You are on page 1of 5

PREFEITURA MUNICIPAL DE MADALENA CONCURSO PBLICO CARGO: OPERADOR DE COMPUTADOR ESPECIFICA 1.

No Word 2000, a seqncia a partir do menu principal para localizar palavras no documento : a) Janela, localizar; b) Ferramentas, localizar; c) Editar, localizar; d) Ajuda, localizar palavras. 2. Julgue os quesitos e assinale a opo incorreta: a) A Tecla F1, tanto no Word, como no prprio Windows, aciona a Ajuda; b) NO Word, pressionar a combinao de teclas Ctrl+T, selecionar todo o texto; c) No Windows Explorer, pressionar a combinao de teclas CTRL+A, selecionar todos os arquivos da pasta; d) A tecla Backspace apaga o caractere, imediatamente posterior, posio do cursor. 3. Assinale a resposta correta. Um caminho para se colocar senha no documento do Texto 1, para que este no seja aberto ou modificado : a) Acionar a tecla F12 na janela que se abre clicar em Ferramentas selecionar a opo Opes Gerais Digitar a(s) senha (s) desejada(s); b) No menu Arquivo selecionar Propriedades e na janela que se abre selecionar senhas Digitar a(s) senha(s) desejada(s); c) No menu Ferramentas selecionar Proteger documento e na janela que se abre selecionar senhas Digitar a(s) senha(s) desejada(s); d) No menu Arquivo selecionar a opo Salvar na janela que se abre clicar em Ferramentas selecionar a opo Opes Gerais Digitar a(s) senha(s) desejada(s).

4. Quais os cones de dimensionamento de janelas? a) Iniciar, gerenciar e fechar; b) Maximinizar, minimizar, e restaurar; c) Abrir, explorar e localizar; d) n.d.a 5. No Word 2003, a seqncia de teclas para inserir cabealho e rodap: a) Alt + H; b) Alt + K; c) Ctrl + H; d) Alt + X + C. 6. Considerando que a fonte padro utilizada em um texto Arial corpo 12, com espaamento duplo, para se colocar espaamento simples, entre as linhas de uma parte selecionada, deste texto, basta pressionar as teclas: a) Ctrl + 12; b) Ctrl + S; c) Ctrl + 1; d) Ctrl + Shift + 12. 7. Marque a opo que no corresponde a uma atividade realizada em uma Unidade Central de Processamento (CPU): a) Controle da transferncia de dados entre dispositivos de entrada e a memria principal; b) Clculos aritmticos e lgicos; c) Controle da transferncia de dados entre a memria principal (RAM) e perifricos de sada; d) Controle de no-break ou falta de energia, visando evitar a perda de dados ainda no salvos.

8. Assinale a opo correta. O Windows guarda os ltimos documentos ou arquivos manipulados pelo usurio. Para apagar um nico item da lista utilizamos: a) Menu Iniciar, Documentos, Excluir Documentos; b) Menu Iniciar, Documentos, Limpar; c) Menu Iniciar, Documentos, clicar o arquivo com boto da direita do mouse, selecionar Excluir; o atalho para o arquivo ser enviado para a Lixeira; d) Menu Iniciar, Documentos, clicar o arquivo com boto da direita do mouse, selecionar Excluir; o arquivo ser enviado para a lixeira. 9. Com relao s afirmaes a seguir, assinale a opo incorreta: a) No Windows XP existe uma ferramenta chamada Restaurao do Sistema que serve para fazer com que as configuraes do Windows sejam retornadas a um ponto de restaurao, previamente gravado; b) A Restaurao do sistema um recurso ativado por um usurio com privilgios de conta de Administrador; c) Um ponto de restaurao do sistema pode ser criado pelo usurio mas tambm gerado automaticamente pelo Windows; d) A restaurao do sistema do Win XP, restaura uma configurao anterior, excluindo todas as alteraes e e-mails que tenham sido recebidos e gravados no disco. 10. Para copiar (no Word) formatos de caractere e pargrafo, voc precisa selecionar o texto que possui a formatao desejada e, antes de selecionar o texto em que ser aplicada a formatao, clicar em: a) Pincel; b) Colar; c) Inserir hyperlink; d) Inserir linhas.

11. Estando as teclas de atalho de acessibilidade ativadas no Windows, desejando ativar ou desativar as teclas de aderncia voc pressiona: a) SHIFT cinco vezes; b) CTRL + TAB; c) CTRL + SHIFT; d) SHIFT + TAB. 12. Joo est preparando um documento no Word, num computador sem mouse. Para imprimir o texto, as teclas que Joo deve pressionar, simultaneamente, so: a) Ctrl, Alt e Del; b) Ctrl e P; c) Ctrl e S; d) Alt, Shift e B. 13. A tecla que permite acessar a barra de menus do Word, Excel e Windows Explorer : a) Alt; b) Ctrl; c) Shift; d) Tab. 14. Existem dois termos muitos utilizados no Microsoft PowerPoint: transio e animao. O termo transio utilizado para: a) Transportar um elemento de um slide para outro; b) Criar movimentao dos elementos de um slide; c) Ocultar e fazer aparecer uma figura, no slide; d) Passar de um slide para outro. 15. O processador de texto Word do MS-Office permite o alinhamento dos pargrafos direita e esquerda, simultaneamente, atravs da opo: a) Centralizar, apenas; b) Justificar, apenas; c) Alinhar na horizontal, apenas; d) Recuar direita e esquerda, apenas.

LNGUA PORTUGUESA TEXTO DECADNCIA E ESPLENDOR DA ESPCIE No sei o que ter acontecido com a espcie humana. Esta ausncia de plos... Para os outros mamferos a nossa nudez pode parecer repugnante como, para ns, a nudez dos vermes. E, depois, a nossa verticalidade antinatural. Estas mos pendendo, inteis, so ridculas como as dos cangurus sentados. Se fssemos veludos e quadrpedes, ganharamos muito em beleza e, sem a atual tendncia adiposidade, poderamos ser quase to belos como cavalos. Felizmente, inventou-se a tempo o vesturio, que, pela variedade e beleza (a par de sua utilidade em vista do fatal desabrigo em que ficamos), redime um pouco esta degenerescncia. E acontece que inventamos tambm o mobilirio, os utenslios: no caso vigente, esta cadeira em que escrevo sentado a esta mesa, luz artificial desta lmpada. E ainda este ato de escrever, isto , de expressar-me por meio de sinais grficos, mais uma prova da nossa artificialidade. Mas quem foi que disse que eu estou amesquinhando a espcie? Quero apenas significar que, em face das suas miserveis contingncias, o homem criou, alm do mundo natural, um mundo artificial, um mundo todo seu, uma segunda natureza, enfim. O homem, esse mascarado... (Mrio Quintana, Caderno H, Porto Alegre, Globo. 1977)

16. A alternativa que mostra o homem como um animal especial a: a) ausncia de plos, a nudez como a dos vermes; (2 pargrafo) b) Inutilidade das mos, tal como as dos cangurus (3 pargrafo) c) Variedade e beleza do vesturio por ele inventado; (5 pargrafo) d) Comunicao e expresso por meio de sinais grficos.(7 pargrafo) 17. ... O homem criou, alm do seu mundo natural, um mundo artificial, um mundo todo seu, uma segunda natureza, enfim. O que provocou isto foi sua: a) Miservel contingncia; b) Antinatural verticalidade; c) Repugnante degenerescncia; d) Atual tendncia adiposidade. 18. Segundo o texto, a segunda natureza do homem a: a) Utilidade do mobilirio; b) Transmisso da cultura; c) Variedade do vesturio; d) Inveno dos utenslios. 19. O autor diz: O homem, esse mascarado... A alternativa que sintetiza, no texto, esta colocao : a) ...Um mundo artificial, um mundo todo seu...; b) E, depois, a nossa verticalidade antinatural; c) ...Escrevo sentado a esta mesa, luz artificial desta lmpada; d) E, acontece que inventamos tambm o mobilirio, os utenslios.

20. A norma culta da lngua d uma classificao para plos/pelos. Esta classificao tambm aceita para: a) Emigrar / imigrar; b) Aprear / apressar; c) Despensa / dispensa; d) Cavaleiro / cavalheiro. 21. A acentuao da palavra degenerescncia (5 pargrafo) segue a mesma regra de acentuao da seguinte palavra: a) Poderamos; b) Espcie; c) Grfico; d) Plos. 22. Se fssemos veludos e quadrpedes, ganharamos muito em beleza...(4 pargrafo) O perodo que passa a mesma idia : a) Embora fssemos veludos e quadrpedes, ganharamos muito em beleza; b) Para que fssemos veludos e quadrpedes, ganharamos muito em beleza; c) Enquanto fssemos veludos e quadrpedes, ganharamos muito em beleza; d) Contanto que fssemos veludos e quadrpedes, ganharamos muito em beleza. 23. No sei o que ter acontecido com a espcie humana (1 pargrafo) O tempo verbal grifado no perodo acima expressa o fato como: a) Ordem atenuada; b) Verdade universal; c) Possibilidade no passado; d) Tomado como certo, posteriormente. 24. No sei o que ter acontecido com a espcie humana (1 pargrafo ) No perodo acima a orao grifada tem como sujeito: a) Eu; b) Que; c) A espcie; d) Com a espcie humana.

25. E ainda este ato de escrever, isto , de expressar-me por meio de sinais grficos, mais uma prova da nossa artificialidade. Neste trecho, os termos sublinhados so reconhecidos, respectivamente, como: a) Pronome demonstrativo/ pronome demonstrativo/ conjuno; b) Pronome possessivo/ pronome relativo/ conjuno; c) Pronome demonstrativo/ pronome pessoal/ advrbio; d) Pronome possessivo/ pronome pessoal/ advrbio. 26. Assinale a orao sem sujeito. a) Convidaram-me para a festa; b) Diz-se muita coisa errada; c) O dia est quente; d) Vai fazer bom tempo amanh. 27. Assinale a opo que complete corretamente as lacunas abaixo: ___ dez horas que se ____ iniciado os trabalhos de apurao dos votos sem que se ____ quais seriam os candidatos vitoriosos. a) Fazia - haviam previsse; b) Faziam haviam prevesse; c) Fazia havia previssem; d) Faziam haviam previssem. 28. Assinale a pontuao incorreta. a) O Recife uma cidade onde vero o ano inteiro. Chove muito em julho, mas sem deixar de haver dias claros e bonitos; b) Em novembro caem as chuvas de caju. Em janeiro, as primeiras guas, que s vezes vm somente em fevereiro; c) H duas estaes: uma seca, que comea em setembro ou outubro, outra temporada que principia em maro ou abril; d) No h excessos nem mudanas bruscas. So raras as trovoadas, e estas em geral fracas.

29. H equvoco no uso do sinal de crase em: a) Muita gente se mantm margem da religio, mas no da meditao; b) O valor atribudo meditao , para alguns, indiscutvel; c) No cabe ningum desprezar os benefcios da espiritualidade; d) Quem assiste s manifestaes de f costume sair impressionado. 30. Complete a frase abaixo: assisti ____ filme que voc indicou, pois preferi ir ao cinema _____ ficar em casa. a) o do que; b) o a; c) ao que; d) ao a. MATEMTICA 31. O valor de 1,728/0,12 : a) 144; b) 14,4; c) 0,144; d) 0,114. 32. Os ingressos para um teatro custam R$ 20,00, mas os estudantes pagam apenas 50%. Num dia foram vendidos 120 ingressos e foi arrecadado um total de R$ 2.100,00. O nmero de impressos vendidos para os estudantes, foi de: a) 90; b) 40; c) 30; d) 60. 33. Numa diviso, o divisor 14, o quociente 26 e o resto o maior possvel. Qual o dividendo? a) 496; b) 378; c) 376; d) 377. 34. Um perodo de 4.830 segundos corresponde a: a) 1h, 2 min e 3 seg; b) 1h, 20 min e 30 seg; c) 3h, 6 min e 6 seg; d) 3h, 21 min e 6 seg.

35. A razo entre os nmeros 0,125 e 2,5; nessa ordem : a) 1/20; b) 1/4; c) 1/2; d) 20. 36. Um reservatrio contm 2.400 litros. Quantos litros contero desse reservatrio? a) 1.500 litros; b) 2.000 litros; c) 1.200 litros; d) 1.800 litros. 37. Se a=3 e b=32 ento (a.b)3 vale: a) 39; b) 36; c) 35; d) 38. 38. O valor de X na expresso x =(4,8 1,02)0,4 : a) 2,25; b) 4,15; c) 5,75; d) 9,45. 39. As dimenses de um terreno retangular esto na proporo de 3 para 5. Determine o tamanho do lado maior deste terreno, sabendo que sua rea de 240m2. a) 10m; b) 15m; c) 20m; d) 25m. 40. Dividir 108 em partes proporcionais a: 3/4, 5/6, 2/3 a) 36,38,34; b) 30,46,32; c) 36,40,32; d) 38,36,34.

You might also like