You are on page 1of 8

Mais um exemplo de candidato aprovado no AFRFB/2012!

A histria do Thomas Jorgensen uma daquelas que a gente ouve e j imagina: Esse menino nasceu para vencer!. Natural da Dinamarca, porm no Brasil desde os dois anos de idade, o Thomas Jorgensen (27) formado em Engenharia de Aquicultura e em 2009 j havia sido aprovado para Analista Tributrio da Receita Federal do Brasil, onde assumiu o cargo em 2010, na cidade de Uruguaiana. J exercendo a funo de analista, decidiu estudar para o cargo de Auditor Fiscal e em 2012 conseguiu essa to sonhada colocao, que, segundo ele, nem imaginava. Estudando dez horas por dia, tendo que conciliar horrios de trabalho e lazer, o Thomas montou uma eficaz rotina de estudos que atendia s particularidades de cada disciplina. Ele acredita que a metodologia que cada estudante deve seguir algo bastante pessoal, mas o que todos devem ter em comum a disciplina para manter um aprendizado contnuo e a conscincia limpa de que deram o seu melhor. O candidato aprovado ainda deu valiosas dicas sobre como melhor organizar sua rotina de estudos, como se preparar para provas discursivas e a importncia de conhecer bem sua banca examinadora. Aps ler a entrevista que ele nos concedeu, voc vai perceber que disciplina e organizao foram fundamentais para esse resultado. O Ponto buscou, por meio da nossa pgina no facebook, algumas dvidas de quem ainda continua na batalha e se inspira com histrias de grandes conquistas como a do Thomas. Confira a entrevista completa a seguir: Ponto dos Concursos - Thomas, aqui vai uma pergunta bsica, mas que todo mundo quer saber: qual foi a sua metodologia e horas de estudo? Quanto tempo antes da prova comeou a estudar?

www.pontodosconcursos.com.br

Thomas - A minha metodologia foi baseada na crena de que aprendemos mais quando coordenamos o estudo de diversas disciplinas simultaneamente. Desta forma, o verdadeiro desafio seria aplicar um esquema de ciclos de disciplinas de forma eficiente, para que eu no ficasse muito tempo sem estar em contato com cada matria do extenso contedo programtico desse concurso. Antes de entrar em detalhes, gostaria de dizer que a metodologia adotada foi baseada em depoimentos de concurseiros aprovados e no manual escrito pelo Alexandre Meirelles, mas eu adaptei tudo isso minha realidade. No vou conseguir nenhuma comprovao cientfica de que esse mtodo especfico seja o melhor, ou sequer eficiente, fora a primeira colocao no certame. Apenas bolei algo que fez sentido para mim. Comecei a estudar para AFRFB no comeo de 2011. Naquela poca acreditava-se que o concurso seria no segundo semestre de 2012, o que significava que eu teria aproximadamente um ano e meio at a prova. Para mim, aquela projeo era ideal, pois sempre acreditei que, para uma preparao slida e consistente, o prazo necessrio seria algo em torno de um a um ano e meio. No comeo dos estudos para AFRFB eu j exercia o cargo de ATRFB, pois havia sido aprovado nesse concurso em 2009. Como trabalhava em rea aduaneira, o meu horrio de trabalho era diferenciado, uma vez que o regime era em plantes. Trabalhava mais horas por dia (12 horas), mas, em compensao, tinha uma folga para cada dia de trabalho. Assim, nos dias em que folgava, eu acordava s 07h20 e estudava dez horas por dia, cinco horas na parte da manh (com pequenos intervalos), mais cinco horas na parte da tarde (novamente, com intervalos). Nos dias em que trabalhava, eu estudava quando aguentava, pois chegava em casa muito cansado. Nessas dez horas eu estudava duas horas cada disciplina. noite, ao menos trs vezes por semana eu ia para a academia ou jogava futebol. Esta parte de exerccios fsicos essencial para dar resistncia ao nosso corpo, tornando possvel a maratona do dia seguinte, seja de trabalho ou de estudos. Alm disso, bom ter um momento do dia em que no precisamos pensar em nada, mesmo que seja um perodo muito curto (risos). Fora esse pequeno momento de descanso do dia-a-dia, acho importante tirar uma tarde inteira na semana para descansar (de preferncia aos domingos). Ponto - Qual a sua estratgia de estudos Conseguiu estudar todo o contedo divulgado? ps-edital?

Thomas - No momento em que sai o edital voc precisa estar bem afiado nas matrias antigas para conseguir deix-las um pouco de lado e partir em busca das novidades. Uma das partes mais difceis
www.pontodosconcursos.com.br

de todo o processo confiar em nossa memria nesse momento. Depois de passar mais de um ano estudando as disciplinas, precisamos acreditar que tudo aquilo est em algum lugar do nosso crebro e que vir tona quando precisarmos. Pensando dessa forma, no ps-edital eu dediquei 80% do meu tempo s novidades. 20% do tempo serviu para revisar as matrias antigas por meio de exerccios comentados, leitura da Constituio e das leis mais relevantes. No posso dizer que estudei todo o contedo divulgado. Estudei todas as disciplinas, mas h certos pontos do contedo programtico que eu fui obrigado a abandonar, baseado em determinados critrios de custo/benefcio, como o peso de uma matria no edital ou a complexidade do assunto, considerando que a ESAF muitas vezes coloca coisas complicadas no edital mas no tem o hbito de cobrlas. Ponto - Qual o fator considerado decisivo que voc acredita que tenha te levado ao xito? Thomas - Disciplina e conscincia limpa de que eu estava dando o meu melhor. Ponto - Como conciliar a rotina de estudos e o descanso? Thomas - Quando bolei uma rotina para mim, eu j tinha em mente que o meu rendimento era melhor durante o dia. Ento procurava acordar cedo para conseguir estudar dez horas, at umas 20h30. As ltimas horas do dia eram dedicadas aos exerccios fsicos e descanso. Alm disso, tirava uma tarde por semana para descansar. Ponto - Quantos meses de preparao voc acredita que so necessrios para quem estuda trs horas por dia? Thomas - Essa pergunta muito pessoal. Se uma pessoa estudar de segunda a domingo, durante trs horas por dia, ela atinge a marca das 21 horas semanais. uma quantidade significativa, mas acho que o ideal para quem trabalha seria atingir umas 30 horas semanais. De qualquer forma, creio que, com esta rotina, um ano e meio seria um bom tempo de estudo. Ponto - O que mais difcil: organizar os estudos ou seguir a programao elaborada? Thomas - Para mim, o mais difcil foi organizar os estudos de maneira eficiente, pois, quando precisei me empenhar, nunca tive problemas de disciplina.

www.pontodosconcursos.com.br

Ponto - Algumas pessoas questionam: como um pai ou me de famlia, que trabalha o dia todo, deve fazer para estudar e se organizar para passar em um concurso pblico? Thomas - Eu no sou a pessoa que tem essa resposta. Eu abri mo de muitas coisas para conseguir seguir esse planejamento, mas no tenho filhos, nem muitas coisas que demandem inevitavelmente o meu tempo, fora o trabalho. Se existe algum com essa resposta a nossa querida Nbia Oliveira. Me dedicada de dois filhos, casada, e recm-aprovada no concurso de AFRFB. Depois de conversar um pouco com ela, descobri que ela fazia reviravoltas em seus horrios para conseguir dar conta de tudo. Uma das coisas que fazia era estudar de madrugada. A Nbia realmente um grande exemplo para todos ns e tem a minha admirao. Algo me diz que ela no vai largar o mundo dos concursos to cedo, ento ainda teremos muitas notcias dela (risos). Ponto - Qual a sensao de ser um aprovado em 1 lugar para AFRFB? Thomas - um pouco surreal. O meu objetivo era simplesmente passar, no tinha exigncias com relao colocao. claro que, tratando-se de um concurso federal, o ideal passar nas primeiras colocaes para poder escolher uma lotao melhor, mas nunca imaginei ser o primeiro colocado. Ponto - O que voc acha mais importante, conhecer a banca examinadora ou apenas se concentrar em aprender todas as disciplinas do edital? Thomas - Conhecer a banca examinadora , sem dvida, importantssimo. Entretanto, acho que j foi o tempo em que fazer apenas questes da ESAF era suficiente para um bom desempenho. Outras bancas esto inovando, como CESPE, FGV e FCC, ento precisamos acompanh-las, j que a ESAF no faz tantas provas assim. As nicas matrias em que me contentei em resolver apenas questes da ESAF foram portugus e matemtica financeira, pois as provas da ESAF, nessas disciplinas, so bastante peculiares. Ponto - Como foi o seu estudo para as provas discursivas? Thomas - Com relao s discursivas, o mais importante tentar entender como se d a correo das provas. No colgio, ns tentvamos fazer redaes enfeitadas com palavras difceis para impressionar a professora (risos). Para concursos pblicos exatamente o oposto. Pense em uma pessoa que est sentada em uma cadeira s 17h15, louca para ir para casa, corrigindo a centsima redao do dia. Tudo que ela quer uma redao simples,
www.pontodosconcursos.com.br

objetiva e que responda a todos os tpicos perguntados. Devemos estudar bastante a tabela fornecida pelo edital para entendermos quantos pontos so tirados para os mais variados erros cometidos. Devemos evitar esses erros, as fugas aos temas e as omisses de tpicos. Nos casos em que o erro for inevitvel, devemos escolher aquele que resulte em um menor desconto. Como eu sabia que o meu horizonte temporal seria confortvel (algo em torno de um ano e meio), estudei para as discursivas ao mesmo tempo em que estudava para as objetivas. Isso facilitou bastante as coisas, de modo que, quando o edital saiu, eu j havia feito vrias redaes. Durante os meus estudos, eu quase sempre estava matriculado em algum curso de discursivas com correo individual. Assim, separava uma tarde por semana para elaborar as redaes exigidas pelo curso e/ou para ler as aulas tericas, que fornecem valiosas dicas sobre aquilo que orientar o corretor na hora de avaliar uma prova. Ponto - Qual a diferena na preparao da sua primeira aprovao e nessa de agora? Voc mudou de ttica ou permaneceu no mesmo ritmo? Thomas - Bom, a diferena foi o planejamento. No primeiro concurso que prestei, para ATRFB, eu comecei totalmente do zero e tinha apenas 6 meses para a prova. Isso horrvel. A sensao de estar sempre correndo contra o tempo torna o estudo muito improdutivo, e tive a sensao de que todas as disciplinas estavam embaralhadas na minha cabea. Sinto que no aprendi muito nessa etapa, mas mesmo assim consegui a aprovao e uma boa base para continuar os estudos para AFRFB. Quando estudei para AFRFB, adotei outra ttica. Como dito anteriormente, a minha recomendao para quem vai estudar para um concurso como o de AFRFB um horizonte de um a um ano e meio. Muitas pessoas iro dizer que aplicando tcnicas otimizadas voc consegue aprender as coisas mais rapidamente e conseguir um bom resultado mais rpido. Respeito muito quem diz isso, mas acho que o objetivo ter um tempo para chegar com as matrias bastante amadurecidas e solidificadas na cabea, com muita calma. Para isso, o crebro precisa de um tempo. No caso do concurso de AFRFB, so aproximadamente 20 disciplinas. O ideal que voc esteja muito bem preparado em todas elas, de modo que quando sair o edital voc possa dedicar 80% do seu tempo para as novidades. Os outros 20% ficam para a reviso das outras matrias. Apesar de ser necessrio um domnio das 20 disciplinas, muito importante ter em mente o fato de que a ESAF, na prova para AFRFB, no est procurando o candidato que saiba TUDO sobre as 20
www.pontodosconcursos.com.br

matrias. Isso humanamente impossvel. O que a ESAF quer um candidato que saiba lidar bem com essas adversidades e consiga uma boa nota final, priorizando os aspectos mais importantes. Como diria um grande professor meu, o objetivo do concurseiro estudar at o ponto em que a sorte no seja um fator decisivo na sua aprovao. Ela sempre bem vinda, mas no pode ser ela o fator que ir determinar se o seu nome estar ou no na lista de aprovados. Para ficar em primeiro lugar, podem ter a certeza de que eu tive sorte. Mas sem a sorte, acredito que ainda estaria entre os 15 primeiros. Ponto - Se pudesse ter feito algo diferente, o que seria? Thomas - Acho que um dos maiores erros que cometi foi comear a estudar sem me informar antes. Adquiri materiais de pssima qualidade e perdi bastante tempo com isso. Hoje existem diversos sites que possibilitam uma boa orientao para o candidato que est iniciando seus estudos. Ponto - Muitas pessoas tm medo de dedicar muito tempo aos estudos e serem reprovadas, alegando que toda a dedicao e "tempo perdido" poderiam vir a ser em vo. O que voc pensa sobre isso? Thomas - Eu conheo muitas pessoas que pensam assim, e isso muito perigoso. Felizmente, eu penso de maneira completamente diferente. Para mim, o mais importante era ficar com a conscincia limpa sobre ter feito o meu melhor. Assim, eu estudei o mximo que eu pude e fiz a prova relativamente tranquilo. Para mim, o pior cenrio possvel no estudar muito e no passar. estudar pouco e no passar por uma questo. Se eu desse o meu mximo e no passasse, eu saberia que aquilo no era para ser. Afinal, eu havia feito o que estava ao meu alcance. Alm disso, o tempo no seria perdido. Caso no passasse (o que seria algo perfeitamente normal), eu poderia aproveitar todos aqueles meses de estudo para um prximo certame. realmente uma pena esse pensamento existir, pois tenho certeza de que muitas pessoas que poderiam ser excelentes servidores no vo encarar essa maratona com medo de no conseguirem a aprovao. Ponto - Quando tirava suas horas de lazer e descanso, voc sentia algum peso na conscincia? Thomas - Eu estabeleci a rotina de estudos baseada naquilo que o meu corpo aguentaria. No se pode pensar apenas em estudar o
www.pontodosconcursos.com.br

mximo em um dia, pois o corpo precisa estar renovado para o dia seguinte. Assim, quando descansava (seja nas ltimas horas da noite, ou numa tarde de domingo) eu sabia que havia um motivo para aquilo. Ento relaxava de conscincia limpa. Ponto - Porque escolheu esse concurso? Pensa em continuar tentando outras oportunidades? Thomas - Alm de oferecer uma boa remunerao, o cargo de AFRFB muito atrativo, pois possibilita o trabalho em inmeras reas diferentes. Gosto muito da rea aduaneira, que envolve a anlise dos processos de importao e exportao, e do setor de fiscalizao. Alm disso, com o passar do tempo, existe a possibilidade de conseguir remoo para outros lugares do Brasil. Essa mobilidade com certeza foi um dos principais fatores que me levaram a escolher este cargo. Quanto segunda pergunta, creio que atingi o meu objetivo. No tenho inteno de prestar mais nenhuma prova de concurso. claro que tudo pode mudar, vai saber (risos). Ponto - Agora, gostaramos que voc contasse um pouco da sua histria de aprovaes... Thomas - Amigos, eu acredito que o primeiro passo para passar em um bom concurso definir o quanto voc deseja esta aprovao. Eu sempre me colocava no lugar de uma pessoa casada, com dois filhos para criar, em um emprego de baixa remunerao, e que aproveitava cada minuto do pouco tempo disponvel para ler algumas palavras de contedo para conseguir uma aprovao. Para que voc tire a vaga de uma pessoa como essa, voc realmente deve merecer isto, abrindo mo de muitas coisas boas da vida para ler e se aperfeioar nas matrias em busca de um bom desempenho. Poucos entendem o quanto de dedicao necessrio para isso. A deciso de prestar um concurso significa que voc est querendo mudar de vida e definir os prximos 80 anos da sua existncia. Assim, uma deciso importantssima e que merece ser tratada com muito respeito e seriedade. por isso que, at hoje, eu no entendo as pessoas que ficam correndo de um lado para o outro atrs de editais completamente diferentes uns dos outros e reclamando das reprovaes. lgico que temos que estudar de maneira otimizada, e claro que gnios existem, mas, para mim, quem quer passar em um concurso TOP estudando apenas trs meses precisa rever seus conceitos. Eu decidi que iria estudar para a Receita Federal em junho de 2009. Eu fazia mestrado na minha rea e no me identifiquei muito com a
www.pontodosconcursos.com.br

carreira acadmica. Passei a estudar para a RFB paralelamente, e consegui ser aprovado para ATRFB em 2009 mesmo. Essa foi a minha prova prestada e primeira aprovao. Desde essa conquista, eu j sabia que iria continuar estudando para AFRFB. Depois desta primeira aprovao, fui para Uruguaiana exercer o cargo de ATRFB em julho de 2010. Fiquei curtindo a cidade e aprendendo as novas atribuies do trabalho at o incio de 2011, quando retomei os estudos para AFRFB. Na hora de iniciar os estudos, vi que estava olhando para um horizonte temporal de aproximadamente um ano e meio, pois muitos achavam que o concurso seguinte seria em 2012. Eu acredito que este prazo seja ideal para atingir um bom nvel de conhecimento para uma prova do nvel de AFRFB. Menos do que isso torna a sorte um fator importante demais para o meu gosto (risos), e mais do que um ano e meio causa um desgaste muito grande no candidato. Depois de seguir todo o planejamento, prestei a minha segunda prova e obtive a segunda aprovao. Acredito que cumpri minha misso.

www.pontodosconcursos.com.br

You might also like