You are on page 1of 14

MP R A

Munich Personal RePEc Archive

CO2 and economic growth: An analysis for emissions from burning fossil fuels in liquid form in Brazil.
Andr e Luiz Andrade
University Federal of Santa Catarina

13. May 2009

Online at http://mpra.ub.uni-muenchen.de/15313/ MPRA Paper No. 15313, posted 20. May 2009 08:15 UTC

CO2 E CRESCIMENTO ECONMICO: UM ANLISE PARA AS EMISSES DOS COMBUSTVEIS LQUIDOS DE ORIGEM FSSIL NO BRASIL.
Andr Luiz Campos de Andrade1 Resumo: A relao entre crescimento econmico e degradao ambiental vem sendo amplamente estudada no ltimos anos. Defensores da hiptese da Curva de Kuznets Ambiental (CKA) defendem que a presso ambiental oriunda do crescimento econmico crescente num primeiro momento e, medida que a economia avana em seus estgios econmicos, a relao torna-se decrescente. No contexto desta discusso, este trabalho pretende analisar a relao existente entre emisses de CO2 decorrentes da queima de combustveis fsseis na forma lquida e o crescimento econmico brasileiro, por meio do PIB per capita, em um srie histrica que se inicia em 1903. Adicionalmente tambm ser analisada a emisses de CO2 evitadas decorrentes da poltica energtica brasileira adotada a partir da dcada de 1970 para o setor de transportes. As evidncias encontradas indicam que a relao entre as duas variveis linearmente crescente, no sendo possvel concluir pela existncia de uma CKA para o caso estudado. Palavras chaves: Emisses de CO2, PIB per capita, Transportes, Curva de Kuznets Ambiental. Abstract: The relationship between economic growth and environmental degradation has been widely studied in recent years. Defenders of the Environmental Kuznets Curve (EKC) hypothesis argue that the environmental pressure coming from economic growth is growing at first and as the economy moves on its development stages, the relationship becomes decreasing. In this discussion, this paper aims to analyze the relationship between CO2 emissions, resulting from burning fossil fuels in liquid form, and the Brazilian economic growth, by means of per capita GDP, with a time series beginning at 1903. Additionally, it is discussed the avoided CO2 emissions arising from the Brazilian energy policy adopted from the 1970s to the transport sector. The evidence found indicates that the relationship between the two variables is linearly increasing, not allowing to conclude that there is an EKC for the case in study. Key words: CO2 emissions, per capita GDP, transportation, Environmental Kuznets Curve.

Especialista em Poltica Pblicas e Gesto Governamental do Ministrio do Planejamento e Mestrando em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

CO2 E CRESCIMENTO ECONMICO: UM ANLISE PARA AS EMISSES DOS COMBUSTVEIS LQUIDOS DE ORIGEM FSSIL NO BRASIL.
1- Introduo Crescimento econmico e energia so questes vinculadas entre si. Essa relao foi fortalecida com o advento da Segunda Revoluo Industrial liderada pelos Estados Unidos da Amrica e que teve nos combustveis fsseis sua principal fonte energtica, padro que se mantm at os dias atuais. A partir de ento, a dependncia relacionada aos combustveis fsseis (combustveis norenovveis) aumentou, tornando a economia mundial extremamente dependente e vulnervel sua principal fonte de energia, tendo nos dois choques de petrleo da dcada de 1970 os maiores exemplos de como o referido insumo energtico pode impactar todo o sistema econmico mundial. Pascote(2007) aponta, em seu estudo, que cerca de 80% de toda a energia consumida no mundo oriunda de fonte fssil. Segundo Calabi et al(1979) um dos principais fatores do explosivo aumento do consumo do petrleo e seus derivados no sculo XX foi a tendncia fluidizao dos combustveis. De fato, enquanto que no ano de 1901 as emisses de dixido de carbono(CO2) decorrentes da queima de combustveis fsseis lquidos respondiam por apenas 7% do total das emisses das fontes no renovveis em 2005 essa relao era de 65%. O setor de transportes teve importante participao neste aumento de emisses, haja vista a consolidao do modal rodovirio, intensivo no uso de combustveis fsseis, como principal integrante de matriz logstica brasileira ao longo do sculo XX. Somente o fato da extrema dependncia em relao s fontes fsseis e a possibilidade, ainda que controversa, de seu esgotamento no mdio prazo justificariam a disseminao de projetos e pesquisas ao redor do mundo que buscassem fontes alternativas de energia, o que de fato ocorreu aps os choques da dcada 70. No entanto, discusses envolvendo o tema assumiram um maior espao na agenda mundial com o advento do debate acerca das mudanas climticas globais, que possuem na emisso de gases do efeito estufa(GEE) provenientes da queima de combustveis fsseis, principal componente do atual desequilbrio climtico. No caso brasileiro, embora a utilizao de fontes no renovveis tenha ultrapassado o de fontes renovveis nos ltimos anos, ainda possvel afirmar que o pas possui uma matriz energtica limpa quando comparada aos demais pases em desenvolvimento e desenvolvidos. No entanto a forte dependncia que o setor de transportes, sobretudo no 2

modal rodovirio, possui em relao aos combustveis de origem fssil fato a se considerar em eventuais debates acerca da mitigao de gases do efeito estufa decorrentes da queima de combustveis fsseis. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo analisar a relao existente entre emisses de CO2 decorrentes da queima de combustveis fsseis na forma lquida e o crescimento econmico brasileiro, por meio do PIB per capita, em um srie histrica que se inicia em 1903. Adicionalmente tambm ser analisada a emisses de CO2 evitadas decorrentes da poltica energtica brasileira adotada a partir da dcada de 1970 para o setor de transportes. Para cumprir este objetivo, o texto est organizado, alm desta introduo, como segue: a seo 2 apresenta breves aspectos tericos da relao entre crescimento econmico e emisso de CO2 oriundas da queima de combustveis fsseis, na seo 3 formulado o modelo economtrico para verificao da relao hipottica, a seo 4 trata das estimativas economtricas e da anlise dos resultados, por fim a seo 5 apresenta as consideraes finais.

2-Emisses de CO2 e crescimento econmico O referencial terico que subsidiar a formulao do modelo economtrico da seo subsequente encontra-se sustentado no estudos relacionados relao entre o crescimento econmico e seus impactos ambientais que alguns autores sustentam existir e a denominam de Curva de Kuznetz Ambiental. Em trabalho seminal, Grossman e Krueger (1991), buscando evidenciar a relao entre emisso de poluentes (material particulado em suspenso (SPM) e dixido sulfrico (SO2)) e o PIB per capita para os Estados Unidos, encontraram uma curva em formato de U invertido, que a partir de ento foi denominada Curva de Kuznetz Ambiental (CKA). A Figura 1 ilustra esta relao.

Figura 1: Curva de Kuznets Ambiental para SO2

Fonte: Panayotou (1993). A trajetria ascendente representaria o estgio de mudana de uma economia agrcola para uma estrutura industrial, num contexto de baixa ou nenhuma regulamentao ambiental que associado s prioridades estatais no que se refere ao aumento da renda colocaria a questo ambiental num plano secundrio frente ao crescimento econmico. Com o incremento da renda e, sobretudo, com o crescente custo marginal da poluio oriundo das externalidades negativas decorrentes do processo de industrializao da economia aliado a maior conscientizao ecolgica da sociedade e a crescente escassez de recursos naturais, o pas se encontraria obrigado a buscar um novo formato de desenvolvimento, com tecnologias mais limpas que, juntamente com o incremento da importncia da economia de servios, levaria a economia ao trecho descendente da curva. A aceitao do segundo trecho (declinante) da curva no to consensual quanto o primeiro, uma vez que, como sugerem Suri e Chapmam (1998), a declividade negativa poderia estar ocorrendo no apenas por uma vontade scio-estatal, mas pela transferncia de mtodos produtivos intensivos em poluio dos pases industrializados para os pases em desenvolvimento (exportao de poluio). A partir do seminal estudo muitos outros vm sendo realizados na tentativa de associar a evoluo da renda per capita com os ndices de poluio. Variveis como emisses automotivas, emisso de gases do efeito estufa e desmatamento so utilizadas na tentativa de se buscar evidncias empricas que comprovem a CKA. Levantamentos das diversas anlises 4

sobre a relao podem ser encontrados em Stern(1998), Stagl (1999), Dinda (2004) e He (2007). A maioria dos estudos chega s mesmas concluses quanto existncia da CKA, como, por exemplo, as investigaes de Cropper e Griffiths (1994) e de Hilton e Levinson (1998). A falta de consenso, no entanto, parece persistir nas explicaes quanto ao trecho descendente da curva, isto , como e porque se verifica uma melhora nos indicadores ambientais mantendo-se o incremento da renda per capita. Para atingir os objetivos deste artigo a anlise ser concentrada na emisses decorrentes da queima de combustveis fsseis lquidos, principal fonte energtica para o setor de transportes, e o PIB per capita. A hiptese deste trabalho que a relao em formato de U invertido no se verifica para o caso analisado, encontrando-se a relao CO2 - PIB percapita em uma trajetria ascendente, ainda que as intervenes do governo brasileiro ocorridas at o momento tenham conseguido reduzir a emisso de carbono na atmosfera, como ser visto adiante (Alvim et al,2009).

3-Formulao do modelo economtrico

Para a realizao das anlises necessrias ao artigo ser utilizado um modelo de regresso com duas variveis e, por contar com um tamanho amostral relativamente longo, a abordagem economtrica ser a das sries temporais. A relao entre produo e poluio tem sido tradicionalmente proposta nas formas quadrtica e cbica. Stagl (1999) cita alguns estudos que tm encontrado evidncias de uma curva em forma de N, ao invs da forma em U-invertido preconizada pela CKA. O modelo possui uma equao nica, na seguinte forma:
Pt = + 1 .Yt + 2 .Yt2 + 3 .Yt3 + u t (Eq. 1)

Onde Pt representa as emisses de CO2 decorrentes da queima de combustveis fsseis lquidos per capita no ano t, um termo constante, Yt a renda per capita no ano ano t e ut um termo de erro estocstico. O modelo permitir testar as vrias formas da relao entre as variveis e, conforme a significncia estatstica dos coeficientes, a funo de regresso representar as diferentes relaes entre renda per capita e emisso de CO2. Resumidamente temos que:

1) Se 1 > 0 e 2 = 3 = 0, a relao entre emisses de CO2 e PIB per capita ser positiva e linear, com o aumento do PIB percapita levando ao aumento das emisses; 2) Se 1 > 0, 2 < 0 e 3 = 0 a relao ter o formato de U invertido, como prev a CKA; 3) Se 1 > 0, 2 < 0 e 3 >0 a curva ter um formato de N, indicando que a relao entre as variveis aps entrar num trecho negativo retomou a forma positiva; 4) Se 1 < 0 e 2 = 3 = 0, temos uma situao onde a relao CO2 versus PIB per capita linearmente negativa.

4 - Estimativa do modelo e anlise dos resultados Esta seo tem o objetivo realizar a estimativa economtrica do modelo formulado na seo anterior. Para isso apresenta, primeiramente, as fontes dos dados e o seus respectivos tratamentos para em seguida reportar as estimativas, bem como os testes economtricos para validao estatstica dos resultados. Aps, realiza-se a anlise dos resultados luz da teoria previamente mencionada.

4.1 - Coleta e tratamento economtrico dos dados

Para a varivel Pt , visando estabelecer uma relao com o setor de transportes optou-se por
analisar o consumo dos combustveis fsseis lquidos, para isso foram utilizados dados referentes s emisses de CO2 oriundas da queima de combustveis fsseis lquidos, per capita, obtidos em CDIAC(2009), sendo que cada unidade da srie representa 1000 toneladas de Carbono. A escolha da varivel CO2 como indicador da degradao ambiental justifica-se pelo fato de que esse poluente o principal componente do conjunto2 de gases do efeito estufa (GEE), geradores do aquecimento global. Ademais, optou-se por analisar os dados em fluxo (emisses) ao invs de em estoque(concentrao), uma vez que a primeira est ligada diretamente com o nvel corrente da atividade econmica (ALMEIDA e CARVALHO, 2008). Para a varivel explicativa Yt foram utilizados dados referentes ao produto interno bruto(PIB) per capita obtidos em IPEA(2009), sendo que cada unidade da srie representa US$ 1000,00, a preos de 2008. Cabe destacar que o PIB per capita elevado segunda e terceira potncia foram includos na regresso para testar as diferentes possibilidades de inflexo, pois, como
Alm do CO2, os principais gases do efeito estufa so: Vapor dgua(H20), Oznio(O3), Metano(CH4), xido Nitroso(N20), Clorofluorcarbonos(CFCs), Hidrofluorcarbonos(HFCs) e Perfluorcarbonos(PFCs). (MAY, LUSTOSA e VINHA, 2003).
2

explicam Suri e Chapman (1998), a forma quadrtica do PIB capta aspectos da economia no constantes com o seu crescimento, como o caso das mudanas tecnolgicas e das regulaes ambientais. Os dados selecionados abrangem o perodo de 1901 a 2005. Antes do incio das estimativas, verificou-se a estacionariedade da sries por meio do teste Dickey-Fuller Aumentado, fornecido pelo software Eviews. Os resultados obtidos indicaram que ambas as sries no so estacionrias em nvel, sendo encontrada a estacionariedade apenas com as sries em primeira diferena, motivo pelo qual optou-se em estimar o modelo com as variveis em primeira diferena, isto , considerou-se que as sries so integradas de ordem 1, I(1). Tambm foi verificado, atravs do teste de Johansen, que as duas variveis so cointegradas.

4.2 - Estimativas e interpretao dos resultados

O Modelo economtrico descrito na equao 1 foi estimado usando-se o software Eviews e o mtodo utilizado foi o dos mnimos quadrados ordinrios. As estimativas obtidas indicam que as emisses de CO2 possuem uma relao linear e positivamente inclinada com o PIB per capita, no sendo estatisticamente signficantes, ao nvel de 5% de significncia, os estimadores obtidos para o termo constante e para a segunda e terceira potncias do PIB per capita.

Tabela 1- Resultados do Modelo da Equao 1 Varivel Coeficiente Desvio Padro


Yt Yt2 Yt3 3,55E 05 -3,19E 05 9,68E 05 1,07E 06 1,16E 05 2,06E 05 8,23E 05 1,10E 06

Estatstica t
3,053775 -1,546870 1,176186 0,9744863

Prob.
0,0029 0,1251 0,2423 0,3320

R2 R2 Ajustado Estatstica D.W

0,352059 0,332621

SC AIC

-20,28684 -20,38855

1,543392 ( Ausncia de autocorrelao)

Fonte: Elaborao do autor com dados da pesquisa Pelos resultados obtidos, temos que um aumento na renda per capita possui um efeito positivo sobre as emisses de CO2 relacionadas queima de combustveis fsseis lquidos no pas.

Atenta-se, entranto, para o fato de que o coeficiente da varavel da segunda potncia do PIB apresenta uma estatstica t com probabilidade (12,51%) muito prxima da aceitao de sua estimativa como diferente de zero se considerarmos um nvel de significncia de 10%, o que pode sinalizar uma proximidade ao ponto de inflexo da relao entre as duas variveis. Visando verificar se a evoluo da relao analisada apresentou alguma alterao decorrente das polticas energticas implementadas no pas e com o intuito de fortalecer os argumentos oferecidos na concluso final deste trabalho, foram realizadas duas estimaes fundamentadas no modelo formulado pela equao 1, uma na qual a varivel explicada a utilizada anteriormente, qual seja a emisso de CO2 oriunda da queima de combustveis fsseis lquido e outra onde a varivel explicada a emisso de CO2 presumida, aqui entendida como a soma entre emisses realizadas e emisses evitadas por conta do implemento das polticas energticas da dcada de 1970 e calculada conforme metodologia descrita em Alvim et all(2009). Deve-se alertar para o fato que os autores calcularam as emisses evitadas apenas para o setor de transporte rodovirio, o que contribui com o enfoque que este artigo fornece ao referido setor. Outra questo de cunho metodolgico e que deve ser mencionada antes da apresentao dos resultados das regresses refere-se ao fato de que o tamanho amostral reduzido para o perodo compreendido entre 1970 e 2005, uma vez que este o perodo analisado pelos autores. Tabela 2 - Comparativo entre emisses realizadas e evitadas. Varivel Yt para emisso Yt para emisso de
de CO2 realizada CO2 presumida 5,12E-05 1,04E 05 4,944105 0,0000 0,438115 0,402998 1,493354 -19,42372 -19,55703

Coeficiente 1 Desvio Padro Estatstica t Prob. R2 R2 Ajustado Estatstica D.W SC AIC

4,59E 05 1,04E 05 4,403872 0,0001 0,383004 0,344442 1,269654 -19,41031 -19,54362

Fonte: Elaborao do autor com dados da pesquisa

Os coeficientes estimados para o termo constante e para a segunda e terceira potncia do PIB per capita no foram estatisticamente signficantes, motivo pelo qual optou-se por no reportlos no comparativo. Da mesma forma que a anlise anterior, as variveis tambm foram utilizadas em primeira diferena, pois em ambos os casos so integradas de ordem 1, I(1). Da anlise da tabela 2 percebe-se que a implementao das polticas energticas da dcada de 1970, ainda que na sua concepo no possussem vieses de proteo ambiental, mas sim aspectos relacionados segurana energtica e s questes relacionadas a elavao dos custos dos combustveis, contriburam para diminuir o impacto do crescimento da renda per capita sobre as emisses de CO2, conforme se depreende do menor coeficiente estimado para a regresso onde a varivel explicada emisso de CO2 realizada. Como apontam Alvin et al(2009), as polticas concebidas no perodo citado correspondem, principalmente, substituio da gasolina pelo gs natural, substituio da gasolina pelo leo diesel no setor de transportes de cargas e passageiros e denominado por alguns autores de dieselizao da frota e o advento do Programa Nacional do lcool Pro-lcool. Portanto, numa eventual ausncia das polticas acima, o impacto do crescimento econmico nas emisses, representado na tabela 2 por 1 , teria sido maior. Graficamente as situao real e evitada para o caso pode ser esboadas como apresenta a figura 2:

Figura 2 Comparao das emisses de CO2 presumida e realizada.


70000 CO2 em 1OOO ton de carbono 60000 50000 40000 30000 20000 10000 1970

1975

1980

1985 1990 Ano

1995

2000

2005

CO2REALIZADA

CO2PRESUMIDA

Fonte: Elaborao prpria com dados de CDIAC (2009) e Alvin et al(2008) 9

As emisses evitadas aqui analisadas totalizam 201.472,8 mil toneladas de carbono para o perodo analisado, nmero que corresponde aproximadamente toda a quantidade emitida de carbono para as emisses de CO2 analisadas neste artigo para o perodo compreendido entre os anos de 2002 e 2005, inclusive. 5 - Consideraes finais A conciliao entre crescimento ecnomico e a sustentabilidade ambiental um dos principais desafios na agenda de discusso de um modelo de desenvolvimento sustentvel a nvel global. Nos ltimos anos diversos estudos empricos vm encontrando resultados distintos quanto a forma clssica de anlise da relao entre crescimento econmico e qualidade ambiental traduzida na hiptese da Curva de Kuznets Ambiental. Este artigo, ao demonstrar que a relao entre emisses de CO2 oriundas da queima de combustveis fossis lquido e PIB per capita positiva e crescente, at o momento, indica que a o aumento da atividade econmica no leva, necessariamente, a uma melhora dos indicadores ambientais, indo ao encontro dos estudos que consideram que a CKA deve ser relativizada, no se traduzindo em uma verdade absoluta. No caso brasileiro, muito embora as polticas energticas mencionadas neste trabalho tenham alterado a trajetria de emisses de carbono na atmosfera para um nvel menor do que o presumido, nos setores dependentes da forma de energia analisada, sobretudo nos transportes, a relao permanece crescente, sinalizando que a reverso da relao aqui analisada requer a continuidade e expanso da aes visando a substituio de fontes energticas no-renovveis por fontes renovveis, como as oriundas da biomassa, dentre outras iniciativas que avanam alm da questo energtica. Medidas como a implementao do Programa Nacional de Produo e Uso do Biodiesel PNPB, que ao prever a mistura de leos vegetais ao leo diesel para consumo diminuem a quantidade de emisses de CO2 lanadas na atmosfera so relevantes e devem ser objeto permanente de aperfeioamento e expanso, pois aliam desenvolvimento tecnlogico, social e econmico com as pontencialidades inerentes ao territrio brasileiro. No entanto, apenas solues relacionadas ao aumento da participao dos combustveis renovveis na matriz energtica brasileira talvez no sejam suficientes para alterar o sinal da relao demonstrada neste trabalho, deve-se, portanto, buscar novos paradigmas para um desenvolvimento sustentvel, como no caso da matriz logstica de transportes do pas que 10

necessita ser reestrurada para modais mais eficientes energeticamente e menos agressivo ao meio ambiente que o rodovirio.

6 - Referncias bibliogrficas

ALMEIDA, E. e CARVALHO, T. A hiptese da curva de kuznets ambiental global: uma perspectiva economtrico-espacial. Disponvel em: < www.portalfea.ufjf.br > . Acessado em: 28 abr. 2009

ALVIM, C. et al. Avaliao das emisses evitadas pela poltica energtica brasileira no setor transporte rodovirio. Economia & Energia, Rio de Janeiro, ano XII, n. 70, out/nov. 2008. Disponvel em < www.ecen.com > . Acesso em: 10 maio 2009.

CALABI, A et al. A energia e a economia brasileira. So Paulo, Pioneira/Fundao Instituto de Pesquisas Econmicas, 1983.

CAPRIGLIONE, P. A energia renovvel na matriz energtica brasileira. 2006. 106 f. Dissertao (Mestrado em Finanas e Economia Empresarial) Escola de Economia de So Paulo, Fundao Getlio Vargas, So Paulo, 2006.

CARBON DIOXIDE INFORMATION ANALYSIS CENTER (CDIAC). Washington, EUA. Disponvel em: < http://cdiac.ornl.gov/ >. Acesso em 29 abr. 2009.

CROPPER, M.; GRIFFITHS, G. The interaction of population, growth and environmental quality. American Economic Review, Pittsburgh , v.84, p.250-254, 1994.

DINDA, S. Environmental Kuznets Curve Hypothesis: A Survey. Ecological Economics, vol. 49, p. 431-455, 2004.

ENDERS, W. Applied econometric time series. 2 ed. Danvers,MA,USA. Wiley, 2004.

GOLDEMBERG, J. Energia e desenvolvimento. Estudos Avanados, So Paulo, v.12, n.33, p. 7-15, 1998.

GROSSMAN, G.; KRUEGER, A. Environmental Impacts of A North American Free Trade Agreement. NBER, Working Paper no. 3914, Cambridge, MA, EUA, 1991.

GUJARATI, D. Econometria bsica. 3 ed. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000. 11

HE, J. Is the Environmental Kuznets Curve hypothesis valid for developing countries? A survey. Cahiers de recherche 07-03, Departement d'Economique de la Faculte d'administration l'Universite de Sherbrooke, 2007.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONMICA E APLICADA(IPEA). Rio de Janeiro, Brasil. Disponvel em: < www.ipeadata.gov.br > . Acesso em 29 abr. 2009.

KUZNETS, S. Economic Growth and Income Inequality. American Economic Review, Pittsburgh, n. 49, p. 1-28, 1955.

LEVINSON, A. Environmental Kuznetz Curve. New Palgrave Dictionary of Economics. Second Edition, 1998

LUCENA, A. Estimativa de uma curva de kuznets ambiental aplicada ao consumo de energia e s emisses de carbono do Brasil. In: VI ENCONTRO NACIONAL DA ECOECO, Braslia, 2005.

MAGNANI, E. The Environmental Kuznetz Curve, environmental protection policy and income distribution. Ecological Economics, v.32, p. 431-443, 2000.

MAY, P., LUSTOSA, M., VINHA, V. (Organizadores). Economia do Meio Ambiente Teoria e Prtica. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

PANAYOTOU, T. Empirical tests and policy analysis of environmental degradation at different stages of economic development.Geneva. International Labor Office, Technology and Employment Programme, 1993.

PASCOTE, R. Viabilidade da introduo do biodiesel na matriz energtica brasileira. 2007. 187 f. Dissertao(Mestrado em Engenharia de Produo) Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba. 2007.

SACHS, I. A revoluo energtica do sculo XXI. Estudos Avanados, So Paulo, v.21, n.59, p. 21-38, 2007.

SMULDERS, S., BRETSCHGER, L., EGLI, H. Economic Growth and the Diffusion of Clean Technologies: Explaining Environmental Kuznetz Curves. CER-ETH Economic Working Paper Series, 05/42, Zurich: Center of Economic Research, 2005.

12

STAGL, S. Delinking Economic Growth from Environmental Degradation? A Literature Survey on the Environmental Kuznets Curve Hypothesis. Working Papers geewp06, Vienna University of Economics and B.A. Research Group: Growth and Employment in Europe: Sustainability and Competitiveness. 1999.

STERN, D. Progress on the environmental Kuznets curva? Environment and Development Economics, Cambridge , vol. 3, p. 173-196, 1998.

SURI, V., CHAPMAN, D., 1998, Economic growth, trade and energy: implications for the environmental Kuznets curve, Ecological Economics, v. 35, pp. 115 208.

VEIGA, J. Desenvolvimento sustentvel O desafio do sculo XXI. 3 ed.. Rio de Janeiro, Garamond, 2008.

WAGNER, M. The carbon Kuznets curve: A cloudy picture emitted by bad econometrics? Resource and Energy Economics, vol. 30, p. 388-408. 2008.

13

You might also like