You are on page 1of 16

Revista Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias o Vol.

7 N 2, 2007

O trabalho interdisciplinar no Ensino Mdio: A reaproximao das Duas Culturas1,2


Interdisciplinary work in secondary school: the (re)approximation of the two cultures

Angela Maria Hartmann


Secretaria de Educao do Distrito Federal SEE/DF
angelahart@unb.br

Erika Zimmermann
Universidade de Braslia
erika@unb.br

Resumo
Tendo como foco a interdisciplinaridade, este trabalho resulta de um estudo de caso realizado em uma escola pblica de Ensino Mdio. A partir da conceitualizao elaborada por Fazenda (2002, 2003), Lenoir (2005) e Lck (1994) e dos fundamentos contidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais, caracteriza-se o trabalho interdisciplinar como aquele realizado por dois ou mais professores que conectam os saberes de suas disciplinas por meio do dilogo e da negociao. Examina-se na pesquisa como acontece a interdisciplinaridade entre os professores das reas das cincias naturais e humanas e quais so os fatores que a tornam exitosa. Constata-se que os docentes, mediante um acordo recproco, trabalham temas socioambientais, o que aproxima as culturas cientfica e humanista na escola. Comprova-se que a interdisciplinaridade caracterizase pela instrumentalidade e que o tempo de planejamento, a coragem para inovar, o entusiasmo, a liderana e a flexibilidade so fatores que tornam eficaz a prtica interdisciplinar. Palavras-chave Trabalho Interdisciplinar; Ensino de Cincias Naturais e Humanas; Formao de Professores; Ensino Mdio; Sociedade Sustentvel.

As Duas Culturas o ttulo do influente livro do novelista Charles Percy Snow. Neste ensaio, o autor discorre sobre o bloqueio de comunicao entre as duas culturas da sociedade moderna: as cincias naturais e as humanidades. Esse distanciamento provoca um empobrecimento da percepo dos intelectuais, tornando-os ignorantes, ou nas cincias naturais ou nas humanidades. 2 Apoio: CNPq.
Revista Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias ISSN 1806-5104

O trabalho interdisciplinar no Ensino Mdio...

Abstract
The research for this case study on interdisciplinarity was developed in a public high school. Starting from concepts established by Fazenda (2002, 2003), Lenoir (2005) and Lck (1994) and from the foundations laid by the National Curriculum Guidelines, the interdisciplinary work is defined as that which is developed by two or more teachers who through dialogue interconnect the knowledge of their disciplines. The research examines the actual process of interdisciplinarity among teachers of natural and human sciences. The results show that the teachers address social and environment issues on the basis of a common agreement, and thus lead the scientific and human areas of knowledge in the school to a much closer and active relationship. Results also show that interdisciplinarity has a practical character. Time for planning, courage to innovate, enthusiasm, leadership and flexibility are factors for an effective practice of interdisciplinarity. Key-words Interdisciplinary work; Natural and Human Science Teaching; Teachers Trainning; High School; Sustainable Society.

Introduo
A popularizao das tecnologias de informao, desde o final do sculo XX, tem facilitado a busca pelo conhecimento e a integrao de culturas e campos cientficos. Contudo, se, por um lado, a quantidade e a velocidade com que os fatos so noticiados fazem o planeta parecer cada dia menor, por outro, importante que as pessoas sejam capazes de pensar criticamente sobre a realidade, compreendendo as relaes que as informaes a que tm acesso mantm entre si. Nesse contexto, cresce a responsabilidade dos educadores em promover um ensino organicamente integrado, para que os estudantes adquiram as habilidades de investigar, compreender, comunicar e, principalmente, relacionar o que aprendem a partir do seu contexto social e cultural. Nessa perspectiva, a interdisciplinaridade inserida como um dos princpios norteadores das atividades pedaggicas na Educao Bsica. Adotar uma pedagogia interdisciplinar (BRASIL, 2002, p. 90) no Ensino Mdio (EM) pode parecer, para alguns, mais uma utopia do que uma prtica possvel. Contudo, existem experincias exitosas que demonstram ser possvel coloc-la em prtica. Por isso, investigar como os docentes das disciplinas das reas de cincias naturais e de humanas colocam em prtica a interdisciplinaridade e quais so os fatores que a tornam eficaz no EM fornece subsdios para uma compreenso mais profunda e consciente do processo e amplia as possibilidades de acontecerem trabalhos interdisciplinares futuros. Na realizao desta pesquisa, examinamos em uma escola pblica de Ensino Mdio do Distrito Federal como os docentes das reas das cincias naturais e das cincias humanas realizam o trabalho interdisciplinar, destacando os fatores que se mostram fundamentais para sua efetivao.

Orientaes curriculares para o Ensino Mdio


As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio (DCNEM) expressam o compromisso com uma viso integrada do conhecimento ao afirmar que a escola deve ser uma experincia permanente de estabelecer relaes entre o aprendido e o observado, construindo pontes entre teoria e prtica (BRASIL, 2002, p. 86). Dentro desta perspectiva, a organizao curricular para o EM deve prever a organizao dos contedos de ensino em
Revista Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias o Vol. 7 N 2, 2007

Hartmann e Zimmermann

estudos ou reas interdisciplinares e projetos que melhor abriguem a viso orgnica do conhecimento e o dilogo permanente entre as diferentes reas do saber (op. cit., p. 87). Essa forma de entender e organizar a prtica pedaggica envolve dois conceitos fortemente interligados: a interdisciplinaridade e a contextualizao. A interdisciplinaridade condio necessria para o estudo dos fenmenos sociais, econmicos, culturais e cientficos atuais, reais e complexos por natureza. Ela deve emergir da realidade, associada aos problemas cotidianos e atuais, que podem ser de mbito geral ou fazer parte do universo particular de uma escola, regio ou comunidade (BRASIL, 2002, p. 25). Para tal, a contextualizao constitui um recurso, pois pressupe que todo conhecimento envolve uma relao entre uma situao real e concreta (objeto) e quem a vivencia (sujeito), evocando dimenses presentes na vida pessoal, social e cultural (op. cit., p. 91). Considerando a velocidade e a quantidade de informaes que chegam ao cidado comum, a interdisciplinaridade um princpio pedaggico importante para a formao dos estudantes. Ela os capacita a construir um conhecimento integrado e a interagir com os demais levando em conta que, em funo da complexidade da sociedade atual, as aes humanas repercutem umas em relao s outras. A integrao das cognies com as demais dimenses da personalidade o desafio que as tarefas de vida na sociedade da informao e do conhecimento esto (re)pondo educao e escola (BRASIL, 2002, p. 72). Esse desafio tem por objetivo desenvolver o potencial do indivduo de ser um sujeito-efetivo, capaz de interagir coletivamente como agente de transformaes da realidade na qual se insere. Nessa perspectiva, de acordo com Fazenda (2002):
A interdisciplinaridade visa recuperao da unidade humana atravs da passagem de uma subjetividade para uma intersubjetividade e assim sendo, recupera a idia primeira de Cultura (formao do homem total), o papel da escola (formao do homem inserido em sua realidade) e o papel do homem (agente das mudanas no mundo) (p. 48).

Colocar em prtica a interdisciplinaridade no tarefa fcil. A falta de uma idia clara do seu significado e de como ela como pode acontecer so dois obstculos a serem superados. Os professores tm uma multiplicidade de concepes sobre interdisciplinaridade que vai desde a de que ela seja uma nova epistemologia, ou uma nova metodologia, at a de que ela constitui um instrumento para melhorar a aprendizagem (HARTMANN; ZIMMERMANN, 2006a). No basta, porm, ter uma compreenso terica do que a interdisciplinaridade. Os docentes precisam tambm superar dificuldades prticas, resultantes de uma formao profissional fragmentada (MILANESE, 2004; RICARDO, 2005; HARTMANN; ZIMMERMANN, 2006b). Sendo um processo que precisa ser vivenciado, para ser assimilado em sua complexidade, a interdisciplinaridade ganha importncia na vida escolar medida que os docentes passam a desenvolver de forma integrada um trabalho pedaggico que capacita o estudante a comunicar-se, argumentar, enfrentar problemas de diferentes naturezas e a elaborar crticas ou propostas de ao em torno de questes abrangentes da atualidade (HARTMANN; ZIMMERMANN, 2007).

A interdisciplinaridade como interao entre educadores


Para Japiassu (1992, p. 88), a interdisciplinaridade corresponde a uma nova etapa do desenvolvimento do conhecimento, exigindo que as disciplinas, por meio de uma articulao constante, fecundem-se reciprocamente. Para o autor, a interdisciplinaridade exige a adoo de mtodos que se fundamentem mais no exerccio de aptides intelectuais e de faculdades psicolgicas voltadas para a pesquisa do que sobre informaes armazenadas na memria. Ela
Revista Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias o Vol. 7 N 2, 2007

O trabalho interdisciplinar no Ensino Mdio...

deve responder a uma nova exigncia: criar uma nova inteligncia, capaz de formar uma nova espcie de cientistas e de educadores. Na mesma linha de interpretao, Fazenda (2002) apresenta a interdisciplinaridade como uma prtica de integrao, caracterizada pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integrao real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa (p. 25). A integrao de conhecimentos disciplinares e o desenvolvimento de competncias no EM no exige necessariamente a realizao de projetos interdisciplinares nos quais diferentes disciplinas tratem ao mesmo tempo de temas afins (BRASIL, 2002b, p. 16). possvel ao professor de uma disciplina desenvolver temticas com uma perspectiva interreas sem a necessidade de fazer um acordo interdisciplinar com outros colegas (op. cit., p. 17). No entanto, a interdisciplinaridade pode aproximar docentes de diferentes disciplinas de modo a diminuir o distanciamento entre duas culturas a humanista e a cientfica s quais Charles P. Snow (1996) se refere em sua obra As Duas Culturas, ao denunciar, em 1959, a distncia entre as chamadas cincias humanas e cincias exatas. Essa distncia epistemolgica e metodolgica pode ser vencida na educao pelo dilogo interdisciplinar. Com essa aproximao, a cultura de professores e alunos amplia-se, ao mesmo tempo em que cada um pode compreender melhor o ponto de vista do outro. Talvez devido ao hbito de aceitar a fragmentao como um mtodo analtico vlido para compreender a realidade, a primeira idia que se tem sobre interdisciplinaridade a de que ela constitui uma integrao de disciplinas diversas para formar um conjunto unificado de conhecimentos. Lenoir (2005-2006) mostra que existem trs leituras diferentes da interdisciplinaridade. A primeira perspectiva tem como propsito a edificao de uma sntese conceitual ou acadmica do fato [...], isto , a unidade do saber (LENOIR, 1998, p. 48). Especialmente para os franceses, a interdisciplinaridade uma questo social e epistemolgica de integrao dos saberes. A segunda perspectiva instrumental, ou seja, o objetivo da interdisciplinaridade resolver problemas da existncia cotidiana e no criar uma nova disciplina ou produzir um discurso universal. A interdisciplinaridade, nesta perspectiva mais prtica e operacional, est presente principalmente na Amrica do Norte anglo-saxnica e centra-se em questes sociais empricas. Na terceira perspectiva, a interdisciplinaridade centra-se na qualidade do ser humano. O olhar dirigido, no plano epistemolgico, para a subjetividade dos sujeitos e, no plano metodolgico, para a sua intersubjetividade. Essa abordagem fenomenolgica da interdisciplinaridade coloca em destaque a necessidade do autoconhecimento e do dilogo.
Se a lgica francesa orientada em direo ao saber e a lgica americana sobre o sujeito aprendiz, parece-me que a lgica brasileira dirigida na direo do terceiro elemento constitutivo do sistema pedaggico-didtico, o docente em sua pessoa e em seu agir (LENOIR, 2005-2006, artigo no paginado).

Para Lenoir (2005-2006), essas trs perspectivas no devem ser tratadas como mutuamente excludentes principalmente no que se refere interdisciplinaridade escolar. importante considerar a primeira perspectiva para no cair em um ativismo instrumentalista, em que o valor da interdisciplinaridade medido pelo sucesso imediato da atividade. Tambm importante considerar a segunda para evitar divagaes idealistas. Quanto terceira, ela traz uma viso das relaes sociais em que h mais respeito pela dimenso humana no processo. Para os que entendem a interdisciplinaridade como um processo, a instaurao de um dilogo entre diferentes disciplinas pode ser tanto para resolver um problema ligado a uma ao ou deciso como para compreender as relaes entre os conhecimentos disciplinares. Nessa perspectiva, Lck (1994) a define como:

Revista Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias o Vol. 7 N 2, 2007

Hartmann e Zimmermann

[...] o processo que envolve a integrao e engajamento de educadores, num trabalho conjunto, de interao das disciplinas do currculo escolar entre si e com a realidade, de modo a superar a fragmentao do ensino, objetivando a formao integral dos alunos [...] (op. cit., p. 64).

Essa definio de interdisciplinaridade traduz a idia de que, para superar a fragmentao do ensino, no suficiente que um professor isoladamente articule contedos das diversas disciplinas escolares, mas que a articulao acontea entre os docentes. Alm disso, ao conectar aspectos cientficos e socioculturais, os docentes promovem condies para uma formao integral do estudante, de modo que ele consiga compreender as diferentes linguagens utilizadas na comunicao de informaes e desenvolva a capacidade de enfrentar problemas da realidade. Ao usar a palavra integrao, pode-se pensar na fuso de contedos de diferentes disciplinas escolares. No existe, entretanto, a inteno de fundir disciplinas, mas de auxiliar os estudantes a estabelecer ligaes de interdependncia, de convergncia e de complementaridade entre elas. Fazenda (2003, 2002), Lenoir (1998, 2005-2006), Lck (1994) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Mdio (DCNEM) destacam que a interdisciplinaridade um empreendimento que visa proporcionar s disciplinas uma nova razo de existncia e no elimin-las. Ela um processo que torna possvel a compreenso da realidade como um todo, constituda pela relao entre o mundo objetivo e o sujeito que, por sua vez, tenta captar o significado desse mundo de uma forma particular e subjetiva. A integrao apenas um momento do processo, que possibilita chegar a novos questionamentos, novas buscas, para uma mudana na atitude de compreender e entender (FAZENDA, 2002, p. 49), mas no a uma sntese disciplinar. Como opo metodolgica, a interdisciplinaridade caracteriza-se por atividades pedaggicas organizadas a partir da interao entre os docentes. Essa interao, por sua vez, acontece devido ao dilogo e busca por conexes entre os objetos de conhecimento das disciplinas. Sob esse ponto de vista, fazer interdisciplinaridade na escola mais do que simplesmente promover condies para que o estudante estabelea relaes entre informaes para construir um saber integrado. Ela rene uma segunda condio, que consiste em estabelecer e manter o dilogo entre professores de diferentes disciplinas com o objetivo de estabelecer um trabalho integrado entre eles. O posicionamento adotado neste trabalho que, especificamente no EM, a interdisciplinaridade deve ir alm da opo epistemolgica de integrar conhecimentos. A interdisciplinaridade, tal como entendida nesta pesquisa, incorpora a interao entre docentes que tm por objetivo produzir atividades articuladas entre si, aproveitando as contribuies de diferentes disciplinas e profissionais. Considerar essa interao como parte essencial do trabalho pedaggico pode tornar a aprendizagem enriquecedora tanto para o estudante como para os professores que a promovem, transformando a educao em um processo mais dinmico e desafiador do que o trabalho docente solitrio e individualizado. Entende-se, portanto, como trabalho interdisciplinar aquele realizado por dois ou mais professores que, por meio do dilogo, negociam entre si atividades conjuntas com o objetivo de conectar saberes especficos das suas disciplinas para o estudo de um objeto de conhecimento comum. Encontrar um caminho para atuar interdisciplinarmente, respeitando as peculiaridades de cada campo de conhecimento, uma tarefa rdua. As DCNEM apresentam a interdisciplinaridade como princpio norteador da educao nacional, porm deixam em aberto a metodologia a ser empregada, exigindo criatividade, inovao e competncia dos professores. Para algumas disciplinas esse dilogo pode ser mais fcil, pois elas se identificam e aproximam nos seus mtodos e procedimentos como, por exemplo, a Fsica e a Matemtica. Para outras, como a Fsica e a Arte, o dilogo pode ser difcil. Dependendo do objeto em torno do qual se pretende
Revista Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias o Vol. 7 N 2, 2007

O trabalho interdisciplinar no Ensino Mdio...

trabalhar interdisciplinarmente, colocar em prtica a interdisciplinaridade exige mudanas metodolgicas na conduo de atividades pedaggicas. Nas DCNEM admite-se que a interdisciplinaridade colocada em ao pode ser, inicialmente, singela, caracterizada pela constatao de como so as diversas formas de conhecer (BRASIL, 2002, p. 88). No entanto, mesmo nesse caso, existe um significativo avano no processo de integrao dos conhecimentos, pois os alunos aprendem a olhar o mesmo objeto sob perspectivas diferentes. O passo seguinte a articulao entre os docentes para a realizao de um trabalho integrado representa um avano significativo nas relaes docentes. Quando uma ao interdisciplinar dessa natureza articula o trabalho pedaggico, a escolha dos contedos e das estratgias a serem desenvolvidas deve ser feita pelo conjunto de professores de forma integrada e no mais isoladamente. As DCNEM salientam que as prticas para promover a interao entre as disciplinas devem ser comuns e indistintas, cada uma delas promovendo o desenvolvimento de competncias gerais articuladas com o conhecimento disciplinar.
A partir do problema gerador do projeto, que pode ser um experimento, um plano de ao para intervir na realidade ou uma atividade, so identificados os conceitos de cada disciplina que podem contribuir para descrev-lo, explic-lo e prever solues. Dessa forma, o projeto interdisciplinar na sua concepo, execuo e avaliao, e os conceitos utilizados podem ser formalizados, sistematizados e registrados no mbito das disciplinas que contribuem para o seu desenvolvimento (BRASIL, 2002, p. 89).

Ao no detalhar como as atividades interdisciplinares podem ser desenvolvidas, os documentos oficiais deixam em aberto a possibilidade para cada escola, de acordo com a sua realidade, decidir a melhor forma de coloc-las em prtica. Para alcanar as metas esperadas, a prtica interdisciplinar precisa atingir nveis crescentes de eficincia, vencendo os desafios da sua inevitvel complexidade. Cabe, ento, perguntar: como os professores das disciplinas das reas de cincias naturais e de cincias humanas promovem atividades interdisciplinares e que fatores podem tornar a interdisciplinaridade exitosa no Ensino Mdio? A resposta depende de como olhamos para o contexto escolar.

O Caminho da Pesquisa
Para conhecer como realizado o trabalho interdisciplinar, optou-se por fazer um estudo de caso (ANDR, 2005) de um grupo de professores de uma escola pblica de Ensino Mdio do Distrito Federal que j promovia atividades integradoras antes mesmo das orientaes curriculares, contidas nas DCNEM, chegarem s unidades de ensino em 2000. Participaram da pesquisa o diretor da escola, a coordenadora pedaggica e mais dezoito docentes, incluindo uma das pesquisadoras: Fsica (3), Qumica (2), Biologia (2), Matemtica (2), Educao Fsica (1), Filosofia (1), Histria (1), Geografia (1), Sociologia (1), Ingls (1), Arte (1) e Portugus (2). Todos os professores pesquisados concluram uma licenciatura que os habilita a atuar como docentes em uma disciplina especfica. O objetivo central desta pesquisa examinar como se organiza o trabalho interdisciplinar no EM, identificando os fatores que o tornam possvel a integrao entre as disciplinas das reas de cincias naturais e cincias humanas. Para isso, os dados da pesquisa foram reunidos durante um perodo de oito meses. Inicialmente solicitou-se aos professores que respondessem um questionrio aberto (GIL, 1999), a partir do qual examina-se as concepes sobre interdisciplinaridade dos docentes e as razes para eles a colocarem em prtica. Seguiuse aplicao desse instrumento, uma observao participante (VIANNA, 2003), durante a qual uma das pesquisadoras, como professora de Fsica, contribuiu para a realizao das atividades interdisciplinares, participando das reunies em que elas foram planejadas e
Revista Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias o Vol. 7 N 2, 2007

Hartmann e Zimmermann

colocando-as em prtica durante as aulas da disciplina. No final do perodo de pesquisa foram realizadas entrevistas na forma de grupos focais (GATTI, 2005) para examinar a avaliao que os demais docentes faziam do trabalho interdisciplinar. Com o propsito de refletir continuamente sobre o que os sujeitos participantes manifestavam durante o processo de investigao, os dados obtidos foram submetidos a uma anlise construtivo-interpretativa (GONZALEZ REY, 2002).

A pedagogia interdisciplinar no cotidiano escolar


A escola, onde foi feito o estudo de caso, a nica na cidade que atende somente turmas de EM, recebendo alunos oriundos de vrias escolas de Ensino Fundamental da regio. Em cada um dos turnos matutino e vespertino so atendidas quatorze turmas com at quarenta alunos em cada uma. No turno noturno so atendidas mais seis turmas de alunos. Com aproximadamente 1200 estudantes matriculados, ela uma escola de porte mdio no conjunto de escolas do Distrito Federal, mas grande na cidade onde se localiza. A partir de 2000, com a implantao de um novo Currculo/DF e da atual Matriz Curricular, as turmas do diurno passaram a ter trinta horas/aulas semanais e seis aulas dirias, concentradas em apenas um turno de funcionamento: matutino ou vespertino. O corpo docente da escola foi dividido em dois grupos: um grupo trabalha exclusivamente com turmas do turno matutino, e um segundo apenas com alunos das turmas do vespertino. Como os docentes de um turno no so os mesmos de outro, escolheu-se o grupo de professores do turno matutino para a realizao do estudo de caso devido maior facilidade da pesquisadora integrar-se ao trabalho promovido por eles. Os professores cumprem uma jornada ampliada, em que at trinta horas/aula so trabalhadas com alunos em um dos turnos e outras dez horas/aula, no turno contrrio, so destinadas ao planejamento de atividades pedaggicas, correo de trabalhos e provas, Conselhos de Classe, preenchimento de Dirios de Classe, discusso de questes administrativas etc. O trabalho nessas dez horas/aula denominado de coordenao pedaggica, sendo esse conjunto de horas dividido em trs momentos durante a semana. As primeiras incurses no campo da interdisciplinaridade nesta escola tiveram incio em 1996 devido preocupao em orientar os alunos para o Programa de Avaliao Seriada da Universidade de Braslia (PAS-UnB)3, que se caracteriza por avaliar o conhecimento do aluno de forma interdisciplinar. Posteriormente, esse tipo de trabalho foi reforado pelas orientaes curriculares contidas nas DCNEM, implantadas nas escolas do Distrito Federal em 2000. As DCNEM estabelecem que a parte diversificada do currculo deve ser organicamente integrada Base Nacional Comum, deixando a critrio de cada sistema de ensino e escola, a escolha de um nome especfico e uma carga identificvel no horrio escolar (BRASIL, 2002, p. 99). De acordo com o projeto pedaggico da escola onde foi realizada a pesquisa, a execuo das atividades interdisciplinares centra-se em torno de uma das disciplinas criadas na parte diversificada do currculo. Essa disciplina escolar denominada Integrando as Cincias e trs professores de Biologia, Fsica e Qumica so docentes de uma mesma turma de alunos em duas aulas semanais consecutivas. A organizao do horrio escolar e da distribuio da carga horria de trabalho permite que os trs professores atuem ao mesmo tempo em uma mesma turma, para orientar as atividades interdisciplinares.

O PAS constitui-se de exames para ingresso em cursos de graduao da UnB. Os alunos de Ensino Mdio realizam provas em trs etapas, uma a cada final de uma das sries desse nvel de ensino. O aluno, ao longo das trs etapas, concorre a uma vaga de acordo com o nmero de pontos obtidos em cada uma dessas etapas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias o Vol. 7 N 2, 2007

O trabalho interdisciplinar no Ensino Mdio...

Os professores dessa disciplina haviam realizado, no ano anterior quele em que se realizou a pesquisa, atividades interdisciplinares com professores da rea de Cincias Humanas (Filosofia, Geografia, Histria e Sociologia). Essas atividades eram, no entanto, do ponto de vista deles, bastante estanques por serem bimestrais e limitadas ao envolvimento de uma ou duas disciplinas da rea de cincias humanas. A dificuldade apontada pelos professores de Biologia, Fsica e Qumica, era a de que, a cada incio de bimestre, era preciso planejar uma nova atividade e mobilizar de novo os professores da outra rea para fazerem parte do trabalho interdisciplinar. Com isso, eles demoravam muito para iniciar as atividades interdisciplinares com os alunos nas aulas da disciplina Integrando as Cincias e o bimestre tornava-se curto para realizar o trabalho. No incio de 2006, durante as primeiras reunies pedaggicas, os professores de Biologia, Fsica e Qumica propuseram aos demais a elaborao de um projeto interdisciplinar que envolvesse no s os professores da rea de cincias naturais e da rea de cincias humanas, mas, dentro do possvel, os docentes de Matemtica e das disciplinas da rea de Cdigos e Linguagens (Portugus, Ingls, Educao Fsica e Artes). Essa proposta teve total apoio da direo da escola, empenhada em promover um projeto interdisciplinar amplo e consistente, envolvendo o maior nmero possvel de professores. Aps vrias discusses de como isso poderia ser viabilizado, houve consenso de que seria possvel integrar todas as disciplinas se o trabalho interdisciplinar fosse voltado para a educao ambiental. O professor de Filosofia sugeriu que esse trabalho tivesse como princpio a sustentabilidade das aes humanas sobre a natureza. A idia de explorar temas da atualidade sob a perspectiva de uma sociedade sustentvel tornou-se consenso entre os docentes porque, de acordo com eles, essas questes abrangem tica, comportamento, valores e respeito, aspectos prioritrios para a formao dos alunos. O fato da disciplina Integrando as Cincias constituir-se na disciplina-piloto (GONZLEZGAUDIANO, 2005, p. 124), responsvel diretamente pela execuo de atividades interdisciplinares, facilitou o surgimento de um acordo entre os docentes. A execuo das atividades planejadas entre os professores das diferentes disciplinas, nos horrios de coordenao, era conduzido pelos docentes de Biologia, Fsica e Qumica durante as aulas de Integrando as Cincias. Os professores da rea de Cincias Humanas faziam intervenes em suas aulas apenas para orientar melhor os alunos a respeito dos problemas socioambientais estudados na disciplina-piloto. Os docentes das demais disciplinas escolares (Portugus e Matemtica) davam suporte ao trabalho interdisciplinar desenvolvendo as habilidades relacionadas ao clculo matemtico, escrita e interpretao de textos. O projeto interdisciplinar, intitulado Sociedade Sustentvel, foi estruturado em quatro etapas, uma para cada bimestre. Na primeira, os alunos de cada uma das turmas dividiram-se em grupos. Cada um desses grupos teve como tarefa escolher, entre as notcias e reportagens que circulavam em jornais e/ou revistas da poca, cinco questes sociais e/ou ambientais para serem examinadas por eles. Feita a escolha, a tarefa seguinte consistia em resumir as informaes e apontar os aspectos sociais e ambientais presentes nas notcias ou reportagens escolhidas. Se o assunto abordado enfocava uma questo ambiental, os grupos deveriam identificar as causas ou conseqncias sociais associadas questo. Se a reportagem enfocava uma questo social, os grupos deveriam apontar as implicaes ambientais. Os alunos realizaram essa tarefa durante as aulas da disciplina Integrando as Cincias, sendo ajudados e orientados pelos professores de Biologia, Fsica e Qumica. Um dos assuntos levantados, por exemplo, foi a questo do transporte coletivo que, na poca, constitua um problema social devido m qualidade da oferta e ao preo elevado da passagem. Os alunos foram desafiados a ver tambm o lado ambiental da questo: o tipo e a origem da fonte energtica para manter circulando um grande nmero de veculos particulares e coletivos. Outro assunto pesquisado foi a expanso urbana que avana sobre o cerrado com
Revista Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias o Vol. 7 N 2, 2007

Hartmann e Zimmermann

a criao de condomnios ou mesmo de invases em reservas ambientais. Os alunos puderam perceber que ao mesmo tempo em que as pessoas necessitam de um lugar para morar (problema social e econmico), existe a agresso ao ambiente natural com a contaminao da gua e do solo, alm da progressiva extino de espcies vegetais e animais. Na segunda etapa, os alunos aprofundaram o estudo em uma das questes escolhidas por eles, levantando mais informaes e apresentando os resultados da pesquisa aos colegas durante as aulas de Integrando as Cincias. Os grupos das primeiras e segundas sries produziram textos contendo informaes sobre suas pesquisas e os distriburam aos colegas da turma. As turmas de terceira srie realizaram performances, orientados pela professora de Artes mostrando os seus projetos de pesquisa s demais sries. Na terceira etapa, os grupos identificaram um problema socioambiental na prpria cidade, levantando dados sobre ele em uma pesquisa de campo. Em seguida, reuniram informaes sobre como esse problema poderia ser solucionado usando o conhecimento cientfico disponvel. Foram estudados problemas locais como a contaminao dos crregos, o abastecimento de gua, a contaminao do lenol fretico por fossas spticas, a expanso urbana sobre reas de cerrado, a poluio sonora devido aos anncios comerciais, o uso de agrotxicos na zona rural, o destino do lixo e os catadores, a relao entre sade e exerccios fsicos, a conservao dos locais pblicos de recreao etc. Esse estudo era feito essencialmente durante as aulas de Integrando as Cincias, mas debates a respeito dos temas acabavam acontecendo nas outras aulas. medida que os alunos iam aprofundando suas pesquisas, os professores passaram a ter mais coragem de discutir em suas aulas temas que, em outros contextos, teriam deixado para docentes de outras disciplinas. Surgiam, ento, dvidas relacionadas a contedos especficos e para respond-las eles trocavam conhecimentos entre si. O relato do professor de Histria em grupo focal ilustra uma dessas ocasies:
Esses dias eu passei, estava falando para os alunos do Ir e dos Estados Unidos e falei sobre a questo do urnio enriquecido. Falei mal umas dez vezes na sala de aula. Depois eu parei e pensei: mas eu no sei o que urnio enriquecido. Da eu falei para o professor de Qumica: O que urnio enriquecido? Me explica como que faz isso a. A ele me explicou e eu passei para os alunos (Prof. de Histria).

Alm disso, cada uma das quatro turmas de terceira srie organizou um partido poltico com programa de governo e candidatos eleio. Os grupos das turmas de primeira e segunda srie, aps exame dos projetos polticos de cada um dos partidos, votaram nos candidatos que apresentavam a melhor proposta de interveno. No final da quarta e ltima etapa do trabalho interdisciplinar, os professores elaboraram uma avaliao interdisciplinar escrita sobre as questes socioambientais discutidas ao longo do ano. As questes dessa avaliao foram de julgar os itens, o que tornou mais simples a conferncia dos gabaritos pelos professores, e diferentes para as trs sries, de acordo com a capacidade dos alunos de compreender os itens formulados. Entre as afirmaes a serem julgadas pelos alunos, encontram-se, por exemplo, as seguintes: O aquecimento global diretamente proporcional quantidade de gs carbnico jogado na atmosfera. Ou, O indivduo pode automedicar-se, porque o genrico pertence classe do medicamento original. Sendo assim, no tem nenhum efeito colateral.

Os desafios e as superaes
Durante a observao participante, pode-se constatar que nas discusses acontecem trocas de informaes, negociaes e o aprendizado entre docentes. Os encontros semanais so fundamentais para criar elos de parceria entre eles. Desde o planejamento at a avaliao das

Revista Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias o Vol. 7 N 2, 2007

O trabalho interdisciplinar no Ensino Mdio...

atividades, as dvidas, decises e responsabilidades so partilhadas, promovendo uma proximidade e uma parceria entre os professores, fruto de um trabalho comum. A partir do dilogo, os professores percebem possibilidades de conexo que sozinhos tm dificuldade de encontrar. Estabelecer elos entre as disciplinas exige ter conhecimento sobre fenmenos e/ou fatos que dizem respeito a outras disciplinas. Para superar a lacuna de uma formao inicial em uma rea especfica, os docentes aprendem uns com os outros e estudam os objetos de conhecimento de outras disciplinas, deixando de lado a atitude de quem sabe muito a respeito de um ramo do saber e admitindo que esse saber, sozinho, no responde s necessidades educacionais atuais. Com isso, passam a conhecer melhor o trabalho dos seus pares e a entender a importncia das diferentes linguagens disciplinares para a formao do estudante. Comea a se extinguir, aos poucos, a concepo de que, para a formao do estudante, algumas disciplinas so mais importantes que outras. Os docentes passam a valorizar as disciplinas dos colegas, percebendo que elas, no conjunto, se completam. Um dos fatores que favorece a prtica interdisciplinar na escola pesquisada o fato de que, entre os professores, so bem recebidas iniciativas de interao para a realizao de atividades interdisciplinares. Apesar das dificuldades para encontrar elos entre os objetos de conhecimento e da falta de material didtico interdisciplinar, os docentes percebem um ganho de tempo e de conhecimento ao trabalhar de forma integrada. Constata-se ainda que a escolha de um eixo para estruturar o projeto interdisciplinar, no suficiente para resolver o problema prtico de fazer com que todos os professores trabalhem de forma integrada. Uma das grandes dificuldades do trabalho interdisciplinar est no fato de vrios docentes fixarem-se ao contedo do bimestre, faltando-lhes flexibilidade para aceitar que um determinado assunto disciplinar seja introduzido fora do perodo previsto para sua discusso em aula. Baseado em experincias anteriores em que essa dificuldade surgiu, o professor de Biologia reforou esse ponto durante as negociaes em uma das reunies de coordenao:
[O projeto no pode] estar fechado no contedo bimestral. Isso importantssimo, porque sem isso ns no vamos fazer. Porque num determinado momento eu no vou encaixar com o contedo de Geografia aqui, mas eu preciso dele. Se estiver no bimestre, timo, vai ser um desenvolvimento paralelo. Se for um contedo que j foi visto, s vezes na srie anterior, ele [o contedo] vai ser reforado. Ento, ns no podemos estar fechados no contedo do bimestre (Professor de Biologia).

A cooperao, como exigncia para a realizao de atividades interdisciplinares, atua sobre o sentimento de integrao e solidariedade. Ao referirem-se ao trabalho interdisciplinar, os professores constatam que ele promove relaes sociais to importantes quanto no caso das relaes entre contedos disciplinares.
Eu acredito assim: que ao mesmo tempo em que a gente est munindo de conhecimento ou de envolvimento mesmo, denso, a gente trabalha a relao ali dentro. E isso tambm um papel, uma funo social da escola. No s aprender [o contedo]. Mas aprender a se relacionar, aprender a conviver. Ento, acho que isso tudo parte desse processo (Prof. de Matemtica, em grupo focal).

O dilogo e a troca de informaes e metodologias para traar metas e aes comuns, por sua vez, aumentam a eficincia e a harmonia da prtica pedaggica. Os esforos em promover a aprendizagem deixam de ser paralelos para transformar-se em aes convergentes. O esforo feito para tornar a aprendizagem significativa para jovens que tm sua disposio possibilidades de acesso informao de modo fcil, rpido e atualizado provoca mudanas na percepo que cada professor tem da importncia da sua disciplina na tarefa de educar. Uma das coisas que o professor percebe que a disciplina especfica a cujo estudo se dedica, quando isolada das demais, representa apenas um fragmento com pouca utilidade para o aprendiz.

Revista Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias o Vol. 7 N 2, 2007

Hartmann e Zimmermann

[..] no adianta o educando aprender as disciplinas isoladamente se eles no souberem fazer a ligao entre elas. Como que ele vai aplicar profissionalmente ou no seu cotidiano se no consegue sequer estabelecer as conexes numa prova? (Professor de Filosofia, em grupo focal).

As relaes professor-professor e professor-aluno tambm mudam com o trabalho interdisciplinar. O professor abandona a atitude individualista de conduzir o processo de aprendizagem para assumir uma atitude de dilogo. Os colegas tornam-se parceiros em atividades coletivas, compartilhando responsabilidades na tarefa de educar e assumindo compromissos que so do grupo. O professor torna-se mais aberto e amplia sua concepo de interdisciplinaridade ao constatar, na prtica, que as demais disciplinas no disputam o espao na cabea do aluno, mas podem ajud-lo a compreender e explicar melhor o cotidiano.
Adquire outra viso. A grande vantagem que voc tem um contato maior com o aluno, que voc pode explorar a sua matria dentro das outras matrias [e] dentro de uma perspectiva mais crtica (Prof. de Matemtica, em grupo focal).

Consideraes Finais
Este estudo de caso mostra que o trabalho interdisciplinar entre professores das reas de cincias naturais e humanas, quando conduzido por vrias disciplinas ao mesmo tempo, constitui uma prtica poltica, uma negociao entre diferentes pontos de vista para chegar a um acordo sobre quais contedos disciplinares sero trabalhados, de como sero conduzidas as atividades pedaggicas e de como elas sero avaliadas. Essa prtica essencialmente instrumental, ou seja, direcionada para resolver problemas cotidianos, o que a aproxima da experincia norte-americana (LENOIR, 1998, p. 48). Para conseguir estabelecer a aproximao entre as duas reas, os professores no partem do contedo das suas disciplinas, mas procuram identificar em uma situao real o que pode ser abordado a partir delas. Essa forma de conduzir a interdisciplinaridade tem levado os professores a identificar em situaes cotidianas os elos entre a sua disciplina e as demais. medida que esses elos vo sendo encontrados, desencadeia-se um processo dinmico em que se torna cada vez mais fcil estabelecer conexes entre as diversas disciplinas. O trabalho conjunto entre professores de duas reas com tradies epistemolgicas e metodolgicas diferentes em um projeto interdisciplinar um desafio que enriquece a compreenso dos docentes sobre o contedo das diversas disciplinas, amplia seu repertrio de prticas pedaggicas e propicia a eles uma nova perspectiva do trabalho realizado pelos colegas. No contexto da escola, essa forma de conduzir a interdisciplinaridade tem levado a uma aproximao entre as disciplinas das reas cientfica e humanista. Constata-se que os professores das duas reas conseguem visualizar melhor como a cincia e as tecnologias podem contribuir para a soluo de problemas sociais e ambientais. Especialmente no ensino da rea de cincias naturais, os docentes tm enfocado de forma mais contundente as conseqncias para a sociedade do avano da cincia e da tecnologia. necessrio admitir que a realizao de um trabalho interdisciplinar uma tarefa bastante complexa. A maior dificuldade est em promover a interao entre profissionais habituados ao trabalho individual. Atitudes como o desinteresse, o medo de mudana e a acomodao so, em parte, sinais externos de uma falta de preparo profissional para interagir com colegas em atividades coletivas. A maior dificuldade neste estudo de caso parecia ser dos professores da rea de cincias naturais. Conforme depoimento da professora de Portugus no questionrio respondido no incio do ano: Os professores da rea de cincias so fechados, sempre procuram os de reas afins para fazer o trabalho interdisciplinar. Essa atitude comea a mudar medida que os docentes realizam atividades conjuntas. Segundo a professora de Biologia, em
Revista Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias o Vol. 7 N 2, 2007

O trabalho interdisciplinar no Ensino Mdio...

entrevista no grupo focal: As exatas que no deixavam os outros chegar. Falavam que aqui Matemtica, no d para trabalhar com ningum. Isso mudou. Eu noto que est diferente. Dispor-se a trabalhar interdisciplinarmente significa vencer barreiras subjetivas e intersubjetivas que no so explicitadas de modo claro e evidente. O professor, para no participar do trabalho, apresenta desculpas relacionadas falta de tempo, ao programa da disciplina, m vontade ou desinteresse dos colegas, falta de material didtico, s dificuldades na organizao do trabalho na escola etc. Poucos so os professores que admitem o medo da reao negativa dos colegas, a falta de conhecimento aprofundado da sua disciplina, a incapacidade de realizar um trabalho em equipe, em que so essenciais a boa vontade, a pacincia e a flexibilidade. Esta experincia interdisciplinar demonstra que, apesar das dificuldades, a interdisciplinaridade pode ser uma prtica pedaggica exitosa no Ensino Mdio e aponta para a existncia de dez fatores essenciais para sua eficcia: (a) Tempo para planejamento - As reunies entre professores, que acontecem durante o horrio de coordenao pedaggica no turno contrrio s aulas, constituem um dos fatores que favorece a interao entre os docentes. De acordo com Fazenda (2003):
O pressuposto bsico para o desenvolvimento da interdisciplinaridade a comunicao, e a comunicao envolve, sobretudo, participao. A participao individual (do professor) s ser garantida na medida em que a instituio (escola) compreender que o espao para a troca fundamental (p. 94).

Entendendo o espao a que a autora se refere como a discusso e o planejamento, verifica-se que essa oportunidade de dilogo conduz a uma comunicao mais eficiente entre eles. Percebendo a importncia desse fator, a direo da escola tem priorizado, durante as reunies pedaggicas semanais, as discusses sobre o trabalho interdisciplinar. (b) Coragem de inovar - A interdisciplinaridade constitui uma inovao pedaggica, mas para que ela tenha xito necessrio abandonar velhas prticas consolidadas, o que no fcil. Experimentar o novo significa coragem para enfrentar o desconhecido, pois, embora os exemplos de aes interdisciplinares se multipliquem ano a ano, em muitos casos o professor ainda se sente inseguro com os resultados. Esse foi o caso do professor de Histria que, em diversas oportunidades, mesmo acreditando ser possvel realizar um trabalho interdisciplinar, se mostrou relutante em participar do processo por estar preso percepo de que os contedos disciplinares so distribudos por bimestre.
s vezes, a gente no v uma conexo muito clara e mesmo assim a gente acaba forando essa ligao entre os contedos. Quando ela surge com naturalidade, a eu acho que altamente positivo. E quando acontece tambm com outras disciplinas mesmo de Cincias, das Exatas (Professor de Histria, em grupo focal).

(c) Entusiasmo - O trabalho interdisciplinar complexo e desafiador e, portanto, sujeito a fracassos e desnimos. Como as experincias pedaggicas desse tipo ainda so raras, para alguns professores o trabalho interdisciplinar uma inovao. Por isso, importante no se deixar abater pelos desafios materiais e interpessoais que ele representa. Para sustentar o entusiasmo preciso que acontea a troca de experincias, a valorizao e o estmulo por parte daqueles que acreditam no processo. O professor precisa acreditar que o seu trabalho importante para os seus colegas e no apenas para o aprendizado do seu aluno. (d) Esprito de equipe - Cultivar o esprito de equipe, a cooperao profissional e o dilogo, de modo a permitir a troca construtiva de pontos de vista, e o estabelecimento de um clima de confiana no trabalho dos outros essencial para a harmonia no processo coletivo exigido pela interdisciplinaridade. A realizao de atividades interdisciplinares exige dos professores o desapego em relao a posies individualistas e o respeito ao tempo e capacidade de cada um contribuir para o trabalho coletivo. Gerar dentro da escola uma cultura de cooperao, de
Revista Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias o Vol. 7 N 2, 2007

Hartmann e Zimmermann

entrosamento de contedos e de pessoas, fundamental para que todos se sintam vontade e dispostos a participar do trabalho interdisciplinar. (e) Flexibilidade - O grupo de professores, no incio do ano letivo, rene-se para decidir sobre o que ensinar. O objetivo dessa deciso existir uma unidade na escolha dos objetos de conhecimento e no tempo em que eles sero trabalhados durante o ano letivo dentro da mesma disciplina. O problema nessa deciso est em que ela engessa o professor dentro de um contedo programtico que ele se sente obrigado a cumprir para no fugir do acertado com os colegas da disciplina. O hbito de trabalhar um determinado contedo em cada srie no ajuda na flexibilizao necessria para chegar a um tema ou situao comum s vrias disciplinas. Contribui tambm para isso o fato de muitos professores ainda se encontrarem amarrados seqncia de contedos apresentados nos livros didticos e s suas listas de exerccios. O professor sente-se exprimido entre abandonar a forma tradicional como aborda o contedo da sua disciplina e a demanda imposta pelo vestibular, que muitos alunos realizam no final do EM. Integrar esses dois aspectos exige flexibilidade do professor. Primeiro, eliminando o hbito de trabalhar os contedos de forma linear e estanque, distribuindo-os por bimestre. Segundo, aprendendo a trabalhar com projetos temticos que sejam capazes de dar conta da dimenso sistmica com que o conhecimento construdo. (f) Liderana - Quando dois professores decidem trabalhar interdisciplinarmente, o trabalho pode acontecer sem a presena de um coordenador que motive, oriente e promova a resoluo de conflitos, porque a relao mais imediata e a comunicao mais simples. No entanto, medida que o nmero de professores envolvidos aumenta, preciso que algum seja o elo entre todos. O compromisso do coordenador no levar e trazer informaes de um para outro professor, mas criar oportunidades para que os envolvidos dialoguem entre si em encontros para planejamento e avaliao do trabalho interdisciplinar. Entre as vrias responsabilidades do coordenador esto: a) organizar encontros coletivos produtivos dos quais as pessoas no saiam com a impresso de que no se chegou a nada; b) buscar informaes ou conseguir material necessrio para o trabalho do grupo; c) conversar com os professores quando estes se mostrem desmotivados ou incapazes, mostrando-lhes a possibilidade de conexes e as oportunidades que a interdisciplinaridade representa para uma melhor aprendizagem; d) ajudar o grupo a resolver situaes de impasse e at mesmo propor solues. Ele deve ser um lder capaz de motivar e envolver outros no trabalho. (g) Formao inicial interdisciplinar - Uma das dificuldades apontadas pelos professores participantes deste estudo de caso foi a falta de uma formao inicial interdisciplinar, essencial para promover o gosto pela pesquisa e pelo aprender a conhecer de forma interdisciplinar.
Num trabalho desses, a primeira coisa o professor tambm abolir as suas amarras, que so as amarras da disciplina e que so inerentes da formao de professor. Uma vez que o professor consegue abolir isso um pouco, adotar uma forma de trabalhar diferente, ele consegue realmente estar se colocando disposio para trabalhar em um projeto interdisciplinar (Prof. de Matemtica, em grupo focal).

A interdisciplinaridade nos cursos de licenciatura deve propiciar a interao entre licenciandos das disciplinas das reas de cincias naturais e cincias humanas para que eles desenvolvam um saber ser interdisciplinar (HARTMANN; ZIMMERMANN, 2006c). Para capacit-los para uma prtica interdisciplinar, importante permitir o contato do licenciandoestagirio com o planejamento e a organizao do trabalho interdisciplinar nas escolas, assim como o desenvolvimento de trabalhos conjuntos com colegas de outras licenciaturas durante o curso de formao. Dessa forma, os licenciandos tm oportunidade de interagir com

Revista Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias o Vol. 7 N 2, 2007

O trabalho interdisciplinar no Ensino Mdio...

professores e colegas de outros cursos, adquirindo, j na licenciatura, experincia em organizar projetos interdisciplinares entre as duas reas do conhecimento. (h) Formao continuada - Para realizar um trabalho interdisciplinar o professor precisa conhecer profundamente: a) os aspectos tericos e metodolgicos da disciplina na qual docente; b) conhecer como a sua disciplina est presente em outras reas do conhecimento; c) estudar constantemente para manter-se atualizado em relao a novas descobertas e desenvolvimentos tecnolgicos; d) entender como as questes cientficas, tecnolgicas, sociais, ambientais, econmicas e at mesmo religiosas afetam o cotidiano das pessoas, pois essa a realidade que ele e seus alunos necessitam compreender e sobre a qual precisam refletir para atuar como cidados ntegros. Ao atuar interdisciplinarmente, o professor percebe concretamente quais so as contribuies das outras reas do conhecimento na construo do conhecimento e na melhoraria da vida em sociedade. A permanente atualizao profissional o ajuda a no repetir prticas que se mostram ultrapassadas e/ou ineficazes e a implementar novas aes, nas quais ele prprio pode ser um pesquisador. O trabalho interdisciplinar, quando realizado coletivamente, permite que as aes pedaggicas sejam discutidas e avaliadas em um contexto mais amplo, criando oportunidades de aprendizagem para o professor. Como afirma o professor de Sociologia em entrevista no grupo focal: a gente desperta para o saber sem querer. Com esses projetos a gente sem querer virou qumico, fsico, bilogo. (i) Projeto Pedaggico Interdisciplinar - Uma orientao oficial do sistema de ensino pode nortear e legitimar o trabalho em uma escola, mas a interdisciplinaridade no acontece s por causa dessa disposio. O ponto de partida para ela acontecer dentro de uma escola uma deciso do grupo de professores. Para isso, importante que o projeto pedaggico, como resultado das discusses da comunidade escolar sobre como a escola deve organizar-se, contemple a interdisciplinaridade como um eixo norteador de suas atividades. Sendo resultado de uma construo coletiva, o projeto pedaggico tem efeito mobilizador sobre a comunidade (VEIGA, 2004, p.15). Esta pesquisa mostra que a deciso de trabalhar interdisciplinarmente resultado de uma deliberao coletiva dos professores e o projeto pedaggico da escola reflete essa deciso. O compromisso inicial, no entanto, era planejar em conjunto o projeto Sociedade Sustentvel e desenvolver as atividades relativas a ele na disciplina-piloto Integrando as Cincias. Aos poucos, porm, o trabalho foi sendo ampliado, e os professores passaram a planejar outras atividades interdisciplinares entre si e a desenvolv-las em suas aulas. (j) Material didtico interdisciplinar - A prtica interdisciplinar exige dinamicidade, que se mostra na explorao de novos contedos, aprofundando naquele que importante e necessrio para responder e compreender questes levantadas pelo objeto em estudo, mas que nem sempre so abordadas nos livros didticos disponveis no mercado. Para realizar atividades interdisciplinares, os professores tm usado como fonte de pesquisa, filmes, revistas, jornais e a internet. Esses meios, em geral, apresentam informaes atualizadas, contextualizadas, abrangentes e de fcil acesso. Contudo, novas fontes de consulta e pesquisa representam desafios metodolgicos para o professor. Ao mesmo tempo em que o computador e a internet apresentam amplas possibilidades de trabalho, preciso observar que essas ferramentas sejam utilizadas efetivamente para o aluno construir o conhecimento. Para isso, preciso que os alunos desenvolvam pesquisas investigativas e no apenas cpias do contedo acessvel na rede internacional. H grande riqueza e complexidade no trabalho interdisciplinar, que representa uma alternativa capaz de reunir em um mesmo projeto educacional as disciplinas das reas de cincias naturais e cincias humanas, constituindo para aqueles que a vivenciam uma transformao da experincia

Revista Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias o Vol. 7 N 2, 2007

Hartmann e Zimmermann

pedaggica. medida que mais experincias so exitosas, a interdisciplinaridade abre caminhos e possibilidades para uma prtica pedaggica solidria e em permanente renovao.

Agradecimentos
Agradecemos aos colegas da Faculdade de Educao da UnB pela leitura crtica desse artigo e pelas respectivas contribuies.

Referncias
ANDR, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliao educacional. Braslia: Liber Livro, 2005. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Parmetros Curriculares Nacionais: Ensino Mdio. Braslia: Ministrio da Educao, 2002. ______. PCN+ Ensino Mdio: orientaes educacionais complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais cincias da natureza, matemtica e suas tecnologias. Braslia: Ministrio da Educao, 2002b. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: histria, teoria e pesquisa. 11. ed. So Paulo: Papirus, 2003. _______. Integrao e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia?. 5. ed. So Paulo: Edies Loyola, 2002. GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em cincias sociais e humanas. Braslia: Liber Livro, 2005. GIL, A.C. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 5.ed. So Paulo:Atlas, 1999. GONZLEZ-GAUDIANO, E. Interdisciplinaridade e educao ambiental: explorando novos territrios epistmicos. In: Educao ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 119-134. GONZLEZ REY, F. L. Pesquisa qualitativa em psicologia, caminhos e desafios. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. HARTMANN, A. M.; ZIMMERMANN, E. O trabalho interdisciplinar a partir do tema Sociedade Sustentvel: um desafio para a Fsica. In: XVII Simpsio Nacional de Ensino de Fsica (17.:2007: So Luis, MA). Disponvel em: <www.sbfisica.org.br/eventos>. Acesso em: 12 fev. 2007. ______. Razes para uma abordagem interdisciplinar no Ensino Mdio. In: IV Encontro de Pesquisa da Ps-Graduao e II Semana de Pedagogia. Braslia: Universidade de Braslia, 2006a, p. 1-12. 1 CD ROM. ______. Desafios da prtica interdisciplinar no Ensino Mdio. In: Encontro de Pesquisa em Educao da Regio Centro-Oeste (8.:2006: Cuiab, MT). Caderno de Resumos do 8 Encontro de Pesquisa em Educao da Regio Centro-Oeste. Cuiab: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), 2006b. p. 1-14. 1 CD-ROM ______. A interdisciplinaridade e o ensino de cincias: saberes docentes. In: IV Congreso Iberamericano de Educacin Cientfica (4.:2006: Lima, Peru). Atas do IV Congreso Iberoamericano de Educacin Cientfica. Lima: Consejo Nacional de Cincia, Tecnologia e Innovacin Tecnolgica. 2006c, p. 1-9.
Revista Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias o Vol. 7 N 2, 2007

O trabalho interdisciplinar no Ensino Mdio...

JAPIASSU, H. A atitude interdisciplinar no sistema de ensino. Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro: n 108, p. 83-94, jan.-mar. 1992. LENOIR, Y. Trs interpretaes da perspectiva interdisciplinar em educao em funo de trs tradies culturais distintas. Revista E-Curriculum, So Paulo, v. 1, dez. 2005-jul. 2006. Disponvel em: <http://www.pucsp.br/ecurriculum>. Acesso em: 10 mar. 2006. ______. Didtica e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessria e incontornvel. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). Didtica e interdisciplinaridade. 9. ed. Campinas: Papirus, 2005. p. 45-75. LCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos terico-metodolgicos. Petrpolis: Vozes, 1994. MILANESE, I. A interdisciplinaridade no cotidiano dos professores: avaliao de uma proposta curricular de estgio. 2004. 154f. Tese (Doutorado em Educao). Faculdade de Educao da Unicamp, Campinas, 2004. RICARDO, E. C. Competncias, interdisciplinaridade e contextualizao: dos Parmetros Curriculares Nacionais a uma compreenso para o ensino de cincias. 2005. 248f. Tese (Doutorado em Educao Cientfica e Tecnolgica). Instituto de Educao Cientfica e Tecnolgica da UFSC, Florianpolis, 2005. SNOW, C. P. As Duas Culturas. Barcarena, Portugal: Presena, 1996. VEIGA, I. P. A. Educao bsica: projeto poltico-pedaggico; Educao superior: Projeto poltico-pedaggico. Campinas: Papirus, 2004. VIANNA, H. M. Pesquisa em educao: a observao. Braslia: Plano, 2003.

Revista Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias o Vol. 7 N 2, 2007

You might also like