You are on page 1of 65

(P-332)

A LUTA PELA LUA DE NETUNO


Autor

H. G. EWERS
Traduo

RICHARD PAUL NETO

Digitalizao e Reviso

ARLINDO_SAN

Uma terrvel arma dos policiais do tempo arremessou a Crest IV para o grupo estelar M-87, com Perry Rhodan, Atlan e outros personagens importantes do Imprio Solar a bordo. A Crest encontra-se a cerca de trinta milhes de anosluz da Terra, mas nem por isso seus tripulantes desanimam. uma distncia fantstica, considerando que at ento os terranos s tinham chegado at a nebulosa de Andrmeda, que fica relativamente perto. Os tripulantes da Crest enfrentam a luta com o estranho ano vindo na frota dos esquifes de vidro, que com seus atos de sabotagem espalha o terror pela Crest. E, embora com dificuldades, saem vitoriosos no conflito travado num planeta cujas formas de vida enlouquecem depois da chegada da Crest. Mas a situao de Perry Rhodan e seus companheiros no nada brilhante, ainda mais que perderam o contato com a Terra e o Imprio Solar. E num momento em que Old Man e os policiais do tempo pem em perigo o sistema central da humanidade, os subversivos entram em ao. O medo dos homens sistematicamente instigado, e um poltico, que conta com o apoio secreto de uma organizao criminosa, acredita que sua hora chegou. Heiko Anrath, um ssia de Perry Rhodan, desempenha contra a vontade o papel do Administrador-Geral, e Croton Manor, que espalharia o caos pela Terra caso Anrath fosse desmascarado, sacrifica-se por uma causa justa. O perigo que ameaa o Sistema Solar de dentro foi eliminado. Falta neutralizar o perigo vindo de fora. Dois homens de Oxtorne elaboram um plano com esse objetivo e A Luta Pela Lua de Netuno comea...

=======

Personagens Principais: = = = = = = =

Cronot e Perish Mokart Dois cosmohistricos de Oxtorne. General Moshe Ifros Comandante militar de Triton, uma lua de Netuno. Piet van Geldern Governador civil de Triton. Capito Arturo Geraldi Comandante de um grupo-tarefa. Aser Kin Vigilante de vibraes e policial do tempo. Einaklos Um arquiteto cujas obras duram muitos sculos.

1
Os dois oxtornenses viram a barreira ao mesmo tempo. Uma grade fechou o tnel de lado a lado, e um miliciano saiu entre dois robs de combate, balanando uma lanterna vermelha. Perish Mokart freou o veculo e praguejou. Calma, rapaz! disse Cronot Mokart. Recolheu a cobertura transparente da supertartaruga e inclinou-se para fora do veculo. Ol, general! Que houve? No nos conhece? O miliciano desligou a lanterna vermelha e aproximou-se. Era um jovem que trazia as divisas de sargento. Ol, Mr. Mokart! respondeu. Sinto muito. O acesso cidade subtritonense foi fechado. So ordens do comandante militar. Perish Mokart saiu do assento e saltou para a borda da cpula. Usava conjunto negro justo com capuz-capacete enrolado que nem o pai, alm de um cinto vermelho com uma gigantesca arma energtica no coldre, tudo coberto por uma folgada manta cor de prata. Quando ficou de p frente do sargento podia-se ter uma idia de sua tremenda fora fsica. Era pouco mais alto, mas muito mais robusto que o miliciano. No entanto, qualquer pessoa que no o conhecesse o teria subestimado. De fato, possua uma constituio compacta resultante da adaptao a um ambiente agressivo, que o tornava capaz de movimentar-se com a mesma leveza de um terrano em condies normais de seu planeta sob a gravitao de 4,8 gravos, com tempestades de areia de mil quilmetros por hora e temperaturas que oscilavam entre menos cento e vinte graus e mais noventa e cinco graus centgrados, sem usar qualquer proteo especial. Perish tirou do bolso um carto de plstico e entregou-o ao sargento. Este carto nos habilita a entrar no velho ncleo de refugiados lemurenses. O sargento sacudiu a cabea como quem lamentava. O General Ifros cancelou todas as autorizaes especiais, Mr. Mokart. Proclamou o estado de emergncia. Foi por causa de Old Man. Old Man encontra-se bem alm da rbita de Pluto, cochilando retrucou Perish em tom sarcstico. Alm disso no acredito que se lanar um ataque ele se perca e v parar justamente em Triton. Seu objetivo a Terra. Tenho minhas ordens respondeu o miliciano em tom firme. Faa o favor de apresentar suas reclamaes ao general. Quem sabe se no seu caso no est disposto a fazer uma exceo? Perish Mokart soltou um palavro. Virou a cabea. E agora, pai? Tenho vontade de atravessar esta grade. Cronot Mokart sorriu. Com seus quarenta e dois anos terranos voc j deveria ter quebrado as arestas, Perish. Vamos falar com o general. O miliciano respirou aliviado. Sabia perfeitamente que mesmo com os dois robs de combate no seria capaz de deter os oxtornenses caso resolvessem abrir passagem fora. No me levem a mal, senhores! gritou atrs dos dois.

Perish fez um gesto de pouco-caso e dobrou ligeiramente os joelhos. No mesmo instante saltou para cima do veculo, que balanou ligeiramente com o peso do ser adaptado a um ambiente hostil. Perish Mokart entrou na cabine, cuidadosamente, para no quebrar as poltronas anatmicas. O veculo girou no mesmo lugar, atirou uma saraivada de lascas de rochas sobre o sargento e os dois robs e saiu com os motores eltricos uivando. Atrs deles a voz do miliciano reclamando em altas vozes foi-se perdendo na distncia. Gostaria de saber o que pensa esse general resmungou Perish. Seu pai abanou a cabea calva. Se Moshe Ifros faz qualquer coisa, ele tem um bom motivo, meu filho. Talvez tenha recebido notcias do comando da frota que ainda no chegaram ao nosso conhecimento. Ele nos teria avisado. No mandaria bloquear simplesmente o acesso cidade. Zangado, Perish empurrou a alavanca do acelerador at o fim. As duas esteiras largas da supertartaruga moeram a rocha de Triton, fazendo o veculo de duzentas e cinqenta toneladas terranas correr em alta velocidade. Somente nas curvas o oxtornense tinha certa dificuldade em manter o veculo na rota, uma vez que nas condies reinantes em Triton ele no pesava mais de cinqenta toneladas, quando seu gerador de fuso, seu sistema de propulso eltrico e o resto do veculo tinham sido construdos para funcionar nas condies oxtornenses, sob as quais a supertartaruga pesava mil e duzentas toneladas. s vezes uma das esteiras de trs metros de largura abria sulcos profundos nas paredes do tnel. Gostaria de saber por que aqui embaixo to quente que um homem nascido na Terra consegue passar sem trajes climatizados. A telecalefao no deve fazer efeito to longe. Ou ser que faz?... murmurou Cronot. Perish olhou para o pai de relance e, pensativo, coou o crnio que, ao contrrio dos outros oxtornenses, apresentava uma espessa cabeleira louro-cinza. Enquanto no revistarmos a velha cidade lemurense no saberemos. Mas acho ainda mais estranho que no interior desta lua exista gua. E apesar da gravitao reduzida esta gua s ferve a trezentos graus centgrados. Olhava para a frente com uma expresso sombria no rosto. Acho que deveramos ter derrubado aquela grade. Quem sabe se Old Man no acaba atacando Netuno e suas luas? Se isso acontecer, no teremos mais nenhuma chance de examinar a cidade. V mais devagar pediu o pai. Vamos entrar na via de trfego principal e no gostaria de provocar um acidente. Perish obedeceu, freando o veculo. Dali a instante a supertartaruga entrou numa rampa em espiral. Reduziu ainda mais a velocidade e entrou ruidosamente na estrada de oito faixas de rolamento que ligava a cidade de Tritona aos conversores de matria da gigantesca usina do plo sul da lua de Netuno. Triton supria todas as necessidades de cobre da Terra e dos outros planetas industriais solares, embora as ocorrncias naturais deste metal fossem insignificantes. Mas a tcnica da converso da matria aprendida dos pos-bis tornava a humanidade independente das jazidas naturais.

H cerca de trinta e oito anos um nmero crescente de robs de extrao trabalhava em Triton, raspando uniformemente a superfcie da lua e derramando a rocha inerte sobre esteiras transportadoras energticas, que se dirigiam em raios concntricos dos locais de extrao nica usina conversora. Gigantescos conversores de matria transformavam a estrutura atmica da rocha e as bocas aquecidas dos complexos de produo cuspiam blocos de cobre bruto de cerca de uma tonelada terrana. Na via subtritonense um dispositivo positrnico de comando encarregou-se da direo da supertartaruga. Acoplou-se automaticamente ao segmento robotizado do veculo e passou a conduzir o carro pesado por uma faixa exterior de trfego lento, para evitar que colidisse com os planadores de carga que passavam em alta velocidade. No havia seres humanos na via expressa, alm dos dois oxtornenses. Os veculos que transportavam cobre eram dirigidos por robs, e a mudana de turno da equipe de controle da usina conversora s seria dali a trs horas. Perish Mokart arrancou as botas leves e macias de tercoplast e ps-se a coar as solas dos ps. Ah! Isto faz um bem! gemeu. O pai fitou-o com uma expresso preocupada. Qual o problema? Est com dores imaginrias? No. Uma coceira imaginria. Perish sorriu enquanto via os dedos dos ps mexerem. Na verdade, no eram os dedos de seus ps, embora sua reao fosse igual dos dedos normais da mesma forma que as pernas que usava para andar no eram suas. Do centro das coxas para baixo o cosmohistrico oxtornense usava plasma-prteses de incubao. Tratava-se de estruturas orgnicas cultivadas com bioplasma sinttico, segundo seu cdigo gentico. Deveriam ser absolutamente iguais s pernas que perdera em combate. Mas de vez em quando tinha a impresso de que se tratava de corpos estranhos e a memria que suas fibras nervosas guardavam das pernas naturais causavam uma dor e uma coceira imaginrias, que faziam com que tivesse a impresso de que possua quatro pernas. Mas Perish no levava isso muito a srio. Eu o avisei disse Cronot Mokart, contrariado. Mas voc no me ouviu. Fez questo de servir na USO. O que ganhou com isso? Duas pernas artificiais e uma cobertura craniana de ao leve MV com uma ridcula biopele coberta de cabelos. Sem querer, Perish ps a mo na cabeleira.

No fundo os cabelos que no deveriam estar l eram a nica coisa que o incomodava na cobertura craniana artificial. Um oxtornense de verdade no devia ter cabelos na cabea. Deixe para l, pai. Antes alguns cabelos na cabea que ficar sem cobertura craniana. Se aquele aconense tivesse apontado sua arma um pouco mais para baixo, nem mesmo os melhores mdicos da USO me poderiam ter ajudado. Obrigaram voc a lutar contra a organizao secreta aconense, a tal da Condos Vasac, no mesmo?... Perish deu de ombros. No posso falar sobre isso, pai. Tolice! gritou Cronot. Que mania de segredo! O compl encenado por Croton Manor e a Condos Vasac aconteceu h poucos dias. Abriu os olhos de muita gente inclusive os meus para as lutas travadas atrs dos bastidores. Felizmente os reprteres da televiso terrana no tiveram a menor contemplao na filmagem da destruio da base marciana da Condos Vasac. Perish deu uma risadinha. Acendeu um cigarro o ofereceu fogo ao pai, quando viu este tirar o cachimbo. Sem o consentimento da Segurana Galctica a reportagem nunca teria sido transmitida, Dad. A propsito. No me arrependo dos dez anos que servi na USO. Talvez um dia volte a apresentar-me. No voltar coisa alguma!... resmungou o pai enquanto soltava grossas baforadas do cachimbo. Voc anda meio esclerosado ironizou Perish em tom bonacho. Cronot levantou a mo, mas acabou se controlando. Sorriu. Esclerosado! Ora veja este moleque! Com meus sessenta e oito anos ainda me sinto em condies de competir com os marmanjos que fazem parte de sua turma. Quer apostar que o lorde-almirante me contrataria se eu me candidatasse? Perish soltou uma estrondosa gargalhada. Eu o conheo. Voc no seria capaz de candidatar-se. Sente-se muito ligado ao seu trabalho. Ainda mais agora que temos oportunidade de estudar um ncleo de fugitivos lemurenses que j tem cinqenta mil anos. Quem dera que pudssemos! acrescentou Cronot Mokart em tom irnico. Se o general no deixar, eu o arranco do seu uniforme exclamou Perish, revoltado. Voc no far nada disso repreendeu o pai. melhor que preste ateno ao trfego. Daqui a pouco sairemos da rea do telecontrole. Perish Mokart levantou os olhos e viu as respectivas placas sob o teto. Apagou o cigano no cinzeiro e segurou os dois manches, enquanto o p procurava o pedal do acelerador. Dali a pouco a rua comeou a subir. Uma quantidade enorme de bifurcaes foi ficando para trs. Os veculos que transportavam cobre desapareceram nas bocas fortemente iluminadas dos tneis que levavam aos armazns do porto espacial de Tritona. De repente a supertartaruga atravessou trovejando as escotilhas blindadas abertas da entrada da cidade. Bem em cima deles abaulava-se a cpula transparente da zona B da cidade de Tritona. Acima dela a bola gigantesca do planeta Netuno boiava ameaadoramente na escurido do espao...

*** Perish Mokart fez o veculo parar frente do palcio alto de vidro e plstico no qual funcionava o comando militar de Triton. Os dois guardas fortemente armados postados frente da entrada principal eram um sinal de que o estado de emergncia fora promulgado na maior das luas de Netuno. Normalmente a sede do comando militar no era vigiada. Queremos falar com o General Ifros! disse Cronot Mokart ao guarda que ocupava o posto mais elevado. Era um tenente. O oficial pediu aos oxtornenses que aguardassem e entrou na guarita. No demorou a voltar. Sinto muito, mas o General Ifros saiu. Fui informado de que est inspecionando as defesas. E seu substituto? perguntou Perish. Tambm saiu, Mr. Mokart. Posso ajudar em alguma coisa? Acho que no respondeu Cronot. Precisamos de uma permisso para entrar na antiga cidade dos lemurenses. Pelo que sei o acesso foi fechado a partir de hoje de manh disse o tenente. Foi por isso que viemos retrucou Cronot com uma evidente ironia. O tenente parecia embaraado. No querem fazer o favor de dirigir-se ao governador civil, senhores? Pelo que fui informado, Mr. van Geldern encontra-se em seu escritrio. Muito bem disse Cronot. Vamos tentar. Fez um sinal para o filho e entrou no carro. Perish seguiu seu exemplo e sentou junto ao volante. Quase no mesmo instante a supertartaruga partiu. Passou pelos escritrios da Unio das Usinas de Cobre Solares, pelos escritrios arquitetnicos e por vrias instituies cientficas, por escolas e laboratrios, jardins experimentais e fazendas de criaes de animais, em direo sada da zona B da cidade. O veculo atravessou um tubo protegido por quatro eclusas e entrou na zona C, onde moravam cerca de dois teros dos cerca de vinte mil homens e mulheres que habitavam Tritona. Os edifcios residenciais em forma de estrela eram separados por extensos parques, alm de pequenos lagos e regatos artificiais com guas cristalinas. O formato em estrela dos edifcios de cerca de cem metros de altura garantia a privacidade das pessoas e das famlias. Nenhum dos amplos apartamentos se encostava ao outro. No centro da estrela ficavam os elevadores de alta velocidade, os dutos de abastecimento e os tubos de detritos. A sede do governo civil era parecida com um enorme cogumelo. O tubo que formava o cabo continha os elevadores e os dutos de abastecimento e sustentava o chapu, no qual tinham sido instalados os escritrios, o centro de computao positrnica e a residncia oficial de Piet van Geldern. Somente metade do edifcio estava ocupava. Contava-se com um acrscimo, j que o nmero de habitantes de Tritona devia triplicar dentro de poucos anos. Na cobertura do cogumelo ficavam os jardins suspensos mais formidveis que Cronot e Perish Mokart j tinham visto. Os dois fizeram com que um rob porteiro os anunciasse. Em seguida pegaram um elevador de alta velocidade e subiram ao dcimo stimo pavimento, onde ficava a secretaria do governo civil.

As duas recepcionistas estavam tomando caf. Mr. van Geldern encontra-se nos jardins suspensos, cavalheiros disse uma jovem rechonchuda de faces rosadas que se apresentara como secretria-chefe. Podem subir. O senhor governador ficar satisfeito em mostrar-lhes suas ltimas criaes. Perish parecia um tanto perplexo, mas o pai puxou-o pela manga. Venha, filho cochichou. At que uma boa dica. Em Tritona no existe ningum que no saiba que van Geldern um manaco de flores. Se elogiarmos seus rebentos, ele certamente nos ajudar a conseguir uma licena especial. Perish deu de ombros. No acreditava que o governador pudesse ajud-los. Subiram num elevador pneumtico muito lento. Os oxtornenses olharam em volta, espantados. Para seu gosto a vegetao exuberante chegava a ser um indcio de decadncia. Tulipas das montanhas do Turquesto, vermelhas, amarelas e multicoloridas, bem como formas hbridas de uma espcie silvestre da sia Central formaram manchas coloridas entre as folhagens douradas, verde-azuladas e plidas. As hastes longas e floridas da raiz umbilical pareciam acenar de cima das rochas espumosas tritonenses. A florao branco-espumosa das flores-borboleta formava um contraste agradvel com o tapete baixo das prmulas douradas cor de manteiga. Os dois cosmohistricos viram a figura abaixada de um jardineiro de capa azul por entre os barrancos que limitavam o caminho que fazia parte de um jardim de gramados. Vamos perguntar a ele onde est o governador! decidiu Cronot Mokart. Cronot abaixou-se instintivamente quando um pssaro colorido passou perto de sua cabea, batendo ruidosamente as asas, e acabou pousando nas costas do jardineiro. Ol! gritou Cronot. Como vai, velho? As flores no querem crescer? O homem que parecia ser um jardineiro endireitou o corpo, atingindo um tamanho impressionante. O rosto cheio e sangneo foi virado para os visitantes. Embaixo das sobrancelhas cor de palha, um par de olhos cor de gua fitou demoradamente os visitantes. Havia uma ligeira indignao nesse olhar. Mr. van Geldern!... exclamou Cronot, perplexo. Ora veja! Os brbaros de Oxtorne gritou o Governador Piet van Geldern. Parece que me confundiram com algum. Van Geldern limpou as mos sujas de terra no sobretudo azul. Acho que ainda no sou to velho resmungou. Quanto ris Bakeriana Atropurpurea, vai muito bem, obrigado. Mas sabe-se perfeitamente que os oxtornenses no entendem nada de flores... Infelizmente respondeu Cronot arrependido. Mas assim mesmo devo confessar que seu jardim suspenso de uma beleza alucinante. A tal da ris Bak... Bakeri... ...Bakeriana Atropurpurea completou van Geldern. uma jia do Lbano, cavalheiros. Olhem s este vermelho violeta carregado! Acho que nem no mundo dos senhores so encontradas cores to intensas. um resultado formidvel de sua jardinagem elogiou Perish. E o perfume... Tolice! uma flor sem perfume. De repente o rosto de Piet van Geldern abriu-se num largo sorriso. As lisonjas que acabo de ouvir levam-me a acreditar que tm um pedido. Muito bem! Vamos sentar neste banco de pedra.

Van Geldern levou-os por um caminho de lajotas at um banco esculpido em rocha vulcnica bruta. Era bem verdade que o assento tinha sido alisado e estava coberto de uma camada de spray de Iso. Atrs do banco erguia-se um muro. Heras subiam por ele como que por acaso, e de cima pendiam trepadeiras eternamente verdes. O governador tirou do bolso um estojo de couro e ofereceu aos visitantes seus charutos longos marrom-claros. So charutos importados de minha ptria disse em tom sonhador. Mas h uma diferena. L se paga um solar por vinte charutos, enquanto aqui tenho de pagar um solar por pea. Sua ptria? perguntou Perish Mokart, espantado. Quer dizer que no nasceu na Terra? Piet van Geldern deu uma risada calma. S mesmo um oxtornense seria capaz de fazer uma pergunta dessas! claro que nasci na Terra, mas acontece que l, ao contrrio dos mundos coloniais, existem muitas paisagens diferentes, cada uma com suas especialidades. Minha ptria a regio dos Pases Baixos da federao europia. Van Geldern agradeceu por Cronot lhe ter oferecido fogo e soprou gostosamente nuvens de fumaa branco-azulada para a atmosfera artificial da cidade formada por cpulas. Os senhores deveriam voar para l na primavera. O pas transforma-se num tapete de tulipas e narcisos. Acho que em seu mundo no existe nada igual. Perish escorregava nervosamente no banco. Cronot fitou-o com uma expresso recriminadora. Pigarreou. Talvez faamos uma viagem Terra depois que tiver passado o perigo representado por Old Man. Ainda temos uma tarefa a cumprir. Gostaramos de visitar a cidade lemurense. Van Geldern acenou com a cabea. Ah, sim. So cosmohistricos. Se tivesse tempo eu os acompanharia. No entanto... Van Geldern suspirou e contemplou as mos. Tenho muito trabalho aqui em cima. Um trabalho maravilhoso bajulou Cronot. Quem sabe se na cidade no conseguimos sementes ou bulbos de plantas desconhecidas? claro que o senhor seria informado imediatamente. Seria muita gentileza de sua parte. De fato, dizem que os velhos lemurenses eram fanticos por flores. Ficaria muito grato se quiserem fazer investigaes a este respeito. Faremos o possvel respondeu Cronot. Infelizmente o General Ifros mandou fechar o nico acesso cidade. Pensei que os senhores possussem uma licena especial. Todas as licenas especiais foram canceladas. Parece que o general pensa que Old Man atacar justamente Triton quando voltar a entrar em ao. E olhe que dizem que ainda se encontra alm da rbita de Pluto. Mas isso uma bobagem! Piet van Geldern revirou nervosamente o charuto entre os dedos sujos de terra. O senhor no poderia arranjar outra permisso especial para ns? perguntou Perish, impaciente.

Eu?... perguntou o governador. Infelizmente no possvel. Isso da competncia exclusiva do governador militar. O governador apontou para um lugar sombreado que ficava embaixo dos galhos nus de um p de rosas silvestres. Cyclamen Coum, a mais antiga das violetas dos Alpes. a primeira vez que est dando flores. Fiquei experimentando durante seis anos para descobrir um bom lugar. Esta planta uma dama voluntariosa disse, orgulhoso com o xito que finalmente alcanara. Perish fez uma careta e cerrou os punhos. Mas seu pai sacudiu a cabea. Levantou e agachou-se junto s plantas baixas cor-de-rosa e brancas. Fantstico! murmurou. Van Geldern acompanhou-o entusiasmado. s vezes tem-se a impresso que as plantas aqui em Triton no obedecem mais s leis naturais cochichou. J tive plantas de florao precoce que s deram flores no outono e plantas de florao transitria florindo o ano inteiro. Permite que lhes mostre uma coisa muito especial...? uma Fritillaria Meleagris que graas gravitao reduzida de Triton alcanou trs metros de altura. Na Terra no alcanaria mais de quarenta centmetros... Cronot soltou um suspiro de resignao. Ser um prazer, Mr. van Geldern, um grande prazer. Mas primeiro temos de tratar de obter uma licena especial do general. Depois... Ora! A licena especial queixou-se o governador. Lanou um olhar pensativo pelo jardim suspenso. De repente tirou um relgio de bolso achatado, abriu a tampa traseira e apertou um boto minsculo. Espantados, os oxtornenses viram que a parte traseira do relgio era um minicomunicador, do tipo que somente os agentes especiais da Segurana costumavam receber. Depois de alguns instantes ouviu-se uma voz spera, na qual se notava um tom de impacincia. General Ifros falando! Que houve? Van Geldern sorriu para a objetiva e s ento ligou a transmisso de imagem. O rosto contrado de Moshe Ifros apareceu na pequena tela de imagem. Van Geldern falando. Caro general, preciso com urgncia de duas permisses especiais para entrar na velha cidade dos lemurenses. Poderia ter a bondade de instruir seu comando a emitir prontamente os documentos? O rosto duro do general abriu-se num sorriso irnico. Os dois oxtornenses esto a? Pois diga-lhes... Um momento, general! gritou van Geldern. Preciso com urgncia de um lugar para guardar os documentos secretos sobre a produo de cobre. Como sabe, os dados relativos converso da matria em hiptese alguma podem cair nas mos do inimigo. Quero que Mr. Cronot Mokart e seu filho se dirijam cidade para guardar os documentos. Podemos ter certeza de que o velho ncleo de fugitivos lemurenses no ser descoberto pelo inimigo. A as coisas mudam de figura retrucou o General Ifros. Instruirei imediatamente meu pessoal. Daqui a meia hora os Mokarts podero receber suas permisses especiais. Mas fao questo de que sejam acompanhados por uma escolta.

Muito obrigado, caro Ifros disse van Geldern em tom cordial. Sabia que um homem sensato. Quando tiver tempo, venha visitar-me na sede do governo. Criei uma nova variedade de ris... O governador interrompeu-se ao notar que o General Moshe Ifros cortara a ligao. Este sujeito um oficial muito competente, mas em matria de floricultura no passa de um ignorante murmurou o governador, decepcionado. Os oxtornenses tiveram de reprimir o sorriso. De qualquer maneira ficamos-lhe muito gratos, Mr. van Geldern disse Cronot e estendeu a mo para o governador. Gostaria que nos dissesse onde deveremos receber os documentos... Que documentos? perguntou van Geldern, espantado. Foi apenas um estratagema, cavalheiros. Acham que sem isso o general teria concedido a permisso? De repente os trs estavam rindo. Venham disse van Geldern depois de algum tempo. Ainda vamos dar uma olhada na variedade gigante da Fritillaria Meleagris... *** O Capito Arturo Geraldi era um homem baixo e franzino, de cabelos negros e olhos da mesma cor. Perish Mokart examinou-o discreta e cuidadosamente, quando ele se apresentou com um grupo de sete soldados. O olho aguado do antigo oficial especializado lhe mostrou que naquele corpo moreno se agitava um verdadeiro vulco. Arturo Geraldi certamente era um combatente arrojado, que se empenhava nas lutas de corpo e alma. Perish Mokart ficou satisfeito por estarem do mesmo lado. Pois ! disse. Vieram para acompanhar-nos. Regozijo-me com a ao conjunta que realizaremos, capito. Perish estendeu a mo. O Capito Geraldi apertou-a. A mo do capito era dura e cheia de tendes. Nela pulsava o sangue quente dos antepassados do sul da Europa. Posso retribuir o elogio disse Geraldi com uma risada, enquanto centenas de ruguinhas se formavam em seu rosto moreno. a primeira vez que vejo um oxtornense em carne e osso. Perish deu de ombros meio embaraado. Sempre tinha uma sensao desagradvel quando faziam alvoroo de sua ascendncia. Os oxtornenses so seres humanos como os outros respondeu. No fundo sentimo-nos muito ss quando no estamos com nossa gente. No muito agradvel ser considerado um prodgio. Os soldados sorriram. Eram homens entre os trinta e os trinta e cinco anos, e as condecoraes que traziam provavam que h muito tinham enfrentado seu batismo de fogo. Perish seria capaz de apostar qualquer coisa de que se tratava de soldados especializados de elevado grau de inteligncia. A gente poderia perfeitamente pensar que o senhor nasceu na Terra objetou Geraldi. No me leve a mal, mas gostaria de saber se sua cabeleira natural ou se uma peruca. No nem uma coisa nem outra respondeu Perish contrariado. No gostava que algum aludisse sua cabeleira, que no combinava com a raa oxtornense. Algum separou minha cobertura craniana com uma arma energtica e os mdicos

cultivaram uma pele nova sobre a prtese de metal leve. Infelizmente cometeram um erro, fazendo crescer cabelo. O capito ficou um pouco vermelho no rosto. Eu no sabia, senhor. No importa respondeu Perish Mokart com um gesto de pouco-caso. Ser que j podemos ir embora? Naturalmente, senhor. Geraldi fez um sinal aos soldados, que pegaram a bagagem. Deixaram que Cronot Mokart os levasse ao compartimento de carga da supertartaruga e tributaram a devida admirao s instalaes internas do veculo. O que mais despertou sua ateno foram os arcos esportivos de dois metros de altura, pendurados na parede ao lado de uma aljava e de um alvo. O senhor coleciona armas antigas? perguntou um dos soldados, espantado. Perish sorriu. No se trata de uma arma antiga, embora o princpio segundo o qual funciona seja conhecido h tempos imemoriais. O arco por exemplo de elastonita, enquanto a corda de ao terconite. As hastes das flechas so de ao leve, enquanto as pontas so de metal MV e podem ser substitudas, inclusive por modelos com diversos tipos de cargas. Meu pai ocupa parte de seu tempo livre com o tiro de flecha. Cronot sorriu. um esporte que une o til ao agradvel. Se consegui sobreviver em Alyra, por exemplo, foi porque pude repelir um ataque noturno dos achuurs trata-se de gigantescos surios de alta ferocidade com esta arma. As flechas perfuram a pele blindada de qualquer animal, por mais forte que seja, e a carga de atoterme existente na ponta seria capaz de destruir at mesmo um blindado voador terrano. O Capito Geraldi passou a mo pelas flechas. Parecia admirado. Nunca pensei que hoje ainda se pudesse lutar de forma eficiente com um tipo de arma to antigo. Mas parece que com os oxtornenses s podemos esperar as coisas mais extraordinrias... O capito fitou Perish. Qual seu hobby? Acha que devo ter um? Geraldi acenou com a cabea. Estava com o rosto srio. Se vejo o jogo dos msculos de seus ombros embaixo do uniforme, acho que pratica a luta livre ou o remo. Pois adivinhou errado, capito. J ouviu falar em vo livre?... O qu? exclamou um soldado atltico. O senhor pratica o vo livre? E nunca participou das nossas competies? Como pode voar com esse peso? perguntou o capito, estupefato. Com as asas de borboleta que usam para esvoaar embaixo das cpulas de Tritona? Com asas de drago! corrigiu Perish sorrindo. claro que preciso de uma envergadura muito maior que um homem nascido na Terra, mas consigo. Praticamos esse esporte at mesmo em Oxtorne. Os fortes ventos ascendentes embaixo das nuvens de trovoadas compensam em larga escala a gravitao de 4,8 gravos. O recorde de duzentas e quatro horas tempo terrano, naturalmente. Se no me engano, o senhor deve ser o recordista observou o soldado atltico. Perish Mokart deu de ombros, embaraado. A gente faz o que pode.

Em seguida fechou a escotilha de popa da supertartaruga, pediu aos soldados que durante a viagem permanecessem sentados nos bancos dobrveis e subiu carlinga. O pai ficou no compartimento de carga. Em compensao o capito acompanhou Perish. O veculo de esteiras arrancou violentamente, seguindo em alta velocidade para a sada da cpula.

2
De repente as paredes do tnel recuaram. Os faris de alta potncia da supertartaruga iluminaram a superfcie de um lago subtritonense. Perish Mokart fez passar o veculo junto gua, at atingir o cais de rocha natural. Um objeto metlico refletiu a luz dos faris. O objeto permanecia imvel na gua. Perish freou e fez com que a supertartaruga parasse perto da gua. Chegamos, minha gente! Um submarino!... espantou-se o Capito Geraldi. Perish confirmou com um gesto. uma coisa estranha numa lua de Netuno, na qual normalmente no deveria haver ar nem gua, no acha? A presena de gua em estilo livre j bem estranha respondeu Geraldi em tom seco. Por que esta gua no entra em ebulio com a gravidade reduzida? Por que a gua embaixo das cpulas de Tritona no entra em ebulio? respondeu Perish com outra pergunta. Porque l gerada uma gravitao artificial de 0,8 gravos. Pois . Por aqui deve acontecer coisa semelhante. Ainda haveremos de descobrir. O oxtornense desceu do veculo e saltou do cais para o convs achatado do barco submarino. A torre ficava bem no centro do barco. Parecia uma gota achatada. frente dessa torre ficava a salincia de uma torre giratria encolhvel. Perish abriu a escotilha da torre e desceu pela estreita escada de ao. O capito seguiu-o. Estava curioso. Onde arranjou este barco? perguntou. Perish virou a cabea e sorriu. No museu de histria militar de Terrnia. Foi trazido desmontado. Foi o ltimo modelo dos submarinos atmicos americanos do fim do sculo vinte. J est equipado com reator cataltico de fuso e possui um emissor de raios laser na proa, que serve para remover redes e minas inimigas. claro que os dezesseis foguetes intercontinentais foram removidos, para evitar que algum possa brincar com eles. Ei! Espere a! exclamou o capito, assustado. Este barco possui um gerador de gravidade? Por qu? perguntou Perish Mokart, estupefato. Em seguida soltou uma estrondosa gargalhada. Ainda estava rindo quando seu pai apareceu na escotilha da torre, com sete soldados e a bagagem. Qual a graa? resmungou Mokart snior, espantado. Perish logo voltou a ficar srio. Na verdade no h graa alguma, Dad. O Capito Geraldi somente descobriu uma coisa sobre a qual h muito estamos quebrando a cabea. No compreendo... Perish acenou com a cabea. Por favor, tente avaliar a gravitao no interior deste barco.

Cronot Mokart parecia espantado. Em seguida balanou os ps. Seu espanto cresceu. Mais ou menos um gravo! exclamou. Mas a bordo deste barco no existe nenhum... De repente bateu com a mo na testa. A gua! Mas claro! S pode ser isto. H um projetor oculto, que faz com que a gua em Triton fique constantemente sujeita gravitao de um gravo. E esta gravitao transmitida a todos os objetos que entram em contato com a gua. Mas claro! Desta forma aqui prevalecem as mesmas condies da Terra. Geraldi franziu a testa. Mas o senhor no poderia ter deixado de notar que a gravitao mais elevada que a de Triton... Cronot sacudiu a cabea. Para um oxtornense isso no to simples. Por que acha que no trazemos um gerador de gravidade sobre o corpo que nem os ertrusianos e os epsalenses? porque nos adaptamos instantaneamente a qualquer gravitao inferior de Oxtorne. Para ns isso se transformou numa coisa to natural que nem percebemos mais. Quem dera que com os terranos tambm fosse assim respondeu o capito. Se me lembro dos dois meses que tive de passar na base de Pallas durante meu treinamento espacial!... L no existe uma gravitao terrana artificial. Nos primeiros quatro dias senti-me miseravelmente mal. O capito passou os olhos demoradamente pela sala de comando e assobiou numa expresso de elogio ao ver as telas panormicas. At parece uma espaonave. De certa forma no deixa de ser afirmou Perish. Afinal, o submarino desloca-se num elemento quase to hostil vida humana como o vcuo do espao csmico. Mas vamos tratar de guardar a bagagem, se no o general capaz de resolver outra coisa e obrigar-nos a voltar. Os soldados ajudaram a guardar a bagagem, que foi colocada no antigo silo de foguetes. A bagagem consistia principalmente no equipamento da expedio dos cosmohistricos, que inclua um pequeno planador. Dali a trinta minutos Perish comeou a inundar as cmaras de mergulho. No mesmo instante as hlices da popa revolveram a gua escura do lago. A proa foi baixando, e o barco mergulhou. As telas panormicas mostraram as imagens de radar das margens submersas. Depois de alguns minutos os homens avistaram a entrada de uma galeria. O barco mal e mal cabia nela. Se tivesse mais um centmetro, no entraria. O tnel est completamente cheio de gua explicou Cronot. O desnvel de cerca de doze graus em todo o trecho, que chega a cinco quilmetros. Quer dizer que se houver algum problema com o barco no poderemos emergir? perguntou Geraldi. Sem dvida respondeu Cronot. Mas no sei o que poderia acontecer. O capito deu de ombros. Nem ele nem os outros se lembravam do perigo que os espreitava alm da rbita de Pluto. ***

Ateno! Segurem-se gritou Perish Mokart. Alguma coisa estava sacudindo o barco. No mesmo instante o submarino levou uma forte pancada. Nas telas no se via nada alm da gua. Cronot acionou uma chave. O rudo das bombas se fez ouvir. Perish ativou o leme de profundidade. Os soldados escorregaram para a parede dos fundos da sala de comando enquanto a proa subia. Dali a pouco a imagem de radar de uma caverna gigantesca foi projetada nas telas. Estava quase completamente cheia por outro lago. Mas as margens estavam fortificadas e nas paredes que se erguiam atrs delas viam-se os reflexos metlicos de grandes eclusas. Em uma das escotilhas havia um grande buraco, pelo qual podia passar um planador de pequeno porte. Infelizmente a equipe que descobriu as instalaes teve de abrir uma das escotilhas com explosivos informou Cronot. O mecanismo automtico de abertura s pode ser ativado por meio de um cdigo especial. bom termos cuidado observou Perish. Primeiro irei sozinho cidade. Ir coisa alguma! indignou-se o pai de Perish. Pelos espritos de Barrier, eu... claro que voc me d cobertura, Dad. Irei na frente com meu equipamento de vo livre para fazer um reconhecimento. Est bem concordou Mokart snior, que no podia deixar de reconhecer que graas ao equipamento de vo livre seu filho possua mais mobilidade que qualquer outro. Que pancada foi essa que sentimos h pouco? perguntou um dos soldados. Cronot apontou com o dedo polegar para a tela de popa. Ali se via a imagem de uma gigantesca queda d'gua, ou melhor, de um jato d'gua que saa do tnel para cair no lago depois de ter percorrido uns duzentos metros. Descemos ali? perguntou o soldado em tom de incredulidade. Parece que sim, meu filho retrucou Cronot com um sorriso irnico. Para onde vai essa gua? perguntou o Capito Geraldi. E como se explica que o nvel do lago superior permanea constante? Perish deu uma risada. Olhe bem para essa queda d'gua, capito. Geraldi olhou primeiro para Perish, depois para a queda d'gua. Ora veja! disse finalmente. At parece que a gua est congelada. O que feito da energia da queda? No existe explicou Perish Mokart. Aquilo que parece um raio de gua na verdade uma ponte aqutica que permanece suspensa graas ao dos raios de trao. A gua que liga os dois lagos permanece imvel. Fantstico! exclamou o capito, entusiasmado. E depois de cinqenta mil anos tudo continua funcionando perfeitamente? Continua murmurou Cronot. Nossos antepassados tambm alcanaram alguma coisa. Nem tenho certeza se j atingimos o mesmo nvel tcnico-cientfico que eles haviam alcanado. possvel que na cidade ainda encontremos outras surpresas. Tomara! disse Mokart jnior. ***

Perish Mokart abriu violentamente a bainha magntica do envoltrio de plaston e tirou um mao de peles com aspecto de couro. Abriu-o e passou os cintos largos por cima do ombro. Em seguida apertou um boto instalado sobre uma caixinha achatada que mantinha os cintos unidos sobre o peito. As peles com aspecto de couro desdobraram-se e de repente se abriram em forma de asa de morcego. Perish enfiou as mos nas alas presas s travessas que sustentavam a membrana voadora. Pronto, Dad. Cronot Mokart colocou uma ponta de atoterme na ltima flecha e experimentou a corda do arco. Voc sabe o que fazer, Perish! Primeiro lanar um ataque simulado e depois subir para ficar fora do alcance das armas automticas. Claro, Dad. No muito perigoso? perguntou o Capito Geraldi, preocupado. Ele e os soldados pertencentes ao seu grupo estavam sentados em cima do pequeno planador trazido pelos cosmohistricos. Qualquer outra coisa que fizssemos seria mais perigosa retrucou Cronot. Na verdade, no poder acontecer nada. Se na cidade existisse um centro de manuteno que funcionasse, a escotilha j teria sido reparada. Como no foi, provvel que o armamento defensivo destrudo tambm no esteja funcionando. Cronot pegou uma flecha preparada, encostou-a corda do arco e fez um sinal para o filho. Pronto! Perish Mokart soltou um grito estridente e saltou com um movimento elstico. A fora do salto do oxtornense deixaria espantado qualquer homem nascido na Terra que nunca tivesse visto coisa igual. Os soldados esticaram o pescoo. Perish saltara uns vinte metros para o alto. Batendo as asas que nem um morcego, subiu silenciosamente a cem metros. Em seguida voou em direo escotilha quebrada. Cronot fez pontaria com a flecha para os buracos de bordas enegrecidas, atrs dos quais costumavam ficar escondidas as armas do sistema defensivo ou ainda estavam. Mas no aconteceu nada. Perish desceu para a escotilha que nem uma flecha voltou a subir. As membranas voadoras artificiais movimentavam-se com uma rapidez alucinante. No mesmo instante Perish descreveu uma curva e atravessou a escotilha destruda. Mokart respirou aliviado. O caminho est livre, minha gente. O Capito Geraldi gritou uma ordem e o piloto do planador deu partida, acelerando ao mximo. De to entusiasmado que estava, quase bateu na parede rochosa ao lado da entrada. Mudou de direo no ltimo instante. O planador atravessou a abertura, produzindo um som parecido com o estouro de uma rolha de champanha. Seu demnio! praguejou Cronot Mokart. Saiu correndo e atingiu a abertura. Olhou para trs e viu O submarino balanando calmamente junto ao cais, iluminado pelas luzes de sinalizao verdes e vermelhas. Finalmente mergulhou no submundo da lua de Netuno. Enquanto isso Perish Mokart sobrevoava a antiga concentrao de fugitivos lemurenses. Um sol atmico artificial brilhava no teto abobadado, algumas centenas de metros acima de sua cabea, iluminando uma cidade do tamanho da Chicago de meados do sculo vinte.

Os telhados brilhavam, dando a impresso de que a cidade fora construda h poucos dias. No se via o menor sinal de corroso ou m conservao. Mas os parques tinham-se transformado em selvas impenetrveis, mas s se tinham espalhado alguns metros, porque o material das ruas e das casas no cedia s razes em expanso nem lhes proporcionava qualquer alimento. Praticamente, os parques eram formados apenas por aglomeraes de verde entrelaado de centenas de metros de dimetro. Parecia que os antigos lemurenses no tinham exportado animais para Triton ou ento as respectivas espcies estavam extintas. A melancolia apossou-se do cosmohistrico ao ver este quadro. Teve uma conscincia ntida da tragdia dos primrdios da humanidade. Ps-se a refletir onde no teria chegado a segunda humanidade, se h cinqenta mil anos alguns milhares de lemurenses tivessem conseguido refugiar-se naquele lugar. Era possvel que a histria da segunda humanidade tivesse comeado algumas dcadas depois de a Terra ter sido devastada. Talvez toda a Galxia j tivesse sido explorada e colonizada e talvez no haveria nenhum rob do tamanho de um planetide suspenso no espao perto da rbita de Pluto, para pr em perigo a Humanidade juntamente com os hipnocristais de Magalhes e os terrveis dolans... Perish obrigou-se a no pensar mais nisso. O se e o porm no levavam a nada. Era necessrio reconhecer as oportunidades e adaptar-se a elas para controlar o presente. Al, Perish! disse uma voz sada do minsculo rdio que ele trazia junto ao ouvido esquerdo. Acho que j est na hora de pousar. Temos muito trabalho pela frente. Um momento, Dad! disse Perish Mokart para dentro do pequeno microfone colocado frente dos seus lbios. Gostaria de dar mais uma olhada por a. Est bem! concordou o pai. Mas no demore muito. O oxtornense seguiu em direo a um arranha-cu que ficava no centro da grande cidade. Era um edifcio que subia pelo menos duzentos metros em direo ao cu artificial formado por uma cobertura abaulada. Os outros edifcios no tinham mais de cem metros de altura. Embaixo da ponta do edifcio havia uma extensa plataforma, mostrando que antigamente planadores costumavam pousar ali ou deveriam ter pousado... Perish pousou cuidadosamente. No mesmo instante ouviu um zumbido fraco. O cho tremeu sob seus ps. Perish ia subir de novo, quando descobriu uma abertura na ponta em pirmide. Certamente surgira naquele instante. Provavelmente qualquer peso que pressionasse a plataforma ativava um mecanismo muito antigo. Que coisa estranha! murmurou Perish. O qu? perguntou o pai, preocupado. No nada de importante respondeu Perish. Em seguida tirou as mos das alas e largou os cintos. As membranas voadoras caram ao cho. Perish Mokart deixou-as onde estavam e tirou a arma da choque. Lamentou-se por no ter trazido uma arma mais eficiente. Era bem verdade que um paralisador serviria para rechaar os ataques dos seres vivos. Mas diante dos robs a arma falharia. Tolice! resmungou Perish. Aqui no pode haver robs. Se existirem, j foram desativados. Se no fosse assim teria visto alguns.

O oxtornense aproximou-se cuidadosamente da abertura e olhou por ela. Viu uma sala iluminada com um buraco circular no cho. Era a entrada de um elevador antigravitacional. Perish aproximou-se do buraco. Uma placa cinza-prateada fechava a entrada do poo. O elevador fora desativado. Certamente havia uma escada de emergncia. Afinal, s vezes eram necessrios reparos que s podiam ser realizados com os projetores antigravitacionais desligados. Perish caminhou junto parede, apalpando-a com as mos. De repente cambaleou. Uma abertura surgiu no lugar em que pouco antes encostara as mos. Uma luz vermelha mortia iluminava uma estreita escada em caracol. Perish voltou a enfiar a arma paralisante no cinto e comeou a descida. Quando tinha percorrido cerca de quatro metros na escada atingiu uma pequena plataforma presa parede interna. Perish subiu na plataforma e passou as mos pela parede. Outra porta abriu-se silenciosamente que nem a primeira. O cosmohistrico deparou-se com uma sala circular. As telas apagadas refletiam a luz branco-amarelada filtrada atravs do teto e das paredes, que derramava uma luminosidade suave pela sala. Teclas e placas de comando emitiam um brilho metlico, enquanto as escalas emitiam uma leve cintilncia. Em uma das poltronas largas em forma de concha havia um ser humano que trajava um conjunto cinza-azulado. Estava com a mo direita estendida. A mo segurava uma alavanca vermelha luminosa, dando a impresso de que esta fora puxada naquele instante, e no h dezenas de milnios... *** Perish Mokart sabia que s encontraria uma mmia, os restos mortais de um lemurense que morrera no posto que lhe fora designado. Mal se atrevia a respirar enquanto entrava na sala. Foi para perto da poltrona nas pontas dos ps e contemplou o rosto do cadver. Era um rosto humano. No havia nenhuma diferena com os rostos da atual gerao. A pele endurecida com aspecto de couro dobrava-se sobre uma caveira e os olhos ressequidos fitavam o recm-chegado, dando a impresso de que ainda o viam. Os dentes estavam mostra. Eram amarelentos e pareciam sorrir, quando na verdade no havia mais vida naquele corpo. Perish espantou-se porque um cadver mumificado resistira durante cinqenta mil anos, embora a sala no tivesse sido vedada. Uma brisa suave saa pelas grades de ventilao. Provavelmente se formava independentemente das instalaes tcnicas. Mas logo se lembrou de que na cidade subtritonense havia uma atmosfera artificial, uma atmosfera estril. Isso explicava a mumificao. Perish examinou a testa muito alta do cadver. Se a forma do crnio era um sinal do que havia nele, aquele lemurense devia ter sido um homem muito inteligente, talvez um cientista. Sem querer Perish tocou o brao esquerdo da mmia com o ombro. Houve um estrondo. O oxtornense sobressaltou-se e saltou para trs. No lugar em que ficava o brao esquerdo do cadver havia uma nuvem de p. Os tecidos mumificados tinham-se desmanchado ao contato.

De repente Perish Mokart encontrou o objeto que cara de dentro da mmia, causando o barulho que o deixara to assustado. Era uma esfera prateada brilhante do tamanho de uma ma!... O cosmohistrico abaixou-se e pegou cuidadosamente a esfera. Sentiu uma vibrao fraca que partia dela. A esfera era quente. Tinha mais ou menos a temperatura do sangue de um homem nascido na Terra. Perish viu uma fresta fina como um cabelo que surgira no lugar em que a esfera fora comprimida por um boto. O oxtornense ficou paralisado de susto. O boto certamente fora comprimido quando a esfera cara ao cho. Com cuidado, mas depressa, colocou o objeto sobre um quadro de comando. Depois virou-se abruptamente, saltou para a porta, subiu correndo a escada em caracol, atravessou a sala do alto da torre, saiu para a plataforma e correu para junto da membrana voadora. Colocou os cintos de sustentao com uma rapidez extrema, enfiou as mos nas alas e subiu da plataforma. Afastou-se apressadamente da torre, desceu sobre os edifcios e tratou de sobrevoar o mais depressa possvel grande nmero de edifcios e percorrer muitos quilmetros para afastar-se da torre e da bomba, cujo detonador-relgio vibrava... Avisou os amigos pelo rdio e pediu-lhes que se protegessem. Mas quando viu o planador abandonado junto entrada da cidade, encostado parede do edifcio, e notou que se afastara vrios quilmetros da torre sem que tivesse havido uma exploso, Perish acalmou-se. Talvez o objeto que segurara na mo nem fosse uma bomba. Encontrou o pai e os oito soldados do destacamento especial no poro do edifcio junto ao qual ficara estacionado o planador. Os homens fizeram inmeras perguntas, mas a primeira coisa que Perish fez foi examinar o teto e as paredes do poro. Certificou-se de que podiam resistir a uma exploso atmica que se verificasse a uns quatro quilmetros dali. S depois disso contou sua aventura. Provavelmente nem foi uma bomba concluiu. Mas acho que devemos ficar mais algum tempo aqui dentro. Quer seja uma bomba, quer no seja, voc agiu corretamente murmurou Cronot Mokart. Gostaria de saber que esfera esta caso no se trate de uma bomba observou Perish em tom pensativo. O senhor disse que a esfera vibra? perguntou o Capito Geraldi. Perish fez um gesto afirmativo. uma vibrao completamente silenciosa, capito. Foi... como direi?... foi que nem uma pulsao rpida... Perish interrompeu-se e respirou profundamente. Uma pulsao! Era isso mesmo! A esfera tinha vida e sua temperatura era igual de um terrano. Alm disso pulsava. E possui um boto para ser ligada completou Cronot em tom irnico. No venha me dizer que voc acredita que um ser vivo pode ser ligado e desligado que nem uma mquina. E se a gente puder ligar e desligar? Nesse caso uma mquina, meu filho. O resto, o calor, as vibraes, tudo isso pode ser produzido por uma mquina.

No demoraremos a descobrir observou Geraldi. O senhor um tipo muito esquentado! advertiu Cronot. O detonadorrelgio pode ter sido regulado tanto para trinta minutos como para vinte e quatro horas. Perish bateu com o punho direito na palma da mo esquerda. Portanto, indiferente que eu volte agora ou dentro de uma hora, Dad! Perish colocou o equipamento de vo sobre os ombros e caminhou em direo porta. Espere! gritou Cronot em tom enrgico. Voc fica! Se algum vai, sou eu. Sou um velho. No farei muita falta... Perish sorriu para o pai. a primeira vez que voc se considera velho. No, Dad, voc com seus sessenta e oito anos est na flor da idade. E h outro detalhe. Como pretende examinar a esfera? Cortando-a com uma arma trmica? Garanto que darei um jeito de abri-la. Perish sacudiu a cabea. Receio que, se for mesmo uma bomba, a maneira de abri-la uma das coisas mais importantes disse em tom srio. E neste ponto um antigo oficial especializado da USO sem dvida leva uma vantagem enorme sobre voc. No, Dad. Se algum for, sou eu. O rosto de Cronot Mokart assumiu uma expresso sombria. Teve vontade de sentir o quanto se sentira aflito h trs anos, quando recebera um hipergrama no qual lhe era comunicado que seu filho Perish sofrera ferimentos graves em ao. As pernas tinham sido despedaadas numa exploso e a cobertura craniana arrancada por um tiro energtico... Mas acabou engolindo a observao como j fizera antes. Est bem, filho. Mas tenha cuidado. Terei prometeu Perish. Irei com o senhor disse o capito. O General Ifros me enviou para proteglo. Portanto, no deve recusar minha oferta. Perish Mokart sorriu. OK, capito! Se assim, ajude-me a tirar o equipamento. Precisamos de um detector de raios gama, de um analisador de istopos e de um refletor de impulsos ultrasonoros. *** Foram torre no planador. A entrada principal estava envolta numa luz mortia, uma vez que os raios do sol eram filtrados por uma cobertura abobadada translcida. Por isso Perish Mokart s avistou os dois robs de combate quando o planador j estava parado. Soltou um palavro, empurrou a alavanca do acelerador e contornou o edifcio mais prximo. Perish parou. Admirou-se de no terem sido perseguidos pelos robs de combate. Voltarei sozinho disse. Irei com o senhor. Geraldi quis levantar, mas Perish empurrou-o para dentro da poltrona. Seu idiota! Acha que pode fazer alguma coisa contra dois robs de combate? No saia daqui, a no ser que oua tiros. Neste caso afaste-se o mais depressa possvel. E o senhor?... O oxtornense deu uma risada spera.

Sei lidar com robs. Nada me acontecer. Perish saltou do planador e correu junto parede de concreto de fibra de vidro sem fazer qualquer rudo. Em trs saltos percorreu os cerca de sessenta metros que o separavam da torre e encostou-se parede junto entrada. Continuou tudo quieto. Contornou cuidadosamente a cpula translcida que se erguia frente da entrada. Os dois robs de combate ainda estavam no mesmo lugar, parados que nem esttuas. Estavam com os braos armados abaixados e as clulas de viso... Perish Mokart sorriu. Ps a mo em concha frente dos lbios e gritou: Venha, capito. Est tudo bem. Por um instante reinou um silncio medonho. De repente ouviu-se o rudo de um gerador antigravitacional forado ao mximo e o planador desceu sobre o revestimento de plstico frente da entrada. O Capito Geraldi estava sentado ao volante, com a arma energtica levantada. Muito obrigado disse o oxtornense em tom spero. Guarde seu pau de fogo. Os robs foram desativados. Nunca bom arriscar respondeu o capito com um sorriso. Ouvi dizer que s vezes os robs so capazes de falar como gente. Perish bateu levemente no peito de um dos robs mas logo teve de segur-lo com ambas as mos, para evitar que a mquina de uma tonelada tombasse. Os velhos lemurenses ainda no conheciam o intercosmo, Geraldi. Logo, seus robs tambm no conheciam. Perish amarrou ao corpo a caixa pesada com o equipamento e dirigiu-se porta. Aqui tambm so escotilhas murmurou. Os lemurenses cuidaram muito bem da segurana da populao da cidade. Gostaria de saber por que acabou no dando certo. O oxtornense passou a mo nas partes da escotilha em que costumavam ficar as fechaduras trmicas. As duas metades abriram-se com um chiado quase imperceptvel. No gigantesco hall tambm havia uma luz suave. Era bem verdade que o oxtornense seria incapaz de dizer se esta no fora ligada automaticamente no momento em que a escotilha se abrira. As botas do Capito Geraldi batiam ruidosamente nos ladrilhos de fibra de vidro. O rosto do oxtornense crispou-se numa expresso contrariada. No poderia fazer um pouco menos de barulho, capito? No sei por que os astronautas terranos ainda fazem questo de usar essas botas militares. Botas militares?... perguntou Geraldi. Por qu? Perish Mokart fez um gesto de pouco-caso. Deixe para l. Na Academia da USO costumvamos escarnecer dos costumes medievais dos terranos. Veja minhas botas! So de tercoplstico impregnadas de CF com solas de biossinttico. No pesam mais de cem gramas, peso terrano. o material que a USO costuma fornecer aos seus homens. Pensei que se tivesse desligado da USO h trs anos.

Qualquer capito da reserva leva para casa o equipamento completo, capito. Isto para o caso de precisarem dele em algum lugar no qual no possa contar com suprimentos das bases da USO. Perish ficou parado junto ao tubo duplo do elevador antigravitacional. Gostaria que pudssemos ativar isso... Para um oxtornense duzentos metros no so nada ironizou Geraldi. No estou preocupado com a subida, mas com a descida ponderou Perish. possvel que tenhamos de descer s pressas. Um tanto pensativo, foi at a abertura atrs da qual comeava a escada de emergncia. Vamos dar uma olhada no subsolo. Pelo que estou informado, a tecnologia lemurense adotava o mesmo princpio do suprimento independente de energia que adotado pelos terranos. Portanto, deve haver um gerador no edifcio. No se esquea de que estamos num simples ncleo de fugitivos objetou Geraldi, mas nem ele mesmo se convenceu com o argumento. Ficara muito impressionado com a perfeio tcnica das instalaes da cidade subtritonense. O capito seguiu o oxtornense o mais depressa que pde. Mas Perish j chegara ao subsolo. A usina geradora ficava uns cinqenta metros abaixo do cho da caverna. A julgar pelos detalhes visveis, tratava-se de uma usina compacta de fuso cataltica, de um tipo que os cientistas terranos ainda no conheciam, ao menos em dimenses to reduzidas. O comando robotizado explicou Perish. Parece que o gerador acionado de vez em quando, para carregar as clulas de armazenamento. Isso facilitar nossa tarefa. No precisamos dar partida nos reatores. Depois de tanto tempo isso seria um tanto arriscado. Perish moveu resolutamente a chave do comando robotizado. Olhou para o capito com um sorriso tranqilizador no rosto. Em seguida testou o comando manual. Depois que compreendeu o esquema de controle, elevou cuidadosamente a temperatura de funcionamento e a injeo de massa cataltica. Em seguida aumentou o suprimento de hidrognio at que a marca amarela que assinalava o desempenho mnimo fosse ultrapassada. Ouviu-se um zumbido atrs das paredes de ao molecularmente condensado, atrs das quais ficava o conjunto de fuso nuclear. Mas por enquanto s fora injetada uma nvoa muito fina de tomos de hidrognio nas cmaras de reao. Enquanto no fosse aumentado o suprimento de vapor catalisador, no haveria nenhum processo de fuso nuclear. Finalmente uma placa luminosa verde acendeu-se, mostrando que as clulas de armazenagem tinham acumulado um volume de energia suficiente para o funcionamento contnuo dos projetores de conteno. Perish Mokart aumentou a potncia.

O zumbido transformou-se num rudo ensurdecedor. As energias de um sol em miniatura tentavam abrir passagem fora, mas enquanto isso supriam de eletricidade o campo energtico que evitava que isso acontecesse. O oxtornense moveu a chave que identificara como sendo o comando que fazia a ligao dos centros de consumo. No mesmo instante mais de cem placas luminosas verdes acenderam-se no painel. Pronto! disse Perish Mokart. O capito enxugou a testa. Se ficar mais algum tempo com o senhor, morrerei dez anos antes do tempo exclamou. Mokart deu uma risada. Teve vontade de bater amistosamente no ombro do oficial, mas antes disso lembrou-se das foras tremendas que possua. Vamos! gritou, com um p na escada de emergncia. Vamos ver no que deu nosso trabalho. Assim que chegaram ao hall, viram que o elevador antigravitacional estava funcionando. Os tubos estavam bem iluminados. Levaram trinta segundos para chegar sala que ficava embaixo da ponta da torre. A esfera continuava no mesmo lugar em que Perish a deixara. O oxtornense pegou-a e pesou-a na mo. Continua igual cochichou. Perish desamarrou a bolsa de equipamentos e tirou o detector de raios gama. S costumamos usar isto para examinar as caractersticas de construes e materiais antigos explicou. Mas se o material de revestimento desta esfera no deixar passar as radiaes, logo saberemos o que h dentro dela. Preparou o exame da esfera com movimentos rotineiros. Os raios gama muito duros mostrariam no analisador de que camadas e de que materiais era formada a esfera. O oxtornense ligou o detector. No mesmo instante uma lngua de fogo de um metro subiu da clula de armazenamento de energia. Houve um estouro que fez tilintar as telas de imagem da galeria panormica. Perish Mokart fitou a esfera com uma expresso de perplexidade. Continuava exatamente na mesma. Que foi isso? perguntou o Capito Geraldi. No sei. O fusvel de tantlio e irdio do cabo de energia queimou. No fao idia de como isso aconteceu. Perish afastou as peas do detector de raios gama. No tenho fusvel de reserva. Teremos de usar o ultra-som. Perish montou o aparelho e colocou a esfera no recipiente cheio de um lquido no qual ela ficaria suspensa. Em seguida fez sinal para que o capito recuasse at a escada de emergncia. Finalmente ligou o detector de ultra-som e olhou ansiosamente para a tela do projetor. Nos primeiros instantes no aconteceu nada. Apenas uma mancha circular com um brilho metlico apareceu na tela, com uma massa pulsante que apresentava manchas escuras. De repente o oxtornense estremeceu. Um rudo suave encheu a sala. At parecia a corda de uma harpa sendo tocada.

O som aumentou, voltou a diminuir e novos sons misturaram-se melodia fantstica. Perish Mokart esperou mais algum tempo antes de desligar o detector de ultra-som. No mesmo instante os sons estranhos desapareceram. O oxtornense arrancou as placas de registro e examinou-as com os olhos semicerrados. S deu pela presena do capito quando um hlito quente atingiu seu rosto. Perish, que estivera agachado, levantou abruptamente e virou-se. Pedi que sasse, capito! Geraldi sorriu embaraado. Achei que suas costas largas me protegiam, Mr. Mokart. Pelo menos desta vez no queimou nenhum fusvel. Que msica esquisita foi essa? O cosmohistrico deu de ombros. Estou muito mais interessado nas fotografias. Veja esta superfcie metlica circular. Deve ser o revestimento da esfera. Atravs dele v-se uma coisa parecida com uma aglomerao esfrica de uvas. Conhece a fruta? O capito parecia ofendido. Faa-me o favor! Em minha ptria... Perdo. Esqueci. Mas vale a pena dar uma olhada. O Capito Geraldi pegou a placa e franziu a testa enquanto olhava para ela. Isto me faz lembrar minhas aulas de biologia... Est brincando! De forma alguma. Parece uma blstula sob o microscpio eletrnico, Mr. Mokart. Perish segurou a esfera. Ficou pensativo. Sabe l o que devemos concluir se sua suposio for correta? Esta coisa tem vida. No gosta de raios gama, mas tem uma predileo toda especial pelo ultra-som. Que loucura! respondeu o Capito Geraldi em tom spero. Perish Mokart abriu a boca para dar uma resposta, mas no teve tempo. De repente a torre parecia balanar. Alguns vidros estalaram. Os dois homens viram a mmia encolher-se, enquanto a mo direita empurrava a chave vermelha. No mesmo instante as telas de imagem acenderam-se. O Capito Geraldi soltou um grito de pavor...

3
O uivo intermitente dos alarmes interrompeu violentamente o sono de Ilja Malume. Levantou atordoado, saltou do leito primitivo da sala de prontido e saiu cambaleando para junto do intercomunicador. Bateu violentamente com o punho negro na tecla de acionamento. No mesmo instante Ilja Malume acordou de vez. A imagem tridimensional do rosto largo do Marechal-de-Estado Bell apareceu na tela de imagem. Se o substituto de Perry Rhodan em pessoa entrara em ao, a catstrofe devia ser iminente. Ligao simultnea de hipercomunicador da Crest IV com todas as estaes retransmissoras e centros de rdio da frota metropolitana rangeu a voz mecnica de um rob. Transmisso coletiva do Marechal-de-Estado Bell a todos os contingentes da frota operando entre as rbitas de Marte e Pluto. O Tenente-Coronel Malume fechou o traje espacial quando a voz do rob ainda estava soando. Mas deixou o capacete aberto. Reginald Bell ergueu a mo. Parecia que seus olhos encaravam o oficial de frente. Era uma iluso. Naquele momento todos os comandantes de flotilha veriam a mesma imagem e teriam a mesma impresso. Operao Optimum! disse o Marechal-de-Estado com a voz controlada. Old Man comeou a deslocar-se h um minuto. A rota que segue o levar para dentro do Sistema Solar. Parece que o destino a Terra. Os grupos de caas espaciais sairo imediatamente e seguiro para o destino segundo o esquema operacional Optimum E. Os grupos combatentes da frota formaro uma frente de bloqueio mvel segundo o mesmo esquema. O objetivo dos grupos de caas consistir em lanar ataques macios contra os dolans que eventualmente sarem de Old Man. Os grupos de naves de guerra lhes daro apoio, mantendo ocupadas as unidades inimigas. Espero que cada soldado da Frota d o mximo de si. A Terra e o destino da Humanidade esto em jogo. No se pode cogitar da capitulao. Defrontamo-nos com um inimigo que no est disposto a negociar. s. Reginald Bell fez continncia. Ilja Malume viu que o rosto do Marechal-de-Estado tremia. Parecia que o substituto de Rhodan sabia perfeitamente que a ordem que acabara de dar representava a morte de milhares de homens corajosos. Ilja tambm fez continncia, embora ningum pudesse v-lo. A Terra pode confiar em ns disse com a voz rouca de to nervoso que estava. A tela apagou-se. O Tenente-Coronel Malume fez uma ligao com as salas de prontido de seu pessoal. Fixou a decolagem para X menos cinco minutos. Em seguida pegou o cinto e saiu correndo. Uma esteira rolante transportou-o pelos cem metros que o separavam do hangar em que estava guardado seu aparelho. Do outro lado veio correndo Teddy Jones, seu navegador e observador. Os dois homens cumprimentaram-se com um gesto ligeiro enquanto saltavam para dentro da cabine de seu caa-mosquito e atavam os cintos de segurana. O pessoal do hangar j pusera a funcionar em ponto morto o reator dos propulsores.

Ilja pegou o microfone do telecomunicador. Ao mesmo tempo levantou o brao, o que era um sinal para o pessoal do hangar pr em movimento o jato-mosquito. Enquanto a larga fita articulada se movimentava aos solavancos e a marca vermelha da eclusa se aproximava, Ilja Malume ia recebendo os avisos dos comandantes de grupo que anunciavam estarem prontos para entrar em ao. Enquanto isso transmitia o mesmo aviso em voz baixa ao comandante da nave em que estava baseado seu jato. Comandante de esquadrilha do 22o Destacamento. Decolaremos em X menos sessenta segundos. Contagem regressiva iniciada. s. Roger! respondeu a voz do comandante. Boa sorte, Malume. Desligo. Ilja sorriu ligeiramente. Obrigado. Desligo. Deixou que o microfone voltasse posio original e agarrou o manche de direo. Olhou ligeiramente para os lados e viu que em toda parte os caas-mosquito do 22 o Destacamento Reforado de Caas-Mosquito da Frota Metropolitana entravam nos tubos das eclusas de catapultamento. Eram 130 vespas espaciais agressivas, que poderiam acabar at mesmo com um gigante do porte de um supercouraado. Tomara que tambm conseguissem acabar com as terrveis figuras conhecidas como dolans!... Ilja dobrou o capacete pressurizado para a frente, enquanto a escotilha da eclusa se abria frente de seu aparelho. A cobertura da carlinga j se fechara. Os microfones externos transmitiram os uivos e estrondos do ar escapando. Numa decolagem-relmpago no havia tempo de bombear a atmosfera dos tubos-eclusa de volta para a nave. Uma luz de alerta vermelha acendeu-se sobre a escotilha externa. Pronto para decolar! gritou Ilja Malume para dentro do microfone. De repente um buraco escuro surgiu no lugar em que pouco antes houvera a escotilha externa fracamente iluminada. E o jato-mosquito do tenente-coronel entrou em alta velocidade nesse buraco escuro... *** Ilja Malume ainda se encontrava a dois milhes de quilmetros quando distinguiu a olho nu a roda de fogo ofuscante que o grupo de naves inimigas empurrava sua frente. Soubera, graas s mensagens transmitidas pelas naves solares envolvidas no combate, que Old Man, um gigantesco rob semi-esfrico com duzentos quilmetros de dimetro na base, fizera sair e lanara no combate cerca de quinze mil supercouraados. A maior fora combatente jamais criada por terranos estava empenhada na destruio dos prprios terranos. Era dirigida por hipnocristais microscpicos e controlada pelos misteriosos condicionados em segundo grau, que eram os gigantescos policiais do tempo, muito parecidos com os halutenses, que queriam punir a Humanidade pelo fato de uma de suas espaonaves ter sorrido h tempos, contra a vontade, um deslocamento no tempo... Ilja Malume pegou o microfone do hipercomunicador. Sabia que os caas-mosquito no teriam a menor chance de atravessar a roda de fogo dos supercouraados. Comodoro aos pilotos do 22o Destacamento. Entrar em formao de leque e passar por cima do fogo de barragem inimigo a uma distncia mxima de segurana. Siga as coordenadas verde delta, psilone trinta e trs graus, quatro minutos, zero segundos!

Ilja puxou o manche para junto do corpo e observou a roda de fogo, enquanto esta parecia cair abaixo da proa de um caa espacial. Empurrou resolutamente o manche de direo para a posio mxima. O Tenente Teddy Jones transmitia em voz calma as coordenadas da rota, que mudavam constantemente. De vez em quando o Tenente-Coronel Malume via os lampejos distantes dos caas vizinhos. Mas os lampejos ficavam cada vez mais fracos, medida que os aparelhos se afastavam. De repente Teddy Jones soltou um grito. Alarmado, Ilja inclinou-se sobre a subtela. Viu alguns sis artificiais que acabavam de surgir embaixo de seu caa. s vezes os redemoinhos energticos causados pela exploso dos projteis de converso pareciam flores exticas abrindo-se numa profuso de cores. Qualquer caa-mosquito que entrasse mesmo na zona perifrica da rea abrangida pela exploso se volatilizaria imediatamente. Felizmente os tiros inimigos ainda estavam muito distantes. No representavam qualquer perigo para os caas espaciais. Mas nos lugares em que se encontravam as espaonaves da Frota Solar se formavam constantemente bolas de fogo branco-azuladas em expanso, que irradiavam sua energia para o espao infinito. Eram naves de guerra terranas atingidas pelos projteis conversores. Ilja Malume cerrou os dentes. O flanar de naves de Old Man prosseguia inabalvel e atrs dele Old Man penetrava cada vez mais profundamente no Sistema Solar, protegido por um campo hiperenergtico verde que cintilava que nem uma gigantesca bolha de sabo. O comodoro deixou que o rastreador de freqncia percorresse a escala. As vozes de comando misturavam-se aos pedidos de socorro vindos de naves destroadas deriva. De vez em quando uma voz parava de repente, mas s vezes ainda gritava o pavor que sentia... A imagem produzida pelo conjunto das mensagens de rdio fez com que Malume tremesse de raiva e medo. Parecia que ningum seria capaz de resistir a esta tremenda concentrao de foras. A Frota Solar limitava-se a travar encarniados combates durante a retirada, combates estes que s lhe rendiam perdas em suas fileiras. Ilja sentiu que o medo de morrer diminura, sendo substitudo aos poucos pela preocupao que lhe inspirava o destino da Terra. A deciso de infligir perdas ao inimigo implacvel, custasse o que custasse, era cada vez mais forte. Faltam dois minutos para atingirmos o ponto de concentrao, senhor! informou Teddy Jones. Ilja puxou a alavanca do acelerador, obrigou o caa espacial a descrever uma curva ampla e reduziu a velocidade usando os propulsores de proa. Em seguida voltou a ligar o hipercomunicador na freqncia de sua esquadrilha. Falta pouco, rapazes! gritou para dentro do microfone embutido no capacete. Os pilotos responderam com gritos de jbilo. Ilja Malume engoliu em seco. Vamos escolher um supercouraado ou um dolan disse em tom indiferente. No quero que ningum se sacrifique toa. Somente os combatentes vivos e os caas espaciais intatos podero ser teis Humanidade. Isto uma ordem. Desligo.

Ilja sentiu-se aliviado por ter dito isto. Talvez tivesse salve alguns dos seus homens. Mas era a nica coisa que podia fazer, a no ser que quisesse abandonar a luta antes que ela comeasse. Faltam trinta segundos para... principiou o Tenente Jones. Ilja voltou o rosto, espantado porque o navegador se interrompera abruptamente. O espao e a incredulidade estavam estampados no rosto de Teddy Jones. Que houve? gritou Ilja, nervoso. Esto se afastando! exclamou Jones, perplexo. Ilja Malume olhou para a tela dos rastreadores. A roda de fogo que girava embaixo deles estava quase apagada. Os rastreadores energticos mostraram que os supercouraados de Old Man prosseguiam num ngulo de noventa graus em relao rota que vinham seguindo e aceleravam depois de terem entrado em formao de cunha. Os supercouraados protegiam os flancos do rob gigante. Uma gritaria ensurdecedora saiu dos receptores do hiper-comunicador. Esto fugindo! Ns os expulsamos. Bell lhes mostrou uma coisa! Silncio! gritou Ilja Malume. Seus idiotas. O inimigo gozava de uma ntida superioridade. Deve estar tramando alguma coisa. A ponta da formao inimiga est entrando no espao linear! anunciou Teddy Jones com a voz se atropelando. A Terra est fora de perigo. Cale a boca! gritou Ilja, irritado, para em seguida pigarrear. Desculpe, Teddy! Ilja olhou para o manche de direo, indeciso, para em seguida dizer em voz baixa: Tente calcular para onde os levar a rota que seguem, Teddy. Quero saber que diabo eles pretendem fazer. Depois disso deu ordem para que os pilotos de sua esquadrilha adaptassem sua rota do grupo inimigo e acelerassem. O Tenente Jones voltou a falar dentro de menos de um minuto. Old Man segue em direo a Netuno, senhor! O resto da frota tambm est entrando no espao linear. Ilja segurou firmemente o manche de direo e cerrou os dentes. Ps-se a refletir por um instante para em seguida ordenar em tom resoluto: A esquadrilha entrar no espao linear sem sair da formao. Segue em direo a Netuno. Tentem sair exatamente entre o planeta e a posio atual da lua Triton. Desligo. Ainda ficou pensando se deveria informar o comandante da nave em que estava baseada sua esquadrilha sobre seu plano, mas os pilotos dos caas informaram que os aparelhos estavam preparados para iniciar a manobra linear. O comandante deu uma risada silenciosa enquanto batia na tecla que ativava o kalup. As estrelas desapareceram para reaparecer dali a pouco. A primeira coisa que Malume ouviu foram as vozes dos comandantes, que informaram terem alcanado as coordenadas fixadas. De repente uma gigantesca espaonave apareceu pequena distncia. O campo hiperenergtico brilhava que nem uma tocha acesa. Ilja viu pelas informaes que sua esquadrilha sara por acaso numa posio de ataque favorvel em relao ao gigante espacial sado de Old Man. Preparar para o combate! gritou. A onda de emoes varreu suas angstias: Avante!

O gigante esfrico foi entrando aos poucos na ponta da mira embutida no visor reflex. A nica arma do jato-mosquito era o canho conversor rigidamente montado na proa. Por isso o piloto era obrigado a movimentar a nave para fazer pontaria. O trao vermelho da telemetria foi-se aproximando da marcao de fogo amarela. Ilja colocou o dedo no boto acionador do canho, embutido na ponta do manche de direo. agora! Ilja ainda chegou a ver as flores brilhantes da exploso do projtil conversor abrindo-se junto ao inimigo. Depois disso o mundo desapareceu num inferno de fogo branco-azulado. Quando recuperou os sentidos, o cosmos parecia executar uma dana louca. A superfcie vermelho-incandescente de um astro aparecia constantemente entre as estrelas que pareciam girar, e cada vez que isso acontecia, essa superfcie aumentava mais um pouco. O receptor do hipercomunicador transmitiu vozes confusas. O Tenente-Coronel Malume fez um grande esforo para virar a cabea. Quando olhou para trs, levou um grande susto. A popa de seu caa espacial desaparecera juntamente com a cabine em que se encontrava Teddy Jones. A parede separatria fechara-se automaticamente, para evitar a despressurizao instantnea da cabine do piloto. Mas naquela situao isso s representava um adiamento do que estava para vir. Era estranho, mas o comodoro no pensava em outra coisa que no fosse o destino que tivera Teddy Jones. Tentou convencer-se de que seu subordinado e companheiro poderia estar vivo como ele, mas teve plena conscincia de que era seu subconsciente que se recusava a aceitar logo a verdade. Levou algum tempo para voltar a pensar em si mesmo. Ao que parecia, sua esquadrilha voara bem para dentro do fogo defensivo do supercouraado e fora dizimada. O aparelho do comodoro provavelmente s fora atingido pela rea perifrica de uma exploso. O calor fora tamanho que derretera a popa do caa. estranho que o hipercomunicador no esteja funcionando!, pensou Ilja. Girou o boto de sincronizao na intensidade mxima. A tela iluminou-se por um instante. Parecia que a energia dos geradores de emergncia j estava diminuindo. Ilja Malume mal conseguiu ouvir uma voz nos fones de ouvido. ...j no existe a menor dvida de que Old Man e sua frota est atacando as duas luas de Netuno... Era a voz de Reginald Bell! ...destrudas. Todos os contingentes da Frota Solar recuaro para as coordenadas estabelecidas no plano Quo Vadis, onde ficaro concentrados. Chamando nave Prometeu! Ainda estamos sem notcias sobre o 22o Destacamento. Peo informaes urgentes... A voz diminuiu e deixou de ser ouvida. O receptor ficou em silncio. Ilja Malume riu amargurado. O Marechal-de-Estado Bell aguardaria em vo notcias sobre o 22o Destacamento de Caas-Mosquito. Parecia que nenhum caa espacial escapara ao fogo inimigo. O tenente-coronel manteve os olhos vidrados fixados na parte dianteira da carlinga. De repente estremeceu. O astro que vira no saa mais de seu campo de viso. S balanava ligeiramente. O jato destroado se estabilizara.

Isto significava que se precipitava sobre o astro! De repente Ilja teve uma esperana. Talvez conseguisse pousar so e salvo no astro, usando os retropropulsores de seu traje espacial e o gerador antigravitacional. Mas neste instante viu um lampejo na superfcie vermelho-brilhante. L embaixo estava sendo travado um combate. Com isso as chances de descer superfcie com vida diminuam bastante. Mas apesar disso a mo de Ilja apalpou o boto do ejetor do assento. Apertou o boto vermelho. A atmosfera escapou com um estalo, enquanto a cobertura da cabine era arremessada para longe. Ilja Malume sentiu o corpo ser comprimido de encontro poltrona anatmica. Os destroos de seu caa-mosquito desapareceram. Mexeu automaticamente nos controles que normalmente garantiriam um pouso macio no satlite de Netuno. O objeto que parecia vir ao seu encontro em velocidade alucinante s podia ser a lua Triton. Ilja cerrou os dentes. A vontade de viver era cada vez mais forte. Mas o acaso desempenharia um papel muito importante importante demais...

4
O filme certamente era transmitido por intermdio de uma sonda espacial. S assim se explicava que Perish Mokart e o Capito Arturo Geraldi pudessem testemunhar a exploso de Nereide enquanto se encontravam na cidade subtritonense. Nereide, a segunda lua do planeta gigante Netuno... O satlite-ano de 395 quilmetros de dimetro desmanchou-se na fornalha das exploses dos projteis conversores juntamente com a guarnio de duzentos e cinqenta homens da base ali instalada. O oxtornense lembrava-se perfeitamente das informaes sobre Nereide, que lhe tinham sido fornecidas pelo Governador van Geldern quando chegaram a Triton. A guarnio da base lunar comandada pelo Major Tcho Lin era formada por soldados especializados. Sua tarefa consistia em controlar a partir de um centro de comando algumas centenas de plataformas conversoras do sistema defensivo solar, e se necessrio manej-las. Mas no poderiam fazer mais nada disso. Old Man golpeara impiedosamente. Neste instante uma bolha energtica verde-cintilante apareceu na tela. Era o campo defensivo hiperenergtico de uma belonave inimiga de grande porte. De repente a tela escureceu. A sonda robotizada deixara de existir. Triton voltou a ser sacudido. O Capito Geraldi cerrou os punhos frente do peito. J destruram Nereide. Agora nossa vez! Neste instante ouviu-se o estrondo de um edifcio desmoronando. Perish Mokart abanou a cabea. A pontaria muito precisa. Acho que s esto pondo fora de ao os fortes instalados na superfcie. Geraldi quis dar uma resposta, mas um terrvel rangido abafou suas palavras. Triton sacudiu-se como se tivesse vida. Quando o barulho diminuiu, o capito fitou as outras telas com o rosto muito plido. Foram disparos de canhes intermitentes, Mokart. uma arma contra a qual no existe defesa, Vamos aguardar! respondeu Perish, tranqilo. Parece que querem conquistar Triton. Isso nos d mais uma chance. O capito tambm olhou para as telas restantes. O quadro com que se deparou quase fez congelar o sangue em suas veias. Ao que parecia, a sala instalada na torre s servia para observar a superfcie de Triton sem ser visto. Naturalmente houvera sondas espaciais, conforme se deduzia das oito telas escuras. Na opinio do oxtornense, estas sondas de transmisso de imagem tinham sido destrudas, com exceo de uma, pelos abalos estruturais resultantes do aparecimento de Old Man e dos quinze mil supercouraados baseados nele. A transmisso de som e imagem de Triton e do labirinto de cavernas que ficava embaixo das montanhas Scrap funcionava com uma nitidez macabra.

A cidade propriamente dita fora abandonada. Suas cpulas s abrigavam edifcios e ruas vazias. Os volumes de bagagem atirados fora mostravam que a populao sara s pressas. Em compensao havia uma tremenda aglomerao nas gigantescas cavernas embaixo das montanhas Scrap. Os habitantes de Tritona mostraram-se disciplinados, mas de vez em quando ouvia-se uma mulher soltando gritos histricos ou um homem chamando seus familiares. As vozes enrgicas dos soldados espaciais se faziam ouvir constantemente, fazendo com que o fluxo dos fugitivos no se interrompesse. O alarme deve ter sido dado na cidade pouco antes da nossa chegada disse Geraldi com a voz embaraada. Acho que no perdemos nada respondeu o cosmo histrico. De qualquer maneira, parece que os fugitivos esto em relativa segurana embaixo das montanhas. Receio que esteja formando um quadro muito otimista da situao disse Geraldi com a voz tensa. Em seguida apontou para outra tela. Perish Mokart olhou na direo indicada. Viu um trecho da superfcie acidentada de Triton. Havia uma sombra gigantesca suspensa sobre o quadro, encobrindo parcialmente a luz avermelhada de Netuno. uma das plataformas-hangar de Old Man cochichou o oxtornense. O que isso? gritou o capito, puxando violentamente o brao de Mokart. Perish viu em outra tela uma esfera negra de uns cem metros de dimetro; A esfera passou embaixo da plataforma-hangar do rob gigante e seguiu em direo ao topo achatado de um morro. Distinguia-se vagamente uma grande aglomerao de robs de combate. Os lampejos dos tiros energticos iluminavam a tela. Eram robs lutando com robs. Old Man acaba de soltar seus robs de guerra afirmou Arturo Geraldi, amargurado. Dizem que h centenas de milhares deles a bordo do rob gigante. Acontece que nossos robs de combate so melhores retrucou Perish. Parece que esto rechaando o inimigo. O capito soltou um grito de raiva impotente. Resignado, Perish Mokart fechou os olhos. O dolan seguiu em direo aos robs terranos e dali a pouco no sobrou nada deles, alm de uma nuvem de p que desceu abruptamente, j que no havia nenhuma atmosfera capaz de amortecer a queda. Monstros! esbravejou Geraldi. Dizem que so seres feitos em retorta, verdadeiras espaonaves vivas tripuladas por um nico homem. Geraldi soltou uma risada histrica. O que foi que eu disse? Um homem?... So monstros. Fique calmo disse o oxtornense. At mesmo um monstro tem seus pontos fracos. J conseguimos destruir um dolan. No est lembrado? Muito bem retrucou o Capito Geraldi zangado. Os monstros levaram algum tempo para digerir o golpe. Mas l esto eles de novo. Devem ter tramado um plano diablico enquanto estavam em segurana alm da rbita de Pluto. Desta vez no conseguiremos derrubar nenhum deles, oxtornense. Preste ateno! Mas Perish no ouvia mais o que o capito dizia. Estava sentado numa poltrona em concha, com a cabea apoiada nas mos, numa atitude pensativa. A misteriosa esfera encontrava-se sobre seus joelhos...

Mais uma vez Perish Mokart teve a impresso de que ouvira os acordes suaves de uma harpa. Mas eu seu subconsciente surgiu uma resistncia fraca. Por que somente ele reagia aos sons vibrantes, e o capito no?... Mas os tons da harpa elia invisvel formaram uma melodia de sons harmnicos, reprimindo as resistncias que surgiam no subconsciente. As recordaes foram retiradas da memria, formando conceitos no muito claros... Perish teve a impresso de que levitava sobre a gigantesca caverna. Embaixo dele as baterias de desintegradores faziam seu trabalho, e os raios trmicos bem abertos alisavam a rocha. Mquinas estranhas rolavam pelo cho. At pareciam surios antediluvianos. Foram deixando para trs estradas, pontes e alicerces completos. Outras mquinas vieram atrs das primeiras, completando o trabalho. Aos poucos o gigantesco pavilho foi-se esvaziando. S ficou uma figura solitria, a figura de um ser humano. Caminhava entre os edifcios vazios, atravessou um portal e subiu por um tubo de elevador iluminado. Einaklos, o arquiteto e dono da cidade lemurense! Bem em cima, no pavilho da viso, Einaklos passou a aguardar aqueles que nunca viriam. Enquanto esperava, esperava e caminhava entre o pavilho e o laboratrio, outra obra foi tomando corpo. Einaklos era o senhor do tempo! Einaklos o arquiteto morreu, mas Einaklos o senhor do tempo continuou vivo. Dormiu durante cinqenta mil anos. Quando a mo do morto o soltou, acordou para uma nova atividade... *** Uma dor lancinante arrancou Perish Mokart dos sonhos. Abriu os olhos e levantou o brao, ao ver que seu pai estava tomando impulso para outro golpe. Graas a Deus! exclamou Cronot Mokart. J pensava que tivesse enlouquecido. Ficou horrvel com os olhos vidrados... Por que no parava de resmungar alguma coisa a respeito de um tal de Einaklos? Perish esfregou as faces, que ainda ardiam por causa das bofetadas que o pai lhe dera. Einaklos?... Sorriu ligeiramente e olhou assustado para a esfera. E Einaklos, o senhor do tempo. O queixo de Cronot comeou a tremer. O qu?... . No compreendo, Perish. Trate de controlar-se, rapaz. Cronot procurou alguma coisa em que segurar-se quando um novo tremor sacudiu a lua. A torre balanava que nem um mastro batido pelo vento. A esfera retirada do cadver do lemurense rolou tilintando pelo console e bateu na grade de um microfone. Perish pegou-a. No sei se estou sofrendo alucinaes, pai. Mas, se estou em condies normais, esta esfera contm os dados armazenados na mente de Einaklos, o lemurense que mandou construir esta cidade. Cronot segurou o filho pelos ombros e girou-o para ver seus olhos. Dali a pouco soltou-o e respirou aliviado. Voc no poderia estar mais normal do que est, Perish. Ningum melhor que eu para saber, pois conheo-o muito bem.

Cronot tirou cuidadosamente a esfera da mo do filho, contemplou-a com uma expresso estranha e encostou-a ao ouvido. Deve ser o objeto que voc acreditava ser uma bomba... Perish confirmou com um gesto. Em seguida apontou para os discos de registro jogados ao acaso. Foram gravados com o detector de ultra-som. Cronot Mokart examinou cuidadosamente os discos. Uma estrutura orgnica parecida com uma blstula, do tamanho de um punho de criana, protegida por uma camada de metal, cuja composio e caractersticas provavelmente so parecidas com as do nosso terconite... Cronot olhou atentamente para o filho. Acha mesmo que pode conhecer o ser pelo aspecto? Perish no pde deixar de rir. uma pergunta tpica sua, Dad. Daqui a pouco voc exigir as provas. No fuja ao assunto, Perish! Est bem! Perish Mokart recostou-se. O... bem... o objeto capaz de emitir sons audveis e inaudveis. Talvez no me tenha exprimido bem. claro que no se trata de sons no sentido literal da palavra. antes uma forma de transmisso espiritual de percepes acsticas. Uma espcie de telepatia? perguntou Cronot em tom irnico. No sou nenhum especialista em cincias ocultas para poder dar uma resposta concreta, Dad. S sei que as percepes acsticas provocaram certas imagens em meu crebro. Presenciei a construo do ncleo dos fugitivos lemurenses, vi o arquiteto recolher-se ao pavilho de observao, esperando em vo pelos fugitivos da Terra. E vi-o cultivar a blstula no laboratrio. Perish passou a mo pelos olhos num gesto distrado. Vi Einaklos morrer, e percebi quando sua mente se apoderou completamente do organismo sem alma existente nesta esfera. Fiquei sabendo que Einaklos e esta esfera passou a ser Einaklos, menos quanto ao organismo mortal dormiu durante cinqenta mil anos terranos. S acordou quando toquei na mmia daquilo que era Einaklos, e a esfera caiu ao cho. Cronot sentou-se no console de comando e encheu o cachimbo. Fez questo de demorar bastante. Os homens que se encontravam no pavilho no tomaram conhecimento dos novos abalos e do estrondo dos edifcios desmoronando. Estavam perplexos com aquilo que o oxtornense acabara de contar. Dali a alguns minutos Cronot acendeu o cachimbo, soprou algumas baforadas de fumaa azulada contra as telas de imagem e comeou a falar em voz baixa. Resolvi acreditar no que voc disse, Perish, embora a experincia colhida durante a vida de um velho se recuse a aceitar o fato de que a mente de um ser humano ainda possa continuar ativa cinqenta mil anos depois de sua morte. No se esquea de Old Man, senhor! pediu Arturo Geraldi. A mente do Capito Rog Fanther e de seus companheiros continuou a existir pelo mesmo tempo. Ali o caso diferente objetou Cronot Mokart. Os crebros desses homens continuam a viver num lquido que prove tudo de que precisam. Em outras palavras, seus corpos s morreram em parte. O setor em que estava sediada a mente continuou a viver. J aqui se afirma que a mente de um ser humano foi transferida de um crebro moribundo

a uma estrutura biolgica cultivada parecida com uma blstula. Alm disso, ao que tudo indica, esta esfera no tem a menor possibilidade de alimentar o que h dentro dela. De que vive mesmo a blstula? No sei confessou Perish. Quando chegar a hora, Einaklos me dir. Ele mesmo no precisa de alimento, pois todo esprito. Perish deu de ombros. ao menos o que imagino. uma loucura! resmungou Cronot. O que pretende fazer com esta esfera ou seja, com o tal do Einaklos? Pretendo guard-la. Dad, voc ainda no compreendeu que a maior descoberta que j fizemos em nossa vida de cosmohistricos? Cronot confirmou a contragosto. Parece que tambm ser a ltima acrescentou laconicamente. Mais um abalo sacudiu a torre. Rachaduras formaram-se no teto do pavilho. *** Perish e Cronot Mokart sobressaltaram-se ao verem o Capito Geraldi passar correndo pela porta do laboratrio e parar sua frente, mostrando-se muito nervoso. Que houve? perguntou Cronot, colocando cuidadosamente seu exsicador sobre a mesa. O oficial estava ofegante. Finalmente comeou a falar. O Marechal-de-Estado deu ordem ao general para que suspendesse o fogo e entregasse Triton ao inimigo. Como soube? perguntou Perish. Geraldi sorriu embaraado. Um dos meus especialistas andou mexendo no sistema de transmisso de imagem. De repente o quartel-general de emergncia do General Ifros apareceu em uma das telas. Entendemos cada palavra que ele trocou com os oficiais de seu estado-maior e vimos quando recebeu a mensagem de hiper-rdio decifrada expedida por Bell. Vamos dar uma olhada! exclamou Perish Mokart. Em seguida tirou as luvas de plstico, atirou para longe o jaleco de laboratrio e passou correndo por Geraldi, em direo ao elevador. Seu pai seguiu-o um pouco mais devagar, acompanhado pelo capito, que continuava nervoso. Quando atingiram o pavilho da torre, encontraram-no vazio. O general saiu h poucos instantes informou um soldado. Esperaremos respondeu Perish. Em seguida examinou atentamente o soldado. Tratava-se de um homem alto, de cabea estreita, testa alta, olhos cor de gua e cabelos curtos. O senhor andou... andou mexendo nos controles? O soldado acenou calmamente com a cabea, como se aquilo fosse a coisa mais natural deste mundo. Qual seu nome? Ljassew, senhor. Reginald Ljassew. Perish sorriu. Ser que a mania de chamar os filhos de Reginald ainda no terminou? Um em cada dez meninos do Imprio recebe o nome Reginald, e um em cada cinco se chama Atlan. Mas parece que por enquanto pouca gente se arrisca a usar o nome Perry, no mesmo? Eu no diria isso, senhor respondeu Ljassew, indiferente. Dizem que h algum tempo uma certa Mrs. Rhodan deu a seu filho o nome de Perry...

Alguns dos soldados que se encontravam mais prximos soltaram uma estrondosa gargalhada. Muito engraado, amigo. O senhor formado em alguma coisa? Em tcnica de ultra-rdio, senhor. Ah, ento isso! Neste caso sua ao arbitrria fica perdoada. especialista no assunto. Meus parabns pelo excelente trabalho. Espero que os policiais do tempo possam usar minha capacidade respondeu Reginald Ljassew. Por qu? O Marechal-de-Estado no deu ordem para que Triton capitulasse?... Neste momento a conversa foi interrompida. A imagem do General Moshe Ifros apareceu na tela. Havia trs oficiais superiores perto do comandante militar da primeira lua de Netuno. Estavam com o rosto muito srio, mas pareciam controlados. O General Ifros sentou frente de seu telecomunicador. Tratava-se de um aparelho grande, que devia ter uma potncia considervel. Um dos oficiais ligou o telecomunicador. Oficiais e soldados, cidados de Triton principiou o general. Diante da superioridade esmagadora do inimigo, o Marechal-de-Estado Bell deu ordem para que Triton capitulasse. Depois de discutir ligeiramente o assunto com meu estado-maior, cheguei concluso de que no tenho alternativa seno obedecer ordem do substituto do Administrador-Geral. Por isso comuniquei-me com o inimigo pelo hipercomunicador para oferecer a rendio incondicional e instru o centro de comando de robs a destruir seus robs de combate. As instalaes militares que podem tornar-se importantes para o inimigo tambm foram destrudas. Moshe Ifros fez uma pausa e puxou nervosamente a manga do uniforme. Por favor, no percam a calma e mantenham a disciplina. No se deixem arrastar a aes irrefletidas, para evitar maior derramamento de sangue. Infelizmente j perdemos dezessete homens, que tombaram ao defender o abrigo de entrada A-3. Daqui... O General Ifros teve de fazer um esforo para controlar a emoo. Daqui em diante serei apenas seu companheiro de infortnio. Foi a ltima ordem que dei. Desligo. Moshe Ifros desligou abruptamente. *** E ns...? perguntou o Capito Arturo Geraldi, esticando as palavras. Perish Mokart virou o rosto e olhou nos olhos do oficial. Acho que faremos aquilo que considerarmos certo. O rosto moreno de Geraldi abriu-se num largo sorriso. Muito obrigado, Mr. Mokart. O senhor acaba de tirar um grande peso de cima de mim. Perish exibiu um sorriso malicioso. Como pode ter tanta certeza? Bem. Na verdade, nem chegamos a receber a ordem. Perish deu uma risada spera. Podemos encarar a coisa assim, caro capito. S espero que se d conta de que nenhum de ns pode livrar o outro do peso da deciso. De repente os outros soldados protestaram em altas vozes, obrigando Perish Mokart a gritar o mais que pde para ser ouvido.

Por favor, acalmem-se! disse assim que pde falar tranqilamente. Encarou os soldados um por um. Vamos agir corretamente. Quem no quiser tomar conhecimento da ordem do General Ifros... Perish abanou a cabea num gesto de reprovao ao ver todos levantarem os braos ao mesmo tempo. O entusiasmo no pode fazer mal a ningum disse em tom gelado. Mas acho que no presente caso o raciocnio lgico vale mais. possvel que a deciso que tomarmos neste instante represente uma deciso sobre a vida e a morte nossa vida e morte. Um grupo que continua a lutar depois que o comando supremo deu ordem de capitulao deixa de ser uma tropa regular. Se nos pegarem, seremos sumariamente executados. Mas se obedecermos ordem do General Ifros, teremos boas chances de sobrevivncia como prisioneiros de guerra. No quero saber de nenhuma chance! exclamou um dos soldados. Perish interrompeu com um gesto enrgico as manifestaes de solidariedade. Pensem no que acabo de dizer. E no se esqueam de que se no capitularmos teremos de lutar. Sugiro que o assunto seja posto em votao dentro de trinta minutos acrescentou Cronot Mokart. Posto em votao? resmungou o Capito Geraldi. Para um soldado a ordem de seu superior quanto basta. Para um soldado repetiu Perish. Acontece que, se resolvermos continuar, no passaremos de guerrilheiros. A deciso ter de ser tomada por maioria de votos. As ordens dos superiores s prevalecero naquilo que disser respeito ao cumprimento do que tiver sido decidido. Perish virou-se abruptamente e voltou a examinar as imagens projetadas nas telas panormicas. Uma transmisso feita da superfcie mostrou novamente uma das plataformas de Old Man, alm de milhares de robs de combate descendo sobre um campo antigravitacional. Uma vez no cho, entraram em forma nos abrigos mais ou menos danificados que protegiam as entradas. Em toda parte viam-se os destroos de seus colegas e dos robs de combate terranos, alguns dos quais tinham tombado em combate, enquanto os outros haviam sido destrudos pelo centro de controle de robs para no poderem ser usados pelo inimigo. Em outras telas viam-se soldados terranos desarmados e grupos de civis sendo brutalmente tangidos atravs dos corredores pelos robs de combate inimigos, para serem trancados em silos e abrigos vazios. Nenhum tiro estava sendo disparado. Por que os civis no foram retirados em tempo? perguntou Cronot em tom amargo. Afinal, l em cima no faltam transmissores. Bastaria ajust-los para as estaes receptoras instaladas em Marte ou em algumas naves cargueiras e eles estariam livres. Teoricamente seria possvel respondeu Perish em voz baixa. Mas pelo que estou informado sobre os campos defensivos dos dolans, estes teriam perturbado a transmisso. Poderia haver terrveis acidentes. Sempre os dolans! indignou-se Cronot. Afinal, quem so eles? De onde vieram e quem os jogou contra ns? Perish Mokart fitou o pai com uma expresso pensativa.

Suponhamos que conhecssemos a resposta a essas perguntas. Acha que nesse caso os dolans ainda poderiam tornar-se perigosos para ns? Perry Rhodan extirparia o mal pela raiz, usando os mtodos j consagrados. Perry Rhodan... disse Cronot pensativo. Qual mesmo sua opinio a respeito das notcias que recebemos da Terra? Certa vez at se chegou a ter a impresso de que alguns dos soldados que servem em Triton iriam amotinar-se por se julgarem enganados. Acha mesmo que o tal do Croton Manor inventou tudo que disse? Era um tipo confuso, mas sabia raciocinar. Perry Rhodan est vivo disse Perish em tom resoluto. Em seguida saiu caminhando calmamente para a entrada do elevador antigravitacional. Vou dar mais uma olhada no laboratrio. Quer ir comigo? Cronot fez um gesto afirmativo. Achava que o filho queria falar a ss com ele. Uma vez no laboratrio, sentaram em cima da mesa. Ento?... perguntou Cronot. Como oficial especializado da USO voc deve ter uma noo mais precisa sobre os procedimentos adotados pelo governo do Imprio... Perish olhou para as pontas das botas. Ouvi dizer que o Administrador-Geral possui um ssia, um homem que de fora igual a ele e sabe imitar seu modo de falar, seus gestos e hbitos. Perish pigarreou. Mas dali evidentemente no se pode concluir que o homem que apareceu perante o Conselho dos Administradores e Croton Manor tenha sido o tal do ssia. bem possvel que tenha sido o prprio Perry Rhodan. Quer dizer que no podemos excluir a possibilidade de Rhodan estar morto? Segundo as leis da probabilidade, um homem que sempre se expe nos combates deve ser morto um dia, mesmo que graas ao ativador de clulas possua o dom da imortalidade respondeu Perish hesitante. No h dvida de que houve uma catstrofe na grande nuvem de Magalhes, seno Old Man e os dolans no teriam chegado ao Sistema Solar. Logo, possvel que Perry Rhodan esteja morto se bem que eu espero que no. Seria uma coisa horrvel para a humanidade. Voc est preocupado com os movimentos que visam autonomia dos mundos coloniais, no mesmo? Perish Mokart confirmou com um gesto. a velha histria, Dad. No incio os colonos ficam satisfeitos com o apoio que recebem da metrpole. Mais tarde, quando tm motivo para orgulhar-se de suas realizaes e depois que se passaram algumas geraes, eles se perguntam por que a grande poltica da Galxia conduzida a partir da Terra, ainda mais que todo o poder parece estar concentrado nas mos de uma nica pessoa. A basta que a administrao planetria seja assumida pelos homens errados, para que tenha incio a atividade subversiva. Cada qual quer mais poder que os outros e todos se unem para investir contra a posio do mais poderoso de todos. Felizmente o desenvolvimento econmico dos ltimos trinta anos serviu para melhorar um pouco o ambiente, mas tenho certeza de que atrs dos rostos sinceros de alguns administradores se esconde uma enorme sede de poder. No dia em que Perry Rhodan, que um smbolo para o Imprio e as grandes massas, no estiver mais por a, os lobos se precipitaro sobre a presa. Quer dizer que, mesmo que o Administrador-Geral esteja morto, deve-se criar a impresso de que ainda est vivo?... Isso mesmo.

Cronot Mokart cuspiu de raiva. Quer dizer que a humanidade ainda no evoluiu bastante. Perish sacudiu a cabea, muito srio. possvel que cada indivduo tenha evoludo no sentido literal da palavra, Dad. Mas como pode ele distinguir entre a mentira e a verdade, se alguns chefes criminosos s contam aquilo que lhes convm? Cronot levantou-se. Foram palavras sbias, meu filho. Mas vamos subir para fazer a votao. Pelo menos por aqui lidamos com homens sinceros. *** O Capito Geraldi e seus subordinados no tinham mudado de opinio. E nem mudaram quando os dois oxtornenses os informaram de que pretendiam fazer uma incurso na superfcie do planeta, assim que o ambiente ficasse mais calmo. Tero uma surpresa quando de repente aparecermos no meio deles! regozijouse Arturo Geraldi. Sugiro que faamos explodir seus veculos de carga. Perish Mokart sorriu maliciosamente. No devemos esquecer que na superfcie de Triton no existe ar, capito. Alm disso pretendemos fazer uma coisa diferente. Bem diferente. Parecia que os soldados sentiam que iriam ouvir uma revelao da maior importncia. Olharam ansiosamente para o oxtornense. Que tal perguntou Perish, falando bem devagar , se seqestrssemos um dos vigilantes de vibraes...? Um dolan? perguntou um dos soldados, assustado. Bobagem! advertiu o Capito Geraldi. O que iramos fazer com uma espaonave viva? Mr. Mokart refere-se aos condicionados em segundo grau. Um desses monstros? perguntou Reginald Ljassew. Isso mesmo retrucou Perish. Os soldados pareciam embaraados. Como faramos isso? perguntou o capito, cabisbaixo. Se dissesse que vamos matar um dos condicionados em segundo grau, eu compreenderia. Mas seqestrlo!... Esses monstros so mais fortes que os halutenses. At so mais fortes que um oxtornense respondeu Perish Mokart em tom srio. Mas no so to fortes como dois oxtornenses e oito terranos juntos. E, o que principal, nem desconfiam de nossos planos observou Cronot. Quando comearem a desconfiar ser tarde. Cronot olhou para o filho com uma expresso animadora. Pode comear, reservista da USO! Afinal, especialista nestas coisas. Perish no ligou para a brincadeira. Era verdade que possua muita experincia nestas coisas. Mas justamente por isso sabia melhor que seu pai que a ao planejada no passava de uma operao suicida. E deixou isso bem claro ao explicar o plano. Mas os soldados sentiam-se to fascinados que nem enxergavam o reverso da medalha. Esperaram que o silncio voltasse a reinar nas cavernas que ficavam embaixo das montanhas Scrap. Alguns at conseguiram dormir. Perish Mokart foi um deles. Quando servia na USO acostumara-se a aproveitar as pausas para recarregar a bateria, conforme se costumava dizer na gria da USO. Pouco lhe importava em que lugar dormisse. Podia ser numa cama de campanha, num confortvel leito pneumtico ou sobre a rocha dura.

O pai acordou-o. Reuniram sua escassa bagagem. Perish Mokart enfiou a esfera na qual estava guardada a mente ativa de Einaklos em um dos grandes bolsos de seu cinto. Em seguida deixou que o campo antigravitacional do elevador o levasse ao pavimento trreo. Os soldados comprimiram-se no planador. Os dois oxtornenses dispensaram o uso do veculo. No haveria lugar para eles, e alm disso no se importavam em andar alguns quilmetros. Para surpresa de Perish, o pai deu uma volta. Perguntou qual era o motivo, mas Cronot Mokart limitou-se a exibir um sorriso malicioso. Acho que ambos devemos estar informados disse. Perish no conseguiu arrancar mais nada do pai. O planador atingiu um edifcio esfrico. Cronot dirigiu-se entrada. Perish foi atrs dele. Estava curioso para saber o que o pai pretendia mostrar-lhe. Viu assim que passaram pela escotilha. Um transmissor!... cochichou Perish, incrdulo. E por que no? retrucou Cronot irnico. Voc sabe que os antigos lemurenses conheciam e dominavam perfeitamente o princpio da transmisso da matria. Mas logo aqui! Perish Mokart aproximou-se e examinou os plos energticos com um interesse cientfico. Tal qual o pai, era tcnico em ultra-energia, alm de cosmohistrico. Teve o cuidado de no ultrapassar o crculo vermelho de alerta. Parece que est funcionando murmurou em tom pensativo. Se est! disse o pai com um sorriso. Parece que ainda no conhece o relatrio do grupo de pesquisadores que descobriu a cidade. Este grupo testou o transmissor. Cronot dirigiu-se ao pequeno console de comando, de aspecto insignificante, que ficava do outro lado da sala. No faa isso, Dad! advertiu Perish. Cronot deixou cair a mo sobre uma placa de comando vermelho-brilhante. Perish recuou assustado ao ver o arco do transmissor se formar zumbindo e crepitando. As colunas de energia emitiam um brilho branco-azulado e entre elas se abria a boca imaginria do hiperespao. Contato! gritou Cronot. Perish aproximou-se desconfiado e olhou para o console. A placa brilhava num tom verde, o que era uma prova de que a estao receptora estava preparada para funcionar. Para onde...? gaguejou Perish. Onde ir parar aquele que puser os ps entre os arcos do transmissor? O pai fitou-o com uma expresso sria e desligou o transmissor. Ningum sabe, meu filho. E nunca saberemos, a no ser que faamos a experincia.

5
O Capito Geraldi engoliu em seco quando a proa do submarino levantou, saindo em ngulo agudo sobre a superfcie do lago inferior. Economizamos mais cinqenta solares para o trem suburbano murmurou Reginald Ljassew. Perish Mokart aumentou a potncia do propulsor. O rugido do reator de fuso abafou os outros rudos. Tem certeza de que no existe... outro caminho para cima? perguntou o capito em tom de dvida. Tenho certeza absoluta retrucou Perish. Para cima s se vai subindo. Mas em geral as coisas acabam caindo novamente para baixo observou Ljassew. Perish virou o rosto para ele e disse: Se continuar assim, ainda acabar sendo um tipo bem cnico, Bell... perdo, Ljassew. Reginald Ljassew ficou vermelho. Seus companheiros soltaram uma gargalhada sem graa, porque no tinham entendido a piada. At que enfim! gemeu Geraldi quando o submarino entrou no tnel. Temos de dar um jeito de livrar-nos dos robs de combate inimigos raciocinou Cronot Mokart. Mas o vigilante de vibraes no deve perder nossa pista. Hum! Como mesmo, senhor? perguntou Arturo Geraldi. Mas lgico prosseguiu Cronot. Ele nos descobre e tenta prender-nos. So dez terranos pequenos, dos quais ele pode esmagar cinco em cada mo... No compreendo protestou Geraldi. Reginald Ljassew ps-se a assobiar a melodia da cano infantil que fala sobre dez negrinhos. Ele no tem medo prosseguiu Cronot no seu solilquio. E no se preocupa com o que esteja acontecendo atrs dele. Senhor! exclamou o capito, indignado. Imagino do que est falando, mas no compreendo uma palavra. Pois ento no se meta retrucou Cronot, e virou o rosto para a tela do radar. gua, s gua! Gostaria de saber como pde surgir gua em estado lquido numa lua sem atmosfera e distante do Sol. a primeira pergunta sensata que o senhor faz respondeu Cronot Mokart. Como sabemos, a gua um composto qumico formado pelos elementos hidrognio e oxignio, sendo que cada tomo de oxignio se liga a dois tomos de hidrognio. Se no me engano, o resultado conhecido como H2O. Mas como...? principiou Geraldi de novo. uma pergunta ainda mais sensata disse Cronot. As medies feitas com o contador Geiger mostraram que no centro de Triton existe um ncleo radioativo muito forte. Acontece que a emanao de energia trmica resultante da transformao da substncia radiativa no corresponde ao volume dos raios gama. Dali s se pode tirar uma concluso lgica. Os antigos lemurenses transformaram o ncleo natural da lua de

Netuno num elemento artificial, que com o processo de transformao gera volumes elevados de energia trmica, mas de outro lado tem vida to longa que as emisses radiativas no representam qualquer perigo para a vida orgnica. Quod erot demonstrandum. O que se queria demonstrar! corrigiu o capito. Palavras... Espere a, caro capito interrompeu Cronot Mokart em tom irnico. Fiz a prova atravs da interpretao das medies realizadas pelo primeiro grupo de pesquisadores e as que fiz hoje. Mas se julgarem necessrio podem perfeitamente fazer uma visita pessoal ao ncleo radiativo. Mas bom que depois disso no se aproximem de qualquer ser vivo. O Capito Geraldi apertou os lbios, contrariado, mas permaneceu calado at que a proa do submarino entrasse no lago superior. Perish desligou o propulsor e Cronot fez sair o periscpio. Examinou cuidadosamente os arredores atravs do filtro infravermelho. Nada! disse finalmente. Parece que os robs inimigos no se interessam pelo lago. Talvez estejam com medo de pegar ferrugem murmurou Ljassew. Cuide do leme, Dad pediu Perish. Subirei torre do canho. Se ainda aparecer algum... O pai confirmou com um aceno de cabea. Perish Mokart saiu da sala de comando e dirigiu-se cpula blindada giratria que ficava no tero anterior do submarino. Quando o barco mergulhou, Perish fez sair a cpula e mandou descobrir as lminas transparentes que a vedavam hermeticamente. O lana-foguetes girou de um lado para outro. As pontas vermelhas dos projteis explosivos ficaram ameaadoramente apontadas para a entrada da caverna. Depois de algum tempo Cronot suspendeu o alarme. Resultado dos rastreadores de radar negativo. O submarino seguiu lentamente e quase sem nenhum rudo para o ponto de atracao. A supertartaruga na qual tinham vindo continuava no mesmo lugar, o que era mais uma prova de que nenhum rob inimigo chegara l. Certamente os homens que montavam guarda l em cima baixaram a placa de camuflagem antes de serem feitos prisioneiros. Placa de camuflagem?... perguntou Cronot. No sei o que vem a ser isso. Geraldi sorriu. No seria bom se soubesse tudo, senhor. A placa de camuflagem uma instalao dos lemurenses. Uma das fresas que abria tneis bateu nela ao abrir outra galeria. A mquina parou imediatamente e os tcnicos conseguiram tirar a placa intacta. Se no fosse essa coincidncia, nunca se teria descoberto o segredo de Triton. Os velhos lemurenses sempre serviram para alguma coisa observou Perish e disps-se a subir pela escada que dava para a torre. Os homens desembarcaram, levando somente a bagagem indispensvel, uma vez que pretendiam voltar em breve. O submarino ficou atracado, preparado para partir a qualquer momento. Dali a quinze minutos o veculo de esteiras saiu sacolejando. Dali em diante os homens ficaram em silncio. Diante do perigo mortal do qual se aproximavam, qualquer palestra se tornaria banal.

*** a porta disse o Capito Geraldi. Perish Mokart freou a supertartaruga e fez recuar a cpula transparente da cabine. Examinou espantado a parede de rocha ligeiramente abaulada que fechava o tnel. Se no tivesse certeza de estarmos no tnel certo, seria capaz de acreditar que entramos numa galeria sem sada. Arturo Geraldi esfregou as mos. Que coisa louca, no mesmo? Um excelente disfarce. Hum! fez Perish, pensativo. Por que aplicaram a camuflagem tambm do lado de dentro? Bastaria camuflar o lado de fora para evitar que o acesso fosse descoberto. O capito fitou-o com uma expresso de perplexidade. verdade. Nem pensei nisso. Pois est na hora de pensar. No acredito que os lemurenses tenham instalado uma dupla camuflagem sem terem um motivo para isso. Geraldi passou as mos pela barba negra que comeava a formar-se no queixo. Em seguida olhou para trs, desconfiado. Perish sorriu. Vejo que chegou mesma concluso que eu. O capito fez um gesto afirmativo. Os lemurenses certamente esperavam que o acesso sua cidade pudesse ser aberto por acaso em outros lugares alm da entrada principal. Por isso existem outras placas de camuflagem atrs das paredes dos tneis. Placas estas que podem ser baixadas quando isso se torne necessrio completou o oxtornense. S me admiro de que isso no tenha sido feito... O Capito Geraldi riu. Parecia inseguro. Tive uma idia... Diga logo! Os tcnicos que descobriram a placa de camuflagem junto entrada tambm encontraram o mecanismo que a abria. Felizmente foram bastante inteligentes para no fazerem experincias. Recorreram ao centro de computao para encontrar um meio de acionar o mecanismo sem correr qualquer risco. Perish assobiou entre os dentes. O centro de computao?... Tive uma idia!... Qual foi? Perish fez um gesto de pouco-caso. Isto pode ficar para mais tarde. Voltemos ao seu raciocnio. Quer dizer que os tcnicos usaram o nico meio acertado de abrir o mecanismo. J estou compreendendo. Os anteparos de camuflagem so controlados e acionados por um mecanismo positrnico. Sempre que uma parede de tnel aberta fora ou algum abre a passagem contrariando as regras, as placas de camuflagem caem em toda parte, fechando as passagens. Desta forma diminui bastante a possibilidade de alguma pessoa no autorizada descobrir o caminho que leva ao lago superior. Ainda bem que esses tcnicos usaram a cabea, seno talvez ainda teriam sido acionados outros mecanismos defensivos. Perish olhou fixamente para a parede de rocha, que parecia verdadeira. Espero que saiba como abrir isto, capito, se no estamos presos. Um sorriso de triunfo apareceu no rosto de Arturo Geraldi. O senhor est subestimando o General Ifros, Mr. Mokart. Ele me deu instrues detalhadas antes de destacar-me para lhes dar cobertura.

Geraldi passou para o lado de fora da cabine e teria escorregado pela parede lisa da tartaruga, se o oxtornense no o segurasse no ltimo instante. Cuidado, meu chapa! alertou Perish Mokart. Ainda precisaremos do senhor. Para dizer a verdade, no sei o que faramos sem sua ajuda. Perish ajudou o capito a descer, e este saiu caminhando de peito estufado para a placa de camuflagem. Perish acompanhou-o com os olhos, sorrindo. Arturo Geraldi ficou parado do lado esquerdo da placa. Abaixou-se e passou os dedos em certo lugar da parede rochosa entrecortada. Perish Mokart respirava fortemente. Como cosmohistrico tivera acesso aos dados que a tripulao da Crest trouxera no incio do sculo passado. A parte da rocha pela qual Geraldi passava os dedos tinha exatamente a forma do antigo continente de Lemria, tal qual era h cerca de cinqenta mil anos do calendrio terrano. surpreendentemente simples murmurou. Como? perguntou o capito, enquanto se virava e, sem querer, apoiou-se na parede. De repente cambaleou. A placa de camuflagem desapareceu com um ligeiro zumbido no teto do tnel, e o Capito Geraldi caiu de costas na galeria ao lado. Os outros homens tambm j tinham descido do veculo. Riram gostosamente do infortnio que atingira seu superior, mas calaram-se diante de um gesto enrgico de Perish. Daqui em diante teremos de fazer o menos possvel de barulho disse o oxtornense. O inimigo s dever descobrir-nos quando isso combinar com nosso plano. Aonde vamos mesmo? perguntou o Capito Geraldi, que j conseguira levantar e estava limpando a poeira do uniforme. Para l! disse Ljassew apontando com o dedo em direo ao labirinto que ficava sob as montanhas de Scrap. O oxtornense no lhe deu ateno. O capito h pouco me deu uma idia. Prestem ateno. Esperou que os companheiros formassem um semicrculo em torno dele. Temos de partir do pressuposto de que os vigilantes de vibraes so seres extremamente inteligentes. Conquistaram uma base inimiga e preparam-se para a partir dela lanar a expedio punitiva contra a Terra. Se assim, o que dever interess-los mais? Devem estar interessados principalmente em descobrir um meio de atravessar o cinturo das plataformas equipadas com canhes conversores disse o Capito Geraldi. Isso uma das coisas respondeu Perish. Mas no fundo o sistema de canhes conversores est to espalhado pelo Sistema Solar que eles no precisam preocupar-se muito com ele. Os condicionados em segundo grau perderam um dos seus disse Cronot Mokart calmamente. Dessa forma viram-se confrontados com a idia de que a humanidade um inimigo especial, que no pode ser subestimado. Se estivesse no seu lugar, tentaria descobrir mais alguma coisa sobre as atitudes mentais dos seres humanos. Quer dizer que os prisioneiros sero interrogados respondeu Reginald Ljassew prontamente.

Sem dvida retrucou Cronot. Mas dificilmente se contentaro com o resultado do interrogatrio, uma vez que as declaraes dos prisioneiros fatalmente sero marcadas por caractersticas individuais. Os condicionados em segundo grau precisam de uma viso ampla e abrangente, que compreenda a maneira de pensar de toda a humanidade em conjunto. S mesmo um crebro robotizado no tem sentimentos retrucou Arturo Geraldi em tom spero. isso mesmo confirmou Perish Mokart. No fundo o senhor sempre tem a idia certa, s que no percebe. Quer dizer que os vigilantes de vibraes consultaro um crebro positrnico, para obter resultados que no estejam sujeitos a tendncias emocionais nem sofram a influncia das caractersticas individuais. Quer dizer que devemos dirigir-nos ao centro de computao de Tritona. Tomara que o general no tenha mandado destru-lo objetou Cronot. O Capito Geraldi deu de ombros. Isso no est previsto no plano Delta. Se o General Ifros no se afastou das instrues, s os fatos que tm alguma importncia militar foram retirados dos bancos de memria alm dos dados relativos converso da matria, naturalmente. Tomara disse Perish. Faa o favor de escolher dois homens que fiquem perto do veculo atrs da placa de camuflagem fechada, naturalmente. O capito escolheu dois soldados. Depois voltou a dirigir-se ao oxtornense. Quer que avisem se notarem algo de suspeito? Acho que isso no vai acontecer retrucou Perish. S quero que eles cuidem para que ningum entre no tnel vindo do outro lado. Se isso acontecer, naturalmente tero de avisar-nos pelo telecomunicador. Tomara que a mensagem de telecomunicador chegue at onde estivermos respondeu Geraldi com o rosto preocupado. Precisaramos de um hipercomunicador. Acontece que no temos disse Perish Mokart. De repente sorriu. O senhor acaba de me dar mais uma idia, capito... Qual ? perguntou Geraldi. Perish fez um gesto de pouco-caso. Deixemos para depois. Peguem as armas que esto na tartaruga e venham comigo. *** Aser Kin apoiou-se nos curtos braos corredores e fitou o controle de entrada do computador positrnico com os trs olhos vermelhos brilhantes. Este brinquedo mais uma prova de que esses terranos so mesmo dbeis e insignificantes disse em voz alta. Para mim eles so um mistrio retrucou Tro Khon, que estava de p frente da parede de controle do centro de computao positrnica. A cabea semi-esfrica tocava no teto de quatro metros de altura. Se examinarmos isoladamente um indivduo dessa raa, s podemos chegar concluso de que estes seres de vida curta praticamente no podem oferecer qualquer resistncia contra ns. Alm de fisicamente dbeis, tm a mente especializada demais. Isto me faz lembrar Camaron Olek, que escolhi como primeiro executor encarregado da cosmonutica. um cosmonauta genial, mas em muitas outras reas constitui um fracasso total. Acontece que os terranos destruram um dos nossos disse Aser Kin em tom pensativo.

Lembrou-se do terrvel incidente que se verificara na grande nuvem de Magalhes, e que quase enlouquecera seus executores. O maior perigo dos terranos o fato de eles usarem indivduos com capacidades extra-sensoriais alm dos povos auxiliares. Um dos dois seres que entraram h algum tempo em meu dolan no era um terrano. At parecia um animal, mas adotava um comportamento ttico muito inteligente. bem verdade que se meus executores no tivessem falhado os dois seres no me teriam escapado. De repente Tro Khon olhou para seu comunicador. Tratava-se de uma figura enorme presa ao pulso de seu brao de ao esquerdo. Meu analista me chama disse. O dolan precisa de alimento. Quer dar licena por um instante, Kin? Naturalmente respondeu Aser Kin. Saberei arranjar-me sozinho. Afinal, os computadores positrnicos terranos no so to complicados. Tro Khon soltou uma estrondosa gargalhada, deixou-se cair sobre os braos corredores e saiu s pressas. Aser Kin voltou a dedicar sua ateno ao setor de entrada do computador positrnico. Depois de algum tempo um rob interrompeu suas reflexes. Olhou zangado para a mquina que lembrava os terranos, uma vez que pertencia a Old Man. Que houve? O rob fez continncia conforme estabelecia sua programao bsica. Senhor! Detectamos alguns terranos que queriam entrar em contato pelo rdio com o antigo comandante militar desta base. Pelo rdio? gritou Aser Kin, nervoso. No tiraram os rdios dos terranos? O rob no se abalou com a exaltao demonstrada por seu dono atual. Tiramos, sim, senhor. Mas parece que os terranos que acabamos de detectar estavam escondidos. No se encontram entre os prisioneiros. Pois ento prendam-nos! ordenou Kin em tom sarcstico. Sim, senhor. O rob voltou a fazer continncia e retirou-se do centro de computao estalando os ps. Aser Kin logo esqueceu o incidente. No estava interessado em alguns soldados terranos perdidos. Queria informaes sobre a mentalidade dos terranos. Mas dali a meia hora recebeu um chamado pelo rdio que fez com que se esquecesse dessa inteno. Virou-se abruptamente e entrou berrando no sistema de corredores... *** O general no responde disse o Capito Geraldi. Perish Mokart riu baixo. Acreditava mesmo que ele iria responder, capito? Afinal, um prisioneiro, e no costume deixar aparelhos de comunicao em poder de um prisioneiro. O importante que os robs ou os vigilantes de vibraes recebam o chamado. Arturo Geraldi deu de ombros e voltou a inclinar-se sobre o telecomunicador porttil. Capito Geraldi falando! Chamo o General Ifros. Por favor, responda, General Ifros. Fomos esquecidos. Repito. Fomos esquecidos.

Reginald Ljassew sorriu ironicamente. Os esquecidos de Triton! At daria um bom ttulo para um filme. Cale a boca! gritou Geraldi. O que importa para ns que a transmisso leve os condicionados em segundo grau a acreditarem que um grupo de combatentes perdido tenta estabelecer contato s escondidas com o antigo comandante supremo. De repente virou-se e apontou a arma para um vulto que vinha s pressas por um corredor secundrio. Mas logo baixou o cano da arma. Cronot Mokart apareceu e colocou no cho um aparelho do tamanho de uma mala. Pelo tipo das antenas via-se que se tratava de um hiper-rdio porttil. Que tal, Perish? perguntou ao filho. O alcance de quatrocentos anos-luz. Acho que para o que queremos basta. Perish Mokart confirmou com um gesto. Excelente, Dad. Viu robs por a? No. Se tivesse visto, provavelmente no estaria aqui. Cronot abriu a parte traseira do aparelho, tirou os largos cintos de plstico guardados numa gaveta estreita e prendeu-os nos suportes existentes na face externa. Em seguida colocou o aparelho nas costas. Pronto! Nossos amigos podem vir. Por enquanto no se nota nada disse Perish. Tente de novo, capito. O Capito Geraldi voltou a ligar o telecomunicador e recitou sua mensagem. De repente Perish colocou a mo sobre seu ombro. Desligo! Ouvi alguma coisa. Geraldi apertou apressadamente a tecla DESLIGA e levantou. Os homens prenderam a respirao. Ouviu-se o som de pisadas regulares, vindo no se sabia bem de onde do enorme labirinto de corredores. O rosto de Reginald Ljassew abriu-se num largo sorriso. So robs de combate! At parece que pensam que no temos ouvidos. Daqui a pouco o senhor no ter mesmo ameaou o capito e ps a mo no faco que trazia constantemente na bainha de couro natural, presa do lado direito de seu cinto. Perish Mokart checou as duas armas que encontrara enquanto ia ao labirinto de cavernas embaixo da superfcie de Tritona. Certamente tinham sido jogadas fora por um soldado. Tratava-se de um lana-foguetes parecido com uma bazuca, cuja munio tinha sido feita especialmente para lutar com os robs de combate. A outra arma era um fuzil energtico, que para o oxtornense era to leve que no passava de um brinquedo. Cronot colocou uma flecha na corda do arco. Nas pontas das flechas havia cargas atotrmicas. Espalhem-se pelas sadas dos corredores ordenou Perish. claro que ele assumiu o comando. O Capito Geraldi considerou a maior experincia de combate do oxtornense. Precisamos saber de onde vm os robs. Fiquem com os ouvidos atentos. Os soldados saram correndo. Dali a pouco Reginald Ljassew levantou o brao. Eles vm deste lado, senhor! OK respondeu Perish. Recuem para o cruzamento de onde sai um tnel que leva via de trfego mais intensa. L daro cobertura para todos os lados, evitando que algum nos ataque pelas costas.

E o senhor? perguntou o Capito Geraldi preocupado. O oxtornense deu uma risada bonachona. Saberemos arranjar-nos sozinhos. Alm disso os senhores no correm tanto como ns, e importante que levemos os robs para longe de seus colegas. Parecia que o capito no compreendera muito bem quais eram as intenes de Perish Mokart. Confirmou com um gesto e saiu com seus cinco soldados. Perish e Cronot Mokart entraram em posio de ambos os lados do tnel do qual deviam sair os robs. Por que abandonou nosso plano? cochichou Cronot. No iramos rechaar os robs daqui? o que faremos respondeu Perish contrariado. Mas se isso levar um dos vigilantes de vibraes a participar da luta, os outros estaro perdidos, Dad. No se esquea de que aqui embaixo no podemos usar projteis atoexplosivos. A presso da exploso faria desmoronar os corredores num raio de centenas de metros. Caso aparea um dos vigilantes, seremos obrigados a fugir. Mas Geraldi e seus companheiros no podem fazer isso. Quando descobrirem que voc os enganou de propsito, eles se sentiro ofendidos, Perish. O importante que ento ainda estejam vivos. Cuidado. Os passos esto chegando mais perto. Os oxtornenses comprimiram-se contra a parede, para evitar que fossem detectados pelos rgos de rastreamento altamente sensveis dos robs. Prenderam a respirao e esperaram que a ponta da coluna de robs chegasse perto do centro do corredor secundrio. Tornava-se mais fcil saber isso graas aos passos ruidosos das mquinas de guerra. Os dois tomaram impulso simultaneamente, giraram abruptamente e abriram fogo. Nem tentaram proteger-se. Ficaram na entrada do tnel, com as pernas afastadas. Os projteis minifoguetes foram saindo da bazuca um atrs do outro, chiando fortemente, enquanto Cronot Mokart atirava metade de suas flechas. A pouco menos de cinqenta metros do lugar em que se encontravam, o tnel transformou-se num inferno. Robs explodiam e um pedao do teto desmoronou, soterrando as mquinas de guerra que tentavam abrir passagem. Os minifoguetes entravam constantemente naquele inferno, pulverizando os destroos. Nenhum tiro chegou ao lugar em que estavam os oxtornenses. A surpresa fora completa. Perish colocou a mo no antebrao do pai, quando viu este apontar uma flecha para a carcaa trmula de um rob jogada frente dos destroos fumegantes. Espere! Largou a bazuca e correu para perto do rob destroado. Agitou triunfante a arma energtica superpesada da mquina e entregou-a ao pai. Por favor, Dad. Suas flechas no daro para toda a vida. Cronot sorriu agradecido e enfiou a arma pesada embaixo do cinto de seu uniforme. Neste instante os dois viraram-se abruptamente. As batidas regulares dos ps dos robs estavam saindo de outro corredor secundrio. Os oxtornenses resolveram experimentar de novo a ttica que j mostrara seu valor. Mas os robs de combate tinham aprendido com a derrota. Avanaram impetuosamente um por um pelo tnel, atirando com ambas as armas portteis que traziam consigo.

Cronot e Perish foram obrigados a atirar s cegas para dentro do corredor. Ao que parecia, o grupo era apenas uma retaguarda pouco numerosa do primeiro contingente. Quando o fogo cessou, s havia oito mquinas de guerra destrudas no cho. Em compensao soou de repente um terrvel berreiro vindo das profundezas do labirinto. Sem querer, Perish Mokart mordeu o lbio. um condicionado em segundo grau!... exclamou Cronot. *** Perish encostou aos lbios o aparelho que trazia no pulso. guia a falces! disse, recitando o cdigo de identificao. Voltem ao ninho! O drago est atacando. Falces guia! veio a resposta. Voaremos para o ninho. O que feito dos robs? Sucata! respondeu Perish laconicamente e desligou. Neste momento um gigante apareceu nas luzes do sistema de iluminao semidestrudo, nos fundos do tnel em que estavam jogados os oito robs destroados. Uma cabea semi-esfrica bem negra e quatro garras tambm negras saam de um conjunto-uniforme vermelho-vivo. Trs gigantescos olhos cor de rubi emitiam um brilho demonaco. O monstro escancarou a boca enorme, exibindo as fileiras de dentes apavorantes. De repente berrou zangado, deixou-se cair sobre os braos corredores e aproximou-se em alta velocidade. Perish e Cronot dispararam suas armas contra o vigilante de vibraes, mas nem os minifoguetes nem a arma energtica pesada de Cronot fizeram qualquer efeito. O gigante aproximava-se que nem um projtil. Para trs! gritou Perish. Puxou o pai pelo ombro e empurrou-o para o tnel pelo qual iriam fugir. O vigilante de vibraes alcanava a velocidade de cento e vinte quilmetros por hora. Acontece que os oxtornenses tambm eram capazes disso. Seus corpos estavam acostumados a uma gravitao mais forte e a constituio orgnica adaptara-se a esta condio. Alm disso Perish Mokart atirava constantemente no teto do tnel enquanto fugia. Toneladas de rocha caam no corredor, obrigando o perseguidor a reduzir a velocidade. Era uma cena fantstica, o condicionado em segundo grau correndo que nem um foguete pelos escombros. Mas nenhum dos dois pde apreciar o quadro. Tomara que os outros tenham uma boa dianteira! exclamou Perish ofegante. Virou-se enquanto corria e disparou dois tiros contra o teto do corredor. Mais uma vez se ouviu o terrvel rugido. Os escombros de rocha espalharam-se para os lados. A cabea negra do vigilante de vibraes apareceu, e em seguida todo o corpo. Os oxtornenses respiraram aliviados ao verem a entrada da parte lemurense do labirinto. No se via sinal do Capito Geraldi e de seus companheiros. Portanto, j se encontravam no interior da supertartaruga. Cronot atirou uma flecha contra o teto. A carga atotrmica derreteu a rocha. Uma torrente de lava incandescente envolveu o condicionado em segundo grau.

Mas o gigante limitou-se a proteger os olhos com a mo. Continuou correndo, enquanto blocos de lava endurecida se desprendiam de seu corpo, arrastando pedaos do conjunto-uniforme. Mas a carga adicional que teve de suportar atrapalhou-o a ponto de garantir uma boa dianteira aos oxtornenses. O Capito Geraldi acenou de dentro da cpula do veculo. Deixou-se cair pela portinhola de entrada ao ver os oxtornenses se aproximarem em alta velocidade da cabine do motorista. Perish Mokart segurou o manche de direo e empurrou a alavanca do acelerador para a posio mxima. A supertartaruga partiu sacolejando fortemente e com os motores uivando. Os soldados que se encontravam no compartimento de carga gritaram assustados. Mas no mesmo instante a placa de camuflagem baixou. Perish praguejou. Era s o que faltava! Se no conseguir remover o obstculo sozinho, ele mandar vir reforos. A, estamos perdidos. Perish freou instintivamente, mas o pai cutucou-o zangado. V embora, filho! No v o que aconteceu? O centro de comando do sistema de proteo do acesso entrou em ao. A cabea de Arturo Geraldi apareceu na portinhola. O que aconteceu? Cronot Mokart explicou. Tomara que as outras placas de camuflagem no... acrescentou. Interrompeuse e olhou para a frente, furioso. A est! A supertartaruga acabara de passar por uma curva. Perish freou com toda fora. A proa do veculo bateu com um estrondo na placa de camuflagem que baixara. Dali a um instante ouviram-se estrondos e rangidos no lugar de onde tinham vindo. Este cara est abrindo passagem! exclamou Perish. Em seguida arrancou o capito violentamente pela portinhola e colocou-o de p sobre a borda da cpula. Abra a placa! Depressa! O Capito Geraldi compreendeu que a desgraa no estava longe. Houve mais um estrondo, e o berreiro arrepiante do vigilante de vibraes se fez ouvir de novo, seguido do tamborilar surdo dos ps. Arturo Geraldi mexia nervosamente no mecanismo de abertura. Deve estar com tanta raiva que no consegue pensar mais cochichou Cronot. Seno nunca nos perseguiria sozinho.

Tanto melhor retrucou Perish e olhou para trs, nervoso. Tomara que consiga... Calou-se quando viu a placa desaparecer no teto. O Capito Geraldi deixou que os oxtornenses o ajudassem a entrar na tartaruga. Perish Mokart estava dando partida no veculo quando o vigilante de vibraes apareceu na curva do corredor. Cronot atirou uma flecha em sua direo. A haste espatifou-se de encontro ao corpo do gigante sem produzir qualquer efeito. A bola de fogo produzida pela carga atotrmica envolveu-o por um instante, mas logo ficou para trs. A segunda placa de camuflagem desceu bem sua frente. O vigilante de vibraes ainda conseguiu enfiar um dos braos de ao na fresta. Ele mesmo ficou do outro lado do obstculo. Mais depressa que isto no possvel disse Perish em tom spero. Esteja preparado, capito. Depois de uns dois quilmetros percorridos em velocidade alucinante, outra placa de camuflagem apareceu frente do veculo. Cronot Mokart agarrou o capito e saltou da cpula antes que a supertartaruga tivesse parado. J se ouvia novamente a gritaria furiosa do gigante, vinda de trs. Mas mais uma vez ainda conseguiram. A placa caiu e o corpo do condicionado em segundo grau bateu ruidosamente do outro lado. Desta vez temos de det-lo por mais algum tempo murmurou Cronot. Virou-se e girava o cano da arma energtica de um lado para outro, enquanto mantinha comprimido o boto acionador. O raio energtico aparentemente inofensivo abriu com sua tremenda energia trmica sulcos profundos no teto. Grandes blocos de pedra desprenderam-se e caram. O oxtornense atirou uma carga atotrmica em uma das frestas que se formara. O tnel desabou com um estrondo numa extenso de mais de dez metros. Cronot sorriu satisfeito enquanto voltava a olhar para a frente. Acho que assim teremos uma dianteira que nos permita chegar ao submarino. Nos oito quilmetros de tnel que ainda restavam no encontraram qualquer obstculo. Quando a ltima placa de camuflagem apareceu sua frente, o bramido do vigilante de vibraes vinha de bem longe. Praticamente conseguimos anunciou Perish Mokart. O Capito Arturo Geraldi deslizou pela parte externa do veculo e correu para junto da parede, a fim de acionar o mecanismo de abertura. Mas dali a um minuto a placa ainda estava no mesmo lugar. Que houve? gritou Perish. Levante logo essa droga. O Capito Geraldi virou-se com um ar deprimido. No consigo. O mecanismo deve ter um defeito. Para trs! ordenou Cronot. Vamos ver se conseguimos abrir passagem fora. No adianta respondeu Perish. L vem ele. A curva mais prxima do corredor ficava a uns quinhentos metros. O vulto gigantesco do condicionado em segundo grau aproximava-se que nem um projtil. Havia um brilho de dio nos trs olhos enormes. Perish Mokart saltou do veculo e ficou parado ao lado dele. Examinou calmamente a bazuca e enfiou o penltimo cartucho na cmara de foguetes.

Cronot chegou perto dele. O capito tambm veio correndo com a arma pronta para atirar. *** O vigilante de vibraes ainda se encontrava a uns cem metros quando se ouviram trs rudos claros. No mesmo instante o ar tremeu frente dos terranos. O gigante freou a corrida com as pernas e os braos de ao. Empertigou-se com a boca escancarada. Perish Mokart sabia que o condicionado em segundo grau estava berrando. Mas no se ouvia nada. Um campo defensivo disse, perplexo. O vigilante de vibraes foi-se aproximando com o corpo balanando. Sua postura era parecida com a de um urso. Acontece que era muito mais perigoso que este animal. No compreendo murmurou Arturo Geraldi. Ningum viu qualquer sinal de um projetor de campo. Tambm no sabamos da existncia das placas de camuflagem, com exceo da que fica na entrada retrucou Perish. Sou capaz de apostar que as velhas instalaes lemurenses ainda encerram outros segredos. bem verdade que no compreendo por que o misterioso centro de comando nos protege contra o condicionado em segundo grau. Pois eu j comeo a compreender observou Cronot Mokart, calmo. O filho fitou-o com uma expresso inquisitria. Neste instante o capito deu um grito estridente que o fez virar o rosto. Do outro lado do campo energtico dois objetos estranhos estavam saindo da parede do corredor. Pareciam objetivas de projetores gigantes. O vigilante de vibraes viu os objetos no mesmo instante. Girou abruptamente e deixou-se cair sobre os braos corredores. Mas j era tarde. O gigante foi atingido por uma fora invisvel que o fez girar rapidamente. Outra fora sacudiu seu corpo com uma violncia terrvel. O vigilante de vibraes fez um esforo desesperado de escapar ao perigo que no era capaz de enfrentar. Mas seus contornos j comeavam a desmanchar-se. Girou que nem uma hlice de avio velocidade mxima. O cho em que se apoiavam seus ps foi triturado. A poeira levantou-se e tambm foi atingida pelo campo de rotao. Ranhuras surgiram nas paredes e pedaos de rocha caam do teto. E a velocidade da rotao aumentava cada vez mais. No se via nada do condicionado em segundo grau alm de um torvelinho translcido. Reginald Ljassew deixou as pernas compridas penduradas por cima da borda da cpula. O que houve com o menino? perguntou em tom ingnuo. Ser que isso uma dana festiva? Perish Mokart baixou o cano da arma. Sua disposio pode ser tudo, menos festiva. Acho prosseguiu, apontando com o cano da bazuca para os projetores embutidos no teto que se trata de canhes rotativos e vibratrios. No gostaria de estar preso neste campo. Vejam como os pedaos de rocha que entram nele se transformam em poeira. O corpo de qualquer um de ns j se teria desmanchado em seus componentes qumicos. Os outros soldados tambm saram do compartimento de carga da supertartaruga.

Os condicionados em segundo grau so to resistentes quanto os halutenses disse o Capito Geraldi. Receio que ele simplesmente endurea a estrutura cristalina de seu corpo a ponto de ficar resistente que nem o ao terconite. Quando os campos forem desligados, sair so e salvo. Perish pigarreou e dirigiu-se ao pai. Dad, h pouco voc disse que sabe por que o centro de comando desta rea de defesa lemurense demonstra uma ntida preferncia por ns... Cronot sorriu e bateu com a ponta do dedo indicador no peito de Geraldi. O capito cambaleou e por pouco no caiu. Mais uma vez nosso amigo adiantou a soluo, sem perceber, como sempre. Eu? Como? perguntou Arturo Geraldi estupefato. Cronot acenou com a cabea. O senhor disse que os condicionados em segundo grau so to resistentes quanto os halutenses... Alm disso se parecem com eles enquanto ns somos igualzinhos aos velhos lemurenses. Sem querer, passou a mo pela calva. No interprete minhas palavras ao p da letra, Ljassew pediu ao ver o soldado abrir a boca para dizer alguma coisa. J compreendi afirmou Perish. Os rastreadores ocultos da zona de defesa confundiram-nos com os lemurenses... ...e chegaram concluso de que o condicionado em segundo grau um halutense que nos persegue completou Cronot Mokart. Para ns bom que seja assim disse o Capito Geraldi radiante. A nica coisa que temos de fazer esperar... Interrompeu-se e fitou Cronot com uma expresso de perplexidade. O oxtornense sorriu. Esperar no adianta, prezado capito. Assim que os campos de rotao e vibrao forem desligados, temos de fazer alguma coisa. Fao votos de que a o campo energtico tambm se apague. Comunicou-se com o filho atravs de olhares. Perish largou a bazuca e pigarreou. Meu pai e eu tentaremos subjugar o vigilante de vibraes. Faam o favor de preparar seus paralisadores, cavalheiros. Quando chegar a hora, ser apenas uma questo de segundos. O Capito Geraldi olhou um tanto desconfiado para os oxtornenses. No sei... mas se os comparo com o vigilante de vibraes... Perish e Cronot limitaram-se a sorrir. Dali a uns dez minutos o movimento de rotao do condicionado em segundo grau diminuiu de repente. A poeira e as pedras menores foram atiradas para longe. Parte delas derreteu-se no campo energtico. O cho tremeu quando o corpo do vigilante de vibraes, que pesava mais de duas toneladas, caiu duro que nem um pedao de pau. Voc vai pela direita, eu pela esquerda gritou Perish para o pai. Cronot Mokart acenou com a cabea. No tirava os olhos do corpo imobilizado do gigante. Sabia que o vigilante de vibraes levaria algum tempo para recuperar a liberdade de movimentos. Mas se o campo energtico demorasse a desaparecer, seria tarde...! De repente o campo defensivo entrou em colapso, no momento exato em que o condicionado em segundo grau comeou a fazer os primeiros movimentos.

Cronot e Perish saltaram para perto dele. Cada um pegou um brao corredor e um brao de ao do gigante. Parecia que s ento o vigilante de vibraes compreendera que de forma alguma se livrara do perigo. Tentava desesperadamente libertar-se, mas os oxtornenses o seguravam com mo de ferro, puxaram para cima os dois pares de braos e esforaram-se para obrigar o monstro a deitar no cho. Os paralisadores... rpido! gritou Perish. Os soldados acordaram do estado de atordoamento. Correram todos ao mesmo tempo para perto do condicionado em segundo grau e apontaram as armas paralisantes para o crnio semi-esfrico da criatura. O chicotear dos tiros de choque misturou-se aos gritos furiosos do vigilante de vibraes, que redobrou os esforos para libertar-se. Cronot e Perish deram outro puxo nos braos virados para trs. O condicionado em segundo grau gemeu e caiu com o rosto no cho. Os oxtornenses comprimiram os joelhos de encontro s costas enormes do gigante, encostando seu corpo cada vez mais firmemente no cho. Os soldados disparavam sem parar suas armas paralisantes contra a cabea do vigilante de vibraes. Pareciam embriagados com o que estavam fazendo. Finalmente o prisioneiro permaneceu imvel. Perish deu ordem de suspender o fogo. O vigilante de vibraes no fez mais nenhum movimento. Tomara que no tenha morrido disse Geraldi. Os raios paralisantes que enfiamos em seus dois crebros dariam para matar uma companhia de terranos. De homens nascidos na Terra retificou Cronot, irnico. No se preocupe. Ele s vai dormir algumas horas. Antes que acorde temos de coloc-lo num lugar seguro. Perish soltou o poderoso dispositivo de rebocamento da supertartaruga e enfiou o gancho enorme embaixo do cinto do gigante. Do uniforme vermelho brilhante s sobravam alguns farrapos meio desfiados. O grupo partiu dentro de alguns minutos. A ltima placa de camuflagem reagiu prontamente ao contato das mos de Geraldi. O vigilante de vibraes foi arrastado ao ponto de atracao do submarino e atirado no antigo silo de foguetes. A embarcao saiu com a proa ligeiramente levantada e entrou em velocidade reduzida no tubo gigantesco que levava ao lago inferior.

6
No porto da cidade lemurense no havia guindastes ou elevadores de carga antigravitacionais. Por isso os dois oxtornenses tiveram de tirar o vigilante de vibraes desmaiado com suas prprias foras do compartimento de carga do submarino. O planador fora deixado junto ao lago superior. S assim havia lugar para o prisioneiro dentro do submarino. Por isso envolveram o corpo do gigante numa rede de malhas grandes feita de cabos de terconite. Em seguida colocaram as duas extremidades do cabo sobre os ombros e arrastaram o corpo pesado para dentro da cidade, atravs da escotilha destruda. O Capito Geraldi e seus soldados formaram a retaguarda. Era bem verdade que no havia sinal de eventuais perseguidores. O vigilante de vibraes certamente no informara ningum sobre a operao solitria que resolvera levar a efeito. Os oxtornenses seguiram em direo ao pavilho alongado de uma fbrica robotizada que tinham descoberto durante a primeira visita cidade. Conheciam os princpios de funcionamento desse tipo de fbrica, e por isso acreditavam que no havia lugar mais seguro para guardar seu prisioneiro. Colocaram o condicionado em segundo grau no pavilho de produo. Em seguida procuraram o conjunto de reatores de fuso e ativaram-no. No mesmo instante as mquinas pesadas instaladas no pavilho comearam a zumbir e as esteiras transportadoras entraram em funcionamento, fornecendo blocos de metal retangulares s unidades automticas de produo. Cronot Mokart moveu a chave mestra. O zumbido das mquinas e o ranger das esteiras transportadoras cessou. O oxtornense aproximou-se de um dos blocos que emitiam um brilho fraco e arranhou a superfcie com o cano da arma energtica. Em seguida tirou do cinto uma faca larga e passou-a pelo metal, produzindo um arranho claro. Terconite, ou talvez uma liga parecida afirmou Cronot. S pode ser arranhado com a lmina de ao especial de minha faca. o que queremos disse Perish. Agora s falta um molde apropriado. O que querem mesmo? perguntou Arturo Geraldi espantado. Sou de opinio que deveramos refletir para descobrir um meio de evitar que o condicionado em segundo grau nos mate depois que recuperar os sentidos. o que tentamos o tempo todo retrucou Perish. Temos de amarrar suas mos e pernas de tal forma que nem se possa mexer. Para isso precisamos de fitas de ao terconite ou coisa parecida. Em seguida foi para perto de uma prateleira que ficava perto do controle automtico principal e mexeu nos moldes ali guardados. Pode fazer o favor de vir para c, Dad? pediu. Voc conhece estas coisas melhor que eu. Acha mesmo que encontraremos exatamente o molde de que precisamos? perguntou Geraldi. Se no encontrarmos, adaptaremos um parecido respondeu Perish. Acho que seria muito demorado objetou Cronot.

Foi para perto do filho e folheou as placas metlicas finas nas quais estavam gravados os impulsos correspondentes s diversas fases de produo em forma de linhas e pontos prateados muito finos. No se esquea de que cada unidade de produo automatizada precisa de seu prprio molde, e de que somente todos os moldes em conjunto garantem um produto final satisfatrio. De repente interrompeu-se, folheou para trs e retirou uma pilha de chapas. Acho que o que desejamos, minha gente. Eu sabia que os lemurenses usavam esse tipo de fitas de ao para estabilizar as paredes das galerias do subsolo. Logo, aqui deve haver os respectivos moldes. Tomara que seja isso mesmo, senhor disse Reginald Ljassew preocupado. Seno o produto final talvez acabe sendo um lote de alfinetes. Pare com essas brincadeiras! gritou Geraldi. Se realmente produzirmos alfinetes, trataremos de enfi-los em seu traseiro. Cronot Mokart separou os moldes, espalhando-os sua frente. Teve de concentrarse ao mximo, uma vez que a seqncia era muito importante. E Cronot no possua conhecimentos especializados em programao automtica. A composio do lote de moldes s se tornou possvel porque o processo de fabricao das fitas de ao era relativamente simples. Enquanto isso seu filho saiu procura de uma soldadora energtica. Acabou encontrando-a numa sala ao lado, onde tambm havia peas sobressalentes e ferramentas. Quando voltou ao pavilho, seu pai j conclura a programao das unidades automticas de produo. Cronot foi para perto do conjunto principal, respirou profundamente e moveu a chave de acionamento. No mesmo instante as unidades voltaram a emitir o zumbido montono. As esteiras transportadoras trouxeram a matria-prima e as unidades automticas versteis aqueceram e forjaram o material, alm de lhe dar a respectiva forma. Comeou a fazer calor no pavilho de produo, uma vez que o aquecimento do terconite exigia a ao dos conjuntos atmicos. O ltimo estgio, que era o do controle de qualidade automtico, cuspia regularmente longas fitas de ao terconite. Cada fita tinha seis metros de comprimento, quatro centmetros de espessura e vinte de largura. Depois de cinco minutos Cronot voltou a desligar as mquinas. No ponto de sada do produto acabado via-se uma pilha de dez metros de fitas pesadas de ao terconite. Os dois oxtornenses tiraram o vigilante de vibraes, que continuava inconsciente, da rede em que estivera preso, prepararam dez fitas e colocaram o corpo gigantesco em cima delas. Os olhos dos oito soldados terranos quase saltaram das rbitas de to espantados que ficaram, quando viram os dois oxtornenses dobrarem as fitas de ao quase sem nenhum esforo. Cronot e Perish trabalhavam depressa e com cuidado. Foram colocando as fitas uma aps a outra em torno dos pulsos e dos tornozelos do prisioneiros, dobraram as extremidades e enrolaram as pontas em torno do corpo do gigante. Finalmente Perish Mokart trouxe a soldadora atmica sobre rodas e ligou o maarico trmico. Os outros homens tiveram de virar o rosto para o outro lado. A chama atmica era mais ofuscante que o sol.

Perish cobriu a cabea com o capacete-capuz de seu uniforme. A lmina antiofuscante regulou-se automaticamente. Em seguida soldou cuidadosamente os pontos de contato das fitas de ao terconite. O calor atmico no afetava o vigilante de vibraes. Mesmo inconsciente, seu metabolismo reagia ao perigo, fazendo com que seu corpo se transformasse numa espcie de bloco de ao de estrutura cristalina. Finalmente o oxtornense concluiu seu trabalho. Dobrou o capacete para trs e desligou o maarico atmico. Pronto! disse, aliviado. Este no nos escapa mais. A nica coisa que ainda temos de fazer lev-lo a um lugar seguro. Que lugar seria esse? perguntou o capito. Perish Mokart exibiu um sorriso vago. Pode ser em qualquer lugar, menos em Triton!... No possvel! protestou Geraldi. No venha me dizer que pretende levlo superfcie enquanto os robs de Old Man e os outros condicionados em segundo grau de Triton mantiverem ocupado o satlite. claro que no afirmou Cronot. Mas a primeira coisa de que precisamos agora algum meio de transporte. Meu filho e eu no podemos carregar ou arrastar o monstro todo o trecho. O Capito Geraldi sacudiu a cabea, perplexo, mas deu ordem para que seus soldados sassem procura de um meio de transporte apropriado. Dentro de alguns minutos Ljassew voltou com um rebocador pesado. Prenderam o gancho do rebocador a uma das fitas de ao. Cronot Mokart tomou lugar no assento do motorista e deu partida. O corpo do vigilante de vibraes batia e rangia ao ser arrastado pelo cho. Os outros foram a p. Cronot levou o rebocador para a entrada da estao do transmissor. Ele e Perish carregaram o gigante pela rampa pouco inclinada que levava ao pavilho. Que isso? perguntou Geraldi, desconfiado. Cronot foi ao console e apertou a placa que acionava o transmissor. Os soldados recuaram instintivamente para perto da sada ao verem surgir o arco feito de energia. Acho que um transmissor disse Cronot com um sorriso irnico. Arturo Geraldi continuava perplexo. Isso eu sei. Mas onde fica a estao receptora? O oxtornense deu de ombros. Mas o senhor no pode faz-lo sair daqui sem saber para onde! exclamou o capito indignado. O rosto de Cronot assumiu uma expresso sria. Garanto que os outros condicionados em segundo grau no aceitaro tranqilamente o desaparecimento do colega. Certamente o procuraro e acabaro encontrando-o. Mas no permitiremos que o libertem. Se necessrio o faremos passar pelo transmissor. Pouco importa em que lugar do Universo saia. De repente o vigilante de vibraes soltou um ronco. At parecia uma sirene de neblina antiquada. Perish acariciou o rosto do monstro, mas recuou apressado: o gigante tentou morder sua mo.

No seja malvado disse em tom sarcstico. S colocamos um colete de ao em voc. O condicionado em segundo grau soltou um berro furioso e tentou romper as fitas que o prendiam. Mas o ao terconite no cedeu. O gigante no conseguiu mover os braos e as pernas um milmetro que fosse. Mesmo amarrado ainda mete medo na gente observou um dos soldados. Seria um bom souvenir para sua sogra escarneceu Reginald Ljassew. Um momento! cochichou Perish. Silncio! Ouvi alguma coisa. Pegou a arma energtica e correu encurvado para a sada. Parou e ficou na escuta. O rudo que se seguiu foi to forte que nenhuma das pessoas que se encontravam no pavilho poderia deixar de ouvi-lo. Um berreiro igual ao de mil lees famintos enchia as gigantescas cavernas da cidade dos fugitivos. Cronot empalideceu. L esto eles, capito! D o fora e leve seus soldados. Tratem de esconder-se do outro lado da cidade, num lugar em que no possam ser encontrados pelos vigilantes de vibraes. Perish e eu enfrentaremos a situao sozinhos. Em seguida pegou o hipercomunicador que trazia nas costas e ligou-o. Seus dedos mexiam nervosamente no seletor de freqncias. Saia logo daqui! gritou para o capito, que estava parado, indeciso. Mas... principiou Geraldi. No se preocupe conosco! gritou Cronot. Somos to rpidos quanto os monstros. Quando tivermos terminado aqui, ns os atrairemos para fora da cidade e tambm daremos o fora. Parecia que finalmente o Capito Arturo Geraldi compreendera que o oxtornense tinha razo. Gritou alguns comandos enrgicos para seus soldados, fez continncia sem dizer uma palavra e saiu frente do grupo. Do lado de fora soava o berreiro dos condicionados em segundo grau, irritados ao mximo. *** At que enfim! exclamou Cronot. A freqncia da frota. Ligou o hipercomunicador para a freqncia mxima. Triton chamando Marechal-de-Estado Bell. Triton chamando Marechal-deEstado Bell. Responda por favor. Os berros dos vigilantes de vibraes eram cada vez mais prximos. A sala de rdio da Crest IV falando! disse dali a instantes uma voz sada do receptor. Quem est chamando? Feche a porta cochichou Cronot para o filho. Aqui fala Cronot Mokart. Encontro-me na cidade subtritonense. Mande ligar imediatamente os gonimetros dos transmissores da Crest. Temos um passageiro que pretendemos enviar dentro de instantes a um destino desconhecido, atravs de um transmissor lemurense. O senhor me ouve? Ouo muito bem respondeu a voz. Goniometria ativada. Marechal-deEstado Bell informado. Justifique o rompimento do silncio de rdio imposto pelo comando. Burocrata! indignou-se Perish, enquanto o berreiro dos condicionados em segundo grau chegava a atravessar at mesmo a porta blindada. Cronot interrompeu-o com um gesto enrgico.

Conseguimos prender um condicionado em segundo grau. Est no pavilho do transmissor, devidamente amarrado. Mas seus colegas andam pela cidade. Acabaro nos encontrando. Antes disso temos de dar um jeito de tirar o monstro daqui. O transmissor est funcionando e a respectiva estao receptora deu o sinal de desimpedido. Acontece que no sabemos onde fica essa estao. Diga ao Marechal-de-Estado que, caso esteja interessado num condicionado em segundo grau, trate de localizar a estao receptora e v para l. Desligo. Um instante! exclamou a outra voz. O Marechal-de-Estado... O resto da frase foi abafado por um estrondo surdo. Parecia que eram os condicionados em segundo grau tentando arrombar a porta blindada. Cronot desligou o hipercomunicador e colocou-o nas costas, enquanto Perish arrastava o vigilante de vibraes para a rea de transporte do transmissor. A porta ficou incandescente. Cronot saltou para perto do console e bateu na placa de acionamento. As colunas energticas voltaram a subir. Os contornos da figura monstruosa confundiram-se e o condicionado em segundo grau desapareceu. Em algum lugar seu tomos voltariam a materializar-se a partir da energia da quinta dimenso, compondo-se, segundo um modelo estrutural neles inserido, num ser igual ao que desaparecera no transmissor de Triton. Mas por enquanto ningum sabia onde isso aconteceria... *** A porta blindada arrebentou no meio de um chuvisco de metal liquefeito. Cronot e Perish comprimiram-se contra a parede, depois de desligar o transmissor. Quatro gigantes entraram correndo pela porta destruda. No olharam para os lados. Desta forma os oxtornenses tiveram oportunidade de sair sem serem vistos. Talvez nem percebam que o transmissor foi usado exclamou Cronot enquanto corriam pelas ruas. Certamente captaram nossa transmisso pelo hipercomunicador retrucou Perish. E o resto deduziro facilmente com seus crebros-computadores. Tomara que no usem o transmissor. No faro isso enquanto no souberem onde fica a estao receptora, Dad. Estes monstros gostam de continuar vivos. Empurrou o pai com o ombro ao ver uma trilha de metal derretido atravessando a rua. Os oxtornenses caram, voltaram a levantar e entraram na casa mais prxima. Saram pela porta dos fundos. No mesmo instante quatro feixes de radiaes concentraram-se no edifcio, que desmoronou com um estrondo. Um fragmento pontudo bateu na placa craniana artificial de Perish. Perish cerrou os dentes para no gemer de dor. A ligao bioplasmtica que mantinha unida a prtese e o esqueleto natural do crnio comeou a sangrar. O pai puxou-o pelo brao e o fez descer por uma rampa rolante parada. Estava escuro, mas estavam livres dos impactos das armas trmicas ao menos por enquanto. Parece ser uma estao de trem tubular cochichou Cronot. Vamos seguir direita. O tnel leva para a periferia da cidade.

Perish limpou o rosto que estava sujo de sangue. Acenou automaticamente com a cabea. Era a primeira vez que sentia a desvantagem de uma prtese no-orgnica. Os pontos de ligao eram mais sensveis s influncias mecnicas. Mas Perish conseguiu controlar-se e acompanhou a corrida do pai. Dali a pouco no sentiu mais nada alm de um atordoamento vago e de algumas pontadas de dor. Recuperou as energias. Tomara que os outros tenham encontrado um bom esconderijo gritou para o pai. De repente ouviram o rudo surdo das armas energticas vindo de cima. Cronot Mokart parou abruptamente. Em quem esto atirando? Ser que querem queimar um buraco no teto do tnel? L na frente est entrando luz! exclamou Perish e continuou a correr. Vamos ver o que est havendo l em cima. De repente Cronot tambm se sentiu dominado por um estranho nervosismo. Disse a si mesmo que os soldados j de viam estar num lugar seguro, mas tinha certeza de que os vigilantes de vibraes que estavam l fora no ficariam atirando a esmo. Os oxtornenses atingiram a estao seguinte. Estava novamente tudo em silncio. Subiram pela esteira rolante e deitaram no cho. A uns cem metros de distncia, um dos condicionados em segundo grau acabara de atravessar a parede de uma casa. Os berros dos outros vinham de mais longe. Os dois correram abaixados para o lugar em que minutos antes deviam ter sido disparados os tiros. Ficam imveis diante dos restos mortais de oito seres humanos. Cronot passou a mo pelos olhos. O Capito Geraldi e seus homens morreram como heris disse com a voz abafada pelas lgrimas. Perish pigarreou. Muitas vezes vira coisa semelhante durante o tempo em que servira na USO. Mas seu rosto parecia impassvel quando cochichou: Devem ter-se escondido perto da sala do transmissor para poderem entrar em ao, caso isso se tornasse necessrio. Eu... Perish interrompeu-se. Providenciaremos para que tenham um funeral decente com todas as honras militares... depois que tudo tiver passado! jurou Cronot Mokart. Isso no lhes restituir a vida! indignou-se Perish. Em seguida abanou a cabea. Desculpe, Dad! Est bem, meu filho disse Cronot enquanto colocava o brao sobre os ombros do filho. Eu compreendo. Mas se ficarmos parados aqui esperando que os monstros voltem a encontrar-nos tambm no estaremos ajudando os coitados. Vamos atrs deles para mat-los! retrucou Perish, para em seguida sacudir os ombros num gesto de resignao. Est bem. Sei que no conseguiramos. Vamos andando. *** Perto da torre-mirante encontraram- com um vigilante de vibraes. Abriram fogo imediatamente, mas os tiros no afetaram o gigante. Os impulsos sados das armas energticas atingiram o cho perto dos dois oxtornenses, que saram em saltos largos, pondo-se a salvo no interior de um edifcio.

O rudo da batalha atraiu outros vigilantes de vibraes. Perish e Cronot recuaram disparando ininterruptamente. Tinham de prestar ateno para no cair numa cilada. Quando atingiram a margem do lago artificial chegou a hora. Os tiros vieram de quatro lados ao mesmo tempo. Os oxtornenses foram obrigados a saltar na gua. S lhes restava fazer votos que a profundidade do lago fosse suficiente para que os raios energticos no os atingissem. Demorou alguns segundos at que os condicionados em segundo grau compreendessem o plano dos oxtornenses. Quando isso aconteceu, raios energticos fulgurantes atravessaram a gua perto dos fugitivos. Mas parecia que os monstros no sabiam onde estavam os oxtornenses. Atiravam ao acaso e logo passaram a cobrir outra rea do lago. De repente as mos de Perish tocaram o fundo do lago. O oxtornense deixou de dar braadas de natao e dirigiu-se ao pai. Em virtude do elevado peso especfico de seus corpos, os oxtornenses no subiriam superfcie se no quisessem. Permaneceram praticamente imveis junto ao fundo do lago. Cronot estendeu a mo e tocou no ombro de Perish. Em seguida colocou o capacetecapuz. As placas deste estabilizaram-se imediatamente. Perish seguiu o exemplo do pai. Teve de engolir alguns litros de gua, depois que a borda magntica do capacete tocou na parte correspondente do uniforme, mas logo voltou a respirar vontade. No mesmo instante ligou o transmissor embutido em seu capacete na potncia mnima. Aqui no podemos ficar muito tempo, Dad. Estamos numa tremenda armadilha, meu filho foi a resposta transmitida em voz baixa atravs dos fones de ouvido. Se no voltarmos logo tona, as feras nos procuraro aqui embaixo. Deve haver uma entrada de gua para este lago pensou Perish em voz alta. Vamos! Empurrou-se com os ps e nadou calmamente para a margem, seguido pelo pai. Felizmente o fundo do lago no subia. Assim os oxtornenses pelo menos tinham certeza de no serem vistos, a no ser atravs da gua. Os dois alcanaram a margem e seguiram tateando junto a ela. Levaram quase trinta minutos para encontrar a entrada de gua fechada por uma grade. Tivemos sorte, filho disse Cronot. Poderamos ter dado com a sada de gua. Nesse caso iramos parar no lago inferior. Antes isso que parar na cidade retrucou Perish. No tiveram muito trabalho em arrancar a grade dos suportes. pena que o tubo de entrada no seja um pouco mais estreito murmurou Perish. Se os monstros perceberem que fugimos, certamente iro atrs de ns. Aguardemos para ver o que acontece disse Cronot. At parecia que estas palavras representavam um comando para algum. Uma sombra gigantesca apareceu perto deles. Os oxtornenses encostaram-se o mais que puderam margem. A sombra desapareceu. Vamos embora cochichou Cronot. Dentro de um minuto no mximo estaro no nosso encalo.

Enfiou o filho na abertura e deixou que este o ajudasse a entrar. Em seguida empurraram-se e saram nadando pelo tubo, em braadas calmas e vigorosas, para um lugar desconhecido. *** Ficaram surpresos porque dali a quinze minutos ainda no havia sinal dos seus perseguidores. Devem ter descoberto o tubo de entrada de gua fungou Cronot. Estava cansado de nadar contra a correnteza constante. Qualquer homem nascido na Terra s agentaria alguns minutos e acabaria sendo arrastado para trs. Ser que desistiram? Receio que no esteja avaliando corretamente os vigilantes de vibraes, Dad. Quando esses monstros descobrem uma pista, seguem-na at o fim. Se assim, por que no atiram em ns? Talvez seus corpos encontrem maior resistncia na gua e assim s possam avanar bem devagar. De qualquer maneira devemos tratar de livrar-nos deles o mais depressa possvel. Deve haver alguma bifurcao mais adiante, ou ento chegaremos ao comeo do tubo. Os dois ficaram calados algum tempo. Avanaram obstinadamente contra a correnteza. Os movimentos dos braos e das pernas quase eram automticos. De repente, sem que tivessem visto qualquer sinal, apareceu uma superfcie clara em cima de Perish Mokart. O oxtornense fez recuar instintivamente o corpo e empurrou-se com toda fora. Dali a instantes emergiu de um pequeno lago na caverna. Por causa do peso teve dificuldade em manter-se na superfcie mexendo com as pernas. Mas olhou atentamente em volta. Havia um sol artificial sob o teto da caverna, espalhando uma luz forte e desagradvel. Junto s paredes da caverna viam-se cinco edifcios altos sem paredes. Eram os nicos sinais da ao do homem. Uma queda d'gua espumante de uns cinqenta metros de altura saa de uma fenda estreita. Alm disso viam-se as entradas de umas cinqenta cavernas espalhadas pelas paredes. Muito bem gemeu Cronot. Excelente! Basta entrarmos em uma destas cavernas, e os monstros podero tratar de adivinhar qual foi. Tem mais uma flecha? perguntou Perish aparentemente sem qualquer motivo. Como? No, meu filho. O que quer com ela? S estou interessado na carga explosiva da ponta, Dad. Ah, sim. claro que ainda tenho boa quantidade de cargas. Ah, j compreendi Cronot ps-se a remexer os bolsos externos e tirou um objeto de dois centmetros de comprimento. Olhe! uma carga explosiva atmica. Que me diz? Obrigado, Dad. Perish segurou a cpsula de formato estranho e logo voltou a mergulhar. Desceu apressadamente para o fundo do lago. Levou apenas alguns segundos para encontrar a sada de gua do lago. Ficou tateando no escuro, procura de uma fenda ou fresta na qual pudesse colocar a cpsula. Mas as paredes eram lisas e inteirias. Perish continuou a procurar desesperadamente. Sentiu que os perseguidores no estavam longe. Quando aparecessem j seria tarde. Virou-se assustado ao sentir alguma coisa tocar seu ombro.

Sou eu, Perish disse a voz do pai sada dos fones de ouvido. D-me a cpsula. Perish no sabia o que o pai queria com a cpsula. Afinal, no era capaz de farejar qualquer fresta escondida. De qualquer maneira apalpou a mo do pai e enfiou a cpsula nela. Pronto exclamou Cronot depois de um instante. Vamos tratar de subir, meu filho! No mesmo instante Perish compreendeu o que seu pai fizera. Empurrou-se com os ps e saiu nadando mais depressa do que j fizera em toda vida. Veio tona juntamente com o pai. Estavam prximos a margem. Puxaram-se para cima e saram correndo para os fundos da caverna. Mas no chegaram longe. Parecia que um punho de gigante desabara sobre o cho. Perish perdeu o apoio dos ps e caiu de cabea para dentro do lago. Em cima dele e dos lados blocos de pedra caam na gua. Finalmente ouviu o rudo da exploso. Perish Mokart perdeu os sentidos por alguns instantes. Quando voltou a si, estava nadando de volta para a superfcie. Amedrontado, olhou em volta procura do pai. Toda a margem daquele lado da caverna estava coberta de rochas. Fendas de vrios metros se abriam nas paredes, e os escombros continuavam a cair. No lugar em que devia ficar a sada de gua o lquido fervia e borbulhava num enorme torvelinho. Dad! gritou Perish desesperado. Estou aqui! respondeu uma voz alta. A cabea do pai saiu da gua a menos de um metro do lugar em que Perish se encontrava. Cronot Mokart olhou ligeiramente em volta. Tivemos sorte, meu filho, muita sorte! disse com o rosto srio. Os dois saram nadando lado a lado. Alcanaram a margem, passaram por cima do monte de escombros e ficaram parados junto queda d'gua. Abriram os capacetes. Voc deixou que a cpsula fosse levada pela correnteza, no mesmo, Dad? perguntou Perish. Cronot sorriu com uma expresso matreira. Foi a nica possibilidade. Tomara que a carga tenha explodido na cara de um desses amaldioados condicionados em segundo grau. Perish no respondeu. Sabia perfeitamente que nem mesmo uma exploso atmica de pequena potncia seria capaz de matar um condicionado em segundo grau. Depois de algum tempo Cronot apontou para a fresta da qual saa a queda d'gua. Podemos passar ali andando. A gua no tem mais de um metro e meio de profundidade. Vi do lago. Perish sorriu. uma boa idia. No acredito que os vigilantes de vibraes nos procurem nesse lugar. Certamente pensaro que escolhemos o caminho mais confortvel atravs de uma das cavernas secas. Alm disso o corpo desses monstros no passaria por uma fresta to estreita acrescentou Cronot, indiferente. Perish confirmou com um gesto e os dois comearam a subir.

Subiram durante seis horas, lutando contra a corrente e com as guas turbilhonantes at os quadris. Foram subindo aos poucos. Quando atingiram a nascente do rio subtritonense, viram-se diante de outro lago de caverna. Era bem verdade que ali no havia nenhum sol atmico. Os dois sentaram numa rocha molhada e puseram-se a escutar no meio da escurido. O nico rudo que ouviram foi o rudo borbulhante da gua. E agora? cochichou Cronot Mokart. No podemos ficar aqui para sempre. Perish abriu a bolsa que trazia presa ao cinto e tirou a esfera vibrante. Pesou-a cuidadosamente na mo. Talvez Einaklos possa dizer o que podemos fazer disse. Afinal, foi ele que mandou construir estas cavernas e os rios...

*** ** *

Usando a velha tecnologia lemurense, os oxtornenses Cronot e Perish Mokart conseguiram uma coisa considerada impossvel. Prenderam um policial do tempo e enviaram-no, bem empacotado, pelo transmissor, numa viagem pelo desconhecido. O prximo volume contar a fase seguinte, muito emocionante, do conflito entre os terranos e os policiais do tempo. A histria tem o ttulo O Mar dos Sonhos.

Visite o Site Oficial Perry Rhodan: www.perry-rhodan.com.br

You might also like