You are on page 1of 54

CONTROLE BIOLGICO E MANEJO DE PRAGAS NA AGRICULTURA SUSTENTVEL

Vanda Helena Paes Bueno/ Juracy Caldeira Lins Jr. Alcides Moino Junior Luis Cludio Paterno da Silveira

(Departamento de Entomologia/UFLA)

SUMRIO 1. Introduo 2. Inimigos Naturais 3. Controle Biolgico com Entomfagos 3.1. Regulao de Populaes 4. Tipos de Controle Biolgico 4.1. Controle Biolgico Natural 4.2. Controle Biolgico Aplicado 5. Programas de Controle Biolgico com Entomfagos 5.1. Cultura da Cana-de-Acar 5.2. Cultura da Soja 5.3. Cultura do Tomate 5.4. Cultura do Trigo 5.5. Fruteiras 5.6. Macieira 5.7. Florestas 5.8. Cultivos Protegidos 6. Controle microbiano de pragas: definio, conceitos e microrganismos entomopatognicos 7. Epizootiologia e utilizao de entomopatgenos no Manejo Integrado de Pragas 8. Tecnologias de controle microbiano de pragas com fungos, bactrias, vrus e nematides entomopatognicos 8.1. Principais programas de controle microbiano no Brasil 9. Produo de microrganismos entomopatognicos 10. Controle de qualidade de produtos microbianos 11. Bibliografia recomendada 1 1 3 3 4 5 5 7 8 12 14 16 17 18 19 19 23 26 32 32 35 42 46

1. Introduo

O controle biolgico um fenmeno natural, a regulao do nmero de plantas e animais pelos inimigos naturais, os agentes biticos de mortalidade. Envolve o mecanismo da densidade recproca, o qual atua de tal forma que sempre uma populao regulada por outra populao, ou seja, um ser vivo sempre explorado por outro ser vivo e com efeitos na regulamentao do crescimento populacional, e assim mantendo o equilbrio da natureza. O controle biolgico foi definido por DeBach (1968) como a ao de parasitides, predadores e patgenos na manuteno da densidade de outro organismo a um nvel mais baixo do que aquele que normalmente ocorreria nas suas ausncias. O controle biolgico pode ser interpretado de trs formas: (1) como um campo de estudos em diferentes reas, tais como ecologia de populaes, biosistemtica, comportamento, fisiologia e gentica; (2) como um fenmeno natural: quase todas as espcies tm inimigos naturais que regulam suas populaes e (3) como uma estratgia de controle de pragas atravs da utilizao de parasitides, predadores e patgenos. O controle biolgico assim, um componente da estratgia do manejo integrado de pragas, com nfase, aqui, aos insetos e caros. De acordo com Parra et.al. (2002), atualmente o controle biolgico assume importncia cada vez maior em programas de manejo integrado de pragas (MIP), principalmente em um momento que se discute muito a produo integrada rumo a uma agricultura sustentvel. Nesse caso, o controle biolgico constitui ao lado da taxonomia, do nvel de controle e da amostragem, um dos pilares de sustentao de qualquer programa de MIP. Alm disso, importante como medida de controle para manuteno de pragas abaixo do nvel de dano econmico, junto a outros mtodos, como o cultural, fsico, o de resistncia de plantas a insetos e os comportamentais (feromnios), que podem at ser harmoniosamente integrados com mtodos qumicos (produtos seletivos) ou mesmo com plantas transgnicas.

2. Inimigos Naturais Os organismos vivos que atuam como agentes de controle biolgico constituem o grupo dos inimigos naturais, o qual formado pelos parasitides, predadores e patgenos.

Os dois primeiros so denominados agentes entomfagos e, o ltimo, entomopatognico. Esses organismos, entomopatognicos, sero abordados dentro do Controle Microbiano. Quanto aos entomfagos, embora exista um grande nmero de organismos que se alimentam de insetos, como pssaros, lagartos, sapos, tamandu, a nfase aqui para insetos que se alimentam de insetos, onde se apiam, atualmente, os programas de controle biolgico de insetos-praga. Do ponto de vista econmico, um inimigo natural efetivo aquele que capaz de regular a densidade populacional de uma praga e mant-la em nveis abaixo daquele de dano econmico estabelecido para um determinado cultivo (Figura 1). No geral, os inimigos naturais, em particular, os parasitides e predadores mais efetivos, devem apresentar as seguintes caractersticas: adaptabilidade s mudanas das condies fsicas do meio ambiente, um certo grau de especificidade a um determinado hospedeiro/presa, alta capacidade de crescimento populacional com relao a seu hospedeiro/presa, alta capacidade de busca, particularmente em baixas densidades do hospedeiro/presa, sincronizao sazonal com o hospedeiro/presa e capacidade de sobreviver nos perodos de ausncia do hospedeiro/presa, e capaz de modificar sua ao em funo de sua prpria densidade e do hospedeiro/presa, ou seja, mostrar densidade recproca. Parasitides dentro da entomologia considera-se o termo parasitide, ao inseto que parasita um hospedeiro, completa o seu ciclo em um nico hospedeiro e usualmente mata esse hospedeiro. Suas larvas exibem o habito parastico, e os adultos so de vida livre, se alimentando de nctar, substancias aucaradas etc. Os parasitides esto, em sua maioria, dentro da Ordem Hymenoptera, e poucos na Ordem Diptera (Famlia Tachinidae). Atacam e se desenvolvem em todos os estgios dos insetos, ou seja, ovo, larva (ninfa), pupa e adulto. Alguns exemplos de parasitides, Trichogramma pretiosum, Cotesia flavipes, Telenomus podisi, Trissolcus basalis, Lysiphlebus testaceipes, Aphidius colemani. Existem os parasitides primrios, aqueles que se desenvolvem em hospedeiros no parasitides, ou seja, seus hospedeiros so fitfagos, saprfagos, polenfagos etc. E os hiperparasitides, que so parasitides que se desenvolvem em outro parasitide (o parasitide do parasitide). Tambm existem os endoparasitides, ou seja, o parasitide que se desenvolve dentro do corpo do hospedeiro, podendo ser solitrio, quando uma nica

larva completa seu desenvolvimento em determinado hospedeiro, ou gregrio, quando vrias larvas se desenvolvem at a maturidade em um nico hospedeiro. E o

ectoparasitide, espcie que se desenvolve fora do corpo do hospedeiro (a larva se alimenta inserindo as peas bucais atravs do tegumento do hospedeiro), podendo ser tambm solitrio e gregrio. Como categorias do parasitismo, pode-se citar o multiparasitismo, situao na qual mais de uma espcie de parasitide ocorre dentro ou sobre um nico hospedeiro, e o superparasitismo, fenmeno no qual vrios indivduos de uma mesma espcie de parasitide podem se desenvolver em um hospedeiro. No caso de um menor nmero de hospedeiros, em relao ao nmero de parasitides, o superpararasitismo pode atuar como um mecanismo de regulao da populao do parasitide em funo daquela do hospedeiro. E no multiparasitismo, pode ocorrer a competio, levando a morte de um dos parasitides. Predadores so indivduos de vida livre, usualmente maior do que as presas requerem um grande nmero de presas para completar o seu ciclo de vida, e podem apresentar o comportamento predatrio, tanto no estgio ninfal (larval) como adulto. Quanto ao hbito alimentar podem ser mastigadores ou sugadores. Esto presentes em vrias ordens de insetos, sendo as mais importantes: Coleoptera (Famlias Coccinellidae, Carabidae), Diptera (Familias Syrphidae, Asilidae), Hemiptera (Famlias Anthocoridae, Pentatomidae, Reduviidae), Neuroptera (Famlia Chrysopidae), Hymenoptera (Famlia Vespidae), Dermaptera (Famlias Forficulidae, Labiduridae). Alguns exemplos de insetos predadores, Orius insidiosus, Chrysoperla externa, Labidura riparia, Cycloneda sanguinea, Porasilus barbiellinii, Brachygastra lecheguana, Podisus nigrispinus.

3. Controle Biolgico com Entomfagos 3.1. Regulao de Populaes Ainda que se tenha utilizado erroneamente como sinnimos, os termos controle e regulao se referem a diferentes processos que produzem diferentes efeitos sobre as populaes.

Controle se refere a fatores de supresso, que destroem uma porcentagem fixa da populao independentemente da densidade da populao. Por exemplo, o efeito da chuva eliminaria (hipoteticamente) 80% da populao de um pulgo sem importar se a densidade do pulgo de 10 mil ou um milho/ha; similarmente aconteceria com o controle de uma praga com inseticida. Assim uma populao pode ser reduzida rpida e substancialmente por meio desse controle, mas, os efeitos do controle so geralmente curtos e seguidos de uma rpida ressurgncia da praga. Em contraste, regulao inclui o efeito dos fatores do meio ambiente cuja ao determinada pela densidade da populao, ou seja, se destri uma porcentagem mais alta quando se incrementa a populao e vice-versa (Figura 1). Por exemplo, ao aumentar a densidade de uma praga, se incrementa tambm a disponibilidade de recursos alimentares e ou locais de reproduo do fator regulador (parasitide ou predador), o que permite incrementar tambm sua prpria populao. Esse aumento do inimigo natural traz como conseqncia um aumento na porcentagem de mortalidade da praga como resultado do parasitismo ou predao, at chegar a um certo nvel mximo (os inimigos naturais nunca eliminam 100% de seus hospedeiros/presas); inversamente, ao decrescer a populao da praga, a densidade do inimigo natural tambm diminui como resultado dos efeitos de escassez de alimento, disperso e outros fatores, o qual resulta em um decrscimo na porcentagem de mortalidade da praga pelo parasitide/predador. Este processo garante a no extino do hospedeiro/presa, o qual evita tambm a extino do parasitide/predador. Assim, o fator regulador est perfeitamente inserido dentro do contexto do controle biolgico de pragas.

4. Tipos de Controle Biolgico

Do ponto de vista agrcola, podemos enfocar o controle biolgico de duas formas: o controle biolgico natural e o controle biolgico aplicado.

4.1. Controle Biolgico Natural

O conceito balano da natureza se define como a tendncia natural das populaes de plantas e animais de no crescer at o infinito, nem decrescer at a extino, como resultado de processos reguladores (como os inimigos naturais) em ambientes no perturbados (ecossistemas naturais). Assim, o controle biolgico natural envolve as aes combinadas (fatores biticos e abiticos) de todo o meio ambiente na manuteno das densidades caractersticas da populao, ou seja, o equilbrio natural. Muitos organismospraga potenciais podem ser mantidos em densidades muito abaixo dos nveis de danos por inimigos naturais que ocorrem naturalmente no campo. Em ecossistemas naturais, uma enorme quantidade de espcies de inimigos naturais mantm insetos fitfagos em baixas densidades populacionais. Mesmo em agroecossistemas, muitas pragas potenciais so mantidas em nveis que no causam danos, por meio da ao dos inimigos naturais que ocorrem naturalmente. DeBach e Rosen (1991) estimaram que 90% de todas as pragas agrcolas so mantidas sob controle natural.

4.2. Controle Biolgico Aplicado

O controle biolgico aplicado envolve a interferncia do homem e funciona no sentido de incrementar as interaes antagnicas que ocorrem entre os seres vivos na natureza. Esse tipo de controle pode ser clssico, conservao e aumentativo. O controle biolgico clssico envolve a importao dos agentes de controle de um pas para outro ou de uma regio para outra, de modo a estabelecer um equilbrio biolgico a uma dada praga. Em muitos casos, o complexo de inimigos naturais associados com um inseto-praga pode ser inadequado. Isto especialmente evidente quando um inseto-praga acidentalmente introduzido em uma nova rea geogrfica sem seus inimigos naturais, o que envolveria ento, a procura e a introduo do inimigo natural apropriado para a praga ou espcies proximamente relacionadas. Uma srie de estudos, no entanto, devem ser realizados previamente com esses agentes de controle para que haja certeza no que diz respeito segurana e efetividade, antes da implantao do programa. O primeiro grande

sucesso de controle biolgico, que se tornou um exemplo clssico na literatura foi a introduo na Califrnia da joaninha australiana Rodolia cardinalis (Coleoptera: Coccinellidae) trazida da Austrlia em 1888, para o controle do pulgo-branco-dos citros, Icerya purchasi (Hemiptera: Margarodidae), o qual foi completado, de maneira espetacular, dois anos aps a liberao da joaninha. Esse caso de controle biolgico clssico considerado um marco no controle biolgico como um mtodo de controle de pragas. Conservao envolve medidas que preservem os inimigos naturais em um agroecossistema, ou seja, manipular o seu ambiente de forma favorvel, como evitar prticas culturais inadequadas, preservar fontes de alimentao ou habitat, uso de produtos fitossanitrios seletivos. A conservao pode resultar tanto em maior diversidade de espcies benficas quanto em uma grande populao de cada espcie, conduzindo a um melhor controle de pragas. A conservao de inimigos naturais provavelmente a mais disponvel e importante prtica de controle biolgico para os produtores de vegetais (hortalias). Os inimigos naturais ocorrem em todos os sistemas de produo de vegetais, sendo adaptados ao ambiente local e as pragas-alvo. A preservao e manuteno dos inimigos naturais so imprescindveis para estabelecer o equilbrio biolgico e reduzir os custos de produo. O controle biolgico aumentativo, onde os inimigos naturais so periodicamente introduzidos e liberados, aps a criao massal em laboratrio; comercialmente aplicado em grandes reas em vrios sistemas de cultivo ao redor do mundo. Segundo van Lenteren (2000), internacionalmente, mais de 125 espcies de inimigos naturais esto disponveis comercialmente para o controle biolgico aumentativo. Esta forma de controle aplicada em campo aberto em cultivos que so atacados somente por poucas pragas, e tambm, particularmente popular em sistemas de cultivos protegidos, onde todo o espectro de pragas pode ser manejado por um conjunto de inimigos naturais. Trs formas de liberaes aumentativas de inimigos naturais podem ser distinguidas: Liberao inundativa os inimigos naturais so criados massalmente em laboratrio, sendo periodicamente liberados em grandes nmeros para obter um efeito de controle imediato de pragas por uma ou duas geraes, isto , esses organismos so usados como inseticidas biolgicos. utilizado em culturas anuais, ou em cultivos onde o nvel

de dano muito baixo exigindo um rpido controle da praga nos estgios iniciais da infestao, ou em cultivos onde ocorre somente uma gerao da praga. Liberao inoculativa os inimigos naturais so liberados em nmero limitado, ou seja, somente um pequeno nmero liberado, com objetivo de supresso em longo prazo da populao da praga. aplicado em culturas perenes ou semiperenes e florestas. tpica do controle biolgico clssico. Liberao inoculativa sazonal, onde os inimigos naturais so liberados em casas de vegetao, com cultivos de curta durao, no perodo de ocorrncia da praga. Um relativamente, grande nmero de inimigos naturais liberado tanto para obter um controle imediato como para permitir o crescimento da populao do agente de controle durante o ciclo do cultivo. Segundo van Lenteren (2000), este tipo de liberao lembra a liberao inoculativa ou controle biolgico clssico, entretanto, tem como objetivo o efeito de controle sobre vrias geraes. Tem sido desenvolvido na Europa durante as ltimas trs dcadas e aplicado, comercialmente, com grande sucesso para pragas em cultivos em casas de vegetao.

5. Programas de Controle Biolgico com Entomfagos Como definido anteriormente, nos ecossistemas naturais, as populaes de artrpodos entomfagos representam o fator ecolgico que mais freqentemente regulam as populaes de insetos herbvoros. Mas, quando este mecanismo de controle natural no regula uma determinada populao, pode-se induzir a ao de entomfagos por meio do emprego do controle biolgico aplicado. Van Lenteren & Bueno (2003), mencionam que 25% da rea mundial com uso de controle biolgico aumentativo encontra-se na Amrica Latina. Inicialmente o controle biolgico aumentativo foi usado para manejo de pragas que tinham se tornado resistente aos produtos fitossanitrios. Atualmente, aplicado por razes de eficcia e custos, os quais so comparveis com ou mais baixos do que o controle qumico convencional. A popularidade do controle biolgico aumentativo, segundo esses autores, pode ser explicada por um nmero de importantes benefcios quando comparado com o controle qumico: no h efeitos fitotxicos em plantas jovens, no ocorre aborto prematuro de flores e frutos, liberao de inimigos naturais leva menos tempo e mais prazerosa do que aplicao de 7

produtos fitossanitrios, vrias pragas-chave podem ser controladas somente com inimigos naturais, no existe perodo de carncia aps a liberao de inimigos naturais e isto permite continua colheita sem perigo para a sade do homem, alm de no deixar resduos txicos nas plantas e meio ambiente. Mais de 100 espcies de inimigos naturais so hoje disponveis comercialmente para controle biolgico aumentativo. Um programa de controle biolgico deve ser bem planejado, e vrias etapas devem compor este programa, de acordo com van Lenteren (2000) e Parra et.al. (2002): 1. Conhecimento taxonmico da praga-alvo, sua regio de origem. 2. Informaes coletadas, atravs de pesquisa na literatura, sobre a biologia, comportamento da praga, e outras que auxiliem no processo de controle da mesma. 3. Inventrio dos inimigos naturais. 4. Seleo dos inimigos naturais mais promissores. Estudos mais detalhados sobre biologia, comportamento etc. 5. Criao massal do inimigo natural selecionado. Tcnicas para criao massal. Controle de qualidade 6. Liberao do inimigo natural 7. Avaliao final da efetividade biolgica e econmica Alm dessas etapas do programa de controle biolgico, fundamental que haja certa lgica para que ele atinja o usurio, e segundo Parra (1993), as etapas, para tal lgica, seriam as seguintes: (a) seleo da (s) cultura (s) e do (s) inimigo (s) natural (is); (b) criao de pequeno porte do hospedeiro/presa para desenvolvimento de pesquisa bsica; (c) desenvolvimento de um sistema de criao massal; (d) avaliao do custo/benefcio e (e) transferncia da tecnologia ao usurio (Figura 2). No Brasil, vrios programas de controle biolgico com entomfagos tm sido conduzidos e aplicados.

5.1. Cultura da Cana-de-Acar Envolve o maior programa de controle biolgico do mundo, pela extenso da rea canavieira, so cerca de 2,5 milhes de hectares. Praga - A broca-da-cana de acar, Diatraea saccharalis, um lepidptero, que na sua fase larval causa danos diretos e indiretos a cana-de-acar. Os danos diretos decorrem

da alimentao e caracterizam-se por perda de peso (pela abertura de galerias no entren), morte da gema apical da planta (corao morto), encurtamento do entren etc. Os danos indiretos so causados por microorganismos que invadem o entren atravs do orifcio aberto pela lagarta. Esses microorganismos, preferencialmente fungos dos gneros Fusarium e Colletotricum, causam a podrido vermelha do colmo, o que ocasiona a inverso da sacarose, provocando perdas bastante significativas. Seu controle bastante difcil devido lagarta penetrar no interior do colmo. Assim a busca por mtodos de controle eficientes, levou os pesquisadores a optar pelo seu controle biolgico, o qual envolveu inicialmente, tcnicos do IAA/Planalsucar (rgo atualmente extinto) e da Copersucar.

Inimigos naturais - Entre os principais inimigos naturais da broca encontram-se os parasitides, moscas nativas Paratheresia claripaplis e Lydella minense (Dptera: Tachinidae), e a vespinha introduzida Cotesia flavipes (Hymenoptera: Braconidae). O controle biolgico da broca iniciou-se com as moscas, mas depois se optou pelo uso do parasitide C. flavipes.

Controle biolgico - Em abril de 1974, C. flavipes proveniente de Trinidad foi introduzido em Alagoas, Brasil, iniciando-se o Programa Nacional de Controle Biolgico de Diatraea spp. (broca da cana-de-acar) no pas, desenvolvido pelo IAA/Planalsucar (Mendona Filho et al., 1977), sendo distribudo posteriormente em Pernambuco, Paraba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro para controlar D. saccharalis e D. flavipenella, e em So Paulo e Amap para controlar D. saccharalis. Em 1975, de acordo com Botelho & Macedo (2002), iniciaram-se as pesquisas com C. flavipes no estado de So Paulo, a partir de material procedente do nordeste do Brasil. At 1978 o aperfeioamento na tecnologia tornou a produo de C. flavipes em laboratrio mais simples (produo do hospedeiro (broca) em dieta artificial), e a melhoria de sua performance no campo deu-se com a introduo de novas linhagens originrias de regies mais frias e midas da ndia e do Paqusito, realizadas em 1978 (Macedo, 1978, 2000). A quantidade de C. flavipes produzida e as necessidades de liberao so variveis e precisam ser dimensionadas ao longo do ano para que as reas prioritrias sejam atendidas.

Assim, h necessidade do acompanhamento sistemtico da evoluo da praga, da fenologia da planta e da poca do ano. Antes e aps a liberao de C. flavipes necessrio o monitoramento sistemtico da populao da praga, a partir do momento em que comeam a aparecer os primeiros entrens visveis na cana. Tambm aps a liberao (10 a 15 dias aps a liberao) o acompanhamento permite avaliar o desempenho do parasitide no controle da broca. Isto pode ser feito empregando-se um dos dois mtodos: . Hora/homem de coleta: amostrador caminha casualmente pelo canavial e coleta formas biolgicas da praga e do inimigo natural (lagartas e pupas da praga, pupas do parasitide), anotando-se o tempo de trabalho, o que envolve normalmente o perodo de uma hora. . Plantas amostradas: as observaes so feitas em pontos amostrais 5 metros lineares, repetidas quatro vezes por hectare, onde todas as canas so contadas e examinadas e as formas biolgicas da praga e do inimigo natural coletado. Nesse caso, estima-se posteriormente a populao da praga, multiplicando-se o nmero aproximado de cana existentes em 1 hectare pelo nmero de lagartas encontradas por cana. Os levantamentos tm que ser dirigidos s variedades mais suscetveis praga, cultivadas em lavouras de cana de primeiro corte, tanto de 18 como de 12 meses, s reas que recebem irrigao ou fertilizao e aos viveiros de mudas. Nas situaes em que o acompanhamento da praga indicar que a populao de lagartas est no estdio adequado de ser parasitada, isto , lagartas de 3 instar em diante (cerca de 1.5 cm de comprimento), j dentro dos colmos, com coletas mdias superiores a 10 lagartas/hora/homem ou com populao mdia estimada igual ou superior a 2.500 lagartas/ha, preciso fazer o controle. Para cada hectare de cana-de-acar so necessrios 6 mil C. flavipes adultos, com custo aproximado de R$15,00/ha. Para avaliar o desempenho do parasitide no campo, faz-se a coleta de material biolgico seguindo a mesma metodologia descrita anteriormente. Depois da amostragem da rea e com os dados tabulados, avalia-se o desempenho do parasitide e, a partir dos resultados, decide-se pela convenincia ou no de se repetir a liberao. Esta se repete

10

quando o parasitismo baixo (menos de 20%) e a populao de lagartas, alta, segundo os parmetros mencionados anteriormente. Os resultados desses vrios anos demonstram que o controle biolgico de D. saccharalis, por meio de liberaes sistemticas de C. flavipes, ou seja, inundativas, foi e continua sendo um sucesso com real contribuio na reduo da intensidade de infestao da praga, a qual era inicialmente de 10%, e sendo reduzido para 2%, um nvel considerado timo, sem causar prejuzos. O ndice de infestao da broca-da cana, segundo Gallo et.al. (2002) obtido coletando-se em cada talho 100 colmos de cana, ao acaso, e contando-se o nmero de interndios broqueados, e o nmero total de interndios. Para o calculo do ndice de infestao, usa-se a frmula:

I = 100 x (nmero de interndios borqueados) (nmero total de interndios) Esse ndice tem que ser sempre menor ou igual a 3%. Relatos da Copersucar revelam, tambm que em 1991, 17 laboratrios de usinas cooperadas haviam liberado 943 milhes de adultos de C. flavipes, representando 76,8% do contingente de parasitides liberados, e que a porcentagem de infestao da praga, em canaviais de 26 usinas cooperadas, tinha sido reduzida de uma mdia de 9% em 1980 para 3,17% em 1991 (Copersucar, 1992). Essa diminuio na intensidade de infestao da broca foi verificada em um perodo em que a rea de cana-de-acar no estado de So Paulo praticamente dobrou (hoje so mais de 2,5 milhes de hectares) e o perfil das variedades plantadas foi alterado, o qual composto, atualmente, por canas mais ricas em acar, mais produtivas e mais susceptveis a broca (Botelho e Macedo, 2002). Isto demonstra que o parasitide C. flavipes exerceu e continua exercendo o seu papel de agente de controle biolgico da broca, e que esse programa de controle biolgico da broca em cana-de-acar foi e continua sendo um sucesso. Vrios laboratrios, atualmente, produzem e comercializam a vespinha C. flavipes no Brasil.

11

5.2. Cultura da Soja Pragas - A cultura da soja abriga um nmero elevado de espcies de insetos, sendo que alguns causam srios prejuzos cultura e so considerados como pragas principais. Entre eles, destacam-se o percevejo verde grande Nezara viridula, o percevejo verde pequeno Piezodorus guildinii e o percevejo marrom Euchistus heros (Hemiptera: Pentatomidae). Esses insetos apresentam 5 estdios ninfais, e tanto as ninfas como os adultos sugam a seiva da planta e dos gros. Aparecem a partir da florao, causando os maiores danos entre os estdios de desenvolvimento das vagens e final de enchimento dos gros. Seus ataques podem causar considervel reduo no rendimento e na qualidade da semente, e so agentes transmissores de doenas fungicas, como a mancha fermento, e pode retardar a maturao das plantas, causando o fenmeno da reteno foliar, soja louca, o qual dificulta a colheita. Inimigos naturais - Os insetos pragas da soja esto sujeitos ao ataque de um grande nmero de inimigos naturais que se encarregam de eliminar parte de sua populao, exercendo, portanto um controle natural sobre os mesmos. Alguns desses agentes so to eficazes que, sob certas condies, mantm populaes de insetos-praga abaixo do nvel de dano econmico durante toda a safra, dispensando assim, a necessidade de controle qumico. Para os percevejos, o parasitismo exercido principalmente pelo dptero Eutrichopodopsis nitens (Diptera; Tachinidae) que ataca os adultos (deposita ovos sobre o corpo dos pecevejos, e as larvas aps a ecloso penetram no corpo dos mesmos), e por vrias espcies de vespinhas que parasitam os ovos dos percevejos, sendo Trissolcus basalis e Telenomus podisi (Hymenoptera: Scelionidae) as mais importantes. Esta vespinha um microhimenptero, de cor brilhante, de 1mm de comprimento. Os adultos tm vida livre e depositam seus ovos no interior dos percevejos matando o embrio. O desenvolvimento do parasitide perceptvel externamente pelas mudanas na colorao dos ovos do hospedeiro. Ovos de N. viridula e E. heros quando parasitados mudam da cor amarela para cinza, trs quatro dias aps o ataque (fase de larva); aps tornam-se castanhos (fase de pupa) e pretos quando prximos da emergncia dos adultos.

12

Aps completar o desenvolvimento, os adultos de T. basalis emergem por um orifcio circular no topo do ovo (Correa-Ferreira & Panizzi, 1999). Ao se comparar o ciclo dos percevejos (40 dias) com o ciclo da vespinha (10 dias) ocorrem quatro geraes da vespinha para uma gerao do percevejo, o que favorece o crescimento da sua populao. As fmeas apresentam uma fecundidade mdia de 250 ovos, depositados, principalmente, na primeira semana de vida. Controle biolgico - Considerando que T. basalis desenvolve-se de ovo a adulto em ovos do hospedeiro, a manuteno de colnias de percevejos como fonte contnua de fornecimento de ovos, viabilizando multiplicaes de T. basalis em grande porte e suas liberaes em campo em programas de controle biolgico, tem fundamental importncia. A vespinha T. basalis ocorre naturalmente nas lavouras de soja, entretanto, o uso inadequado de inseticidas prejudica a sua eficincia. Para preservar, aumentar e antecipar a sua ocorrncia recomenda-se que o parasitide seja liberado nas folhagens das plantas de soja, nas primeiras semeaduras, com a soja no final do florescimento, quando os percevejos comeam a invadir a cultura e iniciam a oviposio. Assim, o efeito do parasitide sobre a populao de percevejos antecipado, mantendo-a abaixo do nvel de dano econmico durante o perodo crtico. Devido ao ciclo da vespinha ser curto, em torno de 10 dias, a liberao nas culturas semeadas primeiramente ou semeadas com cultivares precoce permitir a multiplicao mais rpida dos parasitides os quais iro busca de novos hospedeiros. Recomenda-se liberar 5000 vespinhas/ha em diferentes pontos da cultura nos perodos de menor insolao ou, ovos parasitados colados em cartelas de papelo (trs cartelas/ha), presas nas plantas um ou dois dias antes da emergncia dos parasitides adultos. As cartelas com as massas de ovos parasitadas so protegidas por uma tela de nylon, evitando-se que os ovos sejam predados antes da total emergncia dos parasitides, e amarradas na poro mediana das plantas de soja. O comportamento de colonizao dos campos de soja pelos parasitides de ovos segue a distribuio dos hospedeiros na cultura. Concentram-se, inicialmente, nas bordas da cultura, devido s maiores populaes de ovos de percevejos nessas reas, dispersando-se, posteriormente, para o interior do campo (Corra-Ferreira, 2002).

13

Aps a liberao dos parasitides deve-se acompanhar periodicamente a populao de percevejos atravs da amostragem com o pano de batida (a qual vlida para lagartas e percevejos), preferencialmente de cor branca, preso em duas varas, com um metro de comprimento, o qual deve ser estendido entre duas fileiras de soja. As plantas da rea compreendida pelo pano devem ser sacudidas vigorosamente sobre ele, havendo, assim, a queda das pragas sobre o pano, as quais devero ser contadas. Este procedimento deve ser repetido em vrios pontos da cultura, considerando como resultado final a mdia dos vrios pontos amostrados. Recomenda-se vistoriar a cultura pelo menos uma vez por semana, iniciando as amostragens no principio do ataque das pragas, intensificando o processo ao aproximar-se do nvel de ao. Para os percevejos, esse nvel de 4 percevejos grandes em mdia/batida de pano (soja consumo), ou 2 percevejos grandes em mdia/batida de pano (soja semente). So considerados percevejos grandes, aqueles com mais de 0.5 cm de comprimento. O programa de controle biolgico dos percevejos da soja por meio da utilizao de T. basalis conta com a multiplicao desse agente no prprio campo, e por isso fundamental que seja liberado quando a populao de percevejos ainda baixa (menor que os nveis de ao), respeitando o perodo indicado para liberao. O controle biolgico dos percevejos da soja foi incorporado ao manejo integrado das pragas da soja, estando atualmente atuando em uma rea de 18.020 hectares de soja, com o envolvimento de 343 produtores, em diferentes etapas de implantao, alm de produtores isolados, destacando-se aqueles com reas de soja orgnica. O programa conta com cinco laboratrios de criao e multiplicao do parasitide T. basalis para liberao e atendimento as microbacias, alm do laboratrio da Embrapa Soja (Correa-Ferreira, 2002).

5.3. Cultura do Tomate O tomate (Lycopersicum esculentum) uma solancea cultivada em todas as regies do Brasil, e no contexto mundial, o pas situa-se, atualmente, como o nono produtor dessa solancea. A produo brasileira de tomate, caracterizada pelo mercado como tomate industrial (cultivo rasteiro) e de consumo in natura (cultivo estaqueado), de aproximadamente 2,6 milhes de toneladas, distribuda em 55,3% no Sudeste, 19,3% no Nordeste, 13,0% no Centro-Oeste, 12,5% no Sul e 0,1% no Norte.

14

Pragas - Dentre as pragas do tomateiro destacam-se a traa-do-tomateiro Tuta absoluta (Lepidoptera: Gelechiidae) e a moca-branca Bemisia tabaci, bitipo B (Bemisia argentifolii) (Hemiptera: Aleyrodidae). E entre seus principais inimigos naturais, esto os parasitides de ovos do gnero Trichogramma (para T. absoluta) e a vespinha Encarsia formosa (para a mosca branca). A traa-do-tomateiro um microlepidptero (10 mm de envergadura e 6mm de comprimento), colorao cinza-prateada, asas franjadas. A lagarta inicialmente branca, passando depois a verde com uma suave mancha avermelhada no dorso. Esta praga ocorre durante todo o ciclo do tomateiro, atacando com severidade os brotos terminais, as gemas e as flores. As lagartas fazem galerias transparentes nas folhas, destruindo todo o mesfilo foliar, alm de broquearem o caule na insero dos ramos e os frutos (Haji, 1982). Inimigos naturais e Controle Biolgico - Espcies de parasitides do gnero Trichogramma, entre elas, T. pretiosum vem sendo utilizada para o controle da traa-dotomateiro, T. absoluta. Iniciou-se em 1990, pela Embrapa Semi-rido, em Petrolina, Juazeiro e regies adjacentes. Esse parasitide foi importado da Colmbia, e produzido no Brasil, em ovos da traa dos cereais Sitrotoga cerealella, colados em cartelas de papelo. As liberaes de T. pretiosum para o controle biolgico de T. absoluta devem ser realizadas, de preferncia, duas vezes por semana, utilizando-se em cada liberao 75 polegadas quadradas de T. pretiosum por hectare (150 pl2/ha/semana). Dependendo da populao da praga, pode-se aumentar a quantidade do parasitide a ser liberada. Uma polegada quadrada (6,45 cm2) contm cerca de 3.000 ovos parasitados por T. pretiosum. Considerando-se um ciclo de trs meses para a cultura do tomate (aps o transplante), utilizam-se no total 1800 polegadas quadradas, ou aproximadamente 5.4 milhes de parasitides por hectare (Haji et.al., 2002). Para a mosca-branca, no cultivo do tomate, o controle biolgico ainda no realizado no Brasil, pois o parasitide E. formosa atualmente comercializado somente na Europa, Estados Unidos e Canad, para uso em cultivos dessa hortalia em sistema protegido (Bueno, 2001).

15

5.4. Cultura do Trigo Pragas - Os pulges que atacam a cultura do trigo so as pragas mais importantes ocasionado danos diretos, pela suco da seiva, e indiretos, pela tansmisso de fitopatgenos, especialmente o vrus amarelo da cevada. As espcies mais comuns so Metopolophium dirhodum (Walker), Schizaphis graminum (Rondani), Sitobion avenae, Rhopalosiphum padi (L.) e Rophalosiphum rufiabdominale (Sasaki). Inimigos naturais - De acordo com Hagen e van den Bosch (1968), entre os inimigos naturais dos pulges destacam-se microhimenpteros parasitides primrios, das familias Aphidiidae e Aphelinidae, insetos predadores das familias Coccinellidae, Syrphidae, Ceccidomyiidae, Chrysopidae e Anthocoridae. No entanto, os parasitides de pulges da Famlia Aphidiidae parecem ser os mais efetivos para serem usados em programas de controle biolgico de pulges, e muitas espcies tem sido investigadas como candidatas ao controle biolgico de pulges-praga. Entre as mais promissoras esto, Aphidius colemani, Lysiphlebus testaceipes, Praon volucre, sendo as duas primeiras j comercializadas. Segundo Mackauer e Way (1976), as espcies com maior potencial apresentam todos ou a maioria dos requerimentos essenciais para um efetivo inimigo natural, como alta capacidade reprodutiva, curto tempo de gerao, boa capacidade de disperso e ciclo de vida bem sincronizado com aquele de seus afdeos hospedeiros. Controle Biolgico - O programa de controle biolgico do trigo no Brasil iniciou-se em 1978, com introduo, criao massal e liberao de inimigos naturais, caracterizando o controle biolgico clssico, envolvendo a FAO, Embrapa-Trigo, e com atividades at 1992, com produo e distribuio de parasitides. Foram realizados tambm outros estudos abrangendo biologia, dinmica populacional, danos e seletividade de inseticidas aos inimigos naturais dos pulges do trigo, visando desenvolver tecnologias de manejo dessas pragas que revertessem o quadro de desequilbrio existente na cultura do trigo. Esse manejo enfatizou o controle biolgico, por meio da introduo de novos inimigos naturais e de medidas complementares de preservao destes e das espcies j existentes (Salvadori e Salles, 2002).

16

5.5. Fruteiras Pragas - As moscas-das-frutas (Dptera: Tephritidae) atacam mais de 400 espcies de frutas, e esto entre as principais pragas que afetam a fruticultura em todo o mundo, no s pelos danos diretos causados produo, como pelas exigncias quarentenrias impostas pelos paises importadores de fruta in natura. Dentre as espcies mais importantes, destacam-se a mosca-do-mediterrneo Ceratitis capitata e vrias espcies de Anastrepha (A fraterculus, A. obliqua). A mosca-do-mediterraneo a mais importante, acha-se difundida por todo o territrio nacional, atacando pssego, laranja, pra, goiaba e muitos outros hospedeiros. Mede em torno de 4 a 5 mm de comprimento, e apresenta colorao predominantemente amarela, com trax preto na face superior, com desenhos simtricos brancos. Os adultos de Anastrepha medem cerca de 6.5 mm de comprimento, com um colorido predominantemente amarelo e com mancha amarela em forma de S que vai da base extremidade da asa. Inimigos naturais e Controle Biolgico - Dentre os inimigos naturais das moscasdas-frutas destaca-se o parasitide Diachasmimorpha longicaudata (Hymenoptera: Braconidae). Esse parasitide oviposita no ltimo instar larval das moscas-das-frutas e completa seu desenvolvimento no puprio do hospedeiro. O parasitide D. longicaudata foi introduzido no Brasil atravs da Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas, BA em 1994, com o objetivo de avaliar o potencial de utilizao desse agente em diferentes ecossistemas do Brasil visando a implantao de um programa de controle biolgico das moscas-das-frutas neotropicais. E, em termos prticos, o controle biolgico de moscas-das-frutas em programas de diversos pases, como, por exemplo, nos Estados Unidos (Havai), baseia-se no mtodo inundativo, ou seja, os parasitides so produzidos e liberados em escala massal (Carvalho e Nascimento, 2002). Segundo Malavasi (1996), no Mxico que se encontra o projeto mais avanado; no laboratrio do Programa Moscamed, em Tapachula, so criados meio milho de parasitides/semana. No Brasil, a partir de 1995, o Cena/USP passou a multiplicar massalmente, liberar e distribuir o parasitide D. longicaudata. A estimativa de produo, de janeiro de 1995 a outrubro de 2001, foi de 195 milhes de pupas de C. capitata, das quais 150 milhes de D.

17

longicaudata, que foram utilizadas em pesquisas prprias e distribudas a empresas e rgos interessados, principalmente do Estado de So Paulo. Foram feitos tambm envios de grande volume para a Guiana Francesa e Amap, visando o controle da mosca-dacarambola. A capacidade de produo da biofbrica piloto estimada em 50 milhes a 60 milhes de larvas ou pupas de C. capitata por ms, e desse total, 90% poder ser destinado a produo de parasitides (Walder, 2002). A fim de garantir e ampliar a chance de sucesso no estabelecimento de D. longicaudata no Brasil, enviaram-se remessas do parasitide extico para laboratrios interessados na avaliao desse organismo, nos estados da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, So Paulo, Rio Grande do Sul e Amazonas. Todos os projetos implementados nas diferentes regies do pas seguiram a mesma metodologia, ou seja, foram realizadas monitoramentos de larvas de mosca-das-frutas (tempo = 0) em diferentes fruteiras antes das liberaes de D. longicaudata no campo. Atualmente o projeto de controle biolgico das moscas-das-frutas est se espalhando pelo Brasil, baseando-se nos benefcios das liberaes j alcanados em outras partes do mundo, e j existe a implantao de uma biofbrica, em Juazeiro, estado da Bahia destinado a produo comercial de parasitides, visando suprir a demanda e contribuir para a consolidao da fruticultura tropical.

5.6. Macieira Dentre as principais pragas da macieira, encontra-se o caro vermelho Panonychus ulmi. Quatro empresas (Agrcola Fraiburgo S.A., Fisher Fraiburgo Agrcola Ltda., Pomifrai Fruticultura S.A. e Renar maas S. A. ), produtoras de mas em Fraiburgo, Santa Catarina, construram unidades de criao do caro predador Neoseiulus californicus com a finalidade de implantar o controle biolgico inundativo de P. ulmi, atualmente em um total de 6.600 hectares (Monteiro, 2002). Segundo este autor, criao de caros predadores para uso do controle biolgico de caro vermelho pode ser realizada com sucesso em pomares nas regies produtoras de ma do Sul do Brasil. Produtores e cooperativas podero obter rendimentos significativos com a economia de acaricidas utilizando N. californicus. Estima-se que a economia produzida com o controle biolgico de caros, quando comparado com o controle convencional, seja de cerca de 85 dlares por hectare.

18

5.7. Florestas Lagartas desfolhadoras so importantes pragas em diversos sitemas agroflorestais no Brasil, e os trabalhos desenvolvidos nos ltimos 10 anos no pas, vm apontando o uso de percevejos predadores (Hemiptera: Pentatomidae: Asopinae) para o controle biolgico dessas lagartas. As companhias reflorestadoras CAF Florestal Ltda., Champion Celulose, Mannesmann Florestal Ltda., Pains Florestal S.A. e Reflorestadora do Alto Jequitinhonha (Refloralje) esto produzindo, estudando e utilizando percevejos predadores (Podisus nigrispinus, Supputius cincticeps, Brontocoris tabidus) para o controle biolgico de Thyrinteina arnobia (Geometridae), Psorocampa denticulata (Notodontidae),

Euspsedossoma aberrans (Arctiidae), Sarsina violascens (Lymantridae), e de outros lepidpteros desfolhadores de eucalipto (Zanuncio et.al., 2002).

5.8. Cultivos Protegidos Muitos fatores evoluram e contriburam para o desenvolvimento da agricultura moderna, porm um deles parecia aos agricultores de controle impossvel: dominar a adversidade climtica. A sazonalidade climtica permitia o aproveitamento de apenas alguns perodos do ano para o desenvolvimento de cultivos, fato que deu origem aos conhecidos calendrios agrcolas. A geada, o vento frio, o granizo, a insolao e a chuva demasiada restringiam o aproveitamento da terra, deixando-a ociosa por longos perodos do ano, limitando a sua capacidade de produo e privando os agricultores da obteno de melhores lucros (Bueno, 2001). Diante desta situao, os agricultores comearam a enfrentar o desafio de controlar o ambiente das plantas, e no final do sculo XIX, a produo comercial em casas de vegetao tornou-se estabelecida. Casas de vegetao so sistemas nicos, com caractersticas prprias e peculiares. Vrias caractersticas ecolgicas fazem esses sistemas serem completamente diferentes de outros ecossistemas natural ou manejado. Cria-se um ambiente especifico que no somente determina a natureza da infestao de uma praga, como tambm molda o papel dos agentes de controle biolgico. Embora sejam ambientes que podem ser controlados e ofeream condies de melhoria para o crescimento e desenvolvimento de uma grande variedade de plantas, os mesmos podem tambm favorecer o aparecimento de pragas e doenas. Segundo Gullino e

19

Wardlow (1999), o aumento da complexidade com pragas e doenas e os altos padres cosmticos para os produtos vegetais (hortcolas) e ornamentais tm levado os produtores a aplicaes preventivas intensivas e rotineiras de produtos fitossanitrios, o que resulta no aparecimento, em poucos anos, de pragas e patgenos resistentes aos produtos mais freqentemente usados, o que por sua vez aumenta os custos de controle. Assim, o controle biolgico atravs do uso de parasitides, predadores e organismos entomopatognicos, atualmente uma realidade bastante desejvel em sistemas de cultivos protegidos, uma vez que muitos casos de sucesso tm ocorrido em pases que j utilizam esse mtodo de controle, perfeitamente inserido nos princpios que regem o manejo integrado de pragas (MIP) (Tabela 1). Agentes entomfagos e entomopatognicos vm

sendo usados comercialmente em muitos pases da Europa, no Canad e Estados Unidos para controlar importantes pragas em um amplo espectro de cultivos nos sistemas protegidos. Nas ltimas dcadas seu uso vem aumentando consideravelmente uma vez que o controle biolgico de pragas um mtodo sustentvel, econmico e ambientalmente mais atrativo do que o controle qumico. Os programas de controle biolgico so adaptados por especialistas para um determinado cultivo, seja ornamental ou vegetal, observando-se, por exemplo, qual espcie de inimigo natural usar; o tempo, quantidade e freqncia de liberao. Tambm verificar quanto ao melhor sistema de liberao, como distribuir eficientemente o inimigo natural, assim como observar quanto disperso do agente de controle, e preos competitivos dos inimigos naturais comparados ao uso de produtos fitossaintrios. O controle biolgico em casas de vegetao pode envolver a conservao, o controle natural e o controle aumentativo. De acordo com van Lenteren (2000), o manejo adequado dos arredores das casas de vegetao pode estimular ou restaurar o controle natural, e promover a migrao de insetos benficos para o interior dessas estruturas. Muitos parasitides de moscas minadoras e de pulges, como tambm predadores de tripes, migram para as estruturas protegidas, proporcionando o controle dessas pragas, desde que encontrem um ambiente equilibrado, e na ausncia de produtos qumicos. No caso da liberao de agentes entomfagos, o controle biolgico em casas de vegetao aplicado por meio do mtodo inoculativo sazonal, no qual os parasitides e

20

predadores exticos ou nativos so criados massalmente e periodicamente liberados em cultivos de curta durao, permitindo tanto um efeito imediato contra a praga como um crescimento da populao do inimigo natural para um controle tardio durante a mesma estao. Em alguns casos, usa-se a liberao inundativa para obter uma reduo imediata da populao da praga. Segundo van Lenteren (2000), estima-se que a rea total mundial sob formas sazonais inoculativas e inundativas de controle biolgico seja de cerca de 32 milhes de hectares, incluindo condies de campo e de casas de vegetao. Pragas em casas de vegetao so atualmente manejadas atravs do controle biolgico em cerca de 14.000 dos 30.0000 hectares sob cultivos protegidos no mundo, comparados com os 200 hectares sob controle biolgico nos anos 70 (van Lenteren, 1995). Acima de 80% do controle biolgico aplicado em casas de vegetao so para cultivos de pepino, tomate e pimento (Ravensberg, 1992), e todos os cultivos hortcolas juntos somam cerca de 90% dos inimigos naturais comercializados. O grande nmero de inimigos naturais hoje disponveis, com vrias espcies para cada praga, como para a mosca minadora, mosca branca, tripes, afdeos e caros, tem tornado os programas de controle biolgico em casas de vegetao estveis e confiveis. Um fator indicador do sucesso dessa forma de controle a drstica reduo no uso de inseticidas: em hortcolas essa reduo da ordem de 80 a 95% (Bolckmans, 1999). Vrias empresas esto envolvidas com a produo de inimigos naturais (Tabela 2), e tambm podem ser visualizados nesta tabela, as principais pragas e seus respectivos inimigos naturais envolvidos com cultivos em sistemas protegidos. Os principais inimigos naturais usados e vendidos comercialmente e que podem estar presentes nos cultivos de ornamentais e vegetais em sistemas protegidos so: 1. Parasitides: Aphidius colemani, Lysiphlebus testaceipes, Praon sp. so pequenas

vespinhas, parasitides de pulges. Ataca os pulges, introduzindo, atravs de seu ovipositor, um ovo no interior do corpo do pulgo. Desse ovo sai uma larva, a qual se alimenta dos tecidos internos do pulgo, matando-o. O pulgo parasitado apresenta um aspecto de mumia, normalmente de colorao palha. 2. Parasitides: Encarsia formosa, Eretmocerus eremicus - so parasitides de mosca-

branca. Parasita os estgios ninfais da mosca-branca, onde a fmea coloca um ovo. O

21

desenvolvimento do parasitide ocorre na pupa do hospedeiro, a qual torna-se negra em sua colorao. 3. Predadores: Orius spp. (O. insidiosus, O. thyestes,O. laevigatus, O. majusculus)

so pequenos percevejos predadores, principalmente de tripes. Tanto suas ninfas como os adultos se alimentam de todos os estgios da presa, e so encontrados no mesmo habitat de suas presas. No caso das ornamentais, vivem particularmente nas flores. 4. Parasitides: Dacnusa sibirica, Diglyphus isaea - so pequenas vespinhas,

parasitides de larvas da mosca-minadora. Fmeas de D. sibirica colocam seus ovos no interior das larvas da mosca-minadora, o parasitide se desenvolve dentro da pupa do hospedeiro. Fmeas de D. isaea matam a larva da mosca-minadora na mina e coloca o ovo em cima da larva da mosca-minadora, dentro da mina. 5. Predador: Phytoseiulus persimilis caro predador do caro rajado. Os caros

fitfagos que foram predados apresentam colorao marrom para preta, e podem ser identificados como finos pontos negros sobre as folhas. No confundir com caros vivos que so marrom-claros ou vermelho-escuros. Outros inimigos naturais, como joaninhas, crisopdeos, e tambm fungos, bactrias e virus entomopatognicos podem ser encontrados associados as principais pragas em ornamentais e vegetais em sistemas protegidos. No Brasil, as pesquisas com controle biolgico nesses sistemas de cultivo so recentes. Envolvem atualmente, o uso dos percevejos predadores Orius insidiosus e O. thyestes para o controle de tripes, e dos parasitides Aphidius colemani, Lysiphlebus testaceipes e Praon volucre para o controle de pulges. Esto sendo realizados estudos da biologia, comportamento, interao intraguilda, influncia dos fatores ecolgicos como fotoperodo e temperatura, e do hospedeiro/presa e mtodos de criao massal. Tambm envolvendo a liberao desses agentes em cultivos comerciais, com nfase as taxas de liberao e uso de unidades de criao aberta (plantas banqueiras) A liberao inoculativa sazonal de O. insidiosus e L. testaceipes em plantio comercial de crisntemo de corte em casa de vegetao, de 600m2, para controle de tripes e pulges, respectivamente, demonstrou que esses agentes foram efetivos como agentes de controle biolgico, controlando a populao da praga e mantendo-a abaixo do nvel de dano econmico. O predador O. insidiosus foi liberado na taxa de 1,5 a 2,0 Orius/m2 em 5

22

liberaes/ciclo de cultivo do crisntemo, e o parasitide L. tetaceipes, em duas liberaes (Figura 3), a primeira de 0,15 fmeas/m2 e a segunda de 0,24 fmeas/m2 (Silveira et al. 2004, Rodrigues et al. 2005). Assim, se aposta no futuro do controle biolgico nesses sistemas de cultivos, porque (1) menor nmero de inseticidas disponveis (resistncia e registro); (2) poltica governamental para reduzir o uso de inseticidas; (3) consumidores demandam por produtos livres de resduos; (4) conscincia dos efeitos dos inseticidas sobre a biodiversidade; (4) muitos inimigos naturais esperam por sua descoberta e uso; (6) pode ser empregado por pequenos agricultores e na agricultura com alta tecnologia. O controle biolgico ambientalmente seguro, de longo prazo e sustentvel, e, portanto, a melhor opo de controle.

6. Controle microbiano de pragas: definio, conceitos e microrganismos entomopatognicos

Se considerarmos que cada espcie de inseto seja suscetvel a pelo menos um microrganismo patognico, como ocorre com todos os outros organismos vivos dos diferentes reinos, ou seja, que pelo menos um microrganismo seja capaz de causar algum tipo de doena a esse inseto, temos uma pequena noo da importncia do estudo dessas doenas no contexto do controle de pragas, principalmente. Isso se d pela estimativa de que existam cerca de 2.500.000 espcies de insetos sobre a Terra, sendo que, dessas, aproximadamente 1.000.000 de espcies j so conhecidas e identificadas. Desse montante, por volta de 10% podem ser consideradas pragas agrcolas, florestais ou urbanas. A patologia de insetos a cincia que estuda as doenas dos insetos, visando utilizlas para o controle de pragas ou com o objetivo de evit-las quando ocorrem em insetos teis (abelhas, bicho-da-seda, agentes de controle biolgico, etc). Por doena, podemos definir um processo dinmico, no qual hospedeiro (inseto) e patgeno (microrganismo), em ntima relao com o meio, influenciam-se mutuamente, resultando modificaes morfolgicas e fisiolgicas em ambos. Este um conceito estrito, j que, numa maior abrangncia podemos tambm considerar como doenas, as alteraes em processos

23

fsicos, bioqumicos e fisiolgicos dos insetos, tais como abrases, fraturas, deficincias nutricionais, entre outros. O controle microbiano um ramo do controle biolgico que trata da utilizao racional dos entomopatgenos, visando a manuteno das populaes de pragas a nveis de dano no-econmicos, segundo os princpios do Manejo Integrado de Pragas (MIP). Podemos definir, para o controle microbiano, da mesma forma que para o controle biolgico com a utilizao de entomfagos, tipos de controle, como o natural e o aplicado, e estratgias de uso, como introduo inundativa e inoculativa, aumento ou incremento e conservao/proteo. As principais vantagens do uso de microrganismos entomopatognicos para o controle de pragas so a especificidade e a seletividade desses agentes de controle, bem como a facilidade de multiplicao, disperso e produo em meios artificiais e a ausncia de poluio ambiental e toxicidade ao homem e outros organismos no-alvo, entre outras. Dessa forma, percebe-se que o controle microbiano de insetos, como brao do controle biolgico, base de sustentao do equilbrio natural das espcies de insetos potencialmente consideradas como pragas. Os principais microrganismos relacionados ao controle microbiano de insetos so fungos, bactrias, vrus e nematides entomopatognicos, com vrios casos estudados e exemplos de utilizao comercial, alm de outros microrganismos como protozorios, ricktsias, espiroplasmas e fitoplasmas, menos conhecidos e estudados, mas tambm com imenso potencial de investigao com relao patogenia e utilizao aplicada. Os fungos so microrganismos unicelulares (leveduras) ou pluricelulares (maioria dos fungos), constitudos de clulas providas de parede originada por celulose e quitina, alm de outros acares, que formam um conjunto denominado miclio. Essas estruturas vegetativas que constituem o miclio so denominadas hifas, sendo que, aps a colonizao de um determinado hospedeiro, surgem estruturas reprodutivas conhecidas como esporos ou condios, originadas de reproduo sexuada ou assexuada, responsveis pela disseminao do patgeno. Os fungos possuem grande variabilidade gentica, largo espectro de hospedeiros e geralmente penetram nos insetos via tegumento. Os principais grupos/espcies de interesse so: Beauveria bassiana, Metarhizium anisopliae, M. flavoviride, Nomuraea rileyi, Verticillium lecanii, Hirsutella thompsonii, Aschersonia

24

aleyrodis, Paecilomyces spp., Cordyceps spp., e os fungos da ordem Entomophthorales (Zoophthora, Entomophthora, Entomophaga, Neozygites). As bactrias que infectam insetos podem ser esporulantes ou no-esporulantes, obrigatrias ou facultativas, e penetram no inseto por via oral. So estruturas unicelulares, geralmente em forma de bastonetes, sendo o grupo das bactrias esporulantes constitudo de uma clula vegetativa que contm, em seu interior, um esporo de resistncia, que garante boa estabilidade no ambiente, a despeito de condies ambientais desfavorveis, e um corpo parasporal, ou cristal protico, composto por protenas txicas que exercem efeito sobre os insetos-alvo. Essas bactrias tm sido amplamente pesquisadas, devido ao grande interesse gerado pela possibilidade de produo desses microrganismos por processos fermentativos, sendo o grupo de entomopatgenos com maior potencial comercial, refletido na grande quantidade de produtos comerciais disponveis em todo o mundo, ao contrrio do que ocorre com os outros grupos de microrganismos entomopatognicos. Os principais grupos so: Bacillus thuringiensis (diversas variedades), como var. kurstaki, que ataca lagartas (Lepidoptera), var. israelensis, infectando larvas de Diptera (pernilongos e borrachudos) e var. tenebrionis, infectando Coleoptera; Bacillus sphaericus, tambm em larvas de Diptera, e Bacillus larvae e B. alvei, que causam doenas em abelhas; pode-se citar tambm Serratia marcescens e S. entomophila, que causam septicemias em diversos insetos, pertencentes ao grupo das bactrias no-esporulantes. Vrus so macromolculas (nucleoprotenas), que contm somente um tipo de cido nucleico (DNA ou RNA), e so parasitos celulares obrigatrios que penetram nos insetos por via oral. Os vrus que causam doenas em insetos so bastante especficos, sendo, entre os principais grupos de entomopatgenos, dos mais seguros em relao a possveis efeitos sobre o homem ou outros animais no-alvo. Os principais grupos so os vrus de poliedrose nuclear (VPN), citoplasmtica (VPC) e de grandulose (VG), conhecidos como Baculovirus. Os nematides entomopatognicos so vermes semelhantes queles que infectam plantas, e se relacionam com os insetos de trs formas: forsia (transporte), parasitismo obrigatrio ou parasitismo facultativo. De maneira geral, esses nematides no possuem estiletes bucais, ao contrrio do que ocorre nos nematides fitopatognicos, e alguns grupos tm uma associao muito ntima (simbiose ou mutualismo) com bactrias no processo de

25

estabelecimento da doena. Dessa forma, esses nematides carregam em seu interior um pequeno inculo de bactrias especficas, que so liberadas no interior do corpo do inseto aps a penetrao do nematide, via aberturas naturais (boca, nus). Essas bactrias ento se multiplicam em todos os tecidos do inseto, matando-o por septicemia (infeco generalizada), ficando o nematide imerso no material do qual passa a se alimentar. Os principais grupos de interesse para o controle microbiano so: Famlia Steinernematidae e Famlia Heterorhabditidae, os quais possuem uma estreita associao com bactrias (Xenorhabdus); Famlia Mermithidae, que so parasitos obrigatrios e Famlia Neotylenchidae, nematides dotados de estiletes bucais, como os fitoparasticos. Alguns problemas relacionados comercializao de produtos microbianos, que impedem atualmente um maior desenvolvimento dessa linha de trabalho, so a concorrncia com produtos qumicos, a falta de assistncia tcnica durante a comercializao e aps a aplicao do produtos, a existncia de formulaes inadequadas e produtos de baixa qualidade no mercado, a exigncia de condies especficas de armazenamento desses produtos, entre outros. Apesar disso, j existe no mercado, principalmente internacional, um bom nmero de produtos microbianos disposio do consumidor, e so timas as perspectivas de utilizao desses produtos em um curto espao de tempo em nossas condies, em decorrncia do processo de conscientizao da sociedade na direo do consumo de produtos agrcolas sanitria e ambientalmente seguros, os quais, inclusive, podem ser melhor remunerados em funo das caractersticas citadas.

7. Epizootiologia e utilizao de entomopatgenos no Manejo Integrado de Pragas

Epizootiologia o estudo dos fatores que favorecem ou no a ocorrncia de doenas em insetos. Numa analogia a outra palavra bastante conhecida, mais aplicada rea de sade humana, podemos considerar que epizootiologia seria o mesmo que epidemiologia, ou seja, o estudo das epidemias, principalmente dos fatores associados a essa ocorrncia generalizada da doena. Como j definido anteriormente, podemos definir as doenas num mbito estrito (doenas microbianas ou infecciosas) ou numa esfera mais ampla, considerando tambm as

26

doenas no-infecciosas, ou de outras causas (fsicas, qumicas, fisiolgicas, nutricionais). Mais uma vez, ficaremos restritos primeira definio. Dessa forma, os objetivos principais dos estudos epizootiolgicos so: descobrir e estudar o ciclo de vida dos agentes entomopatognicos, quantificar a sua ocorrncia, num determinado local/poca/hospedeiro e fornecer subsdios para estratgias de controle microbiano de pragas (Figura 4). De maneira geral, independentemente do entompatgeno estudado, podemos dizer que o desenvolvimento da doena se d de acordo com uma distribuio conhecida como curva epizotica (Figura 5). Essa curva constituda de uma fase pr-epizotica, caracterizada pela existncia de focos primrios da doena, oriundos de insetos mortos, estruturas do entomopatgeno existentes no solo, por exemplo, capazes de desencadear o processo. Em seguida, percebe-se uma fase de grande incremento na taxa de ocorrncia da doena, chamada fase epizotica propriamente dita, caracterizada pela rpida multiplicao e disseminao do microrganismo, com consequente aumento da mortalidade do inseto hospedeiro e do inculo presente na rea. Por fim, reconhecemos a fase denominada psepizotica, na qual, em virtude principalmente das condies ambientais desfavorveis, e da diminuio do nmero de hospedeiros suscetveis, devido alta mortalidade, percebe-se a diminuio da ocorrncia da doena na populao. Com base no padro de ocorrncia observado, podemos tambm definir doena enzotica (menos agressiva, que ocorre normalmente em taxas mais baixas) e doena epizotica (caracterizada pela agressividade do entomopatgenos e altas taxas de mortalidade e disseminao). Essa definio feita com base em conceitos e taxas derivados dos estudos epidemiolgicos, como taxas de prevalncia, incidncia, mortalidade anual, mortalidade especfica, mortalidade etria, nmero de casos fatais, porcentagem de infeco e transmisso. Por vezes, no fcil, no caso de doenas em insetos, obter dados consistentes que permitam a determinao dessas taxas ou ndices. Em suma, a epizootiologia trata de estudar e conhecer os fatores biticos, relativos ao hospedeiro (inseto) e ao patgeno (microrganismo), bem como os fatores abiticos ou ambientais (climticos e no-climticos), que so responsveis por dar condies para o desenvolvimento do processo dinmico ao qual nos referimos como doena.

27

Com relao aos fatores biticos relacionados ao hospedeiro (inseto), visando estabelecer padres relativos principalmente ocorrncia de pragas e sua suscetibilidade s doenas, podemos citar alguns aspectos a serem abordados: a) Caractersticas ou estratgias reprodutivas da praga, com o reconhecimento e caracterizao de populaes de insetos estrategistas r ou k, quanto utilizao dos recursos biticos e alimentares disponveis; b) Caractersticas da populao visada quanto suscetibilidade individual, em contraposio suscetibilidade da populao como um todo, importante no aspecto da transmisso e disseminao da doena; c) Densidade da populao, j que epizootias esto diretamente ligadas existncia de altas densidades populacionais da praga e ao fato de patgenos de disseminao horizontal (contato entre indivduos) serem tambm dependentes da densidade populacional. Tambm, nesse caso, interessa muito a estratgia de introduo do patgeno que ser utilizada, como por exemplo, a introduo inundativa, com o patgeno sendo utilizado na forma de inseticida microbiano, em altas concentraes por rea, relativamente independente da densidade populacional da praga; d) Biologia e hbitos dos insetos: importante o conhecimento dos hbitos alimentares e do comportamento dos insetos, visando uma ao mais efetiva do controle microbiano. Como exemplo, temos insetos mastigadores de vida livre, cuja deposio do produto microbiano sobre o substrato de alimentao (ex: folhas) de extrema importncia; conhecer o estgio suscetvel da praga (formas jovens, adultos); avaliar o comportamento de insetos de solo (solo como reservatrio natural de patgenos, condies de UR alta, temperaturas amenas, o papel de microrganismos antagnicos), podem facilitar o desenvolvimento de iscas atrativas, que promovem um alto potencial de inculo com proteo do entomopatgeno a condies adversas; e tambm, mais especificamente, o caso dos insetos sociais, com caractersticas de agregao, trofalaxia (troca de alimento), grooming = comportamento de limpeza, que so estratgias utilizadas para evitar doenas, mas que podem, em alguns casos, contribuir com a disseminao do microrganismo; e) Migraes de insetos e mudanas nos hbitos: a ocorrncia do geotropismo negativo, devido ao fenmeno chamado behavioral fever (= febre

28

comportamental), muito comum em insetos doentes, utilizado como mecanismo de defesa, mas que contribui com a maior disseminao de certos fungos, por exemplo; f) Predisposio do hospedeiro: caracterstica intrnseca espcie, relativa via de inoculao qual o inseto mais suscetvel, bem como ao espectro de enzimas e pH no intestino, alm da interao do tegumento com as condies climticas, favorecendo a deposio de ceras, visando a economia de gua, o que pode dificultar a penetrao do entomopatgeno, alm da fase/estgio em que se encontra o inseto, e da maior suscetibilidade na poca das mudas de tegumento (Figura 6); g) Presena de hospedeiros: fator relativo necessidade de hospedeiros primrios, secundrios, alternativos e/ou intermedirios para o completo desenvolvimento do ciclo da doena, como ocorre para alguns fungos patognicos a pernilongos (Coelomomyces, Amblyospora); Dentre os fatores biticos relacionados aos entomopatgenos, pode-se destacar: a) Tipos de patgenos: primrios, secundrios, acidentais, ocasionais, facultativos, obrigatrios, gerando classificaes quanto sua agressividade (caracterstica enzotica/epizotica), tais como patgeno rpido, lento, crnico, epizoticos, entre outros; b) Infectividade (capacidade de penetrao habilidade natural), patogenicidade (capacidade de provocar doena caractersitica gentica), virulncia e agressividade (nveis de ocorrncia de doenas caracterstica biolgica altervel) que so caractersticas intrnsecas ao patgeno, inclusive em nvel subespecfico (isolados, cepas, raas, etc.); c) Estratgia de reproduo do patgeno: geralmente patgenos epizoticos so mais recomendados para controle de pragas anuais (em estratgias inundativas) e patgenos enzoticos para pragas em cultivos perenes, semiperenes (incremento e introduo inoculativa), devido principalmente s diferenas na capacidade de disseminao; d) Disseminao e transmisso dos patgenos: h patgenos com mecanismos adaptativos bastante evidenciados, como os fungos Entomophthorales, com ejeo de condios primrios (no-infectivos), permitindo maior disseminao e ocorrncia frequente de epizootias, e outros bastante infectivos, com alta virulncia, alta

29

reproduo, mas sem epizootias naturais, como Bacillus thuringiensis, alm da importncia de se conhecer se o mecanismo de transmisso do microrganismo vertical (de gerao a gerao do inseto) ou horizontal (somente entre indivduos); e) Vias de inoculao dos patgenos: tais como via tegumento, transmissal oral, transmisso transovignica ou transovariana, o que corrobora para aumento da capacidade de didsseminao da doena; f) Capacidade de sobrevivncia dos patgenos, evidenciada naqueles microrganismos com fases de resistncia (esporos bacterianos, poliedros virais, clamidsporos em fungos Entomophthorales, esclerdios, sinmios), que so estruturas geralmente no-infectivas, mas que garantem persistncia no ambiente e em condies adversas; g) Potencial de inculo, definido como o nmero de propgulos viveis sobre o hospedeiro, capaz de iniciar o processo de doena, que influencia diretamente a infectividade dos patgenos; h) Interaes entre organismos, tais como sinergismo, antagonismo, coexistncia, que so relaes ecolgicas que podem modificar completamente a eficincia de determinado microrganismo entomopatognico no ambiente; Dentre os fatores abiticos (climticos e no-climticos) que necessitamos conhecer para os estudos epizootiolgicos, podemos citar: a) Temperatura: essencial na estabilidade no armazenamento, na aplicao e ocorrncia natural dos microrganismos entomopatognicos, sendo que os insetos, fora da faixa de 15 a 38, sofrem estresse, favorecendo os patgenos, alm do processo de desnaturao de protenas e decomposio do cido nucleico, que pode alterar a eficincia de vrus, por exemplo (Figura 7); b) Umidade: expressa em quantidade de chuva, umidade do solo e umidade do ar (relativa, absoluta, nvel de saturao), limitante para processos reprodutivos de microrganismos; c) Radiao e fotoperodo, principalmente com relao faixa de raios UV, que degradam partculas virais e propgulos de fungos, com maior efeito; d) Solo: com destaque s condies limitantes de pH para o estabelecimento de patgenos, lembrando que este ambiente um depositrio de grande nmero de

30

patgenos e tambm de microrganismos antagnicos, como Trichoderma, Penicillium e actinomicetos, entre outros; e) Produtos fitossanitrios, que ainda so a base do controle de pragas em sistemas desequilibrados, e mesmo nos quais se procura aplicar os princpios sustentveis do MIP; estes produtos podem causar efeitos letais, fungistticos, bacteriostticos ou podem, por outro lado, melhorar o crescimento e reproduo dos patgenos, quando portadores de caractersticas benficas de seletividade, base da estratgia de conservao. De maneira geral, o que se procura atravs dos estudos epizootiolgicos, alm do conhecimento dos fatores que afetam a ocorrncia de doenas, a sua implicao no processo de deciso da melhor estratgia para uso do microrganismo entomopatognico como agente de controle, dentro de um programa de MIP, incluindo, em alguns casos, a possibilidade de previso da ocorrncia das doenas em funo do conjunto de fatores biticos e abiticos relativos ao hospedeiro, patgeno e ambiente, o que seria de extrema importncia para a manuteno de populaes de pragas abaixo do nvel de dano econmico sem a necessidade de introdues artificiais, seja de agentes biolgicos ou de outros mtodos de controle mais agressivos. Assim, como a filosofia do MIP visa a utilizao conjunta de vrias tticas de controle, com aproveitamento do potencial de controle natural, a doena, seja pela sua ocorrncia natural ou pela introduo artificial parte desse contexto. Como j dito anteriormente, assim como definido para o controle biolgico por entomfagos, h diversas estratgias, como introduo inoculativa, introduo inundativa, aumento ou incremento, conservao ou proteo, e inclusive a utilizao de patgenos modificados e plantas transgnicas, que podem ser consideradas com relao ao controle microbiano. Quando consideramos a ocorrncia natural de doenas, os patgenos devem ser tidos como elementos bsicos do manejo integrado, podendo inclusive, em algumas situaes, ser o elemento principal. Para tal, so necessrios estudos preliminares e estabelecimento de padres de ocorrncia de doenas (padres epizootiolgicos), baseados principalmente no monitoramento da doena na populao hospedeira, que, juntando-se comparao com ocorrncias anteriores, podem permitir previses, baseadas, muitas vezes, em complexos modelos matemticos desenvolvidos para tal fim.

31

De outra maneira, quando pensamos na utilizao dos entomopatgenos como agentes introduzidos de controle biolgicos, devemos pensar em estratgias como introdues inoculativas, aumento ou incremento (em ambientes perenes ou semi-perenes), introduo inundativa com inseticidas microbianos (para culturas anuais, principalmente). Por fim, talvez a melhor forma/estratgia para se aproveitar o potencial de controle dos microrganismos entomopatognicos seja a conservao/proteo dos entomopatgenos j existentes, de forma que os mesmos possam atuar como agentes reguladores das populaes de pragas, sejam eles de ocorrncia natural ou introduzida, sem que outras atividades ou intervenes no agroecossistema venham a prejudicar essa eficincia. Assim, prticas como a utilizao correta de produtos qumicos, com a verificao da seletividade dos produtos aos microrganismos; a compatibilidade de entomopatgenos com outros agentes biolgicos (predadores, parasitides, por exemplo); a utilizao de prticas agrcolas visando a melhoria da ao dos entomopatgenos (irrigao, plantio direto); a incorporao de patgenos em plantas (transformao gentica) e o manejo da resistncia de pragas aos entomopatgenos, que deve ser preocupao constante, so essenciais para a incluso dos microrganismos patognicos a insetos num sistema equilibrado, eficiente e sustentvel.

8. Tecnologias de controle microbiano de pragas com fungos, bactrias, vrus e nematides entomopatognicos

8.1. Principais programas de controle microbiano no Brasil

Os principais programas de controle de pragas utilizando microrganismos entomopatognicos no Brasil so: a) cigarrinhas da cana-de-acar e das pastagens, com o fungo M. anisopliae: este programa baseia-se no uso do fungo de forma inundativa, aplicado em rea total, na quantidade de aproximadamente 1 kg do produto comercial por hectare. Deve-se ressaltar que os produtos comerciais base de fungos

entomopatognicos no Brasil so, na sua maioria, formulados na forma de p molhvel, com cerca de 5% de fungo e 95% de inertes (arroz modo). O uso de

32

M. anisopliae tem tido um largo impulso nos ltimos anos, principalmente no Estado de So Paulo, com a volta dos cultivos da cana crua (sem queimada para colheita), o que vem trazendo problemas com a cigarrinha da raiz da cana-deacar, praga anteriormente controlada em consequncia do uso do fogo. Assim, cerca de 10 novas empresas surgiram para atendimento da grande demanda recm-implantada. b) cupins de montculo e da cana-de-acar, com os fungos B. bassiana e M. anisopliae: programa que vem sendo preconizado e desenvolvido aps a retirada dos produtos fitossanitrios organoclorados no Brasil, o que ocorreu em meados dos anos 80. Baseia-se na utilizao de iscas atrativas de papelo corrugado, impregnadas com suspenses aquosas dos fungos isoladamente, ou em associao com produtos fitossanitrios seletivos, como imidacloprid e fipronil, entre outros (introduo inoculativa). Essas iscas atraem operrios dos cupins, que infectam-se e levam propgulos dos fungos aos outros indivduos da colnia, j que o ninho difuso e subterrneo, alm de se apoiar no comportamento de limpeza (grooming) e na trofalaxia dos cupins como eficientes meios de disseminao; c) broca (moleque) da bananeira, com o fungo B. bassiana: programa j desenvolvido h um bom tempo, com base na utilizao de iscas de pseudocaule da bananeira, muito atrativas aos adultos de Cosmopolites sordidus. Nessas iscas, que podem ser do tipo telha ou queijo, de acordo com o formato, pincelada uma pasta de fungo e arroz modo com gua (pode ser a formulao comercial), com a qual o inseto adulto se infecta, disseminando o fungo para outros indivduos, devido ao seu comportamento de agregao. Tambm uma estratgia de introduo inoculativa; d) broca-do-cafeeiro, com o fungo B. bassiana: um programa relativamente novo, embora j se saiba sobre a ocorrncia natural desse fungo h muito tempo na cultura do cafeeiro. Atualmente, procura-se desenvolver uma metodologia mais racional de aplicao do fungo na cultura, evitando-se trabalhar com formulaes lquidas, dando-se preferncia formulao p seco, capaz de penetrar mais eficientemente no interior da cultura, alm de estudos que visam o

33

controle da broca em reinfestaes provenientes do terreiro de caf e de frutos cados ao solo, quando no h o chamado repasse na cultura; e) percevejo-de-renda da seringueira, com o fungo Sporothrix insectorum: bastante utilizado em grandes reas de produo comercial da seringueira nos Estados de So Paulo, Mato Grosso e Rondnia, este fungo, muito especfico para a praga em questo comercializado em formulaes lquidas (suspenses

concentradas), ainda com produo restrita a alguns institutos de pesquisa e laboratrios prprios das empresas produtoras; f) lagartas (Lepidoptera), com a bactria B. thuringiensis var. kurstaki, sendo este o programa baseado em formulao comercial de maior sucesso, no s no Brasil, mas no mundo todo, em funo do desenvolvimento de produtos de qualidade e apelo comercial. A bactria utilizada principalmente, no Brasil, em reas de explorao florestal, em especial no cultivo do eucalipto, visando o controle de lagartas desfolhadoras. Tambm registrado para uso em hortcolas e diversas culturas frutferas; g) lagarta da soja, com Baculovirus anticarsia (VPN), sendo este o maior programa de controle biolgico estabelecido no mundo, em rea, com o uso de um entomopatgeno (hoje, cerca de 1,5 milho de hectares de soja, no Brasil). um programa desenvolvido pela Embrapa Soja (Londrina, PR), que j transferiu a tecnologia de produo do vrus para algumas pequenas empresas nacionais, as quais, sob a superviso tcnica e de controle de qualidade da Embrapa, comercializam as formulaes existentes (na sua maioria, ps molhveis). este um timo exemplo da evoluo de um programa de controle microbiano, desde sua divulgao e implantao, com o apoio da extenso rural, at o desenvolvimento de formulaes comerciais de qualidade, a partir de uma tecnologia simples que era conduzida pelo prprio agricultor; h) vespa da madeira, com o uso do nematide Deladenus siricidicola: programa desenvolvido pela Embrapa Florestas (Colombo, PR), tendo como base um nematide extico, da famlia Neotylenchidae, que, alm de se alimentar de um fungo, que serve tambm de alimento para a larva da vespa, que praga de

34

Pinus, causa esterilizao e castrao parasitria nos adultos, os quais fazem a postura de ovos infrteis, com a consequente reduo populacional da praga. Vrios outros estudos vm sendo conduzidos em diversas instituies de pesquisa, visando o controle de importantes insetos-pragas e vetores de doenas de importncia mdica e veterinria, dentre os quais podemos destacar o controle de pragas em cultivos protegidos, principalmente de pulges e tripes, com o uso de fungos e nematides entomopatognicos, associados liberao de predadores e parasitides, e o controle de pragas do cafeeiro, alm da broca, com especial ateno para as cochonilhas e cigarras, o que vem contribuindo, sem dvida, para uma maior insero dos microrganismos entomopatognicos no Manejo Integrado de Pragas de diversos agroecossistemas, buscando, cada vez mais, a manuteno de um ambiente produtivo seguro, equilibrado, saudvel e sustentvel.

9. Produo de microrganismos entomopatognicos

Apesar de ser uma rea do conhecimento relativamente antiga, o controle microbiano tomou grande impulso principalmente aps a proibio do uso dos inseticidas organoclorados, e tambm em decorrncia do estabelecimento do Manejo Integrado de Pragas como prtica racional no controle de insetos prejudiciais em sistemas agrcolas e florestais sustentveis. Os microrganismos entomopatognicos precisam estar disponveis em grandes quantidades para sua aplicao como bioinseticidas (estratgias de introduo), devido necessidade de elevado potencial de inculo para que se inicie o processo de doena numa determinada populao de insetos. O que se nota, atualmente, que no ocorre, na maioria dos casos, essa disponibilidade em quantidades e formulaes suficientes e adequadas para o controle de importantes pragas agrcolas e florestais, bem como vetores de doenas de importncia mdico-veterinria. A produo de microrganismos entomopatognicos uma fase muito importante no processo de desenvolvimento de um bioinseticida. Uma anlise crtica permite a constatao de que as indstrias de produtos fitossanitrios investem uma grande parcela de seus recursos no desenvolvimento de inseticidas qumicos, contrastando com um nfimo

35

direcionamento em pesquisa e desenvolvimento de produtos microbianos, muitas vezes relacionado somente necessidade do marketing empresarial, visando estabelecer uma relao com preocupaes ecolgicas perante sociedade. Isso se deve a vrios fatores, entre eles a preocupao da indstria com problemas derivados do registro de patentes; o amplo mercado ainda existente no pas para produtos qumicos, resultante do pequeno nvel de conscientizao de produtores, consumidores etc. sobre a necessidade da utilizao de mtodos mais racionais para o controle de pragas; os custos para o desenvolvimento de um produto microbiano, os quais, ao contrrio do que se possa pensar, so equiparveis aos necessrios para a obteno de uma nova molcula qumica, se considerarmos o envolvimento de trs sistemas biolgicos: patgeno, hospedeiro e ambiente. Desse baixo investimento que hoje predomina, resultam produtos microbianos de qualidade insatisfatria no que diz respeito aos aspectos de pureza, viabilidade e eficcia do agente de controle (patgeno). Os produtos base de fungos e vrus, principalmente, so ainda produzidos por processos considerados artesanais, mesmo em escala comercial. Exceo a essa regra so os produtos base de bactrias entomopatognicas, com destaque para Bacillus thuringiensis, os quais so obtidos em processos fermentativos controlados, em grande escala, derivados de rotinas de produo em indstrias farmacuticas e de alimentos, com vasta experincia no desenvolvimento de fermentao. A despeito desse quadro negativo existem, principalmente no mercado internacional, muitos produtos microbianos j desenvolvidos e comercializados. Esses produtos atingem dois mercados diferenciados, sendo o primeiro voltado para o emprego do patgeno em estratgias de introduo inundativa, exigindo alta tecnologia para a produo de grandes quantidades de propgulos, e o segundo tendo como alvo pequenos produtores de hortalias, jardins residenciais, parques etc., onde podem atuar empresas de menor porte, que utilizem processos menos dispendiosos de produo. De forma resumida, pode-se salientar que os produtos base de fungos entomopatognicos so os mais problemticos com relao produo e desenvolvimento de bioinseticidas, devido dificuldade na obteno de produtos com estabilidade, pureza e concentrao de propgulos que permitam a sua utilizao eficiente em condies de campo. Esses problemas advm do fato de esses microrganismos serem suscetveis a produtos oriundos de

36

alteraes genticas durante o processo de produo, que diminuem sua infectividade, bem como dificuldade de controle de contaminaes por outros microrganismos e quase inexistncia de formulaes que protejam o patgeno dos fatores ambientais de degradao, como temperatura, umidade e, principalmente, radiao solar. Os vrus, apesar de serem menos dependentes de fatores biticos que os fungos, so considerados patgenos de ao lenta, sendo essa uma grande desvantagem comercial. A especificidade hospedeira que apresentam, apesar de ser um timo indicativo no aspecto de segurana, o principal fator limitante na produo, pois o fato de serem patgenos obrigatrios exige que sua produo seja feita sobre o hospedeiro original, o que prejudica o desenvolvimento de processos de produo mais eficientes (produo in vitro). Como enfatizado anteriormente, os produtos microbianos base de bactrias foram aqueles que, nos ltimos anos, receberam os maiores investimentos de indstrias no aspecto de produo e desenvolvimento de produtos. Atualmente, cerca de 50 % dos produtos microbianos existentes no mundo so provenientes de bactrias entomopatognicas Com relao aos nematides entomopatognicos (Rhabditida, Steinernematidae e Heterorhabditidae), os atuais sistemas de produo so capazes de produzir em pequena, mdia e larga escala, mas os altos custos da maioria dos processos ainda constituem um fator limitante para o uso destes em programas de MIP. So duas as tcnicas que se usam na produo de nematides entomopatognicos: produo in vivo e produo in vitro. A produo in vivo uma tcnica simples, mas cujo custo de produo elevado e no permite uma economia de escala, pois a duplicao da capacidade de produo requer a duplicao da rea e do capital. Um dos principais insetos hospedeiros utilizados para produo in vivo da maioria das espcies dos gnerso Steinernema e Heterorhabditis Galleria mellonella (Lepidoptera: Pyralidae). Este hospedeiro tem demonstrado boas caractersticas para a infeco, parasitismo e penetrao dos nematides sendo at hoje reconhecido como hospedeiro preferencial por sua alta produo A produo in vivo de para propsitos comerciais em larvas de G. mellonella permite obter mdias de produo de 30.000 a 50.000 nematides por larva, chegando at 200.000 JIs/larva. Dos mtodos desenvolvidos para produo in vitro de nematides, o mtodo de Bedding mostrou ser o de maior sucesso, tendo sido com este mtodo que se iniciou a explorao comercial dos nematides com potencial para controle biolgico. A produo

37

em meio slido feita usando pedaos de um suporte inorgnico, como esponja de poliuretano, embebidos num meio nutritivo constituido de tecidos animais e leo ou banha como substrato, para a reproduo e desenvolvimento do complexo nematide/bactria e obtendo produes da ordem de 109 nematides/L. um mtodo flexvel, com custos de capital baixos e no necessita de mo de obra especializada sendo, por isso, atrativo para muitas empresas. Outro sistema de produo in vitro em cultura monoxnica em meio lquido e em fermentadores do tipo tanque agitado de 10 L, com produes de 9 x 104 nematides/mL. Apesar dos aspectos positivos destes sistemas como por exemplo a segurana, o controle e a flexibilidade, os rendimentos continuam sendo insatisfatrios. Uma desvantagem adicional ter que renovar a virulncia das bactrias, multiplicando os nematides novamente in vivo. Em nvel mundial, nematides produzidos por este mtodo so vendidos como formulaes comerciais. Entre as mais importantes tm-se as formulaes comerciais No Flea e GrubStak com os nematides S. carpocapsae e H. bacteriophora respectivamente, nos Estados Unidos e a formulao Nemasys na Inglaterra com o nematide S. feltiae. Formular um entomopatgeno acrescentar a ele determinados compostos que melhorem o seu desempenho no campo, facilitem o manuseio e a aplicao, e, principalmente, permitam o armazenamento sob condies nas quais se minimize o custo, com perda mnima das qualidades do produto. A formulao de um produto microbiano tem, em geral, o mesmo objetivo proposto para os inseticidas qumicos, ou seja, liberar o ingrediente ativo em uma forma apropriada de uso, de fcil aplicao, com alta eficincia e baixo custo. Sendo organismos vivos, os agentes de controle microbiano de pragas apresentam estruturas que devem ser preservadas durante o processo de produo, formulao e nas condies de armazenamento e ambiente aps a aplicao no campo. Por apresentarem biologia e modo de ao distintos, fungos, vrus, bactrias e nematides tm exigncias especficas, que devem ser consideradas na produo e formulao. Outros aspectos que devem ser observados quanto ao agente de controle microbiano so a sua segurana em relao aos organismos no-alvo (muito importantes para garantir a sustentabilidade do sistema) e as questes relativas ao registro de bioinseticidas. Formulaes especiais, como iscas altamente atrativas para um tipo de inseto, podem ser

38

usadas para contornar possveis problemas quanto segurana do produto, e para evitar exposio de outros animais e humanos a patgenos que possam causar efeitos indesejveis. A produo de qualquer agente de controle biolgico deve levar em conta a formulao final do produto. Isso porque a formulao, que deve ser encarada como a etapa final do desenvolvimento do produto microbiano, vai depender de vrios aspectos da fase de cultivo dos patgenos, como por exemplo, o tipo de propgulo produzido, certos tratamentos dados ao microrganismo durante a produo, separao dos propgulos do meio de cultura, entre outros. Pequenas variaes nos parmetros da produo podem levar obteno de produtos finais com caractersticas de armazenamento e qualidade bem diferentes. O sistema de produo tambm deve objetivar a minimizao da manipulao necessria para a obteno do produto final. Outras situaes especiais podem determinar condies especficas para a produo de entomopatgenos. Assim, importante determinar a formulao que mais adequada ao uso ou estratgia que se pretende adotar antes da escolha do sistema de produo. No caso do controle de larvas aquticas de dpteros hematfagos (pernilongos, borrachudos), sabe-se que esses insetos so suscetveis a uma srie de patgenos, como Bacillus thuringiensis var. israelensis, B. sphaericus, M. anisopliae, entre outros. As larvas de pernilongos, dependendo da espcie, vivem e se alimentam na superfcie ou nas camadas mais profundas da gua. Como exemplo, larvas de Anopheles vivem na superfcie, enquanto as do gnero Aedes localizam-se mais ao fundo dos leitos de gua. O estudo e o conhecimento desse comportamento dos insetos de grande importncia para o desenvolvimento de formulaes visando o controle desses dpteros, permitindo a utilizao de inertes que favoream o deslocamento do patgeno para o fundo, ou que facilitem a sua permanncia por maior tempo na superfcie da gua. Com relao a vrus entomopatognicos, encontra-se no Brasil o maior programa de utilizao de um inseticida biolgico no mundo, que o vrus de poliedrose nuclear da lagarta-da-soja, Anticarsia gemmatalis (AgMNPV). Esse programa iniciou-se no final dos anos 70, sendo conduzido no Centro Nacional de Pesquisa da Soja (CNPSo), da EMBRAPA, em Londrina/PR. Desde o incio do programa, at 1985, o vrus era obtido por

39

macerao e filtragem de lagartas infectadas, recolhidas pelo prprio produtor, com o auxlio de programas de treinamento e assistncia tcnica. A partir da safra de 86/87, toda a produo realizada no CNPSo passou a ser processada numa formulao p molhvel, tendo como inerte a caolinita, e, em 1992, essa tecnologia foi repassada para a iniciativa privada, o que aumentou consideravelmente a utilizao do vrus, e o oferecimento de um produto de melhor qualidade ao produtor, pois nem sempre o processo mais simples, de coleta e macerao de lagartas era feito de maneira correta, com o inconveniente da coleta de lagartas atacadas por outros entomopatgenos de ocorrncia comum, como o fungo Nomuraea rileyi, ou mesmo parasitides, bem como microrganismos saprofticos que proliferam em infeces secundrias sobre as lagartas mortas, influenciando na depreciao da qualidade e pondo em risco a segurana do patgeno. Esses exemplos demonstram a importncia da escolha de uma formulao adequada estratgia de controle de uma determinada praga. Mais que isso, exemplificam tambm a necessidade da adequao do processo de produo do patgeno, para que seja possvel o encaixe do propgulo resultante formulao em questo. Entre os diversos sistemas de produo so reconhecidos trs diferentes nveis, com base no volume e destino da produo, sendo: laboratorial ou experimental, artesanal e industrial. Mtodos adequados a um nvel de produo podem no ser adequados a outros nveis, devido ao custo de produo, utilizao de mo-de-obra, produtividade potencial e outros fatores. A produo laboratorial ou experimental visa a produo de pequenas quantidades de material destinadas a experimentos de laboratrio e outros usos em pequena escala. Nesse nvel, os microrganismos so geralmente produzidos sobre meio de cultura microbiolgico em placas de Petri mantidas em incubadoras, ou em frascos Erlenmeyer (meios lquidos). Culturas sobre meio slido em placas de Petri so adequadas obteno de condios de fungos, por exemplo, e outros esporos, enquanto as culturas em meio lquido so utilizadas para ao obteno de miclio, blastsporos, clulas vegetativas bacterianas etc. A produo artesanal tem por objetivo a produo de quantidades intermedirias de material para utilizao em experimentos maiores, ou para comercializao e utilizao em aplicaes de campo. Esse nvel de produo caracterizado pelo alto uso de mo-de-obra,

40

e alguma maquinaria para automatizao de algumas fases do processo produtivo. Normalmente, os meios de cultura so preparados com materiais prontamente disponveis no mercado local e so utilizados equipamentos adaptados de outros usos. A produo industrial procura a obteno de grandes quantidades de material destinado distribuio no mercado consumidor do produto. Esse nvel de produo se caracteriza pela utilizao de meios de cultura especialmente preparados para o sistema de produo e equipamento desenvolvido para os usos nas diversas fases da produo. Poucos microrganismos entomopatognicos so produzidos nesse nvel. No Brasil ainda predomina a produo artesanal, muito embora boa parte da produo seja destinada a uso comercial de inseticidas microbianos. Em outros pases, a produo de entomopatgenos a nveis industriais se d em alguns casos isolados, mas, na maioria das vezes, produes artesanais (semi-industriais) ainda predominam. Como salientado anteriormente, a aplicao de patgenos como bioinseticidas requer grandes quantidades do agente ativo. Conseqentemente, sua produo deve ser relativamente fcil, com boas caractersticas de estocagem. A produo depende de o microrganismo entomopatognico se desenvolver em meio artificial ou no. Se ele crescer em meio artificial (in vitro), poder ser produzido em larga escala, utilizando-se as modernas tcnicas de fermentao. Por outro lado, se o patgeno se reproduzir apenas in vivo, faz-se necessrio o hospedeiro vivo ou um organismo alternativo para sua multiplicao. Tal produo s se tornar vivel com a utilizao de criao de insetos livres de doenas, geralmente alimentados com dieta artificial. Essas caractersticas, inerentes ao microrganismo, podem explicar, em alguns aspectos, o fato de que produtos base de bactrias entomopatognicas sejam produzidos em larga escala, com o uso de tcnicas avanadas, ao contrrio do que ocorre, atualmente, com produtos base de vrus, os quais necessitam ainda da criao do hospedeiro, para que possa ser feita a inoculao do patgeno visando a produo, por se tratar de um organismo parasito obrigatrio. Por outro lado, apesar de existirem diversos meios de cultura para fungos entomopatognicos, o investimento em produo a nvel industrial muito pequeno, tanto no Brasil quanto em pases do exterior, sendo que a grande maioria dos produtos

41

microbianos base de fungos entomopatognicos pode ser considerada como produzida em escala artesanal (ou semi-industrial), com grande dispndio de mo-de-obra. Esse fato pode ser explicado por outras dificuldades intrnsecas desses produtos, como baixa estabilidade, formulaes inadequadas, baixa eficincia em campo devido a condies ambientais desfavorveis, o que, em ltima anlise, complica extremamente o estabelecimento de fungos entomopatognicos como bons produtos microbianos comerciais, apesar de sua freqente ocorrncia natural, causando importantes epizootias em pragas de diversas culturas.

10. Controle de qualidade de produtos microbianos

Em quaisquer nveis de produo, o controle de qualidade do material produzido deve ser encarado como etapa imprescindvel para que ocorra o sucesso esperado. No caso do controle de qualidade de produtos microbianos comerciais, essa importncia extrapola para outras esferas. Est em jogo a credibilidade do produto, a idoneidade do empresrio que produz e comercializa o microrganismo, e, acima de tudo, o direito do consumidor de adquirir um produto que realmente seja eficiente para o que se prope: controlar pragas agrcolas, florestais ou de importncia mdico-veterinria. Normas preestabelecidas devem ser cumpridas, visando a manuteno da qualidade do produto, desde sua produo, formulao, embalagem, distribuio e armazenamento, para que o mesmo possa ser utilizado corretamente e expressar suas propriedades de eficcia e segurana. Infelizmente, devido principalmente ao baixo investimento na pesquisa e produo de organismos entomopatognicos que atualmente impera, os produtos existentes no mercado, com rarssimas excees, no cumprem essas normas de qualidade. Poucas so as empresas que dispem de laboratrios, equipamentos e pessoal especializado para executar um programa de controle de qualidade, ou as que firmam convnios isentos com instituies oficiais (Universidades, Institutos de Pesquisa) visando uma anlise peridica das caractersticas fsico-qumicas e biolgicas de seus produtos. Para fins de registro e fiscalizao de produtos microbianos comerciais, so exigidos certificados de anlises expedidos por laboratrios credenciados para a

42

determinao do teor de princpio ativo (entomopatgeno) e quantidade de contaminantes na formulao, bem como da estabilidade do produto quando das preparaes da calda, aplicao no campo e armazenamento. A anlise de risco (segurana ao homem) e a avaliao do impacto ambiental dos entomopatgenos sobre organismos no-alvo tambm so informaes indispensveis para fins de registro de produtos microbianos, sendo que no Brasil uma legislao pertinente foi aprovada, na forma de Portaria Normativa do Poder Executivo Federal, em dezembro de 1997, aps discusses com participao de especialistas na rea. Alguns exemplos demonstram a necessidade premente da aplicao dessas normas e leis, e de uma fiscalizao efetiva, para que a utilizao de produtos microbianos no seja ainda mais prejudicada, e consiga se estabelecer como alternativa segura e eficaz para o controle de pragas. No Brasil foi registrada, h alguns anos, uma formulao do baculovrus da lagartada-soja com o nome comercial de Multigen, a qual era produzida sobre um hospedeiro alternativo, a broca-da-cana-de-acar Diatraea saccharalis. Em bioensaios utilizando-se a lagarta-da-soja, concentraes de 10.000 poliedros virais/ml de dieta provocaram 92,5 % de mortalidade quando se utilizou o vrus multiplicado nesse hospedeiro, enquanto que a mortalidade foi igual ou menor a 12,5 % quando se utilizou o vrus multiplicado em hospedeiros alternativos, comprovando o fato de que as aplicaes realizadas na cultura no controlavam as populaes da praga, motivo pelo qual esse produto foi retirado do mercado em 1990. Na Argentina, uma empresa lanou no mercado um bioinseticida base de Baculovirus anticarsia, o qual no pode ser registrado, por no provocar uma mortalidade eficiente em aplicaes realizadas a campo, porque a dose recomendada no possua a quantidade apropriada do vrus. Esses fatos poderiam ser evitados se os produtos tivessem passado por um processo rigoroso de controle de qualidade. O controle de qualidade permite a correo de problemas originados no processo de produo ou formulao. Quando os volumes de produo so elevados, como no caso da produo em nvel industrial, a homogeneizao do material pode ser deficiente e, para tanto, o monitoramento e controle de qualidade de cada lote produzido permitem comprovar e assegurar a eficincia do produto que chega ao mercado.

43

O controle de qualidade de um produto microbiano inicia-se pela seleo de variedades ou isolados patognicos, virulentos e produtivos, utilizando-se a variabilidade natural existente entre os patgenos coletados sobre o hospedeiro original, sobre outros hospedeiros, ou em depsitos naturais, como o solo. Durante o processo de seleo, que deve envolver um nmero elevado de variedades ou isolados, determinam-se, entre outros parmetros, a taxa de potncia, a produtividade, a resistncia a fatores climticos, o padro eletrofortico e a viabilidade do patgeno, levando-se ainda em conta o seu possvel efeito sobre os principais inimigos naturais e outros organismos no-alvo que ocorrem no ambiente em que vai ser aplicado. Aps a seleo, os microrganismos devem ser testados quanto ao comportamento durante o processo de produo. Esses testes tm grande importncia na determinao do custo final do produto a ser utilizado, sendo que a escolha deve recair sobre aquele que seja altamente patognico para as pragas-alvo, mas que apresente tambm qualidades adequadas para o sistema de produo. Escolhido um isolado adequado, constante ateno deve ser dispensada manuteno das suas caractersticas durante todas as fases de produo. O crescimento do patgeno durante as fases iniciais do processo produtivo, assim como a produtividade final do processo, devem ser periodicamente comparados com padres preestabelecidos, para que problemas sejam detectados to logo quanto possvel. Deve-se dar ateno especial ao inculo, sendo a manuteno de colnias sadias do patgeno um passo importante no sucesso da produo. Deve-se eliminar o inculo que no estiver de acordo com os padres, evitando-se a perda de grande quantidade de material e tempo durante fases posteriores do sistema de produo. O inculo deve ser testado em pequeno lote da linha de produo e assim certificado quanto s caractersticas desejadas. De acordo com os resultados nesse pequeno lote-teste, o inculo deve ser utilizado ou no em larga escala. Durante o processo de produo, a qualidade dos materiais utilizados, assim como parmetros da produo (temperatura, qualidade do ar, sistemas de refrigerao e aquecimento) devem ser monitorados para que problemas sejam identificados antes que grande parte da produo seja afetada.

44

Aps a obteno do produto final, os diferentes lotes devem ser avaliados para que a qualidade do patgeno seja controlada. Testes de viabilidade e potncia tambm devem ser realizados, visando o acompanhamento durante o perodo de armazenamento, para que a alta qualidade do produto recm-produzido no seja reduzida antes do mesmo ser utilizado no campo. Como regra geral, e de acordo com as leis nacionais e internacionais, a quantidade de ingrediente ativo de qualquer defensivo deve ser expressa no rtulo da embalagem, como indicador de sua potncia, a qual deve ser mantida constante em todas as remessas de produo. Por esse motivo, os produtos passam obrigatoriamente por processos de padronizao. Em ltima anlise, pode-se dizer que padronizao vem a ser um sinnimo de controle de qualidade. O caso dos produtos microbianos considerado mais complexo que o dos qumicos, pois, alm da quantidade do patgeno incorporada na formulao, outras informaes precisam ser includas no rtulo, com a finalidade de expressar com maior preciso a potncia do produto, isto , o seu poder inseticida, destacando-se entre essas informaes, a virulncia e a viabilidade do patgeno. A importncia de se estabelecer critrios para tcnicas de padronizao de produtos microbianos pode ser analisada sob dois pontos de vista. O primeiro atinge mais o fabricante, cujo interesse de manter constante a potncia do seu produto naquele nvel indicado no rtulo, nas diferentes remessas de produo, ou seja, o controle de qualidade. O segundo se refere dificuldade de comparao entre produtos industrializados em pases diferentes e por processos diversos de fermentao e de formulao, e at a equivalncia entre produtos base de variedades ou isolados diferentes de um mesmo patgeno. Esses dois pontos de vista revelam a importncia e a necessidade de se determinar tcnicas e procedimentos que tm a funo de avaliar, com maior eficincia, as atividades biolgicas dos inseticidas microbianos. Dessa forma, duas categorias de tcnicas devem ser usadas para fins de controle de qualidade. A primeira utiliza mtodos rpidos referentes ao patgeno, tais como contagem direta e quantificao total de unidades infectivas do patgeno e/ou das suas toxinas no produto formulado, determinao da quantidade vivel do patgeno atravs de inoculao em meios de cultura e seroensaios para toxinas e vrus. A segunda categoria, mais

45

importante, refere-se comparao entre bioensaios, utilizando-se um determinado insetoteste como indicador do potencial inseticida do produto, e um bioensaio paralelo utilizandose um padro da mesma linhagem do patgeno, previamente estabelecido e reconhecido internacionalmente.

11. Bibliografia recomendada

ALVES,S.B. (ed.). 1998. Controle microbiano de insetos. 2. ed. Fealq, Piracicaba.1163 p.

BECKAGE, N.E., S.N. THOMPSON, & B.A. FEDERICI. 1993. Parasites and pathogens of insects. vol. 2: pathogens. Academic Press, New York, 294 p.

BOLCKMANS, K. J. F. 1999. Commercial aspects of biological pest control. p. 310-318. In: ALBAJES, R.; GULLINO, M. L.; VAN LENTEREN, J. C.; ELAD, Y. (eds.), Integrated pest and disease management in greenhouse crops. Kluwer Academic Publishers, Dordrecht. 599p.

BOTELHO, P. S. M.; MACEDO, N. 2002. Cotesia flavipes para o controle de Diatraea saccharalis p. 409- 425. In: PARRA, J. R. P.; BOTELHO, P. S. M.; CORREAFERREIRA, B. S.; BENTO, J. M. S. (eds.), Controle biolgico no Brasil: parasitides e predadores. Editora Manole, So Paulo. 609p.

BUENO, V.H.P. 2000. Controle biolgico de pragas: produo massal e controle de qualidade. Editora UFLA, Lavras. 196p.

BUENO, V.H.P. 2001. Controle biolgico em cultivos protegidos: importncia e perspectivas. P. 309-332. In: SILVA, L.H.C.P.; CAMPOS,J.R.; NOSOJA,G.B.A. (eds.), Manejo integrado de doenas e pragas em hortalias. Editora UFLA, Lavras. 354p.

CANTWELL, G.E. (ed.). 1974. Insect diseases. vol. I, II. Marcel Decker, Inc., New York. 300, 595 p.

46

CARVALHO, R. S.; NASCIMENTO, A. S. 2002. Criao e utilizao de Diachasmimorpha longicaudata para controle biolgico de moscas-das-frutas (Tephritidae).p. 165- 179. In: PARRA, J. R. P.; BOTELHO, P. S. M.; CORREAFERREIRA, B. S.; BENTO, J. M. S. (eds.), Controle biolgico no Brasil: parasitides e predadores. Editora Manole, So Paulo. 609p. COPERSUCAR. 1992. Entomology Biological control of the borer, p. 27-28. In: Copersucar. Annual Report 1991/1992. Piracicaba, Centro de Tecnologia Copersucar CTC. 1v.

COPPING, L.G. 1988. The biopesticide manual. British crop protection council publications, UK, 333p.

CORREA-FERREIRA, B. S. 2002. Trissolcus basalis para o controle de percevejos da soja. p. 449- 476. In: PARRA, J. R. P.; BOTELHO, P. S. M.; CORREA-FERREIRA, B. S.; BENTO, J. M. S. (eds.), Controle biolgico no Brasil: parasitides e predadores. Editora Manole, So Paulo. 609p.

CORREA-FERREIRA, B. S.; PANIZZI, A. R. 1999. Percevejos da soja e seu manejo. Londrina, Embrapa-CNPSo, 45p. (Circular Tcnica, 24).

DEBACH, P. ; ROSEN, D. 1991. Biological control by natural enemies. University Press, Cambridge. 440p.

DEBACH, P. 1968. Control biologico de las plagas de insetos y malas hierbas. Editora Continental, S.A., Mxico. 927p.

ENTWISTLE, P.F., J.S. CORY, M.J. BAILEY & S. HIGGS. (eds.). 1993. Bacillus thuringiensis, an environmental biopesticide: theory and practice. John Wiley & Sons, New York. 311 p.

47

GALLO, D. et.al. 2002. Entomologia agrcola. FEALQ, Piracicaba. 920p.

GULLINO, M. L.; WARDLOW, R. L. 1999. Ornamentals. p. 217-234. In: ALBAJES, R.; GULLINO, M. L.; VAN LENTEREN, J. C.; ELAD, Y. (eds.), Integrated pest and disease management in greenhouse crops. Kluwer Academic Publishers, Dordrecht. 599p.

HAGEN, K. S.; VAN DEN BOSCH, R. 1968. Impact of phatogens, parasites and predators on aphids. Annual Review of Entomology 13: 325-384.

HAJI, F. N. P. 1982. Nova praga do tomateiro no vale do Salitre, no estado da Bahia. Petrolina, Embrapa, CPATSA, 2p. (Comunicado Tcnico, 10).

HAJI, F. N. P.; PREZOTI, L.; CARNEIRO, J. S.; ALENCAR, J.A. 2002. Trichogramma pretiosum para o controle de pragas do tomateiro industrial. p. 477- 494. In: PARRA, J. R. P.; BOTELHO, P. S. M.; CORREA-FERREIRA, B. S.; BENTO, J. M. S. (eds.), Controle biolgico no Brasil: parasitides e predadores. Editora Manole, So Paulo. 609p.

LACEY, L. A. (ed.). 1997. Manual of techniques in insect pathology. Academic Press, San Diego. 409 p.

LEITE, L. G., BATISTA FILHO, A., ALMEIDA, J.E.M. & ALVES, S.B. 2003. Produo de fungos entomopatognicos. A.S. Pinto, Ribeiro Preto, 92 p.

MACEDO, N. 1978. New strain of Apanteles flavipes was imported to increase its adaptative potential in Southern Brazil. ISSCT Entomol. Newsl. 4: 11-12.

MACEDO, N. 2000. Mtodo de criao do parasitide Cotesia flavipes (Cameron, 1891). p. 161-173. In: BUENO, V.H.P. (ed.), Controle biolgico de pragas: produo massal e controle de qualidade. Editora UFLA, Lavras. 196p.

48

MACKAUER, M.; WAY, M. J. 1976. Myzus persicae, an aphid of world importance. p. 51-117. In: DELUCCHI, V.L. (ed.), Studies on biological control. Cambridge University Press, Cambridge.

MELO, I.S. & J.L. AZEVEDO (eds.). 1998, 2000. Controle biolgico, vol 1, 2 e 3. Embrapa, Jaguarina, 264, 388 e 388 p.

MENDONA FILHO, A. F.; RISCO, S. H. B.; COSTA, J. M. B. 1977. Introduction and rearing of Apanteles flavipes Cameron (Hym.: Braconidae) in Brazil. In: Proceedings of the 19th Congress of International Society of Sugarcane Tecnologists, So Paulo. MONTEIRO, L. B. 2002. Criao de caros fitfagos e predadores: um caso de produo de Neoseiulus californicus por produtores de ma. p. 351-365. In: PARRA, J. R. P.; BOTELHO, P. S. M.; CORREA-FERREIRA, B. S.; BENTO, J. M. S. (eds.), Controle biolgico no Brasil: parasitides e predadores. Editora Manole, So Paulo. 609p.

PARRA, J. R. P. 1993. Controle biolgico e o manejo integrado de pragas. In: Simpsio de agricultura ecolgica. Campinas, Anais..., p. 116-139.

PARRA, J. R. P.; BOTELHO, P. S. M.; CORREA-FERREIRA, B. S.; BENTO, J. M. S. 2002. Controle biolgico no Brasil: parasitides e predadores. Editora Manole, So Paulo. 609p.

PARRA, J. R. P.; BOTELHO, P. S. M.; CORREA-FERREIRA, B. S.; BENTO, J. M. 2002. Controle biolgico: uma viso inter e multidisciplinar. p. 125- 142. In: PARRA, J. R. P.; BOTELHO, P. S. M.; CORREA-FERREIRA, B. S.; BENTO, J. M. S. (eds.), Controle biolgico no Brasil: parasitides e predadores. Editora Manole, So Paulo. 609p.

POINAR JR., G.O. & G.M. THOMAS. 1984. Laboratory guide to insect pathogens and parasites. Plenum Press, New York. 408 p.

49

RAVENSBERG, W. J. 1992. Production and utilization of natural enemies in western european glasshouse crops. p. 465-487. In: ANDERSON, T. E.; LEPPLA, N. C. (eds.), Adavances in insect rearing for research and pest management.

SALVADORI, J. R.; SALLES, L. A. B. 2002. Controle biolgico dos pulges do trigo. p. 427-447. In: PARRA, J. R. P.; BOTELHO, P. S. M.; CORREA-FERREIRA, B. S.; BENTO, J. M. S. (eds.), Controle biolgico no Brasil: parasitides e predadores. Editora Manole, So Paulo. 609p.

SMITH, K.M. 1967. Insect virology. Academic Press, New York. 256 p.

STEINHAUS, E.A. 1963. (ed.). Insect pathology: an advanced treatise. vol. I, II. Academic Press, New York. 661, 689 p.

SUMMERS, M., R. ENGLER, L.A. FALCON & P.V. VAIL. 1975. Baculoviruses for insect pest control. Safety considerations. Am. Soc. Microbiol., Washington. 186 p.

TANADA, Y. & H.K. KAYA. (eds.). 1993. Insect Pathology. Academic Press, San Diego. 666 p.

VAN DEN BOSCH, R.; MESSENGER, P.S.; GUTIERREZ, A. P. 1982. An introduction to biological control. Plenum Press, New York, 247p.

VAN LENTEREN, J. C. 2000. Critrios de seleo de inimigos naturais a serem usados em programas de controle biolgico. p. 1-19. In: BUENO, V.H.P. (ed.), Controle biolgico de pragas: produo massal e controle de qualidade. Editora UFLA, Lavras. 196p.

VAN LENTEREN, J.C. 1995. Integrated pest management in protected crops. p. 311-343. In: DENT, D. (ed.), Integrated pest management. Chapman & Hall, London.

50

VAN LENTEREN, J.C. 2000. Success in biological control of arthropods by augmentation of natural enemies. p. 77-103. In: GURR, G.; WRATTEN, S. (eds.), Biological control: measures of success. Kluver Academic Publishers, The Netherlands. 429p.

VAN LENTEREN, J.C.; BUENO, V.H.P. 2003. Augmentative biological control of arthropods in Latin America. BioControl 48: 123-139.

WALDER, J. M. M. 2002. Produo de moscas-das-frutas e seus inimigos naturais: associao de moscas estreis e controle biolgico. p. 181- 190. In: PARRA, J. R. P.; BOTELHO, P. S. M.; CORRA-FERREIRA, B. S.; BENTO, J. M. S. (eds.), Controle biolgico no Brasil: parasitides e predadores. Editora Manole, So Paulo. 609p.

WHEELER, Q. & M. BLACKWELL. (eds.). 1984. Fungus-insect relationships. Perspectives in ecology and evolution. Columbia University Press, New York. 514 p.

ZANUNCIO, J. C.; GUEDES, R. N. C.; OLIVEIRA, H.N.; ZANUNCIO,T.V. 2002. Uma dcada de estudos com percevejos predadores: conquistas e desafios. p. 495-509. In: PARRA, J. R. P.; BOTELHO, P. S. M.; CORREA-FERREIRA, B. S.; BENTO, J. M. S. (eds.), Controle biolgico no Brasil: parasitides e predadores. Editora Manole, So Paulo. 609p.

51

Legendas das Figuras

Figura 1. Efeito da liberao de um parasitide ou predador na reduo populacional da praga (segundo Parra et.al., 2002.)

Figura 2. Fluxograma das etapas de um Programa de Controle Biolgico (segundo Van Lenteren, 2000 e Parra et.al., 2002) Figura 3. Liberao do parasitide Lysiphlebus testaceipes para controle biolgico de Aphis gossypii em crisntemo de corte (cultivar White Reagan) em casa de vegetao.

Figura 4. Elementos do agroecossistema a ser estudados na relao cigarrinha-da-cana-deacar x fungo Metarhizium anisopliae (Alves, 1998)

Figura 5. Curva epizotica para populao de cigarrinha-da-cana-de-acar x fungo Metarhizium anisopliae (Alves, 1998)

Figura 6. Suscetibilidade das diferentes fases de desenvolvimento da cigarrinha-da-cana-deacar ao fungo Metarhizium anisopliae (Alves, 1998)

Figura 7. Exemplo de fator relacionado ao ambiente: temperatura (Alves, 1998)

52

You might also like