You are on page 1of 9

CONTOS DE FADAS: EVOLUO OU RETROCESSO tila Sabrina Bispo SANTOS (Universidade Federal de Sergipe) Licenciatura em Letras Portugus Espanhol

sabrinasanshay@hotmail.com

RESUMO: Centenas de estudos nos mostram que os contos de fadas exercem uma influncia benfica na formao da personalidade. No entanto, h muito tempo os contos vm sofrendo modificaes considerveis. Se pegarmos, por exemplo, um conto de Charles Perrault ou um dos Irmos Grimm e compararmos com as histrias que chegam at ns atravs das empresas televisivas do ramo infantil, percebemos facilmente que h uma mudana notvel. como se as crianas de hoje no pudessem sofrer nenhum tipo de decepo e assim, comeam a fantasiar a realidade. Os adaptadores parecem se esquecer de que a funo do conto de fadas, assim como de uma fbula, alm de divertir, construir a moral na mente que ainda se encontra em formao. Hoje, todas as meninas querem ser princesas e consequentemente, os meninos querem ser super-heris. Porm, o que muda e principalmente, o que preocupa que as princesas e os heris de hoje acham que podem tudo. A partir dessa concepo fizemos uma pesquisa de campo em algumas escolas pblicas que oferecem a educao infantil para analisarmos de perto o efeito que os contos de fadas esto ocasionando atualmente. Com essa pesquisa notamos uma inverso nos valores reproduzidos por esses contos, de maneira que os mesmos retrocederam de certa forma no que diz respeito formao crtica do indivduo, pois deixou de ser um meio estritamente educativo tornado-se algo quase que puramente imaginrio. Levantando uma questo intrigante: Qual a funo dos contos de fadas atualmente?

Palavras Chaves: Personalidade. Formao. Evoluo. Retrocesso. Introduo Desde sempre os pais perceberam que criar historinhas para os filhos poderia ser uma tima forma de alert-los dos perigos existentes, uma maneira de prepar-los para aquilo que supostamente encontrariam longe de seus cuidados. Ainda que um tanto fantasiosas, essas histrias explicavam costumes, educava o

bom comportamento e adiantava alguns dos obstculos que poderiam ser encontrados durante a vida dos pequenos. Os contos de fadas so uma variao do conto popular ou fbula. Partilham com estes o fato de ser uma narrativa curta cuja histria se reproduz a partir de um motivo principal e transmite conhecimento e valores culturais de gerao para gerao, transmitida oralmente, e onde o heri ou herona tem de enfrentar grandes obstculos antes de triunfar contra o mal. (MEREGE, Ana Lcia. 'Os contos de fadas: origens histria e permanncia no mundo moderno'. So Paulo, SP: Claridade, 2010.)

A partir disso, nasceram os contos de fadas, um gnero que permanece vivo na cabea de todos e que fazem as meninas sonharem com vestidos deslumbrantes e sapatos de cristal, assim como encontrar o prncipe do cavalo branco; ou que fazem os meninos sonharem que enfrentam drages, monstros e bruxas para salvar a linda princesa e se casarem alcanando o to desejado felizes para sempre. Tais contos fazem parte da formao do indivduo e por tal motivo que encontramos vrias pesquisas a respeito. Estudos mostram que: ao ouvir uma estria, o imaginrio da criana acionado e, inconscientemente, as emoes provocadas pelos medos, frustraes, amores, desejos, sentimentos os mais variados, atingem diretamente a camada endodrmica. Da porque, enquanto ouvem as estrias, emocionam-se com tal intensidade que tm frios na barriga, sustos, etc.(Revista O QUARTO DOS FILHOS, Ano 4, nr. 15, sob o ttulo NAS ASAS DA IMAGINAO.) Quem no conhece a histria da menina branca como a neve e seus sete amigos anes? Ou da garota linda que se apaixona por uma fera? E os trs porcos que tem como inimigo o mesmo da garota do capuz vermelho?

Todos ns somos cientes de que as empresas televisivas foram o foco de origem para a distribuio dessas aventuras mgicas vindas de algum pas das maravilhas ou dos sonhos. Filmes e desenhos baseados nas transcries feitas por Charles Perrault e Irmos Grimm esto mais uma vez passando por mutaes. Agora, esto cheios de efeitos especiais e trazendo cada vez menos moral e demonstraes de carinho e obedincias aos pais, avs e demais parentes. Os adaptadores (ou criadores, uma vez que so criadas novas verses dos contos) parecem se esquecer que a funo de um conto de fadas, assim como de uma fbula, alm de divertir, criar a moral na mente que ainda se encontra em formao. Hoje, todas as meninas querem ser uma princesa e, consequentemente, os meninos querem ser super-heris. Porm, o que muda e, principalmente preocupa, o fato das princesas de hoje acham que podem tudo; e os heris que devem matar todos aqueles que lhe parecerem viles em suas vidas. Por serem formadoras de personalidade, essas novas verses podem criar uma nova criana com carter alm da realidade. A motivao inicial para a realizao do tema escolhido surgiu em razo da constatao de que os contos de fadas que esto chegando at nossas crianas hoje, atravs da televiso, cinema e at mesmo nos livros, no so nem de perto semelhantes aos contos de fadas originais. O presente trabalho tem como objetivo analisar como ocorre a assimilao dos contos de fadas na cabea das crianas do sculo XXI e quais os contos que exercem uma melhor formao, se so os originais ou os atuais. Alm de procurar a resposta para a seguinte pergunta: Qual a moral que os contos de hoje est passando para nossas crianas.

DESENVOLVIMENTO

Enquanto fazamos levantamentos para essa pesquisa encontramos at uma lista dos contos mais bizarros da histria na internet, j que esse o nico meio por onde a maioria dos jovens faz algum tipo de pesquisa ultimamente. E, o que mais nos espantou, foi que entre eles, esto alguns dos contos mais conhecidos, como: Chapeuzinho vermelho, Cinderela, Pequena sereia entre outros, e nessa mesma enquete, esto expostas verses inacreditveis e cruis que justifica o motivo desses contos serem considerados bizarros. Abaixo est anexada a enquete citada cima tal como foi encontrada: 5. A Gata Borralheira, ou Cinderela. Na histria que conhecemos a nobre e bondosa Cinderela obrigada a realizar os servios domsticos dia e noite por sua madrasta m. Graas fada madrinha, ela vai ao baile real, conhece o prncipe, mas precisa ir embora antes da meianoite. Quando foge s pressas, derruba um sapatinho de cristal, que o prncipe usa para encontr-la. E todos vivem felizes para sempre. O interessante que Cinderela uma das histrias com mais verses mundo afora, incluindo uma Cinderela chinesa de 850 d.C. (que tem um enorme peixe dourado como fada-madrinha), chamada Yeh-Hsien. Alis, a verso mais antiga a histria de Rhodopis, praticamente idntica Cinderela moderna foi escrita no sculo I a. C., por Stabo. A verso mais prxima da que conhecemos de Charles Perrault, que incluiu a carruagem de abbora e os sapatinhos de cristal. Nas verses mais antigas da histria, Cinderella no to boazinha assim. Na realidade, ela assassinava a sua primeira madrasta para que seu pai pudesse se casar com a empregada que depois, viria a se tornar a madrasta m. Alm disso, a histria mais violenta. Quando o prncipe chegava na casa de Cinderella para calar o sapatinho nas moas, as irms malvadas mutilavam os prprios ps, cortando os dedos e os calcanhares, para tentar engan-lo. Diante da falsidade delas, passarinhos entravam pela janela e bicavam seus olhos, at elas ficarem cegas. Credo!

4. Cachinhos Dourados A histria da menina intrometida, que entra na casa dos trs ursos para comer o seu mingau, sentar em suas cadeiras e dormir em suas camas no especialmente popular no Brasil. Ainda assim, Cachinhos Dourados um clssico. Como a histria termina mesmo? Ah, sim: a garota acorda e depara-se com trs ursos, muito bravos (com toda razo), e pula uma janela, fugindo pela floresta. Mas esse final (que, convenhamos, tem um jeitinho de improvisado mesmo) no o original. Esse um conto de fadas mais novinho a sua verso original data de 1837. Nela, existem duas variaes para o final. Em uma, os ursos destroam e devoram Cachinhos Dourados. Na outra, Cachinhos Dourados que, na realidade, seria uma velhinha (?) salta da janela e quebra o pescoo. Posteriormente, surgiu uma terceira verso em que Cachinhos Dourados vai presa, por invaso de domiclio. Justo.

3. Branca de Neve Um dos mais populares contos de fadas de todos os tempos. Branca de Neve conta a histria da linda princesa, com a pele mais branca que a neve, que sofre com a inveja de sua madrasta m. Obrigada a exilar-se na floresta, na casa de sete pequenos anes, a princesa enganada pela madrasta/bruxa a comer uma ma envenenada. Os anes a colocam em um caixo de cristal e um belo prncipe, de passagem pela floresta, a v e resolve beij-la. Voil! O feitio da bruxa m quebrado e Branca de Neve vai casar-se com o prncipe e viver feliz para sempre. O primeiro fato interessante sobre esse conto de que ele possivelmente foi inspirado em fatos reais. No sculo XVI, viveu uma princesa chamada Margarete von Waldeck, conhecida por sua beleza. Ela cresceu na regio de Waldeck onde as crianas pequenas, que trabalhavam nas minas, eram conhecidas como anes e era detestada por sua madrasta. Felipe II, da Espanha, decidiu casar-se com a bela jovem, mas antes que isso fosse possvel ela morreu envenenada. Muito provavelmente, a histria da linda jovem que perdeu a vida cedo demais ganhou fora no imaginrio popular, sendo depois adaptado pelos irmos Grimm. As primeira verses, contudo, estavam longe de serem fofas.

Bom, todos devem lembrar que, no filme da Disney, a rainha m pede ao caador que mate Branca de Neve, e traga como prova do feito o corao da moa. Ok. No original, o corao e, em muitas variaes, os pulmes, rins, e outros rgos internos devem ser trazidos para que a rainha coma-os. Eca! Um dos momentos mais romnticos da histria que conhecemos quando o prncipe acorda Branca de Neve com um beijo de amor verdadeiro. Mas, originalmente, ele coloca a moa desfalecida em seu cavalo, para lev-la ao castelo e ela acorda com o trotar do animal. O que o prncipe gostaria de fazer com o cadver de uma bela moa dispensa comentrios. E um ltimo detalhe que no podemos ignorar o destino da vil. Na verso original, ela submetida a um tratamento digno de um dos filmes de Jogos Mortais: fazem ela danar at a morte, calando sapatos de ferro em brasa.

2. Chapeuzinho Vermelho O clssico conto da meninha que encontra com um Lobo Malvado no caminho para a casa de sua av. O lobo engana a menina e chega antes na casa da vovzinha, devorando-a inteira (ou, em verses ainda mais politicamente corretas, trancando e velhinha no armrio). Quando a Chapeuzinho Vermelho finalmente chega, ela encontra o Lobo disfarado de vov, rola o famoso dilogo Que olhos grandes voc tem, e parece que tudo est perdido At que chega um Caador, Lenhador ou similar, e acaba com o Lobo, salvando o dia! Esse foi um conto muito difundido nos tempos medievais e, consequentemente, tem uma infinidade de verses - a maioria delas, muito mais cruis que a que conhecemos. Como voc deve ter imaginado, o Lenhador foi uma inveno posterior, para abrandar a histria. E, como tal, em quase todas as verses Chapeuzinho e Vovzinha se do mal no final. Na verso (j censurada) de Charles Perrault, Chapeuzinho Vermelho uma moa bem criada pede instrues para o Lobo Mau para chegar casa da Vov. Ele ensina o caminho errado, segue a moa e a devora. Moral da histria? No fale com estranhos. Mas, em verses ainda mais antigas, o Lobo Mau chega antes na casa da Vov, a mata e prepara a sua carne, para depois convidar a Chapeuzinho para um delicioso jantar (Eca, eca, eca!). E, claro, depois dessa nutritiva refeio ele tambm devora a moa.

H ainda verses mais calientes da histria, nas quais Chapeuzinho faz um striptease para o Lobo, e foge enquanto ele est distrado (?).

1. A Bela Adormecida Essa histria provavelmente a que tem a verso original mais bizarra. Na histria que conhecemos, a Bela Adormecida vtima de uma maldio, e, aps furar o dedo em uma roca de fiar, adormece. Quando recebe o beijo de amor verdadeiro de seu prncipe encantado, acorda, e os dois vivem felizes para sempre. Na verso original, contudo, a moa no vtima de uma maldio, mas de uma profecia. Aos quinze anos, ela prende um espinho venenoso sob a unha do dedo, e adormece. Eis que surge um rei, que v a jovem desfalecida e resolve aproveitar-se dela. Isso mesmo que voc est imaginando. Tanto que, nove meses depois, a ainda-adormecida princesa d a luz a gmeos. As crianas, buscando o leite materno, chupam um de seus dedos, retirando o espinho e Bela Adormecida acorda (violada e me de duas crianas, que ela sequer sabe de onde surgiram).

Como se no bastasse tudo isso, o rei manda buscar a moa e as crianas, convenientemente esquecendo-se de avisar que ele casado. Resultado: a esposa do rei tenta matar Bela Adormecida e as crianas, mas impedida e assassinada pelo prprio rei. Assim, a bela princesa fica livre para casar com o seu estuprador, e todos vivem felizes para sempre. Aps a leitura desses contos bizarros podemos ter uma viso ainda mais ampla das mudanas que os contos de fadas sofreram e vem sofrendo ao decorrer dos tempos; contudo acreditamos que mesmo com toda evoluo ou retrocesso que vem acontecendo, no justifica mudanas to extravagantes como as encontradas nesses contos citados acima. Acreditamos assim, que no passa de um excesso de exagero feito supostamente para um futuro reconhecimento desses autores que lanam essas histrias na internet com a esperana de ser reconhecidos.

METODOLOGIA

Para afirmar nossas concluses, visitamos escolas pblicas que oferecem as sries iniciais e aplicamos questionrios aos alunos na tentativa de levantar esses dados que serviram de subsdios para continuao desse trabalho embasado teoricamente. Como o alvo era crianas; nos questionrios ao invs de ter espao para a resposta tinham imagens de personagens representando os contos atuais e os originais, onde essas crianas pintariam a imagem que chamassem mais a sua ateno, j que nessas sries ainda so poucas as que sabem ler e escrever. Com as informaes desses questionrios pudemos montar um grfico determinante para esse trabalho, pegando esses dados como base, foi feito um grfico mostrando as informaes obtidas nessas visitas.

Crianas que:

Preferem BEN 10 No conhecem os contos S conhecem os contros atravs da professora Gostam dos contos originais

CONSIDERAES FINAIS: Com esse trabalho fica a tentativa de mostrar que o que chamamos de evoluo, na verdade seria nada mais que um retrocesso levando em considerao o desenvolvimento moral da criana, no entanto, esses novos contos de fadas no

devem ser descartados, e sim trabalhos em sala de aula como elemento comparativo; onde o professor mostre as distines e semelhanas dos contos, tornando seu aluno um ser cada vez mais critico e reflexivo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: BETTELHEIM, Bruno A Psicanlise dos Contos de Fadas. Edit. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1980. VON FRANZ, Marie-Louise A Individuao nos Contos de Fadas. Edit. Paulus, So Paulo, 1980. Revista O QUARTO DOS FILHOS, Ano 4, nr. 15, sob o ttulo NAS ASAS DA IMAGINAO. Revista NOVA ESCOLA, ed. nr 185, setembro de 2005, sob o ttulo O MARAVILHOSO MUNDO DOS CONTOS DE FADAS E SEU PODER DE FORMAR LEITORES. Portal Psicopedagogia Online, em 08/06/2005: www.psicopedagogiaonline.com.br. Portal Nova Escola Online, edio n. 185, de setembro 2005: http://revistaescola.abril.com.br Portal QDivertido, outubro 2006: www.qdivertido.com.br http://desciclopedia.org/wiki/Contos_de_Fada

You might also like