You are on page 1of 56

Desenho Tcnico Aula 2

William Blake (1757-1827)

Prof. Dr. Eduardo Ferro dos Santos


Instituto de Cincia e Tecnologia So Jos dos Campos

Resumo Aula 1
Objetivos gerais: Desenvolver habilidades ligadas visualizao espacial e ao uso de tcnicas e interpretao de representaes grficas, utilizando o desenho tcnico como forma de linguagem. Objetivos especficos: Desenvolver habilidades do aluno ligadas visualizao espacial e representaes grficas bi e tridimensional, alm da prtica de desenho assistida por computador; Fomentar a criatividade e o raciocnio; Incentivar e desenvolver a capacidade de trabalho em equipe; Desenvolver as expresses oral, escrita e grfica.

Metodologia
Metodologia de Ensino: Exposio de cada assunto pelo professor Discusso e resoluo de exerccios pelos alunos Avaliao: O rendimento ser avaliado em trs (3) provas, sendo: Prova Terica, Prova Prtica, Atividades em Sala, Trabalho de Concluso. Ser considerado aprovado o aluno que obtiver mdia final igual ou superior a 7. Frequncia: Ser reprovado o aluno que tiver faltado a mais de 25% das aulas. O controle de frequncia ser por chamada, em cada aula.

E as Regras?

Instrumental

Desenho Genial

Importncia do desenho

Do Espetculo

Do Absurdo

Do uso atual

Do Futuro

Dos Recursos que Temos

Atividades
Desenho Universal: Casa - Entregue Desenho Artstico: Professor - Entregue Desenho Tcnico: Objeto Pessoal - Hoje Registro (foto) de m concepo Prxima Aula

Aula 2

William Blake (1757-1827)

Prof. Dr. Eduardo Ferro dos Santos


Instituto de Cincia e Tecnologia So Jos dos Campos

O Papel
O papel um dos componentes bsicos do material de desenho. Ele tem formato bsico, padronizado pela ABNT. Esse formato o A0 (A zero) do qual se derivam outros formatos

Caligrafia Tcnica
So caracteres usados para escrever em desenho. A caligrafia deve ser legvel e facilmente desenhvel. A caligrafia tcnica normalizada so letras e algarismos inclinados para a direita, formando um ngulo de 75 graus com a horizontal, conforme a NBR 8402.

Figuras geomtricas elementares


Ponto: O ponto a figura geomtrica mais simples. No tem dimenso, isto , no tem comprimento, nem largura, nem altura. No desenho, o ponto determinado pelo cruzamento de duas linhas. Para identific-lo, usamos letras maisculas do alfabeto latino, como mostram os exemplos:

Figuras geomtricas elementares


Linha: A linha tem uma nica dimenso: o comprimento. Voc pode imaginar a linha como um conjunto infinito de pontos dispostos sucessivamente. O deslocamento de um ponto tambm gera uma linha. Para se ter a idia de linha reta, observe um fio bem esticado. A reta ilimitada, isto , no tem incio nem fim. As retas so identificadas por letras minsculas do alfabeto latino. Veja a representao da uma reta r:

Figuras geomtricas elementares


Semi-Reta: Tomando um ponto qualquer de uma reta, dividimos a reta em duas partes, chamadas semi-retas. A semi-reta sempre tem um ponto de origem, mas no tem fim.

Figuras geomtricas elementares


Segmento de Reta Tomando dois pontos distintos sobre uma reta, obtemos um pedao limitado de reta. A esse pedao de reta, limitado por dois pontos, chamamos segmento de reta. Os pontos que limitam o segmento de reta so chamados de extremidades. No exemplo a seguir temos o segmento de reta, CD que representado da seguinte maneira: CD

Figuras geomtricas elementares


Plano Podemos ter uma idia do que o plano observando uma parede ou o tampo de uma mesa. Voc pode imaginar o plano como sendo formado por um conjunto de retas dispostas sucessivamente numa mesma direo ou como o resultado do deslocamento de uma reta numa mesma direo. O plano ilimitado, isto , no tem comeo nem fim. Apesar disso, no desenho, costuma-se represent-lo delimitado por linhas fechadas:

Para identificar o plano usamos letras gregas. o caso das letras: a (alfa), b (beta) e g (gama), que voc pode ver nos planos representados na figura acima. O plano tem duas dimenses, normalmente chamadas comprimento e largura. Se tomamos uma reta qualquer de um plano, dividimos o plano em duas partes, chamadas semiplanos.

Figuras geomtricas elementares


Posies da reta e do plano no espao

Figuras geomtricas elementares


Figuras Planas Observe a representao de algumas figuras planas de grande interesse para nosso estudo:

As figuras planas com trs ou mais lados so chamadas polgonos.

Figuras geomtricas elementares


Slidos Geomtricos Analisando a ilustrao abaixo, voc entender bem a diferena entre uma figura plana e um slido geomtrico. Os slidos geomtricos tm trs dimenses: comprimento, largura e altura. Embora existam infinitos slidos geomtricos, apenas alguns, que apresentam determinadas propriedades, so estudados pela geometria.

Figuras geomtricas elementares


Principais Tipos de Slidos Prismas: O prisma um slido geomtrico limitado por polgonos. Voc pode imagin-lo como uma pilha de polgonos iguais muito prximos uns dos outros, como mostra a ilustrao:

Figuras geomtricas elementares


Pirmides A pirmide outro slido geomtrico limitado por polgonos. Voc pode imaginla como um conjunto de polgonos semelhantes, dispostos uns sobre os outros, que diminuem de tamanho indefinidamente. Outra maneira de imaginar a formao de uma pirmide consiste em ligar todos os pontos de um polgono qualquer a um ponto P do espao. O nome da pirmide depende do polgono que forma sua base. Na figura acima, temos uma pirmide quadrangular, pois sua base um quadrado.

Figuras geomtricas elementares


Slidos de revoluo Alguns slidos geomtricos, chamados slidos de revoluo, podem ser formados pela rotao de figuras planas em torno de um eixo. A figura plana que d origem ao slido de revoluo chama-se figura geradora. A linha que gira ao redor do eixo formando a superfcie de revoluo chamada linha geratriz.

Cilindro

Cone

Esfera

Figuras geomtricas elementares


Slidos Geomtricos Truncados

Figuras geomtricas elementares


Slidos Geomtricos Vazados Observe a figura, notando que, para obter o cilindro vazado com um furo quadrado, foi necessrio extrair um prisma quadrangular do cilindro original.

Figuras geomtricas elementares


Comparando slidos geomtricos e objetos da rea da Mecnica

Figuras geomtricas elementares


Nos processos industriais o prisma retangular o ponto de partida para a obteno de um grande nmero de objetos e peas.

Construo Geomtrica
Para Aprender as construes geomtricas, necessrio estudar os conceitos de:
Retas Perpendiculares; Retas Paralelas; Mediatriz; Bissetriz; Polgonos regulares; Linhas tangentes; Concordncia.

Construo Geomtrica

A reta M a mediatriz do segmento de reta AB. Os segmentos de reta AM e MB tm a mesma medida. O ponto M chama-se ponto mdio do segmento de reta AB.

Construo Geomtrica

Construo Geomtrica
Polgono toda figura plana fechada. Os polgonos regulares tm todos os lados iguais e todos os ngulos iguais. O polgono regular inscrito quando desenhado com os vrtices numa circunferncia.

Construo Geomtrica
Linhas Tangentes so linhas que tm s um ponto em comum e no se cruzam. O ponto comum s duas linhas chamado ponto de tangncia. Os centros das duas circunferncias e o ponto de tangncia ficam numa mesma reta.

O raio da circunferncia e a reta so perpendiculares no ponto de tangncia.

Construo Geomtrica
Concordncia de duas linhas a ligao dessas duas linhas com um arco de circunferncia. A circunferncia utilizada para fazer a ligao tangente s duas linhas.

Praticando:
Perpendicular (ponto sobre a reta) Dados a reta s e o ponto P.

Passo 1: Determine os pontos A e B, com qualquer abertura do e com centro P. Passo 2: Determine o ponto C, com o compasso em uma abertura maior que AP e centro em A e B. Passo 3: Trace uma reta passando pelos pontos P e C. Essa reta a perpendicular.

Praticando:
Perpendicular (ponto fora da reta) Dados a reta r e o ponto P, Passo 1 - Determine os pontos A e B, com o compasso em uma abertura qualquer e centro em P. Passo 2 Determine o ponto C, com o compasso em uma abertura qualquer maior que a metade de AB e cento em A e B. Passo 3 Trace uma reta passando pelos pontos P e C. Essa reta a perpendicular.

Praticando:
Perpendicular na extremidade do segmento Dado o segmento AB. Passo 1 - marque um ponto C, prximo extremidade a ser traada a perpendicular. Passo 2 Determine o ponto D, com abertura do compasso AC e centro em A e C. Passo 3 Trace um arco aposto ao ponto C, com abertura do compasso AC e centro em D. Passo 4 - Trace uma reta passando pelos pontos C e D e obtenha o ponto E. Passo 5 A perpendicular uma reta que passa pelos pontos A e E.

Praticando:
Paralela (ponto dado) Dados a reta r e o ponto P. Passo 1- Marque na reta r o ponto A deslocado de P e trace uma reta por P e A. Passo 2 Determine os pontos B e C, com uma abertura qualquer de compasso e centro em A. Passo 3 Determine o ponto D com a mesma abertura e centro em P. Passo 4 Marque o ponto E, com abertura do compasso BC e centro em D. Passo 5 Trace uma reta passando pelos pontos P e E. A reta que passa por P e E paralela reta r.

Praticando:
Paralela (distncia dada)

Passo 1 Determine os pontos A e B sobre a reta r. Passo 2 -Trace as perpendiculares t e s pelos pontos A e B. Passo 3 Marque a distncia d nas perpendiculares t e s, com o compasso em A e B, e obtenha assim os pontos C e D. Passo 4 Trace uma reta que passe pelos pontos C e D. Essa reta paralela reta r na distncia dada d.

Praticando:
Mediatriz Dado o segmento de reta AB, Passo 1 determine os pontos C e D, traando arcos com o compasso em uma abertura maior que a metade do segmento AB e centro em A e B. Passo 2 Trace uma perpendicular que passe pelos pontos C e D. Essa perpendicular a mediatriz. M o ponto mdio do segmento AB.

Praticando:
Bissetriz Dado o ngulo de vrtice A, Passo 1 Determine os pontos B e C, utilizando o compasso com abertura qualquer e centro em A. Passo 2 Determine o ponto D, utilizando o compasso para traar arcos de mesmo raio com centro em B e C. Passo 3 Trace uma reta que passe pelos pontos A e D. Essa reta a bissetriz do ngulo dado

Praticando:
Diviso do ngulo reto em trs partes iguais Dado o ngulo reto de vrtice A . Passo 1 determine os pontos B e C, utilizando o compasso com qualquer abertura e centro em A. Passo 2 Com a mesma abertura e centro em C e B, determine os pontos D e E. Passo 3 Trace retas que passem por AD e AE. Essas retas dividem o ngulo em trs partes iguais.

Praticando:
Tringulo Equiltero inscrito (Diviso da circunferncia em trs partes iguais) Dada a circunferncia de centro O.

Passo 1 Trace uma reta passando pelo centro, obtendo assim o dimetro AB. Passo 2 Determine os pontos C e D por meio de um arco, com centro em A, passando pelo centro O. Passo 3 Ligue os pontos B,C e D, determinando o tringulo equiltero inscrito na circunferncia.

Praticando:
Quadrado Inscrito (Diviso da circunferncia em quatro partes iguais) Dada a circunferncia de centro O,

Passo 1 Determine os pontos C e D, traando o dimetro AB e sua mediatriz. Passo 2 Ligando os pontos A, C, B e D por segmento de reta, obtm-se o quadrado inscrito.

Praticando:
Pentgono Inscrito (Diviso da circunferncia em cinco partes iguais) Dada a circunferncia de centro O: Passo 1 Trace o dimetro AB e sua mediatriz, determinando os pontos C e D; trace tambm a mediatriz de OB, determinando os pontos E, F e G. Passo 2 Determine H com abertura do compasso GC e centro em G. O segmento CH divide a circunferncia em cinco partes iguais, ou seja: CI, IJ, JL, LM e MC. Passo 3 Unindo os pontos que dividem a circunferncia, obtm-se o pentgono inscrito.

Praticando:
Tringulo Equiltero dado o lado Dado o segmento AB, lado do tringulo, Passo 1 Determine o ponto C, traando arcos com abertura AB, com centro em A e B. Passo 2 Ligando os pontos A, C e B com segmentos de reta, obtm-se o tringulo equiltero.

Praticando:
Quadrado dado o lado Passo 1 Dado o segmento AB, lado do quadrado, trace uma perpendicular na extremidade A. Passo 2 Determine C na perpendicular com abertura AB e centro em A. Determine o ponto D com a mesma abertura, por meio de arcos e centro em B e C. Passo 3 Unindo os pontos A, C, D, e B por segmentos de reta, obtm-se o quadrado.

Praticando:
Determinar o centro do arco Passo 1 Dado o arco, marque sobre eles trs pontos: A, B e C. Passo 2 Trace os segmentos AB e BC. Passo 3 Trace as mediatrizes dos segmentos AB e BC. O cruzamento das mediatrizes determina o ponto O, que centro do arco. Observao: Este processo vlido tambm para determinar o centro da circunferncia.

Praticando:
Concordncia entre retas concorrentes Dado o ngulo formado pelas retas t e s e o raio do arco de concordncia r, Passo 1 Determine o ponto A, traando paralelas s retas t e s. Passo 2 Determine os pontos de tangncia B e C, traando a partir de A, linhas perpendiculares s retas t e s, respectivamente. Trace o arco que concordar com as retas dadas. Observao: Este processo vlido para concordncia entre retas concorrentes que formam qualquer ngulo.

Praticando:
Concordncia no ngulo reto Passo 1 Dadas as retas concorrentes t e s formando um ngulo de 90 e o raio do arco de concordncia r, trace um arco determinando os pontos B e C, com o compasso com abertura r e centro em A. Passo 2 Determine D com abertura r e centro em B e C. Passo 3 Trace a circunferncia determinando a concordncia com as retas t e s, abertura r e centro em D.

Praticando:
Concordncia entre circunferncias Passo 1 Dadas duas circunferncias e o raio do arco de concordncia r, determine os pontos C e D, traando semi-retas a partir de A e B. Em seguida, determine E e F, com abertura r e centro em C e D, respectivamente. Passo 2 Determine o ponto G traando os arcos: com abertura AE e centro em A; e com abertura BF e centro em B. Passo 3 Determine os pontos de tangncia H e I, ligando A com G e B com G. Passo 4 Trace o arco de concordncia entre suas circunferncias com centro em G e abertura r.

Praticando:
Concordncia entre reta e circunferncia Passo 1 Dados a reta s, a circunferncia de centro A e o raio do arco de concordncia r, Determine B na circunferncia, traando uma semi-reta a partir de A. Passo 2 Determine o ponto C com abertura do compasso r e centro em B. Trace um arco com abertura AC e centro em A. Passo 3 Trace uma paralela reta s na distncia r, determinando o ponto D. Ligue D com A, obtendo o ponto E. Trace uma perpendicular reta s partindo de D, determinando o ponto F. E e F so os pontos de tangncia. Passo 4 Trace o arco que far a concordncia com abertura r e centro em D.

Atividades
Registro (foto) de m concepo (enviar por email) Resolver todos os exerccios desta aula (slides)

You might also like