You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS DEPARTAMENTO DE SOLOS E ENGENHARIA RURAL Campus II Areia PB Cep.: 58397-000 Tel.

l.: (0xx83) 3362-2300 Ramal 3276 Fax: (0xx83) 3362-2259

EXERCCIOS DE REVISO - METEOROLOGIA 1a AVALIAO


1. Descreva sobre a importncia do tempo e do clima para a agropecuria. 2. O que comprimento do dia ou fotoperodo? Cite os fatores que determinam a sua variabilidade. 3. Que so solstcios e equincios? Em que datas se iniciam as estaes do ano no Hemisfrio Sul? 4. Um passageiro deseja viajar de So Caetano (8o 18S, 36o 09W), para Recife (8o 11S, 34o 55W) no nibus que parte s 11 horas, ocupando uma cadeira junto janela (para apreciar a paisagem). Considerando que a rodovia se estende praticamente de oeste para leste, de que lado do nibus deveria sentar-se o passageiro afim de no ser muito importunado pelo Sol, caso essa viagem ocorresse: a) em junho? b) em dezembro? Por que?

5. Sabendo-se que a hora indicada por um relgio de algum em Greenwich (Londres) indica 9h30min, determinar a hora solar verdadeira de um observador em: a) (23 oS; 15oW); b) (10oN; 45oW); c) (10oS; 15E). 6. Calcule a ngulo de declinao solar () para o dia 22 de maro. De acordo com o valor encontrado o que voc conclui em relao s estaes do ano. 23. Considere o dia 05 de janeiro em duas localidades do Hemisfrio Sul. Determine em qual das duas localidades o Sol nascer primeiro. Dados: Local A: (-7o 7 ; 34o 53 W; 5 m); Local B: (-22o 54; 43o 10W; 5 m). Para o dia em questo a correo ser igual a - 6 min e = - 22o 38. 8. Determinar o nmero de horas correspondente, ao intervalo de tempo entre o nascer e por do Sol, no dia que marca o final do outono, nas seguintes localidades: Campina Grande (-7; 36; 34o 53 W ; 520m); Santa Maria (-29o 41; 53o 48 W; 95m) e Tucson (32 N; 112 W; 720m). 9. Defina corretamente: a) latitude e longitude geogrfica de um ponto; b) ngulos zenital e declinao do Sol; c) ngulo horrio e de elevao do Sol. 10. As estaes do ano so caracterizadas por condies atmosfricas tpicas, sendo mais acentuadas nas localidades de maior latitude. O que pode ser apontada como a causa primordial das estaes do ano?

11. Sobre os desdobramentos do fenmeno El Nio no territrio brasileiro, considere as afirmativas a seguir. I. No Hemisfrio Sul a atuao do fenmeno El Nio eleva a freqncia e a intensidade das frentes frias que avanam sobre as regies Sudeste e Nordeste durante os perodos de primavera e vero. II. Em cada episdio do El Nio observado na regio sul um grande aumento de chuvas, principalmente nos meses de primavera, fim do outono e comeo de inverno; h um acrscimo de at 150% de precipitao em relao ao seu ndice normal. Isto faz com que nos meses da safra a chuva atrapalhe a colheita e haja graves prejuzos aos agricultores. III. Algumas reas do serto nordestino podem ficar sem registrar nenhum ndice de chuva nos meses de seca e nos meses em que pode chover no chove, sendo assim as secas duram at 2 anos em perodos de El Nio. IV. A regio brasileira mais afetada pelo fenmeno El Nio a Centro-Oeste, onde prolongados perodos de seca atingem o Mato Grosso do Sul. Esto corretas apenas as afirmativas: a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I, II e IV. e) I, III e IV. 12. Defina: a) meteorologia agrometeorologia. 13. Analise as afirmativas abaixo: A) A Meteorologia (do grego meteoros que significa elevados no ar e logos que significa estudo, descrio), teve nas duas ltimas dcadas um desenvolvimento extraordinrio. Esta cincia tem como meta estudar os fenmenos fsicos que ocorrem na atmosfera. O tempo em meteorologia determina as condies mdias da atmosfera, isto uma condio estvel, em um ponto da superfcie terrestre. O clima por outro lado o estado momentneo da atmosfera, isto , as condies atuais da atmosfera em um curto espao de tempo (1 dia, uma semana, etc.). A previso do tempo feita estudando-se os fenmenos e processos atmosfricos simultaneamente em uma regio. Esse ramo da Meteorologia chamado Meteorologia Dinmica. A agrometeorologia um outro ramo da Meteorologia que estuda os efeitos que os fenmenos meteorolgicos exercem sobre a agricultura, pecuria, biologia. Considerando cada afirmativa como verdadeira (V) ou falsa (F), a seqncia correta : VVVVV VVFFV VFFFV VFFVV FFFFF e climatologia; b) meteorologia sintica e

B) As estaes do ano primavera, vero, outono e inverno se repetem a cada trs meses aproximadamente. A ocorrncia das estaes se deve inclinao do eixo da Terra em relao ao plano da eclptica, cujo valor de 23 o 27. O ngulo que o raio vetor do astro (Sol) forma com o plano do equador chamado ngulo de altura do sol. Esse ngulo varia entre -23o 27, 0o 00 e +23o 27. A culminao do Sol no znite dos trpicos chamada de solstcio. Quando o Sol culmina no Trpico de Cncer inicia-se o vero no Hemisfrio Norte e inverno no Hemisfrio Sul. A culminao do Sol no znite do equador chamada de equincio. No momento de um equincio o ngulo de declinao do Sol igual a -23o 27. No seu movimento de translao a Terra ora se aproxima ora se afasta do Sol, em razo da rbita ser elptica. O maior afastamento da Terra em relao ao Sol (03 de janeiro) chamado de aflio e a maior proximidade (04 de julho) denominada de perilio VFFVF VVVVV VVFFF VFVFF FFFFF

FRMULAS:

2xH ; 15

H arccos tg . tg

= 23,45 x sen [ 360(284 + JD) / 365]; cosZ = sen . sen + cos . cos . cosH

You might also like