You are on page 1of 45

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE PSICOLOGIA

DAIANE ROCHA DE FREITAS

ARTETERAPIA NO PROCESSO CLNICO COM CRIANAS AGRESSIVAS

CRICIMA, JULHO DE 2010

DAIANE ROCHA DE FREITAS

ARTETERAPIA NO PROCESSO CLNICO COM CRIANAS AGRESSIVAS

Trabalho de Concluso de Curso, apresentado para obteno do grau de Psiclogo no curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. Orientador(a): Prof. () MSc. Eliene B. C. Ferreira

CRICIMA, JULHO DE 2010

DAIANE ROCHA DE FREITAS

ARTETERAPIA NO PROCESSO CLNICO COM CRIANAS AGRESSIVAS

Trabalho de Concluso de Curso aprovado pela Banca Examinadora para obteno do Grau de Psiclogo, no Curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, com Linha de Pesquisa em Psicologia Clnica.

Cricima, 02 de Julho de 2010.

BANCA EXAMINADORA

________________________________________ Prof. Eliene Benta de Campos Ferreira - Mestre (UNESC) Orientador

_______________________________________ Prof Denise Nuernberg Especialista (UNESC)

________________________________________ Margret Spohr - Mestre

AGRADECIMENTOS

A Deus agradeo em primeiro lugar, que me iluminou em toda a minha vida; Aos meus pais, Geraldo e Oliana, pelo apoio e incentivo nos momentos difceis; Aos meus amigos e colegas de turma, que estiveram presentes durante toda caminhada; A minha orientadora Eliene B. C. Ferreira, que me apoiou desde o incio dessa jornada com muita dedicao.

Da Vida e da Arte

Da vida e da arte tnue o limite, Se que ele existe! Qual parte qual parte? Qual delas se omite? Qual busca o debate? Qual sela o contraste? Qual nega o convite? Da arte pra vida, Qual a diferena? Se ambas compreendem Palavras unidas Em louca sequncia Que ningum entende...? Ederson Peka

RESUMO

O presente trabalho consiste em uma pesquisa de ordem bibliogrfica, com intuito de apresentar aos leitores as contribuies da Arteterapia vinculadas a manifestaes de um funcionamento comportamental agressivo da criana em um contexto clnico. Neste sentido, este trabalho destaca a importncia do desenvolvimento psicossocial da criana na primeira, segunda e terceira infncia, e dos vnculos que so estruturados no grupo familiar e escolar, o valor da afetividade e sua expresso para o funcionamento psquico da criana. apontado os vrios processos que podem desencadear um comportamento agressivo. Discute tambm a historicidade da Arteterapia, seus pressupostos e seus diferentes recursos como argila, pintura, modelagem, entre outros. O estudo destaca a argila como um dos materiais que possui ao curativa mais eficaz na agressividade disfuncional em crianas. Sugere maior aproximao das reas de Psicologia e Arteterapia na atuao clnica e na promoo da condio de sade do ser humano.

Palavras-chave: Agressividade. Arteterapia. Desenvolvimento Psicossocial Infantil. Processos Clnico.

SUMRIO

1 INTRODUO........................................................................................................08 2 DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL INFANTIL...............................................10 2.1 Desenvolvimento psicossocial nos trs primeiros anos de vida (primeira infncia).....................................................................................................................10 2.2 Desenvolvimento Psicossocial dos trs a seis anos (segunda infncia).....11 2.3 Desenvolvimento Psicossocial dos seis aos doze anos (terceira infncia).12 3 AGRESSIVIDADE DISFUNCIONAL.......................................................................15 3.1 Manifestaes Comportamentais da Agressividade......................................17 3.2 Bullying...............................................................................................................18 3.3 Agressividade na Famlia..................................................................................20 4 NASCIMENTO DA ARTETERAPIA........................................................................23 4.1 Historicidade da Arteterapia no Brasil.............................................................25 4.2 O Trabalho do Arteterapeuta.............................................................................26 5 ARTETERAPIA COM CRIANAS AGRESSIVAS EM PROCESSO TERAPUTICO..........................................................................................................29 5.1 Modalidades de Trabalho em Arteterapia.......................................................30 5.2 A Ao Teraputica da Argila na Agressividade Disfuncional......................36 6 CONCLUSO.........................................................................................................40 REFERNCIAS.........................................................................................................42 REFERNCIAS COMPLEMENTARES.....................................................................44

1 INTRODUO

O desenvolvimento psicossocial do ser humano acontece na primeira, segunda e terceira infncia dos estgios de desenvolvimento, porm, nem sempre acontece de forma completa e saudvel. Desta forma, percebe-se que inmeros fatores podem influenciar e contribuir na mudana do desenvolvimento da criana, produzindo comportamentos que no permitem que ela mantenha trocas afetivas que a deixem satisfeita, expressando inadequadamente seu sentimento de raiva, e assim gerando comportamentos agressivos. Sendo que o interesse pela pesquisa deu-se a partir dessa nova linha de trabalho que a Arteterapia, por ser uma modalidade nova e poucas referncias de estudo, a escolha desse assunto foi visualizada como uma possibilidade de aprofundar o entendimento sobre Arteterapia, ao mesmo tempo em que se contextualiza as categorias de trabalho vinculada ao trabalho junto criana agressiva. Neste sentido, esta pesquisa objetiva-se de modo geral investigar os benefcios da Arteterapia no processo clnico com crianas agressivas. Portanto com base neste estudo, delimita-se como problema deste estudo: Quais os recursos da Arteterapia no processo clnico com crianas agressivas? A reflexo acerca do tema se dar atravs de um estudo bibliogrfico visando especificamente: Delimitar os aspectos do processo de desenvolvimento psicossocial da criana; apontar os fatores que influenciam na agressividade; Compreender os pressupostos da Arteterapia; Analisar as contribuies tcnicas da Arteterapia com crianas agressivas; Identificar o que a arte pode proporcionar com a criana agressiva em situao teraputica. A construo que fundamenta a pesquisa, estruturou-se a partir da contextualizao geral do desenvolvimento psicossocial da criana, abordando a partir da perspectiva da Psicologia do Desenvolvimento, seguindo de uma discusso terico acerca da agressividade, quando esta torna-se patolgica e compromete a criana nas suas relaes com o meio, discute-se tambm, com a finalidade de contextualizao, o que Arteterapia, sua origem e historicidade e por fim a ao interventiva da Arteterapia no trabalho com crianas agressivas, bem como o uso da

argila, como um recurso dentre as modalidades de trabalho em Arteterapia com agressividade. Atualmente visvel a crescente quantidade de crianas quer na famlia ou escola que possuem comportamentos ou atitudes que requerem algum tipo de interveno teraputica. A agressividade disfuncional pode se apresentar de diferentes maneiras. Comportamentos agressivos, que podem ser de forma verbal, como insultos, intimidaes, apelidos, ou at mesmo de forma fsica, como bater, quebrar objetos ou at auto-agresso. Tais atitudes de agressividade podemos verificar no bullying, que um exemplo destas transformaes no desenvolvimento da criana, caracterizado como um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotado por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angstia e sofrimento. Este trabalho compreende que o desenvolvimento humano no est pautado somente em aspectos cognitivos, mas tambm e, principalmente, em aspectos afetivos, e quando este no acontece de maneira saudvel e equilibrada criana acaba a merc de situaes que podero prejudicar o seu convvio escolar, social e familiar. Assim, crescente atualmente diferentes abordagens e modelos interventivos que atuem diretamente na psicodinmica do sujeito produzindo a cura do mesmo. E a Arteterapia se apresenta como um modelo que visa no processo clnico, compreender e ajudar de forma com que a criana restabelea seu equilbrio emocional, e possibilitando autoconhecimento e assim gerando mudanas. Sua contribuio atravs da utilizao de recursos artsticos em contextos teraputicos, ajudando a criana a expor suas percepes sobre o mundo, sua identidade, e principalmente suas emoes. Atravs desta discusso espera-se contribuir com uma maior aproximao da Psicologia e da Arteterapia para que as prticas interventivas nos diferentes transtornos infantis/adultos sejam potencializadas, produzindo efeitos curativos nos atendimentos clnicos.

2 DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL INFANTIL

O desenvolvimento humano pode ser considerado como um processo contnuo, que se d a partir do prprio indivduo, de sua relao com o meio social, com o grupo que est vinculado, enfim com a cultura num todo. Neste sentido, emoes como tristeza, alegria, medo e raiva, so reaes subjetivas s experincias, associadas s variaes fisiolgicas e comportamentais individuais de cada um.

2.1 Desenvolvimento psicossocial nos trs primeiros anos de vida (primeira infncia)

Delimitamos nesta reflexo, como referncia de primeira infncia a idade que vai do nascimento at os trs anos. Neste perodo a criana modifica bastante sua estrutura, principalmente com relao ao seu fsico e ao controle motor. Se por um lado o recm-nascido depende do adulto, por outro ele um agente ativo se relacionando com o meio, suas funes perceptivas sensoriais lhe capacitam intensamente nesta relao. Ao fim do primeiro ano a criana se associa mais a figura dos pais, gerando apego nesta relao. Com a me esta vinculao ocorre mais intensamente e se origina desde o nascimento.
Os recm-nascidos demonstram abertamente quando esto infelizes. Soltam gritos penetrantes, sacodem pernas e braos e enrijecem o corpo. Saber quando esto felizes j mais difcil. Durante o primeiro ms, acalmam-se com o som da voz humana ou quando so tomados nos braos e podem sorrir quando mexemos seus braos juntos para brincar. No decorrer do tempo, os bebs respondem mais as pessoas com sorrisos, arrulhos, estendendo os braos e, posteriormente indo at elas. (PAPALIA, OLDS e FELDMAN, 2006, p. 232)

Porm, a me exerce fator fundamental na construo das emoes do beb, pois as experincias na relao com sua me ou com quem o cuida que lhe vai permitindo, de forma rudimentar considerar o que igual ou diferente. Ao cuidar do beb, a me dever ser capaz de atender sua maneira, as necessidades do

10

mesmo. Contudo, o beb neste perodo aprende a diferenciar as suas sensaes do ambiente externo a partir dos cuidados que recebe de seus cuidadores. Assim, de suma importncia os cuidados oferecidos pelos cuidadores, pois, esto desde cedo imprimindo no beb um modelo de atuar na relao com o outro, e a afetividade recebida ser essencial para o desenvolvimento emocional da criana. (PAPALIA, OLDS e FELDMAN, 2006) Neste perodo tambm se destaca o pai, interpondo-se entre a criana e a me. Este momento da entrada de um terceiro na relao da me com a criana permite que ela entenda que a me no s dela, nem vive s para ela, neste momento que comea a construo de laos afetivos com pessoas alm da figura materna, pois neste perodo que a criana comea a se desvincular da me, e permitir que esta busque outras fontes de interesse tais como: trabalho, outros filhos, marido. Assim, a criana comea a buscar o seu prprio desejo. (PAPALIA, OLDS e FELDMAN, 2006) Ao final do primeiro ano de idade, o beb comea a dar seus primeiros passos, esse desenvolvimento motor favorece para que ele explore melhor o meio ambiente que est inserido, desenvolvendo maior mobilidade. O desenvolvimento da linguagem tambm ocorre neste perodo, que comea pelas trocas sonoras com a me e vai evoluindo at a criana poder falar por si mesmo, fazendo suas prprias escolhas. Com o desenvolvimento motor e a aquisio da linguagem a criana estabelece um marco de separao da me e comea a descobrir o mundo. (PAPALIA, OLDS e FELDMAN, 2006)

2.2 Desenvolvimento Psicossocial dos trs a seis anos (segunda infncia)

No processo de desenvolvimento da criana, a segunda infncia caracterizada pelo perodo dos trs a seis anos. Neste perodo, ocorre o desenvolvimento maior da fora e das habilidades motoras simples e complexas. Contudo, o comportamento egocntrico, e a maturidade cognitiva levam a criana a ter muitas idias ilgicas acerca do mundo, pois a criatividade e a imaginao contida nas brincadeiras tornam-se mais complexas. A independncia e o autocontrole aumentam, porm, a famlia continua

11

sendo o ncleo da vida, e o ponto de partida das experincias emocionais da criana. (PAPALIA, OLDS e FELDMAN, 2006) A capacidade de elaborao simblica da criana neste perodo aumentada, pois na medida em que ela passa a prescindir da presena da me e dos objetos, e consegue pensar e falar sobre eles na ausncia dos mesmos, ganha autonomia e estabelece a capacidade de representao, fundamental para a elaborao do pensamento. As experincias afetivas da criana neste perodo so representadas e recordadas, e a criana demonstra maior consistncia no gostar e no gostar. O comportamento anti-social tende a ser gerado na segunda infncia, neste contexto Wallon (1998), coloca que a afetividade anterior inteligncia na criana, assim, anteriormente as atividades com o meio a criana voltada para si mesma, ou seja, as influncias afetivas que envolvem a criana desde o incio de sua vida sero fundamentais para o desenvolvimento psquico.
As primeiras relaes utilitrias da criana no so relaes com o mundo fsico, as quais, quando aparecem, comeam por ser puramente ldicas; as relaes humanas, relaes de compreenso cujo instrumento necessrio so os meios de expresso e afetividade. (WALLON,1998, p. 194)

Portanto, as influncias afetivas que envolvem a criana desde o incio de sua vida, principalmente por meio das relaes familiares, embora nem sempre sejam positivas, so os fundamentos de um processo complexo de desenvolvimento humano, muitas vezes as crianas so desfavorecidas de um desenvolvimento saudvel por parte da violncia nas famlias. Destaca-se que a primeira violncia, seria a negao do afeto por parte do cuidador para com a criana, que depende disso para sua sobrevivncia psquica, assim como depende de cuidados e de alimentao para sua sobrevivncia fsica. Destacam-se ainda como violncia, o abandono caracterizado pela colocao da criana em situao de risco sua integridade, violncia fsica, psicolgica, ou at mesmo abuso sexual. (BOCK, 2002). Caracterizam-se tambm na segunda infncia, o reconhecimento do outro por parte da criana, que comea a ter neste estgio algumas regras de socializao, sabe esperar sua vez, gosta de participar de brincadeira com outras crianas, de jogar, pechinchar, mas tambm de brincar sozinha.

12

2.3 Desenvolvimento Psicossocial dos seis aos doze anos (terceira infncia)

A idade dos seis aos doze anos classificada como perodo da terceira infncia. Neste perodo a criana tem o crescimento fsico e o egocentrismo diminudo, ao contrrio da memria e da linguagem que melhor desenvolvida. A auto-estima da criana neste perodo afetada pelo desenvolvimento da autoimagem. Porm, os amigos na terceira infncia assumem grande importncia e nesta fase so mais influentes do que antes, contudo, atravs do contato com outras crianas, o desenvolvimento fsico, cognitivo, emocional e socialmente intensificado.
na terceira infncia que o grupo de amigos revela-se. Os grupos formamse naturalmente entre as crianas que moram perto umas das outras ou que freqentam a mesma escola; assim, os grupos de amigos costumam consistir de crianas de mesma origem racial ou tnica e de condies socioeconmica semelhante. (PAPALIA, OLDS e FELDMAN, 2006, p. 417)

A criana neste perodo da terceira infncia tem o desenvolvimento biopsicossocial desenvolvido, sendo este adquirido a partir do convvio escolar, onde experimentar uma constante troca de informaes atravs das relaes que a mesma ter na escola. Assim, este perodo tambm conhecido como perodo escolar, pois nesta fase depois da famlia o grupo mais importante a qual a criana participa. Sendo que a escola tambm lhe oferece a participao na vida social, dando-lhe as bases necessrias para a participao na sociedade, a partir do desenvolvimento do sentimento de adequao. (LOUREIRO, 2005) As crianas nesta fase tambm passam por desenvolvimento fsico, cognitivo e psicossocial. Assim, tornam-se mais altas, pesadas e fortes, tambm adquirem habilidades motoras o que favorece na prtica de jogos e esportes organizados. As mudanas cognitivas acontecem pelo aprimoramento da capacidade de ler, escrever, memria, mudanas no pensamento e julgamento moral. As diferenas individuais ficam mais evidentes, e suas competncias acabam influenciando seu xito na escola, a sua auto-estima e a sua popularidade. (PAPALIA, OLDS e FELDMAN, 2006)

13

O grupo de amigos fundamental para a criana, assim como o ambiente escolar, nesta fase que a referncia afetiva intensa da criana sai da famlia e vai para a escola, neste espao so possibilitadas experincias diversas permeadas de afetividade entre os parceiros. Dependendo dessas vivncias, a criana pode se sentir incentivada ou desestimulada a manter um comportamento anti-social, j que o comportamento violento, que causa tanta preocupao e temor, resulta da interao entre o desenvolvimento individual e os contextos sociais, como a famlia, a escola e a comunidade. Portanto, as influncias afetivas que a criana recebe, principalmente das relaes com os outros, sero cruciais para o seu desenvolvimento psquico, assim, mesmo a criana possuindo todas as condies biolgicas de desenvolvimento, isso s ser possvel mediante as condies sociais. Neste sentido Wallon (1998), coloca a importncia da afetividade no desenvolvimento infantil:
As primeiras relaes utilitrias da criana no so relaes com o mundo fsico, as quais, quando aparecem, comeam por ser puramente ldicas; as relaes humanas, relaes de compreenso cujo instrumento necessrio so os meios de expresso [...] (WALLON, 1998, p. 194)

Wallon (1998) aponta a afetividade como elemento desencadeador dos processos cognitivos, ou pelo menos, de importncia similar para o indivduo. Portanto, as relaes afetivas que a criana recebe a partir do convvio que mantm com os outros, ser de suma importncia seu desenvolvimento psquico. Neste sentido, as crianas que sofrem privao afetiva alm de serem afetadas no seu desenvolvimento como um todo, podem tambm desencadear comportamentos anti-sociais no lar ou numa esfera mais ampla, como na escola. Portanto, estes comportamentos demonstram muitas vezes uma esperana em obter algo bom que foi perdido, sendo a ausncia de esperana a caracterstica bsica da criana que sofreu privao. (WINNICOTT, 1994)

14

3 AGRESSIVIDADE DISFUNCIONAL

O comportamento violento resulta da interao entre o desenvolvimento individual e os contextos sociais, como a famlia, a escola e a comunidade. Neste sentido o comportamento agressivo faz parte da vida humana. O ser humano depende de impulso agressivo para a manuteno de sua sobrevivncia. A agressividade possui sua importncia no processo de preservao da vida, a criana depende deste aspecto para impor-se diante do meio, compreendendo-se desta forma, a agressividade como um aspecto inerente e natural do ser humano, para que a pessoa possa ter uma relao dinmica, ativa, atuante e no aptica e passiva diante da realidade. (BALLONE, 2001) Portanto, a agressividade um comportamento resultante de diversas emoes no operando devidamente, dando origem a agressividade normal e a agressividade patolgica. A agressividade dita normal funcionaria como uma reao ou resposta a um acontecimento externo, podendo mesmo ser considerada como algo positivo, pois resume-se a uma reao de defesa essencial nossa sobrevivncia, conferindo-nos uma auto-afirmao e auto-conquista. Por outro lado, a agressividade patolgica surge quando o indivduo no consegue controlar os seus impulsos, quer de forma verbal e no verbal, agredindo, desvalorizando, magoando. Entender que por trs desta ao da criana ocultado algum sentimento que necessita ser trabalhado fundamental para que o adulto lide com ela e no simplesmente aplique sanes e punies.
A atitude e os atos agressivos compreendem um agrupamento de funes de contato essencialmente diferentes, que esto geralmente interconectados de maneira dinmica na ao e que, desse modo, recebem um nome comum. (PERLS, 1997, p. 148)

Segundo Perls (1997), atravs da agresso que o campo/contexto do sujeito explorado, desbravado, atravs da agresso tambm se estabelece contato com o mundo, porm, isso ganha uma dimenso patolgica quando o sujeito estabelece fixao nesta ao, enrijecendo e padronizando este tipo de resposta na sua relao com o mundo. Contudo, a agressividade um comportamento emocional que faz parte da afetividade de todos, sendo considerada como algo inerente ao ser humano.

15

Entretanto, a maneira como as pessoas reagem frente agressividade varia de acordo com os valores e crenas de cada sociedade. Na nossa sociedade, geralmente a agressividade aceita quando tem o sentido de iniciativa, ambio, deciso ou coragem, mas punida quando reconhecida como atitude de hostilidade ou sentimento de clera. O comportamento da criana na agressividade necessita ser avaliado como um resultante da sua relao com o meio, e dos nveis de frustrao que a criana exposta, bem como, de sua estruturao interna em administrar esses aspectos. O meio muitas vezes induz a inmeros sentimentos, dentre eles, a raiva, o medo e a insegurana que so consumidos no ato agressivo. Os atos agressivos tambm podem ser aprendidos por meio da observao de modelos agressivos, como os dos pais. (BALLONE, 2001) Dentre os fatores acima apontados, destacamos os aspectos internos da prpria criana como: cognio, temperamento, estrutura biolgica, sexo; e os externos como: vnculos familiares e outros grupos relacionais, alm dos relacionamentos o ambiente tambm influncia atos agressivos como: a televiso, os jogos de vdeo game e computador. Nem sempre o meio atende as necessidades da criana, assim para auto regular-se, as crianas criam um ajustamento criativo, a fim de suprir a necessidade original, como define Frazo (1996):
Trata-se de um ajuste necessrio a sobrevivncia psquica da pessoa num determinado momento, mas na medida em que este ajustamento se mantm, deslocado no tempo e espao, acaba se constituindo em um ajustamento disfuncional, embora seja importante compreender que em algum momento foi disfuncional e criativo. (FRAZO, 1996, p. 30)

Portanto a ausncia ou pouca manifestao de afeto na relao pais e filhos, e tambm os problemas na comunicao so os principais indicadores no desencadeamento do comportamento agressivo na criana. Tornando assim a agressividade disfuncional, que refletir em dificuldade para a criana em interagir com os outros. Tal modo de se relacionar, provavelmente, intensifica a baixa autoestima das crianas, gerando medos e inseguranas, as quais reforam uma patologia. Percebe-se aqui que o pouco contato na relao familiar, e as no manifestaes afetivas de carinho, abraos, dilogos exercem um papel importante

16

como agente etiolgico para a agressividade da criana. Mais do que isto, poder, ainda, levar manifestao de patologias graves ao longo do ciclo vital.

3.1 Manifestaes Comportamentais da Agressividade

A agressividade pode ser manifestada de muitas maneiras, destaca-se neste trabalho algumas formas de expresso da mesma.
As crianas tm muita dificuldade em expressar a raiva. Os comportamentos anti-sociais (comportamentos considerados irritantes para a nossa ordem social estabelecida) no so expresses diretas de sentimentos de raiva, e sim uma forma de evitar esses verdadeiros sentimentos. Uma vez que os sentimentos de mgoa usualmente so soterrados sob uma camada de sentimentos de raiva, muito ameaador e difcil para as crianas, e no que se refere a isto tambm para os adultos, varar a superfcie raivosa para permitir a total expresso dos sentimentos autnticos que se encontram sob a superfcie. (OAKLANDER, 1990, p.235)

Na manifestao de agressividade fsica a criana ataca fisicamente seus pais, irmos, colegas, ou at mesmo destri objetos, Nesta situao a criana acaba sendo excluda pelos outros por amedrontar, assustar, ou muitas vezes acabam sendo mimadas, e o adulto atua fazendo de tudo para no contrari-la, e assim no ter que castig-las, e em outros casos aplica punies severas ou responde com violncia fsica. Em ambos as respostas, este tipo de atitude agrava o problema:
Muitas vezes a criana considerada agressiva quando est apenas manifestando raiva, podendo quebrar um prato ou dar um soco em outra criana como pura expresso de raiva. Entretanto, estes comportamentos agressivos no so a verdadeira expresso da raiva, mas desvios dos sentimentos reais. (OAKLANDER, 1990, p. 223)

A criana que faz uso da agressividade verbal, caracterizada por serem crianas que reclamam de tudo que no lhes agrada, so mais egocntricas, pois acreditam que todos os acontecimentos devem ser realizados para lhe agradar, contudo, se irritam facilmente, reagem a ofensas, falam em voz alta, fazem birra, e ameaam verbalmente. Portanto, estas crianas costumam ser dominadoras, mandonas, barulhentas, indisciplinadas, e costumam apresentar um comportamento exigente, buscando sempre ateno. (BALLONE, 2001)

17

3.2 Bullying

Dentre os comportamentos disfuncionais que atualmente so significantes para se pensar em medidas interventivas, para que no se alastre de maneira devastadora, citamos o bullying, esse transtorno se apresenta mais no contexto escolar e as prticas associadas referem-se principalmente de agresso fsica e verbal a uma vtima. Contudo, a maior parte das agresses psicolgica, vinculadas na maioria das vezes a apelidos e expresses pejorativas adotadas entre colegas. No entanto, as prticas do fenmeno bullying, referem-se tambm nas agresses de carter fsico, utilizando da agresso fsica como forma de atingimento a vtima. A palavra bullying tem sua origem inglesa, sendo utilizada em vrios pases para designar a vontade consciente e deliberada de maltratar outro indivduo, possui o significado de amedrontar, brutalizar, oprimir, intimidar dentre outros diversos significados. (FANTE, 2005) O bullying considerado toda forma de agresso, seja ela fsica ou verbal, sem um motivo aparente, causando em suas vtimas consequncias que vo desde o mbito emocional at conseqncias na aprendizagem.
O bullying um conceito especfico e muito bem definido, uma vez que no se deixa confundir com outras formas de violncia. Isso se justifica pelo fato de apresentar caractersticas prprias, dentre elas, talvez a mais grave, seja a propriedade de causar traumas ao psiquismo de suas vtimas e envolvidos. (FANTE, 2005, p. 26)

O envolvimento das crianas pode ocorrer de trs maneiras, assumindo o papel de vtimas, agressoras ou testemunhas. O jogo relacional patolgico do bullying produz um quadro de relaes desequilibradas onde um padro de raiva e medo passa a ser representado. As vtimas do bullying, na maioria das vezes so descritas como pouco sociveis, inseguras, possuindo baixa auto-estima, quietas e que no reagem aos atos de agressividade sofridos pelos autores agressores.
As conseqncias para as vtimas desse fenmeno so graves e abrangentes, promovendo no mbito escolar o desinteresse pela escola, o

18

dficit de concentrao e aprendizagem, a queda do rendimento, o absentismo e a evaso escolar. (FANTE, 2005, p.44)

No bullying est envolvido principalmente, uma relao de abuso de poder, quando uma criana mais forte tortura atravs de diferentes estratgias uma mais fragilizada. Fante (2005), ainda coloca as classificaes de papis do bullying, como a vtima tpica, onde aquele aluno que serve de bode expiatrio para um determinado grupo; a vtima provocadora, caracterizada por aquele aluno que provoca e atrai reaes agressivas contra as quais no possui habilidades para lidar com eficincia; a vtima agressora, sendo o aluno que reproduz os maus-tratos sofridos por ele em outro aluno; enquanto o agressor caracteriza-se por ser o aluno que pratica o bullying com os demais, ou seja, ele agride os demais; j o expectador aquele aluno que no pratica e nem sofre com o bullying, mas o presencia em seu ambiente escolar. O reconhecimento do transtorno pode demorar a ocorrer, pois:
So inmeras as formas de violncia velada que enfrentam muitos de nossos alunos, dentre elas humilhaes, gozaes, ameaas, imputao de apelidos constrangedores, chantagens, intimidaes. Na maioria das vezes as vitimas sofrem caladas por vergonha de se exporem ou por medo de represlias dos seus agressores, tornando-se refns de emoes traumticas destrutivas, como medo, insegurana, raiva, pensamentos de vingana e de suicdio, alm de fobias sociais e outras reaes que impedem seu bom desenvolvimento escolar. (FANTE, 2005, p. 16).

Os tericos que discutem essa questo apontam este fenmeno presente na escola h algum tempo, porm, com disfarces e ocultaes, no sendo ponto de ateno de professores e pais. A primeira ao o reconhecimento da existncia do fenmeno, e as consequncias geradas a partir deste comportamento, implicando em se desenvolver capacitao especifica dos dirigentes, escolares e familiares para atuarem neste reconhecimento. A famlia um ponto fundamental no desencadeamento deste processo, de acordo com Ballone (2005), famlias onde os relacionamentos no so permeados por afetividade, contato e onde os pais no mantm uma ateno nas atitudes e comportamentos dos filhos, bem como, possuem modelos baseados em agresses e confrontos propiciam mais o bullying.

19

3.3 Agressividade na Famlia

As reaes comportamentais de agressividade so muitas vezes manifestadas e expressadas em espaos especficos, basicamente a criana transita entre a famlia e a escola e justamente nesses campos, que ela ter suas maiores expresses e reaes emocionais.
O que gera os vnculos inconscientes no s o que voc diz a eles, mas tambm o que eles vem em voc. Muitos pais falam coisas maravilhosas para suas crianas, mas tm pssimas reaes na frente delas: so intolerantes, agressivos, parciais, dissimulados. Com o tempo, cria-se um abismo emocional entre pais e filhos. Pouco afeto, mas muitos atritos e crticas. Tudo que registrado no pode mais ser deletado, apenas reeditado atravs de novas experincias sobre experincias antigas. (CURY, 2003, p. 08)

Durante a infncia a famlia exerce

fator fundamental para o

desenvolvimento infantil, e a violncia domstica um fator que pode exercer uma influncia decisiva no comportamento, pois crianas que vivenciam atitudes violentas em casa, ou que so as prprias vtima, podem aprender que essas atitudes so normais e acabam tendo o mesmo comportamento violento. Contudo, o comportamento dos pais tem grande influncia no comportamento agressivo dos filhos, assim, atitudes de negligncia, crueldade, disciplina rgida, entre outros, acaba ensinando as crianas comportamentos agressivos por meio da observao. (BALLONE, 2006) Portanto, os anos iniciais da vida de uma criana so de fundamental importncia para o desenvolvimento de sua personalidade, relaes sociais, adaptao social e psicolgica durante o ciclo vital iro construir o futuro sujeito. Desta forma as relaes familiares se apresentam como fator de risco no processo de formao e desencadeamento de comportamento agressivos na criana, relacionado a este aspecto esto tambm, caractersticas da prpria criana, grupo social que esta inserida, a escola e comunidade. Contudo, num sistema familiar saudvel os integrantes se manifestam com clareza e deixam aparecer abertamente o que pensam e o que sentem. Cada um se relaciona com o outro como ser distinto, singular, tratando as diferenas como

20

oportunidades de aprendizagem e no como ameaa. Neste sentido, tais pressupostos permitem afirmar que o processo de desenvolvimento do indivduo, bem como sua aprendizagem, sofre influncia direta do ambiente familiar, pois um ambiente estvel e afetivo contribui positivamente para o bom desempenho da criana na escola.
A mim me d pena e preocupao quando convivo com famlias que experimentam a tirania da liberdade em que as crianas podem tudo: gritam, riscam as paredes, ameaam as visitas em face da autoridade complacente dos pais que se pensam ainda campees da liberdade. (FREIRE, 2000, p. 29)

Durante a infncia a famlia se faz presente, e ao longo dos tempos novos agentes sociais se juntam a esta instituio e influenciam o desenvolvimento da criana, entre os quais a escola de maneira geral e os professores. Portanto, ao chegar escola, cada criana traz consigo uma experincia de vida que lhe peculiar. Muitas vezes com experincias de se sentirem muito protegidas, ou ao contrrio, de relaes sem limites. A criana que mostra no ambiente escolar estar totalmente tranqila, ou agitada, ou mantm um equilbrio entre as partes, indica sua histria de vida. Ao ingressarem na educao infantil, crianas agressivas tm problemas de concentrao, perceptivos e de aprendizagem. Suas dificuldades tendem a ser ignoradas nessa etapa inicial de escolaridade, e dessa forma, a criana vai para a escola fundamental sentindo-se incapaz de corresponder s expectativas. Assim, essas crianas acabam muitas vezes sendo punidas, ou at mesmo sendo ridicularizadas por comportarem-se de tal forma, o que acaba gerando ainda mais hostilidade e alienao. A escola, tambm pode ser um fator que contribua para o aumento da agressividade, pois comportamentos autoritrios de professores, por exemplo, podem gerar nos alunos sentimentos de hostilidade. Portanto, um ambiente escolar que estimula em seus alunos a competitividade e a rivalidade, acaba desenvolvendo nas crianas ansiedade, excluso, competio, dificuldade de integrao do grupo. Muitas vezes comportamentos agressivos, ser a maneira de seus alunos resolverem os conflitos. Neste sentido, o ambiente escolar, tem o compromisso de gerar um espao de experincias que o aluno possa vivenciar trocas com seus pares,

21

demonstre seus modos de ser, sentir e agir no mundo, para que o professor possa atuar promovendo integrao, aceitao e reconhecimento da subjetividade No entanto, o sucesso dessa construo vai depender basicamente da qualidade dessas relaes.

22

4 NASCIMENTO DA ARTETERAPIA

No contexto atual, muitas possibilidades de intervenes teraputicas esto sendo desenvolvidas para potencializar os processos de cura pessoal nos mais diversos contextos, destacamos nesta reflexo o desenvolvimento e o uso da Arteterapia. A arteterapia pode ento ser conceituada como:
Arteterapia um termo que designa a utilizao de recursos artsticos em contextos teraputicos, pressupe que o processo do fazer artstico tem o potencial de cura e crescimento quando o cliente acompanhado por arteterapeuta, quem com ele constri uma relao que facilita a ampliao da conscincia e do autoconhecimento, possibilitando mudanas. (GEHRINGER, 2005, p. 03)

De acordo com AATA (Americam Art Terapy Association), criada desde 1969, arteterapia pode ser definida como:
Arte-terapia uma profisso assistencial ao ser humano. Ela oferece oportunidades de explorao de problemas e de potencialidades pessoais por meio da expresso verbal e no-verbal e do desenvolvimento de recursos fsicos, cognitivos e emocionais, bem como a aprendizagem de habilidades, por meio de experincias teraputicas com linguagens artsticas variadas. [...] O uso da arte como terapia implica que o processo criativo pode ser um meio tanto de reconciliar conflitos emocionais, como de facilitar a autopercepo e o desenvolvimento pessoal. (CARVALHO, 2004, p. 23).

O homem utiliza a arte desde o tempo das cavernas, como esclarece Ciornai (2004, p. 21):
Desde a poca das cavernas, os seres humanos desenhavam imagens, buscando representar, organizar, significar e assenhorear-se do mundo em que viviam. Desde tempos imemoriais utilizam recursos expressivos como dana, cantos, tatuagens e pinturas em rituais de cura, de poder e de invocao as foras da natureza.

A arteterapia como base para uma terapia, vem sendo pesquisada e aplicada desde o sculo XIX. O pioneiro foi o psiquiatra Max Simon, em 1876, onde analisou pinturas de pacientes e as classificou de acordo com as patologias que os mesmos apresentavam. Outros mdicos europeus na mesma poca tambm se

23

interessaram pelos trabalhos artsticos dos pacientes, como, Morselli (1894), Julio Dantas (1900), Fursac (1906). (PAIN, 1996) Atravs do trabalho de Margareth Naumburg, a arteterapia ganha expresso nos EUA, surgindo como profisso aps a segunda guerra. Naumburg professora de arte em escolas de vanguarda em Nova York , percebe o aspecto curativo da arte no trabalho com crianas e adolescentes. Desta forma, interessou-se durante a dcada de 30 e 40 em explorar sua eficcia tambm no campo da psicoterapia e da psiquiatria, publicando sua primeira pesquisa em 1947. E desde ento, este campo se desenvolveu e ramificouse em vrias linhas e escolas. Ainda na dcada de 20, foi Jung, a utilizar pela primeira vez a expresso artstica no consultrio como forma de tratamento, pois para ele, a simbolizao do inconsciente individual e do coletivo ocorre na arte.
[...] levo os meus pacientes [...] a reproduzi-los (os contedos do ntimo) da melhor maneira possvel, atravs da forma pictrica. A finalidade deste mtodo de expresso tornar os contedos inconscientes acessveis e, assim, aproxim-los da compreenso. Com esta teraputica consegue-se impedir a perigosa ciso entre a conscincia e os processos inconsciente. (JUNG, 1991, p. 120)

Jung solicitava ao seus pacientes representaes livres, dos sonhos, sentimentos, partindo do pressupostos que o ato de criao possui uma funo psquica estruturante. Segundo ele, todos ns possumos essa disposio como um aspecto inato condio humana, e atravs dele acessamos os arqutipos que servem de base na compreenso do comportamento individual. Jung contribuiu muito para a fundamentao da Arteterapia e para sua expanso. Muitos trabalhos foram realizados a partir da teoria junguiano. Outras teorias mais recentes vm fundamentando a rea, tal como a Gestalt de Perls. Portanto, a vivncia da arteterapia na viso gestltica, busca atravs dos trabalhos artsticos integrar o passado e presente, na busca pelos seus objetivos. A gestalt preocupa-se com percepo, as inter-relaes entre a forma do objeto, o conceito de figura-fundo e a fluidez dos processos perceptuais. Neste sentido, o paciente vai construindo imagens de diversas maneiras para permitir a descoberta desses objetivos em sua vida. (BOCK, 2002)

24

A vinculao arteterapia e gestalt ocorrem atravs de muitas concepes em comum, a compreenso de homem e como um ser responsvel por sua ao no mundo, necessitando concretizar e expressar sua subjetividade tambm com partilhado pela arteterapia , a gestalt na sua essncia visa possibilitar a pessoa possibilidade teraputica que sejam vivenciais no sentido de absoro plena da experincia, aspecto este vinculado origem da arteterapia. (RHINE, 2000, p.44)

O contato, percepo, expresso e a conscincia so elementos fundamentais nesta relao.

4.1 Historicidade da Arteterapia no Brasil

No Brasil, os pioneiros da arteterapia foram Osrio Csar (1940) e Nise da Silveira (1946), na primeira metade do sculo XX. Osrio Csar inicia as atividades em arteterapia em 1923, com os internos do Hospital Juquer em So Paulo, onde comea a desenvolver estudos sobre artes dos alienados. Em 1925 foi criada a escola livre de artes plsticas neste hospital, bem como a publicao de seu primeiro trabalho, A Arte Primitiva nos alienados, e posteriormente seguiram outros trabalhos. A psiquiatra Nise da Silveira d inicio ao trabalho com expresses artsticas em 1946, onde inclui oficinas de arte na seo de terapia ocupacional no Centro Psiquitrico D.Pedro II. A autora propunha a seus pacientes a execuo de trabalhos de desenho, pintura, sugeria-lhes que tocassem msica, danassem. Sendo que mais tarde, Nise, a convite de Jung, participa de um Congresso em Zurique, sendo que a mesma leva uma enorme quantidade de trabalhos dos internos. Em 1952, criado o Museu do Inconsciente, com os trabalhos de expresso dos internados do Centro Psiquitrico D.Pedro II, sendo o nico acervo existente no Brasil, e um dos mais importantes do mundo. Nise, em 1981 escreve seu livro "Imagens do Inconsciente", e em seguida foi realizado um filme-documentrio sobre sua obra, sendo o nome do filme o mesmo nome do livro.

25

No Brasil o primeiro curso de especializao em arteterapia no Brasil foi em Goinia, em 1993, sendo ministrado em uma instituio pblica federal, No Rio de Janeiro, o primeiro curso de ps-graduao em arteterapia ocorreu em 1996. E em outubro de 1999, foi criada a Associao de Arteterapia no Rio de Janeiro. Em So Paulo foi criado o curso de especializao em 1999, na Universidade So Judas Tadeu, e coordenado por Snia Tomassi. Em agosto de 2003, foi criado no Brasil a Unio Brasileira de Associaes de Arteterapia, onde discutem a formao bsica para o profissional, cdigo de tica e perfil do profissional arteterapeuta. Na atualidade o Brasil possui vrios centros de formao em arteterapia, dando nfase em suas bases epistemolgicas, bem como a sua compreenso prtica.

4.2 O Trabalho do Arteterapeuta

A Arteterapia conceituada como o uso das diferentes linguagens da arte no processo teraputico evidencia em muitos trabalhos, resultados bastante positivos em curto espao de tempo. Produz uma ampliao bastante intensificada da conscincia da pessoa, bem como, estimula o processo de crescimento pessoal, levando muitas vezes a uma reconfigurao existencial do indivduo. As produes em arteterapia no tm finalidade esttica, mas sim, teraputicas, curativas, atravs de diferentes categorias como: desenho, pintura, colagem, sons, tecelagem, o psiquismo acionado, sendo revelado em diferentes smbolos e construes arteteraputicas.
A arteterapia uma prtica teraputica que objetiva resgatar no s a dimenso integral do homem, mas tambm seus processos de autoconhecimento e de transformao pessoal. Almeja, ainda, resgatar a produo de imagens, autonomia criativa, o desenvolvimento da comunicao [...] (VALLADARES, Ana Cludia. Arte-terapia no contexto hospitalar peditrico, Revista do Departamento de Arte-Terapia do Instituto Sedes Sapientiae. Gois, v. 06. 2001)

26

Neste sentido a Arteterapia um instrumento importante no processo de construo interna do sujeito, no autoconhecimento, pois na manuteno de uma autoconscincia que o individuo se mantm equilibrado nas relaes do dia a dia.
A arte uma expresso do ser humano e, como tal, uma forma de comunicao e de linguagem simblica, um produto da intuio e da observao, do inconsciente e do consciente, da emoo e do conhecimento, do talento e da tcnica, da criatividade. Acolher e utilizar as modalidades de expresses artsticas dentro de um processo psicoterpico vem enriquecer a possibilidade de um conhecimento profundo e, conseqentemente, uma maior compreenso da pessoa a ser auxiliada. (CARVALHO, 2000, p. 11)

Na Arteterapia, valoriza-se a vivncia, o processo, a apreenso da realidade pelos sentidos, onde a experincia deve ser compreendida como o envolvimento da totalidade do ser de uma pessoa, desencadeando nela inmeros sentimentos que so expressos atravs da utilizao de recursos artsticos (pincis, cores, papis, argila, cola, figuras, desenhos, recortes, dramatizao,...) tendo como finalidade, a mais pura expresso, no se preocupando com a esttica, e sim com o contedo pessoal implcito em cada criao. Contudo, a Arteterapia, desenvolve no indivduo a capacidade do mesmo em entrar em contato com seus contedos internos, e assim podendo expressar os sentimentos e atitudes desconhecidas a priori, sendo que muitas vezes esses contedos so inconscientes. (CARVALHO, 2000) O terapeuta por sua vez, deve estar atento para apropriar-se do universo de imagens que o paciente ir lhe trazer, que cheias de significados e conflitos subjetivos.
Esse procedimento (arteterapia) obedece a hiptese da importncia, para todo sujeito, de se dar meios de simbolizar os termos de um conflito. Considerando-se que os obstculos que impedem o acesso a esses meios so inconscientemente ligados ao prprio conflito, super-los j avanar no caminho da elaborao profunda. (PAIN, 1996, p.15)

Assim, a Arteterapia, possibilita um conhecimento mais gratificante e menos estereotipado valorizando a pessoa em sua totalidade e ajudando a descobrir aspectos importantes de si mesmas e dinamizando condies internas da vida, sendo essas condies nicas e pessoais.

27

Acredito que a arteterapia cuida da pessoa humana em sua totalidade e em sua essncia mais profunda, integrando as reas bsicas do homem (neurolgica, cognitiva, afetiva e emocional) e promovendo o aprimoramento das funes egicas (percepo, ateno, memria, pensamento, capacidade de previso, explorao, execuo, controle da ao.) (PAIN, 1996, p. 17)

Portanto, a Arteterapia vem atravs das vrias tcnicas favorecer o paciente/cliente na organizao das suas percepes, sentimentos e sensaes e na expresso plena de sua subjetividade que construda a partir de suas relaes sociais, vivncias, constituio biolgica, e tantos outros fatores. Sendo que a criatividade que aparece no desempenho de cada trabalho um elemento essencial, e produtor de mudanas no indivduo
Arte neste processo deixa de ser vista como prtica elitista, comprometida com valores acadmicos e estticos - formais de camadas dominantes e um grupo de iniciados e, portanto, cujo produto deva obedecer a certos padres a ser admirado distncia, e com devida reverncia... Arte nesta abordagem assume seu papel real de manifestao vital construtiva e transformadora, parte do cotidiano, ao alcance das mos e do corao e por isso, capaz de exprimir as reais emoes e criar pela prpria prxis, os canais necessrios para sua compreenso. (Philippini, 1997, p.08)

O processo desencadeado pela Arteterapia profundamente libertador, livre de regras e limitaes, condicionamentos, fazendo emergir o potencial criativo de cada pessoa, a autonomia e singularidade, a infinitude de expresso emocional atribuda a cada trabalho, com o uso de cada recurso, transformador.

28

ARTETERAPIA

COM

CRIANAS

AGRESSIVAS

EM

PROCESSO

TERAPUTICO

A Arteterapia uma forma de linguagem que permite a criana se comunicar com os outros. Desta forma, possibilita a criana a expressar sua autonomia criativa, ampliando o seu conhecimento sobre o mundo e proporcionando seu desenvolvimento, tanto emocional como social. Sendo de grande valor s crianas que apresentam uma patologia, como a agressividade.
A arte, o processo de criao artstica, costuma nos ajudar a reforar nossos aspectos saudveis. Ao criarmos, abrimos as portas de nossa sensibilidade, o que possibilita a construo de meios para a transformao pessoal. Transformao essa que caminha pelas trilhas do autoconhecimento e pela compreenso de nossas caractersticas prprias. Ao nos conhecermos, sem julgamentos ou criticas, nos preparamos para refletir a respeito de crenas e padres que por acaso nos acompanhem e sejam aprisionantes, e o que podemos fazer (ou criar) para modific-las. (COUTINHO, 2005, p. 49)

A dificuldade da criana em dar sentido aos seus sentimentos e em expressar verbalmente sensaes e sentimentos quando estes ainda esto indefinidos, ou quando no os percebem com clareza, pode freqentemente ser facilitada pelos trabalhos em Arteterapia. A Arteterapia favorece a criana em descobrir, entender seus sentimentos e consequentemente os benefcios so muitos; melhora na comunicao da criana consigo mesmo e com o outro; favorece a procura da autonomia e do equilbrio de vida; aumenta a espontaneidade e a criatividade das crianas; descarrega emoes recalcadas; facilita a integrao de crianas passivas e introvertidas, dentre outras possibilidades. A histria pessoal da criana durante as sesses de Arteterapia vai se imprimindo como um acervo vivo de emoes, ao longo desse percurso, medida que o paciente, em seu fazer arte, vai dando materialidade aos diversos recursos expressivos, disponibilizados em cada trecho do caminho. O que o arteterapeuta de fato faz, propiciar elementos que o sujeito utiliza para entrar em contato, com a infinidade de aspectos subjetivos que permeiam sua relao com o mundo.
Ao pintar, desenhar, modelar, a criana se encontra diante de mltiplas possibilidades criativas, explorando os materiais, o que se constitui em uma

29

atividade enriquecedora, que combina e agua todos os sentidos. No h necessidade de ensinar a criana. Ela devera ter tempo para entrar com o material, experimentar, tentar, ousar, vivenciar. Cabe ao adulto acompanhar este processo para que a experincia seja segura, estimulando as crianas, aceitando suas produes sem julgamentos de natureza esttica, sem apontar erros ou equvocos, pois aquela sua possibilidade de registro afetivo, de externalizao de seu mundo interior. (COUTINHO, 2005, p.62)

Portanto, as sesses de Arteterapia favorecem o processo da criana agressiva, pela natureza da auto-expresso, e por atuar como elemento organizador dos contedos emocionais, possibilitando nveis intensos de catarse e liberao. Permite ainda, que o criador possa expressar seus sentimentos, adquirir conscincia dos mesmos e, em seguida possa organizar esses elementos internamente. A Arteterapia oferece ento, oportunidades que levam a criana a aceitar com mais naturalidade as situaes indesejveis, auxiliando-a a restabelecer o equilbrio emocional. Assim, possibilita criana agressiva a socializao, ajustamento e integrao da mesma com o ambiente. (COUTINHO, 2005).

5.1 Modalidades de Trabalho em Arteterapia

O acervo tcnico da Arteterapia e as diferentes categorias de expresso emocional como desenho, colagem, modelagem etc., produzem uma resposta quase imediata da criana, pelo seu carter ldico e simblico, ao mesmo tempo em que permite que a criana se organize internamente, e atribua significados no que ela vivencia no seu cotidiano. As modalidades a serem trabalhadas na Arteterapia com crianas agressivas so diversas, e com inmeras caractersticas benficas no processo teraputico. Na anlise dos trabalhos de construo em Arteterapia, necessrio que o arteterapeuta observe todo o processo realizado pela criana, indicando por onde a mesma iniciou o trabalho, de que forma uniu as partes, se necessitou da ajuda do terapeuta, se fez ou desfez alguma parte do processo, etc. Portanto, as possibilidades de interao e equilbrio da estrutura organizada devem ser observadas. (VALLADARES, 2001)

30

Wong (1998) classifica o formato, tamanho, cor e textura, como os elementos visuais importantes para um trabalho de construo, na anlise dos trabalhos de construo em Arteterapia o formato de suma importncia, pois significa a aparncia externa do trabalho, alm de ser a principal identificao com o seu smbolo central; o tamanho tambm avaliado em relao proporo da construo, temos as variveis de comprimento, largura, profundidade e volume. Vrias categorias so apresentadas como ponto de referncia e anlise, a textura, cor, tonalidade, verticalidade, horizontalidade, entre outros, cada aspecto deste representa um ponto de investigao e entendimento da realidade representada pela criana. Dentre os recursos materiais destacaremos aqui madeira, papel, tinta, arame, sucata, tecido, entre outros. A madeira permite dar possibilidade a criana de criar objetos com caractersticas bem definidas quanto espessura, forma, ao tamanho, cor e resistncia. Estas caractersticas variam de acordo com o pedao e o tipo de madeira, o que leva o paciente a classificar, seriar e ordenar o material antes de selecionar o que necessita para construir o objeto. (PILLAR, 1990);

Fonte: http://www.iplay.com.br/

31

A sucata propicia a criana explorar diferentes propriedades de cada tipo de material, comparando-os entre si e utilizando-os conforme suas caractersticas especficas. Contudo, a criana estimulada a classificar, a selecionar e organizar diferentes tipos de materiais. (PILLAR, 1990);

Fonte: espacoreverbera.wordpress.com/

O tecido permite a manufatura de bonecos, que leva a criana a desenvolver e modificar o seu esquema corporal e consequentemente a representao da figura. (PILLAR, 1990);

32

Fonte: arteterapiacreatividad.blogspot.com/

O uso do arame possibilita a criana experimentar novos e diferentes movimentos com o material, pela sua maleabilidade. (PILLAR, 1990);

Fonte: via-convencional.blogspot.com/

33

O desenho objetiva a forma, a preciso, o desenvolvimento da ateno, da concentrao, da coordenao viso-motora e espacial. Tambm concretiza alguns pensamentos. (VALLADARES, 2000/2001);

Fonte: vivianeamaral.wordpress.com/

No entanto dentre todas as categorias a pintura ganha valor de destaque, pois a fluidez da tinta adentra a percepo da pessoa fornecendo e induzido a uma soltura, expanso e o relaxamento do padro de controle. As cores quentes (amarelo, vermelho) ativas e dinmicas aceleraram o metabolismo, enquanto que as cores frias (verde, azul) com a caracterstica balsmica, acalmam e lentificam.

Fonte: cinedimanche.romandie.com/

34

De acordo com Oaklander, A pintura possui o seu prprio valor teraputico especial. Quando a pintura flui amide o mesmo ocorre com a emoo. (Oaklander, 1980, p. 62); enquanto a argila propicia a criana, a oportunidade de construir/desconstruir, assim gerando a possibilidade de recomear e remodelar, transformando o que for preciso.
A maioria das crianas aceita prontamente o material, embora ocasionalmente se possa ver uma criana receosa da massa molhada e suja que a argila lhe representa. Este fato, por si s, j conta ao terapeuta muita coisa sobre a criana e constitui uma direo proveitosa a ser seguida em terapia. (OAKLANDER, 1980, p.86)

A colagem/recorte permite a reutilizao de elementos j construdos dando a estes um carter totalmente inovador, possibilita a criao de uma rede de associaes que levam a um nvel de produo de insight, seja atravs de texturas diferentes, papis, tecidos, elementos da natureza, sempre despertado a ao de visualizao do todo atravs das partes coladas.

Fonte: arteinfantil-elartes.blogspot.com/ O tabuleiro de areia permite uma expresso tangvel tridimensional dos contedos incipientes, inconscientes. Os cenrios na areia representam figuras e paisagens do mundo interior e exterior, situando-se aparentemente entre esses dois mundos e ligando-os, assim permite a criana criar cenas tridimensionais em cenrios ou em desenhos abstratos numa caixa de tamanho especfico, com uso de areia, gua e um grande nmero de miniaturas realistas. (WEINRIB apud VALLADARES, 2000/2001);

35

Fonte: coachingdoser.sagept.com/

O uso da Modelagem consiste em promover a sensibilizao ttil, sendo uma atividade de relaxamento, e em fortalecer a musculatura e a harmonia pelo equilbrio. Alm de oferecer noes de temperatura, peso, textura, concavidade ou convexidade. (NASCIMENTO apud VALLADARES, 2000/2001).

Fonte: bibliacatolica.ning.com

Contudo, a construo proporciona, em sntese, a reproduo do conhecimento e a estruturao, constituio e reconstituio do nosso universo interior.

5.2 A Ao Teraputica da Argila na Agressividade Disfuncional

36

No

fazer

arteteraputico

muitas

construes,

transformaes

possibilidades de se reconfigurar como sujeito vo surgindo, e o indivduo resgata um aspecto inerente condio humana que ser criativo. Segundo Zinker (2007, p.21), quando a relao teraputica intencionada pelo ato criativo, produz um profundo nvel de desenvolvimento e crescimento da pessoa trabalhada, contudo destaca que o ato criativo uma necessidade to bsica quanto respirar e fazer amor. Somos impelidos a criar. [...] representa a ruptura dos limites, um ato de coragem (ZINKER, 2007, p.16). Deste modo, o ser criativo, tem a possibilidade de ser e criar qualquer coisa. Portanto, no estabelecimento do encontro com a criatividade para trabalhar contedos teraputicos, muitos caminhos so visualizados dentro da Arteterapia, dentre os materiais destacados acima apontaremos aqui, que para atuar num processo interventivo de agressividade, as possibilidades da argila, apontadas pelos autores na Arteterapia como um material expressivo-emocional, capaz de mobilizar ao mesmo tempo diferentes aspectos do ser humano, como estado corporal, afetivo e mental. Contudo, a argila oferece certa resistncia ao sujeito que atua sobre ela, no trabalho de agressividade importante para a criana possuir um elemento que se coloque como oponente a ela, fazendo com que a mesma mobilize suas prprias energias na tarefa realizada, e de certa forma entre em contato com suas frustraes e raivas contidas, ocasionando dependendo da intensidade do trabalho, uma liberao ou catarse emocional do sujeito em questo. (CHIESA, 2004, p.52).
[...] o ponto onde tudo comea, descansa e cresce. o cho, o suporte e a estabilidade, o lugar de onde toda ao comear e para onde retornar. Trabalhar com o barro, essa matria viva, despertar para um maior contato com a natureza da qual o homem faz parte e que, por circunstncias vrias, afastou-se, deixando de perceber as coisas mais simples e primordiais de que tanto necessita. Resgatar o contato com a natureza um re-encontro e um re-conhecimento de si.

Neste sentido, compreende-se que o trabalho em Arteterapia acima de tudo uma busca de concretude dos simbolismos psquicos do prprio sujeito, atravs da neutralidade da argila que essa via se expressa livremente, o material recebe a projeo dos aspectos conscientes e inconscientes do sujeito, que atravs dos simbolismos ir significar sua obra, dando sentido existencial para a forma construda. (CHIESA, 2004, p.51)

37

Tocar, sentir, amassar, bater, beliscar, apertar o barro, o momento que nos permite entrar em contato com ele, dialogando e ordenando as idias. Costuma ser uma oportunidade para novas descobertas, alm de ser uma atividade prazerosa que amplia possibilidades criativas. Voc pode se relacionar, entregar-se, redescobrir-se, sentir e transformar, modelando as sensaes, os sentimentos, os pensamentos e as esperanas.

Na Arteterapia se enfatiza muito o processo desenvolvido pela pessoa, esttica deslocada a um plano secundrio, pois o importante a expresso alcanada pelo sujeito no seu fazer artstico, desta forma busca-se a livre expresso, o autoconhecimento, bem como a visualizao dos pontos de conflitos da criana. No trabalho com argila objetiva-se a liberao das emoes vinculadas ao estado de agressividade, como raiva, stress, frustrao, medo, etc., nessa expresso que o individuo desloca um conflito ou um aspecto no aceitvel, para um patamar visvel e reflexivo acerca de suas emoes. O contato com a argila e a explorao do estado sensorial que ela leva o indivduo, fornece muitos elementos de reflexo. Quando efetivamente ocorre uma entrega experienciado um profundo nvel de introspeco, de silncio, bem estar, ocorre um estado, embora muitas vezes momentneo, de auto aceitao, de respeito, um dilogo consigo m mesmo.
Ao usarmos a linguagem grfica, buscamos criar formas visuais que correspondam as nossas imagens interiores; queremos expressar graficamente como estamos sentindo ou pensando. Inevitavelmente faremos isso no nosso prprio estilo, e o contedo que incluirmos refletira o que est acontecendo na nossa vida naquele momento. (RHYNE, 2000, p.145)

Contudo, a auto-estima fortalecida pela satisfao de ser capaz de fazer, de transformar a argila em um objeto pelo ato de criar. Assim, a criana que apresenta a agressividade num processo disfuncional, demonstra aspectos de si mesmo vinculado a um padro rgido de personalidade, necessitando muitas vezes experimentar a maleabilidade que a argila oferece como referncia a um processo de mudana, ou seja, a sada de um estado para outro. (RHYNE, 2000)
[...] coloque sua confiana nas mos; deixe sua energia fluir por elas; pegue quanta argila puder segurar com as mos; sente em silncio por um instante, segurando a argila nas mos; feche os olhos e fique tranquilo e receptivo ao seu eu interior. Sinta a maleabilidade da argila. [...] sinta atravs das mos como voc pode expressar simbolicamente com a argila o que faz consigo mesmo na realidade. Se sente formas e texturas que

38

evoquem uma conscincia emocional da realidade no que est fazendo. (p.181)

Dentre as possibilidade de atuao teraputica da argila destaca, entre outros aspectos, as categorias de: relaxamento; criatividade; interiorizao; prazer; limites; autorealizao. Ao nos depararmos com a vinculao desses elementos com a excessiva ao agressiva da criana, podemos dimensionar os nveis curativos que essa tcnica teraputica promove. Na argila a criana pode experimentar um profundo estado de sensoriedade, de contato, entrega, amor por si mesmo, afeto e acolhimento, todo o seu ser atingindo e convidado a se experienciar de maneira diferente no mundo. (CHIESA, 2004) Muito alm de ser um recurso teraputico, a argila tambm tem diferentes representaes na cultura. A argila simboliza nossa me-terra que nutre, cura, protege e ampara cada ser, possui propriedades teraputicas por natureza, envolvida num misto de cientificidade e espiritualidade que interagem com o indivduo promovendo um encontro no ato criativo.

39

6 CONCLUSO

O presente estudo permitiu atravs da anlise bibliogrfica, compreender o desenvolvimento psicossocial da criana, bem como as possveis manifestaes de comportamentos agressivos na primeira, segunda e terceira infncia, sob o enfoque dos pressupostos da Psicologia do Desenvolvimento, contextualizando a criana no grupo familiar na qual est inserida, bem como, as relaes escolares como promovedoras de equilbrio ou patologias. Neste sentido, principalmente na famlia, os cuidadores exercem papel fundamental para o desenvolvimento saudvel da personalidade da criana, pois o modelo de comportamento que os pais apresentam sero apreendidos pelos filhos, atos agressivos, como xingar, bater, quebrar objetos, so banalizados e muitas vezes repetir tais atitudes a nica referncia da criana. Tais perspectivas indicam a necessidade de orientao e trabalho por parte da psicologia junto s famlias. Vive-se um contexto onde as crianas possuem muito pouco espao de expresso de seus sentimentos, com isso surgem inmeros transtornos que apontam a urgncia de um olhar para as relaes afetivas, e os modelos que esto sendo repassados essas novas geraes. O fenmeno bullying, um exemplo atual de comportamentos agressivos, a criana tem o ato de agredir fisicamente ou psicologicamente um indivduo, utilizando para isso diferentes mecanismos como xingamentos, humilhaes, nomes pejorativos, difamaes, boatos, entre outros, e gerando sofrimento e consequncias graves a vtima, como isolamento, baixo rendimento e baixa auto estima. Diante dessa realidade faz-se urgente aes interventivas que impossibilite o agravamento e a manuteno de transtornos dessa natureza. Nesta reflexo visualizou-se a Arteterapia como uma possibilidade prtica e direta de fornecer mtodos curativos para temticas desta natureza, no entanto ainda existe um caminho a ser percorrido de conhecimento e divulgao das produes em Arteterapia. Os pressupostos da Arteterapia visam atravs dos diversos recursos de trabalho favorecer a criana na organizao das percepes, sentimentos e sensaes, e assim proporcionar uma melhora significativa na qualidade de vida dessas crianas. Os mais diversos materiais podem ser utilizados nos trabalhos de

40

Arteterapia, o que demonstra um recurso onde o terapeuta pode exercitar tambm o seu poder de criatividade. No trabalho com crianas, a Arteterapia visa diminuir os comportamentos agressivos, a fim de garantir a elas melhor qualidade vida, pois tais comportamentos podem gerar prejuzos no mbito social, no desempenho escolar, e na vida familiar da criana. Atravs do levantamento terico, dentre os diferentes materiais apresentados pela Arteterapia identificou-se a argila com suas propriedades, sendo a forma mais eficaz de interveno ao comportamento agressivo disfuncional da criana, segundo Oaklander (1980) a criana trabalha com a argila de forma espontnea, livre, sem se preocupar com esttica. Atravs da investigao terica realizada, foram alcanados os objetivos propostos deste trabalho. Foi possvel sanar a problemtica inicial estabelecido neste estudo, frente a este exposto, verifica-se as diversas modalidades de trabalho que a Arteterapia oferece, e principalmente o uso da argila como sendo um dos melhores recursos de trabalho para a agressividade. No estudo desta pesquisa constatou-se principalmente as poucas publicaes na rea de Arteterapia com relao ao tema, bem como, um grande distanciamento entre Psicologia e Arteterapia, o que limitou a reviso bibliogrfica e que pode ser desconstruindo pelas trocas tericas e tcnicas de ambas. Conclui-se assim, que a Arteterapia tem muito a contribuir com as aes interventivas clnicas da Psicologia, desde transtornos leves at processos de doena mental, em contrapartida a Psicologia pode fornecer discusses tericas na compreenso da psicodinmica de cada um para a Arteterapia, tornando-se de uma certa urgncia a unificao de ambas para a criao e promoo de sade.

41

REFERNCIAS

Ballone GJ. Violncia e Agresso; da criana, do adolescente e do jovem - in. PsiqWeb, Internet, 2001 - disponvel em www.psiqweb.med.br. Acesso em: 16 de Abr. 2010. ______. Violncia Domstica - in. PsiqWeb, Internet, disponvel em www.psiqweb.med.br, revisto em 2006. Acesso em: 04 de Jun. 2010. ______. Maldade da Infncia e Adolescncia: Bullying - in. PsiqWeb, Internet, disponvel em www.psiqweb.med.br, revisto em 2005. Acesso em: 14 de Abr. 2010. CARVALHO, M. M. M. J. A arte cura? Recursos artifcios em psicoterapia. 2.ed. Campinas - SP: Editora Livro Pleno, 2004. CHIESA, Regina. O dilogo com o Barro: o encontro com o criativo. So Paulo, Casa do psiclogo. 2004. CIORNAI, Selma. Percursos em arteterapia: arteterapia gestltica, arte em psicoterapia, superviso em arteterapia. So Paulo: Summus, 2004. COUTINHO, Vanessa. Arteterapia com crianas. Rio de Janeiro: Wak, 2005. CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. 10. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. FANTE, C. Fenmeno Bullying: Como prevenir a violncia nas escolas e educar para a paz. Editora Verus, 2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignao: cartas pedaggicas e outros escritos. So Paulo: UNESP, 2000. GEHRINGER, Marta E. Maltoni. ARTETERAPIA, Um Caminho Transpessoal. Campinas, dez. 2005. Disponvel em: http://www.humanitatis.com/Trabalhos/trabalhoArteterapia.pdf. Acesso em 17 Abr. 2010.

42

JUNG, C. G. O esprito na arte e na cincia. 3.ed Rio de Janeiro: Vozes 1991. LOCATELLI, Cristina, Agressividade Infantil relax e reprogramao emocional para crianas. So Paulo: Sucesso, 2001. OAKLANDER, Violet. Descobrindo crianas:a abordagem gestltica com crianas e adolescentes. 13 ed. So Paulo: Summus ed., 1980. PAPALIA, Diane E; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 8.ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. PERLS, Frederick S.; HEFFERLINE, Ralph; GOODMAN, Paul. Gestalt-terapia. 2. ed So Paulo: Summus, 1997. ______. Gestalt-Terapia explicada. 7.ed. Summus Editorial, 1977. PHILIPPINI, ngela. A construo de espaos criativos atravs do processo arteteraputico - In Revista Imagens da Transformao - volume 4. Rio de Janeiro: Pomar. 1997. PILLAR, A D - Fazendo artes na alfabetizao. Artes plsticas e alfabetizao. 4. ed. Porto Alegre, Kuarup, 1990. RHYNE, Janie. Arte e gestalt: padres que convergem. So Paulo: Summus, 2000. SILVA. G. J. Bullying: quando a escola no um paraso. Jornal Mundo Jovem, ed. 364, p. 2-3, maro/2006. Disponvel em: <http: //www.mundojovem.pucrs.br/bullying.php>. Acesso em: 04 jun. 2010. VALLADARES, A. C. A. Arte-terapia no contexto hospitalar peditrico. Revista do Departamento de Arte-Terapia do Instituto Sedes Sapientiae, ano V, n. 4, 2000/2001. VASCONCELLOS, Erika Antunes; GIGLIO, Joel Sales. Introduo da arte na psicoterapia: enfoque clnico e hospitalar. Estudos de Psicologia, Campinas, SP , v.24, n.3 , p.375-383,set. 2007 WALLON, H. A evoluo psicolgica da criana. Lisboa, Edies 70, 1998.

43

WINNICOTT, D W. Privao e delinqncia. So Paulo: Martins Fontes, 1994. WONG, W. Princpios de forma e desenho. So Paulo, Martins Fontes, 1998.

44

REFERNCIAS COMPLEMENTARES

ARCURI, Irene Gaeta. Arteterapia: um novo campo do conhecimento. So Paulo: Vetor, 2006. BEAUDOIN, Marie-Nathalie; TAYLOR, Maureen. Bullying e desrespeito: como acabar com essa cultura na escola. Porto Alegre: Artmed, 2006. BERGER, K. S. O Desenvolvimento da Pessoa: da infncia adolescncia. Rio de Janeiro: LTC editora, 2003. LARROY, Cristina.; PUENTE, Maria Luisa de La.; MACHADO, Luciano Vieira. A criana desobediente: estratgias de controle do comportamento. So Paulo: Scipione, 2000. MESQUITA, Maria Fernanda Nogueira. Valores Humanos na Educao: uma nova prtica na sala de aula. So Paulo: Gente, 2003. NETO, Lopes Aramis A. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. J. Pediatr. (Rio de J.). Porto Alegre, v.81, n. 5, 2005. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S002175572005000700006&l ng=pt&nrm=iso&tlng=pt . Acesso em: 14 Abr. 2010. ORMEZZANO, Graciela. Questes de arteterapia. 2. ed Passo Fundo, RS: UPF, 2005. STEVENS, John O. Isto gestalt. So Paulo: Summus. 1970.

You might also like