You are on page 1of 4

DEFICINCIA MENTAL

A. Conceito: A Associao Americana de Deficincia Mental (DM) define como todos os graus de defeito mental ou que levam a um desenvolvimento mental insuficiente, dando como resultante que um indivduo incapaz de competir, em termos de igualdade com os companheiros normais, ou incapaz de cuidar de si mesmo ou de seus negcios com a prudncia normal. Mais importante do que qualificar um indivduo com nmeros ou classes verificar, com tempo e estimulao adequada, todas as suas potencialidades. Importa menos o que falta e mais o que sobrou e que pode ser reaproveitado num programa multidisciplinar de habilitao integral.

B. Incidncia: 3% da populao mundial tem DM, o mesmo valor valido para os EUA e Europa. 5 a 8% da populao dos pases em desenvolvimento ou subdesenvolvidos tem DM. Mais de 85% dos indivduos com DM enquadramse na faixa leve. A proporo de homens para mulheres de 1,6 : 1 no retardo leve porm, est prxima de 1 no retardo grave.

C. Classificao da OMS: DM profunda QI < 25 DM severa QI < 40 DM moderada QI < 55 DM leve QI < 70 DM limtrofe QI < 85

Karla de Toledo Candido Pediatria Clnica

DEFICINCIA MENTAL D. Etiologia: Pode ser subdividida da seguinte forma: Fatores pr-natais Genticas Anormalidades cromossmicas Erros inatos do metabolismo Malformaes (S.micro-cefalicas, S.macrocefa-licas, crnio bfido) Traumatismos externos Baixo peso ao nascimento Infeces, viroses e parasitoses maternas Irradiaes maternas Intoxicao materna Desnutrio materna Transtornos endocrinolgicos Hipxia intra-uterina Defeitos da placenta Fatores fsicos e scio- econmicos stress emocional, excesso de trabalho Outros fatores Fatores peri-natais Anxia Traumatismos obsttricos Prematuridade Hiperbilirrubinemia Fatores ps-natais Infeco Doenas degenerativas e neoplsicas Intoxicao Privaes diversas(sensoriais, familiares, sociais, etc.) Privao materna Desnutrio Traumatismo craniano Molstias desmielinizantes Convulses

Incompatibilidade de grupos sangneos

Karla de Toledo Candido Pediatria Clnica

DEFICINCIA MENTAL E. Diagnstico: O que nos leva a suspeita de uma DM a presena ou no de fatores etiolgicos. Porm, a DM leva a uma deficincia do desenvolvimento, que somente uma ampla e minuciosa avaliao poder nos mostrar. Nos casos menos severos, a DM ser observada apenas quando a criana chegar a fase de escolarizao. Todo diagnstico de DM numa criana acarreta consigo uma implicao prognostica de que, quando ela se tornar adulta, ter algumas limitaes para dirigir a si prprio e seus assuntos. Exibir sempre alguma falta de inteligncia e de independncia.(Gessel e Amatruda) Entre os recursos disponveis atualmente podemos citar: TC RX (microcefalias, macrocefalias, displasias crnio-faciais ) RNM Cariotipagem (amniocentese) cranioestenose precoce,

6.Tratamento:

a) Medicamentoso: No se conhece medicamento capaz de aumentar o nvel intelectual. utilizada a teraputica sintomtica: Anticonvulsivantes Sedao (neurolpticos*, tranqilizantes, miorrelaxantes com ao sedativa.) L-triptofano: aminocido precursor da serotonina no combate a hipotonia (em excesso poder ser convulsivante)

Karla de Toledo Candido Pediatria Clnica

DEFICINCIA MENTAL *Neurolptil Derivado de feniltiaznico pode modificar ou reduz os distrbios de comportamento, tornando - o mais abordvel as tcnicas psicopedaggicas.

b) No medicamentoso: Trabalho em equipe multidisciplinar: Pedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia, Nutrio, Assistncia Social.

Algumas variveis que se confundem e que podem afetar o peso ao nascimento e/ou intelecto, segundo Stein e Kassab,1970.

Mes na pobreza

Estrutura pequena Cuidado materno inadequado Paridade alta Trabalho fsico Dieta pobre

Baixo peso ao nascimento

Comunidades pobres

Cuidado mdico pobre Trauma de nascimento Vocabulrio pobre Famlia grande Dieta pobre Baixo peso ao nascimento Dficit intelectual na criana

criana
Dieta pobre Infeces mltiplas Cuidado mdico inadequado Escolaridade pobre

Karla de Toledo Candido Pediatria Clnica

You might also like