You are on page 1of 7

Anatomia Clnica Radiologia

Objectivos Dar a conhecer o contributo de radiologia na caracterizao e localizao de leses; Correlao entre achados radiolgicos e diagnstico e citohistolgicos; Diagnstico e interveno; Sofrem transformao por quantitativa; Em anatomia patolgica tem objectivo de caracterizar leses.

O estudo da arte da Radiologia pode ser quantitativa e qualitativa o que condicionou a o aparecimento da avaliao mtrica. As leses observadas podem ser heterogneas. Os resultados da radiologia e da anatomia patolgica nem sempre coincidem. Aplicao da Radiologia O espectro de aplicao da radiologia, quer em termos de diagnstico quer em teraputica pode ser muito amplo mas especialmente utilizado: Doenas tumorais; Doenas degenerativas; Doenas infecciosas; Doenas inflamatrias; Rastreio avaliao de pessoas aparentemente saudveis; cuidados de sade primrios (ex.: tuberculose, cancro da mama, osteoporose); Diagnstico de diferentes patologias tratamento e prognstico da doena.

Mtodos de Diagnstico em Radiologia Radiologia Convencional mtodos de rastreio, raios-x, densametrias sseas para avaliao de osteoporose; Ecografia/ ultrassonagrafia ultrassons; Tomografia Computarizada Raios-x; Ressonncia Magntica usa a magntica associada electromagntica originando a radiofrequncia.

Traduo da Imagem

Raio-x convencional a imagem obtida traduz-se em diferentes densidades radiogrficas de modo biplanar. Raio-x (TC) densidades tomogrficas. Raio-x (arteriografia) radiologia de contraste, realce vascular. Ultrassom formao do eco (ultrassons): as estruturas fazem ecos que se traduzem em imagem; as diferenas entre os ecos ajudam a ver se h patologia ou no. RM intensidade de sinal (hipersinal, hiposinal, isosinal), compara-se um sinal relativamente a uma estrutura.

Escalas de cinzas: Tudo se traduz em escalas de cinzentos, varia entre o preto e branco. a variao entre preto e branco que se chama de escala de cinzentos parte da radiologia que qualitativa. As radiografias so vistas duas vezes. A anlise depende da experincia do leitor, e da subjectividade da leitura. Para isso a radiologia desenvolveu tambm mtodos quantitativos. Os especialistas tm um orgo que analisam em todos os mtodos, a parte quantitativa mais reprodutiva. Entre a parte preta e branca existem 260 tons diferentes. A variao entre o preto e o branco que se traduz a imagem consoante a tcnica a usar. Mapas a cor permitem ver onde h mais vascularizao e no so muito usadas porque a cores no se distinguem tantos tons, logo a nossa viso tem mais sensibilidade para as escalas de cinzentos. Radiologia Convencional Utiliza raios-x (radiao ionizante produz efeitos biolgicos); Fornecem imagens biplanares imagens em dois planos sendo que para estudar uma estrutura fazem-se duas aquisies que so feitas perpendicularmente porque seno perde-se noo das dimenses do objecto; Aquisio de imagem adquirida em duas incidncias devendo utilizar-se uma baixa dose de radiao; Aquisio de imagem em modo esttico (morfolgico) e dinmico (morfolgico e funcional) o que permite a avaliao morfolgica e funcional de orgos e sistemas por electromagnetismo.

Para ter a noo de profundidade fazem-se duas projeces perpendiculares (parte anterior a posterior). Usar sempre a menor dose possvel para no irradiar o paciente com doses desnecessrias. Aquisio da imagem em modo esttico, tambm se pode ter em modo dinmico ex.: exame gastroduodenal. Desvantagem da Radiologia convencional em relao tomografia que pode ocorrer sobreposio de imagem.

Ecografia O ultrassom um mtodo de diagnstico que se baseia no reflexo do som, conhecida por eco Ecografia; Usa-se numa fonte produtora de som uma determinada frequncia, um mecanismo de deteo destas ondas um mecanismo de processamento das ondas refletidas.

A sonda emite sons para o interior do corpo com frequncia conhecida, se tiver estruturas diferentes (com celularidade diferente,) emite ultrassons (reflectidos) distintos. a reflexo que permite a montagem de imagem no monitor. Tomografia Computorizada (TAC) Permite obter imagens de seces do corpo humano, sem sobreposio das mesmas e individualizaveis; Utiliza uma ampola (em funo da espessura do corpo) de raios-x e sistemas de colimadores acopolados a um sistema de detetores que transmitem a informao a um computador que faz a imagem de corte; Por vezes fazem-se dois exames para se ter um diagnstico mais preciso.

Ressonncia Magntica Resulta da interao da energia das ondas de rdio frequencia (parte do espectro electromagntico) com ncleos na presena de um campo magntico esttico. As ondas electromagnticas fornecem energia aos protes de hidrognio que passam para um estado paralelo e antiparalelo ao campo electromagntico esttico (campo 300 mil vezes superior ao do campo magntico terrestre). Tcnica de RM: Imagens Convencionais fornecem informao morfolgica das leses tais como forma, bordos, etc. (Standard informao morfolgica). Imagem Dinmica fornecem informao com a leso, capta contraste fornecendo informao sobre as propriedades vasculares (sabe-se a rapidez com que capta e perde o contraste). Espectroscopia fornece informao sobre as propriedades metablicas e qumicas dos tecidos analisados. Imagens espectroscpicas que em vez de representar morfolgica ou cineticamente, apresentam a constituio em termos de metabolitos. Quando h alteraes existem marcadores metablicos que indicam o tipo de leso. As imagens so representadas por um grfico que demonstra picos de metabolitos que apresentam diferentes radiofrequncias e quatro intensidades de sinal.

Informao das Imagens Avaliao Morfolgica: arquitectura, tamanho, existncia, localizao anatmica precisa, relao entre a leso tumoral e as estruturas anatmicas adjacentes. Avaliao Funcional: microvascularizao das leses, processos neovasculares, informao a nvel vascular. Avaliao Metablica: o Informao quantitativa dos metabolitos encontrados na leso; o Informao quantitativa de alguns movimentos da gua nos tecidos, permitindo verificar reas de restrio. Verificam-se metabolitos numa rea de interesse (parte por milho em espectroscopia que indicam se a presena de determinados metabolitos est ligada a uma leso maligna).

Radiologia de Interveno A informao proveniente acerca das caracteristicas das leses so diferenciadas complementando-se atravs da utilizao dos diferentes mtodos de imagem para obter informao sobre a natureza da leso, para posterior confirmao da anatomia patolgica. Achados imagiolgicos que advm dos vrios mtodos de imagem. Quando no h concordncia entre achados imagiolgicos e os dados anatomo-patolgicos, o diagnstico de anatomia patolgica que prevalece. Existem situaes em que os achados radiolgicos no so suficientes para estabelecer um diagnstico preciso da leso, sendo necessrio recorrer a outros meios de diagnstico que permitam fazer a colheita da amostra de modo a dar um diagnstico. De modo a ter acesso leso, usam-se os meios de imagem que permitam: Identificar a localizao espacial das leses (tridimensional); Marcar a leso para posterior acto cirurgico; Sinalizao para anatomia patolgica (para retirar leso, ou actos posteriores retirada).

Mtodos de localizao de leses em Radiologia Ecografia permite ver a imagem em tempo real e controlar o acesso leso. Estereotaxia imagem esttica (3D) que com elevada preciso permite identificar o local da leso. Ex.: leses mamrias e pulmonares. Localizao espacial por RM e TC.

Estereotaxia:

Parallax Shift. A partir de clculos matemticos do a localizao exacta das leses. No equipamento tem agulhas que correm em direes exactas. Carcinoma da mama - depende do local de origem para que seja possvel aos antomo-patolgicos dizerem qual o tipo de tecido que se tem de retirar. Dentro das salas de ressonncias magnticas no podem entrar objectos ferro-magnticos. Tipos de Tcnicas de colheita Core-Biopsy: uma alternativa bipsia por exciso cirrgica tradicional, segura e precisa na recolha de amostra de tecido mamrio e a menor custo. Pode ser feita por TAC, estereotaxia, ressonncia magntica. Pode ser realizada a qualquer uma das orientaes. Indicaes categorias 4 e 5 BI-RADs, como por exemplo, microcalcificaes, massas slidas e densidades assimtricas (estas caractersticas podem levar a classificao em BI-RADs). A corebiopsy pode ser usada para duas formas: Com pistola automtica (microbipsia), munida por uma agulha chanfrada e inclinada que impulsionada para penetrar numa leso e seguida rapidamente por uma cnula cortante, que corta uma amostra de tecido. A sua desvantagem que cada colheita de amostra tecidular necessria uma nova insero da agulha. Atravs de um input faz com que uma lmina caia e faz com que os tecidos que esto no meio da leso fiquem no lmen da agulha.

Bipsia por aspirao: Utiliza duas agulhas: uma fora guia at leso; uma dentro realiza a suco da amostra. Agulha com duplo lmen que inserida na mama apenas uma vez e permite a recolha de vrias amostras. um exame rpido e muito preciso, para alm de permitir uma refraco e suco em simultneo. Tcnicas de Bipsia: Needle type (tipos diferentes recolha) Fine needle aspiration (TNA) citologias aspirativas Tru-Cut Biopsy cut 18G Biopsy cut 19 G Mammotome Sensibilidade 52-95% 68-84% 93-96% 88-98% Especificidade 95-100% 100% 100% 100% 100%

Citologia e Bipsia Limitaes Estes procedimentos no so infalveis. A citologia e a bipsia, quer orientada para ecografia, TC e RM quer para estereotaxia, podem falhar a leso, sobretudo quando esta tem dimenses mnimas ou podem subestimar a extenso da leso. Se o diagnstico permanece incerto deve proceder-se a uma bipsia cirrgica. Algumas microcalcificaes indicam malignidade. Localizao pr-operatria Atravs da visualizao das imagens de corte, torna-se possvel com preciso localizar a leso. Por vezes utilizam-se tcnicas de reconstruo de imagem que permitem visualizar em 3D a leso espacialmente e avaliar a relao com rgos adjacentes. Quando h mastectomia total, vo imagens marcadas pela radiologia para a laminao da mama. Atravs dos mamogramas na incidncia ..e perfil, referencia-se a leso em relao ao mamilo e em relao pele. Arpo fica no interior, ou seja, adquire-se uma noo bidimensional da localizao da leso. Em funo da localizao introduzida a agulha que contem no seu interior o arpo. Faz-se radiograma para ter a certeza que o arpo est no stio, larga-se o arpo e retira-se a agulha coloca-se fita adesiva e a doente segue para o bloco operatrio. Localizao pr-operatria guiada por mamografia A localizao feita na projeo em que a leso est mais prxima da pele de modo a encurtar o percurso da agulha. Imagem de microcalcificaes Malignas Durante o acto cirurgico a amostra enviada para radiologia para ser radiografada. A imagem radiografica permite demonstrar se a leso foi completamente retirada e ainda se a margem de tecido circundante a indicada volta da leso. Localizao pr-operatria de leses no palpveis por ecografia Se a leso for visvel por ecografia ento este dever ser um mtodo de escolha para se efectuar a localizao pr-operatria. Vantagens da ecografia: doente em supinao; demora menos tempo; exata; v-se em tempo real o movimento da agulha; o procedimento realizado em tempo real. A posio deitada favorece a reaco bagal porque as pessoas esto nervosas (desmaios, suores). A agulha ultrapassa a a leso e o fio guia depois mobilizado para que possa fixar-se nos tecidos. A agulha retirada e o arpo permanece na leso.

Em leses: Localizar espacialmente as leses para que as cirurgies saibam onde realizar operao, e para os anatomopatologistas retirarem os tecidos. Outra forma de localizao sem ser por arpo, por grelha. Leses espiculadas (carcinomas brutais), bordos espiculares com regio central mais densa (tem alteraes a nvel epitelial, havendo formao de fibrose no estroma adjacente).

You might also like