You are on page 1of 4

Segunda lista de exerccios Fenmenos de Transporte

1-) Na figura a seguir h vale 4 metros, a vale 3,8m, a distncia entre os pontos b e c de 1,5 m. Suponha que bc encontra-se no centro da linha inclinada. Sabe-se que entre b e c existe uma superfcie retangular de largura igual a 2 metros. Desenhe a distribuio de presso na superfcie bc. Calcule a fora que age sobre bc e o ponto de aplicao. O fluido gua (peso especfico igual a 9800 N/m3). A presso atmosfrica de 100 kPa.

2-) A comporta da figura a seguir pode girar em torno do ponto O. Determine a mnima altura h para a qual a comporta abrir.

3 -) Que altura de gua far girar a comporta da figura no sentido dos ponteiros do relgio? A comporta tem 2 metros de largura. Despreze o atrito e o peso prprio da comporta.

4-) Pode-se considerar que a gua escoa sem atrito atravs do sifo. A vazo em volume 0,03 m/s, a temperatura da gua 20C e o dimetro do tubo 75 mm. Calcule a altura mxima permissvel, h, de modo que a presso no ponto A fique acima da presso de vapor da gua. (Consulte na internet as propriedades termodinmicas necessrias para resolver este problema, inclusive a presso de vapor).

5-) Para o problema anterior pense no que aconteceria se a altura h utilizada fosse maior do que a permissvel, ou seja, o que ocorreria se no ponto A, a presso fosse menor do que a presso de vapor. Pesquise na internet o que significa cavitao e associe esse fenmeno ao que ocorre no

ponto A, caso h seja maior do que o permissvel. 6-) A distribuio de velocidades para escoamento laminar em um longo tubo circular de raio R dada pela expresso unidimensional: u r = umax 1

[ ]
r R
2

Para este perfil, obtenha expresses para a vazo volumtrica e para o fluxo de quantidade de movimento atravs da seo normal ao eixo do tubo. 7-) No escoamento incompressvel atravs do dispositivo mostrado a seguir, as velocidades podem ser consideradas uniformes nas entradas e sadas das sees. Se o fluido escoando for a gua, obtenha uma expresso para a vazo mssica na seo 3. As seguintes condies so conhecidas: A1= 0,1 m , A2= 0,2 m , A3=0,15 m ,V 1=5 m / s , V 2=10 5cos 4 t m / s.

8-) gua escoa em regime permanente atravs de um cotovelo redutor, conforme mostrado. O cotovelo liso e curto e o atrito nas paredes da tubulao pode ser desprezado. A vazo em volume Q=1,27 L/s. O cotovelo est num plano horizontal. Estime a presso manomtrica na seo 1. Calcule a componente x da fora exercida pelo cotovelo redutor sobre o tubo de suprimento de gua. (Na sada a presso local a prpria presso atmosfrica).

9-) gua escoa a baixa velocidade atravs de um tubo circular com dimetro interno de 50 mm. Um tampo bem arredondado de 40 mm de dimetro mantido na extremidade do tubo por onde a gua descarrega para a atmosfera. Ignore efeitos de atrito e admita perfis uniformes de velocidade em cada seo. Determine a presso medida pelo manmetro no ponto 1 e a fora F requerida para manter o tampo no lugar.

10-) Para determinao das principais grandezas envolvidas em um escoamento em canal sabe-se que alguns parmetros fsicos so importantes na anlise. Esses parmetros so: a massa especfica do fluido, o comprimento L do canal, a acelerao da gravidade local g, a velocidade V do fluido e a viscosidade do fluido. Determine quantos parmetros adimensionais definem o problema e quais so estes parmetros. Pesquise na internet sobre os parmetros que voc encontrou. Eles possuem algum nome? Aonde possuem aplicao importante? 11-) Repita o procedimento da questo anterior, considerando agora o problema de determinao de foras sobre uma membrana (ou superfcie livre de um lquido). Os parmetros que governam o problema so: a massa especfica do fluido, um comprimento L caracterstico da membrana, a tenso superficial da membrana (que possui dimenses de fora por unidade de comprimento) e a velocidade V do fluido Determine quantos parmetros adimensionais definem o problema e quais so estes parmetros. Pesquise na internet sobre os parmetros que voc encontrou. Eles possuem algum nome? Aonde possuem aplicao importante? 12 -) Para que serve o teorema do transporte de Reynolds? Porque derivadas de grandezas extensivas de um sistema so to importantes? Para que utilizamos o teorema do transporte de Reynolds? Qual a vantagem de se trabalhar com uma formulao de volume de controle? 13-) Porque o nmero de Reynolds o parmetro crtico que determina a transio de um regime laminar para um regime turbulento? Explique em termos das no linearidades inerentes a um escoamento e do fator amortecedor dessas instabilidades (a viscosidade). Porque a inrcia naturalmente no linear? (Lembre-se da derivada material)

You might also like