You are on page 1of 7

Portugus 9 ano

Carla Marques Ins Silva

CRNICA
Antnio Lobo Antunes A consequncia dos semforos

Escola: Nome: N.0: Turma: Data: / /

Leitura

ANTNIO LOBO ANTUNES

1942- ...
Psiquiatra. Autor de obras como Memria de elefante (1979), Os cus de Judas (1979), A explicao dos pssaros (1981), Auto dos danados (1985), As naus (1988), Manual dos inquisidores (1996), No entres to depressa nessa noite escura (2000), Segundo livro de crnicas (2002), Comisso das lgrimas (2011), entre muitas outras.

A consequncia dos semforos


Odeio semforos. Em primeiro lugar porque esto sempre vermelhos quando tenho pressa e verdes quando no tenho nenhuma, sem falar do amarelo que provoca em mim uma indeciso terrvel: travo ou acelero? travo ou acelero? travo ou acelero? acelero, depois travo, volto a acelerar e ao travar de novo j me entrou uma furgoneta pela porta, j se juntou uma data de gente na esperana de sangue, j um tipo de chave-inglesa na mo saiu da furgoneta a chamar-me Seu camelo, j a companhia de seguros me prope calorosamente que a troque por uma rival qualquer, j no tenho carro por uma semana, j me ponho na borda do passeio a fazer sinais de nufrago aos txis, j pago um dinheiro por cada viagem e ainda por cima tenho de aturar o pirilampo mgico e a Nossa Senhora de alumnio do tablier, o esqueleto de plstico pendurado do retrovisor, o autocolante da menina de cabelos compridos e chapu ao lado do aviso No fume que sou asmtico, proximidade que me leva a supor que os problemas respiratrios se acentuaram devido a alguma perfdia secreta da menina que no consigo perceber qual seja. A segunda e principal razo que me leva a odiar os semforos porque de cada vez que paro me surgem no vidro da janela criaturas inverosmeis1: vendedores de jornais, vendedores de pensos rpidos, as senhoras virtuosas com uma caixa de metal ao peito que nos colam autoritariamente sobre o corao o caranguejo do Cancro, os matules da Liga dos Cegos Joo de Deus nas vizinhanas de um altifalante sobre uma camioneta com um espadalho novo em folha em cima, o sujeito digno a quem roubaram a carteira e que precisa

10

15

20

Edies ASA, 2013

Portugus 9 ano

Carla Marques Ins Silva

25

30

35

de dinheiro para o comboio do Porto, o tuberculoso com o seu atestado comprovativo, toda a casta de aleijes2 (microceflicos3, macroceflicos4, coxos, marrecos, estrbicos5 divergentes e convergentes, bcios6, braos mirrados, mos com seis dedos, mos sem dedo nenhum, mongoloides7, dirigentes de partidos polticos, etc.) sem contar o grupo de Bombeiros Voluntrios que necessita de uma ambulncia, os finalistas de Coimbra, de capa e batina, que decidiram fazer uma viagem de fim de curso Birmnia e a rapaziada da herona que no conseguiu roubar nenhum leitor de cassetes nesse dia. Resultado: no primeiro semforo j no tenho trocos. No segundo no tenho casaco. No terceiro no tenho sapatos. No quinto estou nu. No sexto dei o Volkswagen. No stimo aguardo que a luz passe a encarnado para assaltar por meu turno, de mistura com uma multido de bombeiros, de estudantes, de drogados e de microceflicos o primeiro automvel que aparece. Em mdia mudo cinco vezes de vestimenta e de carro at chegar ao meu destino, e quando chego, ao volante de um camio TIR, a danar numas calas enormes, os meus amigos queixam-se de eu no ser pontual.
Antnio Lobo Antunes, Livro de crnicas. 2.a ed., Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1999, pp. 21-22.

VOCABULRIO
1

Inverosmil: improvvel, que no tem aparncia de verdade.


2 3

Aleijo: pessoa com grave deformao fsica. Microceflico: pessoa com massa enceflica diminuta.
4

Macroceflico: pessoa com desenvolvimento excessivo da cabea.


5

Estrbico: pessoa que tem estrabismo, uma doena ocular em que os raios visuais se desviam de modo a impedir as pupilas de se moverem ou verem simultnea e regularmente.
6 7

Bcio: aumento patolgico do volume da tiroide. Mongoloide: expresso popular referente a quem portador de sndrome de Down.

1. Seleciona as opes que permitem obter uma afirmao correta, a partir do texto. 1.1 O dio aos semforos leva o cronista a apresentar [A] uma razo que justifique este sentimento. [B] duas razes que justifiquem este sentimento. [C] uma consequncia deste sentimento. [D] duas consequncias deste sentimento. 1.2 O advrbio j utilizado repetidamente no primeiro pargrafo poderia ser substitudo por [A] ou. [B] assim. [C] porque. [D] e depois. 2. Aps a introduo (Odeio semforos. l. 1), o texto divide-se em trs partes. Delimita-as. 2.1 Explicita o sentido da expresso que introduz cada parte.
Edies ASA, 2013

3. Apresenta, em duas frases, o que justifica a afirmao do cronista Odeio semforos (l. 1). 4. Explica de que forma o pargrafo final justifica o ttulo da crnica, sabendo que a situao a descrita no real.
3

Crnica

Gramtica
1. Seleciona, para responderes a cada item, a nica opo que permite obter uma afirmao correta. 1.1 A frase em que a palavra meu um determinante possessivo [A]  Vou assaltar por meu turno aquele automvel. [B]  Aquele automvel parado no semforo meu. [C]  O teu carro est como novo, mas o meu j teve vrios acidentes. 1.2 A frase em que a palavra aquele um determinante demonstrativo [A]  Chegaram os txis: vou chamar aquele acol. [B]  Aquele txi tinha um pirilampo e um autocolante. [C]  Este txi mais rpido do que aquele. 2. Identifica a classe e a subclasse das palavras sublinhadas no texto. No final do primeiro semforo j no tenho nem um euro. Na segunda paragem levam-me dois casacos e no terceiro vermelho um qualquer mendigo rouba-me tudo. 3. Reescreve os textos, substituindo as expresses sublinhadas pelo pronome pessoal adequado. a. (...) no primeiro semforo j no tenho trocos. No segundo no tenho casaco. No terceiro no tenho sapatos (). No sexto dei o Volkswagen. (ll. 32-34) b. Eu daria a vida para me deixarem em paz. 4. Completa as frases com a forma correta de infinitivo (pessoal ou impessoal). a. Os taxistas tm santinhos no carro para dificuldades. b. Os pedintes rodearam o carro para (proteger) das (pedir) uma esmola.

Escrita
A vida quotidiana vista por muitos como difcil. As razes so inmeras: o trnsito, a falta de tempos livres, o tempo de descanso reduzido... Produz um texto de opinio, tendo em conta os tpicos apresentados. O texto dever ter uma introduo, um desenvolvimento e uma concluso. Apresentao do tema a discutir.
Edies ASA, 2013

Indicao da posio relativamente ao tema. Exposio de dois argumentos que reforcem a posio pessoal. Referncia de exemplos da vida quotidiana que comprovem os argumentos. Retoma da posio defendida.
4

RA

FICHA GRAMATICAL N.o 3 Pronomes pessoais em adjacncia verbal

IC
A

Os pronomes pessoais variam em pessoa, gnero e nmero, e tambm consoante a funo sinttica que ocupam na frase.
PRONOMES PESSOAIS NMERO PESSOA SUJEITO COMPLEMENTO DIRETO COMPLEMENTO INDIRETO Sem prepos. Com prepos. COMPLEMENTO OBLQUO COMPLEMENTO AGENTE DA PASSIVA

Singular

Colocao do pronome pessoal tono


O pronome pessoal tono pode ser colocado antes, depois ou no interior do verbo. Em frases afirmativas
DEPOIS DO VERBO

ANTES DO VERBO

Edies ASA, 2013

G
Plural

1.

eu tu ele, ela ns vs eles, elas

me te se, o, a nos vos se, os, as

mim, comigo ti, contigo si, ele, ela, consigo ns, connosco vs, convosco si, eles, elas, consigo
Formas tnicas

mim ti si, ele, ela ns vs si, eles, elas

me
2.a 3.a 1.a 2.
a

mim ti si, ele, ela ns vs eles, elas

te lhe nos vos lhes

3.a

Formas tonas

O Rui comprou-o ontem. Os meus amigos chegaram e telefonaram-me.

Em oraes coordenadas

O Rui no o comprou ontem. Com palavras negativas (no, nunca, jamais, ningum, nada) Ningum te deu a palavra. Em frases interrogativas Em frases exclamativas Em oraes subordinadas Com pronomes indefinidos (tudo, todo, algum, outro) Com certos advrbios (bem, mal, ainda, j, sempre, s, talvez) A que horas me telefonaram? Que Deus te guie! Eles acenaram quando me viram. Perguntei se lhe escreveste. Eles queriam que eu lhes desse uma resposta. Algum te avisou. Todos me oferecem flores. Talvez nos mande uma carta. J te escreveu muitas vezes.

Crnica

NO INTERIOR DA FORMA VERBAL

Com o verbo no futuro simples do indicativo Com o verbo no condicional Depois do verbo principal, quando este est no infinitivo

Ns d-lo-emos ao Ricardo. (= daremos o livro) Eles f-la-iam se pudessem. (= fariam uma festa) Ele vai cantar-me uma cano.

COM COMPLEXOS VERBAIS

Depois do verbo auxiliar, quando o verbo principal est: no gerndio no particpio

Ia-se fazendo. Tenho-o feito todos os dias.

Alteraes das formas dos pronomes


depois de formas verbais terminadas em

passam a

EXEMPLOS

OS PRONOMES O, A, OS, AS

r, -s, -z

lo, la, los, las

Queres com-lo? (comer o bolo) Tu compra-los. (compras os livros) Ele f-lo sempre. (faz o exerccio)

-m, -e, -o

Fizeram-no outra vez. (fizeram o trabalho) no, na, nos, nas Do-nas Maria. (do as prendas) Pe-nos na prateleira. (pe os livros)

EXERCCIOS 1. Reescreve as frases, substituindo as expresses sublinhadas pelo pronome pessoal adequado. a. As senhoras colam um autocolante no casaco. b. Em que rua oferecem estes psteres? c. Ningum avisou os passageiros da greve. d. Ele passar uma multa se estacionares aqui. e. O pedinte vai solicitar uma esmola ao condutor. 2. Reescreve as frases seguintes no tempo indicado entre parntesis. a. Eles fazem-no frequentemente. (futuro do indicativo) b. Um habitante desta rua deu-o. (condicional)
Edies ASA, 2013

c. Eu recomendo-o a todos os que andam de txi. (condicional) d. Ns queixamo-nos do trnsito. (futuro do indicativo) e. Ele esforam-se imenso. (futuro do indicativo)

Portugus 9 ano
Carla Marques Ins Silva

PROFESSOR
(PROPOSTAS DE RESOLU0)
Leitura (p. 3) 1.1 B. 1.2 D. 2. e 2.1 Desenvolvimento: 1.a parte (ll. 1-15): introduzida por Em primeiro lugar, porque o cronista vai enumerar as razes para odiar os semforos; 2.a parte (ll. 16-31): introduzida pela expresso A segunda e principal razo, pois continua-se a apresentao de razes. Concluso (ll. 32-39): introduzida pela expresso Resultado, que anuncia as consequncias ficcionais de ter de parar nos semforos. 3. O cronista odeia semforos por causa dos acidentes que estes podem provocar, com todas as consequncias que da advm. Odeia-os ainda devido a todo o tipo de pessoas que podem aproximar-se do carro quando este para no vermelho. 4. Embora a situao descrita no pargrafo final no tenha realmente acontecido, com ela, o cronista pretende demonstrar que as consequncias de ter de parar num sinal vermelho podero ser terrveis, o que lhe permite demonstrar que as consequncias dos semforos so ms e no boas, como seria de esperar. Assim justifica a frase inicial, onde afirma no gostar de semforos. Gramtica (p. 4) 1.1 A. 1.2 B. 2. primeiro, segunda e terceiro: adjetivos numerais; um (primeira ocorrncia) e dois: quantificadores numerais; um (segunda ocorrncia): determinante artigo indefinido. 3. a. (...) no primeiro semforo j no os tenho. No segundo no o tenho. No terceiro no os tenho () No sexto dei-o. b. Eu d-la-ia para me deixarem em paz. 4. a. protegerem; b. pedir. Ficha Gramatical (p. 6) 1. a. As senhoras colam-no no casaco. b. Em que rua os oferecem? c. Ningum os avisou da greve. d. Ela pass-la- se estacionares aqui. e. O pedinte vai solicit-la ao condutor. 2. a. Eles f-lo-o frequentemente. b. Um habitante deste rua d-lo-ia. c. Eu recomend-lo-ia a todos os que andam de txi. d. Ns queixar-nos-emos do trnsito. e. Eles esforar-se-o imenso.

Edies ASA, 2013

You might also like