You are on page 1of 2

A beleza atravs dos tempos

Laura Cnepa im: A+beleza+atraves+dos+tempos.html http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI277352-EI1521,00-

O que torna uma pessoa feia ou bela , na verdade, um mistrio. Mas cada lugar e cada poca estabelecem critrios para definir a aparncia desejvel s pessoas, ainda que muitas delas superem esses critrios por causa de sua personalidade, de sua segurana, de sua capacidade de adaptao ou de seu poder. Um erro comum quando se fala sobre padres de beleza imaginar que eles se aplicam mais s mulheres: "Isso bobagem. Basta observar as esculturas gregas para saber o quanto a beleza masculina era valorizada naquela sociedade, e a fora com que aqueles padres chegaram at ns", afirma o historiador Luiz Eduardo Simes de Souza. "A beleza andrgina que se v hoje tambm no novidade. Se observarmos as figuras do Egito Antigo, por exemplo, veremos que os tipos ideais de ambos os sexos eram bem parecidos: morenos e longilneos." A beleza tambm no foi sempre fundamental para a aceitao das pessoas pela sociedade: "Na Idade Mdia, por exemplo, o padro de beleza feminina praticamente no existia: bastava ser mulher e respirar, que estava tudo bem", brinca o historiador. Foi com o Renascimento que houve o resgate do ideal greco-romano de beleza, e o corpo voltou a ter um papel importante nos valores da sociedade ocidental. Foi nessa poca que as mulheres gordinhas (na verdade, as mulheres nobres que conseguiam se alimentar direito) se tornaram referenciais de beleza. "Mas no era como agora. Essas referncias serviam muito pouco para as pessoas comuns", assinala do historiador. Da mesma forma, as burguesas coradas e bem vestidas se tornaram o referencial de beleza no sculo 19. Num grupo menor, tambm, os romnticos plidos que podiam passar o dia sem fazer nada viraram smbolos de beleza. "Nos dois casos, observa-se que o que determina a beleza a posio social. Aquilo que um rico pode ter passa a ser o ideal a alcanar." Mas o que dizer do sculo 20? Foram tantas as mudanas que a gente chega a se perder: as beldades da dcada de 20 se parecem mais com as de hoje, por exemplo, do que com a rechonchuda Marilyn Monroe da dcada de 50. "Mas o padro que se estabeleceu nos ltimos dez ou quinze anos, principalmente, o que se pode chamar de 'padro aborgene': o bonito introduzir coisas no corpo, como o silicone e os anabolizantes, ou mesmo tatuagens e piercings." O nico problema que, assim como acontece com os aborgenes, corremos o risco de ficar cada vez mais parecidos uns com os outros. "Isso faz sentido", conclui o historiador, "pois totalmente coerente com a sociedade de consumo capitalista em que vivemos."

Conceitos de Esttica, Beleza e Arte


O que a Esttica? uma doutrina do belo (beleza) e da arte em todas as suas implicaes.

Surgiu na Grcia e tinha como funo de causar prazer e retratar o belo. Existem 2 tipos de artistas: 1. Produzir e agradar o consumidor; 2. Produzir e agradar uma pessoa; Artes Liberais: retrica, gramtica, oratria, aritmtica, geometria. Artes Servis: agricultura, pintura, tecelagem (mecnica) Tcnico (til): aplicador de regras Artista (belo): dotado de inspirao *Antigamente um artista era dotado um Deus. Obra de Arte Promessa inifinita de acontecimentos:

Disciplina filosfica: fundador: (Alexander Baumgarter). Cincia da Beleza; Originrio da palara Grega AIESTHESIS > estesia (sensibilidade, percepo, sensvel);

O que Beleza?

no uma qualidade objetiva de certos objetos; a beleza nasce dentro do ser humano; a beleza nasce da maneira de nos relarcionarmos com o mundo; a relao da pessoa com o objeto (belo). Exemplo: pr-do-sol. a beleza no produzida no interior do ser humano.

A beleza nome de qualquer coisa que no existe que dou s coisas em troca do agrado que me do (Alberto Caieiro) Os Filsofos dizem sobre a beleza:

sensibiliza; emociona; atrai; choca; chama ateno; desperta curiosidade; identidade; asbstrao;

Conceito Universal (amor, alegria); Conceito Ideal que no se pode personificar.

A Obra de Arte causa uma identificao. A arte de certo modo a soluo para os problemas sem soluo.

Experincia Esttica x Experincia Prtica Experincia Esttica:


Ligada a forma/aparncia; Agrado que proporciona;

Experincia Prtica:

Ligada a funo do objeto; Valor utilitrio;

Arte

You might also like