You are on page 1of 24

ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO RAYOL LABORATRIO DE INFORMTICA

INSTRUTORA: THAIS BEATRIZ OLIVEIRA DE LUCENA

CURSO DE INFORMTICA BSICA: WINDOWS 7

Governador Edison Lobo MA

SUMRIO
1-O QUE O COMPUTADOR E PARA QUE ELE SERVE? 2-AS PARTES DO COMPUTADOR 3-REA DE TRABALHO 4-TRABALHANDO COM JANELAS 5-WINDOWS EXPLORER 6-APLICATIVOS 7-MICROSOFT OFFICE WORD 2007 8-MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 9 INTERNET 10-CADERNO DE EXERCCIOS DIVERSOS 11- CADERNO DE EXERCCIOS MICROSOFT WORD 2007 12- CADERNO DE EXERCCIOS MICROSOFT POWERPOINT 2007 13- CADERNO DE TAREFINHAS 14- COMBINADOS DO LABORATRIO DE INFORMTICA

1-O QUE O COMPUTADOR E PARA QUE ELE SERVE? O computador uma mquina de processar informaes e, tambm, um meio de comunicao. Voc sabia que em sua vida vrias coisas s acontecem graas ao computador? Se voc vai a um estdio de futebol, provvel que l haja um placar eletrnico controlado por computador. Os desenhos animados, que voc assiste na televiso, no poderiam ter sido feitos ou transmitidos sem a ajuda do computador. Voc acha difcil estudar esse assunto? Fique tranqUilo! Logo voc ver como ele fcil e interessante. Depois disso, com certeza, voc vai achar o computador muito legal. 2-AS PARTES DO COMPUTADOR O computador formado pelo conjunto de equipamentos e pelos programas. Os equipamentos, tambm chamados de hardware, so, por exemplo, o monitor, o teclado, o mouse e outros. Eles so as partes do computador que podemos tocar e pegar. J os programas, tambm chamados de software, ficam dentro do computador. Eles que fazem o computador funcionar. Utilizamos os diversos programas para desenhar, escrever ou fazer contas.

Vamos conhecer um pouco sobre o hardware No monitor podemos visualizar todas as informaes que estamos passando para o computador.

O gabinete tem o formato de uma caixa e nele esto vrias peas e circuitos que fazem o computador funcionar. No HD ficam armazenadas todas as informaes do computador. O mouse um grande aliado quando utilizamos o computador. Com ele possvel desenhar, abrir e fechar as janelas e os programas, e para que ele possa deslizar com mais facilidade preciso coloc-lo em cima de um tapetinho chamado mouse pad. Quando mexemos no mouse, uma setinha se movimenta na tela do monitor. Impressora: Existem vrios modelos, mas todos tm a mesma funo: a impresso de informaes de dentro do computador para uma folha, ou seja, a impressora um equipamento de sada de dados. Scanner: Atravs dele enviamos informaes para dentro do computador, como fotos e outras figuras. Sendo assim, este um equipamento de entrada de dados. 3-REA DE TRABALHO

Conhea as partes mais utilizadas do computador:

Gabinete

composta pela maior parte de sua tela, em que ficam dispostos alguns cones. Uma das novidades do Windows 7 a interface mais limpa, com menos cones e maior nfase s imagens do plano de fundo da tela. Com isso voc desfruta uma rea de trabalho suave. A barra de tarefas que fica na parte inferior tambm sofreu mudanas significativas.

cones

Representao grfica de um arquivo, pasta ou programa. So identificados pela pequena seta no canto inferior esquerdo da imagem. Quando voc instala programas em seu computador, alguns deles automaticamente criam um cone de atalho na rea de trabalho. Veja a seguir alguns exemplos de cones:

PowerPoint Word Cada cone contm o nome, do programa ou pasta, correspondente. Este nome pode ser modificado conforme a necessidade Lixeira Na Lixeira ficam armazenados os arquivos que so apagados pelo usurio, ou intencionalmente ou acidentalmente. Mas eles podem ser recuperados, por isso ela possui a ilustrao do smbolo da reciclagem. Barra de tarefa A Barra de tarefas tem ainda a importante funo de avisar quais so os aplicativos em uso, pois mostrado um retngulo pequeno com a descrio do(s) aplicativo(s) que est(o) ativo(s) no momento, mesmo que algumas estejam minimizadas ou ocultas sob outra janela, permitindo assim, alternar entre estas janelas ou entre programas com rapidez e facilidade. Podemos alternar entre as janelas abertas com a sequncia de teclas ALT+TAB (FLIP) permitindo escolher qual janela, ou programa deseja manipular. A barra de tarefas tambm possui o menu Iniciar, barra de inicializao rpida e a rea de notificao, onde voc ver o relgio. Outros cones na rea de notificao podem ser exibidos temporariamente, mostrando o status das atividades em andamento. Outra caracterstica muito interessante a pr-visualizao das janelas ao passar a seta do mouse sobre os botes na barra de tarefas.

Boto INICIAR Est no mesmo local do menu Iniciar, encontrado na Barra de tarefas, o qual, quando clicado, apresenta a listagem de comandos existentes. O boto Iniciar o principal elemento da Barra de Tarefas. Ele d acesso ao Menu Iniciar, de onde se podem acessar outros menus que, por sua vez, acionam programas do Windows. Ao ser acionado, o boto Iniciar mostra um menu vertical com vrias opes. O boto Iniciar a maneira mais fcil de iniciar um programa que estiver instalado no computador, ou fazer alteraes nas configuraes do computador, localizar um arquivo, abrir um documento. apresentado em duas colunas. A coluna da esquerda apresenta atalhos para os programas instalados e para os programas abertos recentemente Na coluna da direita o menu personalizado apresentam atalhos para as principais pastas do usurio como Documentos, Imagens, Msicas e Jogos. A sequncia de teclas para ativar o Boto Iniciar CTRL+ESC ou a Tecla do Windows (WINKEY). As opes existentes no boto Iniciar esto dispostas no lado esquerdo do menu e no direito. esquerda voc encontra os aplicativos ou recursos colocados na sua mquina.

Algumas opes que podero estar no boto Iniciar: Todos os Programas: Exibe uma lista completa com todos os programas do Windows 7 e aplicativos instalados em seu computador.

Lupa: A Lupa amplia partes diferentes da tela. Esse recurso til para a exibio de partes difceis de ver. Windows Fax e Scan: Permite que se receba ou emita fax, alm de escanear um documento. Visualizador XPS: Visualizador dos arquivos criados em formato XPS (XML Paper Specification). Calculadora: Aplicativo calculadora que auxilia na criao de contas simples. Paint: Aplicativo para edio de imagens, alm de permitir cri-las. Conexo de rea de Trabalho Remota: Aplicativo que possibilita a conexo com outros computadores remotamente, desde que se obedeam s permisses. Notas Autoadesivas: So lembretes que ficam pendurados na rea de trabalho do Windows. Desligando o computador Quando voc termina de usar o computador, importante deslig-lo corretamente no apenas para economizar energia, mas tambm para garantir que os dados sejam salvos e para ajudar a manter seu computador mais seguro. E o melhor de tudo: o computador iniciar rapidamente na prxima vez que voc quiser utiliz-lo.

1 - Barra de Ttulo: Est localizada na parte superior de uma janela, sendo colorida em azul, na instalao padro, Apresenta o nome do programa em uso e/ou nome do documento atualmente aberto. Permite que o usurio movimente a janela para um outro local da tela, ou seja, o usurio posiciona o mouse sobre a Barra de Ttulo, pressiona e segura o boto esquerdo do mouse e arrasta a janela para outra posio, fazendo com que todo o contedo sofra tambm um deslocamento. 2 - Barra de Menus: Ao longo da parte superior de toda as janelas h uma Barra de Menu que relaciona todos os menus disponveis. Um menu consiste em uma lista de comandos que executam tarefas. A maioria dos programas possui um menu Arquivo, um menu Editar e um menu Ajuda, alm de outros, exclusivos do prprio programa. 3 Boto Minimizar: Permite ocultar a janela, deixando-a visvel somente como um boto na barra de tarefas. 4 Boto Maximizar: Ao clicar neste boto, a janela ocupa a tela inteira do monitor. Com a janela maximizada, este boto se transforme no boto Restaurar Tamanho.

Para desligar o computador, clique no boto Iniciar e, em seguida, clique no boto para ligar/desligar no canto inferior direito do menu Iniciar. 4-TRABALHANDO COM JANELAS Mesmo que o contedo de cada janela seja diferente, todas as janelas tm algumas coisas em comum. A maioria das janelas possuem as mesmas partes bsicas.

Boto Restaurar Tamanho: Este boto tambm est localizado no meio dos 3 botes, porm s apresentado se a janela estiver maximizada, portanto o boto Restaurar se alterna com o boto de Maximizar dependendo de como a respectiva janela esteja apresentada. Pressionar o boto "Restaurar" faz com que a janela de aplicativo retorne ao seu tamanho anterior. 5 Boto Fechar: Como o prprio nome diz, este boto utilizado para fechar a janela do programa. 6 Barras de rolagem: Permite rolar o contedo da janela para cima, para baixo e para os lados, para ver informaes que esto fora de viso no momento. 5-WINDOWS EXPLORER No computador, para que tudo fique organizado, existe o Windows Explorer. Ele um programa que j vem instalado com o Windows e pode ser aberto atravs do Boto Iniciar ou do seu cone na barra de tarefas. Este um dos principais utilitrios encontrados no Windows 7. Permite ao usurio enxergar de forma interessante a diviso organizada do disco (em pastas e arquivos), criar outras pastas, mov-las, copi-las e at mesmo apag-las. Com relao aos arquivos, permite proteg-los, copi-los e mov-los entre pastas e/ou unidades de disco, inclusive apag-los e tambm renomelos. Em suma, este o programa que disponibiliza ao usurio a possibilidade de gerenciar todos os seus dados gravados. Os arquivos so muito importantes e, portanto merecem uma ateno especial. No podem estar espalhados pelo computador, precisam ser guardados em locais especficos, chamado pastas. O Windows Explorer est dividido em vrias partes. A poro da esquerda mostra a sua biblioteca, que pode incluir seus arquivos, suas msicas, filmes e imagens; h tambm o cone Favoritos para visualizar seus sites preferidos, a rea de trabalho, sua rede domstica ou de trabalho e o Computador. direita do Windows Explorer voc pode observar os arquivos existentes na pasta explorada.

Botes Avanar e Voltar: o boto Voltar serve para que volte pasta anterior, ou seja, a pasta que voc acessou antes da atual. O boto Avanar passa para a pasta seguinte. Barra de endereo: o local onde voc digita o endereo da pasta ou do arquivo desejado. Enquanto voc digita, o boto Ir para exibido. Ao localizar a pasta ou o arquivo desejado, basta clicar sobre este boto.

Caixa de Pesquisa: utilizando esta caixa, voc poder procurar rapidamente por qualquer arquivo ou pasta que esteja no computador. Voc ver mais detalhes sobre ela no prximo tpico. Barra de Ferramentas: exibe vrias opes, de acordo com os itens que so acessados no painel de navegao. Voc ver como utiliz-la a seguir, ainda neste tpico.

Painel de navegao: Como o prprio nome diz, atravs dele voc navega pela rea de trabalho, pelas bibliotecas, pelo disco rgido do computador e pela rede, caso o computador esteja conectado a alguma. No painel de navegao, os itens so divididos em categorias: Favoritos, Bibliotecas, Computador e Rede. Favoritos: Permite que voc acesse os itens da rea de trabalho, os arquivos que foram baixados da Internet (pasta Downloads) e todos os locais que voc acessou recentemente, no seu computador ou na rede. Bibliotecas: Uma biblioteca se parece muito com uma pasta, mas no armazena arquivos. Em vez disso, uma biblioteca aponta para os locais em que seus arquivos esto armazenados e mostra todos como uma s coleo. Computador: Exibe o disco rgido do computador (Disco Local C:). Se houver mais de um disco ou se um disco estiver particionado, o Windows Explorer ir exibi-la com a letra seguinte (Disco Local D:). O item Computador tambm exibe a unidade de CD ou DVD, caso haja alguma. Rede: Se o seu computador estiver conectado a uma rede, este item far parte do painel de navegao e ir exibir todos os computadores que fazem parte da rede. Painel direito: Exibe todas as opes referentes aos itens que esto no painel de navegao.

Arquivos e Pastas Como voc j sabe, cada arquivo possui um nome que o identifica, facilitando o trabalho do usurio. Cada um tambm tem seu formato. Por exemplo, existem arquivos do Bloco de notas, do Paint, do WordPad e assim por diante. De modo que um arquivo criado pelo Bloco de notas no pode ser aberto pelo Paint, pois o formato desse arquivo texto, e o Painel reconhece arquivos de imagens. Podemos identificar o formato de um arquivo observando o seu cone, que igual ao cone do aplicativo que o criou.

Criando Pastas: - Para criar uma pasta siga estes passos:

* Aparecer na tela uma Nova Pasta selecionada para que voc digite um nome; * Digite o nome e tecle Enter. * Pronto, a pasta est criada.
6-APLICATIVOS

O Windows 7 inclui muitos programas e acessrios teis. So ferramentas para edio de texto, criao de imagens, jogos, ferramentas para melhorar o desempenho do computador, calculadora e etc. A pasta Acessrios acessvel dandose um clique no boto Iniciar na Barra de tarefas, escolhendo a opo Todos os Programas e no submenu, que aparece, escolha Acessrios.
Bloco de Notas

Aplicativo de edio de textos (no oferece nenhum recurso de formatao) usado para criar ou modificar arquivos de texto. Utilizado normalmente para editar arquivos que podem ser usados pelo sistema da sua mquina.

Word Pad um editor de textos que nos auxiliar na criao de vrios tipos de documentos. uma verso mais simplificada do Word. Os usurios do Word vo se sentir familiarizado, pois ele possui menus e barras de ferramentas similares. Porem o Word tem um nmero muito maior de recursos. A vantagem do WordPad que ele j vem com o Windows. Ento, se voc no tem em seu computador a Microsoft Word, poder usar o WordPad na criao de seus textos. Tipos de documentos que podemos criar com o WordPad: Fax Memorandos Avisos Lista de compras. Para abrir, segue esse passo a passo: Boto iniciar Todos os Programas Acessrios WordPad

Formatando o Texto: Selecione o texto, mude a fonte, tamanho, cor, estilo de fonte. Salvando:

Paint um acessrio do Windows que permite o tratamento de imagens e a criao de vrios tipos de desenhos para nossos trabalhos. Atravs deste acessrio, podemos criar logomarcas, papel de parede, copiar imagens, capturar telas do Windows e us-las em documentos de textos. Para abrir o Paint: Boto Iniciar (Smbolo do Windows) Todos os Programas Acessrios Paint.

Algumas teclas de Atalho no teclado: * Aumentar Pincel/ Borracha: CTRL + (+) * Diminuir Pincel/ Borracha: CTRL + (-) * Elipse e outros: SHIFT ou casinha * Selecionar figura: CTRL + Clique do mouse e arrastar * Selecionar toda figura: CTRL + A

Calculadora A calculadora do Windows 7 contm muito mais recursos do que uma calculadora comum, pois alm de efetuar as operaes bsicas, pode ainda como trabalhar com a calculadora cientfica, estatsticas e programador.

Menu Inicio: -rea de Transferncia:

-Fonte: 7-MICROSOFT OFFICE WORD 2007 Lembra o WordPad, s com mais recursos. Boto Iniciar (Smbolo do Windows) Todos os Programas Microsoft Office Microsoft Office Word 2007. A janela do Word -Alinhamento ou Pargrafo:

REVISO ORTOGRFICA Voce sublinhado em vermelho: significa que voc esqueceu algum acento ou escreveu errado, para consertar s clicar com boto direito do mouse e conserta. Eu te amo sublinhado em verde significa: excesso de espao, pontuao...

-Rgua:

-Ilustraes: *Imagem: Salvo no seu computador; *Clip-Art: j vem com a Microsoft Office *Formas: Todo tipo de forma para inserir junto ao seu texto *SmartArt: Para inserir um elemento grfico para comunicar informaes visualmente *Grfico: Inserir grfico para ilustrar e comparar dados e tambm pode inserir junto ao texto.

Menu Inserir

-Pgina:

-Links:

-Tabelas:

-Smbolos

-Cabealho e Rodap:

-Texto:

8-MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007


Para inicializar o PowerPoint: Boto Iniciar (Smbolo do Windows) Todos os Programas Microsoft Office Microsoft Office PowerPoint 2007.

O Ambiente de Trabalho Aps a abertura do PowerPoint, visualize o ambiente de trabalho que constitudo pelos seguintes elementos: 1. Barra de Ttulo 2. Barra e Menus 3. Barra de Ferramentas 4. Slide 5. Zona de Deslocamento 6. Zona de Destaques 7. Barra de Notas 8. Barra de Estado.

-Barra de Ttulo: encontramos o nome da aplicao, assim como o nome do documento. No caso de no tiver inserido um nome ou guardado o documento, normalmente apresenta um nome provisrio de Apresentao n. -Barra de Menus: encontramos todas opes disponveis que sero essenciais para a preparao de uma apresentao. As opes encontram-se agrupadas em categorias que formam os vrios menus.

Barra de deslocamento

Barra de Ferramentas

Existe, duas barras de deslocamento: uma na posio vertical e outra na horizontal. A primeira permite ao utilizador a deslocao para outros slides, pelo que s estar visvel se existirem vrios slides; a segunda, s se encontra activa se no for possvel a completa visualizao do slide. Inserir e Alterar Tipos de Slides Para inserir um novo diapositivo, seleccione em Incio, de seguida em Novo Slide e escolha o tipo de diapositivo que desejar para a sua apresentao. A qualquer momento, o utilizador poder alterar o tipo de diapositivo, sem perder as informaes nele contidas. Ao clicar num slide, possvel eliminar atravs do boto direito do rato e seleccionar o comando Eliminar diapositivo ou em Delete. Alm disso, possvel copiar e colar o mesmo diapositivo, duplicando assim os slides, se tiver a necessidade de criar um diapositivo idntico ao j existente.

Contm botes que permitem um acesso mais fcil e rpido aos comandos. Apenas esto representadas as opes de uso mais frequentes. O utilizador poder personalizar a barra de ferramentas, adaptando sua apresentao. possvel adicionar/ eliminar outras barras, clicando no menu Ver, aceder o comando Barra de Ferramentas e selecccioanr a opo ao que deseja colocar visvel ou invisvel.

Slides Trata-se de uma zona disponvel para criar o seu slide. Um slide poder de dispor variados recursos como texto, imagens, grficos, tabelas e outros objetos que melhor se adquam ao utilizador.

Criar uma nova apresentao O Microsoft PowePoint d a possibilidade de criar uma nova apresentao com ajuda do assistente de contedo automtico, cada vez que inicia o programa. Contudo, se tiver adoptado um design na sua apresentao e se desejar mudar para outro design, basta ir Barra de Menus e clicar em Design. Poder alterar o design quantas vezes o desejar e a sua aplicao ser

automtica sem alterar os contudos que constam nos slides.

Inserir tabelas, imagens, grficos e outros objectos Aquando a preparao da sua apresentao, poder inserir tabelas, imagens (do arquivo, do clip art ou do seu lbum de fotografias), formas (pontos, linhas, rectngulos, fluxogramas, etc.) , grficos SmarArte (diagramas, organogramas, ciclos, etc), outros tipo de grficos, hiperligaes, caixa de textos, cabealhos e rodap, nmero de slides, textos decorativos, excertos de filmes e sons, entre outros objectos. Para efectuar esta operao, basta ir a Inserir e selecionar o(s) objecto(s) que pretende aplicar na sua apresentao.

Aplicar animaes

Poder escolher um efeito especial a ser aplicado durante a transio entre os slides anterior e actual. Para efectuar tal aplicao, seleccione Animaes e escolha o efeito que mais desejar. Formatar imagens Para realizar esta operao, clique na imagem que inseriu no seu slide, v a Formatar e adapte o estilo.

Modo de apresentao final A projeco dos diapositivos efetua-se a partir do modo de visualizao. Assim, ao fazer clique nestes comandos atravs do boto esquerdo do rato , os slides ocupam por completo o ecr do computador, no permitindo a visualizao das ferramentas do PowerPoint.

4. A estrela adiciona a pgina em exibio aos favoritos, que nada mais so do que sites que voc quer ter a disposio de um modo mais rpido e fcil de encontrar. 5. Abre uma nova aba de navegao, o que permite visitar outros sites sem precisar de duas janelas diferentes. 6. A barra de endereos o local em que se encontra o link da pgina visitada. A funo adicional dessa parte no Chrome que ao digitar palavraschave na lacuna, o mecanismo de busca do Google automaticamente ativado e exibe os resultados em questo de poucos segundos. 7. Simplesmente ativa o link que voc digitar na lacuna esquerda. 8. Abre as opes especiais para a pgina aberta no navegador. Falaremos um pouco mais sobre elas em seguida. 9. Abre as funes gerais do navegador, que sero melhor detalhadas nos prximos pargrafos. Pesquisa Bsica Para fazer uma consulta no Google, basta digitar algumas palavras descritivas e pressionar a tecla 'enter' (ou clicar no boto Pesquisa Google) para a sua lista de resultados relevantes.

Ou utilize os comandos no teclado: Tecla F5: inicia a apresentao a partir do primeiro slide. Teclas SHIFT+F5: inicia a apresentao a partir do slide selecionado. 9 INTERNET Navegador Google Chrome Funes visveis

Antes de detalhar melhor os aspectos mais complicados do navegador, vamos conferir todas as funes disponveis logo em sua janela inicial. Observe a numerao na imagem abaixo e acompanhe sua explicao logo em seguida:

1. As setas so ferramentas bem conhecidas por todos que j utilizaram um navegador. Elas permitem avanar ou voltar nas pginas em exibio, sem maiores detalhes. Ao manter o boto pressionado sobre elas, voc far com que o histrico inteiro aparea na janela. 2. Reenviar dados, atualizar ou recarregar a pgina. Todos so sinnimos desta funo, ideal para conferir novamente o link em que voc se encontra, o que serve para situaes bem especficas links de download perdidos, imagens que no abriram, erros na diagramao da pgina. 3. O cone remete palavra home (casa) e leva o navegador pgina inicial do programa. Mais tarde ensinaremos voc a modificar esta pgina para qualquer endereo de sua preferncia.

Logo depois aparecer uma lista com as principais pginas relacionadas busca:

CADERNO DE EXERCCIOS
Diversos

ALTERANDO PAPEL DE PAREDE DA REA DE TRABALHO 1 Acesse o assistente de configuraes do Windows e defina um plano de fundo para seu computador com o tema Arquitetura 3 Defina esta imagem como plano de fundo e veja qual o resultado obtido. minuto e que sua exibio seja aleatria. 2 Aps ter feito isto acesse a internet, encontre uma imagem com o tema Sabedoria, salve a na rea de trabalho. 3 - Defina a imagem salva como plano de fundo e veja qual o resultado obtido. EXERCCIOS NO PAINT Atividade 01: Abra o Paint e faa o desafio abaixo:

Atividade 02: Acesse o Paint e crie o desenho abaixo:

* Pinte o desenho a seu critrio. * Salve o arquivo com o nome Globo na Biblioteca Imagens. * Crie uma nova imagem. * Usando o pincel Giz de cera desenhe a figura abaixo:

* Pinte a bandeira com as cores: verde, amarelo e azul. * Salve o desenho na sua pasta, em seguida defina-o como plano de fundo (Preenchimento). * Utilizando o contedo da aula, crie um desenho a seu gosto, em seguida faa as modificaes que achar necessrio. Sugesto:

EXERCCIOS NA INTERNET Atividade 01: Nesta lio voc aprender: * Abrir o navegador (browser) * Abrir um site * Usar os botes Voltar Parar Salve o desenho dentro da Biblioteca Imagens com o nome rosa 1) Abra o site: www.uol.com.br 1.1 - Estando no site clique em uma opo de seu interesse. 2) Abra o site: www.terra.com.br

2.1 - Estando no site, clique em uma opo de seu interesse. 12) Estando no Google, pesquise sobre Informtica. 3) Abra o Site de endereo: www.piadas.com.br 3.1 - Veja uma piada existente sobre Bbados 3.2 - Veja a primeira piada existente sobre Loira Atividade 02: Pesquisa e cpia para um editor de texto. Nesta lio voc aprender: * Passar um texto de um site para o Word Ateno professor: Ensine os itens acima e depois pea ao aluno para fazer os exerccios abaixo 1) Abra o site Cad: www.faifer.com.br 2) Estando no site Faifer Computao, escolha uma opo sobre um assunto de seu interesse. 3) Aps achar o assunto de seu interesse, usando os recursos de Copiar e Colar (CTRL C - CTRL V), passe todo o contedo do assunto escolhido para o Word. 4) Salve o arquivo do Word com o nome Pesquisa - <seu nome> 5) Feche todas as janelas abertas 6) Abra o site de pesquisas Google: www.google.com.br 7) Pesquise no Google sobre receitas 7.1 - Aps aparecer o resultado da pesquisa, clique em uma opo para acessar o site sobre receita 8) Escolha um tipo de receita e usando os recursos de copiar e colar, (CTRL C - CTRL V) passe a receita para o Word. 9) Salve o arquivo do Word com o nome Receita - <seu nome> 10) Feche todas as janelas abertas. 11) Abra o site Google: www.google.com.br 12.1 - Aps o resultado da pesquisa, clique na opo para acessar assunto sobre Drogas 13) Aps aparecer qualquer texto sobre Drogas, use os recursos de Copiar e Colar (CTRL C - CTRL V) e passe o texto sobre Drogas para o Word 14) Salve o Texto no Word com o nome: Informtica - <seu nome> na Biblioteca Documentos. Atividade 03: Copiando figuras e fotos da Internet para o computador. 1) Pesquise no Google sobre fotos de carro 2) Aps achar alguma foto de carro, Copie ela para a pasta Imagens 3) Abra a pasta imagens e clique 2 vezes sobre a foto copiada para visualizla. 4) Pesquise no Google sobre Modelos 4.1 - Aps achar alguma foto de Modelo, copie a foto para a pasta Imagens. 5) Abra a pasta Imagens e clique 2 vezes na figura para visualiz-la. 6) Apague as figuras que voc copiou.

Atividade 01: Explique qual a funo de cada cone a seguir:

CADERNO DE EXERCCIOS
Microsoft Office Word 2007
Atividade 02: Crie um novo documento no Word e insira os seguintes cliparts:

Atividade 03: Faa um documento no Word com os Word Arts abaixo:

Atividade 05: Abra um novo documento no Word, coloque o ttulo Formas usando o WordArt e insira as seguintes formas:

Atividade 04: Digite o poema abaixo e formate-o como especificado: Atividade 06: Faa uma tabela no Word e insira a bandeira de cada estado indicado abaixo. Siga o exemplo.

Atividade 01: Abra o Power Point e faa o desafio: Crie um novo mundo e apresente em slides Slide 1 - Titulo: Qual a cor do novo mundo? (construa um retngulo grande e pinte-o com a cor do seu mundo) Slide 2 - Titulo: Qual a vegetao do novo mundo? (Procure por imagens na internet) Slide 3 - Titulo: Quais animais existem no novo mundo? (Procure desenhos na internet e comente) Slide 4 Ttulo: Como o cu no novo mundo? Slide 6 - Titulo: Quais famosos vivem no seu mundo? (Coloque fotos pequenas dos famosos que voc quer em seu mundo) Slide 7 - Titulo: Crditos finais. (Coloque seu nome nesta pagina, e de quem mais voc quiser que viva com voc no seu novo mundo)

CADERNO DE EXERCCIOS
Microsoft Office PowerPoint 2007

CADERNO DE TAREFINHAS

Vamos colorir??? Pinte o computador e d um nome a ele.

NOME DO COMPUTADOR: ____________________________

Encontre no caa-palavras abaixo o nome das partes do computador:

Teclado Monitor

5- Imprimo seus trabalhos que so feitos no computador. _____________________ 6Sou responsvel por estabilizar a energia eltrica. ____________________________ O computador e seus componentes so chamados de HARDWARE, que tudo que podemos tocar. Os programas so conhecidos como SOFTWARE. Exerccios: 1 - Complete os espaos abaixo, conforme as palavras do quadro:
HARDWARE - SOFTWARE

a) Os programas so conhecidos como _________________________________________. b) O computador classificado como __________________________________________. 2- Identifique os botes ligando-os aos seus respectivos nomes:

Torre Mouse Impressora Estabilizador

Responda as perguntas abaixo e:

1- Atravs da minha tela, voc pode ver o que est fazendo. Quem sou? _________________________________________ 2- Tenho vrios botes, chamados teclas. ______________________ 3- Pareo um ratinho e meu movimento indica o que voc deve fazer. __________________________ 4- Sou a parte central do computador, e todas as outras partes so conectadas em mim. _______________

You might also like