You are on page 1of 24

Curso 05 - Meio Ambiente

27

Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

28

Visita ao escritrio de Antnio


Neste momento, lhe convidamos a ler a conversa entre Davi e Antnio. Antnio: Ol, Davi! Que bom receb-lo. Seja bemvindo! Davi: Ol, Antnio, fico contente em vir at aqui! Antnio: Venha, vamos sentar! Davi: Tento agir sempre dentro da lei e, por isso, vim aqui buscar informaes sobre como estar legalizado dentro das Leis Ambientais. Antnio: Voc fez muito bem, porque estar dentro da lei garantia de segurana e grandes oportunidades. Davi: Tenho muito interesse em saber um pouco mais sobre este assunto. Antnio: Que bom! Tenho, ento, boas notcias. O sistema CNA/SENAR neste mdulo est oferecendo as informaes que voc necessita. Voc quer fazer? Davi: Sem dvida, quero sim. Antnio: Ento vamos l! Assim que voc terminar de ler, lhe convidamos a seguir em frente.

Apresentao do mdulo
Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais? Ol! Boas vindas ao estudo do mdulo Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais? Neste mdulo ser apresentada qual a importncia de legalizar uma propriedade rural de acordo com as leis ambientais, saber um pouco sobre as reas de preservao permanente, preceitos legais, como est apontado no cdigo florestal, licenciamento ambiental, entre outras aes muito importantes para a preservao do meio ambiente. Por isso, at o trmino deste mdulo, voc dever ser capaz de:

Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

29

Objetivos Conhecer como legalizar segundo as leis ambientais. Refletir sobre a importncia da legalizao ambiental. Conhecer a agricultura brasileira. Conhecer os conceitos e os papis da rea de Preservao Permanente - APP e Reserva Legal RL. Conhecer dados estatsticos de preservao. Aprender sobre as reas de produo. Identificar as premissas bsicas para a proteo ambiental. Conhecer o ADA - Ato Declaratrio Ambiental. - Conhecer e identificar a regularizao das atividades produtivas. Agora que voc j conheceu o contedo que ser trabalhado neste mdulo e os objetivos de aprendizagem, leia no prximo tpico o desafio lanado para voc!

Desafio do mdulo
Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais? Voc j percebeu que no incio de cada mdulo voc convidado a realizar um desafio? O objetivo ajud-lo a verificar o que j conhece sobre o assunto a ser abordado em cada mdulo. Ento, vamos fazer o desafio deste mdulo! Desafio Cite duas vantagens de agir dentro das leis ambientais. Registre no Ambiente Virtual de Aprendizagem, a sua resposta e, no final da leitura deste mdulo, retorne para rev-las. Caso no saiba ou no tenha certeza, no se preocupe! Pois, at o final deste mdulo, voc ter acesso a essas informaes e muitas outras. Bom estudo!

Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

30

Regularizao ambienta na competio de mercado


Neste tpico vamos falar sobre a regularizao ambiental tema muito importante para ser tratado atualmente. Voc concorda? Ento, vamos l! Voc j deve ter conhecimento que a regularizao ambiental de qualquer atividade produtiva que, alm de obrigatria, constitui-se em uma medida essencial para a sustentabilidade socioambiental. A regularizao ambiental o primeiro passo para se ter chances na competio do mercado. Hoje existem muitas exigncias no mercado interno e no exterior impostas a processos e produtos agropecurios. Voc sabe que exigncias de mercado so essas? Necessidade de rastreabilidade de produtos. Comprovao de responsabilidade social no arranjo produtivo. Comprovao do no uso de organismos geneticamente modificados OGMs, por alguns mercados. Cada vez mais, linhas de crdito e determinados mercados exigem que o produtor esteja adequado s legislaes ambiental e social. Em princpio, tais exigncias podem representar apenas custos adicionais. Porm, os custos com tal regularizao podero ser revertidos em vantagem comparativa, como ser mostrado adiante. Importante certo que cada vez mais os mercados sero restritivos a produtos procedentes de reas sem responsabilidade socioambiental comprovada. Vamos ver no prximo tpico como acontece a regulamentao ambiental no Brasil.

Regulamentao ambiental no Brasil


No Brasil, h diversas instituies de pesquisa que tm produzido tecnologias que possibilitam o uso de novas variedades, novos maquinrios, alm da adoo de modos produtivos apropriados e do cultivo em localidades antes tidas como inviveis produo agrcola. Voc sabia que mediante essa medida, o Brasil tornou-se lder mundial na produo e comercializao de diversos produtos de origem animal e vegetal? Porm, no estamos imunes concorrncia. Muito pelo contrrio, a globalizao promove o acirramento da disputa de mercados entre diferentes pases.

Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

31

Importante Quando se procede legalizao e regularizao de sua propriedade, ou das atividades rurais, procure o rgo ambiental de sua regio: estadual ou municipal. Mas, lembre-se que podero existir particularidades regionais, mais restritivas que a legislao federal. Isso quer dizer: A rea de preservao permanente pode ser maior em alguns municpios ou estados em relao ao mnimo previsto pela legislao federal, desta forma a legislao Federal estabelece seus parmetros. Os estados e municpios, em suas legislaes especficas, tm autonomia para ser mais restritivos. Em outras palavras, o Estado ou Municpio pode ser mais rigoroso ou exigente, mas nunca poder ser mais brando ou permissivo. Est tranquilo at aqui? Voc sabe por que necessrio atualizar a legislao ambiental? Para falar sobre este assunto, iniciaremos com o tema Agricultura Brasileira. Vamos conferir?

Agricultura Brasileira
Neste tpico vamos tratar sobre agricultura brasileira. A agricultura brasileira competitiva devido a grandes privilgios como: Posio geogrfica; Clima; Tecnologia tropical; Abundncia hdrica; Eficincia dos produtores e Disponibilidade de rea. Esses privilgios podem fazer com que em menos de 20 anos o Brasil possa ser o maior exportador de alimentos do planeta. Pergunta Voc tinha conhecimento que a curva de crescimento e as projees de avano na produo vo de encontro a interesses dos nossos concorrentes? Estes desenvolvem aes para evitar a continuidade desse crescimento. So erguidas internamente barreiras no-tarifrias ao crescimento agropecurio brasileiro, principalmente envolvendo questes ambientais. Acredita-se que h um esforo para diminuir a competitividade de produo alimentar do pas. Hoje, levando-se em considerao a legislao ambiental vigente, dispomos de apenas 28,84% da rea brasileira passvel de utilizao para produzir alimentos convencionais, para crescimento da infraestrutura, cidades e outras atividades que no sejam de conservao.

Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

32

Vamos ver no prximo tpico como acontecem a rea de Preservao Permanente - APP e as Reservas Legais RL.

reas de Preservao Permanente - APP e as Reservas Legais - RL


O Cdigo Florestal Brasileiro de 1934, sucedendo as diversas normas de proteo s florestas brasileiras, oriundas do perodo colonial, instituiu, poca, alguns mecanismos semelhantes s reas de preservao permanente e reserva legal, atualmente previstas no Novo Cdigo Florestal (Lei Federal 4.771/65). Tal norma tinha como objetivos a proteo: Objetivos Das guas; Dos recursos florestais; Da fauna; Da integridade do solo, protegendo-o contra os processos erosivos, e, ainda; A manuteno de reas para a conservao e realizao de pesquisas. No decorrer do tempo, os conceitos de APP e RL sofreram diversas modificaes em relao definio de conceitos e papel das APPs e aos percentuais de sua rea por propriedade, assim como tambm em relao s questes referentes sua compensao quando da hiptese em que o percentual exigido naquela situao no tenha sido respeitado pelo proprietrio rural. Tudo tranquilo at aqui? No prximo tpico vamos continuar tratando sobre reas de Preservao Permanente APPs - e Reserva Legal - RL. Vamos l!

Tpico 01: reas de Preservao Permanente - APP e as Reservas Legais - RL


Vamos ver o que Antnio tem a nos dizer? As APPs destinam-se preservao da cobertura vegetal nativa, ou seja, essas reas no podem ser objeto de explorao direta e devem ser mantidas com a vegetao original e as reas no conservadas devero ser recompostas.

Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

33

DISPOSITIVO LEGAL Decreto 23.793/34 Lei 4.771/65 Lei 7.803/89 5 m Para Mata Ciliar 5 m para mata Ciliar

APP

Rios ou Qualquer Curso d'gua; Lagos, Nascentes, Topo de morro; declividade > 45; restinga duna e mangue; Borda de chapadas; altidude > 1.800m Rios ou Qualquer Curso d'gua; Lagos, Nascentes, Topo de morro; declividade > 45; restinga duna e mangue; Borda de chapadas; altidude > 1.800m Rios ou Qualquer Curso d'gua; Lagos, Nascentes, Topo de morro; declividade > 45; restinga duna e mangue; Borda de chapadas; altitude > 1.800m Rios ou Qualquer Curso d'gua; Lagos, Nascentes, Topo de morro; declividade > 45; restinga duna e mangue; Borda de chapadas; altitude > 1.800m

MP 1.511/96

MP 2080-58/00

MP 2166-67/01

A seguir continue a leitura sobre reas de Preservao Permanente - APP - e as Reservas Legais RL. Qualquer dvida, voc j sabe, entre em contato com o seu tutor, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, pela ferramenta Tira-dvidas.

Tpico 02: reas de Preservao Permanente - APP e as Reservas Legais - RL


A Reserva Legal um percentual (%) da propriedade rural, cuja extenso da rea depende do(s) tipo(s) de vegetao nela existente(s) pois para cada bioma existe um percentual mnimo (floresta amaznica: 80%, cerrado amaznico: 35%, e, demais formas de vegetao: 20%).

Vamos ver na tabela abaixo como as Reservas Legais esto distribudas:

Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

34

DISPOSITIVO LEGAL Decreto 23.793/34

RESERVA LEGAL 1/4 20%

REGIO Todo o Brasil Regies Nordeste, Sudeste, Sul e sul do Centro-Oeste Regio Norte e norte da Regio Centro-oeste reas de Cerrado Regies Nordeste, Sudeste, Sul e sul do Centro-Oeste Regio Norte e norte da Regio Centro-oeste Cerrado na Regio Norte e no cerrado inclusos nas florestas do Mato Grosso Regio Norte e nas florestas de Mato grosso Cerrado e demais regies Florestas na Amaznia Legal Cerrado na Amaznia Legal Cerrado Florestas na Amaznia Legal Cerrado na Amaznia Legal Demais reas

OBSERVAO 1/4 das florestas da propriedade % das florestas existentes na propriedade

Lei 4.771/65 50% 20% Lei 7.803/89 20% 50% 50% MP 1.511/96 80% 20% 80% MP 2080-58/00 35% 20% 80% MP 2166-67/01 35% 20%

Cria o termo Reserva Legal; Define a RL no Cerrado ;

Reserva Legal como sendo um % da Propriedade

Surge a Amaznia Legal; ZEE para fins de recomposio Cota de Reserva Reserva Legal como % da Propriedade

Vamos continuar falando sobre reas de Preservao Permanente APPs - e as Reservas Legais RLs? Vamos em frente!

Tpico 03: reas de Preservao Permanente - APP e as Reservas Legais - RL


Vamos saber um pouco mais sobre APP e Reserva Legal. De modo geral, a reserva legal ser sempre obrigatria, em qualquer propriedade rural, pois se trata de um percentual mnimo do imvel rural, onde vedado o corte raso, permitido apenas o uso sustentvel dos seus recursos naturais, previamente aprovado pelo rgo ambiental competente. A RL constitui uma rea definida por propriedade rural, onde a vegetao original tambm deve ser conservada, sendo vedado o corte raso podendo ser objeto de explorao direta e deve ser averbada margem da inscrio de matrcula do imvel.

Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

35

Nas propriedades cuja RL no alcana tais critrios de manuteno, dever ser recuperado o passivo ambiental, mediante recomposio da vegetao original, no prazo de trinta anos, seno 1/10 a cada 3 anos. Tambm pode ser feita a compensao em outra rea equivalente em importncia ecolgica e extenso, para os proprietrios que haviam suprimido a vegetao nativa at a vigncia da Medida Provisria n 1.736-31/1998. Por fim, ainda possvel a doao de rea localizada em unidade de conservao de domnio pblico pendente de regularizao fundiria. Aps o advento da Lei Federal 7.803, no ano de 1989, passou-se a exigir tambm que a reserva legal fosse averbada margem da inscrio de matrcula do imvel, no registro de imveis competente. Cabe ainda salientar que a Reserva Legal, desde a vigncia do Cdigo Florestal (a partir de 1965) at os dias de hoje (regulada pelas Medidas Provisrias), uma limitao percentual de desmate da rea de cada propriedade, e que esta (a reserva legal) dever ser averbada margem da inscrio de matrcula do imvel, no registro de imveis competente. Ao contrrio da reserva legal, a ocorrncia das reas de preservao permanente (APPs) depender da verificao dos aspectos fisiogrficos da propriedade, ou seja, da geografia da propriedade, considerando os seus recursos hdricos (cursos dgua, nascentes, etc.), declividade (reas com declividade superior a 45%), e/ou a ocorrncia de outros recursos ambientais. Assim sendo, perfeitamente possvel existirem propriedades rurais sem a limitao legal das reas de preservao permanente, o que, pela legislao atual, no seria possvel em relao reserva legal. Caso na propriedade rural no existam: nascentes, olhos dgua ou quaisquer outras espcies de cursos dgua; terrenos acidentados (com declives acima do indicado no cdigo florestal); topos de morros, montes, montanhas e serras; encostas ou partes destas, com declividade superior a 45 restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues; bordas dos tabuleiros ou chapadas, a partir da linha de ruptura do relevo; ou ainda, no estiver a propriedade em altitude superior a 1.800 (mil e oitocentos) metros; ou ainda, qualquer das situaes previstas no artigo 3, da lei florestal, teremos uma propriedade rural sem APPs. Vamos seguir acompanhando sobre reas de Preservao Permanente - APPs e as Reservas Legais - RL.

Tpico 04: reas de Preservao Permanente - APP e as Reservas Legais - RL


Vamos espiar a conversa entre Davi e Antnio sobre APP e RL?

Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

36

Davi: Antnio, eu estava lendo o material do curso e aqui diz que o entendimento dos conceitos de APP e RL esto ultrapassados. Antnio: Ah, sim! Os conceitos criados pelo Cdigo Florestal em 1965 eram baseados no conhecimento existente na poca. Davi: Eles foram criados em 1965 e tinham como objetivo preservar reas onde a tecnologia de produo no garantia a conservao dos solos e

dos recursos hdricos.

Antnio: E tinham, ainda, como funo, criar reserva de recursos madeireiros. Davi: Voc sabia que o desenvolvimento da agropecuria e a incorporao de novas tecnologias nos permitem a utilizao destas reas de forma segura? Antnio: verdade! No entanto, as reas frgeis devem ser respeitadas. Davi: O que considerado rea frgil? Antnio: reas Frgeis um conceito desenvolvido para reas em que a cincia indica como de fundamental necessidade de preservao e/ou recuperao. Davi: Agora entendi. Li um material que falava que as reas frgeis garantiro a recarga dos aquferos, a estabilidade pedolgica do solo, as nascentes, os cursos dgua e a biodiversidade. S me tire uma dvida: o que um aqufero? Antnio: Aqufero uma formao ou grupo de formaes geolgicas que pode armazenar gua subterrnea. So rochas porosas e permeveis, capazes de reter gua e de ced-la. Davi: Ento so reservatrios mveis e, aos poucos, abastecem rios e poos artesianos podendo, tambm, ser utilizados pelo homem como fonte de gua para consumo? Antnio: Isso mesmo! Tal como ocorre com as guas superficiais, demandam cuidados para evitar a sua contaminao. Davi: Muito bom ter acesso a essas informaes. Antnio: isso a! Vamos continuar nossos estudos? Davi: Vamos sim, porque este contedo est muito interessante. At aqui tudo bem? Alguma dvida? Lembre-se que qualquer dvida, entre em contato com o seu tutor, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, pela ferramenta Tira-dvidas! Vamos ver no prximo tpico como esto apresentadas as APPs e as RLs nos decretos e resolues.

Tpico 05: reas de Preservao Permanente - APP e as Reservas Legais - RL


Neste tpico vamos conhecer como esto citadas as APPs e as RLs nos decretos e resolues.

Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

37

De modo geral, as medidas de proteo da vegetao nativa em propriedades privadas tm sido descumpridas desde a vigncia do Cdigo Florestal de 1934 devido omisso do Poder Pblico, omitindo-se em seu dever de fazer cumprir a lei, conjugado com polticas que tinham como objetivo a integrao do territrio brasileiro por meio da ocupao das novas reas, fomentando pesquisa agrcola, principalmente no cerrado, subsidiando fortemente o crdito aos agricultores e regras que consideravam o desmatamento como prova de uso efetivo da terra, culminando com a ampliao da RL na Amaznia pela MP n 2.166-67/2001. Mais tarde criaram-se mecanismos de cumprimento das normas deste passivo histrico com a edio dos Decretos ns 6.321/2007 e 6.514/2008 e a Resoluo n 3.545/2008 do Conselho Monetrio Nacional. O Decreto n 6.321/2007 tem por finalidade estabelecer aes de preveno, monitoramento e controle do desmatamento ilegal no bioma Amaznia. Este decreto considera os ndices de desmatamento municipal ano a ano prevendo as consequncias sobre o uso do solo na propriedade rural, como atualizao cadastral no INCRA, condicionando a este cadastro a concesso de novos certificados que so necessrios compra e venda dos imveis rurais e concesso de emprstimos. O Decreto tambm determina que os imveis rurais com rea superior a quatro mdulos fiscais situados nos municpios com alto desmatamento no podem receber autorizao para novos desmatamentos a menos que possuam certificao de georreferenciamento expedida pelo INCRA. A Resoluo n 3.545/2008, do Conselho Monetrio Nacional (CMN) definiu exigncias para a concesso de crdito rural no bioma Amaznia. Assim, desde 1 de julho de 2008, a concesso de crdito rural para atividades agropecurias nos municpios que integram esse bioma est condicionado apresentao do Certificado de Cadastro de Imvel Rural do INCRA; certido de inexistncia de embargos de reas desmatadas ilegalmente no imvel e certificado comprobatrio de regularidade ambiental do imvel. O Decreto n 6.514/2008 cria as infraes e sanes administrativas ao meio ambiente regulamentando a Lei 9.605/98 e revogando o Decreto 7.129/99. Este Decreto cria novos tipos de sanes administrativas que excedem o mandato da Lei de Crimes Ambientais e cria multas expropriatrias. Em seu artigo de n 55 tipificado como infrao contra a flora a no-averbao da reserva legal, punvel com advertncia e multa diria que varia entre R$ 50,00 e R$ 500,00 por hectare ou frao da rea de reserva legal. Originalmente, o Decreto n 6.514/2008 determinava que o art. 55 entraria em vigor 180 dias aps a sua publicao. No entanto, alterao inserida pelo Decreto n 6.686/2008 protelou o prazo para 11 de dezembro de 2009, dando aos proprietrios rurais mais um ano para apresentar o termo de compromisso de regularizao da reserva legal. Ainda em 2009, o Decreto no. 7.029, de 10 de dezembro instituiu o Programa Federal de Apoio Regularizao Ambiental de Imveis Rurais, denominado Programa mais Ambiente, prorrogando o prazo da averbao da reserva legal, exigido pelo artigo 55 do decreto 6.514 alm de aumentar o prazo para a averbao aps notificao, suspende, ainda, a cobrana das multas e as convertem em servios de preservao, melhoria e recuperao da qualidade do meio ambiente no caso de adeso ao programa, condicionado ao cumprimento integral dos termos deste. Ficam suspensos at a mesma data os embargos impostos por ocupao irregular da RL e cuja vegetao tenha sido suprimida at 21 de dezembro de 2007, com exceo do bioma Amaznia.

Acompanhe, no prximo tpico, Estatsticas produzir e preservar, vamos l?

Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

38

Estatsticas produzir e preservar


As estatsticas comprovam a realidade dos esforos do pas em produzir e preservar. Vamos ver alguns dados: A soma das reas de toda nossa agricultura e florestas plantadas representa pouco mais da metade dos 15,7% j disponveis em lei para as Unidades de Conservao (UCs); A rea de produo de gros em 2008 foi de 47 milhes de hectares, ou seja, somente 5,5% do territrio nacional; A soja representa apenas 2,5% da rea brasileira e no Bioma Amaznia ocupa menos de 0,2%; a cana de acar participa, hoje, com 0,8% do solo ptrio. Florestas plantadas (Eucaliptos e Pinus) representam 0,7% de todo o territrio; A pecuria de corte e leite ocupam 20% da rea nacional, bem menor que os 26,6% das APPs ou dos estimados 22,3% da Reserva Legal. Preservar reas ambientais no Brasil se tornou muito mais relevante que produzir alimentos. Neste tpico voc pode relembrar ou conhecer dados estatsticos de produo e preservao do meio ambiente. Vamos acompanhar no prximo tpico as reas de produo.

reas de produo
As reas de produo esto indisponveis ao se atender a legislao ambiental. Agravado pelas alteraes do cdigo florestal brasileiro que colocou na ilegalidade atividades que j estavam consolidadas muito antes das imposies da legislao ambiental. Atividades como a rizicultura no Rio Grande do sul, viticultura, cafeicultura no sul de Minas Gerais, pequenas propriedades nas beiras dos rios, pecuria leiteira, entre outras esto inviabilizadas sendo que a nica alternativa a recomposio. Perguntas E o contingente de brasileiros que tm suas economias baseadas nestas atividades? Iro para a cidade? O Pas est disposto a abrir mo de toda esta riqueza em benefcio de uma conservao que no gera ganhos ambientais? Estes questionamentos requerem uma discusso ampla buscando sua readequao, compatibilizando a produo agropecuria com a proteo ambiental. So premissas bsicas para reorientar esta discusso:

Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

39

Desmatamento zero nos biomas Florestais; Pagamento por Servios Ambientais; APPs fluviais, de encostas e topo de morro sero reflorestadas com base nas orientaes da cincia; Consolidao das reas com Produo de Alimentos. Vamos ver no prximo tpico mais dados sobre essas premissas.

Premissas bsicas
Neste tpico voc vai conhecer ou relembrar algumas premissas bsicas. Desmatamento zero nos biomas florestais; O Brasil no precisa de mais reas desmatadas para ampliar sua produo. O crescimento dever ser baseado na ampliao das produtividades pela incorporao de tecnologias, recuperao de reas degradadas, incorporao de reas de pecuria processos produtivos mais modernos, investimento em novas tecnologias e extenso rural. Pagamento por servios ambientais; Garantia de remunerao do proprietrio rural pelo servio ambiental prestado pelas reas que produzam benefcios ambientais, como estocagem e sequestro de carbono, conservao de fauna e flora, produo de gua, manuteno da biodiversidade entre outros. Isto inclui rea protegidas como APPs E RLs ou outra forma de conservao voluntria. APPs fluviais, de encostas e topo de morro APPs fluviais, de encostas e topo de morro sero reflorestadas com base nas orientaes da cincia. Definio das zonas frgeis por meio da pesquisa cientfica. Contrapor as medidas adotadas sem critrio tcnico-cientfico das reas a serem conservadas ttulo de APPs. Estas medidas no comprovam o ganho ambiental de sua preservao, devendo a cincia indicar o que na realidade, conserva encostas, recursos hdricos, topos de morro, reas de recarga de aqufero, reas sujeitas eroso ou outra rea sensvel a ser preservada. Desta forma as reas frgeis (APPs fluviais, de encostas e topo de morro) sero reflorestadas com base nas orientaes da cincia por meio de mapas pedolgicos e levantamentos altimtricos. Definio do ganho ambiental da recomposio de reas que j pertencem ao processo produtivo, garantindo sustentabilidade ambiental, social e econmico da propriedade rural. Consolidao das reas com produo de alimentos. As reas com produo de alimentos consolidadas sero respeitadas. Respeitar as propriedades que se desenvolveram respeitando a legislao vigente poca em que foram implantadas. A evoluo da legislao ambiental sempre foi no sentido de restringir o uso da terra colocando a propriedade que respeitou a lei vigente poca de sua implantao, inclusive com incentivo governamental, na ilegalidade no respeitando o direito adquirido. Agora que voc j conhece ou relembrou sobre as premissas bsicas. Veja a seguir desmatamento zero!

Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

40

Desmatamento zero nas florestas


Neste tpico ser tratado o desmatamento zero nas florestas, tema este muito debatido atualmente sobre a conservao e proteo do meio ambiente. Considerando que a proteo do meio ambiente se far mais efetivamente e sem resistncias importantes olhando-se para o futuro e no procurando recriar artificialmente o passado. Nenhum pas do mundo fez isso e nem pretende faz-lo. O que os produtores rurais desejam uma mudana na lei que conserve a produo nas reas j consolidadas, ao mesmo tempo proibindo inteiramente novos desmatamentos na Amaznia e na Mata Atlntica e Pantanal e restringindo severamente, at o limite recomendado por cientistas e tcnicos de conceito, novas exploraes nos demais biomas. Voc concorda com essa afirmao? Com isso, o balano ambiental do produtor rural ser positivo. Com o fim completo do desmatamento, espera-se que as autoridades ambientais passem a tratar das inmeras outras fontes de emisso de poluentes e dos gases responsveis pelo aquecimento do planeta.

Para saber mais sobre desmatamento zero, acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagam e faa o download os textos que o Sistema CNA/SENAR selecionou para voc. Caso surjam dvidas ou curiosidades, durante a leitura do arquivo indicado acima, no hesite em contatar o tutor, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, pela ferramenta Tira-dvidas. Ele est lhe aguardando. Mas, se no houver dvidas, vamos para o prximo tpico que tratar do Ato Declaratrio Ambiental.

Ato Declaratrio Ambiental - ADA


O Ato Declaratrio Ambiental ADA - um instrumento legal que possibilita ao proprietrio rural a reduo do Imposto Territorial Rural (ITR) em at 100%. Para se conseguir uma alquota menor de imposto, veja o que necessrio: Ser um proprietrio rural; Possuir reas de APP, RL, Reserva Particular de Patrimnio Natural (RPPN) ou rea de Relevante Interesse Ecolgico (ARIE) inferiores a 100 ha, e/ou ainda possui reas sob manejo florestal e/ou reflorestamento, poder obter o benefcio de uma alquota menor do imposto. Para isso, basta que declare essas reas no Documento de Informao e Apurao - DIAT/ITR, em formulrio impresso disponvel nos postos do IBAMA; Caso seja pessoa fsica: possuidora de rea rural igual ou superior a 500 ha localizada na regio Norte, ou 100 ha localizada nas demais regies Sul.

Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

41

Pessoa jurdica, independentemente da extenso de sua rea rural, h a opo de entregar o ADA tambm em meio eletrnico (ADAweb), no site http://www.ibama.gov.br/adaweb/. Esse procedimento dever ser feito no IBAMA de sua regio. Lei Principais marcos legais: Leis Federais ns 4.771/65, 9.393/96, 9.985/2000, Decreto n 4.382/2002, Instruo Normativa IBAMA n 5/2009 e Instruo Normativa SRF n 256/2002. Acompanhamos o Ato de Declarao Ambiental ADA. No prximo tpico vamos tratar a regularizao das atividades produtivas. Vamos prosseguir!

Regularizao das atividades produtivas


Neste tpico vamos tratar sobre a regularizao das atividades produtivas. Vamos l! Voc sabia que aps a regularizao ambiental de uma propriedade, devem-se regularizar as aes que so desenvolvidas nela? Observe que s vezes algumas atividades agropecurias podem causar alteraes, levando prejuzos ao agricultor, como: O desbarrancamento da margem do rio; O empobrecimento do solo e eroso; O envenenamento da gua pelo uso de maneira inadequada dos agrotxicos, prejudicando tambm a sade do agricultor. Se voc verificar algum desses sinais na sua propriedade, procure uma maneira de resolver o problema. Quanto mais se demora, maior o desgaste do solo e da gua, que futuramente devero ser repostos por um preo bem superior ao custo da preveno, evitando muitas dores de cabea para o produtor rural. Veja a seguir alguns exemplos de regularizao ambiental de atividades que voc, como produtor rural, poder realizar caso pratique alguma delas: Licenciamento ambiental; Cadastro Tcnico Federal CTF; Uso de motosserra; Uso da gua no interior da propriedade rural; Desmatamento; Queimadas controladas; Agroqumicos e afins; Principais cuidados no uso de agrotxicos. Nos prximos tpicos, sero apresentados para voc exemplos de prticas ou atividades que requerem regularizao especfica.
Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

42

Licenciamento Ambiental
Voc possivelmente j ouviu ou leu sobre o Licenciamento Ambiental, no mesmo? Vamos aprender um pouco mais! Voc sabia que o Licenciamento Ambiental no exigido por todos os estados da federao brasileira? Para tanto, os proprietrios de terra devem se dirigir ao rgo ambiental de seu estado ou municpio e verificar se h necessidade de licenciamento da atividade agropecuria. A licena fundamental para as atividades que utilizem recursos ambientais que possam ser caracterizadas como poluidoras ou degradadoras do meio ambiente. Para as que so exigidas, mesmo no sendo uma exigncia para alguns estados importante que o licenciamento seja feito antes do incio das atividades agrcolas, devido ao carter potencialmente degradador destas atividades. O mesmo vale para as propriedades localizadas em zonas de amortecimento das Unidades de Conservao UCs, e nas reas de Proteo Ambiental (APA). Lei Principais marcos legais: Lei Federal n 6.938/1981, Resolues CONAMA n 01/86 e n 237/1997 e verificar legislao estadual pertinente. Agora que voc conheceu sobre o Licenciamento Ambiental. Vamos para o prximo tpico que tratar sobre o Cadastro Tcnico Federal - CTF. Vamos conferir?

Cadastro Tcnico Federal


Mas, o que CTF? Conceito CTF o Cadastro Tcnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais obrigatrio para pessoas fsicas ou jurdicas que realizam atividades com potencial poluidor. Voc deve estar se perguntando, mas quais so as atividades com potencial poluidor? So atividades tais como: Extrao de madeira ou cascalho; Produo de carvo; Transporte de lenha ou de madeira; Agrotxicos.

Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

43

O CTF pode ser realizado pela internet no site do IBAMA, http://www.ibama.gov.br/, bastando clicar no link servios on-line. Lei Principais marcos legais: Lei Federal n 6.938/1981, Portaria Normativa IBAMA n 113/1997 e Instruo Normativa IBAMA n 96/2006. No prximo tpico vamos falar sobre o uso de motosserra. Est tranquilo at aqui? Podemos prosseguir? Caso voc tenha alguma dvida, entre em contato com o seu tutor, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, pela ferramenta Tira-dvidas, ele sentir grande satisfao em conversar com voc.

Uso de Motosserra
O uso de motosserra uma prtica que ainda comum em propriedades rurais, mesmo no sendo aconselhada. Como j deve ser do seu conhecimento para o uso de motosserra em propriedades rurais necessrio que a mquina e o operador sejam registrados no IBAMA. Para o uso desta prtica tanto o proprietrio quanto o operador devem requerer a licena de porte e uso, efetuando seu cadastro no CTF. Esse cadastramento realizado por meio de: Acesso ao site do IBAMA: http://www.IBAMA.gov.br/ ou; Escritrio do IBAMA mais prximo. Para mais informaes, procurar o IBAMA ou os rgos ambientais municipais e estaduais de sua regio. Lei Principal marco legal: Lei Federal n 7.803/1989. Lei Federal no. 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 Lei Federal de Crimes Ambientais. Portaria Normativa IBAMA no. 149, de 30 de dezembro de 1992 dispe sobre registro de motosserra. Vamos prosseguir? No prximo tpico voc ver sobre o uso da gua no interior da propriedade rural.

Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

44

Uso da gua no interior da propriedade rural


Para a utilizao de recursos hdricos em sua propriedade rural, necessrio obter outorga emitida pela Agncia Nacional de guas - ANA quando se tratar de rios federais ou pelo rgo estadual competente e em se tratando de rios estaduais. Primeiramente, vamos saber o que Outorga? Conceito A outorga o ato ou efeito de outorgar, consentir, dar uma concesso de uso. O mesmo se aplica implantao de barragens ou reservatrios conforme legislao especfica. Veja as situaes que exigem outorga: Derivao ou captao de gua de curso natural ou depsito superficial; Lanamentos diretos ou indiretos de esgotos e demais resduos lqidos ou fluidos gasosos, tratados ou no; Realizao de obras hidrulicas; Realizao de servios de limpeza; Proteo de margens e desassoreamento de cursos dgua; e Travessias em cursos dgua. Para mais informaes, procure a Agncia Nacional de guas - ANA ou rgo ambiental de seu estado. Lei Principal marco legal: Lei Federal n 9.433/1997, Instruo Normativa MMA n 04/2000, Resolues CNRH ns 16/2001 e 37/2004. Estudamos neste tpico o uso da gua no interior da propriedade rural que faz parte de preceitos para agir com responsabilidade socioambiental. Na sequncia vamos tratar sobre o desmatamento que compreende outro preceito. Vamos conferir!

Desmatamento
Vamos conferir o que Davi tem a nos informar? O desmatamento ou supresso da vegetao dentro da propriedade rural dever ser previamente licenciado, pelo IBAMA ou pelo rgo estadual de meio ambiente. Os casos que exigem licenciamento so o corte de vegetao nativa, na abertura de novas reas, e a explorao florestal.

Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

45

Principais marcos legais, veja abaixo: Lei Leis Federais ns 4.771/65, 6.576/78, 6.938/81, 8.629/93, 9.605/1998, 11.428/2006, MP n 2.166-67/2001, Decreto-Lei n 3.583/41, Decretos ns 750/1993, 5.975/2006, Resolues Conama ns 04/85, 01/86, 11/86 e 13/90, Instrues Normativas MMA ns 04/1999, 03/2001, 03/2002, 74/2005 e 75/2005, Portarias IBAMA ns 83-N/91, 113/1995 e Portaria MMA n 303/2003. Na sequncia vamos estudar as queimadas controladas. Vamos em frente!

Queimadas controladas
O que so queimadas controladas? Conceito Queimada controlada definida como o emprego do fogo como fator de produo e manejo em atividades agropastoris ou florestais e para fins de pesquisa cientfica e tecnolgica, em reas com limites fsicos de rea previamente definidos. Nos casos permitidos, para a realizao da queima controlada, o proprietrio rural depende de prvia autorizao do rgo ambiental responsvel, devendo atender a uma srie de premissas, tais como: Conhea as premissas. Definir as tcnicas, os equipamentos e a mo-de-obra a serem utilizados. Fazer o reconhecimento da rea e avaliar o material a ser queimado. Promover o enleiramento dos resduos de vegetao, de forma a limitar a ao do fogo. Preparar aceiros de, no mnimo, trs metros de largura, ampliando esta faixa quando as condies ambientais, topogrficas, climticas e o material combustvel assim exigirem. Providenciar pessoal treinado para atuar no local da operao, com equipamentos apropriados ao redor da rea, e evitar propagao do fogo fora dos limites estabelecidos. Comunicar formalmente aos vizinhos a inteno de realizar a queima controlada, com o esclarecimento de que, oportunamente, e com a antecedncia necessria, a operao ser confirmada com a indicao da data, hora do incio e do local onde ser realizada a queima. Prever a realizao da queima em dia e horrio apropriados, evitando-se os perodos de temperatura mais elevada e respeitando-se as condies dos ventos predominantes no momento da operao. Providenciar o oportuno acompanhamento de toda a operao de queima, at sua extino, com vistas adoo de medidas adequadas de conteno do fogo na rea definida para o emprego do fogo.

Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

46

Conhea agora os principais marcos legais. Lei Leis Federais ns 4.771/65, 9.605/1998, 9.985/2000, MP n 2.166-67/2001, Decretos-lei n 2.848/1940 e 3.689/1943, Decreto ns 2.905/1998, 2.661/1998, 2.959/1999 e 3.010/1999, Resoluo Conama n 11/88, Portarias IBAMA ns 18/1999, 01/2001, Portaria MMA n 346/1999. Est tranquilo at aqui? Podemos prosseguir? Caso voc tenha alguma dvida, entre em contato com o seu tutor, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, pela ferramenta Tira-dvidas, ele sentir grande satisfao em conversar com voc. Agora vamos fazer uma pausa para uma atividade!

Atividade
Vamos descontrair um pouquinho. Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem e realize a atividade desse tpico.

Assim que concluir a atividade, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, convidamos voc a seguir para o prximo tpico agroqumicos e afins.

Agroqumicos e afins
O estudo sobre agroqumicos e afins ser apresentado pelo seu tutor no texto a seguir. Vamos conferir! Os agrotxicos so de grande importncia no controle de pragas e doenas na propriedade rural, favorecendo assim a manuteno de produtividades agrcolas. Os agroqumicos tambm so utilizados para antecipar ou retardar o ciclo reprodutivo de plantas e acelerar o crescimento animal.

Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

47

Como se sabe, dado ao seu carter de toxicidade o uso desses produtos podem ocasionar efeitos adversos a sade humana e ao meio ambiente se forem utilizados e manuseados de forma inadequada, como por exemplo uma quantidade maior que o recomendado no receiturio agronmico num nmero maior de aplicaes do produto na lavoura, alm do transporte e do armazenamento incorreto do produto, antes e aps a sua aplicao, alm do descarte incorreto de suas embalagens. Sendo assim, importante destacar que o uso desses produtos deve ser feito com o mximo de rigor, para sua utilizao, comercializao e transporte de agroqumicos e, assim necessrio o cumprimento das normas de segurana de trabalho e de armazenamento, a realizao da trplice lavagem e a devoluo das suas embalagens. Caso surjam dvidas, ou curiosidades, durante o estudo do curso, no hesite em contatar o tutor, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, pela ferramenta Tira-dvidas, ele est lhe aguardando. Mas, se no houver dvidas, vamos seguir em frente! Acompanhe no prximo tpico aquisio de produtos agrotxicos, vamos l?

Aquisio de produtos agrotxicos


Voc conhece como realizada a aquisio de produtos agrotxicos? A aquisio s pode ser adquirida com receita agronmica prpria, prescrita por profissionais legalmente habilitados, expedida em duas vias e que dever conter, obrigatoriamente, as seguintes informaes: Nome do usurio; Nome e endereo da propriedade rural; Diagnstico; Recomendao de leitura do rtulo e da bula; Nome do produto comercial; Cultura e rea de aplicao; Dosagem de aplicao; Quantidade total a ser adquirida; Modalidade de aplicao; poca de aplicao; Intervalo de segurana; Orientao quanto ao manejo integrado de pragas; Orientao quanto ao uso de equipamentos de proteo individual; Data e nome; CPF, registro e assinatura do profissional. Lembramos que uma das vias dever ficar com o usurio pelo prazo de dois anos, para fins de fiscalizao.

Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

48

Mais informaes sobre tcnicas de emprego, destinao, aplicao e cuidados podem ser obtidas junto ao rgo de extenso rural de sua regio: Na EMBRAPA; Na Associao Nacional para Difuso de Adubos ANDA; Na Confederao da Agricultura e Pecuria do Brasil CNA; No Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis - IBAMA; Na Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ANVISA; No Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento MAPA; E o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA. Agora para seu conhecimento seguem os principais marcos legais: Lei Leis Federais ns 7.802/1989, 9.974/2000 e 9.985/2000, Decreto-lei n 5.452/1943, Decretos ns 4.074/2002, 5.549/2005 e 5.981/2006, Portarias MAPA ns 329/1985 e 153/1988, Resolues Confea ns 344/1990 e 377/1993. No prximo tpico vamos lhe apresentar os principais cuidados no uso de agrotxicos. Vamos em frente!

Principais cuidados no uso de agrotxicos


Neste tpico voc poder conhecer ou relembrar dos principais cuidados no uso de agrotxicos, nas seguintes etapas: transporte, armazenamento, aplicao e embalagens. TRANSPORTE O produto dever ser transportado sem contato com pessoas, animais e alimentos, acompanhado pela via da receita agronmica e da nota fiscal. ARMAZENAMENTO O produto deve ser armazenado em local restrito ao acesso de crianas e animais, sobre prateleiras suspensas, em ambiente seguro, fechado, seco, iluminado e ventilado e com placa indicativa de produto txico. APLICAO A mistura dever ser preparada longe dos rios e lagos e aplicada por pessoa treinada, maior de idade, equipada com vestimenta adequada (camisa de manga comprida, cala, botas de borracha, luvas impermeveis, proteo para a cabea e culos e mscara de proteo), sem fumar, beber ou comer durante a tarefa, nas horas mais frescas do dia, a favor do vento, com equipamento regulado e, aps a aplicao, lavar o rosto e as mos com sabo. EMBALAGENS. Destruir o lacre aps a abertura, lavar trs vezes as embalagens vazias e utilizar a gua contaminada na pulverizao, embalagens plsticas devem ser inutilizadas por meio da perfurao repetida do fundo, devolver as embalagens vazias com tampa aos estabelecimentos comerciais onde os produtos foram adquiridos no prazo de um ano e exigir o recibo de devoluo.
Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

49

No prximo tpico leia a concluso do mdulo, caso voc tenha alguma dvida, no hesite em entrar em contato com o tutor, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, pela ferramenta Tiradvidas, ele est lhe aguardando.

Concluso do Mdulo 2
Estamos concluindo o segundo mdulo do curso Meio Ambiente. Nele voc teve a oportunidade de conhecer ou relembrar qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais, as chances de competio no mercado por meio da regularizao ambiental, bem conhecemos os conceitos e os papis da APP e RL, com os dispositivos legais e conceituao. Foi possvel identificar as premissas bsicas para a proteo ambiental que requerem grandes discusses. Tambm foi tratado sobre o desmatamento zero, assunto importante e bem debatido nos ltimos tempos. Vimos tambm o Ato Declaratrio Ambiental, a regularizao das atividades produtivas: Licenciamento ambiental; Cadastro Tcnico Federal CTF; Uso de motosserra; Uso da gua no interior da propriedade rural; Desmatamento; Queimadas controladas; Agroqumicos e afins; Principais cuidados no uso de agrotxicos. Ah! Nossa conversa continua no prximo mdulo, onde trataremos as boas prticas Agrcolas, crimes ambientais, sanes administrativas e auto de infrao. Aguardamos voc l! Bons Estudos!

Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

Curso 05 - Meio Ambiente

50

Atividade final do mdulo


Lembre-se, voc deve acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem para realizar essa atividade. Diante do que voc estudou sobre qual a importncia de regularizar a propriedade segundo as leis ambientais?. correto afirmar: ( ) A agricultura brasileira subdesenvolvida e est numa posio muito desfavorvel na exportao de produtos agrcolas. ( ) APP e RL tm como objetivos: proteo das guas, dos recursos florestais, da fauna, integridade do solo, proteo contra processos erosivos e manuteno de reas para conservao e pesquisas. ( ) As medidas de proteo da vegetao nativa em propriedades privadas tm sido cumpridas desde a vigncia do Cdigo Florestal de 1934 pelo Poder Pblico.

Mdulo 02 - Qual a importncia de legalizar segundo as leis ambientais?

You might also like