You are on page 1of 26

EDMAR LUIZ RINALDI

A realidade e as possibilidades do uso de tecnologia no ensino de Geografia nas Escolas do Estado de So Paulo.

UAB UFABC 2012

EDMAR LUIZ RINALDI

A realidade e as possibilidades do uso de tecnologia no ensino de Geografia nas Escolas do Estado de So Paulo.

Monografia apresentada UAB UFABC Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal do ABC, para obteno do grau de Especialista em Cincia e Tecnologia, sob a orientao do Professor Doutor Renato Kinouchi.

UAB UFABC 2012

Rinaldi, Edmar Luiz A realidade e as possibilidades do uso de tecnologia no ensino de Geografia nas Escolas do Estado de So Paulo. Edmar Luiz Rinaldi. Santo Andr/SP, 2012. O autor da presente monografia aluno da UAB-UFBAC.

EDMAR LUIZ RINALDI

A realidade e as possibilidades do uso de tecnologia no ensino de Geografia nas Escolas do Estado de So Paulo.

Monografia apresentada UAB UFABC Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal do ABC, para obteno do grau de Especialista em Cincia e Tecnologia, sob a orientao do Professor Doutor Renato Kinouchi.

Aprovado: ____/____/_______

UAB UFABC 2012

RESUMO De acordo com o Currculo do Estado de So Paulo, para as Cincias Humanas e suas Tecnologias (Princpios para um currculo comprometido com o seu tempo - Uma escola que tambm aprende, pg 10) ... A tecnologia imprime um ritmo sem precedentes ao acmulo de conhecimentos e gera profunda transformao quanto s formas de estrutura, organizao e distribuio do conhecimento acumulado. Nesse contexto, a capacidade de aprender ter de ser trabalhada no apenas nos alunos, mas na prpria escola, como instituio educativa. Isso muda radicalmente a concepo da escola: de instituio que ensina para instituio que tambm aprende a ensinar..., procuro descrever o uso que fao da tecnologia em sala de aula, e as possibilidades que esta mesma tecnologia me abre, quanto ao conduzir meu trabalho didtico-pedaggico e de construo de uma aprendizagem com significado, fato este que me conduziu apresentao deste trabalho, onde procuro olhar sistematicamente para os usos que fazemos da tecnologia em sala de aula, bem como procurar identificar novos horizontes para a conduo da nossa jornada de aprendizagem-ensino-aprendizagem, com os alunos do Ensino Mdio da Escola Estadual Professor Gualter da Silva.

ABSTRACT According to the Curriculum of So Paulo for the Humanities and its technologies (Principles for a curriculum committed their time - A school that also learns, pg 10), "... The technology prints an unprecedented pace to the accumulation of knowledge and generates profound transformation in the ways of structure, organization and distribution of accumulated knowledge. In this context, the ability to learn has to be worked not only on students, but the school itself, as an educational institution. That radically changes the design of the school: the institution that teaches institution also learn to teach ... " I try to describe my use of technology in the classroom, and the possibilities it opens me this same technology, as the lead my work and didactic-pedagogic construction of a meaningful learning, a fact that led me to the presentation of this work, where I try to look systematically for the uses we make of technology in the classroom, as well as seek to identify new horizons for the conduct of our journey of learning-teaching-learning, with students from the High School State School Teacher Gualter da Silva.

SUMRIO

1 2 3 4 5

INTRODUO JUSTIFICATIVA I- O USO QUE SE FAZ DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA II- TIPOS DE EQUIPAMENTOS E SOFTWARES DISPONVEIS III- O PROCESSO DE APRENDIZAGEM-ENSINO-APRENDIZAGEM COM

8 10 12 13

TECNOLOGIA 6

15

IV- A TECNOLOGIA EM SALA DE AULA, OS DESAFIOS PARA A CONSTRUO 18

DE UMA APRENDIZAGEM COM SIGNIFICADO EDUCATIVO 7 V- EDUCAO E TECNOLOGIA, AT ONDE POSSVEL APRENDER COM

TECNOLOGIA? 8 9 VI O PAPEL DO PROFESSOR COMO SELECIONADOR DE CONTEDO VII- UTILIZANDO A TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

20 23 24 26

10 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Introduo O objetivo deste trabalho identificar o quanto a tecnologia utilizada hoje nas escolas do Estado de So Paulo, e as reais possibilidades de utilizao no ambiente escolar em um futuro prximo. Para tanto, descreverei o uso que hoje se faz da tecnologia nas escolas do Estado de So Paulo, com nfase na E.E. Professor Gualter da Silva, escola onde leciono e irei identificar quais tipos de tecnologia esto disponveis e as que podero ser utilizadas no desenvolvimento do processo de aprendizagem-ensino-aprendizagem. O Currculo do Estado de So Paulo para as Cincias Humanas e suas Tecnologias, no tpico, As relaes entre educao e tecnologia (pgs. 21 a 22) tem, para a questo da tecnologia, a seguinte compreenso: A educao tecnolgica bsica uma das diretrizes que a LDBEN estabelece para orientar o currculo do Ensino Mdio. A lei ainda associa a compreenso dos fundamentos cientficos dos processos produtivos ao relacionamento entre teoria e prtica em cada disciplina do currculo. E insiste quando insere o domnio dos princpios cientficos e tecnolgicos que presidem a produo moderna entre as competncias que o aluno deve demonstrar ao final da educao bsica. A tecnologia comparece, portanto, no currculo da educao bsica com duas acepes complementares: a) como educao tecnolgica bsica; b) como compreenso dos fundamentos cientficos e tecnolgicos da produo. A primeira acepo refere-se alfabetizao tecnolgica, que inclui aprender a lidar com computadores, mas vai alm. Alfabetizar-se tecnologicamente entender as tecnologias da histria humana como elementos da cultura, como parte das prticas sociais, culturais e produtivas, que, por sua vez, so inseparveis dos conhecimentos cientficos, artsticos e lingusticos que as fundamentam.

A educao tecnolgica bsica tem o sentido de preparar os alunos para viver e conviver em um mundo no qual a tecnologia est cada vez mais presente, no qual a tarja magntica, o celular, o cdigo de barras e outros tantos recursos digitais se incorporam velozmente vida das pessoas, qualquer que seja sua condio socioeconmica. A segunda acepo, ou seja, a compreenso dos fundamentos cientficos e tecnolgicos da produo, faz da tecnologia a chave para relacionar o currculo ao mundo da produo de bens e servios, isto , aos processos pelos quais a humanidade e cada um de ns produz os bens e servios de que necessita para viver. Foi para se manter fiel ao esprito da lei que as DCN introduziram a tecnologia em todas as reas, tanto das DCN como dos PCN para o Ensino Mdio, evitando a existncia de disciplinas tecnolgicas isoladas e separadas dos conhecimentos que lhes servem de fundamento.

Justificativa O presente trabalho se justifica diante da realidade do uso de tecnologias nas escolas do Estado de So Paulo, tendo como caso de estudo a unidade escolar na qual leciono, a Escola Estadual Professor Gualter da Silva. A referida unidade possui equipamentos de informtica (computadores, notebook e impressoras), projetor de vdeo e espao para seu uso. Os equipamentos so subutilizados devido falta de material didtico adequado para sua utilizao. Atualmente utilizado o projetor de vdeo, para a projeo de filmes temticos, visando integrao, motivao e valorizao do ambiente escolar, familiar e social onde nossos alunos esto includos. Os computadores da sala de informtica so em nmero reduzido, apenas 15 (quinze) unidades, e pouco utilizados, sendo que apenas os computadores da Direo, Coordenao e da Sala dos Professores tm uso dirio. Para que a incluso digital acontea na Escola, necessria a ampliao do nmero de equipamentos disponveis, bem como a qualificao dos profissionais e dos alunos envolvidos nesse processo educacional. A incluso de uma disciplina especfica para a educao digital de nossos alunos deve ser parte integrante desse esforo para a melhoria da educao. H tambm muitos tpicos em Geografia, possveis de se utilizar as ferramentas de informtica, desde a Geografia Fsica, passando pela Geologia, Geomorfologia, Climatologia, alm da Astronomia e Cosmologia, at a formao do Universo e do nosso Sistema Solar. Em Geografia Humana tambm utilizaremos a tecnologia, para construir a rede de relaes tcnico-cientfico-informacionais e de evoluo das cidades e das sociedades humanas, com suas contradies, disputas e choques (evitveis e inevitveis) presentes na construo das sociedades humanas em um mundo cada vez mais globalizado,

internacionalizado e conectado. Um levantamento concernente ao Currculo adotado pelo Estado na disciplina Geografia mostrar grandes possibilidades de utilizao das ferramentas de informtica para a fixao de conceitos e contedos diversos dentro desta rea do conhecimento. Minha proposta ento a de efetuar este levantamento, bem como do material didticopedaggico adequado e, dentro das possibilidades da nossa Unidade Escolar, estar levando a efeito esta construo do conhecimento escolar, com a participao efetiva das ferramentas de informtica disponveis atualmente.

I- O uso que se faz da tecnologia em sala de aula Como a tecnologia utilizada nas escolas do Estado de So Paulo? Atualmente, os nicos recursos tecnolgicos disponibilizados so: computadores nas salas de informtica, dos professores, secretaria e direo, os quais ainda so subutilizados quanto s possibilidades de seu uso para o alunado; bem como o retroprojetor com recursos de multimdia, com o qual desenvolvemos atividades de exposio de filmes com sentido didtico-pedaggico e temas que envolvam a continuidade do aprendizado no bimestre. O uso dos computadores se restringem a atividades extra-classe, onde so apresentados to somente as possibilidades de uso no aprendizado dos recursos de composio de textos, tabelas e apresentaes, bem como a utilizao da internet para diversas finalidades, tais como pesquisas em sites de busca. Desta maneira, efetivamente utilizamos o recurso audiovisual e multimdia da exposio de filmes temticos e os computadores acabam sendo utilizados de uma maneira muito tmida, perto das possibilidades reais de sua utilizao.

II- Tipos de equipamentos e softwares disponveis Quais tipos de tecnologia para educao esto disponveis hoje? De acordo com Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (2001, pg 7), ... a insero das tecnologias da informao e comunicao - TIC na educao brasileira desde algumas experincias isoladas realizadas em universidades com o uso do computador at o momento atual. Apesar da presena cada vez mais frequente nas escolas, sua insero em diferentes nveis e modalidades educacionais tem abordagens contraditrias, como prticas de determinados contedos disciplinares, ou domnio de recursos computacionais, situaes voltadas a projetos, com grandes desafios e ambiguidades. Ainda com Almeida (2001, pg 16), Existem programas (softwares) apropriados para diferentes nveis e metodologias de ensino, fundamentados em distintas concepes ou abordagens educacionais. Alguns visam a fixao de contedos curriculares e o desenvolvimento psicomotor. Outros permitem desenvolver a criatividade, a representao do pensamento e a construo do conhecimento de quem o utiliza. H tambm jogos interativos, simuladores e laboratrios virtuais. Com o avano das tecnologias de informao e comunicao, a classificao dos novos softwares segundo suas caractersticas bsicas torna-se sutil devido sua complexidade e possibilidade de engajar-se em mais de uma classe.. Em Anlise dos diferentes tipos de software usados na Educao, artigo escrito por Jos Armando Valente, Integrante do Nied/Unicamp, o autor se refere aos seguintes tipos de software: - tutoriais: recursos utilizados geralmente como auxlio no uso de softwares os mais diversos, nem sempre com contedo didtico-pedaggico adequado, servindo apenas como guias de utilizao dos softwares em geral; - programao: recurso especfico para desenvolvimento de softwares nas mais variadas reas do conhecimento, geralmente com viso comercial e no educativos; - processador de texto: recurso dos mais utilizados em todas as reas da informtica,

onde se pode desenvolver desde textos com finalidades comerciais, educativas, ldicas, artsticas, etc., em todas as reas de conhecimento; - multimdia e internet: outro recurso dos mais utilizados, onde podemos localizar desde textos, planilhas, apresentaes, vdeos, msicas, etc., servindo atualmente como uma grande biblioteca virtual, na qual devemos sempre ter cuidado quanto veracidade das informaes obtidas, pois nem sempre correspondem ao contexto ao qual tenhamos interesse em estudar; - desenvolvimento de multimdia ou pginas Web: outro recurso utilizado to somente pelos programadores de contedo, sites e outros meios de comunicao pela Web; - simulao e modelagem: recursos utilizados nas reas de engenharia e matemtica; e - jogos: recursos utilizados tendo em vista a rea comercial, tendo atualmente muitos seguidores e profissionais ligados ao seu desenvolvimento e distribuio, dentre outras atividades correlatas, sendo tambm dos mais utilizados no mundo todo. Todos os recursos tecnolgicos mencionados acima so possveis de ser utilizados no meio da educao, mas o quadro que temos do uso que se faz das tecnologias da informao e comunicao TIC, pouco aproveitado no meio escolar, so utilizados to somente os recursos multimdia e internet, sendo que os recursos multimdia so utilizados dentro da escola, e a internet to somente para garantir que pesquisas nas pginas web disponveis e algumas indicadas por ns sejam levadas a cabo. Recursos tecnolgicos mais avanados esto geralmente ligados ao aprendizado em cursos especficos em escolas particulares, nas Escolas Tcnicas (Federais e Estaduais) e nem sempre disponveis nas escolas do Estado, seja por falta de meios tcnicos e operacionais, seja pela falta de pessoal qualificado para levar adiante projetos de desenvolvimento dessa modalidade. Portanto, ainda no exploramos o potencial dos recursos tecnolgicos a que temos acesso, e, ainda temos grande dificuldade em recorrer a tais recursos, seja por falta de conhecimento sobre o uso de tais ferramentas, seja por no identificarmos as utilidades prticas que a tecnologia pode nos proporcionar.

III- O processo de aprendizagem-ensino-aprendizagem com tecnologia A tecnologia pode ajudar no desenvolvimento cognitivo e sensorial de nossos alunos? Em Construir as competncias desde a escola, Phillipe Perrenoud (1999) demonstra que ...a abordagem por competncias considera os conhecimentos como ferramentas a serem mobilizadas conforme as necessidades, a fim de que se possa resolver determinadas situaes-problema apresentadas na escola, no trabalho e fora dele.. Ainda com Perrenoud (1999), A transferncia de conhecimentos ou sua integrao em competncias no so automticas e passam por um trabalho, isto , um acompanhamento pedaggico e didtico sem o qual nada ocorrer, a no ser para os alunos com grandes meios para isso. O exerccio da transferncia faz parte do trabalho regular da escola. Os conhecimentos, compreendidos ento como ferramentas utilizadas de acordo com as necessidades, e, o trabalho ou acompanhamento pedaggico e didtico necessrio para sua transferncia acabam justificando o uso das tecnologias como elementos de fixao de contedos e de conhecimento, quando devidamente acompanhados pelo professor. Dessa maneira, as tecnologias so instrumentos importantes no processo de ensino e aprendizagem e tm que ser compreendidas como ferramentas necessrias fixao de conhecimento e na construo do conhecimento em si, com as correlaes e conexes que o aluno desenvolve durante esse processo, que podem ajudar no seu desenvolvimento cognitivo e sensorial. Almeida (2001, pg. 17) diz que Segundo Papert (1985, 1994, 1999), Valente (1993, 1999) e Almeida (1996a), as prticas pedaggicas com computadores podem ser: instrucionistas ou construcionistas, alm de assumir posies intermedirias entre um e outro. Quanto ao instrucionismo, temos a seguinte abordagem, aprender com o uso das tecnologias de informao e comunicao significa adquirir ou apreender informaes apresentadas em ordem crescente de complexidade, cuja fixao obtida pela repetio que condiciona o comportamento. O controle do ensino realizado pela tecnologia em

uso, considerada uma mquina de ensinar skinneriana que transmite informaes e contedos conceituais. Almeida (2001, pg. 17). Com relao ao construcionismo, o aluno ensina o computador atravs de um software usado para desenvolver uma apresentao sobre determinado tema, resolver uma situao-problema ou implementar um projeto. O aluno, construtor ativo de suas prprias estruturas mentais (Papert, 1985, p. 33), desenvolve o seu conhecimento representando as aes de acordo como ele pensa sobre o tema em estudo. O computador, ao ser tutorado pelo aluno, permite a integrao entre os contedos e a forma como o aluno os estrutura, promovendo o desenvolvimento de novas e mais complexas estruturas de pensamento. Almeida (2001, pg. 18). Essas duas abordagens tm suas vantagens e desvantagens, sendo que a instrucionista mais utilizada no desenvolvimento de tutoriais e programas de computador que executam atividades especficas, controladas e com resultados esperados; j a construcionista pressupe que o aluno seja agente na construo do conhecimento, onde a tecnologia utilizada de uma maneira que possibilite a percepo de novos conhecimentos dentro do proposto pelo software utilizado. A tecnologia pode servir ao desenvolvimento do aprendizado e melhoria do conhecimento de nossos alunos, desde que tenhamos as ferramentas adequadas a tais propsitos. O desafio o nosso aprendizado tecnolgico e a conexo com os contedos e conhecimentos exigidos pelo currculo, que, desde o princpio, j menciona as ferramentas tecnolgicas como necessrias ao desenvolvimento do ensino na escola, nos princpios para um currculo comprometido com o seu tempo, uma escola que tambm aprende, A tecnologia imprime um ritmo sem precedentes ao acmulo de conhecimentos e gera profunda transformao quanto s formas de estrutura, organizao e distribuio do conhecimento acumulado. Nesse contexto, a capacidade de aprender ter de ser trabalhada no apenas nos alunos, mas na prpria escola, como instituio educativa.

Isso muda radicalmente a concepo da escola: de instituio que ensina para instituio que tambm aprende a ensinar. Nessa escola, as interaes entre os responsveis pela aprendizagem dos alunos tm carter de aes formadoras, mesmo que os envolvidos no se deem conta disso. Vale ressaltar a responsabilidade da equipe gestora como formadora de professores e a responsabilidade dos docentes, entre si e com o grupo gestor, na problematizao e na significao dos conhecimentos sobre sua prtica. Currculo do Estado de So Paulo Cincias Humanas e suas Tecnologias (pg 10/11).

IV- A tecnologia em sala de aula, os desafios para a construo de uma aprendizagem com significado educativo. Quais os desafios para uma educao tecnolgica com significado para a educao de nossos alunos? Segundo Liene Frota Chamchaum (3 Simpsio Hipertexto e Tecnologias na Educao Universidade Federal de Pernambuco - Ncleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educao): O docente enquanto educador necessita de atualizaes constantes para discutir temas relacionados disciplina que leciona, procurando ainda, desenvolver novas formas metodolgicas para trabalhar os contedos em sala de aula. Esta uma prtica que deve sempre acompanhar o docente e educador. No entanto, ainda nos deparamos com uma prtica pedaggica focada no tradicional e no disposta a acompanhar as inovaes educacionais. Em Mazon e Trevizan (Fecundando o processo da interdisciplinaridade na iniciao cientfica, 2001, pg. 83): O enfoque disciplinar moderno consequncia essencial da postura cientfica altamente racional e rigorosa que promove a excessiva especializao e fragmentao, resultando em alienao e depauperamento do ser humano. Dessa maneira, o grande desafio para o professor, enquanto agente no processo de aprendizagem-ensino-aprendizagem , alm de se manter atualizado com o desenvolvimento das novas tecnologias que garantam o ganho no aprendizado coerente com o Currculo, procurar manter o foco na sua disciplina e na prtica pedaggica, evitando, dessa maneira, a fragmentao e a perda de foco no objeto estudado. A qualificao dos profissionais de educao no uso das ferramentas de tecnologia e o aproveitamento destas para levar adiante a formao do alunado em suas disciplinas o desafio atual do ensino, que poder levar a educao que temos hoje a novos patamares de qualidade e garantir, dentre outras coisas, sua insero aluno na sociedade e melhor qualificao para o mundo do trabalho.

O professor tem que garantir a pertinncia dos objetos tecnolgicos com o contedo curricular a ser apreendido e avaliar os resultados obtidos para garantir a continuidade e melhoria das condies de ensino e aprendizagem. O professor garantir o atendimento grade curricular exigida pelo Currculo e, ao mesmo tempo, incentivar o aluno a buscar novas formas de interao com a tecnologia e a sua disciplina, tornando o aprendizado mais significativo e agradvel, tendo em vista que estaro utilizando de uma maneira produtiva a tecnologia disponvel na atualidade.

V- Educao e Tecnologia, at onde possvel aprender com tecnologia? O que educao tecnolgica? Muitas escolas do Brasil j possuem um laboratrio de informtica com acesso Internet, softwares educacionais e programas bsicos (editores de texto, programas de edio de imagens e apresentaes, planilhas de clculo, etc). Como utilizar os recursos tecnolgicos de maneira a garantir o desenvolvimento do aprendizado do aluno? Somente a existncia dos recursos tecnolgicos nas escolas garantir uma educao de mais qualidade? Estas so apenas algumas questes levantadas por educadores brasileiros. Se o computador apenas uma ferramenta, sem o auxlio de um professor qualificado ele no capaz de trazer avanos educacionais, o aprendizado depende muito de uma utilizao adequada dos recursos da tecnologia, j que h a necessidade de um projeto pedaggico que envolva cada disciplina e os recursos do computador, somente o uso do software no garante o aprendizado, tornando nosso aluno mero digitador sem conscincia sobre o uso desses recursos. Uma escola que resolve utiliz-lo como recurso didtico necessita de bons professores, preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnolgico de forma significativa,o professor deve agir como um orientador do projeto que est sendo desenvolvido e os alunos, dessa maneira, conseguiro atingir os resultados esperados pelos educadores. Quando procuramos recursos didtico-pedaggicos na internet, geralmente o resultado que obtemos uma grande profuso de textos, links para outros sites, planilhas, apresentaes, vdeos, vdeo aulas, etc., todos com as mais variadas orientaes e vises sobre os saberes procurados. Somente em geografia, quando efetuamos qualquer pesquisa sobre temas ligados disciplina, podemos ter respostas em vrias pginas, com dezenas ou centenas de links para sites que contenham o resultado da pesquisa, como, por exemplo:

www.sogeografia.com.br www.brasilescola.com/geografia pt.wikipdeia.org/wiki/Geografia www.ibge.gov.br www.ibge.gov.br/english/ www.escolakids.com/geografia www.geografiaparatodos.com.br www.educao.uol.com.br/geografia www.geografia.uol.com.br www.mundoeducao.com.br/geografia www.periodicos.pucmina/index.php/geografia www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao www.revistas.ufg.br/index.php/bgg periodicos.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr www.unb.br/aluno_de_graduacao/cursos/ geografia www.ppgg.ufam.edu.br/ pt.wikipedia.org/wiki/ Geografia do_Brasi l www . geografia .ufrj.br / guiadoestudante.abril.com.br Home Profisses www . geografia .seed.pr.gov.br / geografia .org.br / www . geografia .fflch.usp.br / cascavel.ufsm.br/revista geografia /index.php/revista geografia www.ufpe.br/rbgfe/index.php/revista www . geografia .ufc.br / br.groups.yahoo.com/group/lista geografia / www.sorocaba.ufscar.br/ufscar/?curso=22 www3.ufpa.br/ppgeo/ www.ppg geografia .ufpr.br / www.campoterritorio.ig.ufu.br/ www.posgeo.ufba.br/ www.facebook.com/pages/ Geografia -Depresso/252902311432116

depgeounir.blogspot.com/ www.igc.ufmg.br/ www.ufrgs.br/ geografia / Como se pode perceber, atualmente h uma grande variedade e diversidade de sites onde podemos encontrar desde informaes as mais srias, como as ligadas a rgos governamentais os mais diversos, universidades e outras instituies educacionais, at mesmo sites de pesquisa como o www.wikipedia.org, sites de busca de informaes e blogs de pessoas que disponibilizam na internet os mais variados contedos, sejam educacionais ou no. Cabe ao orientador da pesquisa que oriente ao aluno a descartar informaes no confiveis e procurar apenas em locais onde exista mais confiana e segurana na informao. Dessa maneira, o papel do professor no fica restrito apenas sua prtica didtico-pedaggica, sendo ampliado para o de instrutor e construtor do conhecimento dos nossos alunos.

VI O papel do professor como selecionador de contedo Qual o papel do professor no processo de aprendizagem e uso de tecnologia? O professor acaba tendo grande importncia no processo de aprendizagem de seus alunos, pois partem dele, sempre tendo em vista as orientaes curriculares pertinentes sua disciplina, as consideraes tericas e construes de sistemas cognitivos que sero percebidos e utilizados por seus alunos. Dessa maneira, quando procuramos utilizar as TICs como ferramentas que auxiliem na construo do aprendizado, temos que ter sempre muito cuidado de estar garantindo um aprendizado significativo e pertinente, de fontes confiveis. A liberdade de escolha na procura das informaes deve ser garantida, desde que nossos alunos sejam orientados a procurar nos locais indicados em bibliografia prvia e, tambm, em outros locais os quais eles tenham mais familiaridade e, dessa forma, fazendo a confrontao entre os dados obtidos naqueles stios e os resultados esperados de suas pesquisas. Eventuais discrepncias entre as informaes obtidas iro ajud-los a compreender que sempre importante verificar a procedncia e correo das informaes, bem como mostrar que nem todas as informaes disponibilizadas na rede web so confiveis, cabendo a eles o trabalho de procurar sempre em mais de uma fonte qualquer tipo de informao, para que possam ter segurana de que sejam corretas as respostas obtidas. Selecionar locais para pesquisa no implica em que toda a verdade esteja apenas nos locais indicados pelo professor, mas que um caminho seguro que garantir que seu aprendizado seguir de acordo com o esperado para sua srie, sempre tendo como premissa as orientaes do currculo do estado de So Paulo.

VII- Utilizando a tecnologia em sala de aula Identificados os atuais usos de tecnologia no ambiente escolar, passo a propor outros meios de utilizao dos equipamentos disponveis: 1. Vdeo aulas temticas, com temas vinculados aos contedos abordados nos bimestres; 2. Aulas com utilizao dos computadores da unidade, visando melhor compreenso dos contedos, bem como possibilidades de pesquisa mais ampla dos contedos abordados no bimestre; 3. Criao de blogs e web sites por turma e a consequente construo de conhecimento digital sobre os contedos abordados e sua disponibilizao imediata; 4. Possibilidade de avaliao de atividades por e-mail, blog ou outro meio eletrnico possvel; 5. Ampliao do universo cultural e cientfico, com a interao dos alunos com a documentao cientfica disponibilizada na internet, atravs da pesquisa e consulta a sites e bibliotecas digitais disponveis; 6. Outras utilizaes de tecnologia concorrentes melhor fixao e ampliao do conhecimento. O Currculo adotado pelo Estado na disciplina Geografia nos traz grandes possibilidades de utilizao das ferramentas de informtica para a fixao de conceitos e contedos diversos dentro desta rea do conhecimento, tendo em vista a grande diversidade de temas possveis de ser abordados. De acordo com o Currculo do Estado de So Paulo para a disciplina de Geografia (pg. 75/76 , temos: O encurtamento das distncias, associado expanso das redes de comunicao e transporte, tanto de mercadorias quanto de pessoas e informaes, assim como as alteraes promovidas no mundo do trabalho pelo advento cada vez mais

acelerado de novas tecnologias, permitem, a todo momento, vislumbrar um leque de interaes capazes de romper com as barreiras culturais, aproximando lugares e mundos diferentes. Como afirma o socilogo Anthony Giddens (2000), quando a imagem de Nelson Mandela pode ser mais familiar para ns que o rosto de nosso vizinho de porta, alguma coisa mudou na natureza da experincia cotidiana. Ainda com relao ao Currculo do Estado de So Paulo (pg. 76), Enfim, esta nova dimenso de espao o virtual , que, de acordo com David Harvey (1996, p. 219), imprime uma compresso do tempo-espao de forma to radical, influenciando inclusive a maneira como representamos o mundo para ns mesmos, deve ser prioridade para o ensino da Geografia do sculo XXI. Finalmente, o Currculo do Estado de So Paulo (pg. 76), A revoluo provocada pelo advento das tecnologias de comunicao e informao, responsveis pelo surgimento dessa nova concepo de espao, e que representa de forma contundente uma das grandes revolues do nosso tempo, de forma contraditria, no atinge a todos igualmente. Se, por um lado, provoca mudanas nas relaes pessoais, socioculturais e nas formas de produzir e trabalhar, por outro, tem sido responsvel pela acentuao das desigualdades entre povos e naes. Como enfatizou Tabo MBeki, ex-presidente da frica do Sul, ainda existem mais linhas telefnicas na ilha de Manhattan do que em toda a frica, ao sul do Saara. Seguindo as orientaes curriculares do Estado de So Paulo, para a disciplina de Geografia, os desafios para utilizao dos recursos tecnolgicos esto postos, pois a compreenso da dimenso virtual do espao mesmo prioridade dentro de nossa disciplina. Sendo assim, todos os recursos apresentados neste tpico devero ser apreendidos por ns, professores, e utilizados como recurso essencial para a realizao do aprendizado com nossos alunos. O desafio est lanado e temos que procurar aprender e, alm de aprender, construir novos saberes com os recursos que temos nossa disposio.

Referncias Bibliogrficas

Currculo do Estado de So Paulo: Cincias Humanas e suas tecnologias / Secretaria da Educao: coordenao geral, Maria Ins Fini; coordenao de rea, Paulo Miceli. - So Paulo: SEE, 2010. Almeida, F. J. & Fonseca Jnior, F. M. Projetos e ambientes inovadores. Secretaria de Educao a Distncia. Braslia, Ministrio da Educao, SEED-Proinfo, 2000. Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educao, Projetos, Tecnologia e Conhecimento 1 ed. - So Paulo: PROEM, 2001. Chamchaum, Liene Frota. Contribuio Para o Ensino Aprendizagem de Geografia Utilizando Computador, in 3 Simpsio Hipertexto e Tecnologias da Educao redes sociais e aprendizagem Anais Eletrnicos. Universidade Federal de Pernambuco Ncleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educao. Mazon, Luciano e Trevisan, M. A.. Fecundando o processo da interdisciplinaridade na iniciao cientfica. Rev Latino-am Enfermagem 2001 julho; 9(4):83-7.

You might also like