concentrao de Assinantes (SCU) e uma Unidade de Seletor de Grupo (GSU).

Figura 5: Diagrama em blocos de uma central CPA

Sendo: SCU (Subscriber Concentrator Unit): Esta unidade possui funes de terminao de linha, sinalizao, equipamento de controle e poder tambm possuir funo de comutao. A SCU utilizada em chamadas locais, chamadas geradas (desta central para outra) e chamadas terminadas (de outra central para esta). No utilizada em chamadas trnsito; GSU (Group Switch Unit): Normalmente composto de vrios estgios de comutao, provendo tambm interconectividade entre SCU e troncos externos. Utilizada em chamadas geradas, terminadas e trnsito. No utilizada em chamadas locais; Seletor de Grupo (Matriz de Comutao): Onde efetivamente se d a comutao. Possibilita a interconexo (comutao) entre linhas de assinantes, linha de assinante com troncos, entre troncos, e troncos com receptor/transmissor de sinalizao MF e com sinalizaes associada a canal (CAS) e canal comum (CCS)
F

Unidade de Terminao de Tronco Analgico: Permite conectar centrais digitais e analgicas. SLTU (Subscriber Line Termination Lines): Possui as funes de fornecer alimentao para o terminal telefnico, deteco de fone fora do gancho, deteco de pulsos de aparelho decdico, alimentao da corrente de campainha, proteo contra sobre tenso na linha, converso da linha analgica do assinante de dois para quatro fios para o sistema de comutao digital, junto com o controlador de linha de assinante, converte o sinal decdico em dgitos. Controlador de Linhas de Assinantes: Prov a interface entre o SLTU e o sistema de controle. Gerador de Tons: Gera os diversos sinais acsticos entre central e terminal. Matriz de Concentrao: Permite que os muitos assinantes acessem os poucos canais atravs de um Mux. Sinalizao Multifrequncial (MFC): No bloco SCU, responsvel por receber os sinais multifreqnciais proveniente da linha de assinante; no bloco GSU responsvel por receber e enviar os sinais multifrequnciais de/para outras centrais. I/O (Input/Output): Possibilita a comunicao com o mundo exterior. Pode-se conectar terminais de programao para programar a central, terminais de vdeo e impressora. Sistema de Controle: Comanda todas as operaes em uma central CPA. O controle pode ser centralizado, descentralizado ou misto. o Centralizado: Todo o comando est a cargo de um processador central, que normalmente duplicado por razes de segurana. o Descentralizado: Cada subsistema que compes a central controlado por um processador independente, que normalmente esto conectados em rede local na central. No caso de falha de um dos processadores, um outro pode assumir a funo. o Misto: Os vrios subsistemas so controlados por processadores regionais (RP) que reportam e recebem comandos de um processador central.
F

A figura 5 mostra os principais eventos envolvidos, externos e internos central, em uma chamada local.

Figura 6: Ciclo de vida de uma chamada local

Referncia
[1] Motoyama, Captulo 1 Redes de Comunicao, Apostila, 13f, 2004. [2] Bastos, S. R. G., SISTEMAS DE COMUNICAO II, Apostila, 74 f. [3] Centrais Telefnicas Analgicas e Digitais, Artigo digital, Disponvel em: http://www.mundomax.com.br/blog/telefonia/centrais-telefonicas-analogicas-e-digitais/, Acessado em: 14/02/2013 [4] The Strowger Telecomms Page, Disponvel em: www.seg.co.uk/telecomm/index.htm, Acessado em: 15/02/2013.

You might also like