You are on page 1of 2

PROCESSOS PSICOLGICOS BSICOS

Os processos psicolgicos bsicos so derivados da relao de interao entre os processos inatos e adquiridos. Sem o convvio com o meio, numa troca constante de experincias e vivncias, o ser humano no capaz de desenvolver nenhum dos seus processos psicolgicos bsicos. Metodologicamente, a psicologia costuma dividir essas funes mentais em vrios segmentos funcionais. Estes eventos bsicos da mente so: Conscincia Motivao Percepo Inteligncia Memria Pensamento e Linguagem

Apesar desta distino entre eles, somente compreendendo a relao de influncia mutua entre eles que possvel compreender a dinmica da mente. Todos eles interagem e atuam em conjunto com os demais processos, numa medio permanente com o meio.

Considerando uma situao hipottica frente a uma emoo de medo. Ela envolver vrios eventos interconectados, por exemplo: Enxergar-se a frente de um homem portando um revolver Ocorre o despertar de uma sensao Acontece,ento, a interpretao desta sensao (neste caso um estimulo visual) atravs da Percepo. Utiliza-se a ateno seletiva para se focalizar a conscincia em apenas este aspecto limitado da totalidade das experincias que esto sendo vivenciadas (foco no homem armado). H o resgate da memria que ir fornecer, baseada nas experincias anteriormente vivenciadas, uma pista se esta situao em particular perigosa ou no. Este resgate ser seguido por uma avaliao cognitiva, atravs dos pensamentos sobre o que estamos focados. Este pensamento estar totalmente relacionado a linguagem, que a forma representativa que o ser humano utiliza para dar significado as experincias do mundo. Segue-se, ento, a necessidade de segurana, que ser tambm interpretada dando origem a um impulso que busca a satisfao e equilbrio, no caso, proteo. Este conjunto de reaes levar a uma resposta comportamental adequada situao como, por exemplo: Sair correndo (ou ficar paralizado), que completar, ento, o ciclo da motivao.

Estes eventos, em conjunto, atuam na formao psicolgica do individuo, considerando-se a percepo como o mais bsico de todos eles, pois se interpretarmos errado os estmulos capturados atravs das sensaes, consequentemente, faremos uma interpretao equivocada de todas as experincias e vivencias no mundo, gerando m interpretaes nos demais processos psicolgicos e provavelmente comportamentos e manifestaes emocionais alteradas. Por isso to importante a compreenso sobre as influencias e relacionamentos mtuos entre os processos psicolgicos bsicos, j que a alterao num deles pode gerar mudanas nos demais e no modo de um individuo interagir com o mundo.

You might also like