You are on page 1of 4

A ILHA DO TESOURO E HARRY POTTER: LIVROS PARA DIFERENTES LEITORES

FERREIRA, Jessica Souza SILVA, Odalice de Castro Universidade Federal do Cear

Resumo: O que possibilita a um livro ser eternizado como clssico? Por que a existncia dos chamados best-sellers? O que torna a coexistncia deles, para alguns, um conflito? A leitura de obras juvenis ou populares permite a formao de leitores? Um livro considerado cnone quando se eterniza no tempo, caracterizado por ser fundamental para a formao de seus leitores. J o best-seller estimado devido grande aceitao do pblico e, conseqentemente, por ser muito procurado. Assim sendo, controvrsias de diversas ordens existem circundando esse tema, mas o proposto no presente artigo ser a discusso dessas questes aliadas ao foco, que a comparao entre essas duas obras, buscando caractersticas aliadas para enfim chegarmos ao resultado que a possvel similaridade entre ambas, provocada e transcorrida que vence o tempo e conquista os leitores. Deste modo, A Ilha do Tesouro, um dos clssicos da literatura infanto-juvenil, publicada em 1883, escrita pelo autor escocs Robert Louis Stevenson e Harry Potter, com o primeiro livro, dentre sete volumes de grande popularidade e sucesso mundial, publicado em 1997, escrito pela escritora britnica J. K. Rowling; sero as bases para a realizao dos objetivos. Como apoio terico de Ian Watt (A ascenso do romance), Vitor Manuel e Aguiar (Teoria da Literatura), dentre outros, para respaldo das discusses propostas, com o objetivo de alcanar diferentes tipos de leitores.
PALAVRAS-CHAVE: CLSSICOS, BEST-SELLERS, LEITOR.

INTRODUO O presente artigo visa possibilitar discusso acerca dos clssicos e best-sellers com foco na obra A Ilha do Tesouro (1883) e A saga de Harry Potter (1997) para a construo de comparao entre essas duas obras e, por conseguinte, resposta aos seguintes questionamentos: O que possibilita a um livro ser eternizado como clssico? Por que a existncia dos chamados best-sellers? O que torna a coexistncia deles, para alguns, um conflito? A leitura de obras juvenis ou populares permite a formao de leitores? A suma importncia dessa abordagem direcionada a compreenso da conquista de leitores para essas obras, que vence o tempo cronolgico constitudo de 114 anos. E, acerca desse desgnio,
____________________ Jessica Souza Ferreira aluna em graduao do Curso de Letras da Universidade Federal do Cear UFC e participante do grupo de estudos Espaos de Leitura: cnones e bibliotecas, orientado pela Professora Doutora Odalice de Castro e Silva.

somos levados a conhecer esse fenmeno, tendo em vista os propsitos j citados buscando caractersticas em comum entre essas obras e seu alcance para diferentes leitores. Apesar de toda consistncia das fundamentaes j referidas, corremos o risco da existncia de lacunas, estas sero preenchidas atravs do rico apoio terico no campo das pesquisas literrias em todo o mundo, constitudo de Vitor Manuel de Aguiar e Ian Watt, respectivamente com suas obras Teoria da Literatura e A Ascenso do Romance. A estruturao do artigo composta da fundamentao terica, anlises, resultados e consideraes finais. Toda essa formao inicia-se com a caracterizao dos autores, parte fundamental das obras, por meio de sua biografia e explanao de suas respectivas obras, anlise dos textos, resposta as questes apresentadas e inseres tericas para atestarmos a validao da pesquisa realizada. Assim, para a construo do artigo a metodologia utilizada o mtodo analtico comparativo.

FUNDAMENTAO TERICA Mediante o processo cronolgico em que vivemos nos deparamos com diversidades de conhecimentos, aprendizagens, provocaes; conseqentemente nosso desenvolvimento est em constantes idas e vindas dependendo da nossa atuao e forma de encarar as situaes que a vida proporciona; deste modo, podemos concluir que vivemos em constante formao. Ento, o que seria ento a leitura se no o meio que possibilita esses processos? Devido grande amplitude dos mundos que cercam a leitura, consideravelmente temos no livro impresso nossa escolha para a argumentao. Desde sua inveno, o livro vem sendo produto cultural de grande importncia, principalmente quando temos vivncias de leituras. Fazendo um percurso histrico, desde a transformao do livro, h sculos passados transpassando de papiros, pergaminhos e impresso por tipos mveis atravs da Inveno de Guttemberg por volta de 1439. Seguindo esse arranque histrico, o processo de criao do livro impresso trouxe o aparecimento e crescimento do pblico leitor, ou seja, os livros passaram no s a dar informaes de conhecimentos cientficos e geogrficos, mas a entreter seus leitores. Todo esse processo de modificao teve como impulsionador a ascenso do romance, durante o

sculo XVIII e XIX, devido transposio dos valores, realizao das individualizaes dos personagens (como no s recriao de tipos clssicos) enredo com apresentao de ambiente. As formas literrias anteriores, neoclssica, do romance foram combatidas atravs das obras de grandes escritores com Defoe, Richardson e Fielding, respectivamente com suas publicaes Moll Flanders, Pamela e Tom Jones, que foram inserindo em suas obras as modificaes de estilo e foco contra os modelos clssicos. Conseqentemente, a estima pelo romance foi tamanha que se espalhou pelo mundo inteiro e tornou-se fator cultural e de formao. No tocante a esse ltimo aspecto a conquista do livro teve nome, que hoje chamamos de clssicos ou cnones literrios. A importncia dos universais est categoricamente no fato de vencer o tempo cronolgico, conquistar leitores, ajud-los em seu desenvolvimento, reconhecimento, superar suas limitaes, proporcionar mltiplas vivncias. Ana Maria Machado em Como e Porque Ler os Clssicos Universais desde cedo, com grande dedicao enche-nos de conceitos sobre os clssicos, como: Clssico um livro eterno e que no sai de moda, Quando lemos um clssico , ele tambm nos l, vai-nos revelando nosso prprio sentido, o significado do que vivemos e como ela cita respectivamente atravs das palavras de Harold Bloom e Italo Calvino: bom lermos esses autores clssicos porque eles ampliam nossa vida e Um clssico um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer. Por fim ela encerra: Em suma, so livros que conseguem ser eternos e sempre novos. Aps esse esclarecimento de respaldo acerca dos clssicos proporcionamos resposta ao nosso questionamento inicial: O que possibilita a um livro ser eternizado como clssico? Sendo assim, relacionado com a forma literria romance e aps a demarcao e importncia dos clssicos universais, temos em contraposto o advento dos chamados best-sellers, expresso que vem se moldando atualmente e constituindo-se um gnero literrio, utilizada para caracterizar como livros de grande volume de vendas para o mercado editorial proporcionados pela fama conquistada. E por falar em sua origem, tendemos a propor que foi devido modificao da leitura de formao, passou-se para a leitura de entretenimento e a proporcionar rasas provocaes aos seus leitores, tornando-os leitores passivos.

E assim, Por que a existncia dos chamados best-sellers? definitivamente uma difcil questo que envolve no s caracterizaes e definies, mas pesquisas histricas. Apesar disso, consideramos que a existncia dos best-sellers de escolha dos leitores por obras consideradas fceis (por no estimular provocaes e questionamentos) devido falta de tempo por parte dos leitores e a exigncia da vida cotidiana atual baseada na rapidez, outro fator a influncia da mdia que propaga a popularidade crescente (principalmente quando o volume rotulado), diversidade de tradues e edies em curto perodo de tempo, dentre outros. Por fim, de um modo geral h diversos fatores, mas o preponderante a fora que o leitor proporciona para a existncia, manuteno e renovao desse tipo literrio. Ainda considerando a questo dos best-sellers, mas colocando em foco a sua relao com a leitura em geral, proporcionamos o questionamento a seguir: A leitura de obras juvenis ou populares permite a formao de leitores? Aps as argumentaes relacionadas perspectiva da literatura de massa, podemos sim considerar esse meio como cultural e formador de leitores, mas no deixando para trs os limites dessa afirmao; que consistem em at que ponto o entretenimento e a leveza de leitura deixam de ser algo produtivo e torne seu leitor capaz de produzir crtica superficial e, principalmente, se esta literatura de massa no levar seus leitores a procurar os clssicos posteriormente.

You might also like